You are on page 1of 47

Projeto: Educao em Solos

Giane Lopes Carlos Vertele Marina de Souza Heitor

Escola Estadual So Sebastio Espera Feliz MG !""#

Essa $ a nossa turma %%%


Anna Karla Alves Costa Batista Professora de Geografia, leciona em turmas de 5 a 8 sries e na E A! orge Ara"#o Professor de $cnicas e Pr%ticas Agr&colas leciona em turmas de 1 a ' sries! Giane (o)es Carlos *ertele +egente de turmas ,-ase ... e .*/ e 0rientadora da nossa escola! 1arina de 2ou3a 4eitor 2u)ervisora Pedag5gica!

&penas um Pensamento%%%
Vai%%% Para son7ar o 8ue )oucos ousaram son7ar! Para reali3ar a8uilo 8ue #% te disseram 8ue n9o )odia ser feito! Para alcan:ar a estrela inalcan:%vel! Essa ser% a tua tarefa; alcan:ar essa estrela! 2em 8uereres sa<er 8u9o longe ela se encontra= nem de 8uanta es)eran:a necessitar%s= nem se )oder%s ser maior do 8ue o teu medo! A)enas nisso vale a )ena gastares a tua vida! Para carregar so<re os om<ros o )eso do mundo! Para lutar )elo <em sem descanso e sem cansa:o! Para en>ugar todas as l%grimas ou )ara l7es dar um sentido luminoso! (evar%s a tua #uventude a lugares onde se )ode morrer, )or8ue )recisam l% de ti! Pisar%s terrenos 8ue muitos valentes n9o se atreveriam a )isar! Partir%s )ara longe, talve3 sem sa&res do mesmo lugar! Para amar com )ure3a e castidade! Para devolver ? )alavra @amigo@ o seu sa<or a vento e roc7a! Para ter muitos fil7os nascidos tam<m do teu cor)o e A ou A muitos mais nascidos a)enas do teu cora:9o! Para dar de novo todo o valor ?s )alavras dos 7omens! Para desco<rir os camin7os 8ue 7% no ventre da noite! Para vencer o medo! B9o medir%s as tuas for:as! 0 an#o do <em te levar% consigo, sem )ermitir 8ue os teus )s se magoem nas )edras! Ele, 8ue vigia o sono das crian:as e coloca nos seus ol7os uma lu3 )ura 8ue a)etece <ei#ar, tam<m guerreiro forte! *er%s a tua m9o tocar roc7edos grandes e fa3er <rotar deles %gua verdadeira! 0l7ar%s )ara tudo com es)anto! 2a<er%s 8ue, sendo tu nada, s ca)a3 de uma flor no esterco e de um arc7ote no escuro! Para sofrer a8uilo 8ue n9o sa<ias ser ca)a3 de sofrer! Para viver da8uilo 8ue mata! Para sa<er as cores 8ue e>istem )or dentro do silCncio! Continuar%s 8uando os teus <ra:os estiverem fatigados! 0l7ar%s )ara as tuas cicatri3es sem triste3a! $u sa<er%s 8ue um 7omem )ode seguir em frente a)esar de tudo o 8ue d5i, e 8ue s5 assim 7omem! Para gritar, mesmo calado, os verdadeiros nomes de tudo! Para tratar como li>o as <ugigangas 8ue outros acariciam! Para mostrar 8ue se )ode viver de luar 8uando se vai )or um camin7o 8ue )rinci)almente de cor e es)uma! (evantar%s do c79o cada )edra das ru&nas em 8ue transformaram tudo isto! Dma for:a 8ue n9o tua nos teus <ra:os!

Bei#%AlasA%s e voltar%s a )FAlas nos seus lugares! Para ir mais alm! Para )assar cantando )erto da8ueles 8ue viveram )oucos anos e #% envel7eceram! Para )u>ar )or um <ra:o, com carin7o, esses 8ue )assam a tarde sentados em frente de uma cerve#a! Gir%s at ao "ltimo momento; @ainda n9o suficiente@! Gis)osto a ir ?s )ortas do a<ismo salvar uma flor 8ue resvalava! Gis)osto a dar tudo )elo 8ue )arece ser nada! Gis)osto a ter contigo dores 8ue s9o semente de alegrias talve3 longe! Para tocar o intoc%vel! Para 7aver em ti um sorriso 8ue a morte n9o te )ossa arrancar! Para encontrar a lu3 de cu#a e>istCncia sem)re sus)eitaste! Para alcan:ar a estrela inalcan:%vel! Paulo Geraldo

'

Sum'rio
1! 6! E! '! 5! 0<#etivos Gerais AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA E ustificativa AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ' Princ&)ios B%sicos AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA 5 0 $ra<al7o com 1aterial AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA H 2ugestIes de Atividades Pedag5gicas AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA J . A .nvestigando so<re utili3a:9o de roc7as! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA J .. A Com)arando 2olos Arenosos e 2olos ArgilososAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ... A Colecionando +oc7as AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA .* 0 Ar no 2olo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA * A Kgua no 2olo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA *. Analisando Amostras de 2olo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA *.. Construindo a Analisando um Perfil de 2olo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA *... 0<servando um Perfil de 2olo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA .L 2imulando a Polui:9o do 2olo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA L -a3endo Arte com Coisas da $erra AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA L. 0<servando a *ida no 2olo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA L.. *isitando uma Pro)riedade Agr&cola AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA L... .m)lantando a Coleta 2eletiva na Escola AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA L.* Produ3indo *egetais na Escola AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

(bjeti)os Gerais
5

Con7ecer e com)reender, de modo integrado e sistCmico, as no:Ies <%sicas relacionadas ao meio am<iente= Adotar )osturas na escola, em casa e em sua comunidade 8ue os levem a intera:Ies construtivistas, #ustas e am<ientalmente sustent%veis= 0<servar e analisar os fatos do )onto de vista am<iental, de modo cr&tico, recon7ecendo a necessidade e as o)ortunidades de atuar de modo reativo )ro)ositivo, )ra garantir um meio am<iente saud%vel e a <oa 8ualidade de vida= Perce<er, em diversos fenFmenos naturais, encadeamentos e rela:Ies de causaA efeito 8ue condicionam a vida no es)a:o ,geogr%fico/ e no tem)o ,7ist5rico/, utili3ando essa )erce):9o )ara )osicionarAse criticamente diante das condi:Ies am<ientais de seu meio= Com)reender a necessidade e dominar alguns )rocedimentos de conserva:9o e mane#o dos recursos naturais com os 8uais interagem, a)licandoAos no diaAaA dia= Perce<er, a)reciar e valori3ar a diversidade natural e sociocultural, adotando )osturas de res)eito aos diferentes as)ectos e formas do )atrimFnio natural, tnico e cultural! .dentificarAse como )arte integrante da nature3a, )erce<endo os )rocessos )essoais como elementos fundamentais )ara uma atua:9o criativa, res)ons%vel e res)eitosa em rela:9o ao meio am<iente! -a3er com)reender a e>istCncia e a im)ortMncia da interde)endCncia econFmica, social, )ol&tica e ecol5gica entre as %reas rurais e ur<anas= A#udar os gru)os sociais e os indiv&duos a; a/ Gesenvolverem consciCncia am<iental glo<al e a sensi<ili3aremAse )elas 8uestIes 8ue afetam o meio ,consciCncia/= </ Constru&rem e>)eriCncia e com)reens9o do meio am<iente e dos )ro<lemas a ele relacionados ,con7ecimento/= c/ Com)rometeremAse com uma srie de valores e sentirem interesse e )reocu)a:9o )elo meio am<iente, motivandoAos a )artici)ar ativamente da mel7oria e da )rote:9o do meio am<iente ,com)ortamento/= d/ Gesenvolver 7a<ilidades necess%rias )ara determinar e resolver )ro<lemas am<ientais ,7a<ilidades/= e/ Partici)arem ativamente das tarefas 8ue tCm como o<#etivo resolver os )ro<lemas am<ientais ,)artici)a:9o/!

