You are on page 1of 20

Antropologia

1. O contexto geral da antropologia social e cultural a. Noo geral de sociedade

Antropologia Social: Universo da actividade social e cultural do ser humano no seio da sociedade. Sociedade: Conjunto de indivduos de ambos os sexos e de todas as idades, agregados de forma mais ou menos permanente e submetidos a um tipo de civilizao comum. Guy Rocher: Uma sociedade no ! uma simples soma de indivduos" unidos necessariamente por um determinado contacto ou entendimento. #ara $u% &ocher uma sociedade define'se pela multiplicidade das interac(es de sujeitos humanos )ue comp(em o tecido fundamental e elementar da sociedade, conferindo'lhe ao mesmo tempo experi*ncia e vida"

+ociologicamente mais determinista,uma sociedade consiste num grupo de seres humanos com capacidade para auto'produzir a sua exist*ncia colectiva, em funo de um sistema de regras para a aco. +ociedades globais - #as .+uper'+istemas/ 0nglobam Comunidades ou colectividades 1enr% 2endras .aldeias, vilas e cidades/ &epresentam SIS !"AS SOCIAS 3otados S#$SIS !"AS %r&prios .econ4mico, parentesco, simb4lico,/

Grupos:

Grupos in'ormais: 56mero de indivduos reunidos em determinado local, com a finalidade individual aleat4ria e provis4ria. !x( 7eber caf!, apanhar o autocarro, 3iferente Grupos elementares) 0xistir no seu seio um certo tipo de rela(es entre os seus membros e o modo como se articulam com o resto da sociedade. Grupos dom*sticos8 pe)uenas sociedades por um reduzido efectivo de indivduos vivendo num territ4rio por eles apropriado, geralmente de pe)uenas dimens(es e subdividido num certo n6mero de grupos b9sicos :s homens no podem casar com as suas irms,tero de procurar uma esposa fora do grupo e realizar alianas com outros grupos dom!sticos. ;o parentesco cabe a possibilidade de uma sociedade existir.

%rinc+pios 'undamentais ,ue regulam a vida social: 1. #arentesco <. +exo =. >dade

O Sexo8 3ivide a sociedade em dois grupos 5o domnio da procriao .cuidados com as crianas/ ?arefas dom!sticas

.em relao ao trabalho@ &eligio@ ao poder poltico,/ ; diviso das tarefas faz'se geralmente segundo a diviso sexual do trabalho 0x. 1omens caadoresAmulheres camponesas/

A Idade8 :s termos )ue se aplicam Bs idades da vida nem sempre indicam unicamente um estado fisiol4gico ou uma cronologia, mas antes, em muitos casos, um estatuto dom!stico. !xs. #ortugal .7eira'7aixa/ ' 5ascimento do 1Cfilho 2

>rlanda .camponesa/ - ;dulto depois de herdar do pai 1 Dfrica e)uatorial .:s 2assai/ - &apazes circuncisos, solteiros circuncisos e homens casados. .Earia de sociedade para sociedade - do nascimento B morte/

O %arentesco: !vans-%ritchard: +e deseja viver com os 5uers, dever9 faz*'lo B maneira deles@ dever9 trat9'los como uma esp!cie de parentes e eles trat9'lo'o como uma esp!cie de parentes. 3ireitos, privil!gios, obriga(es, tudo ! determinado pelo parentesco"

;s no.es /iol&gicas e as constru.es sociais permitem a organizao e o funcionamento da vida social. Sociedades humanas contempor0neas: so m6ltiplas, de grandes e pe)uenas dimens(es, existindo nas mais variadas condi(es geogr9ficas. 0ncontram'se seres humanos naturalmente organizados socialmente 0xistem numerosos casos de foras ex4genas adversas )ue causas dese)uilbrios conduzindo B mis!ria material e destruio cultural, por vezes a aut*nticos 0?5:CF3>:+ .etno .raa/ G cid .matar//. !x. Hloresta amaz4nica.

a. A antropologia social e cultural no contexto das ci1ncias sociais Antropologia Social: estuda as formas e modos de organizao social imanentes B sua condio humana .,/ de grupos de indivduos agregados em conjunto mais ou menos numerosos - numa perspectiva comparativa da sociedade humana no seu conjunto.

; antropologia social G campo cientfico hist4rico estudam lado a lado a contemporaneidade das sociedades actuais. .h9 a necessidade de compreender como funciona uma sociedade no presente .rupturas com o passado - lugar a inova(es//. : ;ntrop4logo +ocial na maioria das vezes, p(e entre par*nteses a hist4ria de uma determinada sociedade para melhor se concentrar na actualidade da sua organizao social.

Claude 2*vi-Strauss: ou Ia nossa ci*ncia adereJ B dimenso diacr4nica dos fen4menos, )uer dizer B sua ordem no tempo, e so incapazes de fazer a sua hist4ria@ ou tentam trabalhar B maneira do historiador, e a dimenso do tempo escapa'lhes. #retender reconstruir um passado do )ual se ! impotente para atingir a hist4ria, ou )uerer fazer a hist4ria de um presente sem hist4ria, drama da etnologia num caso, da etnografia noutro, tal !, em )ual)uer dos casos, o dilema ao )ual o seu desenvolvimento, no decorrer dos 6ltimos cin)uenta anos, pareceu muitas vezes encurralar uma e outra"

Noo de 'uncionamento: interdepend*ncia relativa entre os factos sociais : estudo da sincronia social .um momento do tempo actual/ corresponde a uma fraco da diacronia .um perodo entre dois tempos/.

%eso do panorama hist&rico: 5o ! possvel excluir do processo cultural hist4rico de um pas o menor elemento, seja ele o mais modesto, graas a um conceito redutor e pouco cientfico como o de aldeias hist4ricas". !x. Conveno da 1aia de 1KLM - estipula )ue os crimes contra o patrim4nio cultural so tamb!m crimes contra a 1umanidade.

Sociedades sem escrita 3sem mem&ria escrita4: :s antrop4logos t*m por misso cobrir o maior campo de conhecimento possvel relativamente a todos os aspectos da sociedade em causa, incluindo os factos hist4ricos identific9veis. .estabelecendo factos anteriores, a partir das condi(es especficas da sua investigao sobre a contemporaneidade/.

Sociedades de l+ngua escrita: .sociedades ocidentais/ 1istoriadores e antrop4logos criaram, as condi(es de intercNmbio entre as suas especialidades e enri)uecimento m6tuo. ?em havido periodicamente entre a antropologia social e outras especialidades troca de influ*ncias ben!ficas com fortes incid*ncias te4ricas e metodol4gicas .geografia, ar)ueologia, biologia,/ Antropologia europe+sta: ?em oscilado entre a tentao hist4rica e tentao liter9ria .5o teste formativo - 5a antropologia europesta a distNncia metodol4gica artificial entre o observador e o objecto observado resulta fundamentalmente da distNncia social entre os dois termos/.

5i'iculdades dos antrop&logos: 1eterogeneidade dos campos de pes)uisa@ escasso financiamento para estadas de longa durao no terreno@ pouca aptido pessoal para se integrar num grupo observado@ a inerente capacidade para afrontar situa(es constringentes de sociabilidade@ desconforto das condi(es fsicas. .alguns investigadores refugiam'se no conforto das salas de ar)uivos e elaboram problem9ticas )ue os encerram no campo exclusivo da hist4ria/.

?amb!m a 'raca 'ormao em Sociologia impede de orientar as investiga(es nas formas e modos de organizao social e, de as firmar na contemporaneidade do campo da antropologia social.

; 'raca visi/ilidade da antropologia na sociedade tem conduzido a disciplina na direco da literatura culturista, na esperana de suscitar a ateno de um p6blico alargado. ; actual tend*ncia, conduz B elaborao de ttulos de forte efeito comercial e poliss!mico )ue no traduzem minimamente o conte6do do livro )ue intitulam. ; falta de vocao liter9ria - em detrimento do rigor, da preciso, da descrio exaustiva e da prova. ; clareza liter9ria ! importante para a compreenso de fen4menos precisos e rigorosos. Cada uma das experi*ncias etnol4gicas representa um mero ponto de vista pessoal. 0ste tipo de afirmao significa uma deliberada e total subjectividade ou a mera transposio de uma representao social do real .no sentido do meramente recriado pelo pensamento, segundo a interpretao, experi*ncia ou julgamento pessoal/.

A experi1ncia pessoas de terreno: no !, nem pode ser redutvel a um simples ponto de vista pessoal sobre a realidade observada@ ela corresponde decisivamente aos fundamentos sobre os )uais repousa a metodologia antropol4gica. ;ssim, a experi*ncia de terreno corresponde fundamentalmente B medio entre o real, o observado e o descrito. #elo facto da medio, o relato etnogr9fico da realidade dada a observar ! susceptvel de perder alguma intensidade informativa pelo caminho mas nunca poder9 pressupor o inexistente, sem correr o risco de invalidar a fiabilidade da informao.

' ; +ociologia8 mais moderna", mais adaptada B compreenso das sociedades modernas, como se pensa ser a actual fase da sociedade portuguesa.

A Antropologia *8 a ci*ncia )ue estuda os fen4menos sociais das sociedades contemporNneas, apoiada numa metodologia de terreno )ue a distingue das outras ci*ncias sociais. !x. +ociologia O estudo dos antrop&logos representa um desafio e complexidade, na medida em )ue esta ci*ncia implica, para al!m da natureza do seu objecto, afrontar condi(es difceis de estudo, necessitando aptido e formao especiais da parte dos investigadores. #roceder a estudos in situ, habitualmente longe da cultura do etn4logo e em condi(es de adaptao fsicas singulares .diferena da +ociologia e a hist4ria/.

A antropologia uma ci1ncia integrante a. Cinco campos de estudo

Antropologia 367ist&ria natural do 7omem) 8 9:;<4: ' ;ntropologia 7iol4gica ' ;ntropologia #r!'hist4rica ' ;ntropologia #sicol4gica ' ;ntropologia Oingustica ' ;ntropologia +ocial e Cultural

: desenvolvimento desta ci*ncia geral tem caminhado da generalidade para a especialidade( ;lguns cientistas realizaram trabalhos %luridisciplinares .reunio de v9rias disciplinas sem real intercomunicao/ ou, raramente, Interdisciplinares .integrao simultNnea de v9rios saberes/ #reocupados com a especialidade perdem facilmente de vista o objecto final da ;ntropologia como ci*ncia integrante8 : 1omem social e cultural na sua complexidade total. 5o plano da interdisciplinaridade .apesar da generalidade/ o fio condutor da especialidade faz sempre iminentemente falta.

Antropologia Social e cultural: Uma especialidade )ue recorre constantemente B integrao de diferentes saberes. ; interdisciplinaridade no deve ser uma panaceia .rem!dio/ para a aus*ncia de especializao .compreenso de fen4menos profundos/ : conhecimento no tem limites, aos )uais no pretendem obviamente nem a especializao nem a interdisciplinaridade ; >nterdisciplinaridade no constitui um campo de conhecimento em si e o excesso de especializao impede uma viso alargada dos problemas.

=(9(9 8 A antropologia /iol&gica Antropologia $iol&gica: estudo das varia(es dos caracteres biol4gicos do homem no espao e no tempo. :u seja, estudo das rela(es entre o patrim4nio gen!tico humano e o meio geogr9fico social, relacionando as particularidades morfol4gicas e fisiol4gicas com o contexto ambiental e com a evoluo destas particularidades. 0m conse)u*ncia do meio fsico, a antropologia biol4gica toma em considerao os factores culturais )ue influenciam o crescimento e o conjunto de transforma(es ou fases sucessivas pelas )uais passam os indivduos desde a sua concepo biol4gica at! B maturidade.

;ntropologia 7iol4gica &elao

Hactores s4cio'culturais 0m particular $en!tica das popula(es

Caracteres 7iol4gicos

0 participa no debate sobre

: derivado do INA O

e o dependente do A5>#IRI5O

; relao entre as ci*ncias da vida e as ci*ncias sociais t*m limitado o seu desenvolvimento interdisciplinar. 0x. feromona" - +ubstNncia odorante de animal.

+empre )ue um face a face s!rio se produziu entre a ci1ncia /iol&gica e a ci1ncia antropol&gica, este conduziu a evidenciar as realidades sociais objectivadas desde h9 muito pelos antrop4logos, como tamb!m levou a fazer emergir novas e interessantes interroga(es sobre a natureza de alguns comportamentos humanos. .reflex(es de ;nt4nio 3am9sio 1KKP sobre o c!rebro humano/.

?r*s exemplos .encontro entre as duas ci1ncias / e todos eles evidenciam o desajuste entre parentesco biol4gico e parentesco social. 1C 0x. >nseminao artificial .mulher est!ril - recorre a outra/ <C 0x. >nseminao artificial .1omem est!ril - 7anco de esperma/ =C 0x. Casamentos consanguneos .consente casamentos primos direitos e probem entre meios'irmos/ :s tr*s exemplos demonstram )ue no ! necess9ria a exist*ncia de uma relao de consanguinidade real para )ue se constitua e afirme uma relao de parentesco. Consanguinidade8 relao, parentesco entre os )ue procedem do mesmo pai ou da mesma raa.

=(9(= 8 A antropologia hist&rica A antropologia pr*-hist&rica: estuda a exist*ncia do homem num passado muito remoto, relativamente ao )ual no existem documentos escritos. ; investigao faz'se recorrendo B busca de vestgios materiais deixados por sociedades muito antigas e conservados no solo. ?em por finalidade a reconstituio das sociedades desaparecidas nos seus diferentes aspectos.

#rocedendo do encontro entre a antropologia e a ar)ueologia, a antropologia pr!' hist4rica interessa'se pelas8 ' ?!cnicas ' #rodu(es culturais e artsticas ' :rganiza(es sociais

?anto o projecto da antropologia pr*-hist&rica como a da etno-hist&ria resultam do con'ronto com a antropologia social

Antropologia pr*-hist&rica hist&ria

3a di'erena4

etno-

: antrop4logo pr!'historiador trabalha &ecolhe o seu material de inves' tempo tigao em escava(es feitas no solo

: etno'historiador directamente com o da oralidade local

?em pontos comuns com o do antrop4logo .trabalha no terreno onde recolhe factos relacionados com a contemporaneidade s4cio' cultural num contexto de oralidade - conjuga o tempo da oralidade com o tempo do historiador ou do pr!'historiador/ A etno-hist&ria: 5a origem, a etno'hist4ria correspondia ao estudo das sociedades sem escrita, dependentes da mem4ria oral, e ditas sem hist4ria. ; palavra etno'hist4ria foi criada pelos etn4logos americanos na tentativa de reconstituio da hist4ria dos Fndios.

Ar,ueologia: +eria possvel fazer intervir a ar)ueologia na medida em )ue os vestgios e as runas encontrada no subsolo so um contributo )ue, em certos casos, se podem combinar com a hist4ria escrita e as tradi(es orais.

&0+U2:8 ; etno'hist4ria vai ao encontro da antropologia hist4rica. ; antropologia hist4rica comeou por interessar sobretudo o campo da hist4ria pelos benefcios retirados do conhecimento antropol4gico, designadamente uma conceptualizao mais rigorosa do seu objecto. ; continuidade hist4rica no se faz sempre necessariamente sem rupturas .anomias - crise social passageira ou destruturao de uma sociedade tradicional/ e inova(es sem relao com o passado. ; metodologia etnol4gica no pode perder de vista )ue o tempo sincr4nico nos escapa. 0sta etnologia no hesita em recorrer ao passado para reconstruir s!ries cujo o estabelecimento se imp(e para a compreenso de factos contemporNneos. 0x. ;lianas matrimoniais.

; metodologia pr4pria da antropologia hist4rica ou etno'hist4rica a )ual se poderia designar, de certa maneira, em 6'orma de arco), ao percorrer um determinado tempo hist4rico. :u seja, implica partir do presente para regressar ao presente, passando pelo passado.

#resente

#assado

#resente

"*todo 7ist&rico Regressivo: Concluso8 ; antropologia hist4rica, ou a etno'hist4ria, conjuga o tempo antropol4gico e o tempo hist4rico na)uilo )ue ! estritamente necess9rio para a compreenso do presente, como finalidade antropol4gica e no hist4rica.

=(9(? - A antropologia lingu+stica A lingu+stica: ! a ci*ncia )ue estuda a estrutura, as fun(es e valor significativo da linguagem. :u seja, ci*ncia )ue estuda a linguagem como parte integrante do patrim4nio cultural de uma sociedade.

+em o estudo da lngua no seria possvel compreender como os indivduos pensam o )ue vivem e sentem, ou seja no poderamos compreender as suas categorias afectivas e cognitivas 3etno-lingu+stica/.

Claude 2*vi-Strauss: Concep(es explicativas sobre as rela(es entre a linguagem e a cultura8 94 a linguagem corresponde a um dos aspectos da cultura. Q o plano mais emprico da )uesto e pela mesma razo as suas implica(es metodol4gicas so as mais importantes@ =4 a linguagem ! igualmente uma produo cultural, na medida em )ue reflecte, pela natureza e projeco dos seus sistemas simb4licos, certas caractersticas de uma cultura@ ?4 finalmente, a linguagem corresponde a uma condio da cultura. Q um facto observado )ue a linguagem assume, totalmente ou em parte, a perman*ncia de certos aspectos da cultura. 5um plano te4rico, ela pr4pria ! uma cultura se a considerarmos um sistema de comunicao privilegiado )ue fornece a chave de acesso aos sistemas particulares de comunicao como aos diversos aspectos da cultura. +o disciplinas aut4nomas ;ntropologia Oinguagem

Oingustica

Cultura

Os antrop&logos t*m por vocao trabalhar em contextos s4cio'culturais orais. ; oralidade ! uma t!cnica de comunicao, tal como a escrita.

#ara os investigadores a diferena entre a :ralidade e a 0scrita !8 Oralidade8 pressup(es o contacto pessoal entre indivduos !scrita8 se interp(e entre eles mediatizando os acontecimentos

: estudo da l+ngua espera8 'compreender as categorias mentais do parentesco, cristalizadas nas nomenclaturas dos termos de parentesco ' reconstituir as sagas geneal4gicas )ue permitem retraar as hist4rias familiares e identificar as categorias parentais operat4rias

: estudo da l+ngua na 'orma oral .locais sem correspond*ncia escrita/ ! o 6nico meio obrigat4rio )ue o investigador tem para aceder B sociedade e B cultura em observao.

=(9(@4 A antropologia psicol&gica Antropologia psicol&gica: 3omnio do estudo dos mecanismos do psi)uismo humano, na sua interaco com a perman*ncia social.

: presente domnio define o encontro entre a ;ntropologia e a psicologia no )ue corresponde B necessidade de compreenso da subjectividade )ue preside B aco dos indivduos em sociedade. .passar do objectivismo ao subjectivismo/ Hen4meno da representao sobre a realidade social e a aco derivada da percepo desta mesma realidade pelos diferentes actores sociais.

=(9(<4 A antropologia social e cultural ;ntropologia .ou etnologia/ A ;ntropologia social e cultural

.segundo as R op(es nacionais/

;ntrop4logos

especialistas do domnio social e cultural

A antropologia social e cultural ! um ramo vastssimo e complexo. 0le pr4prio se subdivide necessariamente em especialidades, visto englobar o estudo dos m6ltiplos aspectos fundamentais )ue se articulam e constituem uma sociedade8 .o sistema de parentesco@ os modos de produo econ4mica@ o sistema jurdico@ as t!cnicas@ a transmisso dos saberes@ as crenas, as artes, o simb4lico,/

&esulta da actividade social dos indivduos .no podem ser elementos independentes uns dos outros/.

; glo/alidade, ou totalidade .2arcel 2auss/ )ue a antropologia procura perceber, torna a sua abordagem um m!todo fundamentalmente diferente das outras ci*ncias.

?( O proBecto da antropologia social e cultural ?(94 !tnologia ou antropologiaC !tnologia: 0?5: .etnia/ G O:$>; .estudo/. 0studo das etnias no sentido das diferenas culturais entre povos. ; etnologia incluiu basicamente os estudos sint!ticos e conclus(es te4ricas elaboradas a partir de documentos etnogrD'icos orientados para problemas de origens, de reconstituio do passado, de contactos, de di'uso.

0tnologia8 estuda os povos ou grupos !tnicos no sentido da comparao e da classificao cultural ;ntropologia social8 estudo das pr9ticas sociais, como a famlia, o sistema de parentesco, a organizao poltica, o direito e a legislao, a religio e ainda o estudo das rela(es mantidas entre estas institui(es.

Como resultado devemos B antropologia social a introduo das importantes no(es de 'uno, de sistema de rela.es sociais assim como a noo de estrutura social.

' 0sta atitude repousa sobre uma separao entre o passado e o presente das sociedades, entre a sua real dinNmica e a apar*ncia est9tica. ' ?emos de ter em conta as modifica(es e rupturas introduzidas pelo tempo hist4rico

; antropologia teve sempre como objectivo transcender os particularismos .evidenciados pelos estudos etnol4gicos/ e reflectir sobre a ess*ncia humana no seu todo ; antropologia procura aceder ao funcionamento social e cultural, tentando evidenciar categorias analticas universais capazes de explicar simultaneamente os particularismos e a diversidade das sociedades humanas, assim como a unidade do g!nero humano.

A etnologia ou a antropologia corresponde ao estudo das propriedades gerais da vida social humana implica dizer )ue se trata de um campo de investigao vastssimo cobrindo v9rias disciplinas do saber8 .geografia humana, lingustica, hist4ria social, psicologia social/. ?otalidade ."A#SS/

?(9(94 Antropologia social eEou cultural ; distino deriva da diferena entre os conceitos de sociedade e cultura. 5o se trata de uma oposio fundamental e menos ainda de duas ci*ncias diferentes mas somente de pontos de vista diferentes, de tradi(es e prefer*ncias ideol4gicas. 'Os antrop&logos sociais8 encaram o estudo da sociedade sob a forma de um conjunto social significativo )ue lhes serve de ponto de partida para a sua abordagem das sociedades humanas. Claude 2*vi-Strauss: comparou a )uesto social e cultural a uma folha de papel )umico. :u seja, o verso da folha serve para escrever en)uanto o reverso destina'se a reproduzir o )ue foi escrito no verso. :s dois lados so insepar9veis, se )uisermos conservar a condio do papel )umico. +egundo O!vi'+trauss, acontece o mesmo com o social e o cultural. +o dimens(es insepar9veis da actividade humana. Contudo, na pr9tica, existem abordagens )ue privilegiam mais a dimenso social e outras a cultural. 'Os antrop&logos culturais8 consideram em primeiro lugar as t!cnicas e os materiais ou intelectuais, tal como o modo de vida, as crenas, as atitudes para chegar a uma esp!cie de super t!cnica )ue ! a actividade social e poltica.

!x. ; forma cultural escolhida por muitas sociedades ! o aperto de mo". !vans-%ritchard: ; fim de exemplificar a noo de relativismo cultural e 'uno social, o autor refere a diferena de comportamentos religiosos entre cat4licos e muulmanos nos seus templos respectivos. ;ssim, )uando um cat4lico vai B igreja e leva chap!u na cabea, no entra no templo sem primeiro descobrir a cabea. >nversamente, o muulmano ao entrar na mes)uita conserva o turbante, mas em contrapartida descala os sapatos e procede Bs suas ablu(es .purificao pela lavagem/. : )ue naturalmente no faz o cat4lico. Como comportamento cultural, ! dotado de significao social, por)ue funciona como smbolo de comportamento ade)uado a uma determinada situao social, e como tal informa sobre a situao, imprimindo'lhe simultaneamente exist*ncia e continuidade. Comportamentos culturais radicalmente opostos resultantes da diferena entre culturas. 3o ponto de vista social, o mesmo significado .30U+/.

