You are on page 1of 13

PROJETO DA MONARQUIA PARLAMENTARISTA

Aprovada a Forma Monrquica e o Sistema Parlamentar de Governo, a Constituio Brasileira ser emendada nos termos deste projeto para atender determinao do povo brasileiro, expressa no Plebiscito de 1993 e, para efeito de sua eficcia jurdica, ser submetida a referendo noventa dias aps sua promulgao.

DO REINO E DO TRONO DO BRASIL


Art. 1 O Reino do Brasil, formado pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se, pela vontade livre e soberana do seu povo, em Monarquia Constitucional Parlamentar, com os fundamentos e princpios do Estado Democrtico de Direito. Pargrafo nico. O Trono do Brasil pertence Nao Brasileira e ser ocupado por brasileira ou brasileiro nascido no territrio nacional, ressalvadas as situaes de exlio ou de banimento. Art. 2 O Rei, ou a Rainha Reinante, smbolo da unidade e da continuidade nacionais, exerce a Chefia de Estado, o Comando Supremo das Foras Armadas, a Presidncia do Conselho de Estado e o Poder Moderador. Art. 3 A Famlia Real constituda do Rei, da Rainha e dos parentes do monarca, por vnculo sangneo ou resultante de adoo, at o segundo grau, inclusive, na linha reta. 1 So asseguradas ao Rei e Famlia Real as mesmas imunidades dos representantes eleitos. 2 O Rei, a Rainha, seus filhos e filhas e seus parentes, at o sexto grau, inclusive, por vnculo de consanginidade, de afinidade ou de adoo na linha reta e colateral, so inalistveis ou inelegveis, vedando-se-lhes o exerccio de atividade polticopartidria. Art. 4 O povo brasileiro reconhece a descendncia da dinastia histrica da Casa de Bragana para ocupar o Trono do Brasil. 1 Atendendo determinao do povo brasileiro, manifesta no plebiscito de 1993, os legtimos representantes do povo, reunidos na Cmara dos Deputados, proclamaro o Rei, considerando o interesse e o bem-estar da Nao Brasileira. 2 So prncipes brasileiros somente os filhos do Rei ou da Rainha Reinante e dos Prncipes Herdeiros. 3 As regras de sucesso so estabelecidas por lei complementar, denominada Lei da Sucesso, segundo a descendncia hereditria, observando-se os seguintes princpios:

I a ordem regular de primogenitura, sendo preferidos, sempre: a) a linha anterior s posteriores; b) o grau mais prximo ao mais remoto, quando na mesma linha; c) a pessoa de mais idade de menos idade. II a vedao de exerccio do poder ao Prncipe Consorte e Rainha Consorte; III a necessidade de cumprimento, pelas pessoas com direito sucesso, das condies pertinentes ao seu exerccio, sob pena de perda do respectivo direito, extensiva aos descendentes. 4 O reconhecimento do Prncipe Herdeiro, ou da Princesa Herdeira, ao completar dezesseis anos, com a conseqente titularidade de Prncipe ou Princesa do GroPar, depender, aps a declarao de aptido para o desempenho das funes reais pela Cmara dos Deputados, de juramento perante a Cmara dos Deputados, de fidelidade Constituio, s leis do Reino e ao Rei. 5 No impedimento do Rei, ou em sua ausncia do Pas, decididos pela Cmara dos Deputados, nos termos do art. 14, VIII e IX, assume a Regncia o Prncipe Herdeiro, se maior de idade; se menor, a Cmara dos Deputados proceder na forma do item IX do mesmo artigo. 6 No caso de extino das linhas de direito, a Cmara dos Deputados decidir sobre a sucesso, na forma mais conveniente aos interesses do Pas, submetendo a deciso a referendo popular. 7 Na hiptese do pargrafo anterior, a Chefia de Estado ser exercida, interinamente, pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, com os encargos e prerrogativas inerentes funo.

