You are on page 1of 42

Ocupao Antrpica e Ordenamento do Territrio

O crescimento da populao gerou a ocupao de grandes reas da superfcie terrestre pelo Homem Ocupao Antrpica que acarretou alteraes nas paisagens naturais. A ocupao desordenada do territrio, considerando os espaos urbanos e rurais, acarretou vrios impactos negativos ao meio ambiente.

Para evitar que a ocupao antrpica acentue cada vez mais os impactos negativos, necessrio definir regras de Ordenamento do Territrio.

O Ordenamento do Territrio o conjunto de processos integrados de organizao do espao biofsico, tendo com objectivo a sua ocupao, utilizao e transformao de acordo com as capacidades do referido espao.

A ocupao antrpica gera situaes de risco especialmente no tocante gua., s zonas costeiras e s zonas de vertente.

Bacias Hidrogrficas
Dentre todos os agentes naturais que actuam sobre a superfcie da Terra, a gua , provavelmente, aquele que mais modificao provoca na paisagem. A ocupao antrpica em regies prximas aos cursos de gua muitas vezes deve-se ao facto de muitos rios serem utilizados para o transporte, fcil acesso gua, energia e alimento e existncia de solos frteis. Com o aumento da populao mundial e ocupao desenfreada para industrializao e moradia de terrenos ribeirinhos, surgiu um problema grave no meio ambiente. Isso somado clssica iniciativa nociva de aterrar pntanos e banhados gera a cada temporada de chuvas, nas margens de rios e prximo a elas, o problema da enchente, que desabriga muitas famlias repetitivamente a cada ano.

Bacias Hidrogrficas
Rio Curso de gua,
superficial e regular que pode desaguar num outro rio, num lago ou no mar. Bacias Hidrogrficas o conjunto de meios hdricos cujos cursos (ou leitos) tem o mesmo sentido de drenagem e se interligam numa nica sada

Estrutura geomorfolgica de um rio


Perfil transversal de um rio
Leito

Margens

Leito terreno coberto pelas guas, quando no influenciado por cheias.

Margem Faixa de terreno contgua ao leito ou sombranceiro linha que limita o leito das guas

Nascente

Nascente - o local do qual se inicia um curso de gua (rio, ribeiro, crrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aqufero atinge a superfcie e, consequentemente, a gua armazenada no subsolo comea a minar. Foz - o local onde desagua um rio, podendo dar-se em outro rio, em um lago ou no oceano.

Foz

Montante - qualquer ponto ou seco do rio que se localize antes (isto , em direco nascente) de um outro ponto referencial fixado.
Jusante - qualquer ponto ou seco do rio que se localize depois (isto , em direco foz) de um outro ponto referencial fixado.

Rio Douro
Montante

Jusante

ponto referencial

Nascente: Espanha Serra de Urbion. Extenso da nascente foz (Porto): 927 Km. Bacia Hidrogrfica: 97.682 Km2, (a maior dos rio Ibricos), dos quais 18.710 Km2 so em territrio portugus. Principais afluentes portugueses: Rio Ca, Rio Sabor, Rio Tua, Rio Ceira, Rio Varosa, Rio Corgo, Rio Ovil, Rio Paiva, Rio Sardoura, Rio Tmega, Rio Mau, Rio Arda, Rio Uima, Rio Sousa . No Douro existem oito barragens portuguesas: Miranda, Picote e Bemposta, no Douro internacional e Pocinho, Valeira, Rgua, Carrapatelo e Crestuma, no troo nacional.

Rede Hidrogrfica - o conjunto dos cursos de gua mais ou menos organizado de uma determinada regio.

Actividade geolgica de um rio


A actividade geolgica de um rio pode ser sintetizada em 3 processos: 1. Eroso: desgaste e remoo constituem o leito de um rio. dos materiais rochosos que

2. Transporte: transporte dos detritos rochosos erodidos (carga do rio) pela corrente de gua.

A carga do rio constituda por materiais dissolvidos, em suspenso e materiais que se deslocam por traco (rolamento, arrastamento e saltao).

3. Sedimentao: processo de deposio dos materiais, quer ao longo do leito do rio, quer nas suas margens quando a capacidade de transporte deste diminui.
A sedimentao , geralmente ordenada de acordo com a dimenso e peso dos detritos e com a velocidade da corrente.