*usti+icati)a
H

A Educa:9o Am<iental deveria )rovocar uma vincula:9o mais direta entre os )rocessos educativos e a realidade, organi3ando suas atividades em torno dos )ro<lemas concretos 8ue afetam a comunidade= analisar estes )ro<lemas, numa )ers)ectiva interdisci)linar e glo<ali3adora, )ossi<ilitando uma com)reens9o ade8uada dos )ro<lemas am<ientais= Dtili3ar variedade de am<ientes educativos e de mtodos na constru:9o de con7ecimentos so<re o meio am<iente, valori3ando as atividades )r%ticas e as e>)eriCncias )essoais= Pro)orcionar, a todos os alunos, a )ossi<ilidade de ad8uirir os con7ecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necess%rias )ara )roteger e mel7orar o meio am<iente= .ndu3ir novas formas de conduta no aluno e em sua fam&lia e comunidade, a res)eito do meio am<iente!

Princ,pios -'sicos

Considerar o meio am<iente em sua totalidade, ou se#a, em seus as)ectos naturais e criados )elo 7omem ,tecnol5gico e social, econFmico, )ol&tico, 7ist5ricoAcultural, moral e esttico/= Constituir um )rocesso cont&nuo e )ermanente, come:ando )elo )rAescolar e continuando atravs de todas as fases do Ensino -undamental e 1dio= A)licar um enfo8ue interdisci)linar, a)roveitando o conte"do es)ec&fico de cada disci)lina, de modo 8ue se ad8uira uma )ers)ectiva glo<al e e8uili<rada= E>aminar as )rinci)ais 8uestIes am<ientais, do )onto de vista local, regional, nacional e internacional, de modo 8ue os educandos se identifi8uem com as condi:Ies am<ientais de outras regiIes geogr%ficas; ConcentrarAse nas situa:Ies am<ientais atuais, tendo em conta tam<m a )ers)ectiva 7ist5rica= .nsistir no valor e na necessidade da coo)era:9o local, nacional e internacional )ara )revenir e resolver os )ro<lemas am<ientais= Considerar, de maneira e>)l&cita, os as)ectos am<ientais nos )lanos de desenvolvimento e de crescimento= A#udar a desco<rir os sintomas e as causas reais dos )ro<lemas am<ientais= Gestacar a com)le>idade dos )ro<lemas am<ientais e, em conse8NCncia, a necessidade de desenvolver o senso cr&tico e as 7a<ilidades necess%rias )ara resolver tais )ro<lemas= Dtili3ar diversos am<ientes educativos e uma am)la gama de mtodos )ara comunicar e ad8uirir con7ecimentos so<re o meio am<iente, acentuando devidamente as atividades )r%ticas e as e>)eriCncias )essoais!

( .rabal/o com o Material

Ao iniciar o tra<al7o, im)ortante a identifica:9o de todo o con7ecimento )rvio 8ue os alunos tra3em so<re as 8uestIes a<ordadas, suas 7i)5teses, se#am elas verdadeiras ou n9o! Por meio dos e>)erimentos, das leituras, entrevistas, tra<al7os em cam)o, e>)osi:Ies e discussIes, os alunos )assam a esta<elecer rela:Ies entre os conte"dos escolares e os con7ecimentos )reviamente constru&dos! O o 8ue se c7ama de a)rendi3agem significativa! As atividades )ro)ostas )retendem estimular o tra<al7o individual, considerando a atua:9o de cada um na constru:9o do )r5)rio con7ecimento, suas e>)eriCncias de vida e sua contri<ui:9o )ara o crescimento do gru)o! Paralelamente, e>)loram situa:Ies em 8ue o aluno ter% o)ortunidade de )artici)ar coo)erativamente de )ro#etos coletivos, favorecendo o di%logo, a reivindica:9o de direitos, o cum)rimento de o<riga:Ies e a )artici)a:9o na vida cient&fica, cultural, social e )ol&tica do lugar onde vivem! A Escola Estadual So Sebastio )retende, com mais esta eta)a do Projeto Frutos da Terra, oferecer uma educa:9o am<iental efetiva, garantida )ela continuidade do )rocesso, )elo est&mulo e su)orte oferecidos )elo seu )essoal!

Semeia um pensamento e colhers um desejo; semeia um desejo e colhers a ao; semeia a ao e colhers um hbito; semeia o hbito e colhers o carter. (Tihamer Toth)

Su0est1es de &ti)idades Peda020icas

.! Investigando sobre utilizao de rochas: Como reali3ar; Givida a turma em gru)os e distri<ua alguns destes assuntos )ara investiga:9o; A )rodu:9o do cimento= A )rodu:9o do )etr5leo= A )rodu:9o de #5ias= A )rodu:9o de Qc7i)sR de com)utador= A )rodu:9o de vidro= A )rodu:9o de cerMmica= A )rodu:9o de ferro e a:o= Alguma )rodu:9o im)ortante no munic&)io, relacionada ? e>)lora:9o mineral! Crie um momento em 8ue os alunos )ossam a)resentar o resultado da investiga:9o )ara os colegas!

..! Co !arando Solos "renosos e Solos "rgilosos:

1S

Gesenvolva o seguinte e>)erimento com os alunos; 1aterial; 6 garrafas de )l%stico trans)arente= 6 funis= 1 )or:9o de areia= 1 )or:9o de argila= 6 <olin7as de algod9o= Kgua! Gesenvolvimento; .! 1onte dois con#untos, cada formado )or 1 garrafa, 1 funil e 1 <olin7a de algod9o dentro do funil! ..! Bo )rimeiro con#unto, colo8ue uma )or:9o de areia! ...! Bo segundo, um )ouco de argila! .*! Ges)e#e um )ouco de %gua em cada funil! *! Pe:a aos alunos 8ue; a/ 0<servem o resultado= </ Anotem as conclusIes= *.! -a:a o mesmo e>)erimento com )or:Ies de solos coletadas em locais diferentes ,8uintal, )%tio da escola, <arranco, etc!/! *..! Pe:a aos alunos )ara; a/ Com)ararem o )rimeiro e o segundo e>)erimentos= </ Anotarem novamente as conclusIes= c/ Giscutirem as conclusIes com a turma!

