You are on page 1of 9

Seminrio 12 - Leitura e Produo na Educao Superior

DIDASCLION, Da arte de ler: a leitura como instrumento educativo no sculo XII Medievo. OLIVEIRA, Terezinha (DFE/PPE/UEM) O objetivo desta comunicao analisar a leitura como o instrumento e caminho essencial para o desenvolvimento da sabedoria. O ponto de partida para este estudo a obra Didasclicon, Da arte de Ler, do mestre medieval Hugo de So Vtor. Do ponto de vista do autor, a sabedoria s alcanada quando as pessoas se dedicam a leitura, pois todo o conhecimento que os homens j produzirem e que, portanto, possibilitam alcanar a sabedoria est registrado no escrito. Exatamente por isso, o mestre Vitorino explicita que os passos para se atingir a sabedoria esto todos no mbito da leitura: primeiro precisa-se definir o que ler; em segundo lugar qual deve ser a ordem da leitura, ou seja, o que se deve ler antes e depois e, por ltimo como se deve ler. a partir da leitura que o ser pessoa pode conhecer a si mesmo e os outros. Na verdade, todo o saber medievo est pautado na leitura, desde Agostinho (sculo V) at Ockham (sculo XIV), a leitura o instrumento para se chegar ao conhecimento (do Verbo/Saber). A originalidade da obra em anlise incide no fato de que o autor precisa agora, dado o seu momento histrico, expor pela leitura as diferentes artes, as diferenas entre as pessoas, a leitura o caminho para se definir um novo agir para as pessoas, pois o ambiente citadino do sculo XII o exige. PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Didscalicon, Educao, Hugo de So Vitor.

Seminrio 12 - Leitura e Produo na Educao Superior


DIDASCLION, Da arte de ler: a leitura como instrumento educativo no sculo XII Medievo. OLIVEIRA, Terezinha (DFE/PPE/UEM) O objetivo deste trabalho analisar algumas formulaes de Hugo de Saint Victor sobre a idia de sabedoria e, em que medida, esta sabedoria veicula-se pela leitura. Nos dias atuais, em que o livro principia a deixar de ser o elemento presente e constante na nossa formao e gradativamente passa a ser substitudo por veculos tecnolgicos, uma discusso sobre a importncia do livro e da leitura parece ser algo anacrnico, ainda mais se se tratar de um autor medievo. Contudo, uma anlise mais atenta das formulaes de Hugo de Saint Victor nos ensina muito sobre os homens e sobre a sociedade, independente do perodo histrico que tratemos, portanto, mesmo que vivenciemos um momento em que o livro e a leitura dele decorrente passe a fazer parte do passado, Didasclicon continua sendo atual. Assim, nosso ponto de partida de que construmos nossas identidades a partir de nossas heranas culturais, de nossa histria, enfim, de nosso passado. Valemo-nos de uma formulao de Ullmann para iniciarmos nossa discusso sobre Didasclicon.
Desarraigados de sua origem e de sua histria, o homem e as instituies perdem a identidade e, pior do que isso, o endereo. Sem tradio, no existe cultura, nem se preservam os valores, que dignificam o ser humano. [...] preciso que, no mundo acadmico brasileiro, seja recuperado do atraso nos estudos medievalsticos os quais, noutros pases, j tm longa trajetria e apreo cada vez mais acendrado. Torna-se mister ombrearmos, nesse particular, com os centros vanguardeiros em assuntos medievais (ULLMANN, 2000, p. 25).

