You are on page 1of 7

Instituto Educativo do Juncal

FSICO-QUMICA 8 ano 1.Ficha de Avaliao outubro 2013

Nome __________________________________________________________ Turma _____ N. ___ Ass. Prof.: _____________________ Ass. Enc. Ed.: ________________________________________ Classificao: _________________________________________

L atentamente todas as questes e responde de forma clara e completa.

1. Faz a legenda da figura utilizando a chave que se segue.

2. Para cada uma das situaes seguintes, seleciona a opo mais correta. 2.1. A rapidez de propagao do som : A - menor nos lquidos do que nos gases. B - maior nos slidos do que nos lquidos. C - maior nos gases do que nos lquidos. D - independente do meio em que se propaga. 2.2. Uma onda com a frequncia de 20 Hz efetua: A - 20 oscilaes por minuto. B - 40 oscilaes em dois segundos. C - 20 oscilaes por hora. D - nenhuma das opes anteriores est correta. 3. Classifica as seguintes frases como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). A - O som propaga-se com a mesma rapidez em qualquer meio material. B - A reflexo de um som o fenmeno fsico que permite explicar a existncia de ecos. C - No ar, a reverberao pode ocorrer quando a fonte se encontra a uma distncia inferior a 17 m de um obstculo. D - As ondas sonoras so ondas longitudinais quando se propagam no ar.
1/7

E - O sonar utiliza a emisso de ultrassons e a reflexo destas ondas nos obstculos, de forma a determinar a sua localizao. F - A unidade de medida do nvel sonoro o decibel (dB). 4. O timbre permite distinguir sons com igual: A - amplitude de onda e intensidade. B - amplitude de onda e volume sonoro. C - intensidade e altura. D - nenhuma das opes anteriores est corre 5. Considera a propagao de um som em dois meios diferentes: ! Meio A- Ferro (vsom = 5130 m/s) ! Meio B- Borracha (vsom = 1550 m/s) a) Determina a distncia que um som pode percorrer em cada um dos meios em 0,2 s.

b) Identica, justicando, o que poderia suceder s distncias determinadas na alnea anterior: i) se colocssemos a borracha no frigorco; ____________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ! ii) se aquecssemos o ferro. ________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 6. Considera uma onda sonora de 60Hz. 6.1. Quantas vibraes efetua por cada segundo?

6.2. Calcula o perodo da onda sonora.

7. Considera a representao esquemtica de duas ondas sonoras.

2/7

7.1. Representa, no esquema B a amplitude(A) e o comprimento de onda (!) 7.2. Qual a onda sonora com maior frequncia? _____________________________ 7.3. Qual a onda que corresponde ao som mais agudo? Justifica. _________________________________ _____________________________________________________________________________________ 7.4. Justifica a afirmao A onda sonora representada por B tem um som mais intenso ______________ _____________________________________________________________________________________ 8. Vivemos rodeados de uma variedade imensa de sons: uns que provocam em ns sensaes agradveis, enquanto outros nos incomodam e chegam mesmo a danificar o nosso delicado recetor auditivo; - uns que ouvimos facilmente e outros que temos dificuldade em ouvir. Um dos fatores que determinam a audibilidade dos sons relaciona-se com o facto de o ouvido humano no ser igualmente sensvel a todas as frequncias audveis: mais sensvel a frequncias entre 2 kHz e 5 kHz, sendo menos sensvel a frequncias inferiores e superiores a estes limites, como mostra o audiograma da figura 4.

8.1. Dos seguintes valores de frequncia: A -15Hz B - 15kHz C - 25kHz D -200Hz E -3000Hz

seleciona: 8.1.1. os que correspondem a sons audveis; _______________ 8.1.2. o que corresponde ao som a que o ouvido humano mais sensvel; _______________ 8.1.3. o que corresponde a um infrassom; _____________ 8.1.4. o que corresponde a um ultrassom. ______________ 8.2. Classifica cada uma das afirmaes que se seguem como verdadeira (V) ou falsa (F). A - Nvel sonoro o mesmo que intensidade do som; C- O nvel sonoro mede-se com sonmetros; D - Os valores mnimo e mximo do nvel sonoro a que o ouvido humano sensvel e que pode suportar variam de pessoa para pessoa; E - Os valores mnimo e mximo do nvel sonoro a que o ouvido humano sensvel e que pode suportar no dependem da frequncia do som; F - O ouvido humano consegue detetar sons graves de nveis sonoros inferiores aos dos sons agudos; G - O nvel sonoro correspondente ao limiar de dor depende pouco da frequncia do som. 8.3. Com base no audiograma da gura 4: ! 8.3.1. indica o valor mnimo de nvel sonoro audvel para um som de 50Hz e para um som de 5000Hz; ! ! 50 Hz - _______________ ! ! 5000 Hz - _____________
3/7

