You are on page 1of 16

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004

INFORMAO PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAO TECNOLGICA EM PEQUENAS EMPRESAS: uma anlise comparativa
Graa Maria Simes Luz - E-mail: gracaluz@tecpar.br Sonia Maria Marques de Oliveira - E-mail: soliveira@ecpar.br Rosngelis Visoni Azanha de Ornelas - E-mail: ornelas@tecpar.br Instituto de Tecnologia do Paran Tecpar - Instituto de Tecnologia do Paran - Tecpar Resumo: Empresas competitivas so aquelas que conhecem e utilizam informaes de uma variedade de fontes e a sua habilidade para inovar, certamente, influenciada por sua capacidade de absorver e combinar tais informaes. A identificao das fontes de idias e de informaes utilizadas no processo inovativo pode ser um indicador do processo de criao, disseminao e absoro de conhecimentos, uma vez que sua utilizao conduz melhoria de sua performance nos mercados internacionais. A proposta discutir o uso da informao nas empresas, para que elas possam se sustentar frente ao acirramento da competitividade internacional. O trabalho utiliza como metodologia, anlise de dados de pesquisas concludas, cujos resultados j esto publicados, visando realizar uma anlise comparativa entre necessidades de informao e fontes de informao utilizadas para a inovao, por empresas brasileiras e estrangeiras. So objetivos do trabalho: a) obter a confirmao de que o uso da informao insumo para a inovao e estratgia para a competitividade das empresas, b) identificar e comparar necessidades de informao de pequenas empresas estrangeiras e brasileiras; c) identificar e comparar fontes de informao para inovao utilizadas por empresas estrangeiras e brasileiras; d) analisar as dificuldades que inibem a difuso da informao para as empresas. Alguns estudos revelam que o setor produtivo nacional ainda carente de informaes e que desconhece os meios disponveis para manter-se informado. Este trabalho, em princpio, permite concluir que as pequenas empresas esto menos propensos inovao por falta de mecanismos adequados para coleta e uso da informao. Esta constatao provoca a sugesto de aes que promovam o desenvolvimento de uma cultura inovadora nas PMEs brasileiras. Palavras-Chave: Informao tecnolgica, Fontes de informao tecnolgica, Necessidades de informao tecnolgica, Informao para a Inovao, Pequenas empresas,

Introduo
As ltimas dcadas foram marcadas por transformaes que alteraram o panorama mundial. O desenvolvimento tecnolgico tem tornado o mundo cada vez menor, facilitando e multiplicando as relaes de intercmbio econmico, poltico, social e cultural. Na rea econmica, estas relaes tem sido determinantes no acirramento da competitividade internacional e evidenciam a complexidade de conhecimentos demandados e necessrios para que um pas possa se sustentar. XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Assim como Villaschi (2002), entende-se que competitividade a capacidade da empresa formular e implementar estratgias concorrenciais, que lhe permitam ampliar ou conservar de forma duradoura, uma posio sustentvel de mercado globalizado de bens e servios, especialmente naqueles intensivos em conhecimento e em aprendizado. Para sobreviver frente a essa concorrncia, as naes tem se reunido em blocos econmicos buscando a cooperao mtua em suas relaes comerciais, e assim determinando as regras de uma economia mundial globalizada. Nos ltimos anos as empresas brasileiras tm percebido e sofrido as conseqncias do processo de globalizao, o qual tem tornado evidente que a qualidade dos produtos e servios, a produtividade e a capacidade para a inovao so fatores essenciais para a competitividade. No caso das micros e pequenas empresas esta situao mais grave em funo de suas peculiaridades, como lembram Brito & Cndido (2003) Para qualquer tipo de negcio, a questo mais importante como sobreviver e crescer em um mundo competitivo. Inovao um dos elementos essenciais competitividade. Neste sentido, diante da constatao de que informao uma necessidade bsica para o crescimento e desenvolvimento das pequenas empresas, realizou-se um estudo comparativo buscando identificar padres comuns no acesso informao, j que atividades baseadas no acesso, tratamento, anlise e uso da informao, como monitoramento ou vigilncia tecnolgica, so fundamentais no processo de inovao.

1. Competitividade e Inovao
"De acordo com estudos recentes, as empresas ocupam um papel central nos sistemas de inovao das economias industrializadas. So elas que transformam o conhecimento cientfico-tecnolgico em inovaes de produtos e processos, como forma de promover e sustentar sua competitividade no mercado". (FAPESP, 2001) Os esforos de atualizao tecnolgica das MPEs, por sua vez, so condicionados pelas caractersticas da atividade inovadora destas empresas. A capacidade inovadora das MPEs depende de vrios fatores, relacionados organizao do setor e ao sistema de inovaes no qual elas se encontram. Como observado por Rothwell e Dodgson (apud La Rovere, 2001), as MPEs, tanto quanto as grandes empresas, tm vantagens para gerar e adotar inovaes. Enquanto as grandes empresas tm vantagens materiais para gerar e adotar inovaes, devido a sua maior capacidade de P&D, as pequenas e mdias empresas tm vantagens comportamentais relacionadas sua maior flexibilidade e capacidade de adaptao mudanas no mercado. Normalmente as empresas menores tm atividades diversificadas e estruturas flexveis que favorecem respostas rpidas demandadas pelo mercado. Alm disso, estas empresas podem operar em nichos que apresentam uma alta taxa de inovao, assim como o ambiente das empresas pequenas induz maior motivao dos empregados para inovar em benefcio da produtividade e da competitividade dessas empresas (Julien 1993, OECD, 1995 apud. La Rovere, 2001). Entretanto, as pequenas empresas no tm necessariamente, um potencial inovador maior XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 do que as grandes, pois tm menor acesso informao tecnolgica e, portanto, podem ser menos propensas inovao (La Rovere , 2001). As MPEs podem no ter conscincia dos possveis ganhos de competitividade trazidos pelas inovaes. A maioria destas empresas gera ou adota inovaes apenas quando percebem claramente as oportunidades de negcio ligadas inovao ou ento porque esto sob presso de clientes ou fornecedores. Isto ocorre devido s especificidades do processo de aprendizado tecnolgico das MPEs, onde a busca e seleo de informaes so afetadas por limitaes de tempo e de recursos humanos. Por causa disso, nem sempre estas empresas adotam ou desenvolvem inovaes, o que limita a obteno de ganhos de competitividade. (La Rovere , 2001).