Retomar os autores e as formulaes medievais possibilitam, a ns ocidentais, compreender um pouco mais as nossas origens e com isso construir com maior tentculo nossas identidades. Hugo de Saint Victor constri em Didasclicon uma idia que a viga mestra do seu projeto. Alis, inicia o Livro I de sua obra com esta mxima: De todas as coisas a serem buscadas, a primeira a Sapincia, na qual reside a forma do bem perfeito (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro I, cap. 1). A sabedoria a qual Hugo se refere, evidentemente, a de se chegar a Deus1, no se trata do conhecimento em si como os homens da modernidade o concebem, todavia, para os homens medievais, especialmente, os sbios citadinos, do sculo XII, toda e qualquer sabedoria provinha de Deus. Portanto, chegar a Deus significava chegar a ele pelo saber. Com efeito, por considerarmos que o conhecimento ao qual Hugo de Saint Victor nos remete o conhecimento que nos torna sujeitos capazes de
1

La sabidura que busca Hugo es el prprio Cristo. Aprender y, especificamente leer, son simplesmente dos formas de buscar a Cristo el remdio, Cristo el Ejemplo y la Forma que la humanidad cada ha perdido y desea recuperar. La necesidad que tiene la humanidad cada de reunirse com la sabidura es central em el pensamiento de Hugo (ILLICH, 2002, p. 19).

conviver socialmente e partindo da premissa que o conhecimento do passado um condicionante vital na formao de nossa identidade social consideraremos, as seguir alguns conceitos presentes em Didasclicon da arte de Ler que julgamos essenciais na formao de qualquer indivduo, mas que no pode, em hiptese alguma estar ausente quando se trata da formao no ensino superior. Principiemos pela questo da Sabedoria uma vez que para Hugo de Saint Victor ela o que deve ser buscada por todos. Observamos que para o autor h uma distino significativa entre saber terico e o saber prtico das artes mecnicas. Trataremos aqui, por ora, do saber terico.
Aqueles que se dedicam ao saber terico devem dispor de inteligncia e de memria ao mesmo tempo, coisas que em qualquer estudo ou disciplina esto to conexas que, se uma faltar, a outra no pode conduzir ningum para a perfeio, da mesma forma que os lucros servem para nada se faltar o armazenamento e inutilmente constri armazns aquele que tem nada para guardar. O engenho descobre e a memria custodia a Sabedoria. [...] O exerccio do engenho se d mediante duas atividades: a leitura e a meditao. Na leitura, a partir de quanto foi escrito, ficamos formados nas regras e nos preceitos. E h trs tipos de leitura: 1) do docente, 2) do discente e 3) do autodidata. De fato, ns dizemos leio um livro para ele e leio um livro apresentado por ele e leio um livro. Na leitura devem ser tidos em mxima considerao a ordem e o mtodo (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro III, cap. 7).

Nesta passagem destacamos um aspecto que se faz presente ao longo de Didasclicon, concomitantemente a uma discusso sobre o saber intelectual Hugo destaca uma questo/ao humana prtica. Do ponto de vista do mestre Vitorino, as pessoas que se dedicam aos estudos precisam antes de tudo possuir inteligncia e memria. Inteligncia para aprender e conhecer. Memria para conservar e recordar do que foi aprendido. A partir desta relao conexa entre o intelecto e a memria, a leitura e a meditao desempenham papeis fundamentais e imbricados. A leitura permite o conhecimento de todas as coisas escritas (diga-se de passagem que Hugo refere-se sempre a leitura do e no livro) e a meditao/reflexo possibilita a aprendizagem do lido. Seguindo os passos de Hugo de Saint Victor ainda sobre o conhecimento que conduz a sabedoria, o mestre destaca a importncia da sabedoria para que possamos conhecer a ns mesmos.
Somos reerguidos pelo estudo, para que conheamos a nossa natureza e aprendamos a no procurar fora de ns aquilo que podemos encontrar dentro de ns. A procura da Sapincia , com efeito, um grande conforto na vida. Quem a encontra feliz, e quem a possui beato (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro I, cap. 1).

De acordo com o mestre Vitorino a sabedoria permite o conforto da vida, pois permite que entendamos nossa prpria natureza. Entender nossa natureza pressupe entender o prprio homem, as coisas da natureza, mas acima de tudo, a sabedoria permite chegar se at Deus.

