You are on page 1of 20

PATOLOGIA E DIETOTERAPIA NAS DOENAS DO ESFAGO

No estudo da terapia nutricional das doenas que envolvem o trato digestrio so dois pontos o primeiro relacionado com estado nutricional e a segunda ocorre alteraes dietticas de acordo com os aspectos fisiopatolgicos existentes. A desnutrio pode instalar-se a partir de limitaes na alimentao (disfagia, tumores e estenoses) e da sintomatologia (anorexia, nuseas, Vmito e diarreia) que podem alterar a ingesto e absoro dos nutrientes. Durante a deglutio, o esfago apresenta contraes cuja funo a propagao do bolo alimentar em direo ao estomago. O peristaltismo esofgico e um processo neuromuscular coordenado em parte pelo sistema nervoso central e em parte por mecanismos locais miognicos. Esse processo pode ser alterado por diversas causas, como abstraes que invadam a luz do rgo (neoplasia, divertculo etc.), alteraes manomtricas, espasmos difusos, distrbios, no especficos, ou doenas degenerativas crnicas. O esfago e composto por um musculo oco que se estende da faringe at a juno gastresofgica e me aproximadamente 25 cm em adultos. A funo bsica do esfago e simplesmente transporta o alimento seja lquido ou solido para estomago.

DISFAGIA

O termo disfagia pode se referir tanto dificuldade de iniciar a deglutio (geralmente denominada disfagia orofarngea) quanto sensao de que alimentos slidos e/ou lquidos esto retidos de algum modo na sua passagem da boca para o estmago (geralmente denominada disfagia esofgica). Disfagia, portanto, a percepo de que h um impedimento passagem do material deglutido. A disfagia causada mais frequentemente por doenas musculares inflamatrias, teias e anis. Em pacientes mais velhos, geralmente causada por doenas do sistema nervoso central, incluindo acidentes vasculares, doena de Parkinson e demncia. Geralmente til fazer uma distino entre distrbios mecnicos e de motilidade neuromuscular, como mostrada abaixo:

Neurognica: TCE, AVE e Alzheimer

Mecnica: CA, Trauma de cabea e pescoo e Acalasia

Idade: Ausncia de dentes, Diminuio do paladar e Fraqueza muscular oral

Drogas: Sedativos, Antidepressivos, Anti-hipertensivos

A disfagia podem se caracterizadas por disfagia leve, moderada e grave todas acarreta em sinais ou sintomas leve at o mais grave. Sinais e sintomas Disfagia leve: tem dificuldade em conduzir o alimento da faringe para o estmago, ou seja, o bolo alimenta. Pequena estase Ausncia de broncopneumonia No a perda de peso Disfagia moderada: tem dificuldade em conduzir o alimento da faringe para o estmago, ou seja, o bolo alimenta. Ocorrncia de estase

Apresenta aspirao dos alimentos em pequenas quantidades Tem um dficit nutricional Disfagia grave: apresenta estase Brocoaspirao Desnutrio Avaliao nutricional deve se de extrema importante vai envolver diversos fatores para o bem esta do paciente, principalmente uma equipe multidisciplinar nutricionista, fonoaudilogo, Medico, enfermeiro todos tem um papel importante. Sua dieta vai varia de acordo com o grau da disfagia geralmente a consistncia da dieta so de caracterstica pastosa, creme, Mel, Nctar e lquidos ralos com espessaste. Objetivos da dietoterapia: Prevenir aspirao e sufocao com os alimentos; para que possa Facilitar uma alimentao equilibrada e uma deglutio segura e independente, Melhorar e manter o estado nutricional e a hidratao. ACALASIA DO ESFAGO A acalasia uma doena que caracterizar pela inabilidade do relaxamento do esfncter esofgico inferior podendo comprometer todo estado nutricional, ou seja, a uma ausncia de movimentos peristlticos no corpo do esfago, podendo comprometer a deglutio ficando o alimento retido, sofrendo hipertrofia e dilataes visveis. No se sabe quais os motivos dessa doena, so frequentes em ambos. Seus sinto so: disfagia, Emagrecimento, refluxo alimentar e dor no peito. O tratamento para acalasia so feitos por meio bales, injees de toxicas, em casos mais grave cirurgia e dieta. A dieta para paciente com acalasia vai apresenta aspectos ou caratersticas normoproteica, normoglicidica, normolipidica, as vitaminas e minerais devem se fornecido de acordo com as necessidades do paciente. Deve-se ter cuidado com as temperaturas elevadas, faze ingesto de alimentos liquido com slidos e adequar a consistncia de acordo a patologia. O leite integral deve ser usado, porque o seu contedo de gordura tende a pressionar o esfncter esofagiano inferior (EEI), no entanto dever se analise o paciente tem intolerncia. Instruir o paciente a comer vagarosamente e a mastigar muito bem todos os alimentos.