DOS PODERES E DA REPRESENTAO NACIONAL


Art. 5 A diviso e harmonia dos Poderes Polticos o princpio conservador dos direitos dos cidados e o mais seguro meio de fazer efetivas as garantias que a Constituio oferece. Art. 6 Os Poderes Polticos reconhecidos pela Constituio do Reino do Brasil so quatro: o Poder Legislativo, o Poder Executivo, o Poder Judicirio e o Poder Moderador. Art. 7 Os representantes do povo brasileiro so o Rei ou a Rainha Reinante, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal. Art. 8 Os Poderes do Reino do Brasil so exercidos mediante delegao do povo brasileiro e constituem a expresso de sua vontade soberana. Pargrafo nico. O povo exerce o poder por meio do Rei ou da Rainha Reinante e de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos da Constituio.

DO PODER LEGISLATIVO
Art. 9 O Poder Legislativo exercido pela Cmara dos Deputados, com a colaborao do Senado Federal. Art. 10. A Cmara dos Deputados compe-se de quatrocentos representantes do povo, eleitos, pelo sistema misto, a ser disciplinado em lei complementar, metade por critrio proporcional em listas partidrias e metade por critrio majoritrio, em distritos uninominais, em cada Estado e no Distrito Federal. 1 Cada legislatura ter a durao de quatro anos. 2 A representao por Estado, pelo Distrito Federal e Territrios ser estabelecida por lei complementar, proporcionalmente ao eleitorado, procedendo a Justia Eleitoral, no ano que preceder ao da eleio para a Cmara dos Deputados, aos ajustes necessrios, para que nenhuma daquelas unidades tenha menos de dois e mais de oitenta representantes. Art. 11. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. 1 Cada Estado e o Distrito Federal elegero dois Senadores, com mandato de oito anos. 2 Cada senador ser eleito com dois suplentes. 3 A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente. Art. 12. Compete privativamente ao Senado Federal: I a iniciativa das leis sobre a interveno federal, e das que interessem especificamente a um ou mais Estados e ao Distrito Federal; II a aprovao prvia, por voto secreto, aps argio pblica, da escolha de: a) magistrados nos casos estabelecidos na Constituio; b) Governadores dos Territrios; c) Procurador-Geral do Reino; d) presidente e diretores do Banco Central; e) titulares de outros cargos que a lei determinar. III a aprovao prvia, por voto secreto aps argio em sesso secreta, da escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente. IV a manifestao sobre a convocao de plebiscito no caso de dissoluo das Assemblias Legislativas e das Cmaras Municipais. Art. 13. Os membros do Poder Legislativo, tanto na esfera federal quanto na estadual e municipal, no podero, desde a posse, sob pena de perda do respectivo mandato, votar contra decises partidrias de sua bancada ou coligao, tomadas, majoritariamente, em reunies oficiais.

Art. 14. Quanto ao Trono do Brasil, da competncia exclusiva da Cmara dos Deputados: I fixar as regras de sucesso; II autorizar os casamentos dos membros da Famlia Real, conceituada no art. 3, caput; III reconhecer o Prncipe Herdeiro ou a Princesa Herdeira; IV autorizar as pessoas com direito sucesso a praticar atos que condicionem o exerccio desse direito; V decidir sobre a sucesso, no caso de extino das linhas de direito, nos termos do pargrafo 6 do artigo 4; VI reconhecer a abdicao do Rei ou da Rainha reinante e a renncia dos herdeiros; VII fixar a dotao oramentria destinada Famlia Real, conceituada no art. 3, caput; VIII decidir sobre impedimentos, inclusive os de carter fsico, mental ou ambos, do Rei, da Rainha Reinante e seus herdeiros; IX escolher e substituir o Regente, quando houver renncia, morte, impedimento do Rei, da Rainha Reinante ou sua ausncia do Pas, durante a menoridade do Prncipe Herdeiro ou da Princesa Herdeira; X autorizar o Regente a ausentar-se do Pas; XI referendar tratados, convenes e atos internacionais celebrados pelo Rei ou pela Rainha Reinante; XII autorizar o Rei ou a Rainha Reinante a declarar guerra, no caso de agresso estrangeira, e a celebrar a paz; XIII autorizar os membros da Famlia Real a ausentarem-se do Pas por perodo superior a quinze dias; XIV declarar a aptido do Prncipe Herdeiro, ou da Princesa Herdeira, para o desempenho das funes reais.