...! Colecionando #ochas:

11

Pe:a aos alunos 8ue tragam )ara a sala de aula )e8uenos )eda:os de roc7as diferentes= unto com a turma, agru)e as roc7as, tomando )or <ase as semel7an:as e diferen:as de cor e forma= -orme o maior n"mero )oss&vel de gru)os= Ge)ois, com o au>&lio de uma lu)a, reagru)eAas, de acordo com as semel7an:as de estrutura 8ue a)resentarem! Arrume um cai>a de )a)el9o ,cai>a de camisa/ e dividaAa em 8uadrin7os! Em cada 8uadrin7o, cole uma das roc7as= Este e>)erimento )ossi<ilitar% a )erce):9o da variedade de roc7as 8ue e>istem na su)erf&cie do lugar onde vocCs vivem!

.*! $ "r no Solo:

16

Colo8uem amostras de solos diferentes em diversas garrafas, at a metade! Ges)e#em %gua lentamente, so<re a terra! Pe:a aos alunos 8ue o<servem, na su)erf&cie do li8uido, a sa&das de <ol7as de ar! Este ar se encontrava no interior do solo e foi for:ado a sair, )ara dar lugar a %gua! Tuanto mais <ol7as, mais ar o solo contm! E 8uanto mais ar, mel7or ele )ara a agricultura, )ois as ra&3es ir9o res)irar mel7or! Beste momento, interessante discutir a im)ortMncia das min7ocas e outros animais 8ue cavam t"neis no solo, facilitando a )enetra:9o do ar!

*! " %gua no Solo:

1E

Coletem diferentes amostras de solo ,%reas desco<ertas, %reas como )asto, %reas de mata, etc!/! .dentifi8uem cada amostra, eti8uetandoAa! Pesem as amostras logo 8ue forem coletadas! Gei>em as amostras secarem totalmente, ao sol! Pesem novamente as amostras! A diferen:a do )eso, antes e de)ois, e8uivale ? %gua 8ue 7avia no solo! Com)arando a 8uantidade de %gua em cada amostra, comente so<re a im)ortMncia da vegeta:9o na manuten:9o da %gua no solo!

*.!

"nalisando " ostras de Solo:

1'

Colo8uem as diferentes amostras de solo )ara secar ao sol, em um local onde elas )ossam ficar v%rios dias, sem serem reme>idas! Ge)ois de com)letamente secas, )ass%Alas )or uma )eneira fina! 0 material mais fino resultante ser% constitu&do )rinci)almente )or argila, e o mais grosso )or areia! 2e)arem, em vidrin7os, os diversos materiais o<tidos! 0<vervem e com)arem as diferen:as de cor, te>tura, )orosidade, )eso, com)osi:9o mineral, com)osi:9o orgMnica, etc! 0 o<#etivo desta atividade n9o a classifica:9o dos solos, mas )ossi<ilitar o contato com o solo e a )erce):9o da grande variedade de ti)os e>istentes!

*..! Construindo a "nalisando u

Per&il de Solo:

15

Em uma cai>a de vidro ,um a8u%rio )e8ueno/ construa um )erfil de solo; Colo8ue, no fundo, )eda:os grandes de roc7a! Colo8ue, )or cima, )eda:os menores da mesma roc7a! 2o<re esta camada, colo8ue terra )ura! Por "ltimo, acrescente terra com matria orgMnica! Gelimite cada camada com fita adesiva! Cole eti8uetas no vidro, com o nome dos 7ori3ontes do solo!

*...! $bservando u

Per&il de Solo:

1H

Procure levar a sua turma )ara o<servar um )erfil vivo de solo! Ele a)arece, geralmente, em cortes )r5>imos a estradas! Beles, )odem ser o<servados, diretamente, os 7ori3ontes do solo!

.L! Si ulando a Poluio do Solo:

1J

A/ Buma %rea onde se#a f%cil o<servar o solo, fa:a o seguinte e>)erimento; Ges)e#e %gua )ura no solo, lentamente, e )e:a aos alunos 8ue o<serveme registrem o 8ue acontece! Em seguida, des)e#e solu:Ies de %gua com outras su<stMncias n9o )re#udiciais ao solo, como caf, c7%s, suco de lim9o, de verduras ou de legumes! A o<serva:9o e o registro devem continuar O )oss&vel com)rovar 8ue 8ual8uer su<stMncia misturada ? %gua )enetra no solo como se fosse %gua )ura! O a o)ortunidade ade8uada de discutir com a turma a facilidade de contamina:9o dos solos a )artir dos esgotos, li>o, fossas, ind"strias, agrot5>icos, minera:Ies, etc! B/ Colo8ue uma flor de cor clara ,<ranca de )referCncia/ numa #arra de %gua com anilina e )e:a aos alunos 8ue registrem o 8ue foi o<servado! A)5s alguns dias, a flor ficar% colorida devido ? a<sor:9o da mistura! +eflita com a turma so<re a facilidade de contamina:9o dos vegetais, a )artir da %gua e solo contaminados, e so<re como esta contamina:9o )ode atingir os animais, incluindo o 7omem, )or meio da cadeia alimentar! -a:a um levantamento de solu:Ies )ara esse )ro<lema! Construam um instrumento ,)anfletos, carta3es, #ornal, etc!/ com o o<#etivo de sensi<ili3ar a comunidade )ara uma atitude de )rote:9o dos solos e do meio am<iente em geral! Givulguem esse material na comunidade )ara 8ue todos )ossam )artici)ar deste tra<al7o de mel7oria am<iental!

L!

Fazendo "rte co

Coisas da Terra:

18

A/ Tuase sem)re, num mesmo <arranco, )odem ser encontradas v%rias cores de terra! 0s alunos devem coletar terras de cores diferentes e utili3%Alas como )igmento, )aras fa3er tintas! Tuanto mais fina a terra, mel7or fica a tinta! Para dar consistCncia, misture o )igmento de terra com cola <ranca dilu&da em %gua! Entre outros, um tra<al7o interessante, )ara utili3ar as tintas, )ode ser a )intura de uma )aisagem, ou outro )onto de referencia do lugar onde vocC mora! B/ Construam )e8uenos adornos com )edras; Pe:a aos alunos 8ue tragam algumas )edras )e8uenas )ara a sala= Cada um escol7e 8ue forma ir% construir ,um animal, um o<#eto, etc!/= Em seguida, a#udeAos a colar as )edras na forma dese#ada, utili3ando alguma massa de e)5>i= Ge)ois de seco, os alunos com)letar9o o tra<al7o, )intando as esculturas com tinta )l%stica )ara artesanato, guac7e, tinta feita com terra, etc! Dtili3ando argila, )e:a aos alunos 8ue criem esculturas de algo 8ue se#a significativo )ara eles! Ge)ois de todos os tra<al7os )rontos, )romovam uma grande e>)osi:9o e convidem )essoas da comunidade ,familiares, re)resentantes da 2ecretaria de Cultura, artistas do lugar, etc!/!

