You are on page 1of 7

20

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS 06

INSTRUO: As questes de n 46 a 50 esto baseadas na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988.

QUESTO 46 da competncia exclusiva do Congresso Nacional: a) Elaborar seu regimento interno. b) Dispor sobre concesso de anistia. c) Aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas. d) Processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles.

QUESTO 47 Compete privativamente Cmara dos Deputados: a) Escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio. b) Apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso. c) Autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado. d) Processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade.

www.pciconcursos.com.br

21

QUESTO 48 Assinale a afirmativa INCORRETA: a) Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. b) Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos e, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. c) Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. d) O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato.

QUESTO 49 Assinale a afirmativa CORRETA: a) Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico, comercial e urbanstico. b) Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas no artigo da Constituio da Repblica concernente competncia legislativa privativa da Unio. c) Os Estados podero instituir em lei regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. d) Compete Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios legislar concorrentemente sobre proteo dos documentos, obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos.

www.pciconcursos.com.br

22 QUESTO 50 Assinale a afirmativa INCORRETA: a) O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. Na constituio das Mesas e de cada Comisso, invariavelmente assegurada a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. b) A convocao extraordinria do Congresso Nacional far-se- pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do VicePresidente da Repblica. c) A convocao extraordinria do Congresso Nacional far-se- pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, sendo que, em todas essas hipteses, mediante aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. d) Na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional somente deliberar sobre a matria para a qual foi convocado, exceto quando houver medidas provisrias em vigor na data de convocao extraordinria do Congresso Nacional, hiptese em que sero elas automaticamente includas na pauta da convocao, vedado o pagamento de parcela indenizatria, em razo da mesma convocao.

INSTRUO: As questes de n 51, 52 e 53 esto baseadas na Lei Estadual n 869/52. QUESTO 51 Assinale a afirmativa INCORRETA: a) Classe um agrupamento de cargos da mesma profisso e de igual padro de vencimento. b) Carreira um conjunto de classes da mesma profisso, escalonadas segundo os padres de vencimentos. c) Quadro um conjunto de carreiras, de cargos isolados e de funes gratificadas, por meio do qual se procede sua equivalncia. d) As atribuies de cada carreira sero definidas em regulamento. Respeitada essa regulamentao, as atribuies inerentes a uma carreira podem ser cometidas, indistintamente, aos servidores de suas diferentes classes.

www.pciconcursos.com.br

23

QUESTO 52 Assinale a afirmativa INCORRETA: a) Ser concedida a ajuda de custo quando o servidor se afastar da sede, ou a ela voltar, em virtude de mandato eletivo. b) Ao servidor que, no desempenho de suas atribuies comuns, pagar ou receber, em moeda corrente, poder ser concedido um auxlio, fixado em lei, para compensar as diferenas de caixa. c) Ser concedida ajuda de custo ao servidor que, em virtude de transferncia, remoo, designao para funo gratificada, passar a ter exerccio em nova sede, ou quando designado para servio ou estudo fora do Estado. d) A ajuda de custo destina-se a indenizar o servidor das despesas de viagem e de nova instalao. O transporte do servidor e de sua famlia correr por conta do Estado.

QUESTO 53 As alternativas abaixo contm deveres do servidor pblico, EXCETO: a) Lealdade s instituies constitucionais e administrativas a que servir e pronto atendimento s requisies para a defesa da Fazenda Pblica. b) Observncia das normas legais e regulamentares em geral. c) Assiduidade, pontualidade, discrio e urbanidade. d) Obedincia s ordens superiores em geral. INSTRUO: As questes de n 54 e 55 esto baseadas na Lei Estadual n 10.254/90.

