You are on page 1of 35

Unidade 5

Sistemas de amortizao

Unidade 5 - 2

Objetivos
A quinta unidade do curso pretende estudar com voc os principais sistemas de amortizao de dvidas contradas utilizadas pelo mercado. Neste sentido, vai-se estudar o sistema de prestaes constantes (com um caso particular denominado sistema price), o sistema de amortizao constante e o sistema americano e seus derivados. Assim, esta unidade tem por objetivos auxiliar voc a: conhecer os modelos bsicos de sistemas de amortizao de dvidas; construir os quadros de amortizao de dvidas.

Os conhecimentos prvios exigidos so: lgebra elementar; representao grfica de funes; conceitos vistos nas unidades 1, 2, 3 e 4, com nfase para: taxas de juros efetiva e nominal; modelos de anuidades; equivalncia de capitais.

Unidade 5 - 3

Introduo
Voc pode perceber intuitivamente que um sistema de amortizao nada mais do que um plano de pagamento de uma dvida contrada. Esses planos de pagamento podem assumir muitas formas, mas so baseados, fundamentalmente, nos modelos de rendas, estudados na unidade anterior.
Exemplos de aplicao de sistemas de amortizao: compras a prestao, emprstimos em bancos para

pagamento em parcelas peridicas, emprstimos do sistema financeiro da habitao para compra da casa prpria e outros.

Nos diversos planos de pagamento possveis, cada pagamento (PMT) costuma incluir: juro do perodo (J) que calculado sobre o saldo da dvida no incio do perodo; e/ou amortizao do principal (A) que correspondente ao pagamento parcial ou integral do principal da dvida. Com essas consideraes os pagamentos (PMT) nesses sistemas de amortizao obedecem, de modo geral, a seguinte relao: PMT = J + A Um plano de amortizao, cujo primeiro pagamento se d na origem da dvida, associado a um modelo de renda imediato e antecipado; nesses casos, o primeiro pagamento se destina totalmente amortizao da dvida porque no h decurso de tempo e, por conseqncia, no h juro (PMT1 = A).

Unidade 5 - 4

Uma operao financeira envolve necessariamente duas partes - um credor e um devedor - e gera dois fluxos de caixa, um para cada parte envolvida, que so perfeitamente simtricos; ento, o conhecimento de um desses fluxos de caixa o suficiente para esclarecer completamente o problema. Sem perder de vista que os modelos de sistemas de amortizao podem assumir as mais variadas formas, esta unidade ser dedicada ao estudo dos modelos mais usuais na vida prtica.

Sistema de prestao constante (SPC)


Este sistema muito utilizado em operaes de CDC (crdito atravs direto de ao consumidor) ou e em (PMT) financiamentos postecipadas, habitacionais. Esse modelo consiste no pagamento da dvida prestaes rendas imediatas, peridicas e iguais. Cada prestao ou renda composta de duas partes: juro do perodo (J), calculado sobre o dbito (saldo devedor) do incio do perodo; e amortizao do principal (A), que corresponde diferena entre o valor da prestao e o juro do perodo. Voc pode ver na figura 41 o modelo geral deste tipo de renda. Nessa renda o valor presente (PV, SDo) corresponde dvida contrada.

Unidade 5 - 5

Figura 41: Sistema de prestao constante. Fonte: elaborada pelo autor.

Cada pagamento peridico (PMT) inclui parcelas de juros e de amortizao do principal, verificando-se a relao fundamental: PMTk = Ak + Jk (5.1)

onde k indica a ordem do pagamento ou o perodo em que o pagamento se d (1kn). O capital ou principal ser denominado PV ou SD0, e o valor dos pagamentos ser denominado PMT, adotando a linguagem das calculadoras financeiras, sempre que os pagamentos forem constantes. Quando voc faz um financiamento a sua pergunta bsica : qual o valor dos pagamentos peridicos que devo fazer? Esse problema voc resolve com o auxlio das frmulas deduzidas na unidade 4 para o modelo de rendas postecipado, imediato, constante, peridico e temporrio que permite estabelecer as seguintes relaes:
PV = SDo = PMT * (1 + ip)n - 1 ip * (1 + ip)n
ip * (1 + ip)n (1 + ip)n 1

(5.2)

PMT = PV *

ip * (1 + ip)n (1 + ip)n 1

= SDo *

(5.3)

Unidade 5 - 6

Ou recorrendo aos fatores tabulados em tabelas financeiras,


PV = SDo = PMT * a[i;n]
-1 -1 PMT = PV * a[i; n] = SDo * a [i;n]

(5.4) (5.5)

Essas frmulas relacionam o valor da dvida contrada (PV ou SD0), o valor dos pagamentos (PMT), a taxa de juros efetiva da operao (ip) e o nmero de pagamentos (n) e respondem pergunta inicial que voc fez. Veja que este problema pode ser colocado de forma inversa, isto , dada uma sucesso de pagamentos peridicos iguais, determinar o estado inicial da dvida. Uma outra pergunta que voc pode fazer: qual ser o valor de minha poupana aps vrios depsitos peridicos de um valor constante? Em outras palavras qual o valor futuro da poupana (ou da dvida) conhecendo-se o nmero e o valor dos pagamentos, e a taxa de juros efetiva? Mais uma vez, vamos nos valer da frmula deduzida na unidade 4 que estabelece a relao entre o valor final da dvida (FV), valor dos pagamentos (PMT), taxa de juros (i) e nmero de pagamentos (n):
FV = PMT *
n (1 + ip) - 1 ip

(5.6)

Que tambm podem ser expressas atravs de fatores financeiros tabulados:


FV = PMT * S [i;n]
-1 PMT = FV * S [i; n]

(5.7) (5.8)

Unidade 5 - 7

Saiba mais...

