You are on page 1of 24

A MATEMTICA NA ESCOLA

Refletindo sobre as prticas

ENCONTROS INICIAIS COM A MATEMTICA


- Revendo nossa TEORIA

O que fazer Matemtica?


Expor ideias prprias. Escutar as ideias dos outros. Formular e comunicar procedimentos de resoluo de problemas. Confrontar, argumentar e validar seu ponto de vista. Antecipar resultados. Aceitar erros. Buscar dados que faltam para resolver problemas. (vdeo)

Com isso, a criana...


Toma decises. Torna-se produtora de conhecimento e no executora de instrues.

Ensino da Matemtica = formao de cidados, capazes de pensar por conta prpria.

Matemtica uma forma de...


pensar sobre as coisas; organizar as experincias.
a ordem

Busca

o estabelecimento de padres raciocnio soluo de problemas

Requer

Crianas pequenas tambm fazem Matemtica?


Elas precisam adquirir dois tipos de conhecimentos: CONCEITUAL

conceitos

compreenso matemtica
PROCEDIMENTAL

conhecimento dos processos matemticos ( como aplicar o conhecimento conceitual)


* vdeo

As crianas, quando entram na escola, trazem: * experincias e conhecimentos sobre a linguagem falada e o mundo fsico; * ampla experincia em Matemtica, pois vivem num mundo de quantidades. Pesquisas sobre Educao em Matemtica na 1 Infncia Teoria do Processamento de Informaes: concentra-se na memria e limites da criana e em como a familiaridade com a informao afeta o desempenho. Deve-se focalizar a contagem e numerais para lidar com processos de ordem superior. Teoria Construtivista: crianas construtoras ou inventoras, constroem o conhecimento matemtico na interao com o ambiente fsico e social e ao pensarem sobre esta interao. Resolvem problemas e compreendem os processos que usam e por que os usam. Criam esquemas da ordem matemtica que descobrem.

Contribuies de Piaget
Idia de que as crianas devem agir sobre seu ambiente por meio de abordagens que privilegiem as experincias prticas, os quais elas devem manipular materiais concretos de forma paralelas s operaes mentais e de que elas devem aprender a solucionar problemas matemticos.

* Sensrio-motor(at 2 anos): coordenao de movimentos fsicos, desenvolvimento de esquemas baseados em informaes sensoriais e movimentos corporais. * Pr-operatrio(2 a 7 anos): o pensamento intuitivo no sistemtico ou sustentado. Habilidade para representar a ao mediante o pensamento e a linguagem pr-lgica. * Operatrio concreto(7 a 11 anos): pensamento lgico, mas limitado realidade fsica, requer objetos fsicos ou eventos concretos.

ENCONTROS INICIAIS COM A MATEMTICA


- Repensando nossa PRTICA -

Aprender Matemtica hoje ...


construir o significado dos conhecimentos atravs de situaes que faam sentido para as crianas. Partir do que sabem para chegar , significativamente, ao que ainda no sabem. Ento, as atividades devem... * criar oportunidades para aplicarem sua capacidade de raciocnio e justificarem seus prprios pensamentos; * ser relacionadas com as demais reas do conhecimento. Organizadas para abordar vrios aspectos; * ser realizadas mais de uma vez, sempre retomando e aprofundando conceitos.

Vamos brincar de aprender ou vamos aprender brincando?

Enquanto brinca, o aluno amplia sua capacidade corporal, sua conscincia do outro, a percepo de si mesmo como um ser social. A percepo do espao que o cerca e de como explor-lo. (Smole, 2000)

A importncia do ldico no ensino e aprendizagem da Matemtica


Quando brinca, a criana tem que resolver muitos conflitos. A brincadeira ajuda a criana a conhecer-se e a relacionar-se.

Alguns autores destacam a importncia das atividades corporais:


Wallon considera que o pensamento da criana se constitui em paralelo organizao de seu esquema corporal e, na criana pequena, o pensamento somente existe na interao de suas aes fsicas com o ambiente.

