You are on page 1of 43

Histria Contempornea 1 Guerra Mundial momento de rupturas Origens da I Guerra Mundial Quadro das relaes internacionais na viragem do sculo

o (1871 1914) = Fim do sistema de equilbrio de poder (desde Congresso de Viena)


Congresso de Viena reunio da Europa Conservadora 1815 Tratado de Viena Pretendiam um regerasso ao Antigo Regime. Restaurar as monarquias. Fraternidade entre monarcas e fora militar que preservasse o status quo Santa Aliana; Uma das ideias instauradas em Viena era o equilbrio das potncias. Correlao de foras equilibradas princpios subjacentes Santa Aliana.

Questes que originaram a 1 Guerra Factores que destabilizam a ordem internacional 1.) A ascenso da Alemanha
Unificao + Poltica de Bismarck (realpolitik) = Alemanha como grande potncia. Relaes internacionais batalha pela sobrevivncia; fonte de status; Manifestaes Surto do imperialismo (frica e sia); - Weltpolitik (poltica mundial) de Guilherme II. Ascenso da Alemanha encorajou a constituio de alianas; - encorajou a corrida ao armamento. Expanso de grupos nacionais exigindo a autodeterminao = ameaa aos imprios; manifestaes: crise balcnica (1912 1914). Assassinato do princpe herdeiro da Astria-Hungria; As decises fatais dos lderes polticos durante a crise de Julho de 1914 nos Balcs.

2.) Nova Perspectiva das relaes internacionais

3.) A constituio de Alianas 4.) Os Nacionalismos

5.) Precipitao Poltica

A primeira Guerra Mundial no foi mais do que o culminar de uma crise de longa durao do sistema europeu. Nascimento da Alemanha = Nascimento da Questo Alem
1890

A ASCENSO ALEM E A QUESTO ALEM

1862/71 Bismarck Chanceler da Prssia e artifcie da unificao; 1 Ministro da Prssia (reino mais forte da confederao germnica). Primeiro chanceler da Alemanha unificada. 1864 Guerra dos Ducados: Prssia (+ A. H.) versus Dinamarca conquista de Schleswig e Holstein.

1866 Guerra da Prssia com a Astria-Hungria. 1870/1 Guerra da Franco-Prussiana - Acabar com a hegemonia Austro-Hngara na confederao alem. - Consegue o apoio da Rssia (fronteira), da Frana e da Itlia (ganhos territoriais). - Pequenos estados que prestavam vassalagem Astria-Hungria passam a fazer parte da Prssia. Bismarck queria reconstituir a grande Alemanha e derrubar a Frana. Consegue com que mais nenhum estado faa aliana com a Frana. 1870/1 Nesta Guerra nasce a Alemanha. Napoleo III governava. 1871 Implatada a Rpublica. Perda da Alscea Lorena. Galeria dos Espelhos, Palcio de Versalhes momento humilhante para os franceses onde o Frederico coroado. Frana torna-se uma Rpublica. Questo alem Alemanha provoca medo nos seus pases vizinhos, a questo alem o medo. Bismarck que transmitir ao mundo que a Alemanha uma potncia satisfeita. A Alemanha foi um problema (questo) e criou tenses e rivalidades. 1871 Fim da Guerra franco-prussiana + Fim da unificao alem. = Nova potncia questo alem A Alscia-Lorena (Alsace-Lorraine, em francs; Elsass-Lothringen, em alemo) um territrio de populao germnica, originalmente pertencente ao Sacro Imprio RomanoGermnico, tomado por Lus XIV da Frana depois da Paz de Vestflia em 1648, mas devolvido pela Frana Alemanha recm-unificada, conforme o Tratado de Frankfurt (10 de Maio de 1871), que encerrou a Guerra Franco-Prussiana, e em seguida retomado pela Frana aps a Primeira Guerra Mundial, nos termos do Tratado de Versalhes, de 1919. Foi anexado pelo Terceiro Reich alemo em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e retomado pela Frana em 1945. A regio de Alscia-Lorena foi alvo de tenso entre as relaes germano-francesas at a dissoluo do Terceiro Reich em 1945. A anexao prussiana da regio aps a Guerra Franco-Prussiana foi um dos motivos que levaram a Frana a declarar guerra contra o Imprio Alemo em 1914. 1871 1890 Bismarck: Chanceler da Alemanha. enorme crescimento demografia, economia, educao, poder militar. Poltica externa: sistema de tratados e alianas (Sistema de Bismarck) Indicadores Habitantes maneira de medio do poder de uma nao. 1910 Alemanha 65 milhes; Frana 40 milhes. 1914 Produo de ao A Alemanha produz mais ao do que a Gr-Bretanha. A Frana e a Rssia juntas. 1914 2 maior produtora de carvo do mundo (Alemanha; a 1 era a Gr Bretanha) Alemanha Preocupao com o mundo da educao e da produo. Poder militar; Sistema educativo de topo; Disciplina das foras armadas alems; Exrcito moderno, bem apetrechado.

Alemanha satisfeita como potncia Supremacia da ordem europeia Sistemas de Bismarck -> tipo de gesto dos estados europeus em que a Alemanha a potncia dominante e controla os outros. Sistemas de Bismarck Isolamento da Frana ningum tinha alianas com a Frana; Preponderncia alem a Alemanha geria a relao com outros estados; 1872 Liga dos Trs Imperadores 1879 Aliana Dual 1882 Trplice Aliana Europa 1815 1848 Monarquias constitucionais. 1872 Liga dos Trs Imperadores Alemanha: Guilherme I A.H.: Francisco Jos Rssia: Alexandre II Rapidamente vai deixar de funcionar, A.H. e Rssia tm interesses incompatveis. 1875/76 Revoltas nacionalistas nos Balcs. Os Balcs, ou Pennsula Balcnica, o
nome histrico e geogrfico para designar a regio sudeste da Europa que engloba a Albnia, a Bsnia e Herzegovina, a Bulgria, a Grcia, a Repblica da Macednia, o Montenegro, a Srvia, o autoproclamado independente Kosovo, a poro da Turquia no continente europeu (a Trcia), bem como, algumas vezes, a Crocia, a Romnia e a Eslovnia e a ustria. 1876 a Bulgria reclama a autodeterminao. (reclamar algo que lhe pertence, reinvidicar) Perodo duro anos de ms colheitas. Regio Balcanica controlada pelo imprio Turco Constantinopla 1877 guerra entre a Rssia e a Turquia. Rssia ganha tratados e conferncias. Bulgria local estratgico circular livremente e aceder ao Mediterrneo. 1878 Paz de San Stefano (Maro) Reorganizao da regio balcnica (imposta pela Rssia): Criao da Grande Bulgria (+ incluso da Macednia) Grande autonomia para a Srvia, Montenegro e Romnia. Autonomia da Bsnia-Herzegovina. Gr-Bretanha no gosta porque os russos passariam a ter acesso ao mar. Oposio da Gr-Bretanha e ustria-Hungria. Conferncia de Berlim (Jun-Jul) Atenuao das clusulas de S. Stefano: Bulgria: perdas territoriais e de independncia; Restrio da autonomia dos povos balcnicos; Bsnia-Herzegovina: soberana otomana mas administrada pela ustriaHungria.

Nota estratgia do isolamento adoptada pela Gr-Bretanha que no entanto comea a ver os seus interesses ameaados. 1879 Aliana Dual (Alemanha e ustria-Hungria)

De modo a que esta no se una Frana. Bismarck aplica o realpolitik e contra a vontade de Guilherme I, alia-se com a AH. 1882 Trplice Aliana (Alemanha + AH + Itlia) Itlia procura de reconhecimento une-se aos mais poderosos. Quer ter afirmao e territrio. Bismarck nunca confiou nos seus aliados. 1887 Tratado de Resseguro (Alemanha + Rssia 18 de Junho) Tratado de neutralidade. Aliana secreta. 1887 Tratado do Resseguro Crise Blgara (Julho) Enfraquecimento da Alemanha na gesto das RI. o Alemanha perde credibilidade. Poltica de Bismarck falha. o 1888 Morte do Imperador Guilherme I. o Imperador Guilherme II rejeita a realpolitik. 1890 demisso de Bismarck politicamente morto Guilherme II no aceita o comportamento de Bismarck.

2.) Nova Perspectiva das Relaes Internacionais


(Congresso de Viena visava o equilbrio agora passa rivalidade). -> Surto do imperialismo em frica e na sia. -> Weltpolitik (poltica mundial) de Guilherme II. dc. 80 Surto Imperialista frica: Gr-Bretanha, Frana, Alemanha, Itlia e Blgica. sia: Rssia, Gr-Bretanha, Frana, Japo, Alemanha e EUA. As grandes potncias tinham colnias. motivos comuns + motivos particulares. Caso da frica Alemanha competir com a potncia da G.B. Itlia afirmar-se. Blgica motivao do Rei Leopoldo. Gr-Bretanha para continuarem a ser os maiores. Frana recuperar o orgulho nacional. diferentes motivaes. mtodos de aco. Conferncia de Berlim 1884-5 era preciso determinar as regras da diviso colonial, era suposto ocupar os territrios de frica. Pertenciam por direito histrico (Portugal). Ocupao efectiva (fica com o territrio quem o ocupou)

Duas teses diferentes de como seria dividida frica. Mapa cor-de-rosa Gr-Bretanha ope-se. Conferncia de Berlim Imposio do direito de ocupao efectiva. (colonial) O reconhecimento do Estao Livre do Congo. A liberdade de navegao nas bacias os rios Congo e Niger. Proibio do comrcio de escravos. Depois da Conferncia de Berlim: imperialismo militar e partilha de frica e sia. Subjacente est a clebre corrida ao armamento. Todos os pases europeus, ainda que em escala diferente vo participar neste processo. Rivalidades que se geraram. Surto imperialista diviso de territrios intensifica-se. Quando se chega 1 Guerra Mundial toda a frica est dividida foco de tenses entre os pases. Tenso agrava-se quando se d uma mudana na gesto da Alemanha. 1897 Guilherme II d a conhecer a sua Weltpolitik. Poltica mundial substituindo a realpolitik. Weltpolitik (argumentos): Expanso naval; Expanso colonial; Reforo governo autoritrio claramente longe de ser um liberal, um democrata. Regime autoritrio fortemente controlado pelo imperador. Weltpolitik: problemas agressiva propaganda interna nacionalismo germnico claramente hostil em relao aos outros povos. enorme tenso internacional. Alguns exemplos: Mobilizao dos outros estados para impedir que a Alemanha se expanda. Gr-Bretanha vai impedir todos os passos que a Alemanha procura dar no Sudoeste Asitico. EUA impede a Alemanha de ter ganhos na Venezuela e nas Filipinas. Impacto da weltpolitik nos alinhamentos internacionais.

