You are on page 1of 8

||MTEP213_002_01N747608||

CESPE/UnB MTE/2013

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CAT = comunicao de acidente de trabalho; CF = Constituio Federal de 1988; CIPA = comisso interna de preveno de acidentes; CLT = Consolidao das Leis do Trabalho; CNJ = Conselho Nacional de Justia; CTPS = carteira de trabalho e previdncia social; DORT = distrbio osteomuscular relacionado ao trabalho; EPI = equipamento de proteo individual; FGTS = fundo de garantia do tempo de servio; INSS = Instituto Nacional do Seguro Social; LER = leso por esforo repetitivo; MTE = Ministrio do Trabalho e Emprego; RGPS = regime geral de previdncia social; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; TCU = Tribunal de Contas da Unio; TST = Tribunal Superior do Trabalho.

PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS (P2)


A respeito da aplicabilidade das normas constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens subsequentes de acordo com o entendimento do STF.
101

O item abaixo apresenta uma situao hipottica a respeito da atuao do CNJ, seguida de uma assertiva a ser julgada.
107

A celebrao de convenes e acordos coletivos de trabalho constitui direito dos trabalhadores da iniciativa privada que no se estende aos servidores pblicos, por exigir a presena de partes formalmente detentoras de autonomia negocial, caracterstica no vislumbrada nas relaes estatutrias. 102 O dispositivo constitucional que reconhece aos trabalhadores urbanos e rurais o direito remunerao pelo servio extraordinrio superior, no mnimo, em 50% remunerao normal tem aplicao imediata para os servidores pblicos, por ser norma autoaplicvel. No que se refere administrao pblica, aos servidores pblicos e aos direitos sociais, cada um dos prximos itens apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva que deve ser julgada luz da jurisprudncia do STF.
103

Um tribunal de justia estadual aplicou penalidade a determinado juiz em decorrncia de processo administrativo disciplinar, e o CNJ, seis meses aps o referido julgamento, procedeu reviso do processo disciplinar, de ofcio. Nessa situao, o CNJ extrapolou sua competncia constitucional, por rever, de ofcio, processo disciplinar instaurado contra o juiz, que fora devidamente julgado.

Com referncia ao processo administrativo e Lei n.o 8.112/1990, cada um dos prximos itens apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva que deve ser julgada luz do entendimento do STJ.
108

Determinado sindicato ajuizou ao em defesa de direito e interesse coletivo dos integrantes da categoria que representa e obteve sentena favorvel ao pleito. Para que os interessados fossem abrangidos pela deciso judicial, o juiz exigiu-lhes, na execuo do julgado, a comprovao da filiao ao sindicato na fase de conhecimento da ao. Nessa situao, a exigncia do juiz est em conformidade com a CF, segundo a qual o interessado somente se pode beneficiar da deciso se comprovar a filiao ao sindicato quando da fase de conhecimento da ao. 104 A administrao pblica declarou a nulidade de contrato de trabalho por ela firmado com o empregado pblico Jlio, sob o fundamento de que no teria sido respeitada a exigncia constitucional de prvia aprovao em concurso pblico para a investidura no emprego pblico, reconhecendo, porm, o direito de Jlio ao salrio pelos servios prestados no perodo. Logo em seguida, Jlio requereu o reconhecimento do seu direito ao depsito do FGTS, mas a administrao pblica negou-lhe tal reconhecimento. Nessa situao, embora declarada a nulidade do vnculo contratual, subsiste o direito de Jlio ao depsito do FGTS, j que lhe foi reconhecido o direito ao salrio pelo servio prestado. A respeito da organizao poltico-administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens subsecutivos.
105

Um servidor pblico federal foi demitido aps o devido processo administrativo. Contra o ato de demisso ele ajuizou ao judicial, na qual obteve deciso favorvel sua reintegrao no cargo, em decorrncia da nulidade do ato de demisso. Nessa situao, o servidor reintegrado no ter direito ao tempo de servio, aos vencimentos e s vantagens que lhe seriam pagos no perodo de afastamento. Determinado servidor pblico federal, que responde a processo administrativo disciplinar, requereu sua aposentadoria voluntria, e a administrao pblica indeferiu-lhe o pedido. Nessa situao, o indeferimento do pleito est de acordo com a legislao de regncia, pois o servidor que responde a processo disciplinar somente poder ser aposentado voluntariamente aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade eventualmente aplicada.