2. Inovao e Informao
A adaptao a um mercado sem fronteiras, onde requisitos bsicos como capacidade de inovao, flexibilidade, rapidez, qualidade e produtividade evidenciam o quanto precisamos caminhar, e como so cada vez mais estratgicos os papis que exercem o conhecimento e a informao. A informao , sem dvida, um dos recursos bsicos para o desenvolvimento em qualquer campo do conhecimento humano, e o seu reconhecimento e valorizao como um produto de alto valor econmico e comercial permite, segundo alguns estudiosos, a diviso do mundo entre pases que so capazes de coletar, tratar e analisar informaes de forma eficiente, e pases dependentes e consumidores destes primeiros. De natureza tcnica, cientfica, econmica, mercadolgica e gerencial, a informao insumo bsico que contribui para o desenvolvimento das naes, d suporte aos tomadores de deciso e possibilita a transferncia dos estoques de conhecimento acumulados entre os pases geradores e detentores de tecnologias, e aqueles que buscam o seu desenvolvimento e a sua insero no mercado mundial. Porm, em um modelo econmico globalizado em que barreiras alfandegrias ou tarifrias esto sendo aceleradamente quebradas, barreiras tcnicas so criadas, exigindo que as empresas cumpram requisitos tcnicos e tecnolgicos em relao qualidade de seus produtos e servios, meio ambiente e, segurana e sade no trabalho. Este fato faz com que o uso da informao por parte das empresas torne-se um elemento indispensvel, pois a mesma subsdio para a tomada de decises, quer a longo ou em curto prazo, e permite a previso de tendncias relacionadas definio de objetivos e metas, mercado, pesquisa e desenvolvimento e possveis inovaes. Diante de um cenrio de incertezas e de mudanas aceleradas, como este gerado pelos processos de globalizao, a incerteza no deve ser tratada pelas empresas como um dado, mas sim como um grau de ignorncia que pode ser reduzido pela produo e aquisio de informao (STIGLER citado por PALOP, 1994). XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Assim, a informao transformada em conhecimento, se constitui em um elemento indispensvel em qualquer tipo de soluo tecnolgica requerida pelas empresas e, o no acesso totalidade dos elementos que compreendem esse conhecimento (aplicabilidade, obsolescncia, mercado, etc.), implica em um inegvel risco para a sua assimilao. Um risco que pode causar falhas no alcance dos objetivos da melhoria da competitividade. (PALOP, 1994). A informao organizada de forma inteligente que facilite sua transferncia e assimilao , para as empresas, um instrumento que acelera o processo de aproximao a uma situao mais competitiva, otimizando ao mximo a qualidade das decises estratgicas. Neste ambiente globalizado e competitivo a aptido para ler e interpretar adequadamente uma informao um requisito necessrio. Uma situao dizer que toda informao necessria para tomada de deciso est on-line, mas completamente outra, encontr-la. Empresas que desejam ser globalizadas precisam de informaes mais sofisticadas, reconhecer seu valor, ter capacidade para adquirir e usar esta informao. (Rosenberg, 2002).

3. Informao para Pequenas Empresas.


A definio convencional de alfabetizao para a informao a capacidade de saber quando a informao necessria, e ento, desenvolver a habilidade de identificar, localizar, avaliar, organizar e usar eficazmente essas informaes. Rosenberg (2002) discorrendo sobre estas aptides em pequenas empresas, faz as seguintes consideraes: A informao pode fazer com que o negcio cresa, mas nem sempre com a devida antecedncia, esta uma questo bvia; Pequenas empresas compartilham informao mais eficazmente do que organizaes maiores, este compartilhamento ocorre interna e externamente, atravs de canais formais ou informais; MPEs tem dificuldade para identificar quando e qual informao necessria, e ainda mais, para encontrar a informao desejada e us-la eficazmente; Pequenas e mdias empresas tipicamente no tm recursos para suportar um departamento que exera a funo de acessar, coletar, processar e distribuir informaes estratgicas. Assim a necessidade desta aptido nas MPEs , indiscutivelmente, mais elevado, do que em organizaes maiores; A necessidade de informaes de pequenas empresas sempre imediata ou urgente; e dificilmente elas tm tempo para explor-la ou planej-la; Pequenas empresas tm um uma clara necessidade de fontes de informao convencionais; O custo da tecnologia de informao tem dificultado sobremaneira o acesso informao pelas empresas menores; Muita informao valiosa ainda no est disponvel na Internet, desta forma que os servios de informao so um componente importante da sustentao do negcio que as empresas de pequeno porte necessitam para permanecerem competitivas; O principal conceito da alfabetizao para a informao est no conhecimento e entendimento das fontes de informao,

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 MPEs raramente tm, em sua equipe, um profissional da informao experiente e habilidoso que possa executar as atividades principais de coleta e tratamento da informao estratgica de interesse.