L.! $bservando a 'ida no Solo:

1P

(eve seus alunos a o<servarem, em uma %rea de solo frtil ,mata, 7orta, #ardim/ a vida no solo! Esta o<serva:9o deve ser minuciosa e, )ara isso, o uso de uma lu)a essencial! Pe:a aos alunos 8ue o<servem atentamente os animai3in7os 8ue camin7am so<re o solo! Cavem cuidadosamente e o<servem, dentro do solo, a )resen:a de min7ocas, tatuA<ola, formigas, insetos diversos, fungos, )artes de )lantas em decom)osi:9o, ra&3es, etc! A)5s a o<serva:9o, ser% interessante a investiga:9o ,em livros, revistas, v&deos, enciclo)dias, internet/ so<re %vida dos animais e vegetais encontrados )ela turma! Ge)endendo do n"mero de elementos o<servados, esta investiga:9o )oder% ser feita individualmente ou em gru)os! Dma forma interessante de a)resentar as desco<ertas )ro)orcionadas )or esta atividade )ode ser uma )e:a de teatro, em 8ue cada gru)o ou aluno re)resente o animal ou vegetal )or ele investigado! Ba montagem do cen%rio e das fantasias, oriente a turma )ara utili3ar somente sucata, e nunca materiais )oluentes, como tintas t5>icas e iso)or! Assim, os alunos estar9o )raticando o 8ue est9o a)rendendo so<re n9o des)erdi:ar, n9o )oluir e so<re os cuidados com o meio am<iente!

L..! 'isitando u a Pro!riedade "gr(cola:

6S

0rgani3e um tra<al7o de cam)o em um sitio ou fa3enda! Por meio desta atividade, as crian:as )oder9o o<servar; ti)os de solo diferentes, formas ade8uadas ou inade8uadas de uso do solo, critrios de sele:9o do ti)o de solo )ara cada ti)o de vegetal cultivado, %reas de )reserva:9o do solo, ind&cios de degrada:9o ,desmatamento, )olui:9o, %reas de eros9o, etc!/! Convide um es)ecialista )ara fa3er uma )alestra )ara as crian:as, falando so<re o solo, sua im)ortMncia, caracter&sticas gerais e so<re outros assuntos relevantes a)ontados nesta fase do estudo! Assim, as crian:as sair9o )ara o tra<al7o de cam)o com um mel7or em<asamento, )odendo com)rovar, no cam)o, muitas das idias a)rendidas durante a )alestra! Gurante a o<serva:9o direta, oriente os alunos )ara fa3erem os registros detal7adamente! $ais registros )odem ser feitos )or meio de anota:Ies, desen7os, fotos ou v&deo! A eta)a seguinte )ode ser a constru:9o de um relat5rio so<re o 8ue foi o<servado durante o tra<al7o de cam)o! Dm de<ate em sala de aula ser% im)ortante )ara a troca de informa:Ies, im)ressIes e conclusIes! Dm te>to coletivo )oder% sinteti3ar o con7ecimento constru&do e, 8uem sa<e, servir de <ase )ara a confec:9o de um )anfleto a ser distri<u&do entre os )rodutores rurais da regi9o, com o o<#etivo de sensi<ili3%Alos )ara os cuidados com o meio am<iente!

L...!

I !lantando a Coleta Seletiva na Escola:

61

0 li>o constitui uma das grandes causas da )olui:9o do solo, es)ecialmente nas %reas ur<anas! 2ensi<ili3ar a turma a res)eito desta 8uest9o uma e>celente estratgia )ara a<ordar a )rote:9o dos solos! Algumas atividades 8ue )odem desencadear mudan:as de atitudes, com rela:9o ? )rodu:9o de li>o, s9o as seguintes; Au>ilie seus alunos no c%lculo de 8uanto li>o #% )rodu3iram na vida! A 8uantidade de li>o )rodu3ida )or uma )essoa varia de lugar )ara lugar, mas )odeAse considerar a mdia de 1 Ug de li>o di%rio )ara cada <rasileiro! Assim, )ara sa<er 8uanto li>o cada )essoa #% )rodu3iu at o dia de 7o#e, s5 calcular da seguinte maneira; Primeiro, )reciso con7ecer a idade com)leta da )essoa ,em anos, meses e dias/! Ge)ois s5 fa3er as contas; A V idade da )essoa em n"mero de anos L EH5= B V n"mero de meses L ES= C V n"mero de dias )assados da data de anivers%rio! A W B W C V n"mero de Ug de li>o )rodu3ido )ela )essoa at 7o#e! Por e>em)lo; uma crian:a tem J anos, E meses e 66 dias! A V J L EH5 B V E L ES C V 66 % )rodu3iu; 6555 W PS W 66 V 6HHJ Ug de li>o! Este dado mostra a cada um 8ual a sua contri<ui:9o )ara a )olui:9o do )laneta )ela gera:9o de li>o! Podem ser tra<al7ados, tam<m, os c%lculos da )rodu:9o de li>o )elas fam&lias de cada aluno da turma! +efletir so<re estes dados tra3 ? tona argumentos convincentes, )ara se iniciar a coleta seletiva! A coleta seletiva contri<ui )ara a diminui:9o do ac"mulo de li>o )rodu3ido! Gera economia de recursos, como o )etr5leo, minrios, %rvores, %gua, m9oAdeAo<ra e energia! PodeAse incentivar os alunos ? investiga:9o so<re; a/ os v%rios ti)os de li>o; A )rinci)ais )rodutores= A conse8NCncias )ara a sa"de e o meio am<iente= </ os E +s ,+edu:9o, +eutili3a:9o, +eciclagem/= c/ coleta seletiva= d/ ti)os de li>o a selecionar= e/ vantagens da reciclagem= f/ como selecionar= g/ 8ue em)resas tra<al7am com reciclagem de li>o= 7/ como encamin7ar o li>o )ara reciclar! A)5s a investiga:9o, vocCs )odem o)tar )or im)lantar a coleta seletiva de um ou v%rios recicl%veis, de acordo com o 8ue mais vi%vel ade8uado ,os alunos )oder9o contri<uir com a coleta, tra3endo recicl%veis de casa, #% lim)os e secos/! Convidar )essoas do setor da )refeitura 8ue gerencia o li>o e am<ientalistas, )ara um <ateA)a)o com a turma, )oder% a#udar os alunos a con7ecerem mel7or a situa:9o de seu munic&)io, alm de )ossi<ilitar a ades9o de )arceiros )ara a coleta seletiva! Bo caso de im)lanta:9o da coleta seletiva, o din7eiro resultante da venda dos recicl%veis )oder% ser revertido em mel7orias na escola!

66

Dm son7o son7ado so3in7o um son7o! Dm son7o son7ado #unto realidade!

L.*! Produzindo 'egetais na Escola:

6E

Tue tal desenvolver com os alunos o )lantio de uma 7orta orgMnica na escolaX A 7orta )ode desencadear )ro#etos interessantes;

Ci)ncias; a o<serva:9o direta do desenvolvimento dos vegetais, da vida animal no solo, da intera:9o dos elementos do meio ,%gua, ar, solo, vegetais e animais/! *ate +tica: o estudo do sistema de medidas e de formas geomtricas )ode ser utili3ado na constru:9o dos canteiros! A contagem de sementes, a )esagem das sementes e vegetais col7idos s9o outras )ossi<ilidades, no tra<al7o com a 7orta! Sa,de: a investiga:9o da im)ortMncia dos vegetais cultivados na 7orta escolar, )ara uma alimenta:9o mais ade8uada! PodeAse, tam<m, investigar so<re o uso de ervas na medicina )o)ular e culin%ria! Cultura: a investiga:9o a res)eito das comidas tradicionais do lugar e o )re)aro desses alimentos, utili3ando a col7eita da 7orta! Eles )odem ser servidos em alguma festa da escola, ou mesmo com)lementar a merenda dos alunos! -tica: dentro de um )ro#eto de 2olidariedade, )arte da )rodu:9o )ode ser encamin7ada )ara crec7es, asilos, 7os)itais ou )essoas de mais <ai>a renda! *eio " biente: )odeAse, com a a#uda de um tcnico, construir um min7oc%rio ou %rea de com)ostagem, com o o<#etivo de garantir a fertilidade do solo, o e8uil&<rio am<iental e a 8ualidade de )rodu:9o! "rtes: a )rodu:9o de tintas, a )artir do )igmento das )lantas, )ara serem utili3adas nos tra<al7os escolares= a )rodu:9o de colagens e )e8uenas esculturas, a )artir de )artes secas das )lantas= desen7os e )inturas re)rodu3indo o am<iente da 7orta= )rodu:9o de )e:as de teatro e m"sicas com tema <aseado no tra<al7o com a 7orta! 2e forem cultivadas ervas ,camomila, melissa, 7ortel9, etc!/, elas )odem ser desidratadas e a)roveitadas )ara fa3er travesseiros, sa<onetes, velas arom%ticas, etc!