109

No que se refere aos atos administrativos e aos direitos e deveres do servidor pblico, julgue os itens seguintes.
110 111

A revogao de um ato administrativo produz efeitos retroativos data em que ele tiver sido praticado. Considere a seguinte situao hipottica. A administrao pblica reajustou o vencimento de um servidor pblico, interpretando equivocadamente determinada lei, circunstncia que implicou pagamento indevido a esse servidor. Ao constatar o erro, a administrao anulou o ato. Nessa situao hipottica, segundo entendimento do STJ, os valores indevidamente pagos devero ser descontados do servidor pblico, presumindo-se a sua m-f quanto ao recebimento das quantias.

Um estado-membro no pode editar norma especfica de defesa do consumidor, por se tratar, segundo a CF, de tema inserido na competncia privativa da Unio. 106 Caso determinado estado-membro edite lei disciplinando o exerccio da atividade laboral de transporte de bagagens nos terminais rodovirios de sua jurisdio, ele invadir a competncia privativa da Unio para legislar sobre direito do trabalho.
CARGO: AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

A respeito da organizao administrativa, julgue o prximo item.


112

A sociedade de economia mista, entidade integrante da administrao pblica indireta, pode executar atividades econmicas prprias da iniciativa privada.
1

||MTEP213_002_01N747608||

CESPE/UnB MTE/2013

Julgue os itens que se seguem, referentes improbidade administrativa e ao controle da administrao.


113

Com referncia aos objetivos, tcnicas e procedimentos de auditoria, julgue os seguintes itens.
120

O controle da administrao realizado pelo Poder Legislativo com o auxlio do TCU abrange o denominado controle de economicidade, pelo qual se verifica se o rgo pblico procedeu da maneira mais econmica na aplicao da despesa, atendendo adequada relao de custo-benefcio. recomende ao dirigente do rgo que expea um pedido de confirmao negativo em branco ao suposto devedor.
121

Se houver dvidas sobre crditos registrados no ativo de uma entidade, o auditor agir de modo apropriado caso

114

Caso um servidor pblico deixe de praticar, indevidamente, ato de ofcio, e isso enseje o ajuizamento de ao de improbidade contra esse servidor, ento, independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, ele estar sujeito perda da funo pblica, mas no suspenso dos direitos polticos.

Na realizao do seu trabalho em determinado ente, ao constatar que no foram calculados e demonstrados os encargos incidentes sobre salrios no reclamados de empregados recm-demitidos e sobre reclamaes trabalhistas

Com base nas normas brasileiras para o exerccio da auditoria interna, julgue os itens a seguir.
115

em tramitao h muito tempo na justia trabalhista, o auditor-fiscal do trabalho dever recomendar a constituio de reserva de contingncia nos valores correspondentes.
122

Um dos requisitos para assegurar a necessria independncia tcnica aos auditores internos a garantia de que, no planejamento de seu trabalho, eles no sero influenciados pelas orientaes emanadas da administrao da entidade e, eventualmente, por suas expectativas.

A aplicao do mtodo da amostragem , em geral, recomendada nos trabalhos de auditoria, exceto no caso de a populao e a amostra serem muito pequenas, no de a populao ser grande e suas caractersticas serem de difcil mensurao ou no de no haver necessidade de alta preciso.

