You are on page 1of 10

LIXO: REALIDADE E ALTERNATIVAS EM SANTA INS - MA

Maria Aparecida Serejo 1 Lucas de Brito Nascimento 2 Camylla Gonalves Cantanhide 3

RESUMO
O acmulo de rejeitos gerados na sociedade em que vivemos atravs do demasiado consumo e da forte industrializao tem sido um grande problema a ser enfrentado pela sociedade do sc. XXI, tanto pela quantidade gerada, quanto pelo risco sade mundial que tais resduos representam. A soluo para tal problemtica no depende exclusivamente do Governo em vigor ou das empresas envolvidas, mas tambm, das atitudes tomadas por cada indivduo, que pode recusar-se a consumir produtos potencialmente impactantes, defender direitos coletivos ou simplesmente separar seus detritos em casa, facilitando assim os processos de reciclagem. Neste sentido, este trabalho busca mostrar a realidade vivenciada na cidade de Santa Ins - no que diz respeito ao destino e tratamento dos resduos produzidos - bem como propor alternativas, garantindo assim, sade e segurana para a populao. Termos para indexao: Lixo. Consumo. Consequncias. Sade. Alternativas.

Professora Dr. de Qumica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho, Campus Santa Ins - MA. 2 Aluno do curso Tcnico em Edificaes pelo Instituto Federal do Maranho IFMA e Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica PIBIC JR. 3 Aluna do Curso Tcnico em Edificaes pelo Instituto Federal do Maranho IFMA.

LIXO: REALIDADE E ALTERNATIVAS EM SANTA INS - MA

INTRODUO Denomina-se lixo o grande grupo de rejeitos slidos de diferentes origens, dentre eles o resduo slido urbano gerado nas residncias. Apresentam-se geralmente em estado slido, podendo tambm estar no estado semisslido ou semilquido (onde a quantidade de lquido insuficiente para que possa fluir livremente). Quanto origem, podemos destacar os seguintes tipos de lixo: Lixo domstico - o lixo produzido nas residncias e tambm em bares, restaurantes, supermercados e lojas. Tambm chamado domiciliar ou urbano. Normalmente esse material encaminhando para aterros sanitrios, locais prprios para o depsito de lixo. [Meio Ambiente] Lixo hospitalar - o lixo de hospitais, farmcias, postos de sade e casas veterinrias. So seringas, vidros de remdios, algodo, gaze, restos de rgos humanos que so jogados fora. Este tipo de lixo muito perigoso, pois pode transmitir doenas. Por isso, deve ter um tratamento diferenciado, desde a hora em que coletado at a sua deposio final. [Meio Ambiente] Lixo industrial - vem das indstrias e pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais e produtos qumicos. Pode ser perigoso, at mesmo txico por isso no pode ir para os mesmos aterros sanitrios que o lixo domstico, a no so que passe por processos de tratamento especficos. [Meio Ambiente] Lixo nuclear - esse lixo vem das atividades que envolvem produtos radioativos. o lixo produzido principalmente pelas usinas nucleares e laboratrios de exames clnicos, onde so feitos os exames de sangue e urina, por exemplo. Deve ser transportado, tratado e isolado com o mximo de cuidado, seguindo normas de segurana internacionais, para evitar qualquer tipo de acidente ou contaminao. [Meio Ambiente] Lixo agrcola - o lixo que vem das reas rurais. o resto de colheitas, as sobras de fertilizantes, agrotxicos, esterco, raes e produtos veterinrios. [Meio Ambiente] Lixo tecnolgico - so os restos de aparelhos eletroeletrnicos e seus componentes, sucatas de informtica, pilhas, baterias e produtos magnetizados. [Meio Ambiente]

O termo lixo vem sendo muito debatido atualmente, pois ambientalistas pretendem substitu-lo por rejeito, uma vez que lixo acaba sendo interpretado como um conjunto de resduos (orgnicos e inorgnicos) que no podem ser reutilizados/ reaproveitados.

Revista ACTA Tecnolgica - Revista Cientfica - ISSN 1982-422X , Vol. 6, nmero 1, jan-jun. 2011