DOENA DO REFLUXO GASTROESOFGICO (DRGE)

O refluxo gastroesofgico ou doena do refluxo gastroesofgico (DRGE) consiste no refluxo de contedo alimentar presente no estmago para o esfago, normalmente com pH cido, embora possa ser tambm de contedo biliar, neste caso chamado refluxo alcalino.O refluxo, que contm material cido, atinge a faringe e at a boca, provocando, tal como na pirose, ardor, queimao,eructao, emagreciemtno, dor no peito, naseas, vmito, tosse e mal estar e em casos extremos a morte. .

Fatores que podem desencadear: bebidas alcolicas e tabagismo, Caf, gordura (relaxamento do esfncter esofgico inferior) com tambm Hrnia de hiato pode desencadear o refluxo pois ele aumento a presso abdominal ,grande volume de alimentos, ascite, gravidez e Obesidade. Em casos mais graves a presena de bile refluda do duodeno parece ter muita importncia em um tipo mais grave de DRGE, chamado de Esfago de Barrett. Este tipo est intimamente ligado ao cncer do esfago.o tratamento por meio de medicamento, medida fisica e dieta Tratamento Oferece nutrientes adequados de acordo com as necessidades do paciente. Em casos de obesidade promover a reduo do peso, dieta hiperproteica, pois auxiliar no aumento da presso sobre o EEI, pois a um estimulo de secreo de gastrina, Evitar bebidas com cafena, chocolate, alimentos gordurosos, pois esses alimentos relaxam o EEI, Evitar condimentos picantes, Evitar alimentos cidos, como laranja, limo, abacaxi causa dores na deglutio e Evitar ingerir lquidos com refeies. Aumentar o fracionamento das refeies, com reduo de volume, Evitar deitar logo aps as refeies, evitar usar roupas apertadas, pois aumentam a presso no abdmen e Evitar o uso de lcool e tabaco;

HRNIA DE HIATO

A hrnia de hiato caracteriza-se por uma fraqueza do msculo diafragma. Este msculo divide o abdmen do trax, e por um espao neste msculo, conhecido por hiato esofgico, que o esfago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espao, uma parte do estmago desliza em direco ao trax, o que se denomina hrnia de hiato. O maior inconveniente que a hrnia de hiato traz aos pacientes a sua relao com o refluxo gastroesofgico. O refluxo se caracteriza pelo retorno do contedo do estmago (suco gstrico e alimentos) para o esfago. Como a mucosa (revestimento interno) do esfago no est preparada para receber este tipo de contedo, j que este muito cido, ocorre uma inflamao do esfago, conhecida como esofagite.

A hrnia de hiato possa se classificado de por duas formas por deslizamento e paraesofgica.

A hrnia de hiato geralmente e mais frequente em idosos, pessoas que tem problemas com a obesidade, mulheres multparas seus sintomas pirose, regurgitao e eructao o tratamentos so parecido com a doenas do refluxo alimente seguir as recomendaes.

CNCER DE ESFAGO O cncer de esfago tambm conhecido como cncer esofgico ou neoplasia do esfago e existem vrios subtipos desse cncer. O tipo adenocarcinoma representa de 50% a 80% de toda a incidncia de cncer de esfago e surge a partir de clulas glandulares que esto presentes na juno do esfago e do estmago. H tambm o tipo de cncer de clulas escamosas, que surge a partir de clulas que revestem a parte superior do esfago. Os tumores de esfago so diagnosticados por meio de bipsia e geralmente levam a disfagia (dificuldade de engolir), dor toraxicas, naseas, vmitos, perda de apetite, perda de peso entre outros sintomas. Essa acometer em mais homens do que mulheres. O Tratamento consiste em ciruigias, radioterapia e quimioterapia, em casos graves fazer uma resseco.