116

A entrega dos papis de trabalho elaborados pelos auditores internos por solicitao dos auditores independentes est condicionada ao que for estabelecido com a administrao da entidade e se insere no mbito de um planejamento conjunto do trabalho a ser realizado em cooperao entre as duas auditorias.
123

Em uma entrevista, podem-se classificar as questes de auditoria em vrios tipos. Uma questo do tipo exploratrio, por exemplo, formulada com vistas a esclarecer desvios em relao ao desempenho padro ou ao estabelecido como meta. Por meio desse tipo de questo, pode-se, por exemplo, indagar do responsvel por um programa das empresas fiscalizadas pelo MTE por que razo um percentual muito baixo de empresas teria sofrido autuao e por que a maior parte das autuaes no teria apresentado nenhum resultado prtico.

Com relao auditoria no setor pblico federal, julgue os itens que se seguem.
117

As unidades de auditoria interna das entidades da administrao indireta vinculadas ao Poder Executivo federal esto sujeitas orientao normativa e superviso tcnica da Unio, devendo submeter-lhe seus planos de trabalho relativos ao exerccio subsequente.

118

O relatrio de auditoria de recursos externos deve ser elaborado pelo organismo internacional contratante e encaminhado Controladoria-Geral da Unio e s unidades setoriais e regionais do Sistema de Controle Interno.
124

Os testes de aderncia ou observncia, cujo objetivo identificar a existncia, a efetividade e a continuidade dos controles internos, consistem em um conjunto de

119

De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU, na elaborao dos relatrios de auditoria, devem-se observar determinados requisitos, como, por exemplo, a objetividade, caracterizada, entre outros aspectos, pelo apontamento apenas dos achados negativos, e pela apresentao das fragilidades e achados crticos, sem induo das correes, de modo a se garantir a iseno recomendvel.

procedimentos de auditoria destinado a confirmar se as funes crticas de controle interno esto sendo efetivamente executadas.
2

CARGO: AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

||MTEP213_002_01N747608||

CESPE/UnB MTE/2013

Determinada economia apresenta os seguintes dados. populao total: 200 milhes de habitantes populao acima de 65 anos: 60 milhes de habitantes populao abaixo de 18 anos: 65 milhes de habitantes populao abaixo de 14 anos: 50 milhes de habitantes populao abaixo de 10 anos: 40 milhes de habitantes populao empregada: 70 milhes de habitantes populao fora do mercado de trabalho (desalentados): 20 milhes de habitantes Considerando que a essa economia se aplique a mesma abordagem conceitual e metodolgica adotada no Brasil, julgue os itens a seguir.
125

Em relao ao modelo clssico de salrio-eficincia, julgue os itens a seguir.


133 134 135 136

No modelo em apreo, no h desemprego involuntrio. Em equilbrio, a elasticidade do esforo com relao ao salrio relativo ser igual a um. No referido modelo, o desemprego reduz o salrio-eficincia. Nesse modelo, as firmas maximizam os seus lucros, apesar de o salrio real ser estabelecido em patamar superior ao observado em concorrncia perfeita.

RASCUNHO

No ser enquadrado nas estatsticas de desemprego o indivduo em idade ativa que estiver fora do mercado de trabalho. 126 A populao economicamente ativa, de acordo com a classificao do IBGE, de 70 milhes de pessoas. 127 A taxa de desemprego da economia em apreo corresponde a 12,5%. Considere uma economia descrita pelas seguintes condies matemticas: 1 f f >0; p = w f (, z p ) ; >0 zp

w = pb( E , zw ) ;

b b > 0; >0 E z w

Nesse sentido, considere que p o preo; w o salrio nominal; a produtividade do trabalho e o requisito unitrio de mo de obra; o mark-up; zp representa o conjunto de instituies existentes no mercado de bens que deslocam o preo dos produtos industriais; E a taxa de emprego; e zw representa as instituies do mercado de trabalho, incluindo seguro-desemprego, densidade sindical ou proporo dos trabalhadores cobertos por acordos coletivos; funo f em relao ao mark-up; a derivada da

a derivada da funo f em a derivada da

relao s instituies do mercado de bens; funo b em relao ao emprego; e

a derivada da funo b

em relao s instituies do mercado de trabalho. Acerca dessa economia, julgue os itens que se seguem.
128

