You are on page 1of 3

Fato Tpico: Teoria do Tipo.

TEORIA DO TIPO Tipo o modelo genrico e abstrato, formulado pela lei penal, descritivo da conduta criminosa ou da conduta permitida. No se confunde com a tipicidade, pois o tipo penal resulta da imaginao do legislador e o juzo de tipicidade a adequao de uma conduta real aos fatos imaginados pela lei. Os tipos penais se apresentam em duas categorias: tipos permissivos e tipos incriminadores. 1. TIPOS PERMISSIVOS (ou JUSTIFICADORES). So os tipos que contm a descrio legal da conduta permitida, ou melhor, as situaes em que a lei considera lcito um comportamento que se amolda ao fato tpico. So as chamadas causas de excluso de ilicitude ou eximentes, ou ainda, causas justificativas. 2. TIPOS INCRIMINADORES (ou LEGAIS). So os tipos penais propriamente ditos, consistentes na sntese legal da definio da conduta criminosa (crime ou contraveno). Esto definidos na parte especial do Cdigo Penal e na legislao penal especial. 2.1. Funes do Tipo Legal. O tipo legal no se destina simplesmente a criar infraes penais. Ao contrrio, possui relevantes funes: a) Funo de garantia: funciona como uma garantia do indivduo, conhecendo todas as condutas que o Estado repudia, podendo exercer sua liberdade de maneia inequvoca. Trata-se de direito fundamental de 1 gerao, limitando a atuao do poder estatal. b) Funo fundamentadora: a previso de uma conduta criminosa pelo Estado fundamenta o seu direito de punir quando h violao da norma. c) Funo indiciria da ilicitude: o tipo legal delimita a conduta penalmente ilcita, autorizando a presuno de uma ao ou omisso ser ilcita, contrria ao ordenamento. Essa presuno relativa (juris tantum), pois admite prova em contrrio (CP, art. 23). d) Funo diferenciadora do erro: o dolo do agente deve alcanar todas as elementares do tipo legal,sendo responsabilizado somente quando houver conhecimento de que sua atitude compe todos os elementos do tipo legal (CP, art. 20). e) Funo seletiva: cabe ao tipo penal selecionar as condutas que devero ser proibidas (crimes comissivos) ou ordenadas (crimes omissivos) pela lei penal, levando em conta os princpios vetores do Direito Penal em um Estado Democrtico de Direito. 2.2. Estrutura do Tipo Legal.

O tipo penal, qualquer que seja, composto por um ncleo e elementos. Nas formas qualificadas e privilegiadas so acrescentadas as circunstncias. O Ncleo, representado pelo verbo, a primeira etapa do tipo incriminador.
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel:

Em torno do ncleo, se agregam elementos (ou elementares), objetivando proporcionar a perfeita descrio da conduta criminosa. Podem ser objetivos, subjetivos e normativos. Elementos objetivos (ou descritivos) so as circunstancias da conduta criminosa que podem ser constatados por qualquer pessoa, exprimindo um juzo de certeza.
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel:

Elementos normativos so aqueles cuja compreenso reclama uma interpretao valorativa, necessita de um juzo de valor da situao, visando o destinatrio da lei penal. Podem ser jurdicos, traduzindo conceitos prprios do Direito ("indevidamente", "documento", "funcionrio pblico", "duplicata"); ou culturais (extrajurdicos), que envolvem conceitos prprios de outras disciplinas ("pudor", "libidinoso", "arte", etc.) Por fim, elementos subjetivos so os que dizem respeito ao nimo do agente, isto , finalidade de agir, tendncias e intenes. A doutrina utiliza a expresso "elementos subjetivos do injusto", reservando-a aos elementos que sustentam identidade entre a tipicidade e a ilicitude. Parte da doutrina entende, ainda, haver uma quarta espcie de elemento do tipo penal, relativo aos elementos modais. Estes seriam os elementos do tipo que expressam as condies especficas de tempo, local ou modo de execuo da infrao penal, indispensveis para a caracterizao do crime.
Art. 150 - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias:

2.3. Classificao Doutrinria do Tipo Legal. A doutrina classifica o tipo legal em diversas maneiras:

a) Tipo Normal e tipo anormal: norma o que prev elementos de ordem objetiva. Anormal o que prev elementos subjetivos, normativos, acarretando a tipicidade anormal.

b) Tipo fundamental e tipo derivado: fundamental ou bsico aquele que retrata a forma mais simples da conduta criminosa. chamado de crime simples, em regra, contido no caput do tipo legal[1]. Tipo derivado aquele que se estrutura com base no tipo fundamental, a ele se somando as circunstancias que aumentam ou diminuem a pena. So as qualificadoras, causas de aumento e causas de diminuio de pena. c) Tipo fechado e tipo aberto: fechado (ou cerrado) o que Possi descrio minuciosa da conduta criminosa. Aberto o que no possui, cabendo ao Poder Judicirio, na anlise do caso concreto, complementar a tipicidade mediante um juzo de valor (CP, art. 137). d) Tipo de autor e tipo de fato: tipo de autor o que se relaciona ao direito penal do autor, onde no se pune a conduta, mas a pessoa em razo de circunstncias pessoais. Tipo de fato o que tem por objeto a incriminao da conduta criminosa, vigente no Brasil.

e) Tipo simples e tipo misto: simples o que abriga em seu interior um nico ncleo (CP, art. 157). Misto o que tem na descrio tpica dois ou mais ncleos, representando crimes de ao mltipla ou de contedo variado. Pode ser um tipo misto alternativo (CP, art. 180) ou cumulativo (CP, art. 244). f) Tipo congruente e tipo incongruente: congruente aquele em que h perfeita coincidncia entre a vontade do autor e o fato descrito na lei penal (crime material consumado). Incongruente aquele em que no h coincidncia, o resultado diverso (crime tentado, crime culposo e preterdoloso). g) Tipo complexo: o tipo possui uma parte objetiva, consistente na descrio da conduta criminosa e uma parte subjetiva, consistente no dolo e na culpa (concepo finalista).

You might also like