You are on page 1of 8

EDITAL n 01/ 2013 ESTABELECE INFORMAES SOBRE O EVENTO INTITULADO: VI ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADMICOS DE LENGUA ESPAOLA: NUEVOS TIEMPOS,

NUEVOS DESAFOS, OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, CMPUS BOA VISTA, ATRAVS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- ESPANHOL E LITERATURA HISPNICA.

1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1. O VI ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADMICOS DE LENGUA ESPAOLA: NUEVOS TIEMPOS, NUEVOS DESAFOS, ser realizado pelo Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista, em parceria com o Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispnica. 1.2. O presente evento ter suas atividades realizadas em duas instituies: Instituto Federal de Roraima- Campus Boa Vista e Auditrio das Faculdades Cathedral. 1.3. O Evento ser realizado no perodo de 15 a 18 de outubro de 2013, totalizando a carga horria de 40 horas.

2. DO PBLICO-ALVO Professores e alunos de graduao e ps-graduao da rea de Letras e reas afins que tenham interesse em discusses acerca da lngua espanhola em seus diversos contextos.

3. DO IDIOMA DO EVENTO O IV Congresso ter como idiomas: Portugus e o Espanhol por ser o pblico alvo do evento: professores de espanhol, graduandos em Letras com habilitao em lngua espanhola e reas afins.

4. DA CONTEXTUALIZAO O IFRR comemora este ano seu vigsimo aniversrio e homenageando esta importante data que a Coordenao do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literaturas Hispnicas se

prope organizar mais uma edio do Encuentro de Profesores y Acadmicos de Lengua Espaola que nesta sua sexta edio traz como tema Nuevos Tiempos, Nuevos Desafios. Para justificar nossa proposta tomamos como pressuposto os grandes debates sobre o ensino/aprendizagem do Espanhol como Lngua Estrangeira no Brasil, surgidos, sobretudo, aps a crescente globalizao da economia mundial, a consolidao das culturas globalizadas, o desenvolvimento das tecnologias e as privatizaes que tm ocorrido na Amrica Latina nos ltimos anos, onde a aquisio da lngua espanhola passa a ser uma prioridade para o profissional em qualquer rea de conhecimento. O estabelecimento da Lei 11.161/2005 que surge como um acontecimento singular, rompendo com anos de excluso atestando o direito ao pluriculturalismo e multilinguismo em nossas escolas, proporcionando uma verdadeira avalanche de questionamentos e uma retomada das discusses no campo de ensino-aprendizagem de idiomas e de suas prticas decorrentes. O espanhol uma lngua cuja riqueza cultura muito significativa, constituindo-se uma lngua internacional e uma das reas lingusticas mais extensa e complexa do mundo devido a sua diversidade. Especificamente, na regio onde nos encontramos, Roraima, so compartilhados aproximadamente 958 km de fronteiras terrestres e fortes laos culturais nas mais diversas reas com a Venezuela (pas hispnico), representando em nossa regio uma das lnguas estrangeiras de mais evidncia. O VI Encuentro de Profesores y Acadmicos de la Lengua Espaola: Nuevos Tiempos, Nuevos Desafos, objetiva, ante tudo, que os amantes da lngua cervantina tenham a oportunidade de apresentar, analisar, discutir e compartilhar conhecimentos diante dos novos desafios que se apresentam na era ps-moderna.

5. DO OBJETIVO GERAL Analisar, discutir e compartilhar conhecimentos sobre a situao e os desafios acadmicos do Espanhol como Lngua Estrangeira.

6. DOS OBJETIVOS ESPECFICOS Promover intercmbio de experincias de projetos de ensino, pesquisa e extenso da lngua espanhola; Avaliar os novos desafios dos profissionais de ensino de lngua espanhola; Estabelecer vnculos e relaes com comunidade e instituies de fins similares;

Divulgar os avanos e estimular a inovao na investigao do ensino lnguas na perspectiva da Lingustica Aplicada; Oportunizar um espao de discusso e interao acadmica entre os estudiosos de distintas reas da regio.

7. DA METODOLOGIA O evento acontecer entre os dias 15,16, 17 e 18 de outubro de 2013 no horrio vespertino e noturno e ser composto de conferncia de abertura, conferncia de encerramento, mesas

redondas, relatos de experincias, apresentao de pster e minicursos, totalizando 40 horas. Participaro professores e acadmicos dos cursos de Letras-Espanhol do IFRR, da Universidade Federal de Roraima e da Universidade Estadual de Roraima , assim como, professores e acadmicos pesquisadores de outras instituies a serem confirmados, tanto da modalidade presencial, quando da EAD.

