You are on page 1of 30

NDICE

NDICE Apresentao ............................................................ 02 Normas de Segurana............................................... 03 Componentes ............................................................ 07 Especificaes Tcnicas........................................... 08 Montagem ................................................................. 09 Engate....................................................................... 12 Regulagens ............................................................... 13 Funcionamento dos controles.................................... 17 Operaes ................................................................ 18 Manuteno .............................................................. 19 Limpeza .................................................................... 26 Garantia .................................................................... 28 Identificao.............................................................. 29 Entrega Tcnica ........................................................ 30 ndice do catlogo de peas ...................................... 31

EDIO - Janeiro/09 NMERO - 03 REVISO - 02

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

APRESENTAO

Este manual considerado parte integrante da mquina fornecida pela DMB - Mquinas e Implementos Agrcolas Ltda. A finalidade deste manual orient-lo nos procedimentos que se fazem necessrios desde a sua aquisio at os procedimentos operacionais de utilizao, segurana e manuteno.O operador deve ler com ateno todo o Manual antes de colocar o equipamento em funcionamento e certificarse das recomendaes de segurana. A DMB faz a entrega tcnica do equipamento, orienta o consumidor sobre os itens de manuteno, segurana, suas obrigaes em eventual assistncia tcnica, a rigorosa observncia do termo de garantia e a leitura do manual de instrues. Qualquer solicitao de assistncia tcnica sobre a garantia, dever ser feita a organizao junto a qual foi adquirido. Reiteramos a necessidade da leitura atenta do certificado de garantia e a observao de todos os itens deste manual, pois agindo assim estar aumentando a vida de seu equipamento.

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

NORMAS DE SEGURANA
ESTE SMBOLO DE ALERTA INDICA IMPORTANTE ADVERTNCIA DE SEGURANA NESTE MANUAL, SEMPRE QUE VOC ENCONTRAR ESTE SMBOLO, LEIA COM ATENO A MENSAGEM QUE SEGUE E ESTEJA ATENTO QUANTO POSSIBILIDADE DE ACIDENTES PESSOAIS.

ATENO
No remova as protees de segurana. Remova a proteo somente quando as correntes estiverem realmente paradas. No opere o equipamento se as protees da transmisso no estiverem devidamente fixada.

No insira o dedo ou objetos em orifcios ou parte interna das adubadeiras em movimento, pois, a rosca sem fim pode ocasionar ferimentos ou danos materiais de graves propores

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

NORMAS DE SEGURANA
No verifique vazamentos no circuto hidrulico com as mos, o leo hidrulico trabalha sob alta presso, e pode penetrar na pele, causando graves ferimentos.

Mantenha-se sempre longe dos elementos ativos da mquina (Discos), os mesmos so afiados e podem provocar acidentes. Ao proceder qualquer servio nos discos utilize luvas nas mos.

Quando operar a plantadora no permita que pessoas mantenham-se sobre a mquina. No permanea sobre as plataformas com a mquina em movimento.

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

NORMAS DE SEGURANA
ESTEJA PREPARADO EM CASO DE EMERGNCIA - Mantenha sempre mo um estojo de primeiros socorros. - Leia com ateno o rtulo dos produtos qumicos que estiver utilizando.

USE ROUPAS ADEQUADAS (E.P.I.)

- obrigatrio o uso de vesturio e equipamentos de segurana adequados (E.P.I.) - Evite utilizar roupas soltas

MANUSEIO ADEQUADO DE PRODUTOS QUMICOS - Os produtos qumicos agrcolas podem ser perigosos. A escolha ou uso incorretos podem provocar danos fsicos em pessoas e animais. - TENHA CUIDADO - manuseie e aplique com segurana. Siga as instrues do fabricante do produto. PROTEO AO MEIO AMBIENTE - Tenha conscincia de ecologia e de meio ambiente. Observe as normas de proteo ao meio ambiente ao desfazer se de leo lubrificante e combustivis. - Faa a trplice lavagem nas embalagens de produtos qumicos e devolva-a no local apropriado.
DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA
5