DO PODER MODERADOR
Art. 15. O Poder Moderador delegado privativamente ao Rei, para que incessantemente vele pela preservao e manuteno do Estado Democrtico de Direito, e sobre a independncia, equilbrio e harmonia dos demais poderes polticos, competindo-lhe, especialmente, as seguintes atribuies: I dissoluo da Cmara dos Deputados, mediante prvia audincia do Conselho de Estado; II nomeao e destituio do Primeiro-Ministro, mediante aprovao do voto de confiana ou desconfiana da Cmara dos Deputados;

III presidncia do Conselho de Estado; IV exerccio do poder de graa, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei; V autorizao de referendo e convocao de plebiscito, sem prejuzo do disposto no art. 12, inciso III; VI suspenso de magistrado, ouvido o Conselho de Estado e assegurada ampla defesa, na forma da lei. Art. 16. Compete ao Rei ou Rainha Reinante: I prestar juramento, perante a Cmara dos Deputados, de manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio do Reino, a integridade e a independncia do Brasil; II presidir a abertura da sesso legislativa; III homologar a indicao do candidato a Primeiro-Ministro, nome-lo, bem assim exoner-lo, nos termos da Constituio; IV nomear os membros do Conselho de Estado, a que se refere o art. 42, V; V ouvir o Conselho de Estado sobre a decretao do estado de stio, por proposta do Primeiro-Ministro, e dar a este autorizao para as providncias de que trata o art. 25, XIV; VI pronunciar-se, ouvido o Conselho de Estado, sobre a decretao do estado de defesa; VII presidir as reunies do Conselho de Estado; VIII exercer o Comando Supremo das Foras Armadas e, por solicitao do Primeiro-Ministro, nomear os seus comandantes e prover os postos de oficiais-generais; IX nomear, aps aprovao pelo Senado Federal, os magistrados, nos casos previstos na Constituio, os Governadores dos Territrios, o ProcuradorGeral do Reino, o presidente e os diretores do Banco Central, os chefes de misso diplomtica de carter permanente e os titulares de outros cargos que a lei determinar; X dissolver, ouvido o Conselho de Estado, nos casos e na forma previstos na Constituio, a Cmara dos Deputados, bem como convocar novas eleies; XI convocar plebiscito para fins de dissoluo das Assemblias Legislativas e Cmaras Municipais, ouvido o Senado Federal; XII celebrar, em nome do Reino, ouvido o Primeiro-Ministro, tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Senado Federal; XIII declarar, em nome do Reino, guerra, no caso de agresso estrangeira, e celebrar a paz, autorizado pela Cmara dos Deputados ou com seu referendo, no caso de recesso e, nas mesmas condies, decretar, total ou parcialmente, a mobilizao nacional;

XIV manter, em nome do Reino, relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; XV permitir, em nome do Reino, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente; XVI solicitar para si e para a Famlia Real autorizao para ausentarem-se, coletiva ou individualmente, do Pas; XVII exercer outras atribuies previstas na Constituio ou em lei.

DA REGNCIA
Art. 17. Na menoridade do Prncipe Herdeiro ou da Princesa Herdeira, a Regncia ser exercida por brasileiro nascido em territrio nacional e no gozo de capacidade jurdica plena. Art. 18. O Regente ser escolhido dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal pelo voto da maioria absoluta da Cmara dos Deputados, que se reunir em sesso especial por convocao de seu Presidente. Pargrafo nico O Ministro que exercer a Regncia ficar afastado, durante esse perodo, de suas funes no Poder Judicirio. Art. 19. Sobrevindo a incapacidade do Rei ou da Rainha Reinante, reconhecida pela Cmara dos Deputados, entrar a exercer imediatamente a Regncia o Prncipe Herdeiro, ou a Princesa Herdeira, desde que maior de idade; se menor, proceder-se- conforme o disposto no artigo anterior. Art. 20. A Regncia ser exercida por mandato constitucional e sempre em nome do Rei ou da Rainha Reinante. 1 So asseguradas ao Regente as mesmas imunidades dos representantes eleitos. 2 O Regente responder, pelo exerccio de suas atribuies, perante a Cmara dos Deputados; 3 A destituio ou a substituio do Regente, inclusive por convenincia e oportunidade, de competncia da Cmara dos Deputados, a qual deliberar por maioria de seus membros em sesso especial.