2ugest9o de atividade; 6'

(eve os alunos )ara visitar uma feira ou sacol9o! Conversem com os feirantes, o<servem as frutas e 7ortali:as mais a<undantes, os )re:os e tentem desco<rir 8uais s9o os alimentos da esta:9o do ano em 8ue vocCs est9o! Ge volta ? sala de aula, use como <ase o calend%rio agr&cola deste manual e )rocure levantar com os alunos 8ual a mel7or )oca )ara o consumo de algumas frutas, verduras e legumes da sua regi9o! -a:a esse levantamento em um grande carta3 dividido em 16 )artes iguais, uma )ara cada mCs do ano, ilustradas )or recortes com a imagem dos alimentos! Colo8ue o carta3 na sala de aula, e a cada mCs vocCs )oder9o o<servar os alimentos 8ue est9o na )oca <oa )ara serem consumidos!

65

Educao o que resta depois de ter

esquecido tudo que se aprendeu na escola.


Einstein Albert

6H

CALENDRIO AGRCOLA E.E. SO SEBASTIO


.an Fev *ar "br *ai .u n .ul "go Se t $ut /ov 0ez

-rutas *erduras

1ananaPrata

(egumes

2aranja 2i o *aracuj+ "b3bora "bobrinha 1atata


1atata doce

1eterraba Cebola Cenoura Chuchu Inha e .il3 *andioca Pe!ino 4uiabo "l&ace 1r3colis Couve Couve5&lor Es!ina&re
*ilho verde

#abanete #e!olho

Per(odo e

6ue o ali ento est+ e

sua

elhor 7!oca8

6J

"29:/S P#$0:T$S C$2;I0$S /" /$SS" ;$#T"

68

6P

ES

E1

E6

EE

$ra<al7ando a 1A$E1K$.CA na 7orta da escola!

.nvestiga:9o da vida no solo


E'

2e seus son7os estiverem nas nuvens, n9o se )reocu)e, )ois eles est9o no lugar certo= agora construa os alicerces!

B9o corra atr%s das <or<oletas= )lante uma flor em seu #ardim e todas as <or<oletas vir9o at ela!

E5

0 )onto de encontro entre a cria:9o art&stica e a vida vivida talve3 este#a na8uele es)a:o )rivilegiado 8ue o son7o! ,Antonio $a<ucc7i/ Dm son7o son7ado so3in7o um son7o! Dm son7o son7ado #unto realidade!

EH

E<!eri)ncias
E<!eri)ncia =:
1! P0+02.GAGE G0 20(0 6! 0B E$.*02 Y Gemonstrar a e>istCncia de )oros no solo= Y Gemonstrar a infiltra:9o da %gua no solo ocu)ando seu es)a:o )oroso= Y Gemonstrar a e>istCncia de ar no solo! E! 1A$E+.A.2 Y $orrIes de solo seco= Y Amostra de )edra= Y Es)on#a seca= Y Kgua= Y Co)o trans)arente! '! P+0CEG.1EB$02 1! Pegar a )edra, a es)on#a seca e o torr9o de solo seco e colocar so<re uma mesa forrada com #ornal ,)ois ser% mol7adaZ/=

6! Pingar um )ouco de %gua so<re cada um deles! 0<servar o 8ue acontece=

EJ

E! Enc7er o co)o com %gua=

'! Pegar outro torr9o de solo seco e colocar dentro do co)o com %gua! 0<servar o 8ue acontece!

5! Giscutir em sala #unto com os alunos! 5! TDE2$[E2 E 2DGE2$[E2 GE A$.*.GAGE2 2ugereAse a utili3a:9o das )erguntas a<ai>o antes de se iniciar o e>)erimento, )ara 8ue os alunos )ossam formular 7i)5teses do 8ue ir% acontecer, )ara de)ois, confrontar com os resultados o<tidos a)5s o e>)erimento! 2eria interessante escrever no 8uadro negro as res)ostas anteriores ao e>)erimento dos alunos )ara discutir com os resultados o<tidos! a/ 0 8ue acontecer% 8uando vocCs #ogarem a %gua so<re a )edraX E>)li8ue!

E8

</ 0 8ue acontecer% 8uando vocCs #ogarem a %gua so<re a es)on#aX E>)li8ue! c/ 0 8ue acontecer% 8uando vocCs #ogarem a %gua so<re o torr9o de soloX E>)li8ue! d/ 0 torr9o de solo vai a<sorver %gua como a )edra ou como a es)on#aX e/ Tuando vocCs #ogarem o torr9o de solo seco na %gua, o 8ue vai acontecerX E>)li8ue! As )erguntas sugeridas )ara os alunos res)onderem a)5s a o<ten:9o dos resultados s9o; a/ 0 8ue aconteceu 8uando a %gua foi des)e#ada so<re a )edraX Por 8uCX </ 0 8ue aconteceu 8uando a %gua foi des)e#ada so<re a es)on#aX Por 8uCX c/ 0 8ue aconteceu 8uando a %gua foi des)e#ada so<re o torr9o de solo secoX Por 8uCX d/ 0 com)ortamento do torr9o em rela:9o ? a<sor:9o da %gua se assemel7a mais com a es)on#a ou com a )edraX E>)li8ue! e/ 0 8ue se o<servou 8uando o torr9o de solo seco foi colocado dentro do co)o com %guaX E>)li8ue! H! .B-0+1A\[E2 C01P(E1EB$A+E2 PA+A 0 P+0-E220+ Gentro do solo e>istem )e8uenos es)a:os va3ios c7amados de )oros do solo, onde fica guardado o ar e a %gua 8ue as ra&3es das )lantas e outros organismos necessitam )ara sua 7idrata:9o ,n9o secarem/ e res)ira:9o A )orosidade do solo corres)onde ao volume do solo n9o ocu)ado )or )art&culas s5lidas, incluindo todo o es)a:o )oroso ocu)ado )elo ar e %gua! A )orosidade total inclui a macro)orosidade e a micro)orosidade Entre as )art&culas maiores, como de areia ou entre agregados, )redominam )oros grandes ,macro)oros/= entre )art&culas )e8uenas, como a de argila, )redominam )oros )e8uenos ,micro)oros/ 2egundo (.1A ,1PPH/ os macro)oros s9o res)ons%veis )ela aera:9o, movimenta:9o de %gua e )enetra:9o de ra&3es, e os micro)oros s9o res)ons%veis )ela reten:9o de %gua )elo solo! Em virtude da res)ira:9o das ra&3es das )lantas e dos microorganismos do solo, e>iste um aumento de g%s car<Fnico ,C06/ devido ao consumo do o>igCnio ,06/ e>istente no solo )elas ra&3es e )ela decom)osi:9o da matria orgMnica atravs dos microorganismos, ou se#a, e>iste a renova:9o da com)osi:9o do ar do solo, tendendo a igualar com a com)osi:9o do ar atmosfrico! -.GD+A S1 -otomicrografia de se:9o delgada do 7ori3onte A de um (A$0220(0 *E+1E(40 Gistr5fico, mostrando diminui:9o da )orosidade )or cultivo! a/Aso< mata, </Acultivado com canaAdeAa:"car! %reas claras V )oros, %reas escuras V )or:9o s5lida ,matria mineral W matria orgMnica/!