A deduo das frmulas deste modelo podem ser vista em LC61, disponvel em http://www.proativams.com.br/files_aberto/LC61.doc

Um aspecto importante do problema, de utilizao freqente, a determinao dos seguintes valores para a ksima prestao (1=< k =<n): parcela de juros (Jk) nela contida; parcela de amortizao (Ak) nela contida, e saldo devedor que permanece (Sdk) aps o pagamento da parcela. Essas relaes so as seguintes:
Ak = SDo * i * [ (1 + i)k -1 (1 + i)n - 1 ]

(5.9)
]

Jk = SDo * i * [

(1 + i)n - (1 + i)k -1 (1 + i)n - 1 (1 + i)n - (1 + i)k (1 + i)n - 1

(5.10)
]

SDk = SDo * [

(5.11)

Observaes: Ak e Jk so os valores da amortizao e dos juros contidos na k-sima parcela, SDk o saldo devedor existente imediatamente aps o pagamento da k-sima prestao; em outras palavras, o saldo devedor inicial do perodo k. Exemplo 5.1: considere um emprstimo de $ 10.000,00 a ser pago em quatro prestaes anuais sucessivas postecipadas,

Unidade 5 - 8

para o qual se convencionou uma taxa de juros efetiva de 10%aa. Qual o valor da prestao anual? Montar um quadro demonstrativo da operao. Sumrio de dados: PV = SD0 = 10.000,00, n = 4, i = 10% aa, PMT = ? Soluo: o clculo da prestao feito a partir das frmulas (5.3) ou (5.5):
1 1 PMT = SD 0 * a [ = 10.000 * a [ i%;n] 10%;4]

de tabelas de fatores financeiros encontra-se para o par [i;n] =[10%;4]:


1 a [ = 0,3154708 10%;4]

ento: PMT = 10.000 * 0,3154708 = $ 3.154,70 O quadro geral da operao, tambm denominado quadro geral de amortizao, o seguinte:

Observe bem esse quadro, pois ele ilustrativo do modo de operao do sistema: o juro devido do final de cada perodo calculado diretamente do saldo devedor do incio desses perodos (Jk = SDki*i), e as amortizaes pelas diferenas entre o pagamento devido (PMT) e o juro de cada perodo. Ao final de

Unidade 5 - 9

cada um dos perodos, resta um saldo devedor SDkf que o saldo devedor do incio de perodo seguinte. Observe que a parcela de juros diminui ao passo que a parcela de amortizao aumenta em cada prestao por um fator constante, verificando-se sempre a relao: PMT = Ak + Jk. Isto pode ser mais bem observado na figura 42. Para calcular os valores de A, J e SD correspondentes parcela 3, sem construir o quadro geral de amortizao, recorre-se s frmulas (5.9) a (5.11):

Figura 42: Comportamento de juros e amortizao. Fonte: elaborada pelo autor.

A3 = SDo * i * [

(1 + i)k -1 (1 + i)n - 1

A3 = 10.000 * 0,10 * [

(1+0,10)2 (1 + 0,10 )4

A3 = $ 2.607,19
J3 = SDo * i * [ (1 + i)n - (1 + i)k - 1 (1 + i)n - 1 ]

J3 = 10.000 * 0,10 * [

(1 + 0,10)4 - (1 + 0,10)3 - 1 (1 + 0,10)4 - 1

Unidade 5 - 10

J3 = $ 547,51
SDk = SDo * [ (1 + i)n - (1 + i)k (1 + i)n - 1 ]

SD3 = 10.000 * [

(1 + 0,10) 4 - (1 + 0,10)3 (1 + 0,10) 4 - 1

SD3 = $ 2.867,91 A determinao do valor do montante total, ao final, equivalente dvida inicial, se faz com a aplicao da expresso (5.6) ou da expresso (5.7). M = PMT * S[i;n] = PMT * S[10%;4] =3.154,70 * 4,641 M = $ 14.640,96 tirando-se de tabelas financeiras, para o par [10%;4], o valor : S[10%;4] = 4,641000 Este sistema de amortizao tem larga utilizao em operaes de financiamento imobilirio e de crdito direto ao consumidor. Com o auxlio da calculadora financeira HP-12C se ganha muito em tempo e praticidade:

A utilizao de planilhas como a Excel tambm muito til para resolver problemas desta natureza.

Unidade 5 - 11

Saiba mais...