(Fatores de risco: o consumo grande de bebidas alcolicas o tabagismo, as deficincias nutricionais carotenoides, folato, vitamina C, vitamina E, vitamina B6, niacina, selnio), consumo excessivo de ch quente. Uns dos principais fatores e Predisposio gentica em associao coma alimentao podem desencadear a patologia com tambm hrnia de hiato e bactria como H.pylori. A alimentao e muito importante para o bem esta do individuo devese consumir frutas e verduras diminuir o consumo de bebidas quente.

DIETOTERAPIA O objetivo: e prevenir a desnutrio, melhora a qualidade de vida, reduzir os nmeros complicaes, as Necessidades nutricionais dependem da terapia antineoplsica prescrita, como tambm o estado nutricional do paciente, restries dietticas, tolerncia, funo gastrintestinal. Terapia nutricional: oral, enteral ou parenteral. VCT e nutrientes de acordo com as necessidades do paciente .

PATOLOGIA E DIETOTERAPIA NAS DOENAS DO ESTMAGO O estmago e um rgo muito importante, pelo fato de armazena todo alimento ele vai processo com enzima digestiva como bicarbonato, pepsina, HCL, gastrina, Lipase gstrica, agua e eletrlitos. A protena que e quebrada em pequenas partculas e uma quantidade tambm de lipdeos. Ou seja, o estmago vai diminuir em pequenas partculas o alimento para que ele possa ser absorvido pelo organismo para que ocorra a sntese do metabolismo seja produo de energia, construo dos tecido e manuteno das clulas.

O estmago dividido em: - Crdia - Fundo - Corpo - Antro - Piloro

O estmago composto por camadas: - Mucosa (interna): contm as glndulas secretoras de pepsina e de cido clordrico. - Submucosa: sustentao mucosa. Muscular: se contraem (homogeneizar o alimento). - Serosa: recobre todo o estmago.

FASES DA SECREO GSTRICA Fase ceflica (30 %) Estimulada pela viso, odor, paladar do alimento, pensamento; Fase gstrica (50 %) Entrada de o bolo alimentar no estmago Estimulado pela - distenso do estmago; Fase intestinal (5 %) Passagem do quimo pelo duodeno; Fase interdigestiva (15 %) Secreo cida durante o resto do dia; DOENAS DO ESTMAGO O estmago e muito importante, no entanto ele no esta imune a complicaes. Umas das doenas que podem acometer e a dispepsia e uma sndrome conhecida popularmente como m digesto ou indigesto os sintoma variam o mais comum so dor, eructao, pirose, Nuseas, e saciedade precoce. A dispepsia possa se caracterizadas por funcional, Ppticas e biliares a maio prevalncia e dispepsia funcional e mais comum nos caso e tem uma incidncia e mais mulheres. Dispepsia funcional Tem como caracterstica no apresentar qualquer alterao orgnica que justifique os sintomas. Relacionada com o esvaziamento lento do contedo do estmago em direo ao intestino. M acomodao dos alimentos no estmago e Hipersensibilidade do estmago. Dispepsia pptica E caracterizado com o aumento da acidez no estmago, e tem relao com a infeco pela bactria Helicobacter pylori, com hbitos alimentares e estilo de vida. 75% dos pacientes descrevem a alimentao como desencadeador dos sintomas. O tratamento efeito atravs de dieta como fracionamento, reduzir o volume, dieta branda, deve-se evitado alimento processados, alimentos ricos em gorduras e frituras, caf, ch, bebida base cola, vinho, chocolate, pois esses produtos so estimulante secreo. A alimentao deve se o mais calmo possvel, e ambiente tranquilo e principalmente mastiga bem todos os alimentos. GASTRITE A gastrite ocorre quando o revestimento do estmago fica inflamado ou inchado. A gastrite pode durar por pouco tempo (gastrite aguda) ou pode durar de meses a anos (gastrite crnica). As causas mais comuns da gastrite so: Ingesto de medicamentos, como analgsicos e anti-inflamatrios, quando tomados por um longo perodo Beber muito lcool Infeco do estmago com uma bactria chamada Helicobacter pylori

