You are on page 1of 3

ES Jos Belchior Viegas

TCNICAS DE TRABALHO Saber Sublinhar Ao longo da tua carreira de estudante, com certeza que j tiveste oportunidade de ouvir os teus professores e professoras a falarem da importncia de seres capaz de distinguir o essencial (o importante) do acessrio (o secundrio). Uma das estratgias que mais te pode ajudar a fazer essa distino a tcnica do sublinhado, a qual, obviamente, obedece a algumas regras. Quando se sublinha um texto, o que se pretende destacar ou tornar mais visveis as suas ideias principais e secundrias e o objectivo deix-las claramente delimitadas, de tal modo que, com um simples golpe de vista, elas se destaquem. Quem sublinha um texto l duas vezes. Um sublinhado bem feito muito importante para rever mais rapidamente as matrias de estudo na altura das avaliaes. Podes considerar as etapas seguintes: 1.) Deves ler todo o texto sem sublinhar nada. Numa primeira leitura, por vezes, no se consegue captar a ideia ou ideias centrais. Por tanto, o sublinhado imediato poder ser um erro e uma grande precipitao. 2.) S deves sublinhar aps uma segunda leitura, destacando as ideias principais em cada parte do texto; os pormenores mais significativos; os conceitos mais importantes, os nomes mais tcnicos, os dados, os factos, as datas.., O importante que encontres o fio condutor do texto. Se achares necessrio, deves consultar o dicionrio e anotar margem o significado das palavras que desconheces. 3) Deves sublinhar frases breves ou palavras-chave de tal modo que seja possvel ler s o texto sublinhado encontrando um sentido. Sublinhar o texto todo no tem qualquer efeito! Sublinhar tudo igual a nada sublinhar! Algumas regras prticas para um sublinhado eficaz: 1. Sublinha pouco, saltando as frases secundrias e as palavras suprfluas. 2. Sublinha sobretudo as frases positivas. Sempre que sublinhares uma frase negativa, coloca em evidncia o

no

(por exemplo, com crculo sua volta).

3. Reescreve margem, usando palavras prprias, os conceitos expressos no texto ou, sempre que possvel, colocando margem as palavras que sintetizam os contedos. 4. Enumera, sempre que o texto for constitudo por uma sequncia de ideias, causas, consequncias, factores, ou outro tipo de elementos.(Podes usar os numerais ou letras.)

ES Jos Belchior Viegas

5. Evidencia as definies sublinhadas no texto colocando uma seta cor na margem. Quando o texto tiver muitos exemplos, que se importantes para a compreenso do texto, podes usar uma seta de outra cor para os destacar. 6. Usa outros sinais grficos que chamem a ateno e facilitem as actividades de compreenso, alm dos sublinhados em cor. Liga, por exemplo, com um trao as ideias semelhantes; usa outro tipo de trao ou um sinal para as ideias que se opem. 7. Coloca na margem do texto os comentrios pessoais usando, neste caso, parnteses rectos. 8. Usa sublinhados diferentes. As ideias principais devem ser sublinhadas com uma cor e as ideias secundrias com outra cor. Ou sublinha com trao contnuo as ideias principais e com trao ondulado as ideias secundrias. Ou usa um trao mais grosso ou mais fino. Ou o inverso... Deves procurar manter sempre o mesmo critrio o teu critrio em todas as situaes. Mas nunca abuses da cor! Procura ser simples mas eficaz. 9. Coloca pontos de interrogao, na margem do texto, quando considerares que o texto apresenta uma ideia mais polmica, ou com a qual no concordas. 10. Usa traos verticais ao lado do pargrafo ou pargrafos que contm as ideias ou as teses mais importantes defendidas no texto. Podes tambm colocar uma seta, ou uma chamada de ateno (Por exemplo, podes usar NB, que significa Nota Bem). EM SNTESE, os objectivos desta estratgia so: reforar e centrar a tua ateno nos elementos principais do texto; salientar o que h de essencial e o que acessrio; facilitar a posterior reviso do texto.

ES Jos Belchior Viegas

Exemplo de texto sublinhado:


Ttulo: Igualdade de sexos, igualdade de oportunidades Um grande nmero de estudos cientficos apontam para que as pessoas, qualquer que seja o seu sexo ou pertena tnica, so produto de uma cultura (a), de uma educao (b), de uma formao (c), de um enquadramento social (d) e tambm de uma construo psicolgica nica e individual (e) e de uma herana gentica (f). Produto tambm de uma de uma experincia religiosa (g). As generalizaes no conseguem abarcar todos estes factores. significa que as necessrio reafirmar que Igualdade mulheres queiram ser homens nem que os homens queiram ser mulheres. Igualdade significa respeito mtuo, reconhecimento da identidade de cada pessoa, respeitada porque um ser humano. Igualdade de oportunidades significa igualizar as pessoas, ou seja, apagar as diferenas e as identidades mas antes proporcionar condies para que cada pessoa possa desenvolver o seu talento e as suas capacidades. H que reconhecer que a Humanidade neutra, nascemos homens ou mulheres e h que reconhecer que, quando olhamos para a balana onde se pesa a igualdade, esta tomba para um lado. Contudo, a desigualdade dos sexos , para muitos, to invisvel como era a situao dos escravos at ao sculo XIX. Eles eram diferentes e portanto as regras que se lhe aplicavam eram outras. Elas so diferentes e por isso tm tratamento diferente. Os quatro elementos fogo, ar, gua, terra existem na e para a mulher como no e para o homem. Afectam ou no afectam a ambos. Ambos os sexos so queimados pelo fogo, os corpos de ambos contm gua e gua tm de beber; ambos respiramos o ar atravs dos pulmes; ambos comemos comida produzida na terra, na gua e no ar e depois de mortos ambos os corpos se decompem na terra. Ambos procuramos o Homens; sobrenatural e o transcendente. Onde esto as diferenas entre as nossas naturezas? Se somos iguais, em natureza e em essncia, teremos que ser iguais em direitos, em deveres, em responsabilidades, em liberdade. Mulheres e homens so iguais ambos partilham urna condio a humana, porque ambos pertencem ao gnero humano, porque so capazes de se relacionarem entre si, como iguais.

Notas pessoais

As pessoas so produto de: a) Cultura b) Educao c) Formao d) Sociedade cl e) C. Psicolgica f) Gentica g) Religio

no

no

no

NB.

NB: Homens; Mulheres: a mesma Natureza e essncia. 1) Condio 2) Gnero 3) Relao

Ana Vicente, Direitos das Mulheres Direitos Humanos. Lisboa: CIDM Comisso para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, 2000, pp. 12-13 J. Vieira Loureno, Ferramentas do aprendiz de filsofo. Porto: Porto Editora, 2004, pp.39-40 (texto adaptado)

You might also like