3.) A Constituio de Alianas


ALEMANHA

Fim dos sistemas de Bismarck e procura de novos alinhamentos; Medo encoraja a constituio de alianas e a corrida ao armamento. Manter a Frana isolada; perigo de vingana francesa Alscea Lorena. 1894 Aliana militar entre a Frana e a Rssia. Frana consegue sair do seu isolamento. o cerne da aliana o acordo militar. aliana contra a Alemanha.

determinante aproximao entre a Frana e a Rssia (a nvel de transmisso de conhecimento e de economia). Vai ter enormes consequncias.

A constituio dos blocos aliados europeus. At agora a Gr-Bretanha isolamento, no se mete nas disputas entre os pequenos europeus. Esta nova conjuntura (surto imperialista) ameaava directamente a Gr-Bretanha. Interesses britnicos na ndia, frica, sia, mares A G.B. obrigada a repensar a sua estratgia.

Incio da criao de 2 blocos de alianas. 1898 Negociaes falhadas para um acordo entre a Alemanha e a G.B. G.B. procura 2 aliados. 1902 Pacto entre a GB e o Japo. impedir o expansionismo russo. Para o Japo no invadir os territrios e que impea os outros pases de o fazerem. 1904/5 sentindo-se confiantes com esta aliana, Japo declara guerra Rssia. Guerra russo-japonesa (Manchuria e Coreia). Japo ganha. 1904 Acordo de cooperao entre a GB e a Frana: Entente Cordial. aliana colonial (depois de sculos de desavenas). a GB reconhece Marrocos como sendo uma zona de influncia de Frana. Egipto Britnica. No h clusulas coloniais especficas relativas a militaria. Aproximao destes 2 estados. Nota: o isolamento diplomtico da Frana acabou. aliada da Rssia e da Gr-Bretanha. 1905 Plano Schliefen (plano militar alemo) comeam a preparar-se para a eventualidade de uma guerra. Planos de defesa e ataque. a poltica de Inglaterra assume uma posio no germnica.

I Crise de Marrocos (1905/6) Guilherme II desconfia de clasulas secretas. Quer testar at que ponto a GB defenda a Frana. 1905 Misso francesa a Fez; Gulherme II desloca-se a Tanger. 1906 Conferncia de Algeciras (sul de Espanha). Rssia e GB tentam que a Frana tente uma sada prtica para a crise (depois de Guilherme II levantar problemas em Marrocos). Na mesa das negociaes GB e Russos, alarmados pela Questo Alem decidem apoiar a Frana. Guilherme II perde domnio. Traduz-se numa vitria da Frana. A Alemanha sai completamente derrotada desta primeira disputa. 1907 Conveno anglo-russa (Afeganisto, Tibete, Prsia). Acordo colonial Acordo com os russos para resolver problemas territoriais concretos.

Permite consolidar os laos entre Frana, GB e Rssia ampla unio conclu-se em 1908.

1908 Triple Entente (GB + Rssia + Frana) Crescente isolamento da Alemanha. Crescente proximidade entre GB + Rssia + Frana. Incio determinante da corrida ao armamento. (tenso entre as naes)
Corrida ao armamento naes mobilizam os seus recursos para o armamento. Agravamento das tenses.

Crise da Bsnia-Herzegovina (1908/9) 1908 Julho Imprio Otomano: Revolta dos Jovens Turcos. Queda de Habdul Hamid, monarquia constitucional. 1908, 5 Out. a ustria-Hungria anexa a Bsnia-Herzegovina para evitar que os nacionalismos se reinvidicassem. II Crise de Marrocos Crise de Agadir (1911) 1911 o o o o o Frana: envio de tropas para Fez (Maio). A canhoneira Panther chega a Agadir (Julho). Aquilo que eram alianas pontuais, alargaram-se para eventuais problemas com a Alemanha. Acordo colonial entre a Frana e a Alemanha (Out): reconhecimento alemo do protectonado francs em Marrocos; Alemanha compensada na frica Equatorial. A partir desta crise a aliana entre Frana, Rssia e Inglaterra, destaca a unio face a Guilherme II.

4.) Os Nacionalismos e as crises Balcnicas de 1912-14


Interesses russos e austro-hngaros na rea. Pases que j se tinham tornado independentes Liga Balcnica: Srvia, Bulgria, Montenegro e Grcia. I Guerra (1912/13) Ultimato da Liga Balcnica Turquia (Out.) A Rssia no queria territrio, queria influencia. A Srvia que tinha interesses territoriais. D. Pedro (Srvia) prope ao estados que j eram independentes unirem-se contra a Turquia e livrarem-se do Imprio Otomano de todo. Derrota da Turquia. Problema: como vo ser divididas as terras? Eles no vo chegar a um acordo. 1913 (Maio): Acordo de Paz de Londres II Guerra Balcnica (1913) Luta pelos despojos. Srvios tinham apoio declarado da Rssia (estreita relao com os russos). A Srvia era a produtora dos nacionalismos na regio balcnica. Bulgria: ataca a Srvia; Grcia e Romena: apoiam a Srvia; Bulgria: derrotada. Paz de Bucareste (10 de Agosto) 2 tentativa de partilha de territrios entre os estados balcnicos.

6.) A Precipitao Poltica


1914 28/6: assassinato do arquiduque Francisco Fernando da ustria.

Aconselhado a no visitar. Regio particularmente turbulenta. Decide fazer a visita como demonstrao de fora. ustria-Hungria no vai ficar indiferente a este episdio. 4/7 AH pede apoio Alemanha. 23/7 Ultimato da AH Srvia queriam investigar Srvia acha que querem invadir. Quando isto acontece, cada um procura aliados: Svia Rssia Frana AH Alemanha Alemanha diz que apoia a AH mas tambm para tentarem chegar a um acordo; Rssia aconselha a Srvia a tentar negociar; A Srvia diz que aceita, mas no entanto a investigao tinha de ser levada cabo por um cdigo nacional.

28/7: AH declara guerra Srvia. 29/7 - Rssia: anuncia a mobilizao geral factor inesperado os alemes no contavam com isto. 1/8 Alemanha declara guerra Rssia. Frana (aliada da Rssia) declara a mobilizao geral. 2/8 Alemanha ocupa Luxemburgo e envia um ultimato Blgica. a partir deste momento a Inglaterra vai entrar na guerra. 3/8 Alemanha invade a Blgica e declara guerra Frana. 4/8 GB declara guerra Alemanha. 5/8 AH declara guerra Rssia. 10/8 Frana declara guerra AH. 12/8 GB declara guerra AH. I GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Guerra previsvel mas inesperada. Novo conceito de guerra nova escala + grau de esforo exigido. Guerra total. Impacto da Guerra: fim de uma poca. Fim da hegemonia europeia; Crise do sistema colonial; Emergncia de novos tipos de organizao estatal: Bolchevismo, Fascismo italiano Ideias 1.) Corolrio de uma srie de crises que assolaram a Europa na viragem do sculo. 2.) Em Agosto de 1914 todos pensavam que a guerra iria ser curta.

3.) Os beligerantes: campos em confronto. Agosto de 1914 Imprios Centrais: Alemanha e Imprio Austro-Hngaro. Entente ou Aliados: Srvia, Rssia, Frana e Gr-Bretanha. Portugal entra na guerra querendo afirmar-se. Quando a AH invade a Bsnia-Herzegovina a Itlia esperava terrenos; no entanto, no ganharam nada. Os italianos entram na guerra (1915), aderem entente, acorde de Londres, onde mais uma vez lhes so prometidas reinvidicaes territoriais. Factor importante para perceber o sucesso do fascismo em Itlia.

Progressivo alargamento no mbito da guerra. 1918 mais de 30 pases envolvidos na guerra. Imprios Centrais: Turquia (Nov. 1914) Bulgria (Out. 1915) Aliados Japo (Agosto de 1914) Itlia (Maio de 1915) Portugal (Maro de 1916) Romnia (Agosto de 1916) EUA (Abril de 1917): potncia associada entram na guerra mas no como membros da aliana. Mundializao da guerra. Fases da Guerra (Guerra longa) 1 - at Dezembro de 1914 Guerra de movimentos. 2 - a guerra de posies ou guerra das trincheiras (1915 -1917). 3 - a ofensiva final (1918). 1917 ano terrvel. Transformaes polticas na Rssia; Interveno dos EUA.