Veja video-aula sobre tabela price e uso da HP 12C e da planilha excel em: http://br.youtube.com/watch?v=oi1KWFrOTxE http://br.youtube.com/watch?v=m_nQcXS9p8k&fe. ature=related

Tabela Price
A Tabela Price um caso particular do modelo de prestao uniforme, no qual o processo de clculo exatamente o mesmo. Dois fatores caracterizam o sistema price: a prestao obrigatoriamente mensal e a taxa de juros dada uma taxa anual nominal, sendo a taxa efetiva mensal calculada por proporcionalidade. Em outras palavras: n expresso em meses e a taxa efetiva de juros im = ia/12. Atividade de aprendizagem 1. Qual o valor das prestaes do financiamento de $ 10.000,00 pela tabela price e que deve ser pago em 12 parcelas mensais sucessivas postecipadas e iguais, taxa de juros nominal de 12% aa. Resolva pela tabela, pela frmula, pela calculadora. (Dica: a taxa de juros efetiva taxa mensal proporcional a 12% aa). R: PMT = $ 888,49

Unidade 5 - 12

Modelo de prestao constante diferido postecipado


Voc pode imaginar a situao prtica seguinte: voc financiou a compra de uma TV em 10 pagamentos mensais, iguais, sucessivos, mas com o primeiro pagamento acontecendo daqui a quatro meses. Este um exemplo de sistema de amortizao postecipado e diferido por trs perodos (m=3), que bastante comum na prtica. As frmulas bsicas do modelo postecipado diferido em m perodos, com prazo total de m+n perodos e sem pagamento de juro durante o diferimento so mostradas a seguir. Como no h pagamento de juro durante o diferimento o seu valor deve ser capitalizado. Veja bem a figura 43 e procure perceber que: os termos da renda e o ente auxiliar criado e denominado PV# se constituem em um sistema de amortizao imediato, postecipado podendo-se escrever:

Figura 43: Modelo de prestao constante, postecipado e diferido Fonte: elaborada pelo autor.

Unidade 5 - 13

Na figura 43 o primeiro pagamento est no ponto (m+1) que o final do perodo m que se estende do ponto m at o ponto (m+1).
ip * (1 + ip)n (1 + ip)n 1

PMT = PV # *

Observando a figura com ateno voc perceber que PV# o valor futuro de PV para m perodos e para a taxa de juros ip, ou seja, a relao entre esses valores dada por:
PV # = PV * (1 + ip )m

que substituda na expresso acima resulta em, PMT = PV * (1 + ip ) *


m

ip * (1 + ip)

n (1 + ip) 1

(512)

1 PMT = PV * FVF[i;m] * a [ i;n]

(5.13)

Pode-se mostrar que a expresso do montante (idntica ao modelo imediato:


M = FV = PMT *
n (1 + ip) - 1 = PMT * S[i ; (m + n) - m] ip

(5.14)

As frmulas de amortizao, juro e saldo devedor intermedirios so mostradas a seguir:


Ak = SDo * i * (1 + i)m * [ (1 + i)k - 1 (1 + i)n - 1 ]

(5.15)
]

Jk = SDo * i * (1 + i)m * [

(1 + i)n - (1 + i)k - 1 (1 + i)n - 1 (1 + i)n - (1 + i)k (1 + i)n - 1

(5.16)
]

SDk = SDo * (1 + i)m * [

(5.17)

Unidade 5 - 14

para todo k compreendido no intervalo: 0=< k =< (m+n)-m.


A frmula do valor futuro para o modelo diferido exatamente a mesma do modelo imediato porque s os pagamentos efetuados so capitalizados e no h pagamentos no perodo de diferimento.

Voc deve atentar para o fato de que essas frmulas so muito semelhantes quelas do modelo imediato. Essas frmulas so, em geral, aquelas do modelo postecipado imediato ajustadas pelo fator (1+i)m que decorre da capitalizao do valor PV em 0 para o valor PV# em m. Em outras palavras, com exceo da frmula do valor futuro as frmulas do modelo diferido para o clculo de Ak, Jk e SDk so obtidas simplesmente multiplicando-se aquelas frmulas do modelo imediato pelo fator (1+i)m.
Exemplo 5.2: em uma compra a prazo no valor de $

10.000,00 em quatro pagamentos iguais, postecipados e diferido em 3 meses com taxa de juros de 2% am, determine o valor dos pagamentos utilizando: a) as frmulas e b) as tabelas financeiras. Determine tambm a amortizao e os juros contidos na segunda parcela do pagamento e o saldo devedor aps o pagamento da segunda parcela. Construa a planilha de amortizao. Sumrio de dados: PV = 10.000,00, m = 3 meses, i = 2% am, n = 4.
Soluo: a) construa a figura representativa do problema

(deixa-se ao encargo do leitor); b) determine o valor de cada pagamento utilizando a frmula (5.12):

