You are on page 1of 2

Conceito: ele usa conceito de soberania tanto para definir o Estado quanto para justificar a legitimidade do poder sobre

os indivduos. Assim, definiu soberania como o poder perptuo e absoluto de uma Repblica.

Pode-se destacar dois atributos da soberania: o carter perptuo e o carter absoluto: Perpetuidade um Estado ou a repblica no poder ser soberana, se esta for limitada pelo tempo. Monarquia hereditria. Absolutismo Existem quatro caractersticas principais no poder soberano: Superior: soberano no pode ser inferior ou mesmo igual aos outros poderes; Independente: plena liberdade de ao; Incondicionado: desvinculado de qualquer obrigao; Ilimitado: ilimitado em relao s leis civis positivas, mas limitado ao direito natural, que so as leis divinas, naturais e certas leis humanas comuns a todos os povos. Bodin propunha adaptar os estudos do direito a novos mtodos filolgicos e histricos, que permitissem aos alunos de direito ter bagagem cultural para interpretar corretamente as leis, com olhar mais humanista. Com isso, Bodin se aproxima de movimento que buscava aproximar o direito da poca s autnticas leis romanas, livre das deturpaes medievais.
Estado de Natureza Locke acredita que o homem anterior sociedade e ao Estado, ou seja, o estado de natureza algo real e que a maioria do seres humanos passou por ela. estado de paz e harmonia com homens dotados de razo e consumidores da liberdade e dos direitos naturais Para Hobbes, o estado de natureza um estado de guerra, insegurana e violncia Propriedade Hobbes acredita que a propriedade s existe no estado civil, e que uma criao do Estado-Leviat, no estado de natureza a questo da propriedade inexistente. Locke acredita na propriedade sendo, assim como o estado de natureza, anterior a sociedade. Assim, podemos dizer que a propriedade um direito natural e inviolvel. Contrato Social Para Locke justamente fazer a transio do estado de natureza para o estado civil, onde, por meio dele, e independente da forma de governo, estariam preservadas as propriedades e a comunidades de conflitos internos e externos. o contrato social assume um papel de pacto de consentimento em que os homens concordam em construir a sociedade civil com a finalidade de preservar e consolidar os direitos naturais. todo o governo no possui outra finalidade alm da conservao da propriedade. Em sua estrutura de sociedade, o poder legislativo o poder supremo haja vista que esse escolhido pela maioria. Alm disso, importante salientar que nessa organizao dos poderes, o poder legislativo subordina os poderes executivo e federativo. O livre consentimento dos indivduos para a organizao da sociedade civil, formao do governo, e a disposio dos poderes so, para Locke, os principais fundamentos do estado civil. Para Hobbes o contrato uma espcie de pacto de submisso onde os indivduos se submetem a um terceiro (homem ou assemblia). Hobbes v o contrat social como a soluo para a superao tanto da violncia como da insegurana coletiva existentes no Estado da Natureza e como o alicerce da constituio do corpo poltico - o Estado - necessrio a sobrevivncia do Homem em Sociedade. Contudo, o pacto social, para Hobbes, s obrigatrio e legitimo se alcana plenamente o fim para o qual foi firmado: a segurana e o bem-estar da Coletividade. Neste sentido, o titular da Soberania - o Estado Absoluto - legtimo na medida em que garante a paz e o bem comum todos que vivem sob sua gide.

You might also like