You are on page 1of 9

Formao de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilizao de webquest e webflio na formao continuada

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel


Pedagogo, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia. Aluno do Curso de Especializao em Docncia do Ensino Superior do Exrcito Brasileiro em parceria com a Universidade Castelo Branco-RJ e do Curso de Mdias na Educao da SEED/MEC

RESUMO
Toda e qualquer profisso exige de seus profissionais uma formao constante, at mesmo porque o mundo est em contnua evoluo. No entendimento da formao dos educadores muito h o que se analisar, mas faz-se mister que eles possam ser educados com e para as Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs). O Webflio e o WebQuest tm sido duas ferramentas que apontam muitas vantagens, at porque possibilitam ao educador em processo de formao que possa ter as oportunidades que a Internet dispe como elemento agregador de valor ao seu processo de construo e re-elaborao do conhecimento. Apesar dos desafios que elas compreendem, cabe ao educador uma disposio de pesquisador para utilizar estas ferramentas no seu processo de formao como tambm no seu desenvolvimento profissional.

PALAVRAS-CHAVE
Webflio, WebQuest, Formao de Professores, Educao, Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC)

ABSTRACT
All and any profession demands fron their professional a constant formation, even because the wolrld is in continuos evolution. In the understanding of the educators formation there is a lot to analyzes, but it is necessary to be educated with and the Technologies of the Information and Communication (TICs). webQuest have two tools that have a lot of advantages, especially because they make possible to the educator in formation process that can have the opportunities that Internet disposes as element aggregator of value to its construction process and reverse elaboration of the knowledge. In spite of the challenges that they understand, it is for the responsibility os the educator of the disposition of being researcher to use these tools in his formation process a well as in his professional development.

KEYWORDS
WEBFLIO, WEB Quest, formation of Teachers, Education, technology os the Information and Communication (TIC).

INTRODUO

J faz alguns anos que muitos educadores entraram em um verdadeiro pnico, quando perceberam que as novas tecnologias da informao e comunicao (TICs) estavam adentrando o espao educacional nos diferentes nveis, inclusive oportunizando uma dinmica toda especial para os cursos realizados na modalidade a distncia. Muitos recursos surgiram para que a educao, educadores e educandos possam estar interagindo com as mdias e com as TICs. Em todo o mundo surgiram vrias propostas para adaptar o computador dinmica da sala de aula, na tentativa de acompanhar os avanos tecnolgicos e possibilitar a adequao necessria para as metodologias que em muitos casos ficou estagnada no passado. Atrelada a esta concepo de mudana do paradigma est a compreenso de que o papel do profissional de educao na atualidade o de estimular os alunos a aprenderem a buscar e selecionar as fontes de informaes disponveis para a construo do conhecimento, analisando-as e reelaborando-as. Aqui analisamos, na perspectiva da formao do educador para e no uso das novas tecnologias, a proposta da utilizao de dois recursos virtuais de aprendizagem (e avaliao) denominados de WebQuest e Webflio e que esto povoando as universidades e escolas como propostas efetivas da utilizao equacionada. Em contraposio certeza emergente da virtualidade das informaes disponibilizadas na WWW, constatamos que o uso das novas tecnologias ainda no se encontra incorporado aos diversos cursos na sua gnese curricular. Na verdade, nem mesmo as antigas tecnologias ainda foram adequadamente incorporadas com convico e apropriao de seu uso no planejamento dos professores e na sala de aula. Para que isso acontea todos precisam de uma nova viso de mundo... e de uma formao conectada sociedade tecnolgica sustentvel, pois tambm intil avanar, tecnologicamente, e termos num paralelo marginal uma grande parcela da sociedade excluda digitalmente e economicamente.

POSSIBILIDADES DA UTILIZAO DO WEBFLIO NA FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES


O computador, na contemporaneidade, vem a ser um instrumento - entre tantos outros - que o professor utiliza para acompanhar o aluno nas suas relaes de produo e re-elaborao do conhecimento. Quando o assunto a formao do educador para o uso das novas tecnologias h uma observao importante e que se precisa destacar, j postulada por MERCADO:

Na formao de professores, exigido dos professores que saibam incorporar e utilizar as novas tecnologias no processo de aprendizagem, exigindo-se uma nova configurao do processo didtico e metodolgico tradicionalmente usado em nossas escolas nas quais a funo do aluno a de mero receptor de informaes e uma insero crtica dos envolvidos, formao adequada e propostas de projetos inovadores. (1999. p. 12)

Mas a incluso das TICs no processo educacional implica em outras questes que podem passar despercebidas. ARAJO, inclusive adverte:
O valor da tecnologia na educao derivado inteiramente da sua aplicao. Saber direcionar o uso da Internet na sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construo do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessam, armazenam, manipulam e analisam as informaes que sondam na Internet. (2005, p. 23-24)

Neste sentido que se entende que a formao do educador seja para alm do tcnico. No a quantidade e a qualidade dos equipamentos que iro garantir que a formao ser de qualidade. Para irmos alm deste pensamento tecnolgico ALMEIDA & PRADO relembra que
[...] para evitar ou superar o uso ingnuo dessas tecnologias, fundamental conhecer as novas formas de aprender e de ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas por esses recursos, que favoream a democracia e a integrao social. (2006).