A sabedoria em Hugo de Saint Victor, portanto, no conhecimento particular de algo, mas sim, o saber em profundidade. Deve-se sempre buscar a essncia das coisas.
prprio da natureza dela [a razo da inteligncia] investigar as coisas desconhecidas a partir das coisas conhecidas, e isto exige conhecer de qualquer coisa no somente se , mas tambm o que , como , e porque (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro I, cap. 4). Este propsito fica explicitado na passagem acima, pois diferente dos dias atuais no quais cada vez mais particularizamos nossos conhecimentos, nossas atividades, o mestre Vitorino prope que saibamos o todo de tudo aquilo que nos dispomos a conhecer e s podemos conhecer algo se sabemos a sua essncia. Um ltimo aspecto que destacamos acerca da questo da sabedoria, em Didasclicon, diz respeito a prpria natureza do ser ser humano. A integridade da natureza humana, por sinal, se realiza de duas maneiras, pelo conhecimento e pela virtude, e esta a nica semelhana que temos com as substancias superiores e divinas (HUGO DE SAINT VICTOR , Livro I, cap. 5).

Do ponto de vista do mestre Vitorino o ser humano homem pelo conhecimento e pela virtude, ou seja, somos seres racionais quando usamos nosso intelecto e nossa memria com a finalidade de realizar o conhecimento e praticar um comportamento virtuoso. Em ltima instncia, transformamo-nos em humanos pela sabedoria e esta sabedoria na mente do cristo do sculo XII, a aproxima de Deus. O segundo conceito que buscamos analisar em Ddasclicon por considerarmos essenciais a formao das pessoas a questo do mtodo. Para Hugo de Saint Victor, qualquer atividade humana para ser realizada exige um mtodo e o conhecimento s se realiza mediante a ordenao de um mtodo.
Deve-se saber que em qualquer trabalho so necessrias duas coisas: a aplicao e o mtodo da aplicao, e estas duas coisas so to conexas entre si, que uma sem a outra ou intil ou pouco eficiente. Com efeito, se diz que a prudncia melhor que a fora, porque s vezes levantamos com a habilidade os pesos que podemos mover com as foras fsicas. O mesmo se d em qualquer estudo. Aquele que trabalha sem mtodo, trabalha muito, sim, mas, no avana e, como a chicotear o ar, espalha as foras ao vento. Repare em duas pessoas atravessando o bosque, uma suando atravs de desvios, a outra escolhendo os atalhos de um traado reto: fazem o percurso com o mesmo ritmo, mas no chegam no mesmo tempo. E o que denominaria eu a Escritura seno a floresta, cujas frases colhemos na leitura como se fossem frutos dulcssimos e as ruminamos na reflexo. Aquele, portanto, que em to grande multido de livros no mantm um mtodo e uma ordem de leitura, este, como se vagueasse na densidade da floresta, perde o caminho do percurso certo sempre estudando como se diz nunca chegando ao saber (HUGO DE SAINT VICTOR Livro V, cap. 5).

A nosso ver, esta passagem de Hugo de Saint Victor extremamente elucidativa, pois considera que o estudo s produz frutos quando se realiza a partir de um mtodo e de uma ordenao/organizao. Para se estudar precisa-se primeiro decidir o que estudar e como estudar. No basta que se leia tudo e a todos para se tornar um sbio. Ao contrrio, perde-se nas leituras sem chegar a nenhuma concluso. Por isso imprescindvel uma sistematizao e uma definio metodolgica. Ler sem mtodo despender esforos inutilmente, no se chega ao conhecimento. Desse modo, para se compreender os textos, especialmente as Escrituras precisa-se definir o que ler e ruminar estas leituras. Assim, aprendemos quando sabemos o caminho que faremos de nossas leituras. De acordo com o mestre Vitorino, somente o mtodo transforma o cio til: O mtodo to importante, que sem ele qualquer cio (dedicao ao estudo) torpe e todo trabalho intil. Oxal todos ns abracemos esta convico (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro V, cap. 5) O mtodo e a organizao so os primeiros passos para o estudo. Estabelecidas estas premissas o mestre Vitorino define como deve feita a leitura para se buscar o conhecimento:
So trs as regras mais necessrias para a leitura: primeiro, saber o que se deve ler; segundo, em que ordem se deve ler, ou seja, o que ler antes, o que depois; terceiro, como se deve ler (HUGO DE SAINT VICTOR, Prefcio).