DA TUTELA REAL
Art. 21. A nomeao de tutor para o Prncipe Herdeiro, ou Princesa Herdeira, na menoridade, observar a seguinte ordem: I pessoa indicada em testamento pelo Rei ou pela Rainha Reinante, desde que brasileira nascida em territrio nacional, cujo nome for aprovado pela Cmara dos Deputados;

II pai ou me, enquanto vivos; III membro do Poder Judicirio, escolhido pela Cmara dos Deputados. 1 No poder haver acumulao de Regncia com o exerccio da tutela Real. 2 O exerccio da Regncia ou da tutela Real incompatvel com qualquer cargo de representao poltica. 3 Ao tutor, quando magistrado, aplica-se o disposto no pargrafo nico do art. 18.

DO PODER EXECUTIVO
Art. 22. O Poder Executivo exercido pelo Governo, que atua por intermdio do Conselho de Ministros: 1 O Conselho de Ministros se compe do Primeiro-Ministro e dos demais Ministros de Estado. 2 O Primeiro-Ministro o Chefe do Governo e da Administrao Federal. 3 O Cargo de Primeiro-Ministro privativo de brasileiro nato, filiado a partido poltico. 4 Os Ministros de Estado sero escolhidos dentre brasileiros que estejam no exerccio dos direitos polticos. 5 O Primeiro-Ministro e os Ministros de Estado, indicados e nomeados na forma da Constituio, prestaro compromisso e tomaro posse perante a Cmara dos Deputados. 6 A lei dispor sobre a criao, estrutura, funcionamento e atribuies dos Ministrios. Art. 23. O Governo o rgo superior da Administrao Federal e dirige, atravs do Conselho de Ministros, a poltica geral do Pas, cabendo-lhe: I exercer a direo superior da Administrao Federal e dispor sobre a sua organizao e funcionamento; II promover a unidade da ao governamental e elaborar programa de governo a ser aprovado por maioria absoluta da Cmara dos Deputados; III elaborar planos nacionais e regionais de desenvolvimento a serem aprovados pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal; IV acompanhar os projetos de lei em tramitao na Cmara dos Deputados e no Senado Federal; V deliberar sobre matrias encaminhadas pelo Rei, pela Rainha Reinante, ou suscitadas pelo Primeiro-Ministro; VI deliberar sobre matrias que se incluam na competncia de mais de um Ministro;

VII conceder, autorizar, permitir ou renovar servios de radiofuso ou de televiso, ouvidos o Conselho de Estado e o Senado Federal; VIII exercer outras atribuies previstas na Constituio e na lei. Art. 24. O Primeiro-Ministro e, nos termos da lei, os Ministros, em suas respectivas reas de competncia, referendaro os atos do Rei ou da Rainha Reinante, pelos quais sero responsveis. Pargrafo nico. O Conselho de Ministros responde coletivamente perante a Cmara dos Deputados pela poltica do Governo e pela Administrao Federal, e cada Ministro de Estado, individualmente, pelos atos que praticar no exerccio de suas funes. Art. 25. Compete ao Primeiro-Ministro: I fixar as diretrizes da poltica e exercer a orientao, a coordenao e a superviso, no seu conjunto, das atividades de Governo e Administrao Federal; II nomear e exonerar os Ministros de Estado; III convocar e presidir o Conselho de Ministros; IV sancionar ou vetar, promulgar e publicar leis; V enviar Cmara dos Deputados e ao Senado Federal o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas dos oramentos anuais; VI convocar, extraordinariamente, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal; VII expedir decretos e regulamentos para fiel execuo das leis; VIII iniciar o processo legislativo, nos casos previstos na Constituio, atravs de mensagens Cmara dos Deputados; IX prover e extinguir os cargos pblicos federais, na forma da lei; X nomear o Advogado-Geral do Reino e prover os cargos de Magistrado, nas hipteses que no se incluam na esfera de atribuies do Rei ou da Rainha Reinante e dos Magistrados; XI ler mensagem Cmara dos Deputados e ao Senado Federal por ocasio da abertura de sesso legislativa, na qual se exponha a situao do Pas, solicitem-se as providncias julgadas necessrias e avalie-se a realizao das metas do Plano Plurianual de Investimentos e dos Oramentos da Unio; XII prestar contas, anualmente, Cmara dos Deputados e ao Senado Federal, at sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; XIII acumular, eventualmente, qualquer Ministrio; XIV decretar o estado de stio, aps prvia autorizao do Rei ou da Rainha Reinante e da Cmara dos Deputados;

