You are on page 1of 7

Mitose

A mitose o processo de reproduo celular que ocorre em grande parte das clulas durante parte do ciclo celular. Resumidamente, a mitose o processo pelo qual uma clula diplide d origem a duas outras clulas diplides, idnticas clula-me e entre si. Isso quer dizer que uma clula com certo nmero de cromossomos (no caso humano, seriam 46) originaria outras duas clulas idnticas a essa, e eventualmente, iguais entre si. A mitose est dividida em 4 fases, mas antes de estud-las preciso conhecer o ciclo celular, que por sua vez, est dividido em duas fases. Ciclo Celular O ciclo celular o conjunto de fenmenos que ocorre numa clula viva durante um perodo entre divises dessa clula, ou seja, num perodo de reproduo a reproduo. As fases do ciclo celular so: 1. Intrfase: A intrfase o perodo de maior metabolismo celular, quando ocorre a sntese e a duplicao do DNA e de todas as outras substncias e estruturas da clula. Est subdividida, respectivamente, em: 1.1. Perodo G1: o perodo de produo de enzimas, protenas e conseqentemente, sntese de RNA. Nesse perodo a clula aumenta de tamanho. 1.2. Perodo S: perodo em que ocorre a sntese e produo do DNA. 1.3. Perodo G2: assemelha-se ao perodo G1, porm, neste perodo o DNA est duplicado. 2. Diviso Celular: neste perodo em que ocorre a mitose, pois, todas as estruturas para uma nova clula j esto duplicadas. Lembrando que a diviso celular pode ocorrer tambm por meiose. Abaixo seguem as fases da mitose: 1. Prfase: Neste momento, a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, comea a se condensar. Os centrolos (uma organela) vo afastando-se para os plos criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromtico. A membrana nuclear desaparece junto com os nuclolos. 2. Metfase: A principal caracterstica da metfase a disposio dos cromossomos (cromatina) bem no centro da clula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposio, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se s fibras do fuso por meio dos centrmeros, que seriam como o meio do cromossomo. nessa fase que se d o estudo docaritipo.

3. Anfase: a fase da separao. As fibras do fuso se encurtam em direo aos plos levando consigo cromtides (partes) dos cromossomos, que passam a constituir um cromossomo independente cada. Lembre-se que, na mitose, uma clula diplide com 6 cromossomos, por exemplo, vai originar outras duas clulas diplides com 6 cromossomos cada uma. E na anfase que est o segredo: como uma clula de 6 cromossomos precisa originar 12 cromossomos, ela divide-se em partes durante a anfase. 4. Telfase: Com os cromossomos j nos plos junto aos centrolos, a cromatina comea a se descondensar, ressurgem a membrana nuclear e os nuclolos, e a clula se divide. A diviso em si chamada citocinese. A citocinese pode-se dar de duas formas, de acordo com a clula em questo: se for uma clula vegetal a citocinese centrfuga; se for uma clula anima, a citocinese centrpeta. Aps a telfase, as clulas voltam interfase.

Meiose
Processo de diviso celular que, ocorrendo em clulas diploides e em ocasies determinadas do ciclo de vida de umorganismo, leva formao de quatro clulas hapl oides, semelhantes entre si, e com metade do nmero decromossomas da clula diploi de que lhes deu origem. Uma vez que a meiose implica a passagem de um estado diplo idepara um estado haploide, pode ser designada por reduo cromossmica. A meiose esta dividida em varias fazes, sendo elas: Meiose I Prfase I uma fase longa e complexa e por este motivo subdividida em cinco subfases consecutivas: leptteno, zigteno, paquteno, diplteno e diacinese. A prfase I iniciada pela condensao dos cromossomos duplicados na interfase fase na qual a clula atinge sua maior atividade metablica quando ocorre a duplicao do DNA (perodo S). Essa descrio corresponde ao leptteno. Em seguida, medida que os cromossomos homlogos duplicados se condensam, eles se vo se emparelhando ao longo de todo o comprimento (zigteno). O pareamento dos pares de homlogos se completa e estes encontram-se espessos, j que os filamentos esto muito condensados, caracterizando a subfase paquteno. Assim, inicia-se a permutao ou crossing-over quebra de cromtides homlogas seguida pela troca de pedaos e a ressoldagem da parte trocada. Esse fenmeno possibilita uma grande variabilidade gentica, o que lhe confere extrema importncia. No diplteno, os cromossomos homlogos comeam a se separar, no entanto, ainda encontram-se unidos nos pontos das cromtides em que aconteceram as permutaes.