REVOLUO RUSSA Fim URSS: a Grande Revoluo Socialista de Outubro de 1917 podia tornar-se um objecto histrico normal. Novas fontes = novas pesquisas interpretativas. Correntes/Escolas de interpretao da Rev. de Outubro 1.) Escola Marxista/Sovitica Dominante na URSS at 1991. nfase na liderana de Lenine conduo das massas numa genuna revoluo popular contra um regime corrupto e burgus. Celebrao do triunfo da revoluo Bolcheviques fundamentais no enquadramento dos protestos operrios; Continuidade entre a Rev. de 1905 e de 1917. Revoluo de Outubro Cumprimento das aspiraes das massas; Culminar (lgico, previsvel, inevitvel) de um itinerrio libertador empreendido pelas massas, conscientemente alinhados sob a bandeira do bolchevismo = legitimao do regime sovitico. Culminar do sentido da Histria (Marx)

Crticas justificao da revoluo e celebrao do triunfo do comunismo. Defensores desta tese: Lenine, Leon Trotsky, John Reed 2.) Escola Liberal Des-ideologizao da histria da Revoluo (historiografia conflitual); Interpretao da histria a partir de cima: nfase no papel central das grandes figuras/personagens (Nicolau II, Kerensky, Lenine, Trotsky). Massas: irracionais, passivas e anrquicas nas suas reivindicaes e aces: sucesso dos bolcheviques na sua manipulao. O fracassado e impopularidade do esforo de guerra, a violncia dos camponeses e exigncias irrealistas dos trabalhadores criaram uma situao que o Governo democrtico provisrio no conseguiu gerir. Revoluo de Outubro = golpe de estado clssico Putch imposto pela violncia a uma sociedade passiva; Os bolcheviques escndem os seus verdadeiros propsitos (Richard Pipes); No foi uma revoluo popular nem democrata; Conspirao de fanticos disciplinados e cnicos. Revoluo: acidente que desviu do seu curso natural a Rssia. Colapso da URSS: confirmao das suas teses. Tese que permite a catarse da sociedade russa = ruptura simblica com o passado; povo russo como vtima inocente. Crticas Interpretao fortemente influenciada pela Guerra Fria. Demonizao dos bolcheviques. Autores Orlando Figes, Richard Pipes.

3.) Escola Revisionista Dcada de 1970: crticas s 2 correntes. A anlise da Rev, puramente baseada nos seus principais actores limitada. Reconhecimento da importncia do papel do cidado comum na criao da natureza revolucionrio da sociedade russa em 1917. o Leitura da histria a partir de baixo. o Importncia das diferenas regionais, da diversidade da classe operria e o papel dos camponeses. Ao contrrio dos liberais, afirmam ter existido um apoio popular aos bolcheviques. Importncia de Lenine na defesa do curso da Revoluo. Importncia do partido bolchevique como porta-voz das reivindicaes populares. Revoluo de Outubro - convergncia de dois movimentos: Uma tomada do poder (pelo partido bolchevique distingue-se de todos os outros actores da Rev.; prepara minuciosamente a insurreio). Uma vasta revoluo social e autnoma com diversas manifestaes. o Rebelio camponesa: grande vaga de fundo; culminar de uma longa histria de revoltas iniciada em 1902. o Decomposio do exrcito: 10 milhes de camponeses-soldados. o Reforo do movimento operrio: minoria politicamente actuante. o Emancipao das nacionalidades: exigncia de autonomia e indepedncia. = movimentos com dinmicas prprias que contribuem para a destruio das instituies nacionais.

10

Autores: Robert Service, Steven Smith, Harold Shukman, Werth.

Out. 1917 Convergncia de golpe de Estado Poltico + revoluo social Durante um breve mas decisivo momento a aco dos bolcheviques (minoria poltica que benefcia do vazio institucional) vai no sentido das aspiraes da maioria Rssia na viragem do sculo; Impacto da I Guerra Mundial oportunigdade para a emancipao de massas. A Revoluo Russa de 1917 no quadro da sociedade czarista e da I Guerra Mundial Rssia na viragem do sculo Imenso imprio 22 milhes de km2; mais de 170 milhes de habitantes. Estrutura demogrfica o Irregular distribuio espacial; o Estrutura social: enormes desigualdades. Sociedade: forte peso do campesinato (80%) e ausncia de classe mdia. Economia o Agricultura: estrutura de produo e propriedade inadequada modernizao; o Indstria: tmida industrializao quando foi feita a aliana com os franceses. Regime poltico o Autocracia (Deus dava legitimidade ao czar) o Tentativas de modernizao do sistema violentamente reprimidas (ex.1905) 1 ensaio do roubo do czarismo. A partir deste momento o czar obrigado a criar um parlamento. Rssia, 1917: Principais Correntes Polticas

Liberais Reformadores (monarquia constitucional) Partidrios de um regime parlamentar de tipo ocidental (monarquia constitucional) Principal partido: Constitucional-Democrata. Socialistas Revolucionrios Organizados como partido desde 1902. Movimento revolucionrio tipicamente russo. Partidrios do colectivismo agrrio e hostis industrializao. 2 tendncias: o 1 Grupo socialista prximo dos liberais (Kerensky) o 2 Grupo de direita (Tchernov) Social-Democratas ou Marxistas 1898: fundam o Partido Social-Democrata dos trabalhadores russos. Seguem as ideias de Marx: apoiam-se no proletariado urbano e industrial. 1903: o partido dando origem a 2 partidos: Bolcheviques Mencheviques

Mencheviques - Grupo minoritrio dirigido por Martov e Piekhanov; - Partido: organizao aberta a todos os que reclamassem do socialismo, defendem o desenvolvimento das suas bases democrticas, admitem o pluralismo no interior do partido.

11

Partidrios da revoluo gradual, admitem-se unir-se aos liberais/burgueses o momento oportuno para a revoluo. A Rssia devia continuar na guerra (patriotismo, defesa das novas instituies).

Bolcheviques - Grupo maioritrio dirigido por Lenine. - Defendem 1 partido fortemente estruturado, organismo fechado, restrito, constitudo por n reduzido de pessoas treinadas para conduzir a aco revolucionria. - Partido Classe operria Revoluo Ditadura do Proletariado. - Revoluo imediata, rpida, de um s golpe. - Exigem a paz imediata.

O Fim da Guerra
A conferncia do Pans e o Tratado de Versalhes

1.) O balano da Guerra Elevado n de mortos. (EUA no tinha obrigaes com a aliana o pas com menos nmero de mortos). Elevada destruio destruio de vias de comunicao, terrenos agrcolas Problemas econmico-financeiros. Impacto psicolgico marcar a gerao que a viveu e a seguinte. Frana: 200 000 casas destrudas; 3000 hectares inutilizveis; Minas inundadas. Gr-Bretanha: perdas na frota naval; Desgaste das suas indstrias. Problemas econmico-financeiros no fim da Guerra todos os estados esto amplamente endividados. Grande inflao a partir de 16 e 17. Todos os estados se deparam com efectivas dificuldades. Total da produo agrcola desceu cerca de 30%.

Agora preciso ganhar a paz (Clemenceau, 11 de Novembro de 1918)


Traumas e ressentimentos vo estar patentes ao longo de todo o processo. 2.)A Caminho da Paz Propostas de paz Bento XV Papel dos EUA na Grande Guerra 14 pontos de Wilson (8/01/1918) condenao dos tratados secretos = diplomacia aberta; liberdade dos mares; liberdade de comrcio; reduo dos armamentos = desarmamento internacional; reajustamento das colnias/das pretenses coloniais; evacuao da Rssia, Blgica, Frana (Alscea-Lorena) e rectificao das fronteiras italianas (6-9); independncia das naes do ex-Imprio ustro-Hngaro; soluo do problema balcnico; livre passagem pelo estreito dos Dardanolos (?) uma Polnia independente (13) criao de uma Sociedade Geral das Naes; 14 pontos de Wilson

12

Sistema de segurana colectiva; Democracia; Autodeterminao e liberdade. Mltiplos problemas de aplicao. Posio dos beligerantes: Alemanha Foras Armadas Aliadas (General Foch mal em relao aos 14 pontos) Inglaterra preciso equilibrar as foras da europa Frana

3.)A Conferncia de Paris (18 Jan 28 Jun 1919) o Quem participa s os vencedores; pas excludo a Rssia revoltada com o clube dos capitalistas; excluso dos derrotados. o Protagonistas - Wilson (EUA): A estrela da conferncia (Kissinger) - Clemenceau (Frana) - Lloyd George (Reino Unido) - Orlando (Itlia) - (Japo) o Questes a solucionar - Termos da paz - Novo mapa da Europa - Sistema de segurana colectiva o Negociaes - 6 meses + 1500 sesses - grupos de trabalho Conselho Supremo (Frana + GB + EUA + Itlia) Conselho dos Cinco (4 + Japo) Conselho dos Dez (Chefes de Estado + MNE dos 5) Comisses tcnicas: reparaes, desarmamento, portos, minorias o Dificuldade nas negociaes - Problemas formais - Divergncias entre os vencedores (Frana/GB/Itlia/Japo) o 5 de Maio de 1919: o tratado enviado aos alemes. o 28 de Junho de 1919: assinatura do Tratado de Versalhes. Frana questo das fronteiras, esmagar o poder alemo e redefinir as suas fronteiras. Estado tampo de forma a evitar outros ataques alemes. Negociaes extremamente complicadas. Britnicos subestimam as preocupaes de segurana dos franceses. Franceses vo exigir um tratado sobre a preservao das suas fronteiras. Ingleses evitar a hegemonia francesa no continente europeu; - evitar o avano do Bolchevismo - o desaparecimento da Alemanha como potncia iria facilitar isto. Ingleses debatem-se para que a Alemanha se recupere mega estado tampo impede a passagem de problemas Japo e EUA (tenses) - ameaam boicotar, desencadear uma nova guerra no pacfico. Tratado de Versalhes assinado nas Galerias dos Espelhos do Palcio de Versalhes O Tratado de Versalhes 440 clusulas dividem-se em 3 tipos de clusulas 28 de Junho de 1919 Clusulas territoriais uma nova geografia europeia. o Alemanha perde: 15,5% do seu territrio; 10% da sua populao e fica dividida.