Os sintomas que voc pode notar so: Perda de apetite Nusea e vmito Dor na parte superior da barriga ou do abdome Se a gastrite estiver causando sangramento na parede do estmago, os sintomas podero incluir: Fezes escuras Vomitar sangue ou material semelhante borra de caf EVITAR: Carne Processadas: Presunto, mortadela, copa, lombo, salsicha, linguia, salame; Peixes processados e salgados: Temperos industrializados: caldo de carne, maionese, molho trtaro, ], molho de soja (shoyo), molho ingls, molho de salada. Salgadinhos industrializados: Chips, amendoim, nozes salgadas. Alimentos estimulantes, como caf, ch mate, ch preto, chocolate; lcool PREFERIR: gua, ch de frutas e ervas, suco de frutas diludos Frutas, gelatina, mingaus, geleias, mel, margarina light e em quantidade moderada Leite e iogurte desnatado ou light e queijos brancos Purs, batata, mandioquinha, sufls, vegetais cozidos e sopas de vegetais e carne Carnes brancas e magras (peixe, frango, per) A dieta de ser aporta nutrientes necessrio de acordo com suas necessidades do paciente Na gastrite aguda, a dietoterapia consiste em recuperar a mucosa gstrica. Na gastrite crnica, a dietoterapia consiste em evitar o avano das leses e proteger a mucosa gstrica. O ovo podem aliviar o desconforto da gastrite pois ele tem imunoglobulina especfica, a IgY, capaz de reduzir a inflamao gstrica causada pela bactria H. pylori. Brcolis e broto de brcolis: substncia Sulforaphane, inibe a infeco causada pela bactria H. pylori, devido ao potencial efeito bactericida desta substncia e Iogurte devido fermentao, o iogurte tem fcil digesto. LCERAS PPTICAS A lcera pptica e uma leso bem caracterstica com proporo definida, circular ou oval, comumente solitria, que ocorre em qualquer local do trato gastrointestinal que esteja exposto ao agressiva dos sucos ppticos cidos .

A lcera pptica podem se classificada em lcera duodenal, gstricas, e esofgica. Os fatores que podem desencadear so presena de bactria H. pylori, medicamentos antiinflamatrios como aspirina, ibuprofeno e dipirona. Os sintomas so dor, ardor, sintomas disppticos. Podem ocorre complicaes como Hemorrgica, perfuraes e obstrutivas. O tratamento tem como objetivo alivia os sintomas, a cicatrizao da lcera e profilaxia e atravs da dieta podem protegem a mucosa. LCERAS PPTICAS - DIETOTERAPIA Os nutrientes deve se de acordo com as necessidades do paciente. Deve-se evitar alimentos gordurosos e frituras, Evitar condimentos picantes, Evitar refrigerantes, , ch preto, ch mate, caf e bebidas alcolicas, reduzir o consumo de doces concentrados. Fracionar a alimentao em 5 a 6 refeies por dia. O uso de probitico tem apresentado com o uma forma de tratamento e preveno e combate ao a bactria H,pylori. CNCER GSTRICO

Tambm denominado cncer gstrico, os tumores do estmago se apresentam, predominantemente, na forma de trs tipos histolgicos: adenocarcinoma (responsvel por 95% dos tumores), linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e leiomiossarcoma, iniciado em tecidos que do origem aos msculos e aos ossos. (INCA) O pico de incidncia se d em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos. Cerca de 70% dos pacientes diagnosticados com cncer de estmago tm mais de 50 anos. No Brasil, esses tumores aparecem em terceiro lugar na incidncia entre homens e em quinto, entre as mulheres. No resto do mundo, dados estatsticos revelam declnio da incidncia, especificamente nos Estados Unidos, Inglaterra e outros pases mais desenvolvidos o Japo esta a maior incidncia de casos . (INCA)