Esses pontos do origem a figuras em forma da letra X, denominadas quiasmas. A prfase I termina com a mxima condensao de cada cromossomos ainda presos a seu homlogos pelos quiasmas e o deslocamentos destes em direo s extremidades do citoplasma. Metfase I Na metfase I, h a desintegrao da membrana nuclear (carioteca) e os pares de cromossomos homlogos que ainda so mantidos pelos quiasmas, se dispem na regio equatorial da clula de forma que os homlogos de cada par fiquem voltados para plos opostos na clula. Anfase I A anfase I caracterizada pelo deslocamento dos cromossomos homlogos para plos opostos na clula. Neste caso, diferentemente da mitose, as cromtides irms no se separam, o que ocorre a separao dos cromossomos homlogos, indo cada par dos cromossomos duplicados (constitudos por duas cromtides unidas pelo centrmero) para cada plo. Telfase I Quando os cromossomos duplicados chegam ao plo, inicia-se a telfase I. Em seguida, os cromossomos se descondensam, a carioteca e os nuclolos reaparecem e ocorre a citocinese diviso do citoplasma que origina duas clulas filhas, que por no possurem pares de homlogos, so clulas haplides caracterizando uma diviso reducional. O intervalo entre a primeira e a segunda diviso da meiose denominado de intercinese. um perodo muito curto, assim as duas clulas resultantes da diviso I logo entram, ao mesmo tempo, na segunda diviso. importante ressaltar que antes de iniciar a meiose II no h outra duplicao de DNA. No final da segunda diviso, o nmero de cromossomos no se reduz, por isso que esta diviso chamada de equacional. Meiose II Prfase II Na meiose II, a prfase II inicia-se pela condensao dos cromossomos, desaparecimentos dos nuclolos e migrao dos centros celulares para plos opostos da clula. O trmino dessa etapa marcado pela desintegrao da carioteca e pelos cromossomos encontrarem-se espalhados pelo citoplasma. Metfase II A metfase II, os cromossomos, unidos pelo centrmero, organizam-se no plo equatorial da clula, voltando as cromtides para plos opostos da clula. Essa etapa finalizada pela diviso do centrmero e, consequentemente, a separao das cromtides irms.

Anfase II Na anfase II, as cromtides irms so puxadas para plos opostos da clula. Telfase II A segunda diviso concluda com a telfase II, etapa na qual os cromossomos se descondensam, h o reaparecimento dos nuclolos e a carioteca se reintegra. Em seguida o citoplasma se divide resultando quatro clulas-filhas.

Cariotipo
Aspeto, dimenso, forma e nmero, do conjunto de cromossomas de uma clul a somtica. Em geral, apresentado numa forma fotogrfica ou desenhada do nmero e da forma dos cromossomas. O caritipo caracterstico da espcie e obtido atravs de uma cultura de clulas que na metfase da mitose so bloqueadas por um inibidor especfico. Os cromossomas nesta fase esto duplicados e so constitudos por dois cromatdios idnticos. Anumerao dos cromossomas inicia-se por ordem decrescente de tamanho e comea pelos cromossomas metacntricos

Autossomas
So cada um dos cromossomas que formam o patrimnio gentico dos indivduos, a exceo dos cromossomas sexuais.

Diploide
Ncleo celular (clula, organismo, etc.) na fase em que apresenta duas sries d e cromossomas (2n cromossomas).

Gene
A mais pequena poro de um cromossoma, que no permite a diviso ou rutur a por recombinao e que condiciona a transmisso e a manifestao dos caracteres h ereditrio

Alelo
Sequncia de uma molcula de ADN (gene) situada no mesmo locus e que corre sponde a diferentes verses do mesmo gene.

Locus/Loci
Posio de um gene num cromossoma ou numa molcula de ADN

Dominancia
Fenmeno verificado no mendelismo, quando h caracteres dominantes.

Codominancia
Condio em que as caractersticas do heterozigoto so determinadas por ambos os al elos.

Dominancia incompleta
Denominao atribuda s situaes hereditrias em que os alelos de um par de genes se expressam, em conjunto,parcialmente. Fenotipicamente manifestase por caracteres intermedirios em indivduos heterozigticos em relao aogene con siderado.

Homozigotico dominante
um gene com alelos iguais, os dois dominantes.

Homozigotico recessivo
um gene com alelos iguais, os dois recessivos.

Heterozigotico
o indivduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma caracterstica. So tambm chamados de hbridos. Todos os indivduos da gerao F1 de Mendel eram heterozigotos Vv, que codificava a caracterstica de semente amarela.

Fenotipo
So as caractersticas observveis ou caracteres de um organismo como, por exemplo: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioqumicas ou fisiolgicas e comportamento.

Genotipo
Constituio hereditria de um organismo formada por todos os genes existentes nas s uas clulas

Polimorfismos geneticos
Poliformismo a presena de mais de um alelo num determinado locus.

Mutaao
Alterao no material gentico de um ser biolgico, que no est relacionada com os s eus ascendentes mas que pode ser herdada pelos seus descendentes.

Heredogramas ou Pedigrees
Heredogramas ou Pedigrees so grficos utilizados em Gentica para expor a genealogia ou pedigree de um indivduo ou de uma famlia. Atravs de smbolos e sinais convencionais so caracterizados todos os integrantes da linhagem sobre a qual se questiona alguma coisa.

Bibliografia
http://www.infopedia.pt/ http://biologias.com

You might also like