Unidade 5 - 15

PMT = PV * (1 + i)m *

ip * (1 + ip)n (1 + ip)n 1
0,02 * (1 + 0,02) 4 (1 + 0,02)4 1

PMT = 10.000 * (1 + 0,02)3 * PMT = $ 2.786,98

= 10.000 * 1,061208 * 0.262624

Com a utilizao das tabelas financeiras: buscar os em tabelas financeiras com juros de valores de FVF[i;n] e a 1 [i%;n] 2% e aplicar a frmula (5.13). Encontra-se: FVF[2%;3] = 1,061208 e
1 a [ = 0,262624 2%;4]

-1 PMT = PV * FVF[i%;m] * a[i%; (m + n) - m]

PMT = 10.000 * 1,061208 * 0,262624 = $ 2.786,98 Observe que [(m+n)-m] = [(3+4)-3] = 4 Clculo dos juros, da amortizao e do saldo devedor com a utilizao das frmulas. Como os valores pretendidos se referem segunda parcela, tem-se k=2.
Ak = SDo * i * (1 + i)m * [ (1 + i)k - 1 (1 + i)n - 1 ] (1 + 0,02) 2 - 1

] (1 + 0,02) 4 - 1 A 2 = 10.000 * 0,02 * 1,061208 * 12,373811 = $ 2.626,23


Jk = SDo * i * (1 + i)m * [ (1 + i)n - (1 + i)k - 1 (1 + i)n - 1 ]

A 2 = 10.000 * 0,02 * (1 + 0,02) 3 * [

J2 = 10.000 * 0,02 * (1 + 0,02)3 * J2 = 200 * 1,061208 *

(1 + 0,02)4 (1 + 0,02)2 1 (1 + 0,02)4 1

0,062432 = $ 160,74 0,082432

Unidade 5 - 16

Finalmente, o clculo do saldo devedor remanescente aps o pagamento da segunda parcela:


SDk = SDo * (1 + i) * [
m n k (1 + i) - (1 + i) n (1 + i) - 1

SD 2 = 10.000 * (1 + 0,02) 3 *

(1 + 0,02) 4 - (1 + 0,02) 2 (1 + 0,02) 4 1

SD 2 = 10.000 * 1,061208 *

0,042032 = $ 5.411,08 0,082432

Atividades de aprendizagem

2. Voc contraiu um emprstimo para ser pago em cinco prestaes mensais de $ 9.547,12, iguais, imediatas e postecipadas. Sabendo que a taxa nominal de juros de 24% aa, determine o valor do financiamento. Construa a planilha de amortizao. Determine com a utilizao da frmula geral mensal efetiva im = 2% am. R: PV = 44.499,96 J3 = 550,66. 3. Qual o valor dos pagamentos de uma compra a prazo no valor de $ 10.000,00 vista, para ser financiada em 6 pagamentos mensais, sucessivos, iguais a uma taxa de juros de o valor dos juros contidos na terceira prestao (J3). Dica: taxa

Unidade 5 - 17

12% aa? quanto deveria pagar se quisesse quitar toda a dvida no terceiro pagamento?. Construa o quadro de amortizao. R: PMT = 1.725,48 Valor do pagamento = $ 6.732,78.

4. V a uma loja e procure por ofertas que dizem ter preo vista parcelados em prestaes tais que a soma das prestaes igual ao preo vista. Discuta com seus colegas o significado destas ofertas.

Modelo de prestao constante imediato antecipado


Imagine que voc financiou a compra de um bem em vrias parcelas iguais com um pagamento inicial a ttulo de entrada; este um modelo de amortizao denominado antecipado e que muito usado no comrcio.

Figura 44: Renda temporria, certa, imediata e antecipada. Fonte: elaborada pelo autor.

Neste modelo, que voc pode visualizar na figura 44, os pagamentos so feitos no incio de cada perodo Como o primeiro pagamento se d na prpria origem da dvida, ele no inclui juro e todo ele destinado a amortizar a dvida. O juro devido estar includo nos demais pagamentos.

Unidade 5 - 18

Recorrendo s frmulas de rendas antecipadas da unidade 4, chega-se s seguintes expresses: PV = (1 + i) * PMT * (1 + i)n - 1

i * (1 + i)n PV = (1 + i) * PMT * a[i;n]


PV i * (1 + i)n PMT = * (1 + i) (1 + i)n 1 PV 1 PMT = * a[ i;n] (1 + i)
FV = (1 + i) * PMT * (1 + i)n - 1 = (1 + i) * PMT * S[i; n] i

(5.18)

(5.19)

(5.20)

PMT = FV *

1 i 1 -1 = FV * * * S[i; n] n (1 + i) (1 + i) - 1 (1 + i)

(5.21)

As expresses para juros, amortizaes e saldos devedores intermedirios so, respectivamente:


Ak = SDo * i * (1 + i) * [

(1 + i)

k -1

n (1 + i) - 1

p/ k>1 p/ k=1

(5.22)

A1 = PMT
n k -1

SD 0 (1 + i) - (1 + i) Jk = *i*[ n (1 + i) (1 + i) - 1

]
P/ K>1

(5.23)

J1 = 0
n k

p/ k=1

SD 0 (1 + i) - (1 + i) * [ ] SDk = n (1 + i) (1 + i) - 1

(5.24)

Exemplo 5.3: considere um emprstimo de $ 10.000,00 a

ser pago em quatro prestaes anuais sucessivas antecipadas, para o qual se convencionou uma taxa de juros efetiva de 10%aa. Qual o valor da prestao anual? Montar um quadro demonstrativo da operao.