0 ar do solo difere do ar atmosfrico em algumas caracter&sticas 8u&micas, e necessita ser constantemente renovado )ara 8ue n9o ocorra e>cesso de C06 e falta de 06 )ara os organismos do solo, inclusive as ra&3es das %rvores! 0 ar do solo ocu)a usualmente os macro)oros A %gua, #untamente com os &ons orgMnicos e inorgMnicos em solu:9o, forma a solu:9o do solo! A solu:9o do solo im)ortante n9o somente como fonte de %gua ?s %rvores, mas tam<m como ve&culo )ara a a<sor:9o dos nutrientes )elas ra&3es! As ra&3es das

EP

)lantas a<sorvem da solu:9o do solo os &ons inorgMnicos ,como B0EA, B4'W, KW, 4P0EV, C% W6, 1g W 6, 20' V, dentre outros/ 8ue fornecer9o os nutrientes essenciais! A solu:9o do solo ocu)a usualmente os micro)oros! 2egundo (EP2C4 ,1PJH/, em um solo enc7arcado, todos os )oros estar9o )reenc7idos com %gua e se um solo estiver seco ela estar% )raticamente ausente! 0 resultado desta e>)eriCncia 8ue o solo funciona como uma es)on#a 8ue usamos )ara tomar <an7o; tem %gua e ar dentro dele! Tuando a es)on#a est% seca, seus )oros est9o ocu)ados )elo ar, mas 8uando mol7amos a es)on#a, e>iste a )enetra:9o da %gua e a sa&da do ar! O mais ou menos isto 8ue ocorre com o solo! Baturalmente, a %gua c7ega ao solo atravs das c7uvas e seu es)a:o )oroso )reenc7ido )or esta! Tuando o solo estiver saturado ,enc7arcado/, todo seu es)a:o )oroso estar% )reenc7ido )ela %gua e o inverso ocorre 8uando o solo estiver seco 8ue ter% todo seu es)a:o )oroso )reenc7ido )elo ar! -.GD+A S6 A -otomicrografia de se:9o delgada do 7ori3onte A de (A$0220(0 *E+1E(40 Gistr5fico, so< )lantio direto, com )oros do ti)o canal ]]]]]]]]]]]]]]] ]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]] ]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]^]! -.GD+A SE A -otomicrografia de se:9o delgada do 7ori3onte a de (A$0220(0 *E+1E(40 Gistr5fico, so< )lantio direto, com )oros do ti)o cavidade

2e o solo n9o a)resentasse )orosidade, ela seria semel7ante como uma )edra, algo maci:o! As ra&3es n9o conseguiriam )enetrar e a %gua da c7uva ficaria acumulada na su)erf&cie! Tuando retirada a co<ertura original do solo e o mesmo entra em )rocesso )rodutivo ,agricultura, )ecu%ria/, muitas ve3es ocorre a diminui:9o da )orosidade ,ver -.GD+A S1/! Tuando os alunos com)ararem a es)on#a com o solo, )erce<er9o 8ue am<os conseguem a<sorver a %gua, ao contr%rio da )edra 8ue n9o )ossui )orosidade! Contudo os alunos tam<m dever9o notar 8ue o solo ,e>ceto se for muito arenoso/ dever% reter mais %gua 8ue a es)on#a! .sto ocorre, )ois a es)on#a normalmente a)resenta )oros maiores ,8ue )ermitem a infiltra:9o da %gua/, mas a)resenta )oucos )oros )e8uenos ,8ue retm a %gua/! 0 solo, ao contr%rio, usualmente a)resenta maior 8uantidade de )oros )e8uenos ,micro)oros/ em com)ara:9o com a es)on#a! Como descrito anteriormente, o solo )ossui ar em seu interior, )or isso 8uando #ogamos o torr9o seco dentro da %gua, o<servaAse 8ue e>istem <ol7as 8ue saem de seu interior e so<em ? su)erf&cie! 0 )rofessor deve incentivar os alunos a o<servarem e discutirem a forma:9o destas <ol7as relacionando com a )resen:a do ar no solo! J! A*A(.A\_0 A avalia:9o da e>)eriCncia )ode ser feita a )artir de algumas )erguntas; a/ 0s alunos conseguiram concluir o e>)erimentoX </ 0s alunos res)onderam as 8uestIes corretamente ou tiveram muita dificuldadeX c/ 0s alunos conseguiram discutir cada )ergunta formulada entre eles e`ou com o )rofessorX

'S

d/ 0s resultados alcan:ados )elos alunos foram satisfat5rios no )onto de vista do )rofessorX

E>)eriCncia 6
1! +E$EB\_0 GA KGDA PE(0 20(0 6! 0B E$.*02 Y Gemonstrar a ca)acidade de infiltra:9o e reten:9o da %gua em diferentes ti)os de solo= Y Gemonstrar a im)ortMncia da matria orgMnica na reten:9o da %gua! E! 1A$E+.A.2 Y 6 co)os ,)ode ser a8ueles de massa de tomate ou re8uei#9o de 6SS ml/ de uma amostra seca e triturada de solo arenoso ou areia= Y 6 co)os de uma amostra seca e triturada de solo argiloso= Y 6 co)os de uma amostra seca e triturada de solo de uma floresta ,solo de mata )ode ser coletado em )ar8ues/! O im)ortante a )resen:a da matria orgMnica e a te>tura deste solo deve ser o mais argiloso )oss&vel= Y E garrafas )l%sticas descart%veis trans)arentes ,de refrigerante ti)o PE$ de 6 l sem o r5tulo/= Y Peda:os de tecido ou )ano= Y Bar<ante ou el%stico= Y Kgua= Y $esoura sem )onta= Y Canetin7a= Y ornais= Y Garrafa de vidro ,ti)o de cerve#a/ ou rolo de macarr9o vel7o= Y 1 co)o de 6SS ml ,)ode ser a8ueles de massa de tomate ou re8uei#9o/! '! P+0CEG.1EB$02 1! Es)al7ar e dei>ar as amostras de solos secando )or alguns dias so<re algumas fol7as de #ornal ao ar livre, de )referCncia ao sol=

6! Tuando estiver seco, )assar ,rolando/ a garrafa de cerve#a ou 8ual8uer outra garrafa de vidro ou rolo de macarr9o so<re as amostras )ara triturar ,n9o dei>ando torrIes 8ue )odem interferir nos resultados dos e>)erimentos/=