9. Num dia rigoroso de Inverno, e aps uma aula de Fsico-Qumica, comeou a trovejar. Um aluno, muito interessado em colocar em prtica os conhecimentos adquiridos, props aos colegas determinarem a distncia a que estariam a ocorrer os relmpagos. Registaram que: - aps 15 segundos de terem observado o relmpago ouviram o som do respetivo trovo. Ajuda-os a calcular a distncia a que se encontravam do local onde tinha ocorrido o relmpago. (v som no ar= 340 m/s)

10. O Cristiano encontra-se a 55 m de um muro e d um grito. Quanto tempo depois ouve o eco do som que emitiu ao gritar? (Considera o valor de 340 m/s para a rapidez de propagao do som.)

11. Observa a banda desenhada ao lado e comenta-a sob o ponto de vista cientco. __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

4/7

12. Faz a legenda da figura utilizando a chave que se segue:

13. Escolhe a opo correta. Quando se comparam as ondas mecnicas com as ondas electromagnticas, podemos afirmar que: A - tanto as ondas sonoras como as ondas luminosas so transversais quando se propagam no ar. B - tanto a rapidez de propagao das ondas sonoras como a das ondas luminosas dependem do meio de propagao. C - tanto as ondas sonoras como as ondas luminosas se podem propagar no vcuo. D - tanto as ondas sonoras como as ondas luminosas se propagam com maior facilidade nos slidos e nos lquidos do que nos gases. 14. Considera o espetro eletromagntico da figura:

Estabelece a correspondncia correta entre o tipo de radiao eletromagntica (Coluna I) e a respetiva forma de utilizao (Coluna II):

5/7

15. Classifica as seguintes afirmaes como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). A - Apesar das diferentes radiaes eletromagnticas apresentarem diferentes caractersticas, possuem, no vazio, a mesma rapidez de propagao. B - O espetro eletromagntico, ilustrado no exerccio anterior, est ordenado por ordem crescente de comprimentos de onda das respetivas radiaes. C - Quanto maior a frequncia da radiao eletromagntica, maior a quantidade de energia que ela transporta. D - As ondas eletromagnticas e as ondas mecnicas tm frequncias da mesma ordem de grandeza. E - possvel detetar todas as radiaes eletromagnticas que constam do espetro eletromagntico utilizando um s aparelho.

16. Completa o seguinte texto utilizando as palavras opaco, translcido ou transparente: "Conseguimos ver o que se passa do outro lado da janela do nosso quarto, pois o vidro que a constitui ____________________. No entanto, se tentarmos observar o que se passa atravs da janela de uma marquise, teremos mais dificuldade, pois o vidro desta janela , muitas vezes, ________________ neste caso s poderemos observar o contorno dos objetos que se encontram do outro lado. So 10:10h no meu relgio de ponteiros; consegui ver as horas pois o relgio est coberto por um material _______________ e os nmeros esto impressos sobre um material ____________________.

17. Assinala a opo que completa corretamente cada uma das afirmaes seguintes:

a) A luz branca ... A. monocromtica. B. policromtica. C. primria. b) Ao atravessar um prisma de vidro, a luz branca sofre ... A. disperso. B. difuso. C. composio. c) As cores fundamentais so ... A. o vermelho, o verde e o azul. B. o vermelho, o verde e o amarelo. C. o vermelho, o amarelo e o azul. d) O daltonismo deve-se a um deficiente funcionamento ... A. dos cones. B. dos bastonetes. C. da pupila. e) Um objeto que aparente ser azul sob luz branca ... A. reflete radiao azul. B. absorve radiao azul. C. reflete radiao vermelha.

6/7

18. Um espelho esfrico uma poro de superfcie que pode ser polida na parte interior ou exterior.

Figura A Considera as figuras e responde. a) Como se chamam os raios luminosos que provm do Sol?

Figura B

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Como se designam os raios que chegam ao papel branco? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) Identifica cada um dos espelhos, explicando devidamente as tuas opes. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 19. Considera a figura que apresenta um raio luminoso com diferentes trajetrias e uma superfcie polida onde ele incide. 19.1. Faz a legenda da figura. _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ 19.2. Que relao existe entre os dois ngulos apresentados? _____________________________________________________________________________________ 19.3. Qual o fenmeno ptico que ocorre? _____________________________________________________________________________________ FIM
7/7

You might also like