129 130 131 132

Se essa economia passar a ser regulamentada por um conjunto de leis que permitam maior flexibilidade nas relaes trabalhistas, o resultado ser o deslocamento para baixo da curva de determinao salarial, com reduo da taxa natural de desemprego. A longo prazo, o desemprego nessa economia ser igual a zero. O aumento do seguro-desemprego, em equilbrio, acarreta o aumento do desemprego observado. A taxa de desemprego de equilbrio independe da estrutura sindical da economia. Na economia em questo, as firmas conseguiro contratar a quantidade desejada de trabalhadores, bastando que seja respeitada a condio de o salrio real ser maior ou igual produtividade marginal do trabalho.
3

CARGO: AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

||MTEP213_002_01N747608||

CESPE/UnB MTE/2013

Com base na CLT, julgue os itens a seguir, relativos a equiparao salarial e frias.
137

No que tange a direitos coletivos do trabalho, comisses de conciliao prvia e direito de greve, julgue os itens que se seguem.
148

O estudante com menos de dezoito anos de idade que mantenha vnculo empregatcio ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. A equiparao salarial entre empregados tem como pressuposto nico a exigncia de que o servio seja prestado ao mesmo empregador e na mesma localidade.

Nos termos do entendimento sumulado do TST, expirada a vigncia da conveno coletiva, os benefcios proporcionados pela norma coletiva devem ser mantidos, salvo supresso ou modificao por meio de negociao coletiva de trabalho.

138

149

A garantia de estabilidade no emprego prevista na CLT para o empregado que se candidata a cargo de direo ou representao de entidade sindical ou de associao profissional tem incio a contar do registro da candidatura e finda at um ano aps o mandato.

Considerando os contratos de trabalho luz da legislao trabalhista, julgue os prximos itens.


139

Condenao criminal de empregado motivo para resciso do contrato de trabalho por justa causa pelo empregador, mesmo que seja deferida a suspenso da execuo da pena pelo juzo. A realizao de contrato de trabalho por prazo determinado cinco meses aps outro contrato por prazo determinado realizado entre as mesmas partes levar o segundo contrato a ser considerado, via de regra, como contrato de trabalho por prazo indeterminado, a no ser que a expirao do primeiro tenha dependido da execuo de servios especializados ou da realizao de certos acontecimentos. Conforme entendimento sumulado do TST, o reconhecimento da culpa recproca na resciso do contrato de trabalho desobriga o pagamento integral pelo empregador do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais. Com o trmino do contrato de trabalho, no possvel se falar em estabilidade acidentria, mesmo que seja constatado o nexo de causalidade entre a doena e o vnculo laboral. Ainda que seja por motivo de extino do estabelecimento em que o empregado trabalha, ilcita a transferncia unilateral do empregado pelo empregador. Para evitar qualquer situao discriminatria, vedada a anotao, na CTPS, de possveis acidentes de trabalho ocorridos durante o vnculo trabalhista.

150

No existe vedao legal para o exerccio de greve em atividade essencial do Estado.

140

151

Os acordos realizados no mbito da comisso de conciliao prvia tero eficcia liberatria geral, exceto quanto s parcelas expressamente ressalvadas.

Acerca de trabalho domstico, proteo ao trabalho da mulher e jornada de trabalho dos integrantes da carreira de auditor-fiscal, julgue os itens subsequentes.
152

141

O regime de trabalho dos integrantes da carreira de auditor-fiscal do trabalho de quarenta e quatro horas semanais, nos termos da CF.

142

153

Embora o emprego domstico no tenha sido recepcionado pela CLT, as frias do empregado domstico sero de trinta dias, devendo ser ele remunerado com acrscimo de, no mnimo, um tero a mais que o salrio normal.

143

144

154

Para amamentar seu filho at que este complete seis meses de vida, a mulher empregada tem direito a dois intervalos de descanso especial durante a jornada de trabalho, de meia hora cada um.

Julgue os seguintes itens, referentes durao do trabalho e ao aviso prvio.


145

Em relao ao trabalho do menor e ao contrato de aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.