E! Pre)arar as garrafas )l%sticas cortandoAas com a tesoura no meio ,sem)re com a su)ervis9o de um adulto 8uando os alunos estiverem manuseando este e outros '1

instrumentos de corte/! A )arte da <oca da garrafa ser% utili3ada como um funil, e o fundo desta como o su)orte ,-igura S1/=

'! Prender <em o tecido com o <ar<ante ou el%stico na e>tremidade de cada garrafaA funil ,na <oca desta/ ,-igura S1/=

5! Colocar cada garrafaAfunil so<re seu su)orte 8ue a outra )arte da garrafa cortada ,o fundo/, de modo 8ue fi8ue a)oiada ,-igura S1/=

H! Bumerar as garrafasAfunil ,S1, S6, SE/= J! Enc7er cada garrafaAfunil com um ti)o de amostra de solo #% )re)arada anteriormente, colocando 6 co)os de cada solo! A garrafa 1 com a amostra do solo arenoso! A garrafa 6 com o solo argiloso e a garrafa E com o solo de mata=

8! Enc7er cada garrafaAfunil com a mesma 8uantidade de %gua ou 6 co)os em cada uma das garrafas=

'6

P! 0<servar e anotar 8uanto tem)o a %gua demorou )ara come:ar a )ingar de cada garrafaAfunil=

1S! 0<servar e anotar 8uanto tem)o ? %gua ficou )ingando e o 8uanto dela foi li<erado em cada amostra de solo, marcando com uma canetin7a em seu su)orte ,)arte da garrafa 8ue est% rece<endo a %gua 8ue )inga do solo/=

11! 0<servar a cor da %gua 8ue est% )ingando= 16! Com)arar os resultados o<tidos e discutir em sala de aula! -.GD+A S1 10B$AGE1 G0 ELPE+.1EB$0

'E

5! TDE2$[E2 E 2DGE2$[E2 GE A$.*.GAGE2 2ugereAse a utili3a:9o das )erguntas a<ai>o antes de se iniciar o e>)erimento, )ara 8ue os alunos )ossam formular 7i)5teses do 8ue ir% acontecer, )ara de)ois, confrontar com os resultados o<tidos a)5s o e>)erimento! 2eria interessante escrever no 8uadro negro as res)ostas dos alunos! a/ Tuando se #ogar a %gua so<re as amostras, ela se infiltrar% ,entrar% nestes solos/ ou ficar% ali )aradaX </ Em 8ual das amostras a %gua vai come:ar a )ingar antesX c/ Em 8ual das amostras a %gua vai )ingar )or mais tem)oX d/ Tual amostra )ingar% mais %guaX e/ Tual das amostras demorar% mais tem)o )ara come:ar a )ingar a %guaX f/ A %gua 8ue sair das amostras ser% cristalino ou ter% uma outra colora:9oX g/ Tual das trCs amostras arma3enar% mais %guaX 7/ Tual dessas amostras )ode ser mel7or )ara as )lantas terem e a<sorverem %gua )ara seu desenvolvimento e so<revivCnciaX i/ Tual solo )oder% inundar com uma c7uva forte, o arenoso ou argilosoX As )erguntas sugeridas )ara os alunos res)onderem a)5s a o<ten:9o dos resultados s9o; a/ Por 8ue a %gua se infiltrou ,)enetrou/ nas trCs amostras de solo e n9o ficou ali )aradaX </ Em 8ual das amostras a %gua come:ou a )ingar antesX Por 8uCX c/ Em 8ual das amostras a %gua )ingou )or mais tem)oX Por 8uCX d/ Em 8ual das amostras a %gua )ingou mais ,8uanto foi li<erado/X $ente e>)licar o 8ue 7ouve! e/ Em 8ual das amostras a %gua demorou mais )ara come:ar a )ingarX Por 8uCX f/ 0 8ue aconteceu na amostra de solo com matria orgMnicaX g/ Tual a a)arCncia da %gua 8ue est% saindo de cada uma das amostrasX 7/ Tual das trCs amostras arma3ena mais %guaX $ente e>)licar o 8ue 7ouve! i/ A )artir dos resultados o<tidos, diga 8ual a mel7or amostra )ara as )lantas terem e a<sorverem %gua )ara o seu crescimento e so<revivCnciaX $ente e>)licar o 8ue 7ouve!

''

#/ A )artir da inter)reta:9o dos resultados o<tidos com o e>)erimento, imagine 8ue na 7orta ou #ardim da sua escola tem a)enas dois ti)os de solo! Ge um lado um solo arenoso e do outro lado um solo argiloso e de re)ente come:ou a c7over muito! Em 8ual dos solos vai ocorrer a inunda:9o do terrenoX $ente e>)licar o 8ue 7ouve! H! .B-0+1A\[E2 C01P(E1EB$A+E2 PA+A 02 P+0-E220+E2 Antes de se iniciar o e>)erimento, )odeAse a<ordar so<re os com)onentes <%sicos do solo 8ue s9o os minerais e matria orgMnica ,viva e morta/ 8ue corres)ondem aos s5lidos do solo e ainda, o ar do solo ,fase gasosa do solo/ e a solu:9o do solo ,fase l&8uida do solo/ 8ue ocu)am o es)a:o )oroso do solo! A fra:9o s5lida do solo a)resentaAse na forma de uma mistura de gr9os com formas e taman7os variados, 8ue s9o classificados de acordo com o seu diMmetro em fra:Ies granulomtricas! As fra:Ies grosseiras corres)ondem ao es8ueleto do solo ,)art&culas com diMmetro maior 8ue 6 mm/, 8ue s9o o cascal7o ,de 6 mm at 6 cm de diMmetro/, cal7au ,de 6 cm at 6S cm/ e o matac9o ,diMmetro maior 8ue 6S cm/! As )art&culas menores englo<am a c7amada @terra fina@ ,)art&culas menores 8ue 6 mm de diMmetro/, onde se en8uadra a areia ,com diMmetro de S,S5 mm at 6 mm/, silte ,de S,SS6 mm at S,S5 mm/ e a argila ,)ossui diMmetro menor 8ue S,SS6 mm/ Entretanto, n9o deve se confundir as fra:Ies granulomtricas com os agregados do solo! (E102 e 2AB$02 ,1PPH/ defineAo como uma agrega:9o de )art&culas )rim%rias do solo 8ue ir9o com)or a estrutura do solo! A estrutura refereAse ? reuni9o das )art&culas unit%rias do solo em )art&culas com)ostas ou grumos, as 8uais ao associaremAse dar9o origem a torrIes, 8ue constituem a )arte macrosc5)ica ,vis&vel a ol7o nu/ da estrutura do solo! PodeAse fa3er a seguinte com)ara:9o; as )art&culas de solo ou fra:Ies granulomtricas areia, silte e argila s9o os materiais )ara a constru:9o da estrutura do solo ,agregados/= assim como o ti#olo, areia e cimento s9o materiais )ara a constru:9o de uma )arede ,estrutura/ de alvenaria de uma casa! 0 es)a:o )oroso do solo ocu)ado )elo ar do solo e %gua do solo! 0 ar do solo fornece o 06 necess%rio ? res)ira:9o das ra&3es e microorganismos, difere do ar atmosfrico em algumas caracter&sticas 8u&micas, e necessita ser constantemente renovado )ara 8ue n9o ocorra e>cesso de C06! 0 ar do solo ocu)a usualmente os macro)oros A %gua, #untamente com os &ons inorgMnicos e orgMnicos em solu:9o, forma a solu:9o do solo ,ocu)ando os micro)oros ou )oros )e8uenos do solo/! A solu:9o do solo im)ortante n9o somente como fonte de %gua, ?s )lantas, mas tam<m como fonte de nutrientes )ara serem a<sorvidos )elas ra&3es ,as ra&3es a<sorvem os &ons inorgMnicos 8ue est9o na solu:9o do solo/! A matria orgMnica )ode ser dividida em viva ,ra&3es, macrofauna e microoganismos/ e morta ,n9o decom)osta, em decom)osi:9o e 7"mus/! 0s animais e vegetais 8ue 7a<itam a su)erf&cie ou o )r5)rio solo, fornecem a matria orgMnica fresca ,de#e:Ies, e>cre:Ies, cad%veres, fol7as, etc!/, a 8ual ser% decom)osta )elos microorganismos do solo, formando g%s car<Fnico, %gua, energia ,8ue a)roveitada )elos microorganismos decom)ositores/, &ons inorgMnicos e 7"mus A matria orgMnica uma fonte de nutrientes, aumenta a ca)acidade de reten:9o de %gua, mel7ora a estrutura do solo, )orosidade, diminui a densidade do solo, consistCncia, cor, entre outros A com)osi:9o do solo )ode influir na ca)acidade de reten:9o da %gua! Em areia ou em um solo arenoso, ocorre infiltra:9o mais r%)ida e )ouca reten:9o da %gua devido ao es)a:o )oroso ,)redom&nio de macro)oros/, 8ue )ermite a drenagem livre da %gua do solo! Esses solos s9o, )or nature3a, mais secos )or8ue retm )ouca %gua! Eles s9o

