You are on page 1of 3

O que , como e para que ser de esquerda?

(3)
Quando os regimes comunistas da Unio Sovitica e seus satlites se dissolveram, ao invs do to longamente esperado homo sovieticus, emergiram naquele espao desconstrudo algumas das piores mfias do planeta, oligarcas desabusados que apenas o neo-czarismo autoritrio de Vladimir Putin pode enfrentar, um catolicismo ou uma ortodoxia bizantina ranosos e carolas, polticos e polticas entusiasticamente neoliberais ou de extrema-direita... Enfim a lista de dsarrazoados enorme, mostrando o quanto os regimes comunistas daquela regio no conseguiram construir a democracia socialmente avanada que o capitalismo triunfante no s negou historicamente, mas passou a negar ainda com mais veemncia nos primeiros anos da orgia neoliberal. Sintetizando, pode-se considerar que as repblicas socialistas tinham muito pouco, ou quase nada, de republicanas, o que roeu pela base a sustentao das polticas sociais que conseguiram promover, e turvaram a viso das suas grandes conquistas histricas, como a derrota do nazi-fascismo e a ajuda sustentao de lutas de libertao no mundo, no Sudeste Asitico, na frica e at na Amrica Latina. Uma expresso dramtica desta falta de esprito republicano foi a tragdia do Muro de Berlim, que, se cercava o lado Ocidental, deixava desde sempre a impresso de que os prisioneiros do cerco estavam do outro lado, o Oriental. Por a pode ter-se juma primeira medida de que hoje estamos falando neste aqui e agora do sculo XXI em seu comeo a pedra fundamental do ser de esquerda seu como e seu para que a valorizao republicana da cidadania, da ao coletiva, do espao pblico, e da governaa do Estado e de seu papel, tudo aquilo que a ideologia solta do imprio dos mercados, embalada por sua vitria sobre o comunismo sovitico, continua e vai continuar negando, pisoteando a cidadania, o esprito de coletividade, manietando o espao pblico e buscando a privatizao completa da governana do Estado, fazendo-a administradora de privilgios ao invs de garantidora de direitos. Isto implica a valorizao da democracia como um valor permanente, em todas as suas dimenses, sem perder de vista nenhuma em detrimento de

outra: a dimenso direta, nas ruas e manifestaes, a participativa, como no prtica oramentria que leva este nome, mas tambm no fortalecimento do esprito associativo, e a representativa, combatendo o descrdito com que a direita quer recobrir sempre este espao. Isto implica a luta pelo papel regulador do Estado, em detrimento das ideias de um mercado autorregulvel, e ao mesmo tempo a luta pela maior transparncia deste mesmo Estado, e pela reverso das prticas abusivas de administrao de privilgios que faz parte de seu legado histrico. complicado, mas este ethos de esquerda implica a afirmao de uma viso totalizante dos seres humanos, desconstruindo os preconceitos sexuais, religiosos, sociais, racistas, nacionais, regionais, continentais, culturais que pretendem naturalizar a afirmao da desigualdade e informar as polticas discriminatrias de minorias, mas tambm de maiorias, como hoje, por exemplo, acontece seguidamente nesta Europa de naufrgio da social-democracia, onde ao lado das polticas de discriminao preconizadas pelas extremas-direitas em vrios pases viceja o claro tempo pela democracia que a imposio das polticas de austeridade exige para sua implementao e afirmao hegemnica. O mais complicado de tudo isto ainda que isto exige uma contnua alimentao mtua entre anlise e praxis no espao concreto onde a insero das mltiplas esquerdas se d. De nada adianta, ou melhor, adianta muito pouco afirmar-se uma concepo que abstratamente prescinda, por exemplo, dos Estados nacionais, se a garantia dos direitos individuais e coletivos da cidadania se d atravs do jogo dentro e entre estes mesmos Estados. O internacionalismo que as esquerdas de modo justo preconizam no pode ser visto como uma constelao abstrata que, das alturas, quase astrologicamente, governe os passos dos povos do mundo. Este internacionalismo passa por uma construo concreta, diria e solidria, entre povos que tm uma histria concreta, de choques e desigualdades, heranas de violncias muitas vzes mtuas, insufladas de fora ou de dentro, que precisam ser neutralizadas para que se avance a ideia de um compromisso entre iguais que rompa o crculo vicioso do emprego da fora. Todo este conjunto de ideias no esgota o tema sobre o que , como e para que ser de esquerda. Espero que contribua para o prosseguimento da discusso. A boa discusso, penso eu, aquela que levanta mais perguntas que estimulem a sua continuidade do que respostas definitivas que procurem fechar o caminho. Isto no deve barrar a ao, que deve ser continua. Mas deve situar a compreenso de que perguntar continuamente tambm faz parte das aes de esquerda.

FLVIO Wolf de AGUIAR


Nado em Porto Alegre, 1947, professor, autor, correspondente internacional, tradutor brasileiro, organizador e colaborador de dezenas de livros. O se nome de autor mas comum Flvio Aguiar. Actualmente vive em Berlim, na Alemanha. Flvio Aguiar graduouse-se em Letras em 1970 descasca USP onde tambm fixo Mestrado (1974) e Doutorado (1979) (Teoria Literria e literatura Comparada), em 1982 concluiu o Ps-Doutorado descasca Universite de Montreal.

You might also like