You are on page 1of 4

A criana que fui chora na estrada A criana que fui chora na estrada.

Deixei-a ali quando vim ser quem sou; Mas hoje, vendo que o que sou nada, Quero ir buscar quem fui onde ficou. Ah, como hei de encontr-lo? Quem errou A vinda tem a regresso errada. J no sei de onde vim nem onde estou. De o no saber, minha alma est parada. Se ao menos atingir neste lugar Um alto monte, de onde possa enfim O que esqueci, olhando-o, relembrar, Na ausncia, ao menos, saberei de mim, E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar Em mim um pouco de quando era assim. 22/09/1933, Fernando Pessoa

Anlise formal O poema um soneto, que tem uma estrutura fixa: composto por duas quadras e dois tercetos. Rima e esquema rimtico: 1 quadra: a, b, a, b (rima cruzada) 2 quadra: b, c, b, c (rima cruzada) 1 terceto: d, e, d (rima cruzada) 2 terceto: e, d, e (rima cruzada) Slabas mtricas: A/ cri/an/a /que/ fui/ cho/ra /na es/tra/da. Dei/xei-a a/li/ quan/do/ vim/ ser/ quem/ sou; Mas /ho/je/, vem/do/ que /o/ que/ sou/ / na/da, Que/ro/ir/ bus/car/quem/fui/on/de/fi/cou. Ah/co/mo hei/de en/com/tr/lo/Quem/er/rou A/vin/da/tem/a/reg/res/so er/ra/da.

J/no/sei/de on/de/vim/nem/on/de es/tou. De o/no/sa/ber/mi/nha/al/ma es/t/pa/ra/da. Recursos estilsticos: Interrogao retrica e Hiprbato.

Anlise temtica O tema principal do poema a busca da identidade, apesar de esta ser apoiada na infncia. Porm, ao contrrio do que habitual na poesia de FP, esta infncia surge como uma infncia dolorosa, um lugar de sofrimento, como nos mostra o primeiro verso do poema. Deixei-a ali quando vim ser quem sou - Aqui, o sujeito potico diz que abandonou a sua infncia e o sonhos/ambies que tinha para se tornar adulto. Mas hoje, vendo que o que sou nada/ Quero ir buscar o que fui onde ficou Nestes dois versos, o sujeito potico olha para o presente e apercebe-se de que nada, de que no sabe quem e, por essa razo, quer regressar infncia para encontrar a criana que foi. Apesar de essa infncia lhe ter provocado sofrimento, essa dor prefervel angstia existencial que ele sente no presente. Ah, como hei de encontr-lo? Quem errou A vinda tem a regresso errada. - aqui, o autor utiliza uma interrogao retrica para expressar e reafirmar o estado de inquietao e dvida do sujeito potico. Ele pergunta-se como que pode encontrar aquela parte de si. O que ele quer dizer com os dois versos seguintes que se ele, errou a vinda, portanto no fundo, a vida, se no a viveu devidamente, o regresso infncia tambm ser um erro e no ser a soluo para o seu problema, porque no ir resolver nada. J no sei de onde vim nem onde estou. De o no saber, minha alma est parada. O sujeito potico est perdido e no sabe quem e por essa crise de identidade, a sua alma est estagnada, ou seja, a sua vida est parada, suspensa porque ele no se consegue encontrar. Se ao menos atingir neste lugar Um alto monte, de onde possa enfim, O que esqueci, olhando-o, relembrar Eu estabeleci um paralelo com o terrao do poema Isto, que servia para avistar os seus sonhos e memrias. Aqui, muito semelhante: o monte serve como um ponto alto de onde o sujeito potico pode avistar e relembrar as suas memrias j esquecidas da infncia, e esta ideia ainda mais intensificada pela expresso se ao menos, que indica uma possibilidade, e pela utilizao do hiprbato. O autor quer destacar o verbo relembrar. Na ausncia, ao menos, saberei de mim, E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar Em mim um pouco de quando era assim. Portanto, mesmo na ausncia da identidade, ele ao recordar-se da criana que foi e poder encontra-la dentro de si, e assim, ficar a conhecer pelo menos uma

parte do que no presente. Este ao menos no significa o mesmo que o anterior, aqui tem um valor restritivo, no sentido em que falta de melhor, pelo menos Outros elementos que ao longo do texto mostram a dvida e confuso do sujeito potico so o verbo ser, com a oposio entre o presente/passado (fui, sou) e os pronomes que, quem e o advrbio quando. Resumindo: o sujeito lrico comea por dizer que abandonou a sua infncia para crescer e, ao olhar para o presente, percebe que no sabe quem e que est perdido e por isso, a sua vida est parada. Ento, tenta recordar a sua infncia na esperana de encontrar em si a criana que foi, que a rstia de identidade que ele tem e assim, em vez de ficar na total escurido, poder conhecer pelo menos um pouco daquilo que .

You might also like