No caso do webflio, o que se prope a criao de um ambiente de aprendizagem que ultrapassa o modelo escolar vigente. Democratizando e inserindo as pessoas num mundo que, a cada dia, vincula-se as relaes virtuais como possibilidade de avano, de libertao. Neste espao de interao o que o educador-aluno1 precisa encontrar um espao para debate/frum/opinies. Hipertextos para o cotidiano e para aprofundamento. Atividades e feedback do monitor ou do educador e, principalmente, interatividade, sendo um grande incentivo e motivao para que o educador-aluno possa acompanhar atravs da web suas produes durante o percurso de seus estudos, extrapolando o espao de sala de aula, construindo com sua aprendizagem concreta um espao virtual. O instrumento webflio vem inovando o tratamento dado educao, principalmente ao item avaliao, numa concepo diferenciada para o processo de aprendizagem, com a interveno do educador como mediador na construo do saber, sendo uma proposta baseada na Lei 9.394/96, no Captulo 2, que instrui a verificao do rendimento do desempenho do aluno como uma ao contnua e cumulativa, prevalecendo

Neste artigo, para uma melhor compreenso, utilizamos a nomenclatura EDUCADOR-ALUNO para designar o EDUCADOR que est no processo de formao, seja ela continuada/permanente seja ela inicial (graduao).

os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais. O webflio , na busca de uma conceituao, um instrumento que compreende a compilao de todos os trabalhos (produes) realizados pelo aluno (e do aluno-educador) durante o projeto ou durante uma unidade, semestre ou ano letivo, sendo constitudo de registro de visitas, resumos de textos, resenhas de vdeos, projetos e relatrios de experincias na sala de aula ou extra-sala. Pode incluir ainda ensaios auto-reflexivos (autoavaliao), o que permite ao usurio a discusso de como tem sido sua experincia no projeto. Digamos que o webflio a verso on-line do portflio. Podemos dar significado a palavra dizendo: WEB = REDE, FLIO= PORTA-FOLHAS. Um outro aspecto muito importante que o processo de formao vai alm dos limites de um espao fsico, ficando ao alcance do usurio em qualquer lugar que ele esteja, tornando possvel a educao a distncia - um outro paradigma que est sendo muito explorado neste incio de novo milnio. A utilizao do webflio compreende vrios aspectos, entre eles educar para a competncia informtica, que uma exigncia dos novos tempos, j que estar desinformado na rea tecnolgica cria uma barreira excludente no mercado de trabalho. Significa educar para a tica, j que os alunos so conduzidos para a prpria produo de textos, abandonando o plgio. Possibilita educar as relaes pessoais e interpessoais, j que aos alunos sugerida a interveno no webflio de seus pares. E constitui educar para a autonomia, pois cada aluno avana no seu prprio tempo e ao educador solicitado o respeito ao caminhar de cada um na sua relao com a aprendizagem.

POSSIBILIDADES DA UTILIZAO DO WEBQUEST NA FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES


Adequar o espao virtual educao uma tarefa que exige muita disciplina e um esprito de pesquisa. O uso das tecnologias na formao do educador tem sido um ponto referencial na busca de ofertar uma educao de qualidade, e que oportunize ao aluno-educador uma reflexo de sua vida, analisando e comparando seus conhecimentos no incentivo de uma construo permanente do seu saber, ao mesmo tempo em que se observa ser este SABER fruto de uma interao entre saberes. Navegar na internet pode ser um processo valioso de busca de informaes na construo do conhecimento, gerando um ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e intil coletar dados sem relevncia que no agregam qualidade pedaggica ao uso da Internet. Foi pensando assim que Bernie Dodge criou, inspirado na metodologia de projetos, o que ele mesmo denominou de

WebQuest: uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crtico. A metodologia do Webquest pretende ser efetivamente uma forma de estimular a pesquisa, o pensamento crtico, o desenvolvimento de professores, a produo de materiais e a construo de conhecimento por parte dos alunos. Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definio de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilizao de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa exeqvel e interessante que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, on-line.
Consideramos que a WebQuest mais uma ferramenta que soma s estratgias e metodologias de ensino, sendo sua caracterstica principal promover a aprendizagem significativa, onde a construo do conhecimento viabilizada pela utilizao dos recursos da Internet. No sos os recursos que geram a aprendizagem, Esta a explorao das diversas informaes que os recursos tornam acessveis. (ARAJO, 2005, p. 32-33)

