You are on page 1of 5

BUSCA E APREENSO DE PESSOA OU OBJETO a procura, pesquisa de pessoa ou objeto. No caso de pessoas so os menores e os incapazes.

. meio de execuo de outras medidas cautelares ou pode ser o fim exclusivo de uma ao cautelar. A busca e apreenso no a cautelar em si, mas sim um meio para satisfao de uma medida cautelar. A busca e apreenso no precisa ser no curso de outro processo. Pode ser autnoma, sem caracterstica de cautelar. A guarda de um menor, quando frustrada, pode ser resolvida com uma cautelar de busca e apreenso. No necessrio nenhum processo principal para haver essa cautelar. A competncia segue a regra geral. A petio inicial segue os requisitos do artigo 840. Deve-se expor as raes de justificativa da MC e da cincia de que a pessoa ou coisa esto no lugar designado. O deferimento pode ser inaudita altera parte ou mediante realizao de audincia de justificao prvia. O mandado de busca e apreenso dever conter:

a indicao da casa ou lugar onde se realizar a diligncia a descrio da pessoa ou da coisa procurada e o destino a lhe dar a assinatura do juiz que emanou a ordem. Tem que ser a assinatura do prprio juiz, no pode ser a do escrivo. o mandado ser cumprido por 2 oficiais de justia que podem proceder atos de arrombamento de portas e quaisquer outros bens mveis, se no for dada abertura voluntria. os oficiais devero estar acompanhados por duas testemunhas que devero tambm assinar o auto circunstanciado.

O deferimento liminar no obsta a apresentao de contestao no prazo de 5 dias. O pedido de citao indispensvel. DA EXIBIO O objetivo da exibio permitir que o demandante veja, examine, uma coisa ou documento. Dispositivos que tratam do tema: 355 a 363, 381 a 382 e 844 a 845, todos do CPC. A exibio normalmente satisfativa, pois realiza o direito de conhecer um fato. Dependendo da vontade do demandante, a partir do conhecimento do contedo do documento, pode-se gerar outra ao, esta principal. Neste caso a cautelar de exibio foi preparatria da principal, mas esta no a regra. Nestes casos, quando atrelada a uma ao principal, a exibio pode ser incidental ou preparatria. A que estamos falando aqui s a preparatria. Se for no curso de um processo principal a exibio no uma cautelar mas to somente um incidente de exibio. No caso da exibio, por tratar-se de cautelar, no se aplica a situao prevista no artigo 359. Em outras palavras, a no apresentao do documento no implica na presuno de veracidade em relao parte que o requereu, para provar determinada tese. No se liga apreenso, ou seja, no existe na exibio a necessidade de garantir a integridade de um bem. A exibio visa somente conhecer um documento ou bem mvel, mas no proteglo. Para a proteo existe a apreenso. Logo, na exibio, no existe o perigo na demora nem a

fumaa do bom direito. A ao de exibio regulada pelo artigo 844 e incisos no a exibio incidental. H que se falar em exibio de coisas mveis e documentos. Divergncia na doutrina: parte entende que incabvel a exibio de imveis, pois estes seriam passveis apenas de vistoria. Para outras, o rol do artigo 844 exemplificativo, admitindo-se a exibio de imvel. Art. 844 - Tem lugar, como procedimento preparatrio, a exibio judicial:

de coisa mvel em poder de outrem e que o requerente repute sua ou tenha interesse em conhecer - pode ser cautelar ou satisfativa de um documento prprio ou comum, em poder de co-interessado, condmino, credor ou devedor, ou em poder de terceiro que tenha em sua guarda, como inventariante, depositrio ou administrador de bens alheios - pode ser cautelar ou satisfativa da escriturao comercial por inteiro, balanos e documentos de arquivo, nos casos expressos em lei - h divergncia. Porm, prevalece que tem natureza satisfativa (parte no pode obter na cautelar mais do que obteria na principal).

Legitimidade da cautelar de exibio:

se satisfativa: ter legitimidade aquele que se afirmar titular de um direito de exibio de coisa ou de documento e, ter legitimidade passiva aquele que estiver em posse da coisa ou documento. ao exibitria cautelar: pode no haver coincidncia entre os legitimados para a demanda cautelar e para a demanda principal (terceiro).