QUESTO 54 Assinale a alternativa que contm o limite de prazo para contratao que vise a atender a necessidade temporria, de excepcional interesse pblico, decorrente de situao declarada de calamidade pblica: a) b) c) d) Um ano. Dois anos. Trs meses. Seis meses.

www.pciconcursos.com.br

24 QUESTO 55 Assinale a afirmativa CORRETA: a) A atividade administrativa permanente exercida, na administrao direta e na administrao indireta, por servidor ocupante de cargo pblico, em carter efetivo ou em comisso, ou de funo pblica. b) A investidura em cargo pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. c) O regime jurdico do servidor pblico civil da administrao direta, das autarquias e das fundaes pblicas do Estado de Minas Gerais, de qualquer dos seus Poderes, nico e tem natureza de direito pblico. d) Somente o servidor da administrao direta que era ocupante de emprego regido pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT poca da vigncia da Lei n 10.254/90 teve seu emprego transformado em funo pblica, automaticamente, no dia primeiro do ms subseqente ao de publicao da mencionada Lei. QUESTO 56 Com base na Constituio do Estado de Minas Gerais, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Os atos de improbidade administrativa importam a suspenso dos direitos polticos, a perda de funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e na gradao estabelecidas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. b) A concesso de vantagem ou o aumento de remunerao, a criao de cargo, emprego e funo ou a alterao de estrutura de carreira bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, por rgo ou entidade da administrao direta ou indireta ficam condicionados a prvia dotao oramentria suficiente para atender s projees de despesa de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes, bem como a autorizao especfica na Lei de Diretrizes Oramentrias. c) A despesa com pessoal ativo e inativo do Estado e dos Municpios no pode exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Decorrido o prazo para a adaptao a tais parmetros, sero suspensos os repasses de verbas estaduais aos Municpios que no observarem os limites a que estejam legalmente sujeitos. d) Para o cumprimento dos limites estabelecidos na Constituio, relativamente despesa com pessoal ativo e inativo, dentro do prazo fixado em lei complementar, o Estado adotar, entre outras providncias, sucessivamente, a reduo de pelo menos 20% (vinte por cento) das despesas com cargos em comisso e funes de confiana e a dispensa ou exonerao de servidor pblico civil no estvel, admitido em rgo da administrao direta ou em entidade autrquica ou fundacional, que conte menos de trs anos de efetivo exerccio no Estado.

www.pciconcursos.com.br

25

QUESTO 57 Com base na Lei Estadual n 14.167/2002, o prego eletrnico atender ao seguinte rol de princpios: a) Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, eficincia, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio, julgamento objetivo, celeridade, finalidade, razoabilidade, proporcionalidade, justo preo, seletividade e comparao objetiva das propostas. b) Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, eficincia, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio, julgamento seletivo, celeridade, finalidade, razoabilidade, proporcionalidade, competitividade, justo preo e comparao objetiva das propostas. c) Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, eficincia, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio, julgamento objetivo, celeridade, finalidade, razoabilidade, justo preo, seletividade e comparao objetiva das propostas. d) Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, eficincia, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio, julgamento objetivo, celeridade, finalidade, razoabilidade, proporcionalidade, competitividade, justo preo, seletividade e comparao objetiva das propostas.

INSTRUO: As questes de n 58 e 59 esto baseadas no Cdigo Civil Brasileiro. QUESTO 58 Assinale a afirmativa INCORRETA: a) A validade do negcio jurdico requer agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel e forma prescrita ou no defesa em lei. b) A validade da declarao de vontade depender de forma especial, salvo quando a lei expressamente a dispensar. c) A incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra em benefcio prprio, nem aproveita aos co-interessados capazes, salvo se, neste caso, for indivisvel o objeto do direito ou da obrigao comum. d) A impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado.

www.pciconcursos.com.br

26 QUESTO 59 "Ocorre _______ quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta." Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado acima: a) b) c) d) a leso. a coao. o erro substancial. o estado de perigo.

QUESTO 60 Com base na Lei Federal n 8.666/93, assinale a hiptese que torna facultativo o instrumento de contrato: a) b) c) d) Concorrncia em geral. Tomada de preos em geral. Possibilidade de substituio por carta-convite. Possibilidade de substituio por nota de empenho de despesa.

www.pciconcursos.com.br

You might also like