Cabe ento ao educador que est no processo de formao observar que este recurso mais uma ferramenta e que ele precisa compreender bem a pedagogia de projetos para que possa ento utilizar-se de uma WebQuest para sua prpria formao como tambm para ministrar suas aulas. O WebQuest em si no exige softwares especficos alm dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir pginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fcil usar a capacidade instalada, sem restrio de plataforma ou solues, centrando a produo de WebQuests na metodologia pedaggica e na formao dos docentes. Com o WebQuest, trabalha-se em forma de projetos de pesquisa, utilizando a idia de aprendizagem colaborativa, sua proposta de trabalho no feita aleatoriamente, mas com toda uma metodologia e didtica que envolve o aluno do incio ao fim do projeto. Na realidade da formao inicial e da formao continuada de educadores, o WebQuest tem oportunizado uma retomada do esprito cientfico, j que exige dos participantes a disposio para a pesquisa, a leitura e a produo textual (nas mais diferentes formas). Neste sentido, MARINHO (2003), citando Kenski, nos relembra que a ao docente no ambiente virtual no requer apenas uma mudana metodolgica, mas uma percepo do que ensinar e aprender(p. 100-101).

DESAFIOS DA UTILIZAO DE WEBQUEST E WEBFLIO NA FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES


do conhecimento de todos a necessidade e urgncia de uma formao que v alm do bsico, que cada um invista seu tempo, sua disposio e at mesmo seu dinheiro para uma formao que seja continuada. E essa formao tambm implica no alargamento dos horizontes com o entendimento e a utilizao das tecnologias, sejam elas antigas ou novas. Apesar de toda exigncia para que os educadores possam estar diretamente inseridos no processo de incluso digital e de serem protagonistas na pesquisa e desenvolvimento das tecnologias para utilizao no meio educacional, muitos so os empecilhos, que aqui entendemos como DESAFIOS que precisam ser encarados de frente para que sejam contornados. Sem a pretenso de esgotar o assunto, podemos relacionar alguns dos desafios observados quando a inteno a promoo da formao com o webquest e webflio (mas que atingem outras formaes tambm), tais como: problema de gesto, resistncia dos educadores (formadores), resistncia dos discentes (educadores-discentes-em formao), falta de infra-estrutura, falta de recursos, paradigmas educacionais ou iluses frente ao uso das tecnologias. A questo da gesto consiste num dos desafios mais gritantes, pois a uma gama de gestores que no conseguem perceber a necessidade da formao continuada consistente, fugindo dos encontros sem relao ou concatenao, alm do fato que muitos no foram (principalmente na rede pblica) capacitados para gerir pessoas e recursos. Um outro desafio apresentado a resistncia por parte de alguns docentes, que no conseguem vislumbrar os ganhos com a mudana de paradigma. Esta resistncia se d devido ao forte vnculo s prticas de ensino-aprendizagem que por muitas vezes prendem os professores estrutura burocrtica exigida pelas secretarias dos respectivos cursos. No nosso ponto de vista, esta resistncia decorrente do que ALMEIDA aponta como desconhecimento tecnolgico, ou o desconhecimento de que a tecnologia no neutra. Ela mesmo afirma que
[...] para compreender o pensamento humano, a sociedade, a cultura e a educao essencial ir alm dos condicionantes da cibercultura e analisar o papel da tecnologia como um suporte que permite estabelecer dilogo entre o indivduo e o grupo, a virtualidade e a realidade, a razo e a emoo, o analgico e o digital. O potencial interativo do uso da TIC no ato pedaggico se revela na possibilidade de criao dialgica e intersubjetiva [...] (2003).

exatamente

esta

postura

diante

da

tecnologia

(pesquisadora

questionadora) que se torna ponto de resistncia para o uso dos instrumentos aqui abordados (WebQuest e Webflio) como de outros instrumentos tecnolgicos ou que usam, em algum princpio, alguma TIC.