155

O aviso prvio ser de trinta dias, independentemente do lapso de tempo em que tenha perdurado o contrato de trabalho. Para jornada de trabalho de at seis horas contnuas, obrigatria a concesso de intervalo de uma hora para descanso.

146

O contrato de aprendizagem, que pressupe anotao na CTPS, ser extinto por lei em vrias hipteses, incluindo aquela em que o aprendiz completa vinte e quatro anos de idade, exceto se portador de deficincia, situao em que a idade no ser o fator determinante para o trmino do contrato.

Julgue o item abaixo, a respeito da prestao de servios para grupos econmicos.


147

O labor prestado pelo empregado a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, na mesma jornada de trabalho, no caracteriza a existncia de mais de um vnculo contratual, salvo previso em contrrio, devidamente ajustada.

156

Nos termos da legislao ptria, especialmente a CLT, admissvel a contratao de trabalhador com dezessete anos de idade para exercer a funo de frentista em posto de combustveis.
4

CARGO: AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

||MTEP213_002_01N747608||

CESPE/UnB MTE/2013

Com base nas normas regulamentadoras aprovadas pelo MTE, julgue os itens seguintes.
157

Ao agente de inspeo do trabalho proibido o uso de meios audiovisuais de prova da infrao nos processos resultantes da ao fiscalizadora, em virtude de proibio expressa em norma regulamentadora. Diante da constatao de situao de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, podero ser adotadas as medidas de urgncia denominadas embargo e interdio. A interdio implica a paralisao total ou parcial do estabelecimento, setor de servio, mquina ou equipamento. Nos alojamentos destinados a abrigar empregados da construo civil, devem-se atender aos parmetros de rea e altura descritos na norma regulamentadora do MTE, sendo admitido o uso de at trs camas sobrepostas na vertical, as chamadas tricamas. O auditor-fiscal do trabalho, no uso de suas atribuies, estando diante de uma lavoura de grande extenso onde as atividades sejam realizadas a cu aberto, dever observar se existem abrigos, ainda que rsticos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempries; em caso negativo, ele dever tomar as medidas cabveis, tendo em vista a obrigatoriedade dos aludidos abrigos. Ainda que haja a obrigatoriedade de que nenhuma sada de emergncia seja fechada chave ou presa durante a jornada de trabalho, as sadas podero ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fcil abertura do interior do estabelecimento. Conforme a norma regulamentadora que trata da segurana e sade no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados, as cmaras frias em que a temperatura ambiente interior for igual ou inferior a !18 C devem possuir indicao de tempo mximo de permanncia no local.

O auxlio-acidente, que visa ressarcir o segurado em virtude de acidente que lhe provoque a reduo da capacidade laborativa, , conforme a doutrina de Fbio Zambitte Ibrahim, o nico benefcio de natureza exclusivamente indenizatria. Tendo essa afirmao como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao auxlio-acidente e ao auxlio-doena.
167

158

159

A legislao previdenciria veda a concesso do auxlio-acidente quando o segurado, mesmo sendo vtima de acidente de qualquer natureza, apresentar danos funcionais ou reduo da capacidade funcional sem repercusso na capacidade laborativa. A concesso do auxlio-acidente, restrita ao segurado empregado, ao trabalhador avulso e ao segurado especial, depende da ocorrncia de acidente de qualquer natureza, com produo de sequela definitiva e efetiva reduo da capacidade de trabalho do segurado em decorrncia dessa sequela. O auxlio-doena encerrado apenas com a morte do segurado, de forma que o segurado poder receb-lo conjuntamente com qualquer outro benefcio, inclusive com a aposentadoria por invalidez.

168

160

169

161

Os benefcios concedidos pelo RGPS, segundo a CF, devem ser reajustados como forma de preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei. A respeito do valor dos benefcios do RGPS, julgue o item abaixo.
170

162

Conforme disciplina a CLT quanto ao uso de EPI, julgue o item abaixo.


163

Os empregados celetistas devem observar as normas de segurana e medicina do trabalho, constituindo ato faltoso sua recusa injustificada s instrues de segurana expedidas pelo empregador e a recusa ao uso de EPI.