13

o o

Ocidente - Alscea Lorena (cedida Frana) - Eupen e Malmdy (cedidas Blgica) - Sarre (dependente da SDN por 15 anos; referendo em 1935) Leste - Posnnia e parte da Prssia oriental (cedidas Polnia) - Dantzig (cidade livre administrada por um funcionrio da SDN) O destino de algumas regies fica dependente da realizao de plebiscitos (votaes) Slesvig Plebiscito em Fev./Maro de 1920; Diviso entre a Dinamarca e Alemanha. Sul da Prssia Oriental Plebiscito em Julho de 1920; Diviso entre a Polnia e Alemanha (Allenstein 97% votam pela AL.) Alta Salsia Plebiscito em 20 de Maro de 1921 vitria alemo Ocupao polaca Interveno aliada diviso do territrio Sarre (1935)

Novo sistema de segurana colectiva Os Anos de Ouro da SDN (anlise dos sucessos e insucessos na dcada de 1920/1930) Relaes internacionais anos 1920 1930 o Importncia o Fases (2 perodos) 1919 1933 1933 1939 Medo colectivo dos horrores da guerra. Ter em conta o trauma da guerra, o peso da guerra nestas geraes factor determinante na tomada de decises polticas neste perodo. Aces tendo em vista prevenir a guerra. Sub-fases: 1919 1925: fase de adaptao paz, guerra fria franco-alem. 1925 1929: sob o impacto da crise. Anos de ouro; SDN colocado no centro das polticas externas dos pases. 1929 1933: fim da segurana colectiva e dos anos de ouro da SDN. o Fase de 1933 1939: A caminho da guerra: as ofensivas totalitrias.

A sociedade das Naes e a Cooperao Internacional (1919-1933)


Sucessos (anos 20) o Na resoluo de algumas disputas territoriais: Retirada das tropas jugoslavas da Albnia (1921); Finlndia versus Sucia: Ilhas Aland (soberania finlandesa, 1921); Alemanha versus Polnia Alta Silsia (diviso, 1921); GB versus Turquia: Campos petrolferos de Mosul (Iraque, 1922) Regio balcnica Grcia e Bulgria Fomento da cooperao internacional (Aristide Briand Prmio Nobel da Paz; Ministro dos Negcios estrangeiros franceses) Limitao dos armamentos navais (GB, Japo, Frana, EUA e Itlia) Conferncia Naval de Washington (GB, Japo, Franca e EUA 1922)

o o

14

o o

Conferncia Naval de Londres (1930 junta-se a Itlia) O pacto Briand-Kellog e a renuncia guerra (27/08/1928) enquanto instrumento poltico. Resolver os conflitos por vias pacficas.

Problemas Fracasso na resoluo das disputas territoriais. Anexao de Vilnius pela Polnia (1922) Ocupao de Corfu pela Itlia (1923) Guerra da Chaco-Bolvia versus Paraguai (1932-1935) Fracasso do Protocolo de Genebra (2/10/1924) Objectivo: aumentar as possibilidades de arbitragem da SDN. Frana defende que haja uma fora militar da SDN. GB recusa sanes econmicas bastam para resolver o problema. Fracassam tambm as possibilidades de ampliar a identidade da SDN. A reduo dos armamentos terrestres Fracasso da Conferncia de Desarmamento (Fev. 1932 Out. 1933) Desacordo quanto definio das categorias do material de guerra Intransigncia francesa e exigncias alems (Hitler) = suspenso da conferncia 1933: reabertura dos trabalhos e retirada da Alemanha da SDN. O Problema alemo na dcada de 1920

A crise poltica o 1918, Nov: Rpublica de Weimar (democracia) nasce associada vergonha da derrota, assinou o vergonhoso tratado de Versalhes. A situao em termos internos era frgil. Falta de credibilidade interna. Fragilidade do novo regime. o 1919, Jan: tentativa revolucionria do Mov. Spartacus, violentamente reprimida. o 1919, Ago: constituio da Rpublica de Weimar (demo-liberal) instabilidade poltica. o O problema territorial Versalhes impe novas fronteiras Alemanha. Porm os alemes nunca reconheceram essas novas fronteiras. o O problema financeiro e as reparaes de guerra (aps o Tratado a Alemanha tinha de pagar 132 bilies de marcos-ouro). A crise financeira e a grande inflao. Pesadssimos emprstimos que a Alemanha tinha contrado para a Guerra. Queda do valor da moeda. Conf. de Londres (1921): 132 bilies de marcos-ouro. Posies face s reparaes: Frana m Inglaterra no quer a hegemonia francesa, por isso, mais pacfica Alemanha incapaz de pagar e explora a discrepncia. Pedem que seja adiada. Poincar e a ocupao do Ruhr (Janeiro 1923 1925). Ingleses pedem aos franceses que sejam mais queridos, primeiro-ministro no o vai fazer. Poincar ocupa a indstria do Ruhr (empresas e grandes minas) e vai buscar os seus recursos. A GB recusa-se a apoiar a Frana. Os alemes pagam aos trabalhadores para deixarem de produzir. Resistncia pacfica. Os alemes percebem que se resistirem a pagar vo ter problemas. Por isso mais vale estarem do lado de franceses. Morte poltica de Poincar. Herriot, e a nova atitude francesa vai ter outra poltica em relao aos alemes. Nova estratgia desencadeada por Stressemann a nova atitude alem: Stresemann (dirios) A melhor maneira de rever o Tratado de Versalhes cooperando, aproximando-se dos pases vencedores. Atitude de concializao vai dar rapidamente os seus frutos. Reviso da questo das reparaes alems.

15

O plano Dawes (1924) o Charles Dawes + Owen Young o Recomendao de reorganizao do Reichbank (Banco alemo) o Reparaes: pagamentos anuais (suaves) o Concesso Alemanha de um emprstimo de 800 milhes de marcos-ouro para que revitalizem a sua economia 1929 Plano Yang h uma reformulao da dvida alem. No contexto da grande depresso. Receberam muito mais do que pagaram nas reparaes. Tratado de Locarno (Out. 1925): Frana, Blgica, Alemanha, GB e Itlia. Alemanha aceita as determinaes do Tratado de Versalhes relativamente s suas fronteiras ocidentais. Aceitam desmitilarizar a regio da Rennia. Em troca, determinam o fim da ocupao da cidade de Polnia e o fim da inspeco/fiscalizao aliada ao poder militar da Alemanha. neste contexto que a Alemanha entra na SDN. Este acordo questiona o prprio Tratado de Versalhes.

Anos de Ouro o Admisso da Alemanha na SDN (10.09.1926) (Frana comea a procurar aliados) o Pacto Briand-Kellog (27.08.1928)

A Grande Depresso e as suas consequncias Impacto da crise de 1929 o Impacto poltico e reduo da cooperao internacional a crise vai-se propagar por todo o mundo. Crise econmica com alguns conflitos polticos. o 2 Guerra Mundial comeou com o Japo A Crise da Manchria (China desde 1904 Guerra Rssia e Japo) (Setembro 1931) o Impacto da crise no Japo acusa os ocidentais de a culpa ser deles. o Crescimento das faces militaristas o Ocupao da Manchria pretexto: uma sabotagem na linha do caminho de ferro vo defender os seus interesses. Ambos pertenciam SDN sonda de posies para ver o apoio China ou ao Japo. o Posies face invaso: China, GB, EUA, SDN. - a Inglaterra no fica do lado da China. A SDN adia o problema, discutir o caso. A comisso descobre que quem sabotou os caminhos de ferro foram os prprios Japoneses. SDN diz ao Japo para se retirar (Manchria), mas o Japo retira-se da SDN. o Japo: abandono da SDN (1933) A Ascenso de Hitler ao poder (1933) o A crise passos finais para que os nazis ascendam ao poder alemo. O que se passa a partir de 1932/33 em termos de relaes internacionais. Noes: 1.) Ter sempre em conta a questo do trauma da guerra. Polticos empenham-se a limites para que uma guerra no volte a acontecer. 2.) Sobretudo nos primeiros momentos (1933 e 1934), Hitler d um passo em frente (agresso) mas recua. 1 Tentar a reaco dos outros; 2 rearmamento camuflado e depois informado ao mundo.

Agravamento das Tenses Internacionais (texto 13) A impotncia da SDN e a ecloso da II Guerra Mundial (1933 1939) 1.) O Impacto de Hitler Jan 1933 Hitler, chanceler da Alemanha. Prudncia inicial. Conferncia internacional de desarmamento 1932. Desarmamento SDN Frana apresenta um projecto de constituio de uma fora universal que dispusesse de armamento de pesados e

16

arbitragem obrigatria em vez das sanes econmicas. O objectivo da SDN proceder ao darmamento global. 3 posio: EUA abolio de quase todas as armas ofensivas e o restante tipo deveria ser reduzido para 1/3. 4 GB props um plano de 200 000 homens n de efectivos militares das principais potncias da Europa. Reduo das Foras Armadas dos estados europeus. Aplicava-se Frana, Itlia e Polnia. Cada um avana com a sua proposta sem concializao. A conferncia vai-se arrastando, sendo inconclusiva. Entretanto, os Nazis chegaram ao poder na Alemanha: Os nazis so intrasigentes. Ou todos os estados se desarmam ou a Alemanha comea a rearmar-se. SDN no cede perante a exigncia. Out. 1933 a Alemanha abandona a SDN e a Conf. Mundial de Desarmamento. 26 de Janeiro de 1934 Para tranqulizar os pases europeus, Hitler assina um pacto de no agresso germano-polaco. Mecanismos da diplomacia. SDN deixa de fazer interveno efectivaPolnia era aliada da Frana, desde os anos 20. Nasceu na 1 Guerra Mundial da Rssia e do Imprio Alemo. Polnia tinha medo de ataque de leste da Rssia e no estava segura em relao Alemanha. Regies habitadas por alemes. Polnia razes: proteco face Rssia e Alemanha. Intenes de Hitler? - Evitar um estreitamento entre a Frana e a Polnia e trazer a Polnia para a sua zona de influncia. - GB interpreta bem as intees de Hitler, que Hitler um pacifista - aproximao europa poltica externa, alinhada com a SDN (pensamento britnico) - Porm no h nada definido em relao as fronteiras - Frana desconfia comea a pensar na possibilidade de uma guerra. o Estreitar lanos com pases de Leste; o Comeam a dar ateno ao armamento. 25 de Julho de 1934 Assassinato de Dolifus (primeiro-ministro; no era democrata, mas temia muito o poder Nazi). Regime austraco era um regime autoritrio. Dolifus ilegaliza o nazismo na ustria; conduz ao seu atentado em que assassinado. O primeiro a reagir Mussolini. Na tentativa de evitar qualquer avano das foras nazis. Une-se aos franceses, no admitindo a perda da independncia da ustria (Medo de que os alemes avanassem para ustria). Anti-nazismo na Europa. Hitler ainda no tinha chegado ao poder. Hitler obrigado a adiar o pano de anexar a ustria. Vai ter que ser mais subtil. A posio interna de Hitler consolida-se est seguro, pode tomar outro tipo de decises e vai tom-las e afirmar-se. Set. 1934 a URSS admitida na SDN. Bazar de Estaline neste momento torna-se o parceiro que todos querem ter. Os outros pases pensam que a Rssia uma grande potncia. Jan. 1935 Devoluo do Sarre Alemanha enorme trunfo para a Alemanha nazi. 16 de Maro de 1935 Hitler restabelece o servio militar obrigatrio. A Alemanha est a rearmar anncio ao mundo. As clasulas do Tratado de Versalhes desmoronaram-se.