NORMAS DE SEGURANA
ADVERTNCIA: A utilizao incorreta deste equipamento pode resultar em acidentes graves ou fatais. Antes de colocar o equipamento em operao, leia cuidadosamente as instrues contidas neste manual. Certifique-se de que a pessoa responsvel pela operao est instruda quanto ao manejo correto, seguro e se leu e entendeu o manual de instrues.
01 02 03 04 05 Quando operar com a mquina, no permita que pessoas se mantenham muito prximas ou sobre a mesma. Ao fazer qualquer servio de montagem ou desmontagem no equipamento coloque luvas nas mos. Ao fazer qualquer servio na parte inferior da mquina, deve-se cal-la e desligar o trator. No utilize roupas folgadas, pois podero enroscar-se no equipamento. Ao colocar o motor do trator em funcionamento, esteja devidamente sentado no banco do operador e ciente do conhecimento completo e seguro tanto do trator como do equipamento. Coloque sempre a alavanca do cmbio na posio neutra, desligue o comando da tomada de fora e coloque os comandos do hidrulico na posio neutra. No ligue o motor do trator em recinto fechado, sem ventilao adequada, pois os gases do escape so nocivos sade. Ao manobrar o trator para o engate do equipamento, certifique-se de que possui o espao necessrio e que no h pessoas muito prximas, faa sempre as manobras em marcha reduzida e esteja preparado para frear em emergncia. No faa regulagens com o equipamento em funcionamento. Limpe as impurezas que se acumulam no equipamento a fim de previnir acidentes. Ao trabalhar em terrenos inclinados, proceda com cuidado procurando sempre manter a estabilidade necessria. Em caso de comeo de desequilbrio reduza a acelerao, vire as rodas do trator para o lado da declividade do terreno. Conduza sempre o trator em velocidades compatveis com a segurana, especialmente nos trabalhos em terrenos acidentados ou declives, mantenha o trator sempre engatado. Ao conduzir o trator em estradas, mantenha os pedais do freio interligados e utilize sinalizao de segurana. No trabalhe com o trator se a frente estiver leve. Se h tendncia para levantar, adicione pesos na frente ou nas rodas dianteiras. Ao sair do trator coloque a alavanca do cmbio na posio neutra e aplique o freio de estacionamento.

06 07 -

08 09 -

10 -

11 12 13 -

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

COMPONENTES
PLANTADORA DE CANA PICADA PCP 6000
17 16 15 14 13 12 11 10 9

18 8 7

19

20

21

22

25

26

27

28

23

24

01 02 03 04 05 06 07 08 09 -

Roda dianteira de profundidade Sulcador Ponteira da haste sulcadora Mangueiras hidrulicas Torre de engate Motor hidrulico do distribuidor Depsito de adubo de 1250 litros Funil de carga da adubadeira Cabine

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 -

Climatizador Plataforma Motor hidrulico central da esteira Guarda corpo da escada Escada Cubo lateral da esteira Caamba Complemento lateral superior Trava do complemento superior Chassi Pneus traseiros Estrutura esquerda do empurrador de tolete Estrutura direita do empurrador de tolete Depsito de inseticida Depsito de gua no potvel Rolo destorroador compactador Discos cobridores Rolo acomodador dos rebolos Tampa de inspeo da esteira
7

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

ESPECIFICAES TCNICAS
Modelo .................................................... N de hastes sulcadoras ......................... Espaamento (regulvel) ........................ Profundidade do sulco ............................ N de discos de corte .............................. Dim. discos de corte .............................. Distribuio do adubo ............................. Capacidade depsito adubo ................... Capacidade caamba de toletes ............. Capacidade tanque de inseticida ............ Altura ....................................................... Largura em operao .............................. Largura para transporte ........................... Comprimento ........................................... Engate ..................................................... Potncia mnima sugerida ....................... Bitola ....................................................... Rio de giro ............................................. Pneus traseiros ....................................... Pneu da roda de profundidade ................ Desempenho operacional ....................... Autonomia aproximada ........................... Peso (vazia) ............................................ PCP 6000 2 1,40 e 1,50 m 0,20 a 0,45 m 2 23 Rosca sem fim de ao inoxidvel 1250 kg 24 m3 para 6 ton. mudas 600 litros 4,30 metros 3,65 metros 2,60 metros 7,60 metros Hidrulico (3 pontos) 180 hp 2,80 e 3,00 metros 7,30 metros Baixa presso 500/45 x 22,5 - 12 lonas Super flotation 10,5/80 x 18 - 10 lonas 1,0 ha/hora 1.400 m 7.700 kg

A DMB se reserva o direito de alterar seus produtos sem prvio aviso. As especificaes tcnicas so aproximadas e informadas em condies normais de trabalho.
8

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

MONTAGEM
01 -A Plantadora PCP 6000 sai de fabrica totalmente montada, faltando apenas a montagem de alguns itens que foram retirados para transporte.
1

MONTAGEM DA ESCADA DA PLATAFORMA E GUARDA-CORPO 02 -Posicione a escada (1) na lateral direita da plataforma e fixe a parte superior da mesma com os parafusos (2) e a parte inferior da escada no chassi da plantadora atravs dos parafusos (3). 03 -Fixe os guarda-corpos (4) nas partes frontal e traseira da plataforma superior com os parafusos (5). IMPORTANTE: Verifique diariamente o aperto das porcas dos guarda-corpos e escadas, os mesmos so feitos para proteo e no servem de encosto ou 3 apoio.
4 1 4

5 2

MONTAGEM DA CABINE 04 -Posicione a cabine (6) sobre a base da plataforma (7) de modo que a porta da mesma fique voltada para a escada direita, coloque a borracha de vedao entre a cabine e a plataforma em toda sua extenso, em seguida fixe com os parafusos (8).
6

8 DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA


9

MONTAGEM
MONTAGEM DA ESCADA PARA ABASTECIMENTO DO ADUBO 05 -Posicione a escada (9) na lateral esquerda da plantadora e fixe a parte frontal da mesma com os parafusos (10) no chassi e a parte inferior da escada com os parafusos (11). IMPORTANTE: Esta plataforma deve ser utilizada para abastecimento do depsito de adubo. Quando a mquina estiver em movimento no permita que pessoas permaneam sobre as plataformas ou escadas da plantadora.
9

