You are on page 1of 10

TICA E ALTERIDADE: AS RELAES CONTEMPORNEAS

Francimar Arruda Universidade Federal Fluminense Ps-doutorado em Filosofia na Universit de Bourgogne (Frana) Doutora em Teoria do Imaginrio (UFRJ) Mestre em Filosofia (UFRJ/IFCS)
Resumo: As relaes ticas contemporneas tornaram-se importantes vias de debates, para se pensar solues sobre o outro, o diferente, e o no-eu, como um problema. Este texto tem por objetivo percorrer a via da intercesso entre Psicanlise e Filosofia, na companhia de Freud e Nietzsche, procurando mostrar sadas possveis desse eterno desencontro entre o eu e o outro. Palavras-chave: tica. Alteridade. Filosofia. Abstract: Contemporary ethical relations have become important routes to debate, to think on solutions over the other, the different, the non-self, as a problem. This text aims to follow one of these routes, with the company of Freud and Nietzsche, trying to show possible exits from this eternal divergency between the self and the other. Keywords: Ethics. Alterity. Philosophy.

69
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

A necessidade de pensar o sujeito contemporneo a partir de sua relao com o outro torna-se bastante problemtica se no inserirmos, nessa reflexo, a questo da identidade e a sua antinomia imediata que o descentramento. Penso exatamente que na tenso entre essas duas dimenses que se poder, talvez, encontrar algumas respostas a essa questo. As tradies platnico-judaico-crist e islmica trouxeram a iluso de uma unidade, da a questo do homem e do mundo ter sido abordada a partir do conceito de identidade. A perspectiva e o objetivo fundamental desse estilo de pensamento o de ir em busca de algo que determina o ser, que o defina e trace o seu limite: uma natureza ou um substrato que tenha um carter absoluto e necessrio. Atualmente, esse tipo de pensamento que parte e privilegia a categoria de substncia no resiste a argumentos mais ousados, e por isso mesmo a problemtica da identidade se transformou. O principal indcio da natureza dessa transformao consiste na introduo da ideia de identidade como parte de impacto do social sobre o individual. Esse pressuposto situase, a rigor, no cruzamento de duas vertentes: a que parte do indivduo e a que parte da sociedade, isto : uma dimenso endgena e uma dimenso exgena. Essa dupla determinao exige, mesmo que brevemente, uma explicitao maior, e a faremos a seguir. Em primeiro lugar, identidade remete sensao subjetiva de que eu sou eu, isto , de que um algo permanente subjaz aos diversos momentos de minha existncia, encadeando umas s outras as diversas vivncias e representaes que sucessivamente vo se apresentando conscincia. Nesse sentido, o fundamento dessa certeza subjetiva o vnculo que une meus pensamentos e emoes a meu corpo: a identidade est visceralmente ligada ideia de uma diferena entre um dentro e um fora, separados inicialmente pela pele que reveste o corpo; a percepo do corpo prprio de que nos fala Merleau-Ponty, em seu texto A Fenomenologia da Percepo (1945). a circunscrio do corpo que sustenta a vivncia da identidade prpria, originando a convico de que um eu habita este corpo e somente este corpo, e inversamente, de que este corpo habitado apenas e exclusivamente por meu eu. Daqui emerge a exigncia
70
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

de uma diferenciao entre eu e os outros. O corolrio da proposio eu sou eu obviamente eu no sou os outros, ou os outros no sou eu, com a conseqente inferncia de que cada outro um eu, habitando seu prprio espao, do lado de dentro de uma pele1 como a minha. Reunindo essas duas perspectivas, verifica-se existirem duas condies para o que proponho designar como sentimento de identidade: a constncia e a continuidade de uma existncia no interior de um corpo delimitado, e a diferena necessria entre este e todos os demais, diferena a ser reconhecida no s por mim mesma, mas ainda pelos outros com quem convivo. E a ideia de convivncia introduz a segunda vertente da identidade, que difere do mero sentimento subjetivo. Com efeito, tambm compreendemos por identidade aquilo que torna possvel a localizao do indivduo no conjunto do socius, por meio dos papis e funes que cada qual desempenha nas vrias instncias coletivas. Surge desse modo a face cultural da identidade subjetiva, sob a forma dos laos de classe, de profisso, de sexo, de comunidade lingustica ou tnica. Perteno a uma multido de grupos que se interpenetram, e cuja incidncia sobre a minha pessoa se realiza por meio de uma rede de relaes, que me envolve maneira de uma segunda pele. E mesmo essa metfora no suficiente, porque esse envoltrio mais do que simplesmente externo: envolve-me, por assim dizer, por dentro, j que se trata de relaes e de representaes interiorizadas, que fornecem parmetros para nomear aspectos de mim que no se originaram em mim. A insero tnica, religiosa, poltica, econmica, etc., impe-se ao indivduo de modo irrefutvel, muito embora lhe seja facultado, em certas sociedades (como a nossa), operar cortes e inverses naquelas dimenses em que sua educao o situou. E isso nos permite ver que a identidade tambm deve ser predicado do grupo social ou cultural, desfazendo assim a posio formal entre indivduo e sociedade. Uma representao de si mesmo enquanto grupo indispensvel para que o grupo possa inculcar em seus novos membros um aspecto da identidade destes ltimos (a identidade cultural) que, por sua vez, ir reproduzir a identidade do prprio grupo, que no deixa de ser a segunda pele da qual venho falando. Deve-se acrescentar a isso a dimenso das opes relativamente aleatrias efetuadas pelo indivduo no leque dos subgrupos a que pode escolher ou no pertencer (associaes, partidos, sindicatos, clubes, etc.).
Este termo pele e segunda so utilizados como um recurso de metfora para sinalizar um envolvimento que demarca e diferencia o meu corpo de outros. Isso, tanto em nvel fisiolgico quanto psquico. No se trata de um conceito de um autor, mas a forma como eu percebo essa diferenciao.
1