O lixo faz parte da trajetria humana, j que no h como evitar sua produo. Para Teixeira e Bidone (1999), o lixo definido de acordo com a convenincia e preferncia de cada um. Portanto, o aumento na produo desses resduos est relacionado aos hbitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlao estreita entre a produo de lixo e o poder aquisitivo (capital). A compreenso da problemtica do lixo e a busca de sua resoluo pressupem mais do que a adoo de tecnologias. Uma ao na origem do problema exige reflexo no sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simblico, seu papel e sua contextualizao cultural, e tambm sobre as relaes histricas estabelecidas pela sociedade com os seus rejeitos. [Monografias Resduos Industriais] Na Idade Mdia acumulava-se pelas ruas e imediaes das cidades, provocando srias epidemias e causando a morte de milhes de pessoas (Branco, 1983). A partir da Revoluo Industrial iniciou-se o processo de urbanizao, fator que provou o xodo rural: o homem migrou do campo para as cidades em busca de melhores condies de vida. Notou-se assim um desordenado crescimento populacional, beneficiado tambm pelo avano da medicina e consequente aumento da expectativa de vida. A partir de ento, os impactos ambientais se intensificaram, devido aos mais diversos tipos de poluio, dentre eles a poluio gerada pelo lixo. O fato que o lixo acabou sendo titulado como um problema que deveria ser combatido e escondido da populao. A soluo para essa questo do lixo, naquele momento no foi tomada devidamente, pois no encararam o caso como srio e de extrema urgncia, onde procuraram somente afast-lo da populao, descartando-o em reas mais distantes dos centros urbanos, denominados lixes. Na atualidade, com a maioria das pessoas vivendo nos centros urbanos e com o forte processo de industrializao provocando mudanas nos hbitos de consumo da populao, vem-se gerando um lixo diferente, tanto em quantidade, quanto diversidade. At mesmo nas zonas rurais encontram-se frascos e sacos plsticos acumulando-se devido a formas inadequadas de eliminao. [IPT/CEMPRE, 1995] A eficincia no transporte e tratamento desses rejeitos determinante na minimizao desses impactos no ambiente urbano e justamente a aplicao desses dois fatores que o municpio de Santa Ins necessita.

LIXO: REALIDADE E ALTERNATIVAS EM SANTA INS - MA

FORMAS DE DESTINAO DO LIXO [SIAS - Sade Pblica]

1) Aterro Sanitrio: Segundo a norma ABNT NBR 8419/1984, aterro sanitrio "uma tcnica de disposio de resduos slidos urbanos no solo sem causar danos sade pblica e sua segurana, minimizando os impactos ambientais. Este mtodo utiliza princpios de engenharia para confinar os resduos slidos menor rea possvel e reduzi-los ao menor volume permissvel, cobrindo-os com uma camada de terra na concluso de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores, se for necessrio". 2) Compostagem: Um segundo mtodo de tratamento e disposio sanitariamente adequados dos resduos slidos a compostagem. Por definio, a transformao de resduos orgnicos presentes no lixo, atravs de processos fsicos, qumicos e biolgicos, em material biognico mais estvel e resistente. O resultado final o "composto", excelente condicionador orgnicos dos solos. 3) Incinerao: um processo de reduo de peso (em at 70%) e de volume (em at 90%) do lixo atravs de combusto controlada, de 800 a 1.000 o C, visando disposio final. O processo realizado em fornos especiais, nos quais se pode garantir oxignio para combusto, turbulncia, tempos de permanncia e temperaturas adequados. uma alternativa indicada para o caso de grande quantidade de resduos spticos e/ou perigosos ou quando se tm grandes distncias a serem percorridas entre a coleta e disposio final, e o lixo rico em materiais secos comburentes. Outra circunstncia que recomenda a incinerao a dificuldade de encontrar reas para aterro. Um grande inconveniente deste processo a liberao de gases txicos que precisam ser tratados. Alm disto, as cinzas e demais materiais remanescentes do processo de incinerao precisam ser convenientemente dispostos.

4) Reciclagem: A reciclagem caracteriza-se pela transformao de certos materiais como plsticos, vidros, papis e metais - em matrias-primas para a produo de coisas novas. A transformao de matria orgnica em composto, por exemplo, tambm uma forma de reciclagem. Outra iniciativa bastante simples a reciclagem de papel artesanal. Estas duas ltimas atividades podem ser facilmente feitas em escolas ou at nas casas dos alunos.

Revista ACTA Tecnolgica - Revista Cientfica - ISSN 1982-422X , Vol. 6, nmero 1, jan-jun. 2011