Na data do reajustamento, o valor dos benefcios do RGPS no poder exceder o limite mximo do salrio-de-benefcio, respeitados os direitos adquiridos, salvo no caso da aposentadoria por invalidez, quando o segurado necessitar da assistncia permanente de outra pessoa, situao em que o valor ser acrescido de 25%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo.

Julgue os prximos itens, acerca da conceituao, da organizao e dos princpios constitucionais da seguridade social.
171

Com relao aos benefcios concedidos pelo RGPS em funo da ocorrncia de acidente do trabalho, julgue os itens a seguir luz das normas pertinentes.
164

Para a concesso dos benefcios de aposentadoria por invalidez e auxlio-doena em decorrncia de acidente do trabalho, a legislao de regncia do RGPS dispensa o cumprimento do perodo de carncia, dado que se trata de evento no programvel. Os perodos em que o segurado recebe benefcio previdencirio por incapacidade decorrente de acidente do trabalho, de forma contnua ou no, no so contados como tempo de contribuio. permitido que o segurado do RGPS receba conjuntamente os benefcios de aposentadoria por tempo de contribuio e auxlio-doena acidentrio, desde que estes decorram de diferentes contingncias.

A assistncia social, como uma das aes integrantes da seguridade social, deve prover os mnimos sociais, por meio de iniciativas do poder pblico e da sociedade com o propsito de garantir o atendimento s necessidades bsicas, vedado o pagamento de qualquer benefcio pecunirio. A seguridade social financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. A meta da universalidade da cobertura e do atendimento a que se refere a CF a de que as aes destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social alcancem todas as pessoas residentes no pas, sem nenhuma distino.
5

172

165

173

166

CARGO: AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

||MTEP213_002_01N747608||

CESPE/UnB MTE/2013
185

Em relao aos princpios e diretrizes da previdncia social no Brasil, julgue os seguintes itens.
174

Para o clculo dos valores dos benefcios previdencirios, so considerados os salrios de contribuio, sendo, no caso da aposentadoria especial, contabilizados os trinta e seis ltimos salrios, corrigidos monetariamente. A previdncia social brasileira, alm dos regimes geral e prprios, formada pelo regime de previdncia complementar, de carter facultativo, organizado de forma autnoma e baseado na constituio de reservas que garantam o pagamento dos benefcios contratados.

A atividade que implicar exposio ocupacional a vibraes localizadas ou de corpo inteiro, sem proteo adequada, ser caracterizada como insalubre em grau mdio. recomendvel que, ao se determinarem os limites de exposio ao rudo, leve-se em considerao a opinio de representantes dos empregadores. Sempre que possvel, recomendvel que o sistema de inspeo do trabalho nos estabelecimentos industriais esteja sob vigilncia e controle de uma autoridade central.

186

175

187

Acerca da justificao administrativa, julgue o item abaixo.


176

A justificao administrativa, utilizada para a comprovao de tempo de servio, de dependncia econmica, de identidade e de relao de parentesco, deve, para produzir efeito, estar baseada em prova material, no sendo admitida prova exclusivamente testemunhal.

Em uma loja de artigos recreativos e esportivos com 87 empregados, localizada em um centro comercial, um vendedor sofreu, durante seu expediente, agresso fsica por parte de um cliente que estava aparentemente privado do uso da razo. O vendedor foi atendido em uma unidade de sade e, em seguida, liberado para voltar ao trabalho, uma vez que os ferimentos no foram graves. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens subsecutivos.
188

Julgue os itens a seguir, referentes aos segurados do RGPS.


177

O bolsista que se dedique, em tempo integral, a pesquisa, em curso de especializao, ps-graduao, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social, ser considerado segurado obrigatrio do RGPS. Dona de casa inscrita como segurada facultativa do RGPS poder recolher contribuies em atraso, desde que a primeira contribuio tenha sido recolhida sem atraso e no seja ultrapassado o prazo de seis meses aps a cessao das contribuies. Indivduo que exerce, de forma autnoma, atividade de contador devidamente reconhecida pelo rgo de classe considerado, de acordo com a legislao previdenciria, segurado facultativo.