Ainda dentro deste programa de estudos Hugo de Saint Victor chama a ateno para uma questo que consideramos extremamente oportuna aos dias de hoje: a necessidade de se estar aberto para o conhecimento.
Algumas coisas devem ser conhecidas em si mesmas, outras, ainda que no paream merecer a nossa aplicao, todavia de maneira alguma devem ser preteridas negligentemente, porque sem elas no podem ser conhecidas exaustivamente aquelas outras. Aprenda tudo, e ver depois que nada suprfluo (HUGO DE SAINT VICTOR , Livro VI, cap. 3).

O conhecimento de tudo, ordenadamente, diga-se de passagem, a condio para que os homens atinjam a sabedoria. Para Hugo de Saint Victor o conhecimento no se restringe somente s Escrituras. Ao contrrio, os estudantes precisam conhecer as coisas, pois este conhecimento que possibilitara chegar a Deus/Sabedoria e ao mesmo tempo ter um comportamento virtuoso. Para o mestre Vitorino, o conhecimento deve ser do todo, de todas as coisas e com muita ordenao, com mtodo,mas precisa tambm ser profundo. Um conhecimento somente ganha corpus se tiver fundamentao.
[...] toda edificao sem fundamento no pode ser estvel, o mesmo se d no estudo. E o fundamento e o princpio da cincia sagrada a histria, da qual deriva a verdade da alegoria, como o mel do favo. Dispondo-se a edificar, portanto, primeiro ponha o fundamento da histria, depois, por meio da significao simblica, erga o edifcio da mente como fortaleza da f. Por fim, por meio da beleza da

moralidade, pinte o edifcio com uma belssima mo de cor (HUGO DE SAINT VICTOR , Livro VI, cap. 3).

O ponto de partida e de chegada para Hugo de Saint Victor em Didasclicon o conhecimento. Estabelece caminhos precisos que devem ser trilhados na leitura para que esta gere o conhecimento. As discusses sobre a sabedoria e o mtodo passam diretamente pelas questes do intelecto. o intelecto que conduz a aproximao direta do homem a Deus. Todavia, estes no so os nicos caminhos apontados pelo mestre, ele dedica uma longa parte de sua obra ao trato da filosofia e das artes mecnicas. Didasclicon um exemplo bastante ilustrativo de como o sbio do sculo XII, discutia e se envolvia com a filosofia. No existe na obra uma separao entre a sabedoria e a filosofia. Ao contrrio, ela um dos ramos da sabedoria. Hugo de Saint aponta vrias definies para a palavra filosofia e todos eles muito positivos.
A filosofia , portanto, o amor, a procura, e uma certa amizade para com a Sapincia, mas no aquela sabedoria que se ocupa de tecnologias e de cincias produtivas, e sim aquela Sapincia que, no carecendo de nada, mente viva e nica razo primordial das coisas (HUGO DE SAINT VICTOR , Livro I, cap. 3). [...] podemos definir a filosofia assim: a filosofia a disciplina que investiga exaustivamente as razes de todas as coisas humanas e divinas (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro I, cap. 4) A filosofia o amor a Sapincia [mente Divina], que, no carecendo de nada, mente viva e nica razo primordial das coisas (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro II, cap. 1) A filosofia a arte das artes e a disciplina das disciplinas, Isto , aquela para a qual todas as artes e disciplinas olham (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro II, cap. 1) A filosofia a meditao da morte, coisa que convm sobretudo, aos cristos, os quais, desprezada a ambio terrena, vivem num estilo de vida disciplinado, semelhana da ptria futura (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro II, cap. 2) A filosofia a disciplina que investiga com provas plausveis as razes de todas as coisas divinas e humanas. E assim, a razo terica de todas as atividades humanas de competncia da filosofia (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro II, cap. 2)