Apesar das dificuldades que as MPEs tm no acesso informao, a Fundao OKITA (1996), em estudo sobre o desenvolvimento de pequenas e mdias indstrias argentinas, demonstra que a informao tecnolgica est entre as necessidades de assistncia externa requeridas pelas PMEs, em ordem de importncia maior do que treinamento, desenvolvimento de produto e assistncia tcnica.(Tabela 1).
Tabela 1 - Tipo de assistncia externa desejada por uma amostra de PMEs da Argentina. Financiamento 62 % Desenvolvimento de processo 26 % Informao tecnolgica 23 % Treinamento 21 % Desenvolvimento de produto 15 % Assistncia tcnica 15 % Fonte: OKITA (1996)

CHUA (1999) faz uma comparao entre empresas de diferentes portes e indica que o tipo e a qualidade da informao que elas necessitam muda de acordo com a escala de operaes da empresa. As empresas que operam em um grande espao geogrfico, com uma ampla capacidade de produo ou de servio, ou operando vrios locais, podem necessitar de dados mais abrangentes, diferentemente de uma empresa baseada na economia local. Enquanto uma grande empresa tem a necessidade e a capacidade para interpretar uma ampla variedade de informaes, uma pequena empresa necessita que a informao seja processada para ser compreensvel e til. A relao entre o porte da empresa, o tipo de informao necessitada, o grau de processamento e a anlise desta informao mostrado na Figura 1. Este diagrama sugere que as exigncias quanto habilidade de um fornecedor de servio de informao, podem mudar dependendo de seus clientes.

Fig. 1 Necessidades de informao por tipo de empresa Tamanho da Processamento das necessidades de informao empresa e do nas empresas mercado Grande/No local No processada

Tipo de informao Ampla

Micro/Local Fonte: CHUA, 1999, p.11

Pr-processada

Especfica

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Tibar (2002) pesquisando sobre os fatores crticos de sucesso e a necessidade de informao da indstria da Estnia relaciona como fatores crticos: marketing, gesto da informao, gesto da qualidade, desenvolvimento de produto e inovao tecnolgica; e os tipos de informao necessrios para melhorar este fatores, quais sejam: MERCADO: concorrentes, fornecedores e cliente so informaes necessrias para explorar um ambiente de negcio e melhorar a competitividade da empresa. PRODUTOS E TECNOLOGIA: informao tecnolgica necessria para o desenvolvimento de produto, materiais e inovao da tecnologia industrial. Especialistas necessitam de informao sobre tecnologia para processamento de materiais. Informao em patentes necessrio no desenvolvimento de produtos e para a inovao tecnolgica. Na implementao de um determinado processo tecnolgico necessrio informaes sobre mquinas, equipamentos, ferramentas, sua qualidade, capacidade de produo e preo. FINANAS: dados financeiros internos de uma empresa e informao sobre possibilidades de investimentos so necessrias para uma organizao de marketing e desenvolvimento de produto, modernizao de tecnologia e equipamentos, eficcia no processo produtivo, treinamento de pessoal e desenvolvimento de um sistema de informao, tanto quanto, obteno de informao e fontes de informao. Informao necessria sobre a situao financeira da empresa: compras, salrios, anlise da produo e possibilidades de investimento. LEGISLAO E REGULAMENTOS: a fim de se manter presente ou entrar em um novo mercado, preciso informar-se sobre a legislao do mercado alvo. Em uma empresa de manufatura o processo produtivo e de desenvolvimento de um produto necessita de informao sobre diretivas, normas e padres, tanto quanto de regulamentaes tcnicas de um dado mercado para onde se pretender enviar o produto. TENDNCIAS POLTICAS E ECONMICAS: Informaes sobre poltica externa e o ambiente econmico so necessrias para tomada de deciso. Mudanas polticas e econmicas podem indicar mudanas sobre o mercado e a sua legislao. Esta informao necessria para de manter ou expandir em determinado mercado. Uma empresa no pode influenciar nos fatores do macroambiente, mas ela pode examinar estas mudanas e fazer uso do que diz este ambiente.

Na verdade, todo este conjunto de informaes permite o acompanhamento das estratgias da empresa e o seu adequado monitoramento, mediante a sistematizao da coleta, tratamento e anlise de dados, o que possibilitar aos seus dirigentes tomar as decises mais corretas para coloc-la frente de seus concorrentes.

