You are on page 1of 5

Aula 05

interpretao da situao de uma populao visando ao planejamento socioeconmico.


Sobre o texto, afirmaes. considere as seguintes

I. Os pases subdesenvolvidos apresentam um crescimento vegetativo muito rpido com uma populao jovem expressiva e uma pequena porcentagem de populao idosa. II. Os pases que apresentam um menor nmero de jovens tero, proporcionalmente, menor populao economicamente ativa. III. A participao da populao feminina economicamente ativa menor nos pases subdesenvolvidos. IV. Os pases de economia atrasada apresentam menores propores de pessoas empregadas no setor primrio da economia.

EXERCCIOS:
1)(Mackenzie SP) No estudo da estrutura

populacional de um pas, destaca-se a composio por idade e sexo, alm da estrutura ocupacional. Seu estudo possibilita a

Assinale: a) se apenas I, II e III estiverem corretas. b) se todas estiverem corretas. c) se apenas I e III estiverem corretas. d) se apenas I, III e IV estiverem corretas. e) se apenas a I e a II estiverem corretas.

despovoa das, como o Vale do Jequitinhonha (MG) e Vale do Ribeira (SP), no h muitos indicadores a serem medidos. d) O IDH resulta da combinao de fatores como renda, expectativa de vida e educao e, quanto mais prximo a 1, melhor. e) O alto IDH observado no interior paulista e Tringulo Mineiro explica-se pela modernizao da agropecuria e do sistema virio que agiliza o fluxo de pessoas, informaes e mercadorias.

2) (FGV SP) O IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) foi criado para indicar as condies gerais de vida das populaes nas mais diversas regies. Observe o IDH da Regio Sudeste e assinale a alternativa que melhor explique a territorializao deste indicador.

3) (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Em situaes de grandes guerras, deve-se considerar que elas provocam ........ da ........ e, indiretamente, ........ da fecundidade, em razo da ausncia dos homens, a servio dos exrcitos.

a) diminuio - mortalidade - aumento b) aumento - natalidade - queda c) diminuio - mortalidade - queda d) aumento - mortalidade - queda a) Observa-se que o IDH melhor nas reas rurais, como o interior de Minas Gerais, onde a ausncia de poluio contribui para a qualidade de vida. b) Nota-se que o IDH determinado pela combinao de desenvolvimento industrial e alto poder aquisitivo, caractersticas das regies do Sudeste, em que este ndice mais elevado. c) Pode-se concluir que o IDH sempre maior nas reas mais populosas, j que nas reas mais e) diminuio - natalidade aumento

4) (FGV SP) Em 01 de agosto de 2010, teve incio o 12 Censo Demogrfico brasileiro. O Censo 2010 envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas, e seus resultados vo subsidiar o planejamento de polticas pblicas e privadas pelos prximos dez anos. A alternativa que descreve uma mudana introduzida nesta edio do Censo :

a) Investigao sobre arranjos familiares formados por cnjuges do mesmo sexo. b) Investigao sobre os grupos tnicos e sua distribuio pelo territrio nacional. c) Investigao sobre as comunidades religiosas e sua distribuio pelo territrio nacional. d) Investigao sobre os padres de mortalidade e fecundidade vigentes no pas. e) Investigao sobre os nveis de renda e de consumo das famlias brasileiras.

GABARITO
1-C 2-D 3-D 4-A 5-A

5) (PUC RS) O Brasil tem hoje, aproximadamente, 190.000.000 de habitantes. Sobre esse contexto populacional, que compreende grandes diversidades, podemos afirmar: I. A expectativa de vida do brasileiro com mais de 65 anos vem melhorando nas ltimas dcadas. II. O nmero de jovens de 0 a 15 anos apresenta menor crescimento na base da pirmide etria. III. Os estados mais populosos so os que tm a maior extenso territorial. IV. O ndice de fecundidade da populao feminina, em idade frtil, tem apresentado dados cada vez mais elevados. Esto corretos apenas os itens a) I e II. b) I e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

You might also like