You are on page 1of 3

A derrota de Obama e o "Tea Party"

Escrito por Jos Ricardo Martins Qua, 10 de Novembro de 2010 11:55

O Tea Party (em traduo livre, a festa do ch) no partido no sentido poltico. No tem lderes ou representantes eleitos ou organizao administrativa. No entanto, talvez a mais poderosa fora popular desde a Revoluo Americana. Apesar de sua falta de organizao estabelecida, pode ameaar tanto os partidos Democrata e Republicano.

O nome escolhido faz referncia ao afundamento de trs navios carrregados de ch no porto de Bosto em 1773 por causa do monopleo do ch concedido Companhia de Comrcio Britnca das ndias Orientais e ao imposto ao ch. Os americanos das colnias no aceitavam pagar impostos sem ter representao no Parlamento em Londres: no taxation without representation.

Hoje o Tea Party um movimento social que surgiu em resposta exploso nos gastos do governo de Obama, da dvida e do aumento de impostos. O ncleo das reivindicaes do movimento pode ser resumido na palavra liberdade, como era motivao bsica dos colonos americanos no evento de 1773. Com a palavra liberdade, os simpatizantes do grupo querem ver-se livres do governo grande, dos grandes gastos, da grande dvida pblica e de imposto grande.

De fato, nas ltimas dcadas, tanto governos democratas quanto republicanos gastaram muito alm das possibilidades para financeiar as guerras no Iraque e Afeganisto, debelar a crise financeira, com vultosas somas indo para intituies financeiras e industriais, alm do programa de sade para a populao (healthcare) iniciado pelo governo Obama. O resultado que o total da dvida do governo, incluindo garantias e obrigaes, pode chegar a algo em torno de 134 trillion de dlares, quase 10 vezes mais que o PIB (Produto Interno Bruto) americano. O desemprego real do pas cerca de 19 por cento, bem acima das estatsticas oficiais de 9,6%. O dlar perdeu 75 por cento do seu valor contra o ouro na ltima dcada. Alm disso, os Estados Unidos vem perdendo gradativamente a centralidade e a importncia poltica que costumavam deter no mundo. Hoje a configurao geopoltica mundial tende a se construir em torno de arranjos e lideranas regionais.

Tudo isto tem causado profunda frustrao, ressentimento e crescentes de apatia poltica. dentro deste contexto que o Tea Party estabelece sua plataforma que conta com a adeso

1/3

A derrota de Obama e o "Tea Party"


Escrito por Jos Ricardo Martins Qua, 10 de Novembro de 2010 11:55

prioritariamente, mas no exclusiva de adeptos do Partido Republicano. De fato, h um percentual expressivo de americanos que no simpatiza com ambos os partidos, Republicano e Democrata. Segundo o jornal britnico Daily Telegraph, mais da metade do eleitorado americano hoje favorvel s idias do Tea Party, 35 por cento apoia o movimento e entre 20 e 25 por cento declara ser membros.

As idias centrais do Tea Party, segundo seu site oficial (www.teaparty.org), so elencadas como suas crenas no-negociveis. Os cidados e polticos so convocadas a aderir estas crenas. Elas so: estrangeiros ilegais so ilegais; favorecimento do emprego no pas indispensvel (isto significa, dar prioridade aos produtos locais); exrcito forte essencial; interesses especiais devem ser eliminados; o direito de posse de armas sagrado; o governo deve ser reduzido; o oramento nacional deve ser equilibrado; o dficit pblico deve terminar; planos de resgate (s empresas) e estmulos so ilegais; reduzir impostos sobre a pessoal fsica uma obrigao; reduzir impostos sobre as empresas obrigatrio; cargos polticos disponveis para os cidados comuns; o governo intrusivo deve terminar; necessrio manter o ingls como lngua fundamental; e valores tradicionais da famlia devem ser encorajados.

Como uma plataforma conservadora e ancorada na situao econmica precria do pas, o Tea Party conseguiu ganhar a simpatia dos eleitores evanglicos, e do americano comum em geral, o que custou a derrota ao partido do Presidente Obama, o Democrata. Contudo, representa uma ameaa aos Democratas e aos Republicanos tambm. Hoje com 75 por cento dos eleitores republicanos simpatizando com a causa do Tea Party, especula-se se o Partido Republicano ir absorver o Tea Party (se ir tomar o ch) ou vice-versa. Assim, com o Presidente Obama planejando novos gastos vultosos, as idias do Tea Party ganham centralidade na discusso poltica e sobre o papel do Estado.

Em suma, observa-se que Tea Party conseguiu agregar as foras conservadoras americanas e j conseguiu espao e visibildade na discusso poltca nacional, sobretudo com o empenho pessoal da ex-vice candidata Presidncia pelos Republicanos, Sarah Palin, em franca campanha pelas presidenciais de 2012. Pergunta-se igualmente sobre o real papel do movimento sobre o futuro da poltica do pas, sobre o fundamento do pensamento poltico americano e se aportar mudanas para deseguilibrar a poltica bipartidria dos Estados Unidos. Ou ainda, numa eventual recuperao da economia america, havendo diludo as frustaes do eleitorado, o movimento do Tea Party tambm no se diluir? Estas certamente so questes que ainda no se pode responder.

2/3

A derrota de Obama e o "Tea Party"


Escrito por Jos Ricardo Martins Qua, 10 de Novembro de 2010 11:55

Jos Ricardo Martins Especilista em Geopoltica e Relaes Internacionais; pesquisador do Ncleo de Pesquisa em Relaes Internacionais (Nepri) da UFPR; mestando em Sociologia com nfase em Relaes Internacionais (UFPR).

3/3

You might also like