Caso o empregado em questo necessite afastar-se do trabalho posteriormente, ainda em consequncia da agresso sofrida, ele far jus ao auxlio-acidente. A loja em questo, em face de sua atividade principal, no precisa constituir CIPA, mas deve associar-se CIPA coletiva do centro comercial em que se localiza. Na situao descrita, a empresa deve comunicar ao INSS a agresso sofrida pelo trabalhador, por meio de CAT, at o primeiro dia til seguinte ao de sua ocorrncia. Nessa situao, ainda que seja caracterizado acidente de trabalho, no haver necessidade de o empregado realizar percia do INSS.

189

178

190

191

179

No que se refere s normas que regulamentam a condio de dependente no RGPS, julgue os itens subsequentes.
180

As estatsticas oficiais sobre acidentes de trabalho e doenas ocupacionais j consolidadas mais recentes dizem respeito ao ano 2011. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.
192

Apesar de integrarem a segunda classe de dependentes, os pais podero fazer jus ao recebimento de penso por morte, desde que comprovem a dependncia econmica do segurado a eles, ainda que existam dependentes que integrem a primeira classe. O companheiro e a companheira, desde que comprovem a existncia de unio estvel, integram o rol de dependentes da primeira classe, o que lhes permite receber penso por morte ou auxlio-recluso, conforme o caso.

Em 2011, nos acidentes tpicos e nos de trajeto, a faixa etria decenal com maior incidncia de acidentes foi a constituda por pessoas de vinte a vinte e nove anos de idade. No referido ano, a incidncia de doenas do trabalho registradas mediante CAT no INSS foi maior em mulheres que em homens.

193

181

Acerca da percia mdica do INSS, julgue os itens que se seguem.


194

Acerca da regulamentao de segurana e sade no trabalho, julgue os itens de 182 a 187.


182 183

Caso um segurado do INSS que exera mais de uma atividade se torne incapaz de realizar definitivamente uma delas, ele dever ser aposentado por invalidez, sendo vedada a manuteno da outra atividade. Caso um empregado de uma empresa de construo de redes de abastecimento de gua e de coleta de esgoto desenvolva miocardiopatia infecciosa, o quadro dever ser considerado como acidente de trabalho, por meio de nexo tcnico epidemiolgico. A inspeo de ambientes de trabalho para fins previdencirios e a caracterizao da invalidez para benefcios previdencirios e assistenciais so atribuies que competem privativamente aos peritos mdicos da previdncia social e, supletivamente, aos supervisores mdico-periciais.
6

O mandato dos membros eleitos da CIPA ter durao de um ano, sendo permitida uma reeleio. De acordo com a CF, proibido o trabalho perigoso ou insalubre aos trabalhadores urbanos e rurais menores de dezoito anos de idade. Em uma obra de construo civil, o fechamento provisrio dos vos de acesso s caixas dos elevadores deve ser constitudo de material resistente e fixado de forma segura estrutura, at o momento da colocao definitiva das portas. A altura desse fechamento deve ser de, no mnimo, 1,20 m.

195

184

196

CARGO: AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

||MTEP213_002_01N747608||

CESPE/UnB MTE/2013

Julgue os seguintes itens, acerca das LER/DORT.


197

Cervicalgia, lombalgia, dedo em gatilho e fibromatose da fscia palmar so diagnsticos possivelmente relacionados ao trabalho e, portanto, podem ser enquadrados como LER/DORT. Entre os fatores de risco ocupacional relacionados ao desenvolvimento de quadros de LER/DORT inclui-se a exposio s vibraes, ao calor e ao rudo. Na pesquisa e no diagnstico de casos de dor osteomuscular de origem ocupacional, as atividades extralaborais do paciente devem ser identificadas, pois, geralmente, elas desencadeiam quadros semelhantes aos casos de LER/DORT.