10

11

MONTAGEM DOS PNEUS DE CONTROLE DE PROFUNDIDADE E DISCOS DE CORTE 06 -Fixe o suporte da roda (12) com o parafuso superior (13) e os parafusos inferiores de regulagem (14) no suporte do chassi (15). 07 -Fixe o suporte do disco de corte (16) com os parafusos (17) no complemento (18).
14 15 12 13 18 17 16

14

15

10

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

MONTAGEM
MONTAGEM DAS TRAVAS DO SUPLEMENTO LATERAL 08 -Com a ajuda de um guincho, levante o suplemento lateral (19), em seguida introduza as travas (20) entre a caamba e o suplemento lateral e fixe com os pinos (21) e trava R (22). IMPORTANTE: Ao montar as travas dos suplementos laterais utilize um guincho e verifique se h espao necessrio para a operao, certificando-se que ninguem esteja prximo a rea de movimentao do equipamento.
19 22 21

20

REVISO 09 -Ao terminar a montagem, faa uma reviso completa no equipamento, verifique os seguintes itens: -O aperto de todas as porcas, parafusos, terminais de mangueiras; -A tenso das correntes e se as protees esto devidamente colocadas; -Acompanhe todo o circuito hidrulico verificando se as ligaes esto corretas e se no h dobra nas mangueiras; -Verifique se no interior do depsito de adubo e da caamba no tm objetos estranhos como porcas, parafusos e outros, principalmente nos trilhos das roldanas das tampas traseiras; -O aperto das porcas das escadas e dos guarda-corpos e tambm da cabine. -Limpe as plataformas e os degraus das escadas e mantenha-as livres de leo ou graxa para evitar escorregamento e possveis acidentes; -Lubrifique todas as graxeiras; -Verifique a presso dos pneus.

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

11

ENGATE
ENGATE AO TRATOR 01 -Antes do engate da plantadora ao trator, verifique se o trator est preparado para a operao. 02 -Engate primeiramente a torre de engate (1) nos trs pontos do trator da seguinte forma: -Engate o brao inferior esquerdo do trator com o pino (2) no suporte "A" da torre de engate da plantadora; -Engate o 3 ponto do trator no suporte "B" da torre de engate da plantadora; -Com o auxlio da alavanca reguladora de altura, engate o brao inferior direito do trator no suporte "C" da torre de engate da plantadora. -Alinhe a trator com o engate da plantadora. -Solte os parafusos (3) e abra a arruela bi-partida (4). -Aproxime o trator e proceda o engate, em seguida retorne a arruela (4) para a posio original e fixe-a com os parfusos, travando a plantadora ao engate bola da torre. 05 Ao engatar a plantadora, procure um lugar seguro e de fcil acesso, utilize sempre marcha reduzida com baixa acelerao. 06 - Acople as mangueiras (5) nos engates rpidos do trator. 07 Antes de ligar ou desligar as mangueiras hidrulicas, pare o motor do trator e alivie a presso do circuito acionando as alavancas do comando totalmente. Certifique-se de que, ao aliviar a presso do sistema, ninguem esteja prximo a rea de movimentao do equipamento.

IMPORTANTE: A torre de engate dos 3 pontos, possui trs furos, conforme a profundidade de trabalho deve-se escolher a melhor posio de engate para no forar as rodas dianteiras que auxiliam no controle de profundidade e tambm o engate do trator.

B
5

A C

12

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

REGULAGENS
ABERTURA DA ASA DO SULCADOR 01 -A regulagem de abertura da asa do sulcador (1) feita atravs do parafuso (2) dos suportes traseiros (3). Cada posio da regulagem equivale a 5 cm na abertura no sulco. 02 -Esta regulagem feita para abrir mais o sulco e conseqentemente maior profundidade do mesmo.
3 1

3 2

REGULAGEM DE PROFUNDIDADE DO SULCO 03 -A regulagem de profundidade dos sulcadores so feitas atravs do deslocamento das rodas (4). 04 -Para esta regulagem solte o parafuso (5) e retire os parafusos (6) em seguida desloque os suportes das rodas para a posio desejada nas furaes A do suporte, observando que a medida do solo at a roda a 6 profundidade A do sulco. Recoloque os parafusos (6) e reaperte as porcas.
5

6 4

DESLOCAMENTO DA HASTE DO SULCADOR DE ESPAAMENTO 1,40 m PARA 1,50 m. 05 -Para deslocar o suporte da haste, retire as porcas dos parafusos (7) de fixao e desloque o suporte da haste (8) para a furao lateral subseqente, em seguida recoloque as porcas nos parafusos.