Unidade 5 - 19

Sumrio de dados: PV = 10.000,00, n = 4, i = 10% aa, mod. antecipado


Soluo: a) o clculo da prestao feito a partir da

expresso (5.19):
PMT = PV i * (1 + i)n * (1 + i) (1 + i)n 1

PMT =

10.000 -1 *a (1 + 0,1) [10%;4]

em tabelas de fatores financeiros encontra-se para o par [10%;4]:


-1 = 0,3154708 a [10%;4]

ento:
PMT = 10.000 * 0,3154708 = $ 2.867,90 (1 + 0,1)

O quadro geral da operao, tambm denominado quadro geral de amortizao, o seguinte:

Os para o leitor.

demais

modelos

podem

ser

desenvolvidos

teoricamente de forma anloga e so deixados como exerccios

Unidade 5 - 20

Atividades de aprendizagem

5. Voc contraiu um emprstimo para ser pago em cinco prestaes mensais de $ 9.547,12, iguais, imediatas e antecipadas. Sabendo que a taxa nominal de juros de 24% aa, determine o valor do financiamento. Construa a planilha de amortizao. Determine com a utilizao da frmula geral mensal efetiva im = 2% am. R: PV = 45.899,96 J3 = 550,66. 6. Qual o valor dos pagamentos de uma compra a prazo no valor de $ 10.000,00 vista, para ser financiada em 6 pagamentos mensais, sucessivos, iguais a uma taxa de juros de 12% aa? quanto deveria pagar se quisesse quitar toda a dvida no terceiro pagamento?. Construa o quadro de amortizao. R: PMT = 1.708,39 Valor do pagamento = $ 6.732,76. o valor dos juros contidos na terceira prestao (J3). Dica: taxa

Sistema de amortizao constante SAC


Voc percebeu que, nos modelos anteriores, os pagamentos eram constantes. Neste sistema de amortizao os pagamentos so decrescentes no tempo e so compostos, de modo anlogo aos casos anteriores, por dois elementos:

amortizao (A), esta constante ao longo de todo o plano de pagamentos; e,

juro (J), calculados sobre os saldos devedores dos perodos imediatamente anteriores. O pagamento ou renda devido em cada perodo :
PMTk = R k = A k + Jk = A + Jk

(5.25)

Unidade 5 - 21

Importante!

Observe que neste sistema o que permanece constante a parcela de amortizao enquanto que no SPC o que permanece constante o valor da prestao. Tambm este sistema pode operar nos modos

postecipado, antecipado e diferido sendo tratado, neste livro, o modelo postecipado. As frmulas gerais para um sistema de amortizao constante, imediato e postecipado, evidenciado na figura 45, esto mostradas a seguir.

Figura 45: Sistema de amortizao constante, imediato e postecipado. Fonte: elaborada pelo autor.

Chamando de : PV (SD0) - principal ou saldo devedor inicial ip - taxa de juros peridica efetiva n - prazo em perodos O valor de cada prestao ou renda est dado por (5.25):
PMTk = A + Jk 1 k n

onde,

Unidade 5 - 22

PMTk k-sima prestao ou renda; A pagamentos; Jk juros referentes a k-sima prestao. amortizao, que constante em todos os

O valor da amortizao contida em cada pagamento determinado dividindo-se o principal (o valor da dvida inicial) pelo nmero de parcelas do plano de pagamento:
A= PV SD 0 = n n

(5.26)

O saldo devedor, imediatamente aps o pagamento da ksima prestao ou renda, dado pela diferena entre o saldo devedor inicial e as amortizaes contidas em todos os pagamentos, incluso o de ordem k:
SDk = SDo - k * A = SDo SDo n

que

por

fatorao

simples resulta em,


SDk = SDo * [ n-k ] n

(5.27)

Os juros referentes a k-sima prestao ou renda so calculados com base no saldo devedor do perodo anterior, ou seja, com base em SDk-1:
Jk = SDk - 1 * ip

mas

de (5.27) e para o termo de

ordem (k-1) tira-se,


SDk - 1 = SDo * [ n - (k - 1) ] n

que substitudo na frmula dos

juros,
Jk = SDo * [ n - (k - 1) ] * ip n

Unidade 5 - 23

Jk = SDo * ip * [ com

n - k +1 ] n 1 k n

(5.28)

Finalmente, o valor da k-sima prestao ou renda dado pela soma da amortizao e dos juros da parcela de ordem k:
PMTk = Rk = A + Jk = SD0 n - k +1 + SD0 * ip * [ ] n n

(5.29)

Observaes:

Jk uniformemente decrescente em k; Rk uniformemente decrescente em k; deste ponto em diante a taxa de juros efetiva ser designada simplesmente por i;

a taxa de juros e os perodos de pagamento das prestaes so expressos em unidades compatveis; e,

a primeira prestao ou renda devida ao final do primeiro perodo (modelo postecipado).

Saiba mais....

