You are on page 1of 3

DIREES SIMBLICAS um tipo de progresso baseada no movimento fictcio conjunto de todos os planetas e casas, em bloco, na mesma proporo.

. Assim, movimentamos o mapa como um todo, na direo e na proporo temporal que se quer analisar, gerando um mapa dirigido, simblico. ssa proporo pode utili!ar como base de c"lculo as seguintes correspond#ncias para o movimento do mapa$ %& )& ,& -& 'rau por ano( *asso do +ol( Arco +olar( .aboid.

Grau por Ano / % grau da ecltica 0 igual a um ano de vida da direo. .esse m0todo, progride1se %2 para cada ano, em todos os planetas ao mesmo tempo, at0 o momento ou idade desejado para an"lise. o de c"lculo mais f"cil, quase visual, por0m menos preciso. Passo do Sol / 0 dado pela marc3a do +ol no dia do nascimento 4ou seja, quantos graus o +ol anda e5atamente nesse dia&. sse ritmo 0 tomado ficticiamente como constante para todos os anos que se deseja progredir o restante do mapa e seus planetas. Arco Solar / 0 a diferena em graus entre a posio do +ol no dia do nascimento at0 o dia que representa a idade a se e5aminar. 6onsidera1 se o dia para cada ano a partir da efem0ride. sse c"lculo fornece a informao de quanto abriu esse arco em graus. +oma1se, ento, esse valor 7 posio de cada planeta do mapa. o m0todo de c"lculo manual mais difcil, por0m, tamb0m o mais preciso. 6om a facilidade dos c"lculos computadori!ados que anulam a inconveni#ncia do seu c"lculo manual, para meros segundos de trabal3o, o Arco +olar tem se tornado o m0todo de *rogresso +imblica mais utili!ado. Naboid / toma como valor padro para progredir todos os planetas, ao mesmo tempo, o passo m0dio anual do +ol que 0 89:;<. =ultiplica1se esse valor pelo n>mero de anos at0 a data a ser analisada, e soma1se o resultado 7 posio de cada planeta.

A direo simblica pode ser ?ireta, calculada em movimento avanado no mapa natal, ou 6onversa, calculada em movimento inverso, parecido com o movimento pr01natal em progresso secund"ria. Aps reali!ar a progresso, direta ou conversa, utili!ando um dos quatro m0todos mencionados, verifica1se se os planetas que foram progredidos fa!em algum aspecto e5ato com um planeta do mapa natal. Alguns astrlogos usam %2 de rbita. @ interaspecto procurado, aqui, 0 a conjuno. As direes simblicas indicam os desejos e motivaAes durante um ano, por e5emplo, a partir do anivers"rio da pessoa. Bavendo trCnsitos semel3antes, que apiem a direo, os desejos podem ser concreti!ados, ou podemos prever um acontecimento significativo. *or0m, a direo simblica, como as outras progressAes, especialmente as secund"rias, possuem uma fora relativa autDnoma e e5pressiva, manifestando acontecimentos importantes no ano, mesmo sem apoio de outros trCnsitos ou outros pontos astrolgicos. .esse sentido, a t0cnica de ?ireAes +imblicas 0 uma e5ceo que no precisa tanto do apoio das outras t0cnicas de previso.

PREVIS

EM AS!R L GIA " PR GRESS

SEC#ND$RIA

A *rogresso +ecund"ria 0 um m0todo de previso que se baseia em cada dia aps o nascimento representar um ano de vida do nativo, os Cngulos tamb0m sero progredidos pelo Arco +olar. A progresso dos Cngulos so pontos sensveis do mapa e quando esto envolvidos por aspecto com planetas do mapa radical, assim como do mapa progredido, estes planetas tero uma importCncia amplificada na vida do nativo, produ!indo efeitos de acordo com a nature!a do planeta e suas condiAes no referido mapa. .en3um acontecimento importante na vida do nativo acontece sem que esteja retratado por progresso dos Cngulos do mapa com pontos ou planetas do mapa natal, a progresso do +ol 0 to importante quanto os Cngulos e tamb0m sinali!am acontecimentos significativos. +e observarmos apenas as Cngulos e o +ol podemos determinar os momentos mais importantes da vida da pessoa. videntemente nem sempre teremos os Cngulos e o +ol formando aspectos importantes, ento o que isso significariaE Apenas que sero anos em que no ocorrero eventos to significativos na vida da pessoa, mas poderemos analisar os aspectos formados pelos outros

planetas para termos uma ideia do que estar" se passando, ao mesmo tempo em que vale ressaltar que eventos significativos so marcados por v"rios aspectos que se formam com os Cngulos e o +ol e tamb0m entre outros planetas que reforam a previso. A Fua tra! a dinCmica dos eventos embora sua influ#ncia seja menos importante, os aspectos da Fua progredida so not"veis apenas quando e5atos e ficam operativos por no m"5imo dois meses. A Fua quando ao progredir toca um dos Cngulos onde se encontra um outro planeta progredido, o efeito seria de um catali!ador que provoca o pico do aspecto, onde teremos a e5presso m"5ima sinali!ada pelo aspecto do planeta no Cngulo. A Fua tem portanto o efeito desencadeador do aspecto da mesma forma se dois planetas esto em aspecto e a Fua progride formando aspecto com os dois muito provavelmente o efeito do aspecto que os envolve ser" ativado. A casa e signo que a Fua progride assumem uma importCncia durante sua passagem. Ao analisarmos uma *rogresso, devemos inicialmente observar os aspectos aos Cngulos, e ao +ol, depois devemos observar tamb0m a progresso de planetas que esto angulares no mapa radical, o regente do Ascendente e os planetas que sejam importantes no mapa radical, aps tudo isso, verificaremos os interaspectos entre os planetas e a progresso da Fua. ?evemos ter em mente que a an"lise dever" ser feita entre a carta progredida e a natal, mas no 0 menos importante analisarmos os aspectos que se formam entre os planetas progredidos e os Cngulos progredidos ou seja os aspectos da progresso so to poderosos quanto os aspectos que se formam com a *rogresso e o =apa Gadical. Al0m da *rogresso +ecund"ria direta temos a *r0 .atal onde o c"lculo seria feito da mesma forma mas agora consideraramos os dias anteriores ao nascimento para a *rogresso e o Arco +olar, a an"lise segue as mesmas regras utili!adas na *rogresso direta. http://astrologiaautoconhecimento.blogspot.com.br/2011/03/da-revolucao-solar-elunar.html

You might also like