You are on page 1of 5

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SO FRANCISCO FACULDADE DE CINCIAS APLICADAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

GIRNANVIO BATISTA SIPAUBA

TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA

PETROLINA JUNHO DE 2013

GIRNANVIO BATISTA SIPAUBA

TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA

Trabalho apresentado como complementao da avaliao da Disciplina Penal I ao Prof. Willian.

PETROLINA JUNHO DE 2013

A TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA

Essa teoria tem como maiores expoentes Claus Roxin e Gunther Jakobs. A principal preocupao a de restringir o alcance da tradicional teoria da equivalncia dos antecedentes causais, que considera como causa toda ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Por essa teoria, h nexo causal, por exemplo, na conduta de presentear outrem com uma passagem area, vindo tal pessoa a morrer em decorrncia de acidente de avio. Pela teoria tradicional, exclui-se o crime, por parte de quem forneceu a passagem, por ausncia de dolo, sendo, assim, impossvel imputar o resultado ao agente pelo aspecto subjetivo. Mas, e se o sujeito estivesse ciente de que haveria uma terrvel tempestade no trajeto do avio e, querendo a morte da outra pessoa, a tivesse presenteado com a passagem area? Nesse caso, estariam presentes o nexo causal e o dolo e, de acordo com os defensores da teoria da imputao objetiva, haveria aqui uma falha na teoria tradicional, dizendo que esse ato caracteriza crime de homicdio, apesar de no ser possvel imputar objetivamente ao sujeito a provocao do resultado morte, por no ter ele o controle quanto ao desenrolar dos acontecimentos. Para a teoria da imputao objetiva s pode haver crime quando o agente, com sua conduta, cria um risco proibido que d causa ao resultado, o que no ocorre por parte de quem presenteia outrem com uma passagem area, j que, nesse caso, o risco por ele criado permitido. A ideia central dessa teoria estabelecer as hipteses em que algum pode ser considerado o responsvel por determinado resultado no apenas com base na relao de causa e efeito, mas sim no aspecto valorativo (normativo), ou seja, se justo considerar algum o responsvel pelo resultado. Por isso, a imputao objetiva considerada elemento normativo implcito do fato tpico, cuja finalidade limitar o alcance da teoria da equivalncia dos antecedentes, que, por ser muito abrangente, acaba sendo injusta em alguns casos. Assim, a teoria da imputao objetiva no diverge frontalmente da teoria finalista. Ao contrrio, apenas acrescenta um aspecto a mais no fato tpico: a)conduta (dolosa ou culposa); b) resultado (nos crimes materiais); c) nexo causal; d) tipicidade; e)imputao objetiva. Conclui-se que para se imputar objetivamente a algum um crime necessrio que ele tenha criado um risco proibido e que este tenha sido o causador de um resultado que se amolde em um tipo penal. Ex.: algum escava um buraco profundo em uma trilha de floresta, coloca estacas no interior e o cobre com folhas. Em seguida, convida outra pessoa para uma caada, fazendo-a passar por tal caminho, para que caia no buraco e morra com uma estaca atravessada no peito. O agente responder pelo homicdio porque criou uma situao de risco proibido.

Para facilitar a compreenso os doutrinadores elencaram, exemplificativamente, alguns critrios para definir hipteses em que o risco criado pelo sujeito permitido, e, portanto, no pode ser responsabilizado: a) Quando age na confiana de que outros se comportaro corretamente e acaba dando causa ao resultado (critrio da confiana). Ex.: em um hospital, existe um funcionrio responsvel pela esterilizao de instrumentos cirrgicos que, em determinado dia, deixa de efetu-la. O mdico, ento, usa o bisturi no esterilizado, e o paciente morre em razo de infeco. O mdico no responde pelo delito. b) Quando a conduta era inicialmente lcita, de modo que no pode ser punido por crime posterior cometido por terceiro, que no ingressou em sua esfera de conhecimento (critrio da proibio do regresso). Ex.: venda de uma arma por lojista, posteriormente usada em um homicdio. c) Se induz outrem a praticar aes perigosas, porm lcitas, no responde por resultados lesivos delas decorrentes, se a vtima aceitou, de forma consciente, esses riscos (critrio das aes de prprio risco). Ex.: convencer algum a pular de paraquedas.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Gonalves, Victor Eduardo Rios. Direito penal, parte geral. 18. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. Greco, Rogrio. Curso de Direito Penal. 13. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2011.

You might also like