Veja vide-aula do sistema SAC em:

http //br.youtube.com/watch?v=43rns_jHnTA Leve em conta tambm que este um modelo bsico e comporta variaes. Existem modelos com prestaes antecipadas ou diferidas. Um modelo diferido postecipado pode ser visto na figura 46.

Unidade 5 - 24

Figura 46: Sistema de amortizao constante, diferido e postecipado. Fonte: elaborada pelo autor.

Como voc pode ver nessa figura, h um perodo de diferimento durante o qual nenhum pagamento feito. Neste caso os juros so capitalizados de modo a transformar este plano num modelo convencional postecipado ao qual podem ser aplicadas as frmulas vistas acima. As frmulas gerais para este modelo (diferimento m) e postecipado so as seguintes:
A= SD 0 * (1 + i)m n

(5.30)
n - k +1 )] n

Jk = SD0 * (1+ i)m * i * (

1k n

(5.31) (5.32)
n-k ] n

Rk = A + Jk
SDk = SDo * (1 + i)m * [

(5.33)

Exemplo 5.4: considere um emprstimo de $ 10000,00 a

ser pago pelo SAC em quatro prestaes anuais sucessivas imediatas e postecipadas, para o qual se convencionou uma taxa de juros de 10%aa. Qual o valor da prestao anual? Montar um quadro demonstrativo da operao.

Unidade 5 - 25

Sumrio de dados: PV = 10.000,00, e 4), i = 10% aa, mod.: SAC postecipado.

n = 4, (k = 1, 2, 3

Soluo: a) o clculo da amortizao contida em cada

pagamento feito a partir da expresso (5.24):


A = SD0 n = 10.000,00/ 4 = $ 2.500,00

(constante nos quatro

pagamentos) b) o juro, o valor de cada pagamento e o saldo devedor remanescente so calculados a partir das frmulas mostradas acima.
Jk = SDo * ip * [ n - k +1 ] n 4 - 1+ 1 ] = $ 1.000,00 4 (k =1)

J1 = 10.000 * 0,10 * [

R1 = A + J1 = 2.500 + 1.000 = $ 3.500,00


SDk = SDo * [ n-k ] n

SD1 = 10.000 * [

4 -1 ] = $ 7.500,00 4 (k =1)

De modo anlogo se calculam:


J2 = 10.000 * 0,10 * [ 4 - 2 +1 ] = $ 750,00 4 (k=2)

R2 = A + J2 = 2.500,00 + 750,00 = $ 3.250,00


SD 2 = 10.000 * [ 4-2 ] = $ 5.000,00 4 (k=2) 4 - 3 +1 ] = $ 500,00 4

J3 = 10.000 * 0,10 * [

R3 = A + J3 = 2.500,00 + 500,00 = $ 3.000,00 (k=3)

Unidade 5 - 26

SD3 = 10.000 * [

4-3 ] = $ 2.500,00 4 (k=3) 4 - 4 +1 ] = $ 250,00 4 (k=4)

J4 = 10.000 * 0,10 * [

R 4 = A + J4 = 2.500,00 + 250,00 = $ 2.750,00 SD 4 = 10.000 * [ 4-4 ] = 0,00 4 (k=4)

O quadro geral de amortizao est mostrado a seguir:

Observe que o valor das prestaes decrescente; as prestaes iniciais do SAC superam as prestaes do SPC o inverso ocorrendo com as ltimas.
Atividades de aprendizagem

7. Voc contraiu um emprstimo de $ 10.000,00 para ser pago em cinco prestaes mensais imediatas e postecipadas no sistema SAC. Sabendo que a taxa nominal de juros de 24% aa, determine o valor das prestaes. Construa a planilha de amortizao. Dica: taxa mensal efetiva im = 2% am. R: PMT = 2.200, 2.160, 2.120, 2.080, 2.000. 8. Qual o valor dos pagamentos de uma compra a prazo no valor de $ 10.000,00 vista, para ser financiada em 5 pagamentos mensais e sucessivos a uma taxa de juros de 12% aa e diferidos em 3 meses, pelo SAC? quanto deveria pagar se quisesse quitar toda a dvida no terceiro pagamento?. Construa o quadro de amortizao. R: Valor do pagamento = $ 8.363,60.

Unidade 5 - 27

9. Entre no site da CEF www.cef.com.br e veja os planos de financiamento habitacionais oferecidos e os identifique com os modelos vistos at agora. Discuta com seus colegas no wiki.

Sistema do montante
Conforme voc pode ver na figura 47 no sistema do montante h um nico pagamento (FV) ao final da operao que a soma do principal e dos juros acumulados.

Figura 47: Sistema do montante Fonte: elaborada pelo autor.

Os clculos resumem-se aplicao das frmulas de juros compostos.