17

Foras Armadas dispunham de 400 000 efectivos, implementados programas de expanso da marinha e da fora area. Alemanha ignorou Tratado de Versalhes. 11 14 Abril de 1935 Conferncia de Stresa (Itlia) (Itlia + GB + Frana) - Mussolini foi um dos principais promotores uma frente antigermnica; - Condenam a atitude alem, o rearmamento; - Reafirmam a independncia da ustria, a atitude alem condenvel; - femera aliana anti-germnica. Maio de 1935 Hitler faz um novo discurso, a Alemanha no tem intenes expansionistas, os pases podem estar tranquilos. GB cai. Frana, cptica, prepara-se efectivamente. 2 de Maio de 1935 Acordo franco-sovitico (pacto de auxlio) (GB anti bolchevista) 16 de Maio de 1935 Acordo entre a Rssia e a Checoslovquia (que j era aliada da Frana) Junho 1935 Acordo naval anglo-alemo. A prpria Inglaterra nega o Tratado de Versalhes os alemes agora podem ter uma frota de guerra, podem ter submarinos. 2.) O Colapso da SDN Out. 1935 Invaso da Abissnia (Guerra da Etipia 3/10/1935 5/5/1936) - Invaso pela Itlia; - Acto de agresso no provocado; - Ambos membros da SDN; - SDN no podia ficar indiferente; - SDN coloca sanes econmicas. - Mussolini fica irritado. Afastamento da GB e Frana. Em termos prticos provocou a embirrao da parte de Mussolini. - A partir deste episdio ficou patente a capacidade de interveno da SDN completamente nula. 7/03/1936 As tropas alems entram na Rennia. O Governo francs protesta mas no toma nenhuma medida prtica porque no sabe se os Ingleses os vo ajudar no caso dos alemes atacarem. O governo ingls acha natural a Alemanha ocupar a Rennia. A Polnia e a Unio Sovitica manifestam solidariedade em relao Frana alianas a serem criadas. Prestgio de Hitler cresce. Estratgia privilegiada para atacar a Frana. Julho de 1936 Guerra Civil de Espanha (at Abril de 1939) sinnimo da tenso das relaes internacionais. 17/07/1936 levantamento em Melilia de Ceuta. 26/01/1939 conquista de Barcelona 28/03/1939 conquista de Madrid 1/04/1939 Fim da Guerra. Hitler testa nova estratgia bombardear primeiro e depois avanar por terra. Hitler fornece os avies. Frana e GB mandam observadores para a Guerra Civil. Apoio claro da Unio Sovitica. Apoio claro de jovens americanos etc contra o avano de foras nacionais. Voluntariam-se para combater; transcendeu as fronteiras de Espanha. Transformou-se numa guerra internacional, ensaio do que acontecer na 2 Guerra Mundial. Deixa patente o estado anrquico e tenso das foras internacionais. Julho de 1936 Ano de vitrias para Hitler.

18

- A ustria aceita que a Alemanha supervisione a sua poltica externa (Anexao total) Medo de serem invadidos e pela constante presso alem (todos tinham percebido que a Alemanha queria invadir a ustria, era uma questo de tempo). - Ocorrem os jogos olmpicos. Alemes com muitas medalhas (teoria da raa ariana). Nov. 1936 Eixo Berlim Roma - acordo de cooperao poltica, militar, diplomtica. - Pacto Anti-Komintern (Alemanha Japo) aproximao entre 2 estados. O que os unia era o desejo comum de travar o comunismo escala mundial. - Crescente poder da Alemanha nazi. - A economia alem j estava praticamente recuperada. - Rearmamento ritmo muito rpido. - Popularidade de Hitler tinha atingido o seu mximo sucessos de 1936. Julho de 1937 Guerra entre a China e o Japo (zona de influncia japonesa no pacfico) - A SDN no tem aco; a sua capacidade de interveno nula. - A Guerra j comeou efectivamente no pacfico. Qual a estratgia da GB neste perodo (1936 37)? 1) Estado tumultuoso dos relacionamentos internacionais; 2) Guerra pacfico. 3) Guerra civil de Espanha. 4) Chamberlain e a sua poltca de apaziguamento prope-se a meter ordem nas rel. internacionais de maneira a atingir a paz. Maio 1937 Chamberlain, primeiro-ministro britnico. - Hitler faz-lhe a vida negra; - Poltica de apaziguamento. Ter em conta para a poltica de apaziguamento evitar a guerra e manter a paz: 1) O horror da Guerra horror generalizado a uma 2 Guerra Mundial; 2) Existia nomeadamente na opinio pblica britnica que o Tratado de Versalhes fora demasiado duro para a Alemanha; 3) Tinham-se depositado grandes esperanas na SDN e esta verificava-se irrelevante; 4) A opinio pblica britnica manifestava-se constantemente contra o rearmamento britnico; 5) Aliado Frana (fragilidade) nico aliado firme da GB era dficil (Tinha Hitler s portas) crescente presso nazi na Frana. 6) O prprio estado das Foras Armadas britnicas extremamente debilitadas Chamberlain ao actuar parte do princpio que era necessrio ceder a algumas pretenses de Hitler para manter a paz. Hitler fica desconfiado, pensa que a GB se quer intrometer nos seus planos militares. Rene-se e comeam a preparar estratgias com que iriam comear a guerra. Em 1938, Hitler assume a pasta da guerra. Nomeia Ribbentrop ministrio negcios estrangeiros. Reestrutura o ministrio da economia para a guerra. Avanam sobre a ustria. 12 Maro 1938 anexao da ustria Alemanha (Anschluss) - Surge com um pretexto recusa do 1 ministro de deixar 2 nazis governarem. - Partido nazi tinha crescido enormemente na ustria. 12 Set. 1938 Discurso de Hitler preconizando a anexao dos Sudetas ao Reich. Sudetas- propaganda nazi desta regio, conquista de opinio pblica. Checoslovquia era apetecvel corao da Europa posio estratgica para um desencadeamento de uma guerra. A Checoslovquia estava bem posicionada.

19

Checoslovquia tinha aliana com a Frana e com a Rssia Frana estava consciente das suas debilidades em termos militares (no estava preparada para a guerra com a Alemanha) muito mais preocupados em manter a paz do que entrar em Guerra com Alemanha. Posio diferente a de Lenine. Os russos querem ajudar a Checoslovquia. Poltica externa claramente anti-nazi. As condies geogrficas (Polnia e Romnia tinham de atravessar) Romnia era claramente anti-bolchevique e as condies tcnicas no eram favorveis. Interveno do exrcito russo era muito arriscada. GB poltica de apaziguamento, no tinha aliana com a Checoslovquia, tambm no se vai envolver. Chamberlain tenta resolver pela paz. 15 Set. 1938 Encontro de Chamberlain com Hitler. Acordo sobre que medida tomar. Nem a Frana, nem a GB querem guerra. Russos querem ajudar mas no podem. 22 Set. 1938 Encontro de Chamberlain com Hitler. Novas exigncias de Hitler anexao imediata (sem fase de adaptao) 29-30 Set. 1938 Encontro de Munique (Al + GB + Frana + Itlia) - Decide-se o destino da Checoslovquia e dos Sudetas - Os prprios nem sequer esto presentes - Frana e GB cedem a todas as exigncias alems, anexao da regio dos Sudetas ao Reich - Chamberlain acredita que aqui ficou celada a paz - Deladie (francs) guerra inevitvel - Acordo insignificante para Hitler. 15 de Maro 1939 Invaso da Checoslovquia convidado a reestabelecer a ordem na Checoslovquia. Chamberlain publicamente condena a Alemanha Adeus poltica do apaziguamento. 21 Maro 1939 Hitler exige a reanexao da cidade livre de Danzing (Polnia) Frana e GB decidem apoiar a Polnia travar o avano da Alemanha nazi. Neste momento todos perceberam que a guerra era uma questo de dias. 31 Maro 1939 GB e Frana prometem ajuda Polnia no caso de ameaa sua independncia. 7 de Abril 1939 A Itlia invade a Albnia. Escalada clara sobre a Checoslovquia. Prximo passo Polnia. Itlia Albnia. A GB e a Frana oferecem o seu apoio Grcia, Turquia e a Romnia (mapas). Face s foras de Mussolini (Itlia fascista). Rede, potencial aliana de unio contra a Alemanha e a Itlia. Forte debate no parlamento britnico sobre a posio da GB em relao Unio Sovitica. Churchill defende uma aproximao com Estaline. A segurana da Europa est em causa. Favorvel ao acordo com a Unio Sovitica (US). Conversaes com Estaline e com Molotov (ministro dos negcios estrangeiros) o acordo fracassa. A unio sovitica percebe que a nica maneira de no se aniquilar era aliar-se Alemanha. Meados Abril 1939 Incio de conversaes entre a URSS e as potncias ocidentais. 22 Maio de 1939 Pacto de Ao (aliana reforada) aliana poltica e militar de 10 anos entre Itlia e Alemanha. 23 Agosto 1939 Pacto de no-agresso entre a Alemanha e a URSS (Ribentropp + Molotov)

20

Pacto fachada para ganhar tempo. Hitler queria ganhar tempo. Estaline queria ganhar tempo para organizar o exrcito. Os russos sabiam que mais cedo ou mais tarde tinham a guerra porta. 1 Set. 1939 Invaso da Polnia 3 Set. 1939 A Frana e a GB declaram guerra Alemanha.