71
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

A identidade surge assim como ponto de interseco entre determinaes heterogneas, algumas obrigatoriamente impostas ao indivduo, outras selecionadas por ele segundo critrios admitidos pela sociedade a que pertence, outras ainda vinculadas a seu sentimento de continuidade subjetiva ou sua conscincia de ser limitado e diferenciado por um corpo prprio. fcil dar-se conta de que estamos diante de algo complexo, constitudo pela imbricao de fatores heterogneos e por distintas ordens de realidade: nada menos conflitante do que o campo da identidade. A pergunta que cabe agora no quem sou eu, mas afinal, o que o eu? As reflexes at aqui elaboradas permitem dizer que o eu um magma sempre instvel de elementos excntricos e extravagantes: no apenas os modelos de identificao podem ser incompatveis entre si, mas sobretudo sua cristalizao no sujeito organiza instncias que vivem em conflito permanente. Ento h uma fundamental distncia entre si e si mesmo, uma ciso irremedivel e interior constituio do sujeito, ou do eu. Sou o resultado de vrios outros com quem tento negociar e mediar, originados por exigncias contraditrias desses inquilinos que me habitam e me forjam como um ser extico2, um ser descentrado. Descentramento, eis o nosso prximo conceito, e para desenvolv-lo vou pedir ajuda psicanlise, a Freud, que to bem o estruturou e dessa forma contribuiu para o conhecimento do sujeito contemporneo. Em Uma dificuldade da psicanlise, ensaio publicado em 1917 na Hungria, Freud (1933)3 enuncia que a psicanlise produziria resistncias nos sujeitos que seriam de ordem estrutural, e no contingente. Assim, no seriam dimenses de ordens conjuntural e histrica, referentes juventude do saber psicanaltico e s suas aluses ao sexual, que seriam as responsveis pelas reaes a ela; mas as razes fundadas na pretenso do eu e da conscincia de dominarem inteiramente o universo psquico do indivduo. Isto porque a psicanlise implicaria uma ferida narcsica para a humanidade,
O termo extico quer dizer estrangeiro, que no indgena, malfeito, desajeitado, da podermos afirmar que ele, o sujeito, descentrado de si mesmo e que este descentramento a sua principal caracterstica; no cometo transgresses, eu sou a prpria transgresso como constituio. 3 Todos os trs textos citados, de Freud, esto no livro Essais des Psychanalyse, que foi impresso em 1933 na Frana. Apesar de terem sido produzidos em pocas diferentes, eles trazem informaes importantes para a sustentao epistemolgica da minha proposta. Verificar detalhes na Bibliografia.
2

72
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

devido ao descentramento do psiquismo da conscincia e do eu para o registro do inconsciente, que vamos detalhar e explicar claramente, logo a seguir. A leitura desse ensaio crucial para esta problemtica em pauta, por diversas razes. Primeiro porque um ensaio relativamente tardio da obra freudiana, onde se condensam diversos sentidos da palavra descentralizao. Depois porque essa questo na psicanlise foi inscrita por Freud na esteira de outras descentralizaes importantes na histria do Ocidente. Com efeito, se com Coprnico a terra foi deslocada do centro do cosmos e inserida na periferia dos planetas que giram ao redor do sol, com Darwin o homem perde o seu lugar privilegiado na ordem da natureza e se inscreve nesta como uma espcie derivada de outras espcies na evoluo biolgica. Assim, a primeira ferida seria a descentralizao provocada por Coprnico, a segunda por Darwin.4 Sendo assim, a psicanlise representaria a terceira grande ferida narcsica da humanidade. Essa proposio se torna uma ferida na medida em que retira do eu (ego) o suposto domnio sobre as suas operaes intelectuais e sobre as suas aes. Para Freud, a psicanlise teria retirado a ltima ancoragem da pretenso humana, o ltimo reduto da superioridade do homem, ao enunciar que a conscincia no soberana no psiquismo do indivduo e que o eu no autnomo no funcionamento em relao aos outros que o constituem tambm. Vale dizer, o ser do psquico se desloca da conscincia e do eu para os registros do inconsciente e da pulso que passam tambm a regular o ser do psquico. Esse deslocamento implica em trs movimentos diferentes, se considerarmos diferentes suportes para a funo sujeito: Deslocamento da conscincia para o inconsciente; Deslocamento do eu para o outro; Deslocamento da conscincia, do eu e do inconsciente para as pulses.