7 8

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

13

REGULAGENS
DESLOCAMENTO DO SUPORTE DO DISCO DE CORTE DE ESPAAMENTO 1,40 m PARA 1,50 m. 06 -O disco de corte utilizado para cortar as palhas que esto sobre o solo, desta forma, deve estar no mesmo alinhamento da haste. 07 -Para deslocar o suporte do disco de corte, retire as porcas (9) dos parafusos de fixao e desloque o suporte do disco (10) para a posio desejada; e que coincida com a furao do chassi e no alinhamento da haste do sulcador, em seguida recoloque as porcas nos parafusos.

10

DESLOCAMENTO DO SUPORTE DO DISCO E ROLO DESTORROADOR DE ESPAAMENTO 1,40 m PARA 1,50 m. 08 -O carrinho do disco de cobertura e rolo destorroador utilizado para cobrir a cana e quebrar os terroes no solo, desta forma, deve estar no mesmo alinhamento da haste. 09 -Para esta regulagem solte o parafuso (11) do suporte dos discos de cobertura e solte as porcas das abraadeiras (12) em seguida desloque o carrinho completo para a posio desejada. Reaperte os parafuso (11) e as porcas das abraadeiras (12).
11

12

REGULAGEM DOS DISCOS DE COBERTURA 10 -Os discos cncavos so utilizados para cobertura dos rebolos e podem ser regulados em seu ngulo de ataque. 11 -Para regulagem do angulo de ataque dos discos, retire o parafuso (13) gire o suporte do disco (14) at a posio desejada e que coincida com a furao, em seguida recoloque o parafuso (13).
14 13

14

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

REGULAGENS
REGULAGEM DO ADUBO 12 -A regulagem do adubo feita atravs da abertura ou fechamento da vlvula de regulagem do fluxo de leo (15) do motor hidrulico. 13 -Abrindo-se a alavanca da vlvula, o motor hidrulico gira FECHA mais rpido aumentando a quantidade de adubo. Fechando-se a alavanca, o motor hidrulico gira mais lentamente diminuindo a quantidade de adubo.
ABRE

15

TESTE PRTICO PARA AFERIR A QUANTIDADE DE DISTRIBUIO DE ADUBO 14 -Para maior preciso de distribuio, faa o teste de quantidade a ser distribuida no prprio local de trabalho, pois para cada terreno uma condio. 15 -Marque a distncia para teste, aqui optamos por 50 metros. 16 -Abastea o depsito com aproximadamente 200 kg de adubo. Acione o motor hidrulico para que o adubo encha a rosca sem fim. 17 -Desloque o trator na rea demarcada, com o implemento em operao e o trator na marcha e rotao adequada ao trabalho, cronometrando o tempo decorrido no percurso. 18- Com o trator parado, porem na mesma rotao, ligue o motor hidrulico e colete o adubo durante o mesmo tempo cronometrado. 19 -Pese o adubo coletado. CLCULO DA REGULAGEM DA QUANTIDADE DE ADUBO A SER APLICADO 20 -Para este exemplo, tomamos como exemplo, uma dosagem de 400 kg, de adubo por ha e um plantio com espaamento de 1,50 metros. 21 -Calcule quantos metros lineares de sulco teremos em 1 ha: - 10.000 dividido por 1,50 = 6667 metros lineares; 22 -Calcule a quantidade de adubo por metro linear de sulco: - 400 dividido por 6667 = 60 gramas; 23 -Como foi cronometrado o tempo do percurso de 50 metros, teremos ento: - 50 m x 60 gr. = 3000 gr. ou 3 kg/50m. 24 -Desta forma, durante o tempo cronometrado, devemos coletar 3 kg de adubo por linha.
DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA
15

REGULAGENS
REGULAGEM DA VELOCIDADE DA ESTEIRA 25 -Abra a alavanca da vlvula reguladora do motor hidrulico at o ponto mximo. 26 -A regulagem da velocidade da esteira feita atravs da vlFECHA vula de regulagem do fluxo varivel de leo do sistema hidrulico do trator.
ABRE

16

REGULAGENS DO BANCO DO OPERADOR AJUSTE DA POSIO DO BANCO 27 -O ajuste do banco deve ser de tal modo que os controles fiquem ao alcane do operador, desta forma, para levantar ou abaixar o banco, retire o parafuso (17) e desloque o banco at a altura desejada nas furaes do suporte. Recoloque o parafuso (17) e aperte a porca. 28 -Para deslizar o assento para frente ou para trs, levante a alavanca de destravamento (18), posicione o assento na posio desejada com leve movimento do corpo e solte a alavanca (18). AJUSTE DA POSIO DO APOIO DO BRAO 29 -O ajuste do apoio do brao do assento (19) deve ser feito atravs do parafuso (20), para isto, gire o mesmo at a posio desejada do apoio do brao.