Dcadas de 1920 1930 Retirada da democracia emergncias de regimes alternativos esses regimes tambm diferem entre si, nos seus contedos, base ideolgica, etc. Regimes que nasceram na conjuntura do ps-guerra. (longe de ser um tema consensual) desenvolvimento de propostas de rotular os regimes. 3 Tipos de regimes: 1.) Democracias 2.) Autoritrio 3.) Totalitarismos Todos conceitos no estticos. 1.) Democracia conceito de 1914 diferente do de agora. diviso dos poderes, conceito de igualdade, liberdade. o O povo que manda o Universalidade e /ou igualdade recusa de todas as discriminaes o Sufrgio universal e universalizao da participao poltica o Soberania popular; as massas so soberanas. o Direito a um governo representativo livremente escolhido por essas massas. o Alargamento das liberdades pblicas e individuais para todos os cidados. o Perante a lei todos so iguais. Igualdade civil, social, judicial o esta a proposta poltica que tinha evoludo, esse regime revela-se inadequado s realidades que enfrentavam. 2.) Autoritrio as ditaduras existem desde a antiguidade, porm estes regimes so especficos do sc. XX o So regimes de elite. Elites dominantes (manter-se no poder e perpetuar o seu poder) o Ascendem ou tomam poder conforme os casos, vo restringir os seus adversrios, controlar a imprensa, a populao em geral. o objectivo manter o seu poder e a sua riqueza. o A tradio uma marca fundamental o A existncia de centros de poder rivais (como sindicatos ou partidos polticos) muitas vezes permitida, embora seja fortemente controlada. o Regimes conservadores manter ou restaurar as tradies nacionais. Manter o status quo. o Os estados autoritrios conformam-se com um estado mnimo.

21

3.) Totalitrio ao extremo o Terror o Partido nico papel central, estrutural o Expansionismo o Completo controlo da imprensa e dos sindicatos o Lder carismtico o Anti-tradio aposta na modernidade o Contra o total das vidas das pessoas interferem nas vidas das pessoas, at nos tempos livres vida privada. o O papel das massas e a relao entre os ditadores e essas massas. o Com a 1 GM as massas emergem como actor poltico. Lderes polticos tm de aprender como lidar e gerir as massas. Participao das massas na vida pblica; reivindicaes de participao poltica. o Ominipresena do Estado ideia de que o indivduo est ao servio do Estado. o Imposio de uma ideologia fundadora. o Uso da fora e da violncia. o Lder carismtico pea central do regime. o Aco por etapas patenta na forma como os regimes se implatam pressupem uma rotura com as estruturas existentes. Por isso, so implementados por etapas (mais longas/breves consoante as conjunturas em que ocorrem). o Compromissos com as elites dominantes (ou se convertem ao regime ou so eliminadas). Crise da democracia um dos aspectos centrais a ter em conta. A democracia foi a vencedora da 1GM. Quando chegmos a 2GM o n de pases onde a democracia consegue sobreviver muito reduzido. 1919 1 experincia desta tendncia de vaga de ditaduras com a Polnia Europa, 1920 apensas 2 pases no so democrticos (Rssia e Hungria) em todos os restantes 26 Estados europeus existem parlamentos, leque de partidos polticos, n de garantias dos direitos individuais, sufrgio universal. 1938 16 ditaduras na Europa. Portugal, Espanha, Itlia, Alemanha, ustria, Hungria, Jugoslvia, Grcia, Bulgria, Polnia, Rssia, Turquia, 3 Estados Blticos (Estnia, Litunia, Letnia) 12 mantinham regimes democrticos. 7 vo deixar de s-lo entre 38-40. 1940 nem meia-dzia de democracias que atravessam dificuldades. Restrio do espao demogrfico tem de ser entendida no conceito da guerra e do ps-guerra (crise democracia) Europa despedaada, desorganizada em termos econmico-financeiros. Surgimento de novos estados. Tratados de paz mudaram drasticamente o mapa da Europa antigos imprios (maioritariamente autocrticos) so desmembrados possibilitando a existncia de novos estados (adaptam regimes democrticos) triunfo dos estados liberais na guerra

22

Nesses novos estados: Regimes autocrticos so substitudos por monarquias constitucionais/rpublicas democrticas (Democracia foi imposta) Gravssimas tenses sociais que percorrem o mundo do ps-guerra tratados de paz (revoltados e decepcionados com os tratados) A Democracia triunfa no fim da 1 GM mas as novas realidades do ps-guerra, os diferentes contextos nacionais, vo revelar as fragilidades dessa nova realidade democrtica. Causas internas: o Crescentes dificuldades dos regimes e das ordens democrticas em resolver os problemas bsicos dos pases afectados pela guerra o Diferentes sinais de fraqueza que a democracia vai manifestar a partir dos anos 20 advm essencialmente da inadequao dos princpios e das instituies da democracia s circunstncias, aos problemas e s disposies desse perodo) a descrena dos partidos democrticos a falta de verdadeiros lderes polticos na ordem democrtica (Churchill s primeiro-ministro em 1940)

Causas externas: o Surgimento de modelos messinicos de paraso poltico revoluo bolchevique. Sectores operrios; modelos nacionalistas fascista, nazista que comeam a proliferar nos pases. o A profunda crise que a Europa apresenta nos anos 20. A democracia no resolvia os problemas. Regimes totalitrios surgiam como viveis para os problemas que a Europa atravessava nos anos 20. o Mesmo os pases que permanecem democrticos, a democracia atravessa grandes crises; dificuldades mltiplas e movimentos de agitao comeam a ter grande sucesso (Inglaterra, Blgica, Frana quantos governos teve sintoma da crise democrtica)

A Europa das Ditaduras


Crise da democracia paralelo sucesso dos novos regimes Dcadas de 20 e 30: o Ditaduras conservadoras (epidemia de ditaduras) o Autoritrias por oposio ao totalitarismo dos regimes italiano e alemo. 1 vaga impulsionada pelo surgimento do novo regime italiano dc.20 2 vaga impulsionada pelo nazismo dc. 30 Geografia: Vagas que atingem sobretudo a Europa Ocidental e Central que for a completamente reorganizada depois da guerra (+ Estados Blticos) torna-se muito forte e atinge tambm a Europa meridional O autoritarismo atinge os novos pases nascidos dos tratados de Paz. Fragilidade do sistema democrtico na Europa Oriental e Central

23

Adopo de regimes democrticos nos pases surgidos do desmembramento dos imprios feita sem discusso - No estavam preenchidas as condies elementares para que regimes parlamentares pudessem funcionar correctamente. Nunca tinham tido prctica democrtica as pessoas no estavam habituadas a escolher os seus governantes. Baixssimo nvel de instruo maioritariamente analfabticas. Rivalidades tnicas que vo dificultar a vida s instituies. Populao rural, pobre. Elites mdia-alta eram muito pequenas. - Rapidamente as instituies parlamentares e democrticas so substitudas por autoritrias. Outras situaes: Existia instabilidade interna; O autoritarismo sente-se apoiado por esta vaga mais ampla. (contgio das ditaduras)

A Vaga de autoritarismos na dcada de 20


Hungria 1918 queda da monarquia antes da 1 GM era um imprio (ustria) - perodo revolucionrio = Repblica de Conselhos (bolchevique, Bla Kun lder) 1919: - Interveno do exrcito romeno e derrube de Bla Kun - O poder entregue ao alm. Nicolas Horthy (ex-chefe da frota austrohngara) Ditadura de Horthy o Ditadura militar e reaccionria. o Eleies teoricamente livres mas existe um partido dominante. o Linha nacionalista e agressiva em relao aos pases vizinhos o Regime parlamentar mas no democrtico Polnia Quase simultnea com a da Hungria. Tratado de Versalhes, renasce como repblica independente aps a 1 GM. 1918 1926 Democracia extremamente frgil. A situao nesta regio era alertante (14 governos, queda da moeda, multiplicidade de distrbios sociais) - Renasce como repblica independente (1918) - Regime parlamentar ento institudo frgil. 1926 Maio depois de uma marcha sobre Varsvia, o marechal Pilsudski toma o poder com o apoio da esquerda.

24

Tomado o poder, cedo instaurar uma ditadura militar conservadora de direita (1929) Ditadura de Pilsudski: (sobrevive ao prprio ditador morre em 35 e segue-se um regime de coronis). Regime pluralista mas autoritrio Reforo do executivo Reforma administrativa Moralizao do exrcito rea Balcnica Graves problemas de minorias Ameaa bolchevique (perigo vermelho) reforada pela proximidade da Rssia A democracia liberal no consegue manter-se por muito tempo Bulgria 1919: um governo de esquerda liderado pelo Partido Agrrio (esquerda, bolchevique) 1923: golpe militar que conta com o apoio tcito da monarquia Regime ditatorial e militar de direita Romnia 1818? cresce custa de territrios do Imprio russo e austro-hngaro 1923 monarquia parlamentar Regime autoritrio de aparncia democrtica Jugoslvia 1918 constitui-se enquanto reino dos Srvios, Croatas e Eslovenos 1929 ditadura rgia: Alexandre I a constituio suspensa abolio dos partidos polticos Pases Blticos Estnia, Letnia e Litunia Litunia (1 experincia de ditadura) 1926 golpe militar liderado por Woldemarav (tentam desenvolver o culto do lder carismtico) 1926 1929 ditadura militar

Bases ideolgicas desta nova ordem so muito difusas. Europa meridional Espanha

25

Clima de tenso nos ps-guerra: separatismo catalo, anarquismo operrio, Marrocos 1923 o gen. Miguel Primo de Rivera, apoiado pelo Rei Afonso XIII, decide acabar com o regime parlamentar e institui uma ditadura militar. (ditadura apoiada pelo rei) Ditadura de Primo de Rivera: regime autoritrio e conservador cria uma Assembleia Nacional e uma Cmara Corporativa novo partido: a Unio Patritica sistema poltico difuso (nem democrtico, nem muito autoritrio)