XV decretar, aps consulta ao Rei ou Rainha Reinante, o estado de defesa, submetendo o ato Cmara dos Deputados; XVI decretar interveno federal, submetendo o ato ao Senado Federal; XVII convocar plebiscito e referendo, ouvida a Cmara dos Deputados; XVIII editar medidas provisrias, em casos de relevncia e urgncia, submetendo-as imediatamente Cmara dos Deputados; XIX exercer outras atribuies previstas na Constituio e na lei. Pargrafo nico. O Primeiro-Ministro ser substitudo nos seus impedimentos pelo Ministro por ele indicado ou eleito pelo Conselho de Ministros. Art. 26. O Primeiro-Ministro e seus Ministros comparecero regularmente, na forma que a lei dispuser, Cmara dos Deputados para prestar contas de seus atos e da execuo do programa de governo. 1 Os Ministros de Estado tm acesso s sesses de ambas as Casas do Poder Legislativo e s reunies de suas comisses, com direito palavra. 2 Os Ministros de Estado devem apresentar ao Primeiro-Ministro relatrio anual de sua gesto no Ministrio; Art. 27. O Primeiro-Ministro e os integrantes do Conselho de Ministros que exercem mandato parlamentar podero candidatar-se reeleio, independente de desincompatibilizao. Art. 28. O Governo cessa: I com o incio de nova legislatura; II nos casos de aprovao de moo de censura ou perda de voto de confiana parlamentar, previstos neste Projeto. III nos casos de exonerao ou impedimento do Primeiro-Ministro. IV nos casos de falecimento ou renncia do Primeiro-Ministro. 1 Nas hipteses dos incisos I, II e III, continuar o Governo cessante no exerccio de suas funes at que se emposse o novo Governo. 2 Na hiptese do inciso IV, responde pelo cargo, at a posse do novo Governo, o Ministro da Justia.

DA FORMAO DO GOVERNO, DO VOTO DE CONFIANA E DA MOO DE CENSURA


Art. 29. Caber ao partido ou coligao majoritria a indicao do candidato ao cargo de Primeiro-Ministro, o qual, aps homologao do Rei ou da Rainha Reinante, expor o seu programa Cmara dos Deputados e solicitar-lhe- voto de confiana.