Nessas diferentes definies que o mestre aponta para a Filosofia verificamos sempre a juno das coisas materiais com as questes espirituais. Nitidamente o mestre Vitorino no v no homem e na sua capacidade de produzir conhecimento uma separao radical entre as atividades do esprito e as atividades prticas. Ao contrrio, ambas so importantes e fazem parte da vida. Evidentemente, o conhecimento terico aproxima o homem de Deus, mas o conhecimento prtico importante e auxilia esta aproximao. Se ele pode

considerar que a filosofia e a arte das artes, aquela que investiga as coisas plausveis, a razo terica de todas as atividades humanas porque consegue visualizar de forma positiva uma diferena entre a teologia e a filosofia e isso merece uma explicao mais detidamente. Sabidamente Hugo de Saint Victor segue a escola Agostiniana, mas tambm segue e inclusive cita Varrn, Ccero, Bocio, ou seja, conhece os filsofos latinos e sofre influncias de suas formulaes. Alis, ao ler Didasclicon temos a sensao de que estamos diante de um texto que sugestivamente aponta caminhos para os homens citadinos do sculo XII e estes caminhos passam todos pela leitura. Ao mesmo tempo que indica como se deve ler os textos sagrados para se chegar a sabedoria inclina-se para a filosofia e descreve a partir dela as atividades do esprito e, concomitantemente, as atividades prticas que decorrem de suas investigaes. Um exemplo claro disso aparece na obra quando fala da agricultura.
[...] a teoria racional da agricultura coisa do filsofo, sua execuo coisa do campons. Alm disso, os trabalhos dos artfices, mesmo no sendo a natureza, todavia imitam a natureza, e expressam pela razo a forma do seu modelo, que a natureza, atravs da qual imitam (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro I, cap. 5).

Esta citao explicita mais do que uma relao entre a filosofia e a prtica dela decorrente no caso de ser o filosofo que pensa na teoria agrcola, e o trabalho do campo quem o realiza o campons. Ela revela uma mudana significativa na forma de ser da sociedade medieva: o nascimento de uma diviso do trabalho que no existia e que principia a existir em fins do sculo XI, mas que ganha vitalidade a partir do sculo XII. Essa diviso do trabalho prpria do novo cenrio social que se desenha no Ocidente em virtude do amadurecimento do sistema feudal que traz junto consigo o renascimento das cidades e do comrcio. , pois em virtude deste novo cenrio medievo e em resposta a ele que o mestre Vitorino apresenta seu programa de leitura e aponta para a necessidade cada vez mais candente do conhecimento. Em uma sociedade nas quais as relaes se pautavam somente entre duas naturezas de homem: os da Igreja e os demais, no existia a exigncia de explicar as questes humanas, as atividades, os saberes. Contudo, na medida em que vida citadina principia a ter foras prprias, que o poder da Igreja principia a ser objeto de discusso, que a urbis ganha escolas com mestres dialticos como Pedro Abelardo, que o comrcio passa a ser uma atividade natural, a leitura das coisas sagradas e terrenas no pode mais ter uma nica lente: o da f. O mundo medievo no Ocidente principia a ganhar contornos mais complexos. A sociedade no mais composta apenas por dois segmentos, mas por trs: a Igreja, a nobreza e o terceiro estado. O conhecimento, a filosofia, a Sabedoria precisa ser entendida a partir, tambm desta complexidade. E isso que o mestre Vitorino nos mostra sobre a filosofia.
Voc j pode ver por qual motivo somos obrigados a alargar a filosofia para todos os atos dos homens, de modo que j necessrio haver tantas partes da filosofia, quantas so as

diversidades das coisas, s quais, como ficou claro, ela se refere (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro I, cap. 5).