Outro dado importante a resistncia de alguns discentes que no acreditam no processo, ou que ainda no criaram o hbito de escrever sistematicamente que a maior exigncia num estilo de aprendizagem que usa o webflio ou o webquest como instrumento, alm da exigncia de um planejamento rigoroso por parte dos educadores, que no conseguem acompanhar e ler as produes dos educandos quando no se planejam destinando um tempo para estas atividades de acompanhamento das produes dos discentes. A utilizao do webflio e do webquest como instrumentos de ensinoaprendizagem na formao continuada dos docentes aponta ainda para um desafio que precisa ser superado: a falta de familiaridade dos educadores com o ambiente virtual proporcionado pelas novas tecnologias da informao e comunicao. Muitos educadores, ainda por falta de uma formao adequada, no se sentem prontos para a utilizao dos recursos da informtica. Pode parecer uma questo de formao, mas tambm uma questo de infra-estrutura j que a falta de um espao reservado para esta formao influi diretamente no processo de formao. Outro desafio encontrado para a utilizao do webflio e do webquest de natureza estrutural. As faculdades no disponibilizam um profissional que possa apoiar os professores na elaborao e construo dos sites para webflio e webquest. Os programas aplicativos de criao de websites no so to simples de serem utilizados e a criao por empresas ou particulares demanda um custo que muitas vezes no visto como um ganho no processo educacional. Ainda na questo estrutural encontramos a resistncia por estarem presos aos antigos paradigmas avaliativos e pela falta de disponibilidade de tempo ou ainda por no possurem computadores com acesso rede mundial de computadores. Por ltimo, mas sem esgotar a temtica ou sem desmerecer sua relevncia, est o desafio criado por aqueles que no avanam na cientificidade da questo: as iluses! No podemos cair no perigo de pensar que as tecnologias sero a salvao da educao. Elas sero instrumentos para que possamos fazer da educao aquilo que ela deve ser: promotora da humanizao do ser humano.

CONSIDERAES FINAIS
Quem educar os educadores? (MORIN, 2005, p. 23) A pergunta que Morin faz remete-nos a uma resposta quase que imediata: precisamos adequar a nossa formao para que ela possa atender a este Novo Mundo no qual vivemos hoje onde, a cada dia, novas ferramentas tecnolgicas esto nossa porta. preciso pensar que - muito mais do que a prpria ideologia neoliberal que aponta a exigncia da formao para que se possa ter ttulos necessitamos de uma formao e autoformao que possam avanar na cincia, no estudo do objeto e de suas relaes.

Quando nos deparamos com o processo de formao inicial e de formao continuada dos educadores, e neste ambiente encontramos as TICs, urge uma nova postura por parte do aluno-educador. Uma postura de abertura e de busca, ao mesmo tempo. O Webflio e o Webquest, quando bem desenvolvidos e bem aplicados, se convertem em ingredientes teis, pois possibilitam uma visualizao do desenvolvimento dos alunos e do curso, como tambm o crescimento para os limites extra-sala, favorecendo o crescimento cognitivo e as disposies para um elevado senso cientfico. Porm, no sentido da utilizao destes recursos disponveis com a incluso das TICs no cotidiano escolar, encontramos algumas dificuldades que precisam ser encaradas como desafios, ou ento correremos o risco de continuar com um modelo educacional que no educa, mas que aliena e aprisiona. So vrios os desafios, mas todos eles nos convidam para que possamos ultrapass-los, e todos so incrivelmente possveis de soluo. Basta a cada um ir alm, no limitar-se. Consideradas as vantagens e analisando os desafios lanamos, como uma cutucada num leo com vara curta, trazemos o questionamento de BLIKSTEIN E ZUFFO:
Em nossas escolas, qual seria o uso mais revolucionrio das tecnologias? Aquele em que os alunos seguem passo-a-passo ou quando empreendem projetos pelos quais so interessados e apaixonados, fora dos estritos regulamentos de conduta e comportamento? (2003, p. 26)

Cabe ento a cada um de ns uma resposta. E que seja coerente com as nossas posturas e coerente com os nossos discursos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de, Educao, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (org.). Educao Online. So Paulo: Loyola, 2003. ______, & PRADO, Maria E. B. B. Integrao tecnolgica, linguagem e representao. Disponvel em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em 10 de agosto de 2006. ARAJO, Rosana Sarita de. Contribuies da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas sries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, Lus Paulo Leopoldo (org.). Vivncias com Aprendizagem na Internet. Macei: Edufal, 2005. BLIKSTEIN, Paulo e ZUFFO, Marcelo Knrich. As sereias do ensino eletrnico. In: SILVA, Marco (org.). Educao Online. So Paulo: Loyola, 2003. MARINHO, Simo Pedro P. Conferncia Interativa no Ciberespao: uma experincia de educao distncia em um curso de especializao. In: VALLIN, Celso [et al]; Organizadores: Jos Armando Valente, Maria Elizabette B. Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Educao a Distncia Via Internet. So Paulo: Avercamp, 2003. MERCADO, Luis Paulo. Formao Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Macei: Edufal, 1999. MORIN, Edgar. Educao e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgard de Assis Carvalho. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2005.

You might also like