8. DOS EIXOS TEMTICOS Os trabalhos devero versar sobre estudos hispnicos, podendo ser apresentados em espanhol ou em portugus, e se filiar a um dos eixos temticos: Desafios lingusticos; Desafios literrios; Desafios pedaggicos; Desafios histricos; Desafios sociais; Desafios interculturais; Desafios das relaes internacionais.

9. DAS INSCRIES 9.1. As inscries acontecero de forma presencial no IFRR- Campus Boa Vista, Universidade Federal de Roraima e Universidade Estadual de Roraima nos dias estabelecidos pela comisso, e via internet, atravs do link http://ead.ifrr.edu.br/espanhol do evento no site do IFRR (www.ifrr.edu.br). 9.2 As inscries sero gratuitas para expositores e para ouvintes.

9.3. Perodo para submisso de trabalhos - De 10/09/2013 a 04/10/2013Perodo para inscrio como ouvinte - De 10/09/2013 a 15/10/20139.4. A divulgao da carta de aceite ser no perodo de 07/10 a 11/10/2013.

10. DA CERTIFICAO Os Certificados de participao e apresentao de trabalhos, modelo desenvolvido pela DIREXIFRR, sero emitidos durante o perodo do evento para os expositores e nos prximos dias do ms de novembro para os inscritos como ouvinte.

11. DOS RESULTADOS ESPERADOS O VI Encuentro de Profesores y Acadmicos de la Lengua Espaola: Nuevos Tiempos, Nuevos Desafos, prope como resultados: Consolidao como evento anual, palco de discusses, reflexes e aes no fazer de pesquisadores, professores e acadmicos das Letras e da cultura hispnica; Tornar-se referncia para todos aqueles que busquem aprofundar sua anlise crtica no ensino e aprendizagem do Espanhol como Lngua Estrangeira no Brasil; Constituir um espao de oportunidades para que, acadmicos e professores das instituies regionais, manifestem seus vivencias enquanto pesquisadores.

12. DO PRODUTO FINAL Sero publicados os ANAIS DO VI ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADMICOS DE LENGUA ESPAOLA: NUEVOS TIEMPOS, NUEVOS DESAFOS.

13. DA APRESENTAO DE TRABALHOS 13.1. Podero apresentar trabalhos, em forma de Relato de Experincia e Pster, professores e acadmicos voltados prtica pedaggica e estudos lingusticos e culturais do mundo hispnicos. 13.2. As inscries sero do 10/09/2013 a 04/10/2013 atravs do atravs do link http://ead.ifrr.edu.br/espanhol do evento no site do IFRR www.ifrr.edu.br ou de forma presencial nos postos de inscrio no IFRR- Campus Boa Vista, Universidade Federal de Roraima e Universidade Estadual de Roraima.

14. DA APRESENTAO DE TRABALHOS E NORMAS PARA SUBMISSO 14.1. Os inscritos para apresentar trabalhos em Relatos de Experincias e apresentao de Psteres devero enviar o Resumo de seus trabalhos Comisso Julgadora do evento atendendo as seguintes normas: Os trabalhos devero versar sobre estudos hispnicos, podendo ser apresentados em espanhol ou em portugus, e se filiar a um dos eixos temticos estabelecidos pelo evento. Os trabalhos devero atender a um dos eixos temticos propostos. Os trabalhos sero organizados em salas temticas onde ocorrer a apresentao e logo a abertura para debate. Cada apresentao de trabalho ter no mximo 15 minutos. Participao com Relatos de Experincia: trabalhos e experincias prticas desenvolvidas ou vivenciadas no contexto de ensino e aprendizagem de lngua espanhola, nos mbitos de extenso, graduao e ps-graduao, podendo ser concludos ou em andamento, de autoria de professores e alunos. Cada trabalho dever ter no mximo trs autores, includo neste nmero o professor orientador, caso houver. Participao com Pster: trabalhos, concludos ou em andamento, de professores e acadmicos. Cada trabalho dever ter no mximo trs autores, includo neste nmero, o professor orientador, caso houver. Os Psteres confeccionados devero ter as seguintes dimenses: 70 cm X 100 cm. Em data e local previamente estabelecida, os Psteres ficaro em exposio e seus autores devero fazer a apresentao do trabalho em no mximo 15 minutos. Os inscritos para apresentar Relato de Experincia e/ou Pster devero enviar Comisso Julgadora de Trabalhos do evento, atravs do email: encontrodeespanholifrr@hotmail.com o resumo do trabalho dentro do prazo de 10/09/2013 a 04/10/2013. Normas para Publicaes do Resumo: Os Resumos dos trabalhos devero ter com no mximo 200 palavras, acompanhados de 03 palavras-chave, em editor Word for Windows, com a seguinte formatao: pgina A4; fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; espao simples para entre linhas, justificado. O ttulo do trabalho deve estar em negrito, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14, centralizado. Logo abaixo o nome do autor e do

professor orientador (quando houver), filiao institucional e endereo eletrnico alinhados a direita. Divulgao dos aceites At 07 de outubro de 2013.