'5

soltos, com menor tendCncia )ara a com)acta:9o do 8ue os argilosos e f%ceis de )re)arar! % nos solos argilosos, e>iste maior reten:9o de %gua no solo devido ? )resen:a dos micro)oros 8ue retm a %gua contra as for:as da gravidade, )orm esses solos )odem ser facilmente com)actados! .sto redu3 o es)a:o )oroso, o 8ue limita o movimento do ar e da %gua atravs do solo, causando um grande escorrimento su)erficial das %guas da c7uva! A %gua arma3enada no solo im)ortante, )ois a )rinci)al fonte deste com)onente ?s )lantas, <em como o meio no 8ual est9o sol"veis os nutrientes essenciais ? )lanta ,solu:9o do solo/! Ba ausCncia da %gua, n9o )oss&vel a vida vegetal ou animal! A %gua funciona como um solvente dos nutrientes do solo e como meio de trans)orte destes at e na )lanta, e atravs da trans)ira:9o do vegetal, atua evitando o dessecamento das fol7as, alm de ter outras fun:Ies, como )artici)ar ativamente do meta<olismo do vegetal e da com)osi:9o e atividades dos microorganismos )resentes no solo! A %gua dos solos )rovm das c7uvas ou irriga:9o e assimilada )elas )lantas, )rinci)almente atravs das ra&3es! A %gua da c7uva 8ue atinge a su)erf&cie do solo )ode infiltrarAse ou escorrer )ela su)erf&cie do solo! Ga %gua 8ue )enetra no solo, )arte retorna ? atmosfera )ela eva)ora:9o do solo, ou )or trans)ira:9o das )lantas ,eva)otrans)ira:9o/! A %gua restante ficar% arma3enada nos 7ori3ontes do solo ou se acumular% nas camadas mais )rofundas na forma de len:ol fre%tico, dando origem ?s nascentes dos )e8uenos rios! Para o ensino mdio e su)erior )ode se a<ordar so<re os )otenciais de %gua no solo! 0s )otenciais de %gua no solo s9o; )otencial gravitacional, )otencial matricial e )otencial osm5tico e determina o com)ortamento da %gua no solo! 2egundo B+AGa ,1P8P/, essas trCs for:as atuam so<re a energia livre da %gua do solo! Esta %gua c7ega ao solo atravs de c7uva ou irriga:9o e )oder% ser arma3enada no solo )elas for:as de ades9o ou atra:9o entre as molculas de %gua e as )art&culas de solo, ou se#a, atravs do )otencial matricial! Esta %gua )ode ser )erdida )or li>ivia:9o ou n9o ser a<sorvida )elo solo e ser )erdida )or eros9o su)erficial devido ao )otencial gravitacional, ou se#a, o l&8uido tende a ser )u>ado )ara <ai>o! 0 )otencial osm5tico concernente ? )resen:a de solutos no solo, ou em outras )alavras, ? solu:9o do solo! E>iste ? atra:9o das molculas ou dos &ons soluto )elas molculas de %gua! 0s )rov%veis resultados desta e>)eriCncia s9o; na amostra de solo arenoso ou areia, a %gua ir% se infiltrar mais ra)idamente e ter% maior gote#amento 8ue na amostra de solo argiloso ,8ue )ode demorar a iniciar a gote#ar/ ou com matria orgMnica, sendo assim, ter% menor ca)acidade de reten:9o desta %gua, devido a essa facilidade de )erda ou li>ivia:9o! 0s alunos devem o<servar o tem)o 8ue levou )ara iniciar a gote#ar, 8uanto tem)o )ermaneceu gote#ando e o 8uanto foi li<erado de %gua em cada amostra, <em como o<servar a sua cor ,solu:9o do solo/! Ao o<servar a colora:9o da %gua, verAseA% 8ue na amostra de solo com maior teor de matria orgMnica a)resentar% a cor mais escura! % nas outras amostras a %gua )oder% sair cristalina! A amostra de solo coletada com matria orgMnica )ode ser vari%vel, em fun:9o da te>tura do solo! 2e a amostra for coletada em solos de te>tura mais arenosa, ela )ode ter resultados mais semel7antes ? amostra de solo arenoso ou areia! A matria orgMnica im)ortante na ca)acidade de reten:9o de %gua em v%rios ti)os de solo, )rinci)almente em um solo arenoso, 8ue )or nature3a retm )ouca %gua, A matria orgMnica, como descrito anteriormente, afeta nas )ro)riedades f&sicas do solo, mel7orandoAa em v%rios as)ectos!

'H

GeveAse )restar aten:9o 8uando os alunos estiverem utili3ando a tesoura neste e>)erimento! Em se tratando de alunos do segundo ciclo, o )refer&vel o )r5)rio )rofessor cortar as garrafas antes de iniciar o e>)erimento! 8! A*A(.A\_0; A avalia:9o da e>)eriCncia )ode ser feita a )artir de algumas )erguntas; a/ 0s alunos conseguiram concluir o e>)erimentoX </ 0s alunos res)onderam as 8uestIes corretamente ou tiveram muita dificuldadeX c/ 0s alunos conseguiram discutir cada )ergunta formulada entre eles e`ou entre o )rofessorX d/ 0s resultados alcan:ados )elos alunos foram satisfat5rios no )onto de vista do )rofessorX

'J

You might also like