You are on page 1of 2

INTRODUO

Juntamente com 33 outros pases americanos, o Brasil vem participando desde 1994 de
entendimentos sobre a eventual formao de uma rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA). Na cpula de Miami, em dezembro daquele ano, decidiu-se formar at 2005 uma zona de livre comrcio que incluiria todos os pases do Hemisfrio Ocidental, exceto Cuba. Desde ento, as negociaes avanaram consideravelmente.

S nos ltimos dois ou trs anos, entretanto, que teve incio uma discusso mais intensa a respeito desse tema no Brasil. A sociedade brasileira comeou a se dar conta de que a Alca pode ter conseqncias graves para o futuro do pas. No obstante, a negociao da Alca tem implicaes que a grande maioria dos brasileiros ainda desconhece. Como se procurar mostrar ao longo deste trabalho, essa negociao comporta srios riscos e benefcios duvidosos para o pas. Com a Alca, o mercado brasileiro ficaria aberto, por acordo internacional, para as demais economias integrantes da rea. Esse acordo teria como um dos seus signatrios a maior potncia do mundo em termos econmicos, polticos e militares. A agenda de negociaes, formulada basicamente pelos EUA, inclui no s a remoo de obstculos ao comrcio de bens, mas a fixao de regras comuns para temas como servios, investimentos, compras governamentais, propriedade intelectual, entre outros. Em muitos crculos influentes, a Alca apresentada como uma decorrncia "inexorvel" de tendncias ou realidades internacionais. Segundo algumas verses, a Alca faria parte de um suposto movimento geral de formao de blocos econmicos regionais. Apela-se, no raro, para o argumento de que no haveria condies objetivas de se opor iniciativa dos EUA. O Brasil no poderia, afirma-se, enfrentar o poder norte-americano, abandonar uma negociao em curso e ficar isolado nas Amricas. Esse tipo de argumentao familiar. Em pases como o Brasil, propostas duvidosas, s vezes claramente nocivas, mas que atendem aos interesses das foras hegemnicas no plano internacional, logo adquirem o statusde "inevitveis" ou "inexorveis". Pouco se discute o aspecto essencial que , afinal, se interessa ou no ao Brasil, e em que condies, participar de uma rea de livre comrcio que inclua os EUA. As negociaes do Brasil na Alca podem ser analisadas a partir de vrios pontos de vista: ao nvel macroeconmico, Mercosul e do relacionamento entre o Mercosul e os EUA. Ao nvel macroeconmico, importante destacar o seguinte: o Brasil precisa desenhar diversas polticas de desenvolvimento para dar maior competitividade aos setores que possivelmente sero mais afetados com a instalao da Alca: cermica, cosmticos, mveis,

indstria automotiva, telecomunicaes, informtica e eletrnica (segundo um estudo realizado pela Unicamp em conjunto com o Ministrio do Desenvolvimento).

Tambm importante fortalecer o Mercosul ao nvel institucional, por meio da implementao de aes para a criao do parlamento do Mercosul, e no econmico com investimentos visando uma maior integrao fsica e logstica, alm da criao de rgos para a coordenao de polticas macroeconmicas, sociais e de soluo de controvrsias, em paralelo elaborao de instrumentos que permitam fluxos de financiamento para projetos de desenvolvimento.

METODOLOGIA

O estudo uma reviso analtica sobre a vulnerabilidade do Brasil perante a ALCA, em que se verifica que o mercado brasileiro ficaria aberto, por acordo internacional, para as demais economias integrantes da rea. A pesquisa documental, cujo campo de investigao d-se em doutrinas internacionais e nacionais no ordenamento econmico e jurdico brasileiro. O referencial terico d-se por intermdio da inferncia de doutrinas especializadas. Enfatiza-se na pesquisa, algumas questes como a ALCA, as polticas de de integrao desenvolvimento econmico e, especialmente, a vulnerabilidade da Economia brasileira em relao a esse acordo de integrao econmica.

You might also like