Os sintomas podem variar como perda de peso, anorexia, fadiga, Hematose, sensao de plenitude gstrica, nuseas, vmitos e desconforto abdominal persistente e Massa palpvel na parte superior do abdmen, hepatomegalia e presena de linfonodo. O diagnostico podem se feito por meio de endoscopia e exames radiolgicos o tratamento podem ser pelo processo cirrgico que podem ser Compreende as gastrectomias totais ou

subtotais associada retirada de linfonodos, radioterapia e a quimioterapia e terapia nutricional. A dieta e uns dos fatores de risco a deficincia de vitamina A e C, carnes magras, peixes. Alto consumo de nitrato e nitritos (alimentos processado, frituras, enlatados com corantes ou conservados no sal). Podem se causadas por infeces gstricas pela bactria Helicobacter pylori ou consumo excessivo de bebidas alcolicas e tabagismo. Os fatores que podem prevenir so o consumo frutas e verduras em gerais, o combate a bactria H.pylori e evitar fumos e bebidas. Objetivo da dietoterapia e prevenir a desnutrio, melhora a qualidade de vida Reduzir o nmero de complicaes provenientes dos tratamentos antineoplsicos e Prevenir a interrupo dos tratamentos.

DIETOTERAPIA NAS CIRURGIAS GSTRICAS

As cirurgias gstricas podem se por meio piloplatica, Gastrofundoplicatura, Gastrectomia parcial que so compostas por Billroth I e Billroth II e Gastrectomia total. Piloplatica: Indicao estenose de piloro e Cirurgia e alargamento do esfncter pilrico. Aps a cirurgia ocorrem refluxo duodenal com frequncia.

GASTROFUNDOPLICATURA So indicadas em tratamento de doena do refluxo gastroesofgico (grau 4) e da hrnia hiatal sintomtica. uma cirurgia que se utiliza o estmago para envolver o esfago no abdome e com isto criar uma vlvula contra o refluxo cido ao esfago.

GASTRECTOMIAS A gastrectomia o seu tratamento e pelo processo cirrgico de cncer gstrico e lcera pptica (perfurada) que podem ocorre Resseco parcial tumor no antro ou total tumor no fundo e corpo. Nesse processo vai ocorre uma reduo da capacidade de armazenamento com tambm digestiva e secretoras de enzimas e vai ocorre uma saciedade precoce dos alimentos. BILLROTH I se implica na resseco parcial 50% capacidade gstrica distal do antro e o piloro com a remoo do antro vo ocorrem uma reduo de acido em 80% comprometendo todo processo digestivo. Vai ocorre a depleo de hormnio gastrina, atrofiao das clulas parietais diminudo os fatores intrnsecos e o HCL podendo leva a m absoro de vitamina B12 podendo leva a anemia ferropriva

BILLROTH II No processo billrotr II a uma remoo da poro distal do estmago (antro e piloro), e onde o duodeno permanece como um "coto" que no mais recebe o bolo alimentar. Vai haver uma baixa resposta das enzimas do pncreas, que vai comprometer a digesto de gorduras e protenas e consequentemente a m absoro de gordura podendo ocorre esteatorreia (presena de gordura nas fezes) e m absoro de protenas de ferro, vitamina B12, clcio, vitamina D e intolerncia a lactose.

GASTRECTOMIA TOTAL

Nesse mtodo e feito uma remoo total da cavidade gstrica, resseco total, com anastomose do esfago e jejuno (esofagojejunostomia). As funes do estmago so destrudas como tambm as funes secretoras e digestria.com e a remoo feita vai ocorre um grande desequilbrio no metabolismo de protena vai ocorre tambm uma ingesto oral ineficiente, deficincia nutricional ferro, vitamina B12, clcio, e vitaminas lipossolveis e gordura (esteatorreia ).

SNDROME DE DUMPING

uma sndrome que ocorre ps-gastrectomias e ainda ocorre na piloroplastia. Ocorre esvaziamento gstrico muito rpido com chegada do quimo hiperosmolar no intestino delgado. A presena de alimento que no foram digeridos no intestino delgado vo gera uma resposta fisiolgica complexa. Os sintomas podem ser precoce ou tardio, o sintoma precoce podem variar em torno de 15 a 30 minutos aps as refeies os sintomas esto relacionados gastrointestinais e vasomotores. Em relao aos sintomas tardios o tempo de durao pode-se estende cerca de 90 a 120 minutos aps as refeies podendo ocorre episodio de hipoglicemia. Esse evento pode acarreta em sintomas como diarreia e dor abdominal como tambm distenso, fraqueza, palpitaes, taquicardia, tremores e sensao de fome.