SANTA INS: REALIDADE E ALTERNATIVAS

O que podemos perceber em Santa Ins uma grande disposio de lixo domiciliar, hospitalar, orgnico etc. nas ruas e avenidas da cidade. Na coleta do lixo da cidade, os caminhes encarregados s arrecadam os resduos de alguns bairros (muita das vezes a coleta no feita semanalmente), principalmente os de elite, como o caso do Centro. A populao das demais localidades no beneficiadas obrigada despejar seus rejeitos domiciliares em terrenos abandonados, contribuindo para a criao dos chamados boeiros, verdadeiros lixes ao cu aberto. Ao arrecadarem os resduos, esses caminhes se dirigem ao lixo de Santa Ins: um lugar inadequado para a disposio de tais rejeitos, onde se pode encontrar at mesmo pessoas da localidade prxima, procurando alimentos entre outros utenslios. Nesse local so descarregados resduos domsticos, hospitalares, eletrnicos sem nenhuma separao ou cuidado, o que torna o risco de contaminao ainda maior. Alm de ser um risco para sade daqueles que dali se alimentam, o lixo ameaa a contaminao Esgoto jorra nas ruas de do lenol fretico da cidade que por ali passa, o que Santa Ins - MA. acarretaria uma contaminao em massa, visto que a populao do muncio acaba ingerindo diretamente essa gua, causando medo e temor entre a populao. A falta de conscientizao por parte da administrao local e da populao tambm influem diretamente na situao vivenciada. A equipe de reportagem da Agncia de Notcias Baluarte-ANB Online, formada pelos reprteres Fernando Atallaia (editor), Isabela Costa (produo) e der Soares (fotografia), chegou cidade de Santa Ins em setembro de 2011 para estrear a srie Cidades Abandonadas do portal de notcias maranhenses. Em entrevista, uma moradora do bairro prejudicada pelo desprezo patrocinado pela atual administrao, a dona de casa Francisca das Chagas, assinala que o risco de contgio por doenas infecciosas um problema que vem assombrando as localidades e os habitantes dos povoados e comunidades de Santa Ins. Temos que ajeitar as ruas com nosso prprio dinheiro; as crianas brincam em contato com gua de esgoto, ratos, baratas e at dejetos; preocupo-me com meus filhos e por vezes j fui prefeitura, mas chegando l o prefeito nem recebe a gente, ele s sabe ser ignorante e tratar mal o povo, disse a dona de casa.

LIXO: REALIDADE E ALTERNATIVAS EM SANTA INS - MA

J na reportagem Lixo nas ruas: colocao de coletores pode resolver o problema?, o Jornal Agora Santa Ins torna explcito o abandono no qual o municpio est submetido:
Encontrar coletores pblicos de lixo nas ruas de Santa Ins ainda uma raridade. O Departamento responsvel pelo setor de limpeza da Prefeitura Municipal precisa atentar para este fato, pois sem a presena de coletores a populao utiliza as vias pblicas como depsito de lixo. A colocao de container em pontos estratgicos pode ser uma soluo, desde que a equipe de limpeza faa a coleta regular do lixo ou a troca do reservatrio para que dejetos no acumulem. (...) A reportagem do AGORA registrou no cruzamento da Avenida Governador Sarney com a Rua do Sol enorme quantidade de lixo, provavelmente despejada por populares, que ignoram a placa avisando para no jogar lixo.

Como se pode perceber, alm da ausncia da coleta seletiva e do risco sade que o lixo representa para a comunidade santaneisense outro problema enfrentado na cidade a falta de coletores pblicos. At mesmo na rua do comrcio uma das ruas mais movimentadas de Santa Ins no h locais apropriados para descartar o lixo pessoal, o que leva as pessoas a jogarem cada vez mais rejeitos nas ruas e avenidas, contribuindo para o aumento excessivo de resduos em circulao. Entretanto, o fato de no haver depsitos espalhados na cidade no justifica as atitudes tomadas pela populao, que deveria zelar pelo patrimnio pblico do municpio e no contribuir para a propagao do lixo pela cidade. Como umas das alternativas viveis para a efetiva diminuio do lixo na cidade, propormos a construo de um aterro sanitrio. O aterro sanitrio, alm de compactar o lixo e assim diminuir sua quantidade na cidade, uma opo de reflorestamento, visto que, com o passar dos anos, as camadas de lixo sofrem decomposio e, a partir dai, tornam-se adubos para plantas ocorrendo reutilizao do solo. (Figura 2, abaixo).
Disponvel em: http://www.autossustentavel.com