Portugal Golpe militar de 28 de Maio de 1926 conduz a uma ditadura militar

Turquia 1922: Mustaf Kemal derruba o sulto 1923: Mustaf Kemal Ataturk, 1 Presidente da Repblica Turca. Ditadura de Ataturk (lder de excepo): um s partido: o Partido Republicano do Povo regime republicano, nacionalista, populista, laico e revolucionrio programa propunha a modernizao do pas ambiciosas reformas no sistema escolar, justia e direito. A mulher comea a poder ir escola. Aproximao da Turquia aos moldes de pases mais desenvolvidos. Profundas transformaes sociais e econmicas. Ataturk considerado o fundador da Turquia Moderna

Grcia 1926: golpe militar na Grcia, liderado pelo General Pangalos Breve experincia mas que provoca fragilidade no regime parlamentar

A vaga de autoritarismos da dcada de 30


Vitria do nazismo na Alemanha e os laos que estabelece com o fascismo italiano suscita um processo de imitao em numerosos pases

Hungria 1932 1 ministro Gombos Regime autoritrio corporativo, anti marxista, anti-liberal, anti-capitalista. Polnia 1935: Regime de Coronis (Cor. Beck)

26

Prximo do fascismo italiano

Bulgria 1934: Boris III Ditadura militar monrquica

Romnia 1938: Carol II ditadura rgia Jugoslvia 1934: ditadura rgia Pedro II endurece as massas repressivas ditatoriais que o pai tinha instaurado no regime anterior Letnia 1934: Ditadura de Ulmanis Estnia 1934: Ditadura de Pats (fascismo; ditaduras bem sucedidas) Portugal 1933: Estado Novo Espanha 1939: Ditadura do general Franco marcas de autoritarismo em Espanha (sada de uma guerra civil) muitas diferenas Grcia 1936: ditadura rgia (Jorge II e Metaxas) caractersticas tradicionalistas; consentimento do rei. (algo comum no por acaso que quando as ditaduras chegam ao fim, tambm as monarquias) ustria 1932: Chanceler Dolfuss estado autoritrio e corporativista

Itlia Fascista e Alemanha Nazi (texto 11)


Alexander J. de Grand Proposta de sntese de estudos anteriores Anlise comparada do regime fascista e nazi Semelhana entre o caso italiano e o caso alemo: Contexto que proporciona a sua emergncia Viso comum da poltica: batalha sem trguas, em que s o mais forte sobrevive (Grand) Expansionismo Guerra enquanto elemento central No existe distino entre poltica interna e poltica externa Dificuldade de viver com o status quo Reeducao da sociedade segundo novos valores Poderosos mitos nacionais ou racionais: o Raa como instrumento para a concretizao do estado totalitrio Paralelo entre os regimes fascista e nazi o Nas suas origens, primeiros passos e tomada de poder o Na abordagem da organizao estatal Problemas com que o fascismo e nazismo se confrontam

27

Base social de apoio Essencialmente classe mdia = limita a capacidade de ruptura com a sociedade existente Necessidade de estabelecer compromissos e suavizar programas Fragmentao do estado em centros de poder o Ditaduras altamente personalistas o Dividir para reinar - Hitler ah hoc

O Estalinismo
(da revoluo de Outubro ao Estalinismo)

Outubro de 1917 Os bolcheviques tomam o poder Incio de um longo percurso at instituio do regime estalinista Modelo clssico trs momentos na Revoluo Sovitica 1) Comunismo de guerra (1917 1921) 2) NEP (1921 1927/8) 3) Edificao do socialismo: Estalinismo (1928 1939/41) Bolcheviques chegam ao poder Decretos (sobre a paz, fim da guerra, reivindicaes terra, po, nacionalidades)

1 Guerra Civil e Comunismo de Guerra


(1917 1921) Bolcheviques detm o poder, liderados por LENINE.

Primeiras medidas revolucionrias: Outubro: Decreto da paz (abertura de negociaes) Decreto sobre a terra (colectivizao dos campos) Decreto sobre a milcia operria (unidades de guardas vermelhos) Novembro Decreto sobre o controle operrio: controlo das empresas Decreto sobre as nacionalidades: igualdade de todos os povos do imprio Medidas conquista das massas populares (ministro negcios estrangeiros Trotski) Maro Paz de Brest-Litovsk (3 Mar. 1918)

28

- desemprego dos que regressam da guerra. Perdas da paz. Vm contra o Bolchevique 12.03.1918 - governo sovitico move o petrgado para Moscovo

Guerra Civil Causas: desmobilizao dos exrcitos, dificuldades de reintegrao, clima de desordem (habilmente aproveitado pelos anti-bolcheviques) Criao de um governo anti-bolchevique (2 Agosto 1918) Brancos vs Vermelhos Bolcheviques economia de guerra e direco autoritria

1) Bolcheviques economia de guerra e direco autoritria: Abandono do controlo operrio Esforo do aumento do rendimento e de produtividade Criao de comits de camponeses e requisio do trigo Suspenso da colectivizao das terras 2) Todo o trigo agora atribudo ao Estado. A propriedade dos campos passa a ser do Estado. Economia de guerra: Enorme crescimento do Estado Direco autoritria Estado passa a controlar os meios de produo e limita ao mnimo a iniciativa privada Toda a actividade econmica controlada pelo estado Adopo da via da autarcia (evitar dependncia do exterior, fechar fronteiras) O Estado o nico produtor e o nico distribuidor. Tipo A, B, C, D, cada um recebe (alimentos, roupas) de acordo com a categoria a que pertence. Os Aliados decidem retirar as suas tropas da Rssia (Maro 1919) 1920 Nov (inverno rigoroso): Fim da Guerra Civil

Nova Poltica Econmica


(1921 1927) Dificuldades do ps-guerra

29

18.03.1921: X Congresso do Partido Comunista Russo: Lenine introduz a NEP NEP concebida atravs de um recuo temporrio e sectorial de alguns princpios bolchevistas para reestabelecer a economia. Recurso de actividade estratgico, tendo em vista o fortelecimento da economia russa. Concesses ordem dita capitalista. Ex: Comits de requisio de trigo em vez de requisitarem o total de produo, requisitam apenas uma parte do excedente Camponeses vendem reestabelecimento do comrcio

A colectivizao temporariamente suspensa Recurso a capitais de estrangeiros Campo livre iniciativa privada

deixa a parte mais esquerda chateada com a NEP No entanto, o Estado continua a deter o monoplio dos transportes, bancos, grande indstria e comrcio externo. Impacto das medidas: Reconstituio da mdia propriedade ressurgem os kulaks (mdios proprietrios) Surge uma nova classe social nepmen novos comerciantes NEP Princpios base Medidas Resultados 2 ex: carvo (a produo de carvo triplica) e petrleo (duplica) Taxas de desemprego descem vertiginosamente Coloca-se em circulao uma nova moeda 1922 Maro Abril: XI Congresso do Partido: Estaline: Secretrio Geral do Comit: Central do Partido Comunista (at 1953) 30.12.1922: Formao de Unio das Repblicas Soviticas Socialistas 21.01.1924: Morte de Lenine. Quem o sucede? Porqu Estaline e no Trostski? Estaline fez uma campanha. Trotski sonha com a revoluo permanente e universal. Estaline interna. (uma das muitas diferenas entre Estaline e Trotski)

31.01.1924: Constituio de 1924

30

Confronto Estaline Trotski 1927 Nov Dez: Trotski expulso do partido, posteriormente ser exilado (1928) e assassinado. XV Congresso do Partido Comunista - Estaline assume o controlo. Nova etapa da histria da Rssia gera-se um regime totalitrio estalinismo

Estaline e a Era da Socializao


(1928 1941) um partido um estado ideolgico um sistema de controlo

a) b) c) d) e)

Partido nico e Ditadura do Partido Culto do lder carismtico Planificao econmica Controle da populao (polcia secreta, papel desta no regime) A eliminao da oposio e a poltica de terror

Purgas de cariz socioeconmico Kulaks primeiras vtimas do estalinismo Purgas estalinistas processos de moscovo (eliminao de inimigos reais e imaginrios) Terror funciona como elemento de manuteno do regime

Aula para tots Contextualizao anos 20 e 30 (crise de 29) da Itlia e Alemanha


Caractersticas no Novo Regime Caso italiano: 1) Inicial ausncia de ideologia Mussolini: a nossa doutrina so os factos (1919); a aco prima sobre a palavra (1924) 1929 1930: doutrina fascista = ideias simples e demaggicas o ideias que tentam responder s inquietaes das pessoas um dos sucessos do regime 2) Culto do lder carismtico (comum aos 3 regimes totalitrios referidos) Acentuado personalismo em torno da figura de Mussolini; mstica do poder pessoal (quando eles desaparecem o regime desaparece o lder o elo de ligao) A imagem do lder segundo a propaganda

31

Presena quotidiana da figura do lder o Locais pblicos fotografia o superioridade da sua proposta pblica sobre uma democracia que no funcionava

3) Ditadura pessoal e concentrao de poderes Duce: poder no regulado por nenhuma norma Esvaziamento das antigas instituies Acumulao de poderes nas mos de Mussolini Mussolini: o condutor da aco

Rei (consevado a ttulo histrico) Duce Mussolini Grande Conselho Fascista (farsa)

Candidatos Cmara de deputados Direco do do governo (na prctica era o Mussolini) 4) Exaltao do Estado e do Partido Fascista protector dos mais fracos Estado: instrumento dos fortes, garantia dos fracos autoritrio, centralista prevalece sobre os interesses individuais Partido nico Instrumento de realizao do estado totalitrio Filiao obrigatria Partido = vanguarda Partido = Milcia civil ao servio do estado Fascista o Diferena entre regimes autoritrios tradicionais 5) O Estado corporativo Corporativismo concepo orgnica das sociedades fazem parte de um grupo. A, B e C desaparecem. O indivduo no interessa o conjunto de grupos que actua que faz a sociedade Individualismo como fonte de prevero - Estado em que os membros esto organizados/representados, no numa base local como cidados, mas como produtores de riqueza a PNF Chefe