TRATAMENTO DIETOTERPICO

PILOROPLASTIA E GASTROFUNDOPLICATURA As recomendaes tanto energticas VET e Macro e micronutrientes deve- se de acordo com as necessidades do paciente. A dieta deve-se iniciar com dieta lquida evoluir gradativamente DHP conforme tolerncia do paciente. OBS: Na gastrofundoplicatura a dieta e de 15 dias de dieta lquida a lquida pastosa

GASTRECTOMIAS DIETOTERAPIA O objetivo da dietoterapia e restaurar o estado nutricional e a qualidade de vida do paciente. Controlar a sndrome de dumping, dor e distenso abdominal aps ingesto nas refeies. Como tambm prevenir e controlar a sndrome da m absoro, especialmente a esteatorreia. Tratar deficincia de micronutrientes especficos, como vitamina B12, cido flico, ferro e clcio.

GASTRECTOMIAS DIETOTERAPIA Lipdeo (20 a 25% das calorias). Carboidratos: evitar carboidratos simples e priorizar carboidratos complexos. Protenas (20% das calorias), com o propsito de atingir e manter o peso timo e o estado nutricional do paciente. VET: de acordo com as necessidades

GASTRECTOMIA PARCIAL Dieta oral precoce pode-se se estende entre 24 e 48 horas, o inicio d dieta deve se liquida de prova a dieta pode evoluir gradativamente e importante utilizar imunomoduladores como (arginina, mega-3, nucleotdeos). Deve-se observa a tolerncia em produto com leite devem-se evitar concentraes de doces e sacarose GASTRECTOMIA TOTAL Dieta enteral precoce 24 a 48 horas (nasojejunal ou jejunostomia) Dieta VO precoce 24 a 48 horas PO (ausncia de fstula) Imunomoduladores: arginina, mega 3, nucleotdeos Manter NE exclusiva: at 5 Iniciar VO: lquida restrita / DHP rigorosa

Iniciar a alimentao VO em pequenos volumes e fracionamento aumentado. Dez dias aps a cirurgia, possvel fazer a introduo dos alimentos slidos, fracionados em pequenas refeies. O leite e derivados do leite no so frequentemente tolerados aps cirurgia gstrica (lactose). Os pacientes que so intolerantes lactose podem precisar de suplementao de vitamina D e clcio.

GASTRECTOMIA TOTAL OU PARCIAL/ REPERCUSSO NUTRICIONAL Consumo alimentar imprpria podem desencadear anorexia ou sintomas relacionados com a sndrome de dumping M absoro alimentar e esteatorreia, intolerncia a lactose Anemia, osteoporose e algumas deficincias de vitaminas e minerais Dificuldade em ingerir grandes quantidades de alimentos REPERCUSSO NUTRICIONAL Diarreia, Intolerncias digestivas, Osteoporose e anemia, dificultando a converso do ferro para a forma ativa.

SNDROME DE DUMPING CUIDADOS NECESSARIOS Pequenas refeies ao dia Evitar lquidos nas refeies, consumir nos intervalos. Hiperproteica; preferir carboidratos complexos. Evitar extremos de temperatura Proibir acares e doces concentrados Evitar lactose

OBS: Prescrever com cuidado alimentos ricos em fibras preferir pectina e goma

TERAPIA NUTRICIONAL PR-OPERATRIA O estado nutricional prvio influencia diretamente na morbidade mortalidade psoperatria Suporte nutricional por 10-14 dias antes de cirurgias de grande porte em pacientes com risco nutricional grave. TN ps-operatria o mais precoce (24 - 48 horas). (ESPEN, 2006)