18 17

19

20
16

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

FUNCIONAMENTO DOS CONTROLES


CONTROLE DO CLIMATIZADOR 30 -O controle do climatizador apresenta as seguintes funes: 0 - Tecla A Liga o ventilador. As teclas + e - indicam a intensidade da ventilao; 0 - Tecla B Liga a gua; 0 - Tecla C Liga os farois frontais e externos da cabine. 0 - Leds D indicam falta de gua, ventilador e bomba dgua ligados. CONTROLE DO OPERADOR 31 -O comando do operador tem a funo de comandar DO COBRIDOR EMPURRADOR DE MUDAS DIREITO DE ACIONAMENTO DO as seguintes operaes: MUDAS EMPURRADOR ESQUERDO DE -Alavanca de acionamento do empurrador direito MUDAS de mudas; este comando aciona o cilindro hidrulico de trs estgios da tampa traseira (21) para empurrar os toletes at as taliscas da esteira; -Alavanca de acionamento do empurrador esquerdo de mudas; aciona a tampa traseira (22) -Alavanca de acionamento do cobridor; este comando aciona o cilindro hidrulico (23) que desce o cobridor (24) at o solo; -Luz de advertncia do depsito de adubo; este in- LUZ DE ADVERTNCIA DE ESVAZIAMENTO dicador acender quando o nvel de adubo estiver DO DEPSITO DE ADUBO baixo dentro do depsito e ultrapassar o sinalizador (25); -Boto para ligar e desligar a bomba do aplicador LUZ DE ADVERTNCIA de inseticida; DO APLICADOR DE INSETICIDA -Luz de advertncia do aplicador de inseticida; este BUZINA indicador acender quando o bico aplicador (26) BOTO LIGA DESLIGA DO APLICADOR DE estiver pulverizando; INSETICIDA 32 -Os outros comandos como acionamento do motor hidrulico do adubo e das esteiras so acionados atravs do comando do trator.
ACIONAMENTO ACIONAMENTO DO

A B C

22

21

24

23

26

25

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

17

OPERAES
01 -Antes de iniciar o trabalho, faa uma reviso completa no equipamento, verifique: - O aperto de todos os parafusos - Lubrifique todos os pontos - O alinhamento das esteiras e a tenso das correntes - Presso dos pneus 02 -Verifique o funcionamento do depsito de adubo se no esto travados por objetos estranhos como porcas, parafusos e outros. 03 -Verifique todo o circuito hidrulico se no h indicios de vazamento de leo, se houver, verifique a causa e proceda a manuteno. 04 -Aps o primeiro dia de trabalho com o equipamento, reaperte todos os parafusos e porcas, verifique as condies dos pinos, contrapinos e travas. Observe os intervalos de relubrificao. Repare qualquer problema encontrado durante a inspeo. 05 -Ao abastecer os depsitos, verifique se no h materiais estranhos dentro dos mesmos, utilize sempre fertilizantes livres de impurezas. 06 -Observe sempre o funcionamento do mecanismo distribuidor de toletes e tambm as regulagens estabelecidas no inicio do trabalho. 07 -Mantenha a mesa do implemento bem nivelada em relao ao solo quando em profundidade de trabalho. 08 -Observe e aplique com cuidado as instrues para ajuste do nivelamento da mquina. 09 -A velocidade de trabalho varia de 5 a 6 Km/h e pode variar de acordo com o terreno. 10 -No opere o equipamento sem as protees da transmisso devidamente colocadas. 11 -Quando operar com o equipamento no permita que pessoas se mantenham prximas ao servio. Antes de movimentar a mquina, olhe para a frente, para os lados e para a parte de trs da mquina, verifique se no h ningum nas proximidades; 12 -Observe o sentido de giro do eixo das adubadeiras. Olhe o eixo pelo lado direito do trator, o giro deve ocorrer no sentido horrio. 13 -Proceda a manuteno e limpeza peridica nas roscas sem-fim e nos mancais das adubadeiras. 14 -O carregamento de toletes na caamba da plantadora deve ser feito pela traseira ou laterais da mquina. 15 -Ao iniciar o plantio, aps os primeiros dez metros, pare a plantadora e examine a qualidade do trabalho. Se necessrio faa os ajustes. 16 -Mantenha a plantadora nas melhores condies durante todo o turno de trabalho com a mesma. Prepare a mquina ao final do turno de trabalho, deixando-a pronta para o prximo dia de trabalho. 17 -Controle os vrios ajustes da plantadora para obter um plantio perfeito. 18 -Ao transportar a plantadora trave os rolos destorroadores (1) nos ganchos (2), tambm os discos cobridores com as correntes (3) e os rolos acamadores (4) com as correntes (5).
2 1 3 3 3 3

4 5 4
18

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

MANUTENO
LUBRIFICAO 01 - A lubrificao indispensvel para um bom desempenho e maior durabilidade das partes mveis da plantadora, ajudando na economia dos custos de manuteno. 02 - Antes de iniciar a operao, lubrifique cuidadosamente todas as graxeiras observando sempre os intervalos de relubrificao. Certifique-se da qualidade do lubrificante, quanto a sua eficincia e pureza, evitando utilizar produtos contaminados por gua, terra e outros agentes. 03 - Tabela de graxa e equivalentes
FABRICANTE TIPO DE GRAXA RECOMENDADA

PETROBRS ATLANTIC IPIRANGA CASTROL MOBIL TEXACO SHELL ESSO BARDAHL

LUBRAX GMA2 LITHOLINE MP 2 SUPER GRAXA IPIRANGA - IPIRANGA SUPER GRAXA 2 ISAFLEX 2 LM 2 MOBILGREASE MP 77 MARFAK MP 2 - AGROTEX 2 RETINAX A - ALVANIA EP2 MULTIPURPOSE GREASE H - LITHOLINE MP 2 MAXLUB APG 2EP

Se houver outros lubrificantes e/ou marcas de graxas equivalentes que no constam na tabela, consultar manual tcnico do prprio fabricante.