Julgue os itens a seguir, relativos a plano de contas e a funes e estrutura das contas.
212

198

A conta juros ativos uma conta de resultado, analtica, de natureza credora, unilateral e dinmica. 213 A conta passivo circulante denominada conta sinttica, sendo o seu saldo obtido pelo somatrio do saldo de contas analticas.
ativo 2012 2011 ativo circulante disponvel estoque ativo no circulante investimentos imobilizado total 70 30 40 60 30 30 130 50 passivo circulante 30 fornecedores 20 impostos a pagar 50 passivo no circulante 20 emprstimos a longo prazo 30 patrimnio lquido capital social passivo 2012 2011 35 30 5 35 35 60 60 130 25 15 10 25 25 50 50 100

199

A respeito das doenas pulmonares de origem ocupacional, julgue os prximos itens.


200

A siderose, decorrente da exposio a fumos de xido de ferro, caracteriza-se por alteraes radiolgicas pulmonares difusas, que so associadas ao desenvolvimento precoce de insuficincia respiratria grave. A principal causa da pneumoconiose em trabalhadores que lidam com o carvo a exposio ocupacional ao carvo vegetal proveniente da parte lenhosa de madeiras no resinosas. No Brasil, o uso da maior parte dos asbestos proibido, exceto o crocidolita, cujo limite de tolerncia mostra-se inferior ao proposto pelos organismos internacionais de sade e segurana do trabalho.

100 total

201

Considerando os dados apresentados na tabela acima, referentes ao balano patrimonial de uma organizao hipottica, julgue os itens que se seguem.
214 215

202

Em 2012, o ndice de liquidez seca foi menor que 1. O ndice de liquidez imediata em 2011 foi igual a 2.

Julgue os itens a seguir, a respeito da destinao do resultado e do ponto de equilbrio econmico.


216

Acerca da proteo do trabalho do menor e da mulher, julgue os itens a seguir.


203 204 205

Em trabalho contnuo, a fora muscular mxima que pode ser exigida mulher pelo seu empregador de 25 kg. Em caso de aborto no criminoso, a mulher celetista ter direito a repouso remunerado de trinta dias. Para que um menor possa exercer atividade de trabalho nas ruas, praas e outros logradouros, necessria autorizao prvia de juiz de menores.

Atinge-se o ponto de equilbrio econmico quando a soma das margens de contribuio totaliza o montante indicativo de que no haver lucro nem prejuzo. 217 Tanto nas companhias abertas quanto nas companhias de grande porte, os lucros apurados devem ser mantidos na conta lucros acumulados. Julgue os itens subsecutivos, acerca de demonstraes contbeis.
218

Julgue os prximos itens, relativos aos princpios de contabilidade fixados pelo Conselho Federal de Contabilidade.
206 207

O cumprimento do princpio da prudncia indispensvel correta aplicao do princpio da competncia. Conforme o princpio contbil da entidade, a soma ou agregao contbil no resulta em uma nova entidade, mas em uma unidade de natureza econmico-financeira.

A demonstrao do valor adicionado permite analisar o desempenho econmico da empresa e no considera, em sua apurao, as despesas com depreciao, amortizao ou exausto. 219 Os pagamentos de caixa a investidores para adquirir ou resgatar aes da entidade so classificados, na demonstrao do fluxo de caixa, como atividades de financiamento. 220 Caso haja necessidade, permitido realizar ajustes para adequar demonstraes contbeis de entidade de grupo econmico que utilize polticas contbeis diferentes para transaes e eventos de mesma natureza.
RASCUNHO

Em relao ao patrimnio, julgue os itens subsequentes.


208 209

Crditos incobrveis e estoques de medicamentos vencidos no representam ativos. A existncia de uma obrigao futura requisito essencial para a contabilizao de um passivo.

Acerca das variaes decorrentes dos fatos administrativos, julgue os itens seguintes.
210

A compra de veculos vista um fato modificativo aumentativo que deve ser registrado em lanamento de primeira frmula. O pagamento de duplicatas com juros um fato modificativo diminutivo que deve ser registrado em lanamento de terceira frmula.
7

211

CARGO: AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

You might also like