PATOLOGIA E DIETOTERAPIA INTESTINO DELGADO


Intestino delgado a parte do tubo digestivo que vai do estmago (do qual est separado pelo piloro) at o intestino grosso (do qual est separado pela vlvula ileocecal). O quimo, que resulta de uma primeira transformao dos alimentos no estmago, segue para o intestino delgado passando pelo duodeno, a parte superior deste ltimo. O intestino delgado composto de trs partes: o duodeno ele vai fazer a absoro ferro, clcio, aminocidos, monossacardeos. Logo a seguir ao estmago, o jejuno ou parte central ele vai absorver clcio, folato, vitaminas hidrossolveis, c. Graxos livres, sdio, monoglicerdeos. E o leo estara atudando na absoro sdio, vitaminas lipossolveis, vitamina B12, fator intrnseco, reabsoro de sais biliares, nas proximidades do intestino grosso. O jejuno e o leo so difceis de diferenar, pelo que podemos chamar jejuno-leo ao seu conjunto. A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginaes, as vilosidades intestinais, pelas quais so absorvidas as substncias digeridas. O duodeno recebe a bile, produzida pelo fgado e armazenada na vescula biliar, e tambm o suco

pancretico, produzido pelo pncreas. nas paredes do intestino delgado que se produz o suco intestinal. A bile lanada no duodeno divide as gorduras em pequenas gotas, ajudando a ao do suco pancretico e do suco intestinal. Com os movimentos do intestino delgado e com a ao dos sucos (pancretico e intestinal), o quimo transformado em quilo, que o produto final da digesto. Uma vez o alimento transformado em quilo, os produtos teis ao nosso organismo so absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguneos, pois atravs da corrente sangunea que as substncias absorvidas chegam a todas as clulas do corpo. As substncias residuais deste processo digestivo passam para o intestino grosso, do qual acabam por ser expulsas, atravs do nus, sob a forma de fezes.

PATOLOGIAS INTESTINO DELGADO DIARREIA

A diarreia e Caracterizada pelo aumento da frequncia de evacuaes por dias normalmente acima de 3x/dia a eliminao de fezes semipastosas ou lquidas. Acompanhada por perda excessiva de lquidos e eletrlitos, sobretudo sdio e potssio. A diarreia pode-se classificada em aguda, persistente e crnica. A aguda tem uma durao at 14 dias, j persistente mais de 14 dias e crnica superior a 21 dias. Osmtica presena no intestino de solutos osmoticamente ativos, inadequadamente absorvidos. Tem como causa mais frequente o uso de laxantes e a m absoro intestinal de carboidratos. J a Secretria ocorre em secreo ativa de eletrlitos e gua pelo epitlio intestinal. Que vai Estmulos toxinas que provocam secreo e essa toxinas so provenientes de bactrias como salmonella, shigella, etc e vrus rotavrus. Com tambm pode ocorre diarreia Exsudativa que vo a leses na mucosa, que levam eliminao de muco ou pus, sangue e protenas plasmticas, aumentam o volume fecal e causam diarreia. O Motora e uma condio em que vai haver uma exposio inadequada do quimo no epitlio intestinal como por exemplo, resseco intestinal ou fstulas enteroentricas.

A dietoterapia tem como objetivo em prevenir ou minimizar os sinais como tambm prevenir a desidratao e hipoglicemia, perda de peso e anemia e restaurar a motilidade intestinal normal. A melhor forma e corrigir intolerncias a carboidratos principalmente simples. E necessrio oferta lquidos e eletrlitos para repor as necessidades que foram perdidas como exemplo um sucos diludo a 25% e 50% e coados fazer reposio de potssio gua de coco, banana-prata, batata, carnes brancas pescados e aves etc. porm o leite deve ser evitados pois o nvel de lactose sucos diludos a nos entercitos encontra-se diminudo e pode haver intolerncia. Coalhadas, iogurtes e queijo branco podem ser tolerados por alguns pacientes em pequenas quantidades. EVITAR FIBRAS INSOLVEIS (que aceleram o trnsito intestinal) nas fases agudas da diarreia. Evitar sacarose, acar, mel, doces. (adoantes artificiais e produtos dietticos) Frituras alimentos ricos em gorduras (especialmente nos casos de esteatorreia) OFERTAR FIBRAS SOLVEIS: importante para auxiliar no controle do trnsito intestinal pela viscosidade. cidos graxos de cadeia curta (AGCC), para integridade e recuperao da mucosa intestinal (coloncitos). PROBITICOS para recuperao da flora bacteriana Indicar soro caseiro ou de reidratao oral