FV = SD 0 * (1 + i)n = SD 0 + J
FV = SD 0 * FVF[i%;n]

(5.34) (5.35)

Exemplo 5.5: considere um emprstimo de $ 10000,00

que deve ser pago ao final de quatro anos, de uma nica vez, para o qual se convencionou uma taxa de juros efetiva de 10%aa. Qual o valor do pagamento? Montar um quadro demonstrativo da operao. Sumrio de dados: PV = 10.000,00, n = 4, i = 10% aa, FV = ? mod.: sistema do montante

Unidade 5 - 28

Soluo: a) o clculo da prestao feito a partir da

expresso (5.34) ou (5.35):


FV = SD 0 * (1 + i)n = SD 0 * FVF[i%;n]

FV = 10.000 * (1 + 0,10) 4 = 10.000 * 1,4641 = $ 14.641,00 O quadro geral de amortizao da dvida est mostrado abaixo:

Esse quadro mostra at a sua quarta linha, como se d a evoluo da dvida em funo da capitalizao dos juros intermedirios. A ltima linha, mostra a forma de liquidao do emprstimo: pagaram-se juros no valor total de $ 4.641,00 e o principal no valor de $ 10.000,00.

Sistema americano
O sistema americano uma variante do sistema do montante na qual o principal pago de uma s vez ao final do prazo do emprstimo, e o juro devido pago periodicamente. A figura 48 ilustra o modelo. Os clculos neste sistema so bastante simples. Com efeito, como no h capitalizao de juro, o saldo devedor no se altera ao longo do tempo.

Unidade 5 - 29

Figura 48: Sistema americano. Fonte: elaborada pelo autor.

O juro devido em cada perodo constante; no vencimento da operao so pagos o principal e a ltima parcela do juro. Esquematicamente tem-se:
PMTk = PMT1 = ... = PMTn-1 = J = SD 0 * i

(5.36)

PMTn = SD0 + J PMTn = SD 0 + SD 0 * i PMTn = SD 0 * (1 + i)

(5.37)

Exemplo 5.6: considere um emprstimo de $ 10.000,00

que deve ser pago em quatro anos pelo sistema americano, para o qual se convencionou uma taxa de juros efetiva de 10%aa. Qual o valor dos pagamentos? Montar um quadro demonstrativo da operao. Sumrio de dados: PV = 10.000,00, n = 4, i = 10% aa, PMTk = ?, mod.: sistema americano
Soluo: a) o clculo da prestao feito a partir da

expresso (6.36) e (6.37). PMT1 = = PMT2 = PMT3 = J = SD 0 * i = 10.000 * 0,10 = $ 1.000,00 PMT 4 = SD 0 + J = SD 0 + SD 0 * i = 10.000 + 10.000 * 0,10 = $ 11.000,00

Unidade 5 - 30

Sistema do sinking fund


Este sistema de amortizao uma combinao interessante do sistema do montante - pagamento total ao final e de uma forma de poupana feita pelo tomador (devedor) com o sentido de diminuir o risco financeiro para o credor. Este sistema se materializa da seguinte forma: o tomador contrata um emprstimo para pagamento ao final a uma determinada taxa de juros efetiva i e, paralelamente, ele faz com o banco um contrato de depsito remunerado peridico a uma taxa de juros i#, pelo mesmo perodo do emprstimo, de tal modo que o montante desses depsitos remunerados seja, ao final, exatamente o suficiente para pagar o emprstimo. Os depsitos remunerados so, evidentemente, feitos na instituio financeira concedente do emprstimo. As figuras 49 e 50 ilustram essa situao.

Figura 49: Emprstimo com pagamento ao final. Fonte: elaborada pelo autor.

Unidade 5 - 31

Figura 50: Poupana programada. Fonte: elaborada pelo autor.

Para que voc possa deduzir as frmulas gerais suponha um emprstimo no valor de SD0, por um prazo de n perodos, a uma taxa de juros i, sem pagamento de juros intermedirios. Como j visto no sistema do montante o valor a ser pago ao final pelo tomador deste emprstimo ser: FV = SD 0 * (1 + i)n = SD 0 * FVF[i%;n] (5.38)

A pergunta que voc deve colocar a seguinte: qual deve ser o valor (PMT) dos n depsitos peridicos em conta remunerada taxa de juros i# para que o seu montante final seja exatamente igual a FV? A resposta a esta questo vem da unidade em que se estudou de rendas; o montante dos seus depsitos (imediato, constante e postecipado) em poupana ser, conforme visto na unidade 4:
FV1 = PMT * (1 + i # )n 1 i# = PMT * S[i # ;n]

(5.39)

Como esses dois montantes (VF e VF1) devem ser iguais para que o emprstimo possa ser pago, tem-se:
FV1 = PMT * (1 + i # )n 1 i
#

= FV = SD 0 * (1 + i)n

resultando da para PMT o seguinte valor:

Unidade 5 - 32

PMT = SD 0 * (1 + i)n * ou,

i# (1 + i ) 1
# n

(5.40)

1 PMT = SD 0 * FVF[i;n] * S #

[i ;n]