04 - Lubrifique a cada 8 horas de trabalho

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

19

MANUTENO
Lubrifique a cada 8 horas de trabalho (continuao)

20

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

MANUTENO
Lubrifique a cada 8 horas de trabalho (continuao)

05 - Lubrifique periodicamente os cubos das rodas aproximadamente a cada 60 horas, e no trmino do ciclo de trabalho faa uma verificao completa nos rodeiros da seguinte forma: Retire a calota (1) dos cubos; examine os rolamentos e retentores, se houver folgas faa o ajuste; introduza graxa nova nas calotas e nos cubos; recoloque novamente as calotas.
DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA
21

MANUTENO
SISTEMA HIDRULICO 06 -Faa periodicamente uma vistoria em todo o sistema hidrulico para constatar se no h vazamentos.

No verifique vazamentos no circuto hidrulico com as mos, o leo hidrulico trabalha sob alta presso, e pode penetrar na pele, causando graves ferimentos.
PRESSO DOS PNEUS 07 - Os pneus devem estar calibrados corretamente tanto para trabalho como para andar em estradas, evitando desgastes prematuros por excesso ou falta de presso. 08 - Para pneus 500/45 x 22,5 calibre com 25 lb/pol2. (Pneus do tanden) Para pneus 10,5/80 x 18 calibre com 54 lb/pol2. (Pneus das rodas dianteiras.
EXCESSO DE PRESSO FALTA DE PRESSO PRESSO CORRETA

CLIMATIZADOR 09 - Coloque gua diariamente no reser vatrio (2) do climatizador.

IMPORTANTE: Fique atento ao controle do climatizador dentro da cabine, se o led falta dgua se acender abastea o reservatrio.
22

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

MANUTENO
AJUSTE DA TENSO DAS CORRENTES DAS ESTEIRAS 10 -Verifique periodicamente a tenso das correntes das esteiras, para isto, retire a proteo (3), em seguida verifique a folga existente na esteira em seu trecho intermedirio, que no deve ser superior h 20 mm em rela o ao fundo da esteira. Se necessrio tension-la faa da seguinte forma: -Solte os parafusos (4) de fixao do mancal (nos dois lados da esteira); -Solte a contra-porca (5) do esticador (nos dois lados da esteira); -Aperte a porca (6) do esticador (7) gradualmente at a tenso da corrente;

7 6 5 3

IMPORTANTE: Faa a tenso da corrente nos dois lados da esteira, sempre observando que o eixo superior 6 deve estar paralelo com o eixo inferior. Faa a aferio medindo de centro-a-centro dos mesmos. -Reaperte a contra-porca do esticador e os parafusos 6 de fixao do mancal. Recoloque as protees das 4 correntes. 11 - Aps o primeiro dia de trabalho com a plantadora verifique a tenso das correntes. TROCA DAS TALISCAS DAS ESTEIRAS TRANSPORTADORAS 12 -Verifique periodicamente o estado de conservao das taliscas (8) das esteiras e das correntes onde as mesmas esto fixadas. Se as taliscas estiverem danificadas faa a troca, da seguinte forma: -Solte as porcas (9) que fixam as taliscas no elo da corrente; -Verifique o desgaste dos elos onde as taliscas estavam 9 fixadas, se os mesmos estiverem gastos, coloque 8 todas as taliscas nos elos subseqentes, isto , ao longo de toda a corrente, certificando-se que o espaamento das taliscas foram mantidos; -Remova as taliscas e fixe-as no elo sem desgaste escolhido; -Recoloque os parafusos e as porcas que fixam as taliscas e aperte-as firmemente.
4

No faa regulagens com o equipamento em funcionamento. No opere o equipamento se as protees das transmisses no estiverem devidamente fixadas.

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

23

MANUTENO
TROCA DOS COMPONENTES DO SULCADOR 13 -Verifique periodicamente o estado de conservao das placas de borracha (10) e das barras de desgaste (11) dos sulcadores. Se perceber um desgaste excessivo das barras de desgaste; ranhuras e danos nas placas de borracha, permitindo que o solo grude nas mesmas, efetue a reposio da seguinte forma: -Retire os parafusos (12) de fixao das barras de desgaste; -Proceda a troca da mesma. -Solte os parafusos (13) que fixam a placa de borracha; -Proceda a troca da mesma; -Recoloque os parafusos novamente. 14 -Verifique tambm o estado de conservao da ponteira (14) do sulcador, pois o desgaste excessivo da mesma dificultar a penetrao. Se necessrio proceda a reposio. BORRACHA DA BICA INFERIOR 15 -Verifique periodicamente o estado de conservao das borrachas (15) da bica inferior (16), se estiverem danificadas faa a reposio da seguinte forma: - retire os parafusos de fixao (17); - retire as barras (18); - proceda a reposio da borracha (15), recoloque as barras 16 (18) fixando tudo 15 17 com os parafusos 18 (17).
10 14