Procedimento de exibio:

segue os artigos 355 a 363, 381 e 382 do CPC a petio inicial deve seguir o 801 do CPC e dever observar o disposto no artigo 356 (individuao coisa e finalidade da prova) o prazo para resposta de 5 dias - se o objeto for um documento dever ser juntado aos autos, em original, ou atravs de cpia autenticada. Se coisa, haver depsito judicial. Se documento mercantil... (vide anotaes professora).

A liminar pode ser deferida inaudita altera parte (artigo 804) ou com fulcro no artigo 273, do CPC (cautelar satisfativa). A cautelar satisfativa tem natureza, na verdade, de antecipao de tutela, pois no preparatria de uma principal. Entretanto por constar no rol de cautelares do cdigo nominalmente tambm uma cautelar. Procedimento de exibio contra terceiros:

o prazo para resposta de 10 dias (360 do CPC) o terceiro pode ficar em silncio, exibir a coisa ou contestar o demandado, se no exibir a coisa nem contestar, ficar sujeito responsabilidade penal por crime de desobedincia - 362 CPC se o pedido for julgado procedente o terceiro ter 5 dias para apresentar a coisa sob o risco de busca e apreenso judicial.

PRODUO ANTECIPADA DE PROVAS S existe cautelar de produo antecipada de provas na forma preparatria. Se for durante o processo, no produo antecipada de provas, mas pedido incidental de produo antecipada de provas. Para provas, no processo de conhecimento, h uma fase especfica que a fase probatria. Logo a produo da prova tem um tempo especfico dentro do processo para acontecer. Se for necessrio antecipar a realizao da prova, por haver um risco de preservao da prova no tempo, que se solicita a produo antecipada de provas. Se o processo j tiver sido iniciado, mas no tiver chegado a fase probatria, a solicitao se d no mbito do processo, de forma incidental. Se o processo no tiver sido iniciado, a natureza da antecipao da prova cautelar. dessa cautelar que tratamos agora. Por ter natureza cautelar preparatria, a antecipao de provas espera a apresentao posterior de uma ao principal. Normalmente a principal deve ser apresentada no prazo de 30 dias aps a cautelar. Mas pela natureza da prova, esta no perde a validade com o tempo. Logo no h prazo para, aps colhida a prova antecipada, entrar com a principal. A principal dever ser ajuizada no mesmo juzo de competncia da cautelar (preveno). Na cautelar de antecipao da prova a sentena homologatria, pois reconhece a existncia de um fato. No se vincula, entretanto, a relao do fato a um direito. A maioria da doutrina entende que a inspeo judicial (feita pelo prprio juiz) no cabe em antecipao de provas cautelar, mas somente incidental. Artigo 846 - a produo antecipada da prova pode constituir em:

interrogatrio da parte - interrogatrio x depoimento pessoal - o depoimento pessoal espontneo, requerido por uma das partes e deferido pelo juiz. No depoimento h interao e contradita do depoente. O interrogatrio obrigatrio e no h o contraditrio do interrogado. O interrogado d a sua verso completa dos fatos, sem interferncia nem questionamentos. No interrogatrio no h avaliao do teor da narrativa. Na cautelar de antecipao de provas h um interrogatrio. O contedo desse interrogatrio poder ser questionado mais tarde, no curso da principal. O momento do questionamento da prova no curso da ao principal. Na antecipao apenas se registra o fato narrado pelo interrogado. inquirio de testemunhas - no h que se falar em contradita do depoente, acareao de testemunhas exame pericial - aplicvel somente para o exame e vistoria. No seria aplicvel para avaliao e arbitramento, por estes possurem juzo de valor, que no o objetivo da cautelar.

