You are on page 1of 3

Tecido nervoso Os seres vivos reagem aos estmulos ambientais.

Mudanas nas condies do ambiente, tais como sons, choques, calor e frio, so percebidas pelo organismo, que reage adotando uma postura correspondente ao estmulo. Embora sejam os msculos que respondem aos estmulos, o tecido nervoso o responsvel por sua recepo e escolha da resposta adequada. O tecido nervoso tem origem ectodrmica, nele a substncia intercelular praticamente no existe. Os principais componentes celulares so os neurnios e as clulas da glia. As clulas da glia ou neuroglia so vrios tipos celulares relacionados com a sustentao e a nutrio dos neurnios, com a produo de mielina e com a fagocitose. Os neurnios, ou clulas nervosas, tm a propriedade de receber e transmitir estmulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alterao do meio. Os neurnios so alongados, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como nos neurnios que se estendem desde nossas costas at o p. So clulas formadas por um corpo celular ou pericrio, de onde partem dois tipos de prolongamento: dendritos e axnio. Os dentritos so prolongamentos ramificados da clula especializados em receber estmulos, que tambm podem ser recebidos pelo corpo celular. O impulso nervoso sempre transmitido no sentido dendrito corpo axnio. O axnio uma expanso celular fina, alongada e de dimetro constante, com ramificaes em sua poro final, de modo que o impulso pode ser transmitido simultaneamente a vrios destinos. uma estrutura especializada na transmisso de impulsos nervosos para outros neurnios ou para outros tipos celulares, como as clulas de rgos efetores (musculares e glandulares). Outras clulas do tecido nervoso Clulas de Schwann Certos tipos de neurnios so envolvidos por clulas especiais, as clulas de Schwann. Essas clulas se enrolam dezenas de vezes em torno do axnio e formam uma capa membranosa, chamada bainha de mielina. A bainha de mielina atua como um isolamento eltrico e aumenta a velocidade de propagao do impulso nervoso ao longo do axnio. Na doena degenerativa conhecida como esclerose mltipla, por exemplo, ocorre um deteriorao gradual da bainha de mielina, resultando na perda progressiva da coordenao nervosa. Clulas da glia O tecido nervoso apresenta outras clulas auxiliares que do suporte ao funcionamento do sistema nervoso: so as clulas da glia ou gliais. Elas digerem em forma e funo, cada uma desempenha um

papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso. Os astrcitos do suporte mecnico e fornecem alimento complexa e delicada rede de circuitos nervosos. Os oligodendrcitos desempenham funo equivalente das clulas de Schwann, formando bainhas protetoras sobre os neurnios que ficam no encfalo e na medula espinhal. As micrglias so um tipo especializado de macrfago cuja funo fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso. Transmisso do impulso nervoso Em um neurnio, os estmulos se propagam sempre no mesmo sentido: so recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axnio e, da extremidade deste, so passados clula seguinte (dendrito corpo celular axnio). O impulso nervoso que se propaga atravs do neurnio de origem eltrica e resulta de alteraes nas cargas eltricas das superfcies externa e interna da membrana celular. A membrana de um neurnio em repouso apresenta-se com carga eltrica positiva do lado externo (voltado para fora da clula) e negativa do lado interno (em contato com o citoplasma da clula). Quando essa membrana se encontra em tal situao, diz-se que est polarizada. Essa diferena de cargas eltricas mantida pela bomba de sdio e potssio. Assim separadas, as cargas eltricas estabelecem uma energia eltrica potencial atravs da membrana: o potencial de membrana ou potencial de repouso (diferena entre as cargas eltricas atravs da membrana). Quando um estmulo qumico, mecnico ou eltrico chega ao neurnio, pode ocorrera alterao da permeabilidade da membrana, permitindo grande entrada de sdio na clula e pequena sada de potssio dela. Com isso, ocorre uma inverso das cargas ao redor dessa membrana, que fica despolarizada gerando um potencial de ao. Essa despolarizao propaga-se pelo neurnio caracterizando o impulso nervoso. Imediatamente aps a passagem do impulso, a membrana sofre repolarizao, recuperando seu estado de repouso, e a transmisso do impulso cessa. O estmulo que gera o impulso nervoso deve ser forte o suficiente, acima de determinado valor crtico, que varia entre os diferentes tipos de neurnios, para induzir a despolarizao que transforma o potencial de repouso em potencial de ao. Esse o estmulo limiar. Abaixo desse valor o estmulo s provoca alteraes locais na membrana, que logo cessam e no desencadeiam o impulso nervoso. Qualquer estmulo acima do limiar gera o mesmo potencial de ao que transmitido ao longo do neurnio. Assim, no existe variao de intensidade de um impulso nervoso em funo do aumento do estmulo; o neurnio obedece regra do tudo ou nada. Dessa forma, a intensidade das sensaes vai depender do nmero de neurnios despolarizados e da freqncia de impulsos. Imagine uma queimadura no dedo. Quanto maior a rea queimada, maior a dor, pois mais receptores sero estimulados e mais neurnios sero despolarizados. A transmisso do impulso nervoso de um neurnio a outro ou s clulas de rgos efetores realizada por meio de uma regio de ligao especializada denominada sinapse.

O tipo mais comum de sinapse a qumica, em que as membranas de duas clulas ficam separadas por um espao chamado fenda sinptica. Na poro terminal do axnio, o impulso nervoso proporciona a liberao das vesculas que contm mediadores qumicos, denominados neuro-transmissores. Os mais comuns so acetilcolina e adrenalina. Esses neurotransmissores caem na fenda sinptica e do origem ao impulsos nervosos na clula seguinte. Logo a seguir, os neurotransmissores que esto na fenda sinptica so degradados por enzimas especficas, cessando seus efeitos. No sistema nervoso, verifica-se que os neurnios dispem-se diferenciadamente de modo a dar origem a duas regies com colorao distinta entre si e que podem ser notadas macroscopicamente: a substncia cinzenta, onde esto os corpos celulares, e a substncia branca, onde esto os axnios. No encfalo (com exceo do bulbo) a substncia cinzenta est localizada externamente em relao a substncia branca, e na medula espinha e no bulbo ocorre o inverso. Os nervos so conjuntos de fibras nervosas organizadas em feixes, unidos por tecidos conjuntivo denso. Regenerao das fibras nervosas Assim com as clulas musculares do corao, os neurnios no se dividem mais depois de diferenciados. Desse modo, se forem destrudos, no so mais repostos. No entanto, os prolongamentos dos neurnios podem, dentro de certos limites, sofrer regenerao, desde que o corpo celular no tenha sido destrudo. Quando um axnio cortado acidentalmente, o que ocorre no caso de ferimentos na pele, a regio que fica ligada ao corpo celular chamada coto proximal, e a que fica separada chamada coto distal. Este ltimo degenera e fagocitado pelos macrfagos, que limpam a regio lesada. J o coto prxima cresce e se ramifica. Ao mesmo tempo, clulas que formam a bainha de mielina do coto distal modificam-se e proliferam, originando colunas celulares que serviro de guia para os ramos que esto crescendo a partir do coto proximal. Quando um desses ramos penetra nessa coluna de clulas, ele regenera completamente o axnio. Quando o espao entre o coto proximal e o distal muito grande ou quando ocorre uma amputao, os ramos do coto proximal crescem desordenadamente, entrelaam-se e formam uma estrutura muito sensvel dor, chamada neuroma de amputao.

Bibliografia http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio27.php

You might also like