13

12

11

BORRACHA DO ROLO DIANTEIRO 16 -Verifique periodicamente o estado de conservao das borrachas (18), se estiverem danificadas faa a reposio da seguinte forma: - retire os parafusos de fixao (19); - retire as barras (20); - proceda a reposio da borracha (18), recoloque as barras (20) fixando tudo com os parafusos (19).
20 18
24

19

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

MANUTENO
13 -Tabela de manuteno peridica PROBLEMA CAUSAS PROVVEIS SOLUO Desobstruir o mangote e fazer uma limpeza geral na rosca sem fim. Utilize fertilizantes de boa qualidade, secos, livre de impurezas. Verifique e proceda a limpeza.

Durante a operao Mangote entupido ou algum matericomea vazar al estranho na rosca sem fim. adubo pelas sadas de segurana. No h vazo de Objetos estranhos travando a rosca adubo ou a quantisem fim dade insuficiente. Vlvula de regulagem de fluxo de leo com defeito

Dosagem recomendada maior ou no obtida Vibrao ou barulho excessivo durante a operao

No consegue acoplar os engates rpidos das mangueiras no trator

Verificar o funcionamento da vlvula e do motor se necessrio faa a manuteno ou a troca. leo do trator insuficiente Verifique o nvel de leo hidrulico e complete se necessrio. Velocidade de trabalho Trabalhe sempre na velocidade recomendada. Vlvula muito aberta ou fechada Verifique a abertura da valvula de regulagem do fluxo de leo. Objetos estranhos dentro do depVerifique e retire os objetos, se sito houver. Correntes das engrenagens cenVerifique se a engrenagem de trais da esteira. tenso da corrente no escapou ou travou. Aperto dos elementos de fixao Reaperte todas as porcas. Manuteno deficiente Mantenha a manuteno peridica em dia. Objetos estranhos na parte inferior Abra a portinhola lateral inferior da da esteira (cocho) esteira (cocho) e faa a limpeza As mangueiras foram desengatadas Drene as mangueiras. Verifique o com presso ou os engates no so tipo de engate rpido macho e similares, isto , um de agulha o fmea, efetue a troca por peas outro de esfera compativeis.

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

25

LIMPEZA
LIMPEZA DO SISTEMA DE ADUBO 01 -O sistema de distribuio de adubo por rosca sem fim consiste em um dispositivo no fundo do depsito, composto por um tubo com uma rosca helicoidal no seu interior que ao comear a girar, transporta o adubo para a sada traseira. 02 - Sobre esta sada, o depsito dotado de uma sada de segurana que, ao entrar o adubo no sem fim e a sada inferior estiver entupida, comear a vazar pela refe rida sada de segurana, garantindo o funcionamento do sistema sem danificlo. Se isto aconteer proceda a limpeza do depsito e dos mangotes condutores da seguinte forma: 03 - Feche o defletor interno (1) do depsito atravs do eixo externo, utilizando para isto a chave (2). Em seguida retire o parafuso (3), a bucha (4), dos dois lados do depsito, aps, retire tambm a rosca sem fim e a canaleta do depsito. Por fim retire tambm o mangote condutor de adubo (5). 04 - Retire o objeto que estava obstruindo a passagem do adubo e proceda a limpeza no depsito e tambm nas peas do mesmo que foram retiradas, em seguida lave-os com gua corrente. Monte novamente nos depsitos. 05 - Aps fazer a desobstruio e limpeza do depsito, abra novamente a comporta (1), verificando a seta do eixo externo do depsito se esta na posio ABERTO. 06 - Ao terminar o perodo de trabalho com a mquina, no deixe adubo no depsito, proceda a limpeza no mesmo.
Sada de segurana 3

26

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

LIMPEZA
LIMPEZA DA CAAMBA E ESTEIRA 07 -Limpe totalmente o interior da caamba principalmente as canaletas onde deslizam as roldanas. Proceda tambm a limpeza das taliscas das esteiras, em seguida abra a tampa inferior do cocho (4) e retire todas as impurezas que se acumulam neste local. Faa a limpeza do cocho diariamente. 08 -Verifique se as taliscas no esto danificadas e a corrente das esteiras, se apresentarem avarias, proceda a substituio ou a manuteno.

LIMPEZA GERAL 09 -Verifique todas as partes mveis da plantadora, se apresentarem desgaste ou folgas, faa os ajustes necessrios ou a reposio das peas, deixando o equipamento em perfeitas condies para o prximo ciclo de trabalho. Utilize somente peas originais DMB. 10 -Quando terminar o plantio, proceda uma limpeza geral na plantadora, lave-a com sabo neutro. Verifique onde a tinta se desgastou, d uma demo de tinta nas partes afetadas e passe leo protetor em todo o equipamento. 11 -Lubrifique totalmente a plantadora. 12 -Aps todos os cuidados de manuteno, armazene sua plantadora em local coberto e seco, devidamente apoiada. Retire os pneus. 13 -Recomendamos lavar o equipamento no incio do novo ciclo de trabalho. IMPORTANTE: No utilize detergentes qumicos para lavar o equipamento, isto poder danificar a pintura do mesmo.