Uma funo essencial do sentimento de identidade aparece agora com clareza: ele a sensao de continuidade e permanncia da mesma pessoa atravs das diferentes

Tanto Coprnico quanto Darwin esto servindo de modelo de deslocamento do homem como centro do mundo para uma situao de coadjuvante do processo da vida. No temos a inteno de desenvolver a proposta desses autores, da no constarem na bibliografia.

73
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

manifestaes da vida psquica, no interior de um corpo bem delimitado pelo revestimento cutneo e de uma psique relativamente protegida pelo equivalente de uma pele mental. Essa sensao de continuidade funciona como uma defesa contra a angstia frente ao conflito entre o ego e suas instncias ideais, o qual tem como fonte a necessidade de satisfazer, em alguma medida, os desejos inconscientes repudiados pelo superego, isto , as normas da cultura quais sejam: devo me manter controlado, em harmonia entre um eu interno e o outro eu que todos querem que eu seja. E alto o preo a pagar pela renncia onipotncia e pela ruptura do casulo narcsico5 que envolvia o beb num vnculo imediato e exclusivo com a sua me perfeita: a sombra da finitude e o aguilho do desejo acompanharo dali por diante a criana e o adulto em que ela se transformar. Mas esse sacrifcio indispensvel traz alguma compensao: a nica via de acesso a algo que, por pobre que seja a opinio que dele tenhamos, constitui nosso bem nico e por isso mesmo precioso: a condio humana. Esse registro inaugural da descentralizao do sujeito em psicanlise foi retomado no discurso filosfico em diferentes leituras tericas. Porm, em todas essas leituras, Freud foi colocado ao lado de Marx e Nietzsche no campo da crtica da filosofia do sujeito e promotor do seu deslocamento. Como a proposta deste texto trabalhar a via de uma intercesso de disciplinas, escolhi a filosofia de Nietzsche para consolidar essa proposta e, com ele, finalizar minha reflexo.

Nesse contexto estou me referindo ao narcisismo do beb, mas boa parte de pessoas que nos rodeiam permanecem mesmo em fase adulta nesse narcisismo primrio. O prioritrio para eles o seu princpio de prazer e a onipotncia do seu desejo prevalece acima de qualquer princpio de realidade. So pessoas que tm um comportamento sedutor na sociedade, mas so profundamente nefastas no plano existencial porque so primrias e talvez porque no tenham atingido ainda a condio humana. No se deve confundir com o narcisismo necessrio para aquele que produz arte: este se interioriza e canaliza toda a sua libido para sua obra tentando enfrentar a angstia face a possibilidade de esfacelamento do seu ego e da uma ciso ou um surto psictico. O artista no senhor de seu desejo, na medida em que ele no tem opes.

74
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

A crtica que ele faz ideia de sujeito e de identidade aponta para uma ontologia da diferena e, como conseqncia, para um novo desafio de exercitar uma crtica permanente em relao aos valores dominantes. Para empreender essa tarefa, Nietzsche nos convida a ir em busca da origem desses valores e a investigar quais os compromissos que eles assumem com um estilo de vida ativa ou com uma posio reativa diante dela e dos valores que nos so impostos como verdadeiros. verdadeiramente uma arte poder viver de forma ativa, necessrio vencer o niilismo, isto , pressupe o fim do ressentimento, da culpa e da m conscincia. necessrio estar aberto ao outro enquanto diferena e ao carter diferencial da realidade e afirmar a pluralidade e a idiossincrasia que compem a vida. Trata-se aqui da compreenso trgica da vida que exige muito de ns e nos devolve pouco. Nessa relao de qualidade/preo, ns sempre samos perdendo, da s nos resta o amor fati (amor ao destino), isto , aceitar tanto o positivo quanto o negativo da existncia. A compreenso trgica da vida nos convida ainda a um outro desafio tico na medida em que prope o fim de todo fundamento fixo. precisamente na afirmao de um fundamento absoluto que a vitalidade do viver se perde. Essa compreenso afirma tambm a necessidade de trazer o outro enquanto estranho, diferente, mas que anuncia uma possvel expanso de algo novo; esse outro que se faz presente atravs do rosto, como diz Lvinas (1979). Cada rosto anuncia a presena de uma realidade nica. Para Nietzsche, esse outro, enquanto estranho e indecifrvel, j est em ns mesmos presente como sinal de todo o estranhamento, anunciando um desdobramento de mim em outros possveis j mostrados anteriormente descentralizao das instncias psquicas. E quem no teme isto? Mas quem pode ao mesmo tempo no se deixar seduzir por esse mistrio? Penso que o nosso maior desafio hoje o de procurar a harmonia entre Apolo e Dionsio sem dissolver a tenso que parece necessrio existir. Temos a necessidade de ambos, no esquecendo que aquilo que venenoso e mortal, s vezes, tambm cura e traz nova vitalidade. necessrio admitir, como queria Nietzsche, que somos vrios em um, e que essa multiplicidade que me compem tem que ser levada em considerao e respeitada. Lembro-me da histria que contava um amigo meu (psicanalista e judeu),
75
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