Art. 30. O candidato que obtiver o voto de confiana da maioria absoluta dos membros da Cmara dos Deputados ser nomeado, pelo Rei ou pela Rainha Reinante, Primeiro-Ministro, no prazo de quarenta e oito horas aps a deliberao. 1 No se obtendo o quorum de votao mencionado no caput, a mesma proposta ser submetida a votao quarenta e oito horas depois da anterior, considerando-se dado o voto de confiana, pela maioria dos votos, presente a maioria dos membros da Cmara dos Deputados. 2 Decorridas quarenta e oito horas da obteno do voto de confiana, considerarse- investido o Primeiro-Ministro, mesmo sem a formal nomeao pelo Rei ou pela Rainha Reinante. Art. 31. No havendo escolha do Primeiro-Ministro, nos termos do art. 30, o Rei ou a Rainha Reinante, ouvido o Conselho de Estado, dissolver a Cmara dos Deputados e convocar novas eleies conforme o disposto no art. 36. Art. 32. Decorridos seis meses da posse do Primeiro-Ministro, a Cmara dos Deputados poder, por iniciativa de um tero de seus membros e pelo voto da maioria absoluta destes, negar confiana ao Governo atravs de moo de censura. 1 A moo de censura ao Primeiro-Ministro somente poder ser adotada desde que votada, simultaneamente, com o nome do seu sucessor. 2 Entre a iniciativa da moo de censura e sua votao, dever mediar prazo de quarenta e oito horas. 3 Rejeitada a moo de censura, seus signatrios no podero subscrever outra, antes de decorridos seis meses da apresentao da primeira moo. Art. 33. O Primeiro-Ministro poder solicitar voto de confiana Cmara dos Deputados. 1 O voto de confiana dever ser aprovado pela maioria absoluta dos seus membros. 2 Negada a confiana, o Rei ou Rainha Reinante conceder a exonerao do Governo. 3 So vedadas, na mesma sesso legislativa, mais de duas solicitaes de voto de confiana. Art. 34. Voto contrrio da Cmara dos Deputados proposta do Governo no requer renncia, salvo se apresentada como questo de confiana.

DA DISSOLUO DA CMARA DOS DEPUTADOS


Art. 35. O Primeiro-Ministro poder propor ao Rei ou Rainha Reinante, em carter excepcional e mediante apresentao circunstanciada de motivos, que, ouvido o Conselho de Estado, dissolva a Cmara dos Deputados e convoque, dentro de dez dias, eleies que sero realizadas em prazo no superior a noventa dias.

Art. 36. A Cmara dos Deputados tambm poder ser dissolvida pelo Rei ou pela Rainha Reinante, ouvido o Conselho de Estado, convocadas, dentro de dez dias, novas eleies, que devem ser realizadas em prazo no superior a noventa dias, quando: I nenhum candidato conseguir a maioria na votao para Primeiro-Ministro, nos termos do artigo 31; II duas recusas de voto de confiana ocorrerem no mesmo ano. Art. 37. A Cmara dos Deputados no poder ser dissolvida, no primeiro ou no ltimo semestre da legislatura, ou durante a vigncia do estado de defesa ou do estado de stio. Art. 38. Decretada a dissoluo da Cmara dos Deputados, os mandatos dos Deputados Federais subsistiro at o dia anterior ao da posse dos novos representantes eleitos. Art. 39. Dissolvida a Cmara dos Deputados e enquanto no empossados os novos representantes, ser-lhe- vedado discutir proposta de emenda Constituio e projeto de lei Complementar.

DA MINORIA
Art. 40. O Lder da Minoria e o colgio de seus Vice-Lderes, incumbidos de acompanhar os assuntos relativos aos Ministrios existentes, gozaro, no que couber, na forma regimental, de tratamento compatvel com o concedido em lei ao PrimeiroMinistro e aos demais integrantes do Conselho de Ministros.

DO CONSELHO DE ESTADO
Art. 41. O Conselho de Estado, cujo nmero de membros no exceder a quinze, rgo superior de consulta do Rei ou da Rainha Reinante, que o preside, e o convocar por deciso prpria ou por solicitao da maioria absoluta de seus membros. Art. 42. So membros do Conselho de Estado, presidido pelo Rei ou pela Rainha Reinante: I o Primeiro-Ministro; II o Presidente da Cmara dos Deputados; III o Presidente do Senado Federal; IV os Lderes da Maioria e da Minoria das duas Casas do Poder Legislativo; V sete representantes de instituies intermedirias, representativas da sociedade civil, designados dentre brasileiros maiores de trinta e cinco anos e no gozo dos direitos polticos, nos termos da lei;