5. Fontes de Informao para Inovao em Pequenas Empresas


No complexo processo de inovao o acesso a uma fonte de informao especfica um elemento chave no desenvolvimento tecnolgico, "na medida em que facilita o fluxo de informaes e promove o aprendizado e a difuso de novas tecnologias" (IBGE, 2000). XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Esta afirmao reforada por JULIEN (1995), visto que a penetrao da inovao e de novas tecnologias requer informaes externas. Estas informaes so facilitadoras para o desenvolvimento de novas idias, que podem criar uma diferenciao no mercado ou aumentar o conhecimento sobre o estado da tecnologia disponvel e o nvel de disseminao entre os principais concorrentes. nfase considervel tem sido colocada sobre a aprendizagem e a inovao, como uma importante caracterstica da economia baseada no conhecimento. Aprendizagem tem sido vista como uma atividade de rotina nas atividades da produo, marketing e consumo. Conseqentemente, a maioria das empresas tem um amplo leque de fontes potenciais de informao tcnica para desenvolver suas atividades da inovao, seja de natureza interna ou externa, confidencial ou pblica (CIS2, 2000). De acordo com a FAPESP (2001), "indicadores das fontes de informao utilizadas pelas empresas constituem instrumentos valiosos para revelar as relaes entre elas e as demais instituies que compem o sistema de inovao. Contribuem para identificar a estratgia tecnolgica das empresas e verificar como esta se insere na sua estratgia mais geral. Alm disso, tais indicadores ajudam tambm a entender a variedade e complexidade dos insumos que se combinam no processo de inovao tecnolgica". Conforme se apresenta na Tabela 2, este estudo buscou comparar os dados obtidos na pesquisa nacional sobre inovao - PINTEC, realizada no Brasil pelo IBGE (2000) e a pesquisa CIS2, realizada na Europa pela Comunidade Europia (1996-1997). Considerando a variao das metodologias de amostra utilizada em cada uma destas pesquisas, optou-se por apresentar os dados em ranking, ou seja, na ordem ou posio de importncia que cada item ocupa na questo sendo considerado o nmero 1 (um) para o item considerado mais relevante. Desta forma a relevncia inversamente proporcional ao valor numrico atribudo a cada item. As duas pesquisas identificam duas principais fontes de informao para inovao: Os dados internos da empresa so a principal fonte, e a mais importante. Clientes ou consumidores ocupam o segundo lugar neste ranking, considerados dados externos, "sugerindo que elas partem de sua prpria experincia e dos conhecimentos obtidos a partir de suas relaes comerciais" (IBGE, 2000). Um segundo grupos de informaes relevantes compreende concorrentes, fornecedores, feiras e exposies, consideradas fontes externas complementares e significativas de mercado que representam, bem como um componente importante da difuso das fontes da informao para a inovao. desenvolvendo sua capacidade interna de acordo com o mercado, que uma empresa refora sua capacidade da inovao. Observe-se que empresas ativamente inovadoras pouco utilizam instituies educacionais, governo, institutos privados ou patentes como fonte de informao para inovao. Essa observao refora o peso dos fornecedores de mquinas e equipamento para a inovao de processo em pequenas empresas. XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 O exame das fontes de informao para inovao refora esse ponto de vista. reas da prpria empresa, fornecedores, feiras e exposies, clientes e consumidores aparecem como as indicaes mais relevantes. Atividades de P&D, universidades e empresas do prprio grupo so fornecedores marginais de informaes. A inovao pode ser um dos esforos da prpria empresa, mas tambm o resultado da demanda de mercado. Em outras palavras para alguns, produtos novos so manifestaes do potencial tecnolgico, para outros constituem uma resposta s oportunidades do mercado ou uma combinao dos dois. A lista de fontes de informao utilizadas por empresas inovadoras incluiu fontes internas e externas as empresas, sendo: - Fontes internas: outras reas da empresa ou outra empresa do grupo; - Fontes externas: concorrentes, clientes, empresas de consultoria, fornecedores de mquinas, equipamentos e matria-prima, informaes pblicas disponveis (patentes, feiras e exposies, revistas, conferncias), universidades, institutos de pesquisa e tecnologia, governamentais e privados. Constatou-se neste estudo que, mesmo havendo alternncia de posicionamento no ranking, pequenas e mdias empresas inovadoras, europias ou brasileiras, utilizam as mesmas fontes de informao, ou seja: a informao disponvel internamente a fonte dominante, seguida de clientes ou consumidores, fornecedores, feiras, exposies e concorrentes.
Tabela 2 - Ranking das fontes de informao mais utilizadas pelas pequenas empresas inovadoras , de acordo com as pesquisas PINTEC* e CIS2**. Pequena Mdia Grande FONTES DE INFORMAO Brasil Europa Brasil Europa Brasil Europa Outras reas da empresa 1 1 1 1 1 1 Clientes ou consumidores 2 2 4 2 3 2 Fornecedores 3 5 2 5 2 5 Feiras e exposies 4 3 3 4 4 6 Concorrentes 5 6 5 6 6 4 Conferncias, encontros e publicaes 6 7 6 7 9 7 especializadas Redes de informaes informatizadas 7 9 7 8 8 10 Centros de capacitao profissional e assistncia 8 ----12 -----14 -----tcnica P & D da empresa 9 -----8 -----5 -----Instituies de testes, ensaios e certificaes 10 -----10 ------10 -----Universidades e institutos de pesquisa 11 -----13 -----12 -----Empresas de consultoria e consultores 12 ----11 11 -----Outra empresa do grupo 13 4 9 3 7 3 Licenas, patentes e know how 14 9 14 9 13 9 Nota: * IBGE. Pesquisa Industrial: Inovao Tecnolgica (PINTEC), 2000. ** Statistics on innovation in Europe (CIS 2): 1996-1997