15. DA PROGRAMAO PROVISRIA

1 DIA 15/10/2013 15h30 as 17h30 CREDENCIAMENTO 18h00 ABERTURA - Prof Antnio CEFET/RJ Prof. Ms. Ademar de Arajo Filho (Reitor do Instituto Federal de Roraima) Prof. Dr. Milton Jos Piovesan (Diretor Geral do Campus Boa Vista) Prof. Esp. Dbora Soares Alexandre Melo Silva (Pr-Reitora de Ensino) Prof. Eliana Laurido (Coordenadora do Curso Letras-Espanhol do IFRR Prof. Ms. Toms Armando del Pozo Hernndez (Coordenador do Evento)

19h00 CONFERNCIA DE ABERTURA 20h00 PROGRAMAO CULTURAL 21h00 COFFEE BREAK 2 DIA 16/10/2013 13h30 17h30 MINICURSO MINICURSO 01 Prof. Dr. Dborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas (UFRR) MINICURSO 02 Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC) MINICURSO 03 Prof. Ms. Letcia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC) MINICURSO 04 Prof. Ms. Eliabe dos Santos Procpio (IFRR/UERR) MINICURSO 05 Prof. Esp. Darlete UFRR MINICURSO 06 Prof. Dr. Antnio Ferreira da Silva Junior (CEFET/RJ)

18h00 19h30 MESA REDONDA 1 Desafios Literrios Prof Dr. Maria Helena Valentim Duca Oyama (UFRR) Prof. Esp. Leidijane Machado S (UFRR) Prof. Ms. Letcia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC)

19h30 21h00 MESA REDONDA 2 Desafios na Formao de Professores Prof Dr. Antnio Ferreira da Silva Junior (CEFET/RJ) Prof Ms. Joseane de Souza Cortez (IFRR)

Prof Esp. Lana C. Barbosa de Melo (IFRR)

COFFEE BREAK

3 DIA 17/10/2013 MINICURSO 01 Prof. Dr. Dborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas (UFRR) MINICURSO 02 Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC) MINICURSO 03 Prof. Ms. Letcia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC) MINICURSO 04 Prof. Ms. Eliabe dos Santos Procpio (IFRR/UERR) MINICURSO 05 Prof. Esp. Darlete UFRR MINICURSO 06 Prof. Dr. Antnio Ferreira da Silva Junior (CEFET/RJ)

18H30 20H00 MESA REDONDA 3 Desafios na EAD Prof Ms. Du Barroso Farias (IFRR) Prof Ms. Jocelaine Santos (IFRR) Prof Esp. Fabrcio Paiva Mota (IFRR)

19h30 21h00 MESA REDONDA 4 Desafios Fronteirios Prof. Ms. David Sena (UERR) Prof Ms. Jane da Silva Amorim (IFRR) Prof Ms. Ancelma Barbosa Pereira (IFRR)

COFFEE BREAK 4 DIA 18/10/2013 14h00 S 17h00 COMUNICAES Sala 1- Eixo Desafios Literrios Sala 2- Eixo Desafios na Formao de Professores Sala 3 Eixo Desafios na EAD Sala 4 Eixo 4 Desafios Fronteirios Sala 5 Eixo 5 Desafios Lingusticos Sala 6 - Eixo 6 Desafios Interculturais

18h30 20H00 MESA REDONDA 5 Desafios na LA Prof. Dr. Dborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas (UFRR) Prof Ms. Ancelma Barbosa Pereira (IFRR)

Prof. Ms. Toms Armando del Pozo Hernandez (IFRR)

20h00 CONFERNCIA DE ENCERRAMENTO Prof Ms. Joseane de Souza Cortez (IFRR) 20h30 NOCHE CARIBEA OUTRAS INFORMAES: Comisso Organizadora do VI Encuentro e-mail: encontrodeespanholifrr@hotmail.com IFRR, Campus Boa Vista. Ave Glaycon de Paiva, n 2496, Pricum - Boa Vista - RR - CEP: 69.304-340 Fone: (095) 91684 - 684. Fone: (095) 9133 4246 Fone:(095) 9171-6028

You might also like