FRMULAS CASEIRAS 1 colher de sopa de acar (rasa) + 1 colher de ch de sal (rasa) + 1 copo de gua filtrada ou fervida (200mL). Tomar o soro em pequenas quantidades a cada 5/10 minutos (Ministrio da Sade) INTOLERNCIA LACTOSE A intolerncia lactose a incapacidade de digerir lactose. A lactose um tipo de acar encontrado no leite e em outros produtos lcteos. A intolerncia lactose ocorre quando o intestino delgado no produz enzima lactase suficiente. As enzimas ajudam o corpo a absorver alimentos. No ter lactase suficiente chamado de deficincia de lactase. Os corpos de bebs produzem esta enzima para que eles possam digerir leite, incluindo leite materno. Bebs prematuros s vezes tm intolerncia lactose. As crianas que nasceram de gestao a termo geralmente no mostram sinais de intolerncia lactose at completarem pelo

menos 3 anos de idade. A intolerncia lactose pode comear em diferentes momentos da vida. Em indivduos brancos, ela geralmente afeta crianas acima dos 5 anos de idade. Em afroamericanos, a intolerncia lactose frequentemente ocorre em torno dos 2 anos de idade. A intolerncia lactose mais comum nas populaes asitica, africana, nativa norte-americana e nas populaes mediterrneas do que entre a populao do norte e oeste europeu. A intolerncia lactose muito comum em adultos e no perigosa. Aproximadamente, 30 milhes de adultos norte-americanos apresentam intolerncia a alguma quantidade de lactose at os 20 anos de idade. Para diagnostica so feitos processos como teste de intolerncia a lactose, Teste de hidrognio na respirao e teste de acidez nas fezes. Deve-se evitar o leite e seus derivados alm de produtos feitos de leite.

O tratamento e fazer a Suplementao da enzima lactase, ingerir junto com laticnios. Enzima lactase: incluir algumas gotas no leite (24 horas antes do consumo).

DOENA CELACA

A doena celaca (DC) autoimune1, sendo causada pela intolerncia permanente ao glten, principal frao proteica presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia, e se

expressa por enteropatia mediada por linfcitos T em indivduos geneticamente predispostos. Estudos de prevalncia da DC tm demonstrado que ela mais frequente do que se pensava215, mas continua sendo subestimada. A falta de informao sobre a DC e a dificuldade para o diagnstico prejudicam a adeso ao tratamento e limitam as possibilidades de melhora do quadro clnico. O carter hereditrio da doena torna imprescindvel que parentes em primeiro grau de celacos se submetam ao teste para sua deteco.

O dano na mucosa do intestinal por meio de inflamaes que vai atrofia as microvilusidade resulta em m absoro potencial ou real de todos os nutrientes o glten pode afeta a mucosa das pores proximal e mdia do intestino delgado (duodeno e jejuno). -Fases: Forma clssica ou tpica presena de sintomas clnicos, a Forma no clssica ou atpica pouco ou nenhum sintoma clnico e a Forma assintomtica ou silenciosa compatvel com alterao sorolgica e histolgica, sem sintomas.

SINTOMAS Mais comum Diarreia crnica, fezes descoradas espumosas e com odor ptrido, Desnutrio com dficit de crescimento em crianas, anorexia, Vmitos, Distenso abdominal, Fadiga, Anemia ferropriva, Doena ssea osteopnica, Dermatite herpetiforme. DIAGNSTICO O diagnostico e feito pelo mtodo de Dosagem de anticorpos (sorologia) antigliadina, antiendomse o (maior sensibilidade) e antitransglutaminase IgA ea realizao da Biopsia do Intestino Delgado (BID): duodeno, jejuno ou leo. CUIDADOS NUTRICIONAIS Produtos contendo trigo, cevada, malte, centeio e aveia como biscoitos, pes, macarro, bolachas etc. preferir alimentos como milho, batata, arroz, feijo de soja, tapioca, araruta, e trigo sarraceno (farinha de trigo mourisco) podem ser substitudos nos produtos alimentares. LEI No 10.674, DE 16 DE MAIO DE 2003. Obriga que os produtos alimentcios

comercializados informem sobre a presena de glten, como medida preventiva e de controle da doena celaca.

PATOLOGIA E DIETOTERAPIA DO INTESTINO GROSSO

You might also like