You are on page 1of 3

Tecido Epitelial

Funes: Revestimento: na pele; Proteo; Absoro: no intestino; Secreo: nas glndulas; Percepo de estmulos: o neuroepitlio e o gustativo. Caractersticas: Clulas justapostas formando folhetos ou aglomerados tridimensionais; Forma de clulas variadas, desde clulas colunares altas at clulas pavimentosas, com formas intermedirias; A forma do ncleo acompanha a forma das clulas, assim, clulas cubides costumam ter ncleos esfricos e as pavimentosas tm ncleos achatados; Avascularizado; Clulas polarizadas, a poro da clula voltada para o tecido conjuntivo denominada poro basal ou plo basal, a extremidade oposta denominada poro apical ou plo apical e a superfcie de clulas epiteliais que confrontam clulas vizinhas so denominadas paredes laterais. Tipos de Epitlios: Epitlios de revestimento As clulas so organizadas em camadas que cobrem a superfcie externa do corpo ou revestem as cavidades do mesmo. Podem ser classificados de acordo com: Nmeros de camadas de clulas: o Simples: contm uma s camada de clulas; o Estratificado: contm mais de uma camada; o Pseudo-estratificado: todas as clulas esto apoiadas na lamina basal, mas nem todas alcanam a superfcie do epitlio, fazendo com que a posio dos ncleos seja varivel. Forma das clulas: o Pavimentoso ou escamoso: quando simples revesti vasos, cavidades pericrdica, pleural e peritoneal, facilitando o movimento das vsceras, o transporte ativo por pinocitose e a secreo de molculas biologicamente ativas. J quando estratificados pode ser queratinizado na epiderme, protegendo e prevenindo a perda de gua, ou ainda no queratinizado na boca, no esfago, na vagina e no canal anal, protegendo, secretando e tambm prevenindo perda de gua; o Cbico: quando simples revesti o externo do ovrio, os ductos de glndulas, e os folculos. J quando estratificado se localiza nas glndulas sudorparas e nos folculos ovarianos em desenvolvimento; o Prismtico, colunar ou cilndrico: quando simples revesti o intestino e vescula biliar, protegendo, secretando e transportando por clios de partculas aderidas ao muco nas passagens areas. J quando estratificado est na conjuntiva, protegendo-a; o Transio: a forma das clulas muda, est presente na bexiga, nos ureteres e nos clices renais, proporcionando proteo e distensibilidade. Epitlios glandulares So constitudos por clulas especializadas na atividade de secreo.

As glndulas so sempre formadas a partir de epitlios de revestimento cujas clulas proliferam e invadem o tecido conjuntivo adjacente. Tipos de glndulas: o Excrinas: mantm sua conexo com o epitlio do qual se originam. Esta conexo toma a forma de ductos formados por clulas epiteliais, pelos quais as secrees so eliminadas, alcanando a superfcie do corpo ou uma cavidade; o Endcrinas: sua conexo com o epitlio obliterada durante o desenvolvimento. Portanto, elas no possuem ductos e suas secrees so lanadas no sangue e transportadas para o seu local de ao pela circulao sangunea. Critrios de classificao das glndulas excrinas: o De acordo com a ramificao do ducto: Simples: tm somente um ducto no-ramificado; Compostas: tm ductos ramificados. o De acordo com a forma da poro secretora: Tubulosas: tm a poro secretora em forma de tubo; Acinosas: tm a poro secretora em forma de esfera ou arredondada. o Modo de eliminao de secreo: Holcrinas: o produto de secreo eliminado juntamente com toda a clula (glndulas sebceas); Apcrinas: o produto de secreo descarregado junto com pores do citoplasma apical (glndulas mamrias); Mercrinas: a secreo eliminada pela clula por meio de exocitose, sem perda de outro material celular. o Tipos de secreo: Serosas: as clulas serosas so polidricas ou piramidais, tm ncleos centrais arredondados e polaridade bem definida. A regio basal possui grande numero de reticulo endoplasmtico granuloso. Na regio apical h um complexo de golgi bem desenvolvido (pncreas, glndulas salivares partidas); Mucosas: estas clulas possuem numerosos grnulos de grande tamanho, que coram fracamente e que contm muco, que constitudo por glicoprotenas intensamente hidroflicas. Tais grnulos de secreo preenchem a parte apical da clula, onde tambm se localiza o complexo de golgi e o ncleo achatado fica na regio basal, juntamente com os retculos endoplasmticos rugosos (glndula sublingual); Sero-mucosa ou mista. Critrios de classificao das glndulas endcrinas: o De acordo com o arranjo das clulas: Cordonais; Foliculares ou vesiculares: (tireide). Consideraes sobre os epitlios: Inervao: a maioria das clulas epiteliais ricamente inervada por terminaes nervosas de plexos nervosos da lamina prpria. Alm da inervao sensorial, o funcionamento de muitas clulas epiteliais secretoras depende de inervao motora que estimula sua atividade. Renovao: as mitoses dos tecidos epiteliais estratificados e pseudoestratificados ocorrem na camada basal do epitlio, onde se encontram as clulas-tronco desses epitlios. Clulas mioepiteliais: sua funo contrair-se em volta da poro secretora ou condutora da glndula e assim ajudar a impelir os produtos de secreo para o exterior.

Metaplasia: um tipo de tecido epitelial se transforma em outro. Nos fumantes o epitlio pseudo-estratificado ciliado dos brnquios transforma-se em epitlio estratificado pavimentoso.

Referncia Bibliogrfica: JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Bsica. 10 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.

You might also like