VI O Prncipe ou Princesa do Gro-Par, aps reconhecimento pela Cmara dos Deputados, sem direito a voto. Pargrafo nico. O Primeiro-Ministro, nas reunies do Conselho de Estado, conforme a pauta de convocao, poder fazer-se acompanhar, para assessor-lo, sem direito a voto, do responsvel na administrao pelo assunto objeto de exame. Art. 43. O Conselho de Estado ser ouvido obrigatoriamente pelo Rei ou pela Rainha Reinante sobre: I dissoluo da Cmara dos Deputados; II decretao do estado de defesa e do estado de stio; III questes relevantes para a estabilidade das instituies democrticas; IV declarao de guerra ou celebrao de paz; V negociaes com estados estrangeiros; VI no caso de autorizao de referendo e convocao de plebiscito.

DAS DISPOSIES GERAIS


Art. 44. Alterada a Constituio e uma vez proclamado o Rei ou a Rainha Reinante, este, aps juramento, receber a indicao da Cmara dos Deputados do candidato a Primeiro-Ministro, procedendo-se conforme disposto na Constituio. Art. 45. O Banco Central dispe de autonomia, nos termos de lei complementar, e tem seu presidente e diretores indicados e nomeados pelo Rei ou Rainha Reinante, com mandato de sete anos, aps aprovao de seus nomes pelo Senado Federal. Pargrafo nico. O presidente e os diretores do Banco Central, assegurada ampla defesa, so passveis de destituio, antes de encerrado o mandato a que se refere o caput deste artigo, pelo voto de dois teros do Senado Federal, nos casos de comprovado envolvimento em prticas ilcitas ou abuso do poder, nos termos da Lei. Art. 46. As Estados e o Distrito Federal adaptaro, at 17 de junho de 1994, as suas Constituies ao sistema de governo parlamentar, preservados os mandatos dos atuais Governadores. 1 Os deputados estaduais e do Distrito Federal sero eleitos por sufrgio universal mediante voto secreto e por sistema misto, sendo metade por critrio proporcional em listas partidrias e metade por critrio majoritrio, cabendo lei fixar o respectivo nmero. 2 As funes executivas nas Estados sero desempenhadas pelo PrimeiroSecretrio Estadual, a ser eleito, dentre seus membros, pela maioria da Assemblia Legislativa, obedecendo, no que couber, ao disposto na Constituio. Art. 47. Os Municpios adaptaro, at 17 de junho de 1996, as suas leis orgnicas ao sistema parlamentar, preservados os mandatos dos atuais Prefeitos.

1 Os vereadores sero eleitos por sufrgio universal mediante voto secreto e por sistema misto, sendo metade por critrio proporcional em listas partidrias e metade por critrio majoritrio, cabendo lei fixar o respectivo nmero. 2 Nos Municpios, as Cmaras designaro, dentre os seus membros, um vereador, eleito pela maioria, para o exerccio do cargo de Primeiro-Secretrio Municipal, incumbido do desempenho das funes executivas e da administrao dos assuntos de interesse local, obedecendo, no que couber, ao disposto na Constituio. Art. 48. A investidura em cargo pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para os cargos de Ministro de Estado, Secretrio de Estado, Secretrio do Distrito Federal, Secretrio de Territrio e Secretrio Municipal. Art. 49. Os partidos polticos somente tero representao na Cmara dos Deputados ou nas Assemblias Legislativas ou nas Cmaras Municipais quando alcanarem, no mnimo, cinco por cento do total de votos em, pelo menos, um tero, respectivamente, dos Estados, ou dos Municpios que integram a unidade federada, ou dos distritos de cada Municpio. Art. 50. Os partidos polticos, legalmente constitudos, podero receber contribuies de pessoas fsicas e jurdicas, observado o limite de contribuio na forma determinada pela lei. Art. 51. A reviso constitucional, decorrente do resultado da consulta plebiscitria prevista no art. 2 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, ser submetida, para efeito de sua eficcia jurdica, a referendo popular noventa dias aps sua promulgao.
(Publicado no jornal Cara & Coroa n. 21 fevereiro de 1993)

You might also like