Normalmente os detritos de maiores dimenses depositam-se para montante (prximo da nascente) e os de pequena e mais finos jusante (prximo da foz).
Os processos de eroso, transporte e sedimentao ocorrem com maior ou menor frequncia, de acordo com as condies climatricas, principalmente com a pluviosidade

Factores condicionantes da aco geolgica dos rios

Eroso: Fundo e nas margens do rio; A gua desloca-se por aco da gravidade, sendo o declive do leito um factor importante no comportamento do rio; D (dbito:m3/s)= A (rea de seco do leito:m2) x V (velocidade mdia- m/s); A (rea do leito)= L (largura) X P (profundidade); Competncia do Rio- quantidade de sedimentos transportados por unidade de volume, contribui para a funo erosiva do Rio. Quanto maior a carga maior ser a capacidade erosiva.

Eroso e sedimentao dos rios


condicionada pela: - Velocidade das guas, depende do declive, da forma e constituio do leito (normalmente maior no centro que nas margens e superfcie que em profundidade) - Competncia: Transporte de sedimentos por: - Rolamento - Arrastamento - Saltao - Suspenso - Dissoluo

Sedimentao
Detritos depositados: areia e cascalho. Bancos - amontoados de sedimentos ao longo do leito. Quando o declive e a velocidade diminuem e varia na razo directa da densidade dos detritos. Formao de meandros simultnea eroso na parte cncava de uma curva de um rio e a sedimentao na parte convexa da mesma.

Evoluo dos rios

Fase juventude: Domina a eroso e o transporte; perfil irregular, declive acentuado e formao de rpidos; Fase de maturidade : grande capacidade de transporte, declive menos acentuado, vales profundos e apertados, perfil mais regularizado;
Fase de senilidade: vales amplos, vertentes afastadas e degradadas, domina a sedimentao.

Estas fases podem ser alteradas devido a : - uma descida ou subida do nvel do mar; - alteraes climatricas; elevao dos vales fluviais Os rios terminam no mar: - esturios: constituem o troo final dos rios sujeitos a aces continentais e marinhas. A sedimentao determinada pela inverso do sentido das mars, duas vezes por dia, de que resulta a alternncia de fenmenos de eroso e sedimentao. - delta, onde o rio mistura-se com o mar atravs de vrios canais ou braos. No entanto, um delta pode considerar-se tambm uma regio esturiana. Ex: Delta do Nilo, Ria de Aveiro.

Factores de risco associados s bacias hidrogrficas 1. Cheias

2. Barragens

3. Extraco de inertes
Inertes: termo aplicado para classificar materiais resultantes de diferentes processos naturais ou processos onde ocorre a interveno do Homem.

Zonas Costeiras

Zonas privilegiadas para actividades culturais, desportivas, econmicas, tursticas e de lazer 80% da populao mundial encontra-se nestas zonas; Portugal tem 900 km de costa. O impacto das ondas provoca desgaste sobre a costa Abraso marinha Na transio do continente para o oceano, possvel distinguir duas formas distintas: as arribas e as praias.

Arribas

As arribas so constitudas por material rochoso consolidado, com inclinao acentuada com pouca ou nenhuma cobertura vegetal. Dizem-se vivas quando predominam fenmenos de abraso marinha, quando deixa de ser trabalhada pela aco do mar diz-se morta ou fssil.

Arriba Fssil Lagoa de Albufeira

Arriba a sul da praia do Magoito (M. Marcelino)

Nos locais onde predominam foras de abraso possvel observar um conjunto de formas, tais como Plataforma de abraso, as cavernas, os leixes e os arcos litorais.

Na base das arribas possvel observar plataformas de abraso (superfcies aplanadas e irregulares muito prximas do nvel do mar), as cavernas, os leixes e os arcos litorais. Nas plataformas de abraso encontram-se blocos e outros sedimentos de grandes dimenses.

Plataforma de abraso

Caverna

Leixo da Gaivota

Algarve

Leixo penedo alto e isolado da costa martima

Praias
Local de acumulao de sedimentos de variados tamanho e formas; Geologicamente e ecologicamente so mais frgeis do que as arribas; Impedem o avano das guas do mar para o interior; Por vezes em algumas praias possvel observar dunas litorais que assumem uma enorme importncia pois, impedem de um modo natural o avano das guas do mar, protege a terra da intensidade do vento e do avano das areia;

Dunas/ Piau- Brasil

Dinmica faixa litoral


A dinmica do litoral condicionada pela interveno de fenmenos naturais e antrpicos.

Fenmenos naturais
A alternncia entre regresses e transgresses marinhas; A alternncia entre perodos de glaciaes e interglaciaes; A deformao das margens dos continentes, devido a movimentos tectnicos.