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Reed, Walsh & Grice (2002a) pesquisando sobre a aquisio de informao para inovao tecnolgica em pequenas indstrias da Inglaterra identificaram que a principal necessidade de informao refere-se ao mercado consumidor. Em ordem de prioridade, informao sobre tecnologia foi a segunda necessidade mais indicada, seguida da informao sobre concorrentes e legislao. Estas empresas tm conscincia de que obter informao parte do processo estratgico da tecnologia e reconhecem que tm necessidade de informaes relativas a: materiais, tecnologia, mercado, fornecedores, concorrentes/ competidores, patentes, normas, legislao, ensaios e anlises. Diante da constatao de que informao uma necessidade bsica para o crescimento e desenvolvimento das pequenas empresas e fator essencial para que a inovao tecnolgica ocorra, buscou-se comparar outros estudos que analisam a necessidade de informao de micro e pequenas empresas, existentes no Brasil e no exterior. Esta anlise visou construo de um quando comparativo sobre as necessidades de informao de pequenas empresas, por meio do qual se pudesse avaliar se as fontes de informao diferem quando no so consideradas as questes relacionadas inovao tecnolgica. Os estudos analisados foram: Pesquisa de Demanda por Informao Tecnolgica do Setor Produtivo, realizada em 1989, realizada pela ABIMAQ - Sindimac; Demanda por Informao Tecnolgica pelo Setor Produtivo, foi realizada em 1996 pela CNI, atravs do DAMPI Departamento de Assistncia Mdia e Pequena Indstria e pelo SENAI, atravs do CIET Centro Internacional para a Educao, Trabalho e Transferncia de Tecnologia; Estudo da Oferta e da Demanda Nacional por Servios Tecnolgicos, realizada em 2001 pelo Tecpar - Instituto de Tecnologia do Paran e CNI - Confederao Nacional da Indstria, Relatrio tcnico da Pesquisa da Demanda Nacional por Servios Tecnolgicos, realizada em 2003 pela CNI - Confederao Nacional da Indstria; Small Business Information Needs Assessment Survey realizado no Canad em 2001 pela Compass. Diante dos dados disponveis nos estudos mencionados, foram analisados quatro fatores: instituies consultadas na busca de informao, tipo de informao mais utilizada, fontes de informao acessadas e dificuldades na obteno de informao. A Tabela 3 apresenta o ranking das instituies onde as pequenas empresas recorrem para suprir suas necessidades de informao. Indstrias do ramo e as associaes ou entidades de classe so as principais instituies procuradas por pequenas empresas brasileiras ou canadenses. Para pequenas empresas brasileiras ou canadenses, os institutos de tecnologia, P&D e universidades continuam a ser instituies menos consultadas, indicando o distanciamento existente entre o meio acadmico e o setor industrial, demonstrando que esta no uma caracterstica exclusiva de pequenas empresas brasileiras. Este resultado revela que as empresas buscam informaes em fontes que esto mais prximas de suas atividades, recorrendo, em ltimo caso aos grandes estoques de conhecimento disponveis nos Institutos de Pesquisa e Universidades, provavelmente em razo do distanciamento existente entre as partes e da falta de metodologias que viabilizem essa aproximao.
Tabela 3 - Ranking das instituies onde as pequenas empresas buscam informao.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004


INSTITUIES Associaes empresariais de classe Indstrias do ramo Sistema SEBRAE Bancos / Agncias de Financiamento / outras instituies financeiras Empresas de consultoria Institutos de Pesquisa , Tecnologia e Universidades rgos do governo Sistema CNI/SENAI ABIMAQ 1 2 3 4 5 6 7 8 CNI 4 1 2 3 6 7 6 5
CNI/TECP CNI/TEC AR PAR

2001 4 --------2 -------3 5 6 1

2003 1 ---------6 ---------2 4 3 5

COMPASS 2 --------1 4 3 ---------

A Tabela 4 revela que a fonte de informao mais utilizada pelas pequenas empresas so seus recursos internos, e seqencialmente, seus fornecedores/ fabricantes, publicaes especializadas, feiras e exposies. Dados semelhantes foram obtidos em outras pesquisas (Julien, 1995; Tibar, 2002). As fontes utilizadas para a obteno de informao pelas pequenas empresas, sejam elas consideradas inovadoras ou no, so as mesmas. A Tabela 4 demonstra que, tanto como ocorre em pequenas empresas inovadoras (CIS2, 2000), saber o que o cliente tem a dizer o fator prioritrio para pequenas empresas canadenses, enquanto que nas empresas brasileiras so considerados como principais fontes de informao a equipe interna da empresa ou os consultores contratados. Marcas e patentes so fontes muito pouco consultadas, refletindo a pouca familiaridade e desconhecimento da riqueza de informaes contidas nestes documentos como informao tecnolgica. interessante notar que no estudo realizado pela CNI em 2003, as normas e regulamentos tcnicos passaram a ser a informao tecnolgica relevante para pequenas empresas brasileiras. Este interesse pode ser justificado por vrios fatores, entre eles, o aumento das exportaes brasileiras, aumento no nmero de empresas com certificao, e reconhecimento da importncia deste instrumento para a competitividade. Por outro lado, esse dado no significa que as normas estejam efetivamente presentes na produo.
Tabela 4 - Ranking das Fontes de informao mais utilizadas por pequenas empresas. FONTES DE INFORMAO Gerentes e colegas/ Recursos da prpria empresa Publicaes especializadas Feiras e exposies Fornecedores/fabricantes Normas e regulamentos tcnicos ABIMAQ 1996 1 2 3 4 5 CNI 1996 1 3 4 2 7 CNI/TEC CNI/TEC COMPASS PAR PAR 2001 2001 2003 2 3 2 2 2 3 1