32

trabalhar num determinado ramo de comrcio, indstria ou profisso liberal A harmonia social garantida pelo Estado (= enorme interveno) Carta di Lavore (1927)

6) Primazia do irracional - Desprezo pelos valores intelectuais, morais e sociais - Concepo anti-igualitria da sociedade 7) O objectivo do Estado Fascista era criar no s uma nova sociedade como tambm um homem novo. Transformao, novas ideias, encarnao moderna das antigas virtudes do Homem Romano. revoluo cultural para promover o homem novo 8) Nacionalismo exarcebado sacralizao do conceito de Nao fomentado atravs de propaganda e controle de opinio pblica 9) Meios de controle da populao (rdio) Comunicao social fortemente controlada Rede de organizaes de mobilizao e enquadramento o Opera Nazionale Balilla (M, 8-14) o Piccole italiane (F, 8-12) o Avanguadosto (M, 15-16) o Giovani Italiane o Gruppi Universitari Fascisti Monoplio Sindical (criao dos sindicatos fascistas) Interveno do estado na vida privada 10) Expansionismo e Imperialismo agressivo - Poltica externa: da poltica de boa vizinhana agresso (Stresemann) - Economia: da livre iniciativa ao controle estatal (tanto Hitler como o Mussolini no eram contra o capitalismo. Mas via da autarcia)

A Ditadura Hitleriana
O estado totalitrio levado ao extremo

a) Culto do Fuhrer (lder carismtico) culto do lder facilitado pela estrutura social alem (organizao) o A liturgia hitleriana tem grande sucesso e mais intensa o Sinal: a saudao Heil Hitler obrigatria em todas as circunstncias Os meios do Estado pem-se ao servio da sua divinizao. Hipnose social. 80 milhes de seres foram privados da sua independncia mental. Assim foi submetlos vontade de um homem Albert Speest

33

O Culto do Fuhrer apoiou-se em 5 pilares: 1) 2) 3) 4) 5) Era a personificao da nao, acima das posies egostas dos partidos Foi o artficie do milagre econmico alemo (combate ao desemprego) Representa a justia popular Era o defensor dos direitos da Alemanha numa Europa que a tinha humilhado Na guerra, recurso inevitvel para que a Alemanha recuperara o seu status, demonstrou virtudes de gnio militar

b) O Partido Nazi (2 grande pilar do estado totalitrio) Rpido crescimento do partido


N de filiados: 1933: 850 mil 1939: 5,3 milhes

Rpido processo de instituio do partido nico Decreto de Julho de 1933 o nico partido existente na Alemanha o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemes extremamente burocratizado NSDAP o o o

Mquina burocrtica Fortemente hierarquizado (Hitler distribui o poder lutas entre dirigentes) Penetrao em todos os nveis da sociedade (tal como na Itlia)

c) A domesticao da cultura Instrumentalizao da cultura num grau muito superior ao verificado em Itlia Os jovens eram doutrinados nas escolas e nos centros Adolf Hitler (formao dos quadros dos partidos) Grandes vultos da cultura e da cincia so obrigados a exilar-se: Albert Einstein Thomas Mann Bertold Brecht Os livros considerados subversivos foram queimados Nada escapa ao controle dos hierarcas alemes - A utilizao da rdio como via privilegiada da propaganda oficial (Goebbels) - A imprensa e o cinema so atentamente vigiados e postos ao servio do regime - A prpria arte controlada O regime pretende ser o nico inspirador do pensamento individual

34

d) O racismo Um dos traos mais caractersticos do Estado nazi Doutrina racista = ptica do inimigo interior que tinham que ser eliminados e) Organizaes de enquadramento da populao as organizaes da juventude, como a Juventude Hitleriana, inculcam os princpios nazis aos seus membros

f) Monoplio sindical o o o criado um sindicato nico e obrigatrio: a Frente de Trabalho criado o Servio do Trabalho = Obrigatoriedade aos jovens de participar nos grandes trabalhos durante um ano (a partir de 1935) A greve interdita

f)

Milcia Poltica (noite das facas longas) SA (Sturmabteillung) = tm um papel cada vez mais apagado SS (camisas negras) poder reforado o Funcionam como guarda pessoal de Hitler o Transformam-se num verdadeiro instrumento de totalitarismo o Controlam o exrcito e a poltica, e tm ligaes Gestapo o (pessoas altamento seleccionadas, preparadas)

A Estaline e a Era da Socializao (1928 1941)


Um partido um estado ideolgico um sistema de controlo

a) Partido nico e Ditadura do Partido Poder Partido Comunista Funes especficas do Partido o 3 grandes funes 1) Orientao e controle da populao (enraizado a todos os nveis da sociedade) 2) O partido o viveiro dos dirigentes do Estado (fornecedor)

35

3) Controle ideolgico funo primordial em qualquer estado totalitrio b) Culto do lder carismtico Ponto comum aos regimes de ordem totalitria (anlise de imagens de propaganda, etc) Lder divinizado Lder protector e iluminador dos povos. Imagem de proximidade

c) Economia Planificada (sistema alternativo ao sistema capitalista ocidental) Hobsbawn crise 29 1928 32: I Plano Quinquenal o colectivizao forada (resistncias, deportaes) Taxa de colectivizao das teorias: 1928 1,7 1930 23,6 1932 61,5 racionalizao da indstria e aposta no desenvolvimento da indstria pesada 1933 1937: II Plano Quinquenal: indstria ligeira e de bens de consumo Produo duplica ilha do mundo em crise 1938 1942: III Plano Quinquenal: indstria pesada, centrais hidroelctricas e indstria qumica ecloso da guerra

Colectivizao dos campos acabam-se com os kulaks processo que tem resultados bastante rpidos. Experincia das cadernetas de trabalho atribuio de bens dependia do desempenho de cada funcionrio (surgem tambm os prmios de produtividade) Transcende o mbito nacional. A prpria imagem da unio sovitica muda Imagem de ordem, eficcia, eficincia d) Controle da Populao e) Polcia Secreta 1917: Cheka Comisso Russa Extraordinria para Combater a Contrarevoluo, a Especulao, a Sabotagem e a M conduta nos Cargos Polticos o durante a Guerra Civil executa cerca de 250mil pessoas 1922: a Cheka substituda pela GPU (Administrao Poltica do Estado), pouco depois rebaptizada OGPU (Administrao Poltica do Estado Sovitico)

36

1934: reorganizao da polcia secreta passa a designar-se NKVD Comissariado para os Assuntos Internos (dirigida por Genrikh Yagoda) 1954: KGB (Comit de Segurana de Estado)

f) Eliminao da oposio e poltica de terror 1934, Dez: assassinato de Kirov Processos de Moscovo (1936 1938) Julgamento e execuo de Zinoviev, Kamarev e outros trotskistas por alegada conspirao contra Estaline. (Agosto 1936) Julgamento de Radek, Pytakov e 15 outros por alegada conspirao com Trotski e potncias estrangeiras. (Janeiro 1937) O Chefe de Estado Maior (Tukachevsky) e outros oficiais so julgados por conspirarem com a Alemanha. (Junho 1937) Incio da purga das Foras Armadas que resultar no afastamento de 400 destacados oficiais. Julgamento de Bukharin, Rykov, Krestinsky, Rakovsky e outros lderes do partido e membros da NKVD acusados de terrorismo, sabotagem, traio e espionagem. (Maro 1938) Quando se chega guerra no h quem comande as tropas.

g) Instaurao de uma sociedade sem classes II Guerra Mundial impacto e ruptura (mundo que ir nascer radicalmente diferente) Longa e mortfera Profunda alterao do mundo Era das duas super potncias gigantes que disputam a hegemonia mundial Guerra Fria

Quem que criou a expresso Guerra Fria? Burstein? Orwell? Swope (jornalista)? Quando que comeou a GF? Definies de GF Raymond Aaron Guerra improvvel, paz impossvel Hobsbawn confronto constante entre as superpotncias que emergiram da 2 GM. Tendo a peculiaridade de em termos objectivos no existir o perigo eminente de uma guerra mundial Caractersticas fundamentais da ecloso da Guerra Fria: Confronto directo, mas no blico entre os EUA e a US Estado de tenso latente e confrontos localizados A Guerra Fria foi gerada pela competio entre 2 potncias e duas ideologias (concorrncia econmica e incontabilidade ideolgica) Corrida ao armamento Rapidamente o confronto alarga-se a todo o mundo (um e outro recrutam apoios e criam reas de influncia) Bipolarizao do mundo diviso do eixo este/oeste. Nos anos 70, norte-sul. Poltica de riscos calculados Alterao nas fases da GF o 3 elementos: 1 Mudanas no poder numa e noutra potncia

37

2 A relao num e noutro bloco entre polticos e militares 3 A percepo que Washington e Moscovo tinham um do outro (potncia inimiga e do seu poder)

GUERRA FRIA DE QUEM FOI A CULPA???


A) Interpretaes ortodoxas ou tradicionais Quem a formulou? Herbert Fels Churchill, Roosevelt, Stalin. The War they waged and the peace they sought (1957) De quem foi a culpa? URSS: Responsvel pelo incio da GF Argumentos URSS Potncia territorial e ideologicamente expansionista Deseja ampliar a sua influncia e poder por todo o mundo Deseja derrubar o capitalismo, a democracia e o mundo ocidental EUA

Limitam-se a reagir s iniciativas de Moscovo Primeiro so condescendentes e tentam a via da cooperao A agressividade/expansionismo da URSS obrigam-nos a mudarem de atitude

Tese dominante nos EUA e grande parte da Europa nos anos 60. B) Escola Realista Quem a formulou? George F. Kennan (conselheiro de estado norte-americano) protagonista dos acontecimentos Anlise sob o ponto de vista do poder a GF era inevitvel dado: O vazio gerado no sistema internacional pela II GM A crise europeia A emergncia de 2 novos plos de poder: Moscovo e Washington Tese: a GF situa-se no ponto de convergncia entre as veleidades agressivas soviticas e a aproximao moralista de Roosevelt Responