You are on page 1of 6

O GUIA TRMICO :

Generalidades
1. De onde provm o calor?
raios directos fluxo difuso raios reflectidos

A energia solar chega at ns sob forma de raio solar directo, difuso e reflectido.

2. Os ingredientes de um correcto conforto


Temperatura (C)

Atravs da sua presena ou ausncia, a energia solar susceptvel de criar um sobreaquecimento ou um arrefecimento do habitat. Uma das funes da janela , precisamente, regular o fluxo de entrada e sada de calor da habitao por forma a que o ambiente trmico seja correcto. Mas antes de definir as caractersticas que a janela deve possuir dentro do enquadramento de conforto trmico no Inverno e no Vero, devemos examinar os factores que caracterizam um ambiente trmico correcto:
Zona de conforto Vero

Zona de conforto Inverno

Humidade relativa

- a temperatura do ar: 20C mnima no Inverno (habitavelmente normal) e 26C mxima no Vero - a temperatura das paredes: em dois locais diferentes na mesma diviso a amplitude trmica deve ser inferior a 3C, podendo esta diferena ser induzida pelo modo de aquecimento/arrefeciemento bem como pelo tipo de caixilharia/vidro. - velocidade do ar: ela deve ser inferior 0,15m/s (0,54 Km/h) no Inverno - a humidade do ar: 30 a 60% de humidade relativa para uma correspondente temperatura ambiente de 20 a 26C.

3. Habitat e conforto
Para obter um bom conforto trmico, a habitao deve ser imperativamente ventilada, isolada e equipada por um sistema de aquecimento adequado No caso das janelas os componentes e factores que influenciam o isolamento so expostos segundo a sua ordem de importncia:

ordem de importncia

Inverno
Vidro O sistema e perfil utilizado na constituio da janela Sombreamento As juntas e vedantes Cortinados interiores Montagem do caixilho

Vero
Sombreamento Vidro O sistema e perfil utilizado na constituio da janela Cortinados interiores As juntas e vedantes Montagem do caixilho

DELEME COMERCIAL, S.A. AV. 24 DE JULHO N 3 - LETRA G, 1200-480 LISBOA LINHA AZUL 808 201 384 geral@deleme-comercial.com WWW.DELEME.PT

O GUIA TRMICO :
Generalidades
4. Conforto no Inverno
As transferncias trmicas
As transferncias trmicas caracterizam os diferentes modos de conduo trmica. Produz-se uma conduo trmica a partir do momento que exista entre dois sistemas, uma diferena de temperatura seja qual for o espao existente entre esses sistemas, mesmo o espao vazio.
fluxo de calor

Exterior

Interior

temperatura (TI)

temperatura (TE)

temperatura ambiente < temperatura do corpo

Caso de um muro.

Caso de um corpo humano.

Estas transferncias trmicas exprimem-se sob trs formas: a conduo, a conveco e a difuso : A conduo : A conveco :

Fluxo de calor

Transferncia por conveco de ambos os lados da janela Transferncia por conduo atravs de uma janela
A deslocao da transferncia trmica por conduo faz-se atravs da temperatura das matrias das zonas mais quentes para as zonas mais frias. A medio deste fenmeno expresso em W/m K.
ar inerte a 0 C l de rocha ou polistereno de vidro expandido madeira (700kgs/m3) PVC butilo vidro ao alumnio (W/m K)

A transferrencia trmica por conveco faz-se atravs dos fludos em movimento e as paredes.

A difuso :

poliuretano

0,024

0,030

0,041

0,044

0,17

0,23

0,24

1,1

50

230

Quanto maior for , maior a condutividade do material logo menos isolante

Transferncia por difuso atravs de uma janela


A transferncia trmica de calor por difuso consiste nas trocas de energia distncia entre os corpos por ondas electromagnticas.

5. Medio das performances de uma janela


As performances trmicas das janelas, das caixas de estore e das portas, resumem-se pela expresso de dois valores: - O coeficiente U que define o fluxo de calor que atravessa um elemento. Quanto menor o U melhor performance desse elemento. Exprime-se em W/m2K. - A permeabilidade ao ar que define o nmero de metro cbicos de ar susceptveis de atravessar o elemento pelas diferenas de velocidade do vento sobre a face exterior desse elemento. Exprime-se em m3/hm2. Uma fraca permeabilidade ao ar de um elemento evita as correntes de ar numa habitao.
DELEME COMERCIAL, S.A. AV. 24 DE JULHO N 3 - LETRA G, 1200-480 LISBOA

O coeficiente U (expresso em W/m2 K) representa a quantidade de calor que atravessa 1 m2 de elemento por uma diferena de 1 C entre cada face desse elemento, por conduo, conveco e difuso. Quanto menor for o coeficiente, mais eficaz o isolamento bem como menor o fluxo de calor que atravessa esse elemento. Para a janela, o coeficiente escreve-se da seguinte forma:
U caixilharia x Superfcie caixilharia + U vidro x Superfcie vidro + Y x Comprimento do vo Superfcie da janela
geral@deleme-comercial.com WWW.DELEME.PT

Uw =

LINHA AZUL 808 201 384

Performances e eficincia energtica


1. As performances trmicas das caixilharias
O coeficiente Uf (caixilharia) :
Perfil branco em PVC com reforo Perfil de madeira Perfil alumnio com corte trmico Material da caixilharia Tipo de perfil

3 cmaras

4 cmaras

5 cmaras

Espessura da caixilharia U caxilharia (W/mK)

58 mm

58 mm

70 mm

58 mm

60 mm

1,6

1,5

1,4

1,8

2,8

O coeficiente Ug (vidro) :

A aplicao de uma pelcula de sais metlicos (capa termo-isolante) permite a diminuio de perdas por difuso na proporo de 66% a 7% :
-10C temperatura exterior 20C temperatura interior

33%
O calor passa sem ser reflectido do interior para o exterior

Luminosidade 82%
Vidro simples de 4mm U = 6 W /mK Vidro duplo 4-16-4 U = 2,7 W /mK

Conduo Conveco

10C temperatura do vidro

Difuso

Capa termo-isolante

Capa termo-isolante
-10C temperatura exterior 20C temperatura interior

= 66%
Conduo Conveco

Reflexo do calor em direco ao interior

Luminosidade 74% Capa de sais metlicos


Vidro duplo 4-16-4 com capa termo-isolante U = 1,4 W /mK Vidro duplo 4-16-4 com capa termo-isolante c/ gs argon U = 1,1 W /mK

Difuso

17C temperatura do vidro

Sistema de estores
Performances trmicas de uma caixa de estore monobloco :

= 7%

Uma caixa de estore associada a uma janela permite, pela presena das lminas em alumnio trmico, de aperfeioar as performances trmicas.
As performances do conjunto janela e estore representadas pelo coeficiente global de Ug (W/m K), so indicadas no grfico esquerda.
Vo c/ estore monobloco Vo com portadas alumnio Vo com estore DECO VE Vo sem estore Vo com estore tradicional

DELEME COMERCIAL, S.A.

AV. 24 DE JULHO N 3 - LETRA G, 1200-480 LISBOA

LINHA AZUL 808 201 384

geral@deleme-comercial.com

WWW.DELEME.PT

Performances e eficincia energtica

- Estanqueidade ao ar : A estanqueidade ao ar representa o dbito de ar que atravessa 1 m de uma janela ou de uma porta sobre uma diferena de presso de 1 Pa (Pascal a medida que mede a presso). Numa caixa de estore monobloco, trata-se apenas de uma estanqueidade linear. Esta representa o dbito do ar que atravessa 1 ml da caixa.
Dbito do ar que atravessa a janela (m3/h)/m

Esta estanqueidade ao ar mede-se num banco de ensaios devidamente calibrado. Diferentes presses so aplicados ao elemento testado e o dbito de fuga medido. Neste campo, as janelas DELEME obtm a classificao, nos testes mais exigentes, valores correspondentes classe 4.
Presso em Pascal

2. Eficincia energtica e meio ambiente


Numa construo a integrao de produtos com boas performances trmicas contribui para a substancial economia de energia : - caixilharia com grande estanqueidade ao ar, equipada com vidro duplo com isolamento reforado (trmico) (Ug=1,4 ou 1,1 W/M K) - caixas de estore monobloco com reforo trmico - portas de entrada com enchimento composto por painel com isolamento renforado.
Vidro simples U = 6 W/m K Vidro duplo 4-16-4 U = 2,7 W/m K Vidro duplo com isolamento reforado U = 1,1 W/m K

Outro aspecto importante que convm reter que em cada casa com vidro duplo com vidro duplo trmico consegue-se preservar o ambiente natural de uma emisso de 2 toneladas de CO2 (dixido de carbono) + outros gases poluentes por ano.