!m suma, o exemplo apontado serve para demonstrar )ue o social se processa e revela, na maioria das vezes, atrav!s das suas manifesta(es culturais.

Antropologia social - estudo das rela(es sociais, das estruturas ou dos sistemas sociais. R Sociologia - >nteressa'se por um 6nico tipo de sociedade .a de tipo industrial'urbana/

Antropologia social - como ci*ncia com preocupa(es id*nticas Bs da sociologia, apesar dos m!todos e experi*ncias contextuais diferentes - face aos desafios e Bs muta(es )ue se encontram em curso na hist4ria in!dita da humanidade.

?(=4 Como de'inir a antropologia social Antropologia Social: 0studo das sociedades primitivas" contemporNneas caracterizadas8 ' #elas suas pe,uenas dimens.es, e na maioria dos casos pela aus1ncia de !stado e escrita, mas igualmente sem ma,uinismo e de desenvolvimento tecnol&gico rudimentar(

#elas suas pe)uenas dimens(es, estas sociedades facilitavam - como em situao de laborat4rio, poder'se'ia dizer - a abordagem da sua totalidade funcional ou l4gica social 5o havendo escrita, o 6nico m!todo era a observao directa no terreno .in)u!rito por entrevista/.

?r*s aspectos )ue permitem B ;ntropologia originalidade e autonomia face Bs outras ci*ncias sociais8 O/BectoF m*todo e um determinado tipo de ,uestionamento.

: universo tradicional de investigao tem vindo a alterar'se devido B acelerao do movimento hist4rico de globalizao mundial )ue conduz a disciplina a uma ruptura com o seu domnio de investigao inicial .o mundo ex4tico/ e a confrontar'se crescentemente com sociedades .como as sociedades em vias de desenvolvimento/ cujas preocupa(es so tamb!m cada vez mais semelhantes B sociedade do antrop4logo. .; antropologia no ! susceptvel de ser definida pelo tipo de sociedades estudadas/.

Os m*todos empregues na an9lise .na recolha do material/ so importantes para avaliar o grau de rigor dos procedimentos de validao ou invalidao.

O m*todo antropol&gico confere B disciplina rigor e uma certa unidade face B8 'heterogeneidade te4rica 'B alterao das condi(es do objecto de an9lise@ 'Bs diferenas de construo da pr9tica antropol4gica segundo as diversas tradi(es cientficas nacionais.

; perman*ncia do m!todo representa no entanto a converg*ncia consensual face B heterogeneidade das problem9ticas e interroga(es te4ricas, ao mesmo tempo )ue afirma a sua especialidade no seio das ci*ncias sociais.

: alargamento do campo de interveno disciplinar corresponde B necessidade permanente de pensar o funcionamento do social e cultural no seu todo humano, para poder aceder B 'inalidade principal da disciplina8 evidenciar categorias analticas universais capazes de explicar a unidade do g!nero humano.

@( %rinc+pios metodol&gicos @(94 A invariante o m*todo

"*todo: diferentes procedimentos e etapas de construo da investigao

Investigao: resultados de procedimentos metodol4gicos assentes especialmente8 5uma boa informao bibliogr9fica 5um ponto de partida te4rico em forma de hip4tese ou de um conjunto de )uestionamentos 5um m!todo geral e m!todos especficos 0m diferentes materiais e t!cnicas auxiliares

; conjugao deste conjunto de procedimentos metodol4gicos depende das etapas8 etnogr9fica, etnol4gica e antropol4gica. : tipo de o/Becto geral da investigao a realizar, tendo sempre em mente a comparao e os elementos a comparar com outras investiga(es de mesma natureza.

In+cio da etapa etnol&gica: : estudo de uma sociedade re)uer uma preparao te4rica pr!via apurada,pela a)uisio de informao bibliogr9fica. ; construo de novas

hip4teses te4ricas passam pelo conhecimento do )ue outros cientistas j9 tenham dito ou concludo.