que ilustra muito bem a antinomia primordial entre impulso do bem e impulso do mal, que me revela como Ser, e diz assim:
Est escrito no Talmud6 que os sbios judeus na antiga Babilnia um dia reuniram-se e decidiram que, se era possvel aprisionar o Impulso do Mal e impedi-lo de funcionar, eles o fariam. Usaram todos os poderes dos cus e da terra por eles conhecidos e, por fim, agarraramno. Trancaram-no num armrio ( assim que a histria contada...) e foram embora para casa, felizes da vida. No dia seguinte confirmaram as suas expectativas: ningum brigou, no houve crimes, nenhum pecado havia sido cometido. Mas, antes da noite chegar, comearam a surgir notcias inquietantes: nenhuma galinha ps ovos, os namorados no se aproximaram um do outro, ningum pegou nas ferramentas, e nenhum tijolo fora acrescentado s construes. Os sbios reuniram-se de novo, deliberaram, e decidiram libertar o impulso do Mal.

Fora as estratgias tericas que podemos usar para caminhar na questo da alteridade contempornea, h os difceis acertos que temos que fazer para vivenciar esse eu, to complicado que s vezes se duvida mesmo que ele exista. Apesar disso, para mim, h uma sada bem definida por Clarisse Lispector que traduz a limpidez da existncia do eu a partir da certeza da existncia do outro. Ela resume todos os conceitos tericos aqui analisados e, com esta frase, fecho este texto e abro a perspectiva da poesia, que seria uma outra via de descentralizao do eu, mas que ficar para uma outra vez, ou um outro texto:
Existir to completamente fora do comum que, se a conscincia de existir demorasse mais de alguns segundos, ns enlouqueceramos. A soluo para esse absurdo que se chama eu existo, a soluo amar um outro ser que, este, ns compreendemos que exista. (CLARICE LINSPECTOR, 1998, p. 151)

Esse conto no uma citao, estou contando de novo a histria, da no estar entre aspas. No entanto sei que essas parbolas so encontradas no livro da Cabala.Vale a pena uma incurso nesse livro.

76
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: CLARICE LINSPECTOR. Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. CORMAN, L. Nietzsche: psychologue des profondeurs, Paris: P.U.F., 1982. FOUCAULT, M.Nietzsche, Freud, Marx, Paris: Gallimard, 1967. FREUD, S.Une difficult de la psychanalyse. IIN: Essais de Psychanalyse Applique. Paris: Gallimard, 1933. FREUD, S. Le moi et le a. IN: Essais de Psychanalyse Applique. Paris: Gallimard, 1933. FREUD, S. Pour introduire le narcissisme. IN : Essais de Psychanalyse, Applique., Paris: Gallimard, 1933. LAPLANCHE ET PONTALIS. Vocabulaire de la Psychanalyse. Paris: P.U.F., 1967. LEVINAS, E. Le Temps et lAutre, Paris: Fata Morgana, 1979. MERLEAU-PONTY, M. Phnomenologie de la perception. Paris : Galimard, 1945. NIETZSCHE, F. Alm do Bem e do Mal, So Paulo: Companhia das Letras, 1992. NIETZSCHE, F. Ecce Homo: como algum se torna o que , So Paulo: Max Limonad, 1985. NIETZSCHE, F. O livro do Filsofo. So Paulo: Moraes, 1987. NIETZSCHE, F. Humain, trop humain. Paris: Gallimard, 1971.

77
PROMETEUS - Ano 5 - Nmero 9 Janeiro-Junho/2012 - ISSN: 1807-3042 - E-ISSN: 2176-5960

You might also like