Exemplo 5.7: considere um emprstimo de $ 10.000,00

que deve ser pago em quatro anos pelo sistema do sinking fund. A taxa de juros efetiva do emprstimo foi convencionada em 10%aa e a remunerao dos depsitos peridicos em 4%aa. Qual o valor dos pagamentos? Montar um quadro demonstrativo da operao. Sumrio de dados: PV = 10.000,00, n = 4, i = 10% aa, PMTk = ?, sistema de amortizao: sinking fund
Soluo: a) encontrar o montante a ser pago pelo

tomador do emprstimo com a taxa de juros de 10% aa aplicando a frmula (5.38). Determinao do montante (PV= 10.000, n = 4, i = 10%aa): FV = PV * (1 + i)n = PV * FVF[i,n] = 10.000 * (1 + 0,10) 4 = 14.641,00 b) determinar as quatro prestaes anuais postecipadas e imediatas que produziro esse montante aplicando a frmula (5.39) ( i# = 4% aa, n = 4 a, VF1 = 14.641,00, PMT= ?. FV1 = PMT * S [i # ,n]
14.641 = PMT * S[4%,4] = PMT * 4,246464

(o valor S[4%;4] foi tirado de tabelas de fatores financeiros para i# = 4% aa e n= 4) PMT = $ 3.447,81

Unidade 5 - 33

Saiba mais.

Sistema de amortizao alemo. Voc pode v-lo na LC 62 em:


http://www.proativams.com.br/files_aberto/LC62.doc.

Atividades de aprendizagem

10.

Um

emprstimo

de $ 25.000,00 dever ser

amortizado em 12 meses pelo sistema do sinking fund. A taxa de juros do emprstimo de 24% aa e a remunerao de fundo de renda fixa oferecida pelo banco de 1% am. Determine o valor dos depsitos mensais que o tomador dever fazer. Construa o quadro de amortizao. R: FV = 31.000,00, PMT = 2.444,31. 11. Voc contraiu um emprstimo a ser amortizado pelo sistema americano com pagamento de juros mensais. Determine es pagamentos a serem feitos e construa o quadro de amortizao para um valor de emprstimo de $ 10.000,00 e prazo para pagamento do principal em 6 meses, O banco cobra uma taxa de juros de 18% aa. Resp.: PMT1 =.....= PMT5 = 150,00; PMT6= 10.150,00.

Unidade 5 - 34

12. Voc financiou a compra de sua casa em 96 prestaes mensais pelo sistema SAC. O valor da amortizao contida em cada pagamento de $ 250,00. A taxa de juros convencionada de 12% aa. Determine o valor financiado e construa a planilha de amortizao para os quatro primeiros pagamentos. Resp.: SD0 = 24.000,00; PMT1 = 490,00, J1=240,00,A1= 250,00. 13. Uma empresa toma um emprstimo de $ 10.000,00 a ser amortizado pelo sistema de prestaes constantes em seis (6) quadrimestres com carncia de 2 quadrimestres. A taxa de juros nominal de 15% aa e a capitalizao quadrimestral. Determine o valor da prestao e construa a planilha de amortizao. Calcule o saldo devedor remanescente aps o pagamento da 4a prestao, com a utilizao da frmula geral. Resp.: ief = 5% aq; PMT= 2.068,68; SD4 =3.846,53. 14. Um emprstimo de $ 50.000,00 dever ser

amortizado em cinco (5) prestaes pela Tabela Price, sem carncia. Sabendo que a taxa de juros nominal de 48% aa determinar o valor das prestaes. Construa a planilha de amortizao. Determine com o auxlio das frmulas gerais: SD3, J3 e A4. Resp.: PMT = -10.799.38; J3 = 1.246,72; SD3 = 21.183,40; A4 = 10.384,02. 15. Construa a planilha de amortizao para um emprstimo de $ 50.000,00 a ser amortizado pelo SAC, em seis (6) prestaes mensais, postecipadas, sem prazo de carncia. A taxa de juros nominal de 24% aa. Construa a planilha de amortizao desse emprstimo. Resp.: A= 8.333,33, J1= 3.000,00 PMT1 = 11.333,33 16. O preo vista de um eletro-domstico $ 1.000,00. A loja o est financiando, pelo sistema SAC, em quatro (4) pagamentos mensais, postecipados, a uma taxa de juros efetiva de 42,576% aa. Construa a planilha de financiamento e

Unidade 5 - 35

determine os valores bsicos da prestao de ordem trs. Resp.: ief=3%am; A= 250,00.

Resumo
Nesta unidade voc estudou os modelos bsicos de sistemas de amortizao existentes no mercado. Todos os exemplos resolvidos o foram para o mesmo valor de emprstimo, mesmo prazo e mesma taxa de juros e voc pode observar que os valores despendidos para pagamento so diferentes nos diversos modelos. Mas, atente para o fato de todos eles so absolutamente equivalentes porque foram solucionados com a utilizao da mesma taxa efetiva de juros. O sistema de prestao constante tem larga aplicao no crdito direto ao consumidor e no sistema financeiro da habitao; o sistema de amortizao constante mais largamente utilizado no sistema financeiro da habitao e os demais sistemas em aplicaes comerciais diversas.

Bem! Chegamos ao final de mais uma unidade do curso. Voc entendeu bem todos os pontos abordados? Cumpriu todas as atividades? Caso as tenha cumprido todas, est uma vez mais de parabns e apto a ir para a sexta e ltima unidade do curso.

You might also like