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004


Anlises/Estudos Cursos, congressos, seminrios, palestras Unidades de Informao/Documentao Bases de dados Marcas e patentes Consultores/especialistas/ empresas de consultoria Clientes 6 7 8 9 10 11 5 9 8 6 4 5 1

3 4

4 1

Na Tabela 5 observa-se que para pequenas empresas brasileiras referem-se a fontes de financiamento, seguida de informaes sobre fornecedores de mquinas, equipamentos, insumos e matria-prima e, em terceiro lugar, esta empresas buscam oportunidades de negcios, conforme destacado na pesquisa da ABIMAQ (1989) e da CNI (1996). Diferentemente, de empresas canadenses que buscam informaes sobre sua prpria empresa ou setor e sobre inovao. (COMPASS, 2001). Tibar (2002) pesquisando sobre os fatores crticos de sucesso e a necessidade de informao junto indstria da Estnia encontrou resultados semelhantes. O tipo de informao que elas necessitam so: 1) concorrentes, clientes, fornecedores e informao de mercado; 2) produtos e tecnologias (informao a respeito do desenvolvimento de produto e de inovaes tecnolgicas); 3) recursos (informao sobre finanas e fora de trabalho); 4) legislao e regulamentos (atos legais, diretrizes orientadoras, padres, normas); 5) tendncias econmicas e polticas. Ambos resultados, permitem inferir que as empresas brasileiras esto mais focadas em seus prprios processos e em sua necessidade de sustentao financeira, enquanto que as empresas de pases mais desenvolvidos, o componente mercado que define as suas estratgias. Outros estudos que identificaram tipos de necessidades e uso de informao para negcio fornecem resultados similares. Roberts & Clifford (1986) detectaram que as principais reas onde a informao necessria so: marketing, produtos, exportao, finanas, concorrentes e patentes. White & Wilson (1988), identificaram quatro reas principais onde havia necessidade de informao externa: clientes, competio/ concorrentes, regulamentos tcnicos e exportao. Auster & Choo (1993, 1994) identificaram necessidade de informao sobre concorrentes, clientes e regulamentos tcnicos.
Tabela 5 - Ranking dos tipos de informao pesquisadas por pequenas empresa. ABIMAQ CNI TIPOS DE INFORMAO 1996 1996 Fontes de financiamento/ Ajuda financeira ou de capital 1 1 Fornecedores de mquinas e equipamentos/ matriasprimas/insumos 2 3 Oportunidades de Negcios/parcerias/ tendncias de negcios 3 5 Transferncia de tecnologia, normas tcnicas e propriedade industrial (marcas e patentes)/ Novas tecnologias 4 9 Indicadores scio-econmicos 5 6 Treinamento de recursos humanos 6 4 Mercado de atuao (interno e externo) 7 5 COMPASS 2001 5 5 3 6 10 10

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004


Assistncia tcnica Processo de produo/ controle de qualidade/gesto organizacional Extenso tecnolgica (projeto, diagnstico, resoluo de problema, etc.) Sua indstria ou setor Inovao Desenvolvimento de habilidades gerenciais Benchmarking Salrios Servios do governo Mercado de trabalho 8 9 10 7 2 8 1 2 4 6 7 8 9

Independentemente do ano em que as pesquisas foram realizadas, trs principais fatores explicam as dificuldades enfrentadas por pequenas empresas brasileiras na busca de informaes: desconhecimento de centros e servios de informao, falta de divulgao das informaes existentes e excesso de burocracia (Tabela 6). Estas dificuldades indicam a necessidade de se observar as recomendaes de Julien (1995), pois grande parte da informao disponvel demasiadamente geral ou mal adaptada. para pequenas empresas.
Tabela 6 - Ranking das dificuldades encontradas por pequenas empresas na busca de informaes. TECPAR/ TECPAR ABIMAQ CNI Dificuldades CNI /CNI 1996 1996 2002 2003 Desconhecem centros e servios de informao 1 3 2 3 Falta de divulgao das informaes existentes 2 1 Excesso de burocracia 3 2 7 4 Preos elevados 4 4 3 2 Desatualizao/ irrelevncia 5 9 Veculos de divulgao inadequados 6 7 Mal atendimento/pessoal no qualificado 7 8 10 8 Idioma 8 10 Prazos longos 9 5 5 6 Falta de credibilidade 10 6 9 9 Sem dificuldade 1 1 Distncia 4 5 Outras dificuldades 6 7 Servio no oferecido no Brasil 8 10