Piaget expressou uma anlise da questo entre corpo e aprendizagem e estudou amplamente as interrelaes entre motricidade e a percepo.

Na Matemtica, no h lugar para um aluno sem corpo.

Os jogos possibilitam que a ao fsica ocorra juntamente com a ao intelectual.


Vygotsky acredita ser o jogo crucial para o desenvolvimento cognitivo, pois o processo de criar situaes imaginrias leva ao desenvolvimento do pensamento abstrato. Isso acontece porque novos relacionamentos so criados nos jogos entre significados e objetos e aes.

Os jogos...
auxiliam o desenvolvimento infantil, a construo e potencializao de conhecimentos; tm carter coletivo, permitindo que o grupo se estruture, que as crianas estabeleam relaes de trocas, aprendam a observar regras, esperar sua vez e se conscientizem de que podem ganhar ou perder;

criam situaes-problema, assim, as crianas desenvolvem suas capacidades de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipteses, deduzir, refletir e argumentar; so prazerosos e ldicos.

Os jogos (e/ou brincadeiras) propostos devem ser planejados e precisamos ter clareza nos objetivos que queremos alcanar.

Kamii nos d uma sugesto para avaliar se um jogo interessante e desafiador: 1) Quais os contedos necessrios para compreender-se a essncia deste jogo? 2) Quais os conhecimentos prvios dos meus alunos em relao a estes contedos? 3) O que j sabem est prximo do que precisam saber para disputar o jogo plenamente? 4) Ser o jogo suficientemente interessante e difcil para desafi-los? 5) Quais jogos os meus alunos j sabem? 6) O novo jogo tem algo parecido com os jogos que j conhecem para que possam estabelecer relaes?

O ponto importante que as crianas no devem aprender matemtica somente pelas atividades de repetio.
Experincias com coisas reais no ambiente, se usadas apropriadamente, podem evitar que as crianas sintam que a matemtica algo alheio as suas vidas. Muitas vezes, a forma como a matemtica ensinada, mais do que sua natureza, que cria dificuldades de aprendizagem.

O ensino da Matemtica deve ir alm dos exerccios de repetio, os materiais manipulados ajudam as crianas a entenderem conceitos e processos atravs da aplicao prtica e concreta das ideias que aprendem. Utilizando brincadeiras e jogos nas aulas de Matemtica vamos propor um ambiente de investigao e explorao de diferentes situaes-problema, um ambiente prazeroso e desafiador, um ambiente onde ocorra a interao entre os elementos dos grupos, valorizando a idia de cada um, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Mas na prtica...
Continuamos fazendo uso de conceitos prontos, folhas de exerccios com clculos soltos. Janet Stone (1987) considera que as folhas de exerccios so muito utilizadas, pois os professores as consideram mais convenientes do que os materiais manipulados porque... ajudam a mostrar servio; so instrumentos de manejo da turma, criando um ambiente silencioso, controlado e estruturado. Stone sugere que as folhas de exerccios sejam transformadas em folhas de brincadeiras, para serem usadas depois de atividades exploratrias que permitam a manipulao de materiais. Desta forma, elas passam a ser um instrumento para registras o trabalho que as crianas fazem com estes materiais.

Para refletir!
Independente de quantos materiais e suprimentos sejam oferecidos, ns, professores, continuamos sendo a chave para o sucesso do programa. Precisamos ter conhecimento dos contedos, mtodos e processos.

A partir do referencial de nosso conhecimento, estamos constantemente planejando atividades, avaliando progressos, diagnosticando dificuldades e oferecendo recursos adicionais de aprendizagem para algumas crianas, ao mesmo tempo em que procuramos atividades de enriquecimento para outras. Leny Mrech in Kishimoto: (...) um professor que no sabe e/ou no gosta de brincar dificilmente desenvolver a capacidade ldica de seus alunos. Ele parte do princpio que o brincar perda de tempo. (1996, p.122)

SOMOS NS, PROFESSORES, QUE FAZEMOS DA MATEMTICA UMA REA VITAL E SIGNIFICATIVA DE INVESTIGAO PARA AS CRIANAS.

You might also like