You are on page 1of 5

FSICA E QUMICA A - 10 ANO 1 PROVA ESCRITA

OUTUBRO 2013

1. Uma das teorias mais aceites acerca da formao do Universo a Teoria do Big Bang. L atentamente o seguinte texto: De onde que ns vimos? Como que o Universo comeou? O Homem tem colocado estas questes desde que capaz de pensar. Na dcada de 40 do sculo XX, o fsico norte-americano George Carnow formulou a hiptese que o Universo teve incio h milhares de milhes de anos numa exploso gigantesca. Esta ideia foi testada de vrias maneiras e mostram algumas evidncias desta hiptese: as medies mostraram que o Universo est em expanso; os sinais de micro-ondas registados pelos astrnomos so independentes da direo; deteo de hlio em regies longnquas do Universo.
Raymond Chang, Qumica, 8." ed., McGraw-HiII, 2005 (adaptado)

1.1 Com base na informao apresentada no texto, identifique os factos que apoiam a teoria do Big Bang. 1.2 Indique algumas das limitaes desta teoria. 1.3 Nas seguintes questes, selecione a opo correta: A. Segundo a Teoria do Universo Pulsante ... i) o Universo expande-se, depois comprimir-se- at ao colapso, voltando novamente expanso. ii) a matria nem criada nem destruda, apenas rearranjada. iii) a matria ter-se-ia expandido a uma velocidade crescente. iv) o Universo permanece imutvel desde a sua criao. B. Segundo a Teoria do Estado Estacionrio ... i) a matria ter-se-ia expandido a uma velocidade constante. ii) a matria encontra-se em constante expanso. iii) o espao deixado vazio entre as galxias que se afastam seria preenchido por nova matria que se formava nessa regio. iv) a matria ter-se-ia expandido a uma velocidade constante e nova matria estaria continuamente a ser criada no mesmo espao. C. O Big Bang ... i) foi o nascimento do Universo. ii) teve origem numa massa muito quente e pouco densa. iii) deu origem formao dos diferentes elementos qumicos. iv) foi o incio da contagem do tempo e da escala do espao, h cerca de 15 milhes de anos.
1/5

D. A formao de ncleos atmicos no Universo no foi simultnea com o aparecimento de partculas subatmicas, porque ... i)... a energia era insuficiente para permitir que neutres e protes formassem ncleos atmicos. ii)... a energia era to elevada que, mesmo que se formassem ncleos atmicos, eram imediatamente destrudos. iii)... o aparecimento de ncleos atmicos dependia das dimenses do Universo e, consequentemente, da sua contrao. iv)... o aparecimento de ncleos atmicos dependia apenas da quantidade existente de partculas subatmicas.

2. Em 2001 ocorreu um grande acidente nuclear em Fukushima. Um dos maiores receios relacionados com o funcionamento das centrais nucleares decorre do possvel no controlo de reaes de fisso em cadeia, aps serem iniciadas por uma partcula subatmica. Identifique a partcula que desencadeia reaes de fisso nuclear em cadeia e explique em que consiste este tipo de reao. 3. Considere a seguinte equao que traduz uma reao nuclear:
1

3.1 Indique quais devem ser os valores de x e y na equao anterior. 3.2 Indique duas razes que demonstrem que a reao anterior uma reao nuclear e no uma reao qumica.

4. A estrela Alfa A da constelao do Centauro encontra-se a uma distncia de 1,32 pc da Terra, ou seja, a 4,3 anos-luz do nosso planeta. A estrela Altair da constelao guia, encontra-se a 17 anos-luz da Terra. Qual a expresso que permite calcular a distncia da estrela Altair Terra em parsec (pc)?

(A)

17 x1,32 pc 4,3

(B)

17 x 4,3 pc 1,32

(C)

1,32 pc 17 x 4,3

(D)

4,3 pc 17 x1,32

5. A figura representa a distncia mdia do Sol aos planetas do Sistema Solar.

2/5

5.1 Indique o nome dos planetas representados pelas letras A, B, C, D e E. 5.2 Exprima a distncia mdia de Marte ao Sol em UA. 5.3 Calcule a distncia mdia de Jpiter Terra, expressa em anos-luz (a.l.). Dado: 1 a.l. = 9,46 x 1015 m

6. A amplitude trmica em Aveiro no dia 2 de Agosto de 2006 foi de 10C. Sabendo que a temperatura mxima registada nesse dia foi de 26C, indique qual foi a temperatura mnima expressa em: 6.1 kelvin;
Dados: T(F) = 32+1,8 T(C)

6.2 graus Fahrenheit.