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

27

GARANTIA
A DMB MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA, garante o equipamento identificado neste manual, obrigando-se a reparar ou substituir as peas ou componentes que, em servio e em uso normal, segundo as recomendaes tcnicas que so indicadas apresentarem DEFEITOS DE FABRICAO, MONTAGEM OU DE MATRIA-PRIMA, obedecendo as seguintes regras: PRAZO DE GARANTIA A GARANTIA de 06 MESES, a partir da data de emisso da nota fiscal de venda ao primeiro proprietrio. APLICAO DA GARANTIA A garantia ser concedida desde que todas as condies de utilizao e manuteno sejam seguidas conforme descrito no manual de instrues e aps constatar a aprovao da anlise conclusiva feita pelo setor tcnico de ps venda da DMB. O equipamento dever ter a NOTA FISCAL e o CERTIFICADO DE GARANTIA devidamente preenchidos e o adquerinte respeitado as clausulas escritas no contrato de compra e as condies gerais de garantia indicadas no folheto. PERDA DO DIREITO DE GARANTIA Utilizao do equipamento em desacordo com as recomendaes tcnicas, erros de manobra; ou se ultrapassar os limites de potncia, sobrecargas de trabalho ou acidentes; Manuteno preventiva/corretiva feita por pessoas no autorizadas; Utilizao de peas e componentes no originais ou no fornecidas pela DMB; Modificaes ou transformaes do equipamento ou de qualquer caractersticas do projeto original; Preenchimento incorreto ou incompleto do certificado de garantia. ITENS EXCLUDOS DA GARANTIA Defeitos decorrentes de acidentes; Peas que apresentarem desgastes natural pelo uso, salvo defeitos de fabricao, montagem ou de matria prima; leo lubrificante; Deslocamentos e fretes do equipamento, peas e componentes para garantias no concedidas; Deslocamento e mobilizao de pessoas e veiculos. OUTROS Todos os equipamentos ou peas substituidas ao abrigo desta garantia sero de propriedade da DMB; A garantia de equipamentos e peas substitudos extingue-se com o prazo de garantia do equipamento. Eventuais atrasos na execuo dos servios no confere direito ao proprietrio indenizaes e nem extenso do prazo de garantia.
28

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

IDENTIFICAO
PEAS DE REPOSIO 01 - Para consultar o catlogo de peas ou solicitar assistncia tcnica da DMB, indique sempre os dados que se encontram na etiqueta de identificao da plantadora. 02 - EXIJA SEMPRE PEAS ORIGINAIS DMB.

03 - Faa a identificao dos dados abaixo para ter sempre informaes corretas sobre sua plantadora PCP 6000. Proprietrio:_________________________________________________________________ Revenda:___________________________________________________________________ Fazenda:___________________________________________________________________ Cidade:________________________________________________Estado:______________ N Certificado de Garantia:_____________________________________________________ Modelo:____________________________________________________________________ N de Srie:_________________________________________________________________ Data Compra:_____/ ______/ _________ N.F. N:___________________________________ Anotaes:__________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________
Fone/Fax - (16) 3382-4773

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

29

ENTREGA TCNICA
RECEBIMENTO DO EQUIPAMENTO Verifique no ato da entrega, se o equipamento e eventuais acessrios que o acompanham no tenham sofrido danos devido ao transporte e manipulao. Checar mediante nota fiscal e Certificado de garantia: - N de srie; - Modelo; - Ano de fabricao; - Mquina semi-montada. - Escadas, guarda-corpos, cabine, travas dos suplementos laterais, complementos do depsito de mudas, caixas alinhadoras dos rebolos, rodas estabilizadoras e discos de corte. - Saco plstico com as flages bi-partidas do pino bola, rolo de borracha de vedao da cabine e parafusos de fixao da cabine. - Chicote eltrico. Qualquer item faltante no equipamento dever ser mencionado na nota fiscal, no cabendo posteriores reclamaes. ORIENTAES AO OPERADOR Lubrificao. Regulagens e operaes Tenso das correntes. Velocidade de trabalho e marchas recomendadas. Distribuio de fertilizantes Profundidade de trabalho. Cuidados especiais Principais itens de segurana. Reaperto dos elementos de fixao e partes giratrias do equipamento. Inspeo e limpeza dos depsitos de adubo e mudas. RECOMENDAES AO OPERADOR Ler o manual de instrues. Dar ateno especial as recomendaes de segurana e aos cuidados de operao e manuteno. A observncia dos itens aqui contidas indicam o melhor uso e permitem obter o mximo de rendimento, aumentando a vida til deste produto.
30

DMB - MQUINAS E IMPLEMENTOS AGRCOLAS LTDA

You might also like