Com a informao te4rica ad)uirida levantam'se hip4teses te4ricas ou )uest(es do )ue se pretende investigar 5a elaborao de uma monografia sobre a globalidade de uma determinada sociedade, parte'se para terreno sem grandes B priori, emergindo interroga(es mais profundas posteriormente.

"*todo geral aplicado pelos antrop&logos 3'ase etnogrD'ica4: consiste na o/servao directa no terreno, relativamente a um determinado contexto social. &esulta, em primeiro lugar, da dificuldade geral inerente Bs Ci*ncias +ociais ao colocar o investigador na posio simultNnea de o/servador e o/Becto de o/servao de mesmo car9cter )ue ele. 0sta dificuldade inerente B ci*ncia antropol4gica dado o seu m!todo consistir na observao das pr9ticas sociais de outros seres humanos .de mesma ndole )ue o observador/.

A especi'icidade do m*todo8 ' 5as ci*ncias ditas exactas8 o objecto observado ! nitidamente exterior ao observador, ou B hist4ria. ' 0m antropologia8 a natureza da dualidade necess9ria implica a introduo de uma distNncia metodol4gica artificial entre os dois termos. 0sta separao foi obtida graas B dist0ncia geogrD'ica )ue pressup(e a distNncia cultural necess9ria entre o observador e o objecto observado. :u seja, a distNncia geogr9fica oferece um universo de observao social e culturalmente diferente da sociedade do observador. .; distNncia geogr9fica dever9 facilitar o descentramento psicol4gico, social e cultural do observador/.

5as sociedades ditas primitivas" .na linguagem dos evolucionistas/, sociedades sem escrita ou sociedades ditas tradicionais .sociedades camponesas/ deriva o facto do antrop4logo se ter concentrado necessariamente no estudo da contemporaneidade do seu funcionamento. :u seja, observar agrupamentos humanos onde no existem registos sobre

forma de ar)uivo, livros, bibliotecas,)ue de algum modo relatem os seus modos de vida anterior e possibilitem, para al!m do estudo do presente, o seu estudo hist4rico. : registo de acontecimentos hist4ricos depende da mem4ria colectiva, em funo da )ual a sua transmisso se faz oralmente. Nota8 em alguns contextos, certos acontecimentos passados podem ser gravados em monumentos, objectos diversos, na pr4pria natureza,/

R!%I A-S!8 A antropologia social: ! uma ci*ncia do homem no seu todo )ue para atingir o seu objectivo se debrua especialmente sobre a contemporaneidade das sociedades, mas inclui naturalmente a sua dimenso hist4rica. +omente, dadas as caractersticas destes agrupamentos humanos sem escrita, a dimenso hist4rica ! posta entre par*nteses, incidido a investigao )uase exclusivamente na actualidade dessas sociedades, atrav!s da observao directa.

A dist0ncia 6geogrD'ica-cultural): no interv!m com a mesma perspic9cia na antropologia europesta e em particular )uando efectuada por etn4logos aut4ctones .nascidos na mesma terra onde vivem/.

5os casos das etnologias dom*sticas, a aconselh9vel distNncia cultural ! obtida, numa certa medida, pela distNncia social. !x( Tuando o etn4logo estuda o seu pr4prio pas a sociedade camponesa ou rural B )ual ele no pertence a situao entre ele e o meio observado apresenta uma certa polaridade s4cio' cultural. :u seja, h9 uma certa distNncia metodol4gica necess9ria B objectivao da realidade. #odem existir situa(es inversas, )uando o etn4logo se prop(e observar meios sociais diferentes do seu mas de categoria social mais elevada" ou id*nticos ao seu.

!m suma, todas as )uest(es metodol4gicas so importantes, das )uais depende a validao ou invalidao da investigao.

R!S#"O ; fase dominada etnogra'ia consiste na observao directa e na descrio dos factos reais, tais como eles sobressaem no in)u!rito de terreno .experi*ncia pessoal do autor/. ; etnografia constitui a primeira etapa da investigao )ue em seguida ! desenvolvida atrav!s da s+ntese etnol&gica. Q necess9rio explicar e sintetizar .etnologia/

?rata'se de resolver pela sntese etnol4gica certos problemas tipol4gicos.

You might also like