No caso do interrogatrio da parte e da inquirio de testemunhas, ter lugar os termos do artigo 847: ausncia ou por motivo de idade ou molstia grave, houver justo receio de que ao tempo da prova j no exista, ou esteja impossibilitada de depor. Tais hipteses so exemplificativas. O artigo 847 deve ser interpretado de forma ampla. Procedimento, se for prova oral:

Petio Inicial - Artigos 282 e 801 CPC identificao daquele que ir prestar depoimento, em sede cautelar

ser designado dia e hora para realizao de audincia onde ser colhido o depoimento (haver citao do demandado e intimao da testemunha) prazo para contestao do demandado: 5 dias colhido o depoimento, o juiz homologar, por sentena o depoimento (homologa-se a prova e no se faz qualquer juzo de valor)

Procedimento, se for prova material:

Petio Inicial com indicao de assistente tcnico e formulao prvia de quesitos para o perito,a ser designado pelo juzo O juiz designar o perito para periciar os quesitos definidos pela PI e citar o demandado o prazo para resposta de 5 dias - para contestao, exceo, indicar assistente (da parte demandada) e tambm formular os quesitos para o perito apresentado o laudo pericial, as partes tero vista no prazo de 5 dias. se houver necessidade de esclarecimentos, haver designao de audincia

Nas cautelares de antecipao de prova, o juiz proferir sentena homologatria de prova. A prova colhida no procedimento cautelar dever ser valorada no processo cognitivo. Aps a prolao de sentena, os autos permanecero em cartrio, permitindo-se que os interessados obtenham certido do teor dos documentos do processo. Observa-se o critrio funcional de fixao de competncia para o processo principal (artigo 800 do CPC). ARROLAMENTO DE BENS Arrolamento uma descrio minuciosa de bens, inclusive em relao ao seu estado. O arrolamento de bens tem a finalidade descritiva e constritiva de bens. Tem fins preventivos pois oficializa a situao de bens para prevenir que estes sejam dilapidados para evitar a execuo de uma lide. O arrolamento presta-se preservao de bens litigiosos que se encontram em perigo de extravio ou dilapidao. O arrolamento de bens traz, implcita, o sequestro do bem. Se qualifica e se sequestra o bem. No necessrio o pedido do sequestro na inicial. O pedido de arrolamento o traz implcito. Como traz o sequestro implcito, o arrolamento s se d para o bem especfico da lide, e nunca um bem que garantir a execuo financeira de dvida (tpica da apreenso). O arrolamento deve ser executado por um nico oficial de justia. Art. 855 - procede-se o arrolamento sempre que haja fundado temor de extravio ou dissipao dos bens Art 856 - Pode pedir o arrolamento todo aquele que tem interesse na conservao dos bens (legitimidade ativa). No caso de herana, o credor do de cujus pode pedir arrolamento se a dvida j for firmada, mesmo que ainda no se tenha vencido a prestao. A morte antecipa os dbitos.

Se houver desaparecimento, e processo de sucesso provisria, no cabe arrolamento de credores. H a possibilidade de audincia de justificao prvia - artigo 858. Deferida a liminar, ser designado um depositrio judicial que ser responsvel pela lavratura do auto com a descrio minuciosa dos bens. A diligncia ser acompanhada por um oficial de justia. PROTESTO, NOTIFICAES E INTERPELAES Todos os institutos so medidas de jurisdio voluntria. Tais medidas tm a genrica funo de meramente possibilitar parte manifestar, por meio delas, qualquer inteno como prevenir responsabilidades, a de ressalvar direitos, impedir futura alegao de ignorncia da outra parte. O protesto para casos que impliquem em responsabilidade. A notificao relativa a obrigao de fazer. A interpelao para os casos que impliquem em mora. Protesto o ato judicial de comprovao ou de documentao de inteno do promovente artigo 867, CPC - todo aquele que deseja prevenir responsabilidade, prover a conservao de seus direitos ou manifestar qualquer inteno de modo formal, poder fazer por escrito o seu protesto, em petio dirigida ao juiz, e requerer que do mesmo se intime a quem de direito. O protesto ato unilateral. No existe contra-protesto. Se a outra parte entender que dever registrar sua posio dever fazer outro protesto. No h preveno, ou seja, pode-se fazer protestos correlatos em juzos diferentes. A Petio Inicial dever trazer a convenincia e a utilidade da medida pleiteada juntamente com a descrio dos fatos que demonstrem o legtimo interesse do requerente da medida. Logo inadmissvel protesto genrico. Do indeferimento da medida caber apelao. O protesto poder ser indeferido quando: ausncia de interesse processual, etc. (vide aula no black). No artigo 867 onde se l: intime-se, leia-se cite-se No artigo 871, apesar de no estar descrita a Notificao, para esta tambm se aplica o disposto naquele artigo.

You might also like