You are on page 1of 2

O DESEJO DE CRESCER E O DESEJO DE APRENDER

O DESEJO DE CRESCER E O DESEJO DE APRENDER


Constatamos que muito do equilbrio da sade psicolgica da criana acontece durante o primeiro ano de vida, funcionando como base, verdadeiro alicerce desta evoluo afetiva. Portanto no difcil comear desde cedo a estabelecer as primeiras linhas interativas destas fases de desenvolvimento com quadros patolgicos como psicticos, depresso precoce e alguns equivalentes psicossom!ticos. "uando se estabelece, por dficit, a criana no conseguir! libertar#se das angustias paranides, ter! dificuldade em distinguir#se de modo claro na relao su$eito%ob$eto. Contudo a insero escolar necessita de uma base estrutural psquica, mnima. Propiciando assim a ecloso de uma sintomatologia intensa. &iariamente crianas so encaminhadas pela a escola com atraso de linguagem. 'odavia a escola pode dinami(ar por meio de atividades criativas e simblicas atividades sistem!ticas. Permitindo assim o uso de mecanismos de defesa mais a$ustados, como por e)emplo, a sublimao. *sta distino essencial para a futura relao com as coisas. +urgindo a atividade simblica. *ntretanto, o $ogo, o grafismo, as atividades corporais so atividades de transio. , comunicao, neste momento ser! muito simples a relao corporal, tambm usada como tcnica de -.aternidade/ aplicada em psicoterapia com criana com patologias precoces e%ou muito agressivas. &esse modo, a problem!tica fica mais importante quando mais a situamos na realidade dos grandes centros, nos quais o manancial das atividades simblicas se dilui frente 0s dificuldades do dia#a#dia, da degradao familiar, do trabalho da mulher, da falta de espao nos apartamentos, da falta de parques, $ardins e de divers1es destinadas a esta fai)a et!ria. ,lm disso, esto tambm enfraquecidos os elos cl!ssicos dos vnculos sociais mais antigos, as crianas ho$e so dei)adas ao a caso onde -as pessoas no gostam de se envolver/. *ssa situao permite seguramente uma maior autonomia. 2ogo, a linguagem comea a desenvolver#se com uma espcie de confirmao do prprio por oposio do outro. 3esta fase outro dado de suma import4ncia o controle dos esfincteres que lhe d! a noo de que tem algo que seu que pode comandar e manipular ao seu modo. 5ase essa que chama de fase anal. * no primato desta fase se estabelece a organi(ao cada ve( mais segura de um -eu/ ou -meu/. 3este momento a quantidade de energia investida muito mais do que o ob$eto em si ou sua qualidade. ,s falhas na analidade podem levar ao nvel depressivo prim!rio. &esse modo, ser! difcil a criana aprender na *scola. 6ncapa( de controlar e controlar#se de reter, de se opor para se afirmar.

, criana estruturada dessa forma escoaria grande parte dos conhecimentos adquiridos na escola. "uando a analidade se fa( de um modo dito normal a criana far! investida para medir suas possibilidades e limites. 7s conflitos anais podero aparecer mais tarde como enurese, encoprase. 3esta fase so de car!ter essencial o gesto pela organi(ao, as regras, a limpe(a, o pra(er de penhor que sero usados na fase lat8ncia. , diferena entre os se)os constitui a fase f!lica. Constitui a confirmao narcsica de um poder. *sse poder atribudo dos conflitos da fase edipiana acontece entre os cinco anos. 3este nvel movida pela curiosidade em descobrir o que acontece entre a me e o pai, aonde desenvolve em uma relao triangular. 3esse sentido, a criana antes de entrar para a escola deveria est! resolvida nesta ltima etapa -fulcral/, e ao entrar na fase da lat8ncia que o solo b!sico para a iniciao 0 aprendi(agem escolar. 7 uso do mecanismo de defesa como recalque e a sublimao que permitir! de maneira frutfera o acesso ! curiosidade por tudo que o rodeia. Conclui#se que, a olharmos uma criana com transtorno de aprendi(agem, temos que estar consciente destes fatores, para termos uma escuta adequada as necessidades reais da criana a fim de que ela possa ser compreendida e au)iliada, se necess!rio, para que possa alar v9o e manter o seu dese$o de crescer.

REFERNCIA
+7:;,, ,udre< +etton 2opes. Pensamento a 6nibio 6ntelectual # Perspectiva Psicanaltica e Proposta &iagnstica. +o Paulo#+P *ditora casa do Psiclogo, =>>?.

You might also like