T(K) = T(C) + 273

7. Considere os seguintes grupos de materiais designados pelas letras de A a E. Grupo A ferro, cloreto de sdio, gua Grupo B prata, oxignio, diamante Grupo C gua do mar, granito, ao 7.1 De entre eles, selecione o grupo que contm apenas: 7.1.1 misturas; 7.1.2 substncias compostas; 7.1.3 substncias elementares. Grupo D vinho, gua, cobre Grupo E dixido de carbono, gua, nitrato de clcio

7.2 De entre os materiais indicados nos vrios grupos, escolha uma mistura homognea e uma mistura heterognea. 7.3 Indique as unidades estruturais que formam as substncias mencionadas no grupo A.

8. Observa a tabela na qual se encontram trs istopos estveis do oxignio. ISTOPOS ESTVEIS DO OXIGNIO Nmero atmico Nmero de massa Abundncia relativa Massa isotpica relativa 8 16 99,76% 15,995 8 17 0,038% 16,999 8 18 0,200% 17,999

8.1 Define istopos. 8.2 Representa simbolicamente o istopo mais abundante do oxignio.

8.3 Indica as partculas que constituem um tomo de oxignio-17.


3/5

8.4 Calcula a massa atmica relativa do oxignio, Ar (O). Apresenta o resultado com duas casas decimais. Apresenta todos os clculos. 8.5 Indica as partculas que constituem um io xido representado simbolicamente por
18 2

O.

9. Considera o seguinte excerto da Tabela Peridica onde esto inscritos alguns elementos representados por letras que no se referem aos seus smbolos qumicos. Das afirmaes seguintes, seleciona a(s) verdadeira(s) e corrija a(s) falsa(s).

9.1 O nmero atmico do elemento F 15. 9.2 O tomo


12 6X

istopo dos tomos do elemento I (X no representa um smbolo qumico).

9.3 O halogneo com maior nmero atmico H. 9.4 A carga nuclear do elemento L + 7. 9.5 A e B so elementos qumicos com propriedades qumicas semelhantes. 9.6 O elemento D pertence ao 2. perodo e ao grupo dos metais alcalinos. 9.7 O io F3+ apresenta 13 eletres. 9.8 Considerando que o nmero de massa dos tomos do elemento L 37, ento este apresenta 17 neutres.

10. Ao longo dos tempos as pedras preciosas foram vistas como representaes de riqueza e poder. Na tabela est indicada a composio qumica de algumas espcies de gemas. Escreve a frmula qumica referente a cada espcie de gema.

4/5

11. Os condutores dos veculos automveis que apresentem uma concentrao de lcool no sangue superior a 0,5 gramas por litro esto sujeitos aplicao de multas de acordo com a tabela seguinte:

Taxa de alcoolemia (TA) 0,5 g/dm3 < TA > 0,8 g/dm3 TA 0, g/dm3

Multa (M) 240 < M > 1200 3 0 < M > 1 00

De uma forma aproximada, o valor da taxa de alcoolemia, expresso em g/L, pode ser calculado dividindo a quantidade de lcool ingerido (em gramas) pelo peso da pessoa (em quilogramas) e multiplicando pelo fator 1,5. 11.1 Sabendo que a cerveja normal tem cerca de 14 g de lcool, verifique se um condutor que pese 70 kg e que tenha bebido duas cervejas est sujeito aplicao de uma multa de excesso de lcool no sangue. Em caso afirmativo, de quanto poder ser essa multa? 11.2 Faa um clculo semelhante para o caso de esse condutor ter ingerido, em vez de cerveja, um copo de whisky (1 dl), admitindo que esse whisky tem 400 g de lcool por litro.

12. Considere as seguintes solues aquosas de cloreto de sdio. Soluo A: V = 500 mL; m(NaCl) = 10 g Soluo B: Cm(NaCl) = 18,0 g/L

Tendo em considerao estes dados, classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, apresentando todos os clculos que efetuar. A. A concentrao mssica do cloreto de sdio na soluo A igual a 10 g/dm3. B. 200 cm3 da soluo B contm 3,6 g de NaCl. C. A soluo A mais diluda do que a soluo B. D. Retirando 50 cm3 da soluo A, a restante soluo fica mais diluda. E. A massa de cloreto de sdio que deve ser adicionada soluo A para que a sua concentrao mssica aumente para o dobro de 10 g (admitindo que esta adio no causa variao de volume).

5/5

You might also like