A filosofia passa a ser aquela parte do conhecimento que cuida de tudo que resulte nas prticas humanas, sejam elas intelectuais, sejam mecnicas. Estas prticas humanas so realizadas pelos homens pela capacidade que os mesmos tem de usar a razo e criar as coisas das quais fazem usam.
No foi sem razo que, enquanto cada um dos seres animados possui por nascena as armas de sua prpria natureza, somente o homem nasce sem armas e nu. Foi conveniente que a natureza provesse queles que no conseguem prover a si mesmos, enquanto ao homem foi reservada uma maior oportunidade de experimentar, ao ter que encontrar para si com a razo aquilo que aos outros dado naturalmente. Muito mais brilha a razo do homem inventando estas mesmas coisas, de quanto teria resplandecido se j as tivesse. No sem razo o provrbio reza que: A fome engenhosa forjou todas as artes (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro I, cap. 9. Grifo nosso)

Hugo de Saint Victor d ao homem um poder de criao que o mesmo ainda no havia adquirido na Idade Mdia: transforma-o em criador. O homem, pelo conhecimento, pela filosofia, pela Sabedoria cria as coisas das quais tem necessidade. Alis ele, em si, o grande engenheiro de todas as artes. Evidentemente, o mestre Vitorino no est de modo algum rompendo com as autoridades sagradas, mas est elevando o homem ao um nvel de poder fundamental no qual ele passa a ser o centro da criao para as coisas terrenas. Com isso abre espao para que o mesmo tenha autonomia no esprito e isto feito, de acordo com o mestre pelo caminho da leitura. O ltimo aspecto que vamos analisar de Didasclicon diz respeito a uma das artes mecnicas tratadas por Hugo de Saint de Victor.Destacamos que o autor trata as diferentes atividades humanas como arte. A da navegao a terceira delas. Destacamos esta porque ela revela o quanto o comrcio est influenciando a vida dos homens no sculo XII e, exatamente por isso, no passou despercebida aos olhos do mestre.
A navegao abrange todo o comrcio de compra, venda e troca de mercadorias domsticas ou estrangeiras. Com justa razo a navegao considerada uma retrica sui generis, uma vez que a eloqncia absolutamente necessria a esta profisso. Por isto, aquele que preside arte de falar, mercrio, considerado Kirrius, ou seja, senhor dos mercadores (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro II, cap. 23)

O mestre apresenta a navegao como algo que faz parte das atividades naturais dos homens, ou seja, uma arte que responde a determinadas exigncias de uma determinada comunidade. No v o comrcio como um mal, ao contrrio uma profisso necessria a determinados homens.
A navegao penetra em regies remotas, adentra litorais nunca vistos, percorre desertos horrficos, e estabelece relaes humanas com povos brbaros e com lnguas desconhecidas. Este tipo de

dedicao reconcilia as naes, aplaca as guerras, consolida a paz, e transfere os bens privados para o uso comum de todos (HUGO DE SAINT VICTOR, Livro II, cap. 23)

Na passagem acima Hugo de Saint Victor aponta o quanto esta atividade, a do comrcio, realizado pela navegao produz o bem comum para a sociedade. Alm de produzir o bem comum a todos, a navegao produz uma universalizao nas vidas dos homens, em oposio ao isolamento vivido nos feudos. Em ltima instncia, o que o mestre Vitorino nos explicita que a navegao e o comrcio produz uma circulao de produtos e de pessoas, uma atuao em regies distantes que, indubitavelmente alterar para sempre o cenrio do Ocidente medievo e o fundamental neste processo todo que Hugo de Saint Victor manteve-se vinculado ao seu tempo e acompanhou a histria apontando para os homens os caminhos que estes deveriam trilhar. Este trilhar passou sempre pelo conhecimento e pela prtica da leitura. REFERNCIAS HUGO DE SAINT VICTOR, Didascliconda arte de ler. Petrpolis: Vozes, 2001. ILLICH, I. Em el vinedo Del texto. Etologia de la lectura: um comentrio al Didasclicon de Hugo de Sant Victor. Mxico: FCE, 2002. ULLAMANN, R.A. A universidade medieval. Porto Alegre: Edipucrus, 2000.

You might also like