Os estudos TECPAR/CNI (2001) e CNI (2003) demonstram que h uma certa incoerncia das pequenas empresas que afirmam no possuir dificuldades na obteno de informao e, no entanto, desconhecem os servios e os provedores de informao, consideram que h falta de divulgao das informaes existentes e indicam o preo elevado dos servios como uma como dificuldade no acesso informao. XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Reed ; Walsh ; Grice (2002a, 2002b) identificaram que pequenas indstrias da Inglaterra consideram como barreiras: a) a falta de tempo para pesquisar;b) o fato das informaes no serem de domnio pblico; c) a dificuldade em identificar, conhecer e usar as vrias fontes de informao e; d) o custo da informao. No entanto, a cultura da organizao, em inmeros exemplos, foi considerada a maior barreira na busca de informao, barreira esta que parece ser tambm, o grande problema das pequenas empresas brasileiras. Na procura eficaz de fontes de informao cientfica, tecnolgica e para a inovao, Julien (1995) lembra, que o desenvolvimento das relaes de confiana, que somente podem ser estabelecidas gradualmente, a condio mais importante se no, essencial. Na troca de informao as empresas esto sempre receosas em passar uma informao interna recente que possa beneficiar seu potencial concorrente. A necessidade de confiana explica porque importante que a fonte de informao (ou de transferncia) esteja razoavelmente prxima do pequeno negcio, seja no aspecto social, geogrfico ou setorial. Esta proximidade obtida principalmente atravs das redes. Alm disso, o fato de consultar uma empresa conhecida que tenha utilizado uma boa fonte e que obteve uma aplicao interessante, uma maneira excelente para facilitar o uso da informao. A maioria das pequenas empresas funciona com o exemplo, em parte imitando umas as outras.

6. Concluso
Pequenas empresas, inovadoras ou no, reconhecem suas necessidades de informao que do suporte s suas atividades, mais especificamente aquelas referentes ao mercado consumidor, tecnologia, concorrentes e legislao. Entretanto, h pouco conhecimento das potencialidades existentes nos servios de informao tecnolgica e industrial, tanto para resolver os seus problemas derivados de suas operaes cotidianas, como para reunir elementos de informao para a tomada de decises estratgicas que afetem a sua organizao, ou diversifiquem a sua produo. Em relao s fontes de informao, as empresas buscam, mais freqentemente, as fontes informais, tais como clientes, fornecedores e colegas. Informaes sobre os clientes e fornecedores so, em geral, obtidas atravs do contato pessoal ou por meio das associaes de classe. Desta maneira, fontes formais para obteno de informao como revistas especializadas ou no, relatrios tcnicos, normas tcnicas, marcas e patentes, entre outros, so fontes pouco utilizadas e, portanto, menos conhecidas e valorizadas. Esta, talvez seja a razo da pouca importncia atribuda s instituies de pesquisa e aos servios de informao para a indstria, que so repositrios de conhecimento, mas que tm grande dificuldade em estabelecer um canal de comunicao mais fluido e eficaz com as empresas. H pouca valorizao pelas empresas, das possibilidades de comercializao que oferecem alguns desenvolvimentos tecnolgicos prprios e falta de informao sobre mecanismos de localizao de solues tecnolgicas externas. A falta de informao pode levar empresa a no incorporar a soluo tecnolgica mais idnea entre as existentes ou a realizar um acordo de cooperao industrial, ignorando a existncia de um outro scio potencialmente mais interessante. XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Para que o fluxo de informao para a inovao se estabelea de forma eficaz, tanto as instituies de pesquisa quanto os servios de informao, devem conhecer as exigncias do setor econmico da empresa a ser atendida, saber identificar a informao crtica e conhecer detalhadamente as inmeras fontes de informao que possam responder quelas necessidades. Porm, empresas que tm interesse em manter e potencializar os seus negcios que so muitas vezes geridos de forma intuitiva e que desejam se adaptar s mudanas, requerem servios e ferramentas que contribuam para a tomada de decises. Utilizando a tecnologia da informao e o conhecimento especializado, o provedor de servios de informao para as empresas, precisa facilitar a passagem do negcio intuitivo para uma verdadeira e formalizada funo de inteligncia para negcios. A consolidao de distintos enfoques de anlise do ambiente em que a empresa est inserida como a informao estratgica, a inteligncia competitiva, o benchmarking ou a extenso tecnolgica, tm diferentes objetivos, mas possuem um denominador comum: todos eles contm, em grandes doses, tcnicas de anlise e tratamento da informao externa, as quais por sua vez requerem para sua realizao, profissionais da informao que alm do domnio das tcnicas apropriadas, tenham experincia e conhecimento de metodologias de anlise e gesto de informao para empresas. No ser a facilidade de acesso informao e o excesso de oferta que atendero s demandas das pequenas empresas, mas sim, a existncia de redes que minimizem os custos e aumentem a qualidade da informao. Particularmente, redes podem ajudar na adaptao da informao s necessidades das pequenas empresas, organizao e ao tipo de estrutura do mercado.