Fenmenos antrpicos
Agravamento do Efeito de Estufa, (queima de combustveis fsseis e desflorestao) Ocupao da faixa do litoral com estruturas de lazer e de engenharia; Diminuio da quantidade de sedimentos que chegam ao litoral; Destruio das defesas naturais (devido ao pisoteio das dunas, construo desordenada, arranque da cobertura vegetal e a extraco de inertes para a construo civil).

Principais causas para o aumento da eroso costeira


- Diminuio, em cerca de 80% , do fluxo de sedimentos transportados pelos rios, que ficam retidos nas albufeiras das barragens. - Excessiva explorao de areias nos esturios dos principais rios portugueses.

- Destruio sistemtica das dunas litorais.


- Modificao sensvel do regime de ondulao costeira, pela construo de obras porturias sem um estudo exaustivo de avaliao do impacto ambiental.

Medidas de preveno

Obras de engenharia: enrocamentos ou paredes, quebramares e molhes ou espores; Alimentao artificial em sedimentos em certas praias; POOC (Planos de Ordenamento da Orla costeira): Identificar reas de risco, promover a reabilitao, requalificar as praias balneares, estabelecer regras para a utilizao da orla costeira. FINISTERRA- Programa de Interveno na Orla Costeira

No sentido de minimizar os efeitos da eroso costeira e de estabilizar a linha da costa, podem ser tomadas diversas medidas. As medidas leves, consideradas actualmente mais desejveis que as medidas estruturais pesadas ( obras de proteco) , passam pela proteco e estabilizao das dunas, utilizando plantas e estruturas de estacas e pela dragagem de areias no alto mar e sua deposio nas praias. O inconveniente deste tipo de interveno prende-se com o seu elevado custo, uma vez que precisa de ser repetido periodicamente. Em termos de estabilizao pesada, existem estruturas paralelas e estruturas perpendiculares costa. Obras longitudinais aderentes: enrocamentos ou paredes.

Obras longitudinais no aderentes; quebra-mar


Obras transversais: molhes e espores

Obras longitudinais aderentes: enrocamentos ou paredes.


Enrocamentos ou paredes colocao de grande quantidade de enormes blocos rochosos dispostos paralelamente costa. O inconveniente dos enrocamentos o seu elevado custo e a necessidade de ser renovado, aproximadamente, de 4 em 4 anos.

Obras longitudinais no aderentes

Quebra-mar - muros dispostos no mar paralelamente costa. Os quebra-mar provocam a defleco da energia das ondas, provocando um estreitamento da praia e eventualmente o seu desaparecimento.

Obras transversais: molhes e espores


Molhe - ponto, ou estrutura alongada que introduzida nos mares ou oceanos, afixada no leito aqutico por meio de bases que o sustentam firmemente, e que permitam que emerja da superfcie aqutica. Constitu o nico meio de se atracar uma embarcao nas costa que no contam com guas suficientemente profundas.

Os espores estruturas perpendiculares costa constituindo uma oposio ao transporte litoral de areias que se faz, geralmente, de Norte para Sul, da resultando uma deficiente reteno de areias a sul, a que est associada uma eroso intensa.

evidente que as medidas de proteco da linha da costa podem ser eficazes na proteco de construes, mas raramente o so na preservao das praias.

Ordenamento do territrio

Zonas de vertente
So locais de eroso rpida e intensa, provocada:
a) pela gua das chuvas: Eroso lenta e gradual, os materiais arrancados s vertentes so, quase sempre, em pequena quantidade e de pequenas dimenses. b) por movimentos de terreno movimentos em massa: movimentao brusca e inesperada, ao longo de uma vertente.

Eroso das vertentes

Cicatriz do movimento de vertente

Movimentos de vertente no interior da caldeira do Faial

Movimentos em massa

Causas dos movimentos em massa


Factores Condicionantes correspondem s condies mais ou menos permanentes que podem favorecer ou no os movimentos em massa. - Fora da gravidade - Contexto geolgico - Tipo e caractersticas das rochas - Inclinao da vertente - Grau de alterao e fracturao

Factores desencadeantes correspondem a factores que resultam de alguma alterao que foi introduzida numa determinada vertente.
- Precipitao - Aco Antrpica : destruio do coberto vegetal, remoo de terrenos para construo.

- Sismos e tempestades no mar.

Aco Antrpica
Terreno antes da construo

Deslizamento de materiais

Terreno saturado em gua Terreno sem cobertura vegetal (removida)

Medidas de Preveno

Medidas de estabilizao das vertentes

Medidas de estabilizao das vertentes

You might also like