Reportando escala do consumo portugus, a utilizao sistemtica de um vidro duplo trmico representaria uma potencial economia de energia anual de 1 milho de toneladas de combustvel. Este valor representa o equivalente ao consumo anual de 1 milho de viaturas ou seja na reduo da emisso de 1,5 milhes de toneladas CO2, + 4.000 toneladas de SO2, + 2.000 toneladas de Nox, gases que so demasiadamente nefastos para a sade humana e para as condies climticas.
DELEME COMERCIAL, S.A. AV. 24 DE JULHO N 3 - LETRA G, 1200-480 LISBOA LINHA AZUL 808 201 384 geral@deleme-comercial.com WWW.DELEME.PT

Performances e eficincia energtica


3. Conforto no Vero
Para se obter um conforto trmico no Vero necessrio, em primeiro lugar, regular o fluxo de calor que atravessa o vo. Assim a melhor forma para se conseguir esse bloqueio deve-se tomar precaues de proteco solar para evitar a penetrao do fluxo de calor. A performance desta proteco solar define-se pelo seu factor solar (FS). Quanto menor for o FS, menos energia solar ser transmitida para o interior do local/habitao. Vrios tipos de proteco solar podem sem aplicados: proteces fixas: palas de sombreamento, vidros especiais - proteces mveis: estores, portadas - proteces vegetais Cada uma destas proteces apresenta vantagens e inconvenientes sendo a mais equilibrada a associao de vidros especiais e proteces mveis.
Energia solar reflectida Energia solar absorvida e rejeitada para o exterior

O factor solar :
Exterior
Energia solar incidente Energia solar transmitida directamente Energia solar absorvida e rejeitada para o interior

Interior

Factor Solar

O factor solar mede-se comparando o sol que entra realmente no local quela que atinge o vidro no lado exterior. Assim obtm-se uma porcentagem.

Exemplos de factores solares :


Acabamento exterior e exposio solar Estore com lmnas em PVC Claro, de projectar Exposto ao sol Estores com lminas inclinadas Claro a 45 (sem penetrao Sombrio no exterior directa dos raios solares) Estores interiores de lminas Claro Mdio Sombrio Vidro duplo Sem outra 6-14-4 proteco Sem outra Vidro duplo trmico 4.18.6 proteco (DELEME Confort) Sistema de proteco Factor solar 0,10 0,15 0,25 0,55 0,70 0,80 0,79 0,57 Energia solar

O efeito de serra :

A climatizao :
A climatizao permite regular a temperatura interior no Vero. Torna-se como complemento das proteces solares tais como: - uma concepo arquitectural judiciosa - vos com eficincia energtica - vos apresentando uma inrcia directo mdia ou forte.
ganho 35% difundido

energia

tipo de vidro

Vidro simples U = 6W / mK FS = 0,79

Vidro Duplo trmico U = 1,4 W /mK FS = 0,57

A economia energtica eficaz (com a colocao de um vidro duplo trmico) em 35% (exemplo para habitao no sul de Portugal com 25 m2 de janelas equitativamente repartidas por cada uma das fachadas).
LINHA AZUL 808 201 384

reflectido

A proteco solar

DELEME COMERCIAL, S.A.

AV. 24 DE JULHO N 3 - LETRA G, 1200-480 LISBOA

geral@deleme-comercial.com

WWW.DELEME.PT

Performances e eficincia energtica

4. As solues trmicas DELEME


A DELEME, para alm de outras gamas, na questo trmica tm disposio 2 solues: DELEME Confort DELEME Premium Com ou sem caixa de estore (monobloco ou Deco VE).

DELEME Confort

DELEME Premium
Ug=1,0 4W /mK Uf=1,4W /mK Uw=1,3W /mK

Ug=1,4W /mK Uf=1,4W /mK Uw=1,5W /mK

Vidro duplo trmico 4-18-6

Vidro duplo trmico, solar, acstico e de segurana laminado 44/2.16.6

As caixas de estore da DELEME so isoladas termicamente (polistereno)

DELEME COMERCIAL, S.A.

AV. 24 DE JULHO N 3 - LETRA G, 1200-480 LISBOA

LINHA AZUL 808 201 384

geral@deleme-comercial.com

WWW.DELEME.PT

You might also like