Referncias Bibliogrficas
ABIMAQ. Pesquisa de demanda por informao tecnolgica do setor produtivo. Ci.Inf., Braslia, v.25, n.1, p.76-134, jan./abril 1996. Auster, E. & Choo, C.W. How senior managers acquire and use information in environmental scanning. Information Processing & Management, v.30, n.5, p.607-618, 1994. Auster, E. & Choo, C.W.. Environmental scanning by CEOs in two Canadian industries. Journal of American Society for Information Science, v.44, n.4, p.194-203, 1993. Brito, K. & Cndido, G. A. Difuso da inovao tecnolgica como mecanismo de contribuio para formao de diferenciais competitivos em pequenas e mdias empresas. Revista Eletrnica de Administrao, v.9, n.2, abr. 2003. Disponvel: < http://read.adm.ufrgs.br/read32/artigos/Artigo%2002.pdf> Acesso em 12 fev. 2004. Chua, R. T. Models of Internet-Based Information Services for Micro and Small Enterprises in the Philippines. Washington: USAI. Microenterprise Development Division, Oct. 1999 Disponvel: < http://www.usaidmicro.org/pdfs/mbp/models_of_internetbased_information.pdf> Acesso em 10 fev. 2004. XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 CNI. Confederao Nacional da Indstria. Pesquisa da demanda nacional por servios tecnolgicos: relatrio tcnico. Rio de Janeiro, 2003. (no publicado). CNI. Confederao Nacional da Indstria. Demanda por informao tecnolgica pelo setor produtivo: pesquisa 1996. Rio de Janeiro : CNI, DAMPI : SENAI, CIET, 1996. COMPASS.Inc. Small Business infomation needs: assessment survey report to industry Canada. Ottawa, 2001. OKITA: final raport Vol. 6 : Development of Argentine Small- and Medium-sized Manufacturing Enterprises. Cap. 2 : Public and Private Assistance Frameworks for the Acquisition of New Technologies and Know-how by SMEs. Buenos Aires, Jun. 1996. Disponvel em: < http://www.mecon.gov.ar/okita/6_cont.htm> Acesso em 10 fev. 2004. CIS 2. EUROPEAN COMMUNITIES. Office for Official Publications. Statistics on innovation in Europe : 1996-1997. Luxembourg, 2001. Disponvel : < http://www.eudatashop.de/veroeffe/EN/thema9/innov.htm> Acesso em 18 fev. 2004. FAPESP. Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo. Indicadores de Cincia, Tecnologia e Inovao em So Paulo.. So Paulo, 2001. Cap.8: Inovao Tecnolgica e Tecnologias de Informao. Disponvel: <http://www2.fapesp.br/indct/apres/apres.htm> Acesso em 18 fev. 2004. IBGE. Diretoria de Pesquisas. Departamento de Indstria. Pesquisa Industrial: Inovao Tecnolgica (PINTEC). Rio de Janeiro, 2000. Disponvel: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pintec/analisederesultados.shtm> Acesso em 18 fev. 2004. Julien, P.A. New technologies and technological information in small businesses. Journal of Business Venturing, v.10, p.459-475, 1995. La Rovere, R. L. Perspectivas das micro, pequenas e mdias empresas no Brasil. Revista de Economia Contempornea, v. 5, n especial, 2001. Disponvel em: < www.mdic.gov.br/tecnologia/revistas/artigos/200104rj/art06RenataLebre.PDF>. Acesso em 10 fev. 2004. Palop, F. Advanced information services and technology transfer in small and medium sized industry: an experience in an industrial network of intermediate development. IN: TECHNOLOGY transfer practice in Europe: experiences of the last tem years an development to year 2000. Conference papers. Hanover : TI / SPRINT, 1994. V.1, p.333-40. Reed, , F. M.; Walsh, K.; Grice, R. Information acquisition for technological innovation and technology strategy in small firms. IN: IEEE International Engineering Management Conference (IEMC 2002). Proceedings. St John's College, Cambridge, U.K., .August 2002. v 1, p 137-142. (a)

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004 Reed, F. M.; Walsh, K.; Grice, R. Supporting the Information Needs of Small Manufacturing Firms. IN: ISBA National Small Firms Policy & Research Conference (ISBA 2002), 25th., Proceedings.. Brighton, UK. November 2002. v. 2, p.1393-1406 (b) Roberts, N. & Clifford, B. Regional variations in the demand and supply of business information: a study of manufacturing firms. Sheffield : University of Sheffield, Department of Information Studies, 1986. Rosenberg, V.. Information literacy and small business. IN: UNESCO. U.S. National Commission on Libraries and Information Science. National Forum on Information Literacy . Information literacy Meeting of Experts, Prague, Jul. 2002. Disponvel: <http://www.nclis.gov/libinter/infolitconf&meet/papers/rosenberg-fullpaper.pdf>. Acesso em 11 fev. 2004. TECPAR. Instituto de Tecnologia do Paran. CNI. Confederao Nacional da Indstria. Estudo da oferta e da demanda nacional por servios tecnolgicos. Curitiba, 2001. Disponvel em: < http://www2.iq.usp.br/bioquimica/formulario/Estudo.pdf> Acesso em 14 maio 2004. Tibar, A. Critical Success Factors and information needs in Estonian industry. Information Research, v.7, n. 4, July 2002. Disponvel em : < http://informationr.net/ir/74/paper138.html> Acesso em 18 maio 2004. Villaschi, A. Inovao e Competitividade. In: Arranjos Produtivos Locais de MPE: Uma nova estratgia de ao para o SEBRAE: curso de formao em arranjos produtivos locais. Brasilia: Agosto 2002. Disponvel em: < www.ie.ufrj.br/ redesist/P4/testosSlides/3-Curso%20inova%E7%E3o%20e%20competitividade.pdf > Acesso em 10 fev. 2004. White, D.A. & Wilson, T.D. Information needs in industry: a case study approach. Sheffield : University of Sheffield, Department of Information Studies, 1988.

XXIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica, Curitiba, 19 a 22 de outubro de 2004. Anais. p.960 976.

You might also like