Figura 2: Modelo da maquete elaborada. Construo do aterro sanitrio

LIXO: REALIDADE E ALTERNATIVAS EM SANTA INS - MA

Alm da construo do aterro sanitrio, uma fbrica de reciclagem tambm se faz necessria. justamente a fbrica de reciclagem que equilibraria juntamente com o aterro sanitrio a quantidade de lixo produzida pela populao, pois sabemos que a quantidade de lixo produzida s tende a aumentar, esgotando os solos da regio se no controlada. A fbrica geraria empregos, contribuindo para o desenvolvimento econmico e ambiental da cidade ao mesmo tempo. Embora a construo do aterro sanitrio e da fbrica de reciclagem de suma importncia, h outro fator que fundamental para que a realidade da sociedade santaneisense possa mudar definitivamente: a educao ambiental. atravs da adoo da educao ambiental que a comunidade ficar ciente da real situao vivenciada, saber o que fazer para ajudar na problemtica do lixo e assim, poder propor possveis alternativas para tal questo. As campanhas educativas contribuem para mobilizar a comunidade, para sua participao efetiva e ativa na implantao da coleta seletiva de resduos slidos, separando os materiais reciclveis e/ou reutilizveis diretamente na fonte de gerao. Mas, cabe ressaltar o papel da sociedade em geral no desenvolvimento de projetos de Educao Ambiental, que envolvem a todos ns, levando a ideia de que a reciclagem por si s no pode ser considerada a soluo, mas que a mudana de hbitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com aes que minimizem a quantidade de resduos na prpria fonte geradora, consumindo menos e reutilizando embalagens descartveis, por exemplo. [Educao Ambiental e coleta seletiva do lixo]

CONCLUSES Ainda que o lixo seja considerado um problema que permeia a humanidade, possvel minimizar seus impactos, ao se adotar medidas preventivas, adotando novas prticas e atitudes ou ento, conscientizando a populao, seja em relao ao destino ou a reciclagem do lixo gerado. Assim, faz se necessrio que a administrao pblica municipal, estadual e nacional juntamente com a populao assumam novos compromissos, adotando medidas que diminuam a grande quantidade e diversidade de resduos que so produzidos diariamente. Tais prticas no s reduziro o volume de resduos produzidos diariamente no municpio, mas tambm permitiro a prtica do reuso, culminando numa melhoria significativa para a comunidade. So atitudes simples e viveis que podem ser incorporadas cada vez mais, a fim de proteger o ar, o solo e a gua, trazendo como consequncias, melhores condies para a sade humana, qualidade de vida e uma verdadeira conscincia ambiental para a cidade de Santa Ins.

Revista ACTA Tecnolgica - Revista Cientfica - ISSN 1982-422X , Vol. 6, nmero 1, jan-jun. 2011

ANEXOS SANTA INS MA

REFERNCIAS

BRANCO, S.M. Poluio: A morte de nossos rios. So Paulo: ASCETESB, 1983.

EDUCAO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA DO LIXO. Disponvel:

http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-coleta-seletiva-do-lixo.html
acessado dia 14/03/2012

EIGENHEER, Emlio Maciel. Lixo e Vanitas: Consideraes de um Observador de resduos. Niteri: EdUFF, 2003.

EIGENHEER, Emlio Maciel. O povo do lixo. in FIGUEIREDO, Hayde da Graa Ferreira de (org.). Vozes da educao: 500 anos de Brasil. Rio de janeiro: UERJ, DEPEXT, 2004.

EIGENHEER, E.M., Ferreira, J.A., Adler, R.R. Reciclagem: mito e realidade. Rio de Janeiro: In-Flio, 2005.

IPT/CEMPRE, Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 1 ed.: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas, So Paulo, Publicao IPT 2163, 1995.

JORNAL AGORA SANTA INS. Disponvel: http://www.agorasantaines.com.br/noticias/cidade/lixo-nas-ruas-colocacao-decoletores-pode-resolver-o-problema/1700 acessado dia 14/03/2012

MEIO AMBIENTE TIPOS DE LIXO. Disponvel:

http://blogdojorgemario.blogspot.com.br/2012/03/tipos-de-lixo.html
- acessado dia 24/03/2012

MONOGRAFIAS RESDUOS INDUSTRIAIS. Disponvel: http://br.monografias.com/trabalhos/residuos-industriais-ambiente/ residuos-industriais-ambiente.shtml - acessado dia 23/03/2012.

SITE HILTON FRANCO.COM. Disponvel: http://hiltonfranco.com.br/o-abandono-da-cidade-de-santa-ines-no-maranhao/ - acessado dia 14/03/2012

SIAS SUDE PBLICA. Disponvel:

http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Esgotos.html
- acessado dia 24/03/2012

TEIXEIRA, E.N e BIDONE, F.R.A. Conceitos bsicos. Bidone, F.R.A. (org.). Metodologias e tcnicas de minimizao, reciclagem e reutilizao de resduos slidos urbanos. Rio de Janeiro: PROSAB, 1999.

VAZOLLER, R.F. Microbiologia e saneamento ambiental. Disponvel: http://www.bdt.org.br/~marinez/padct.bio/cap9/3/rosana.html, 1999 acessado dia 10/03/2012

WIEDEMANN, H.U. Lixo na Alemanha. Rio de janeiro: Viveiros de Castro Editora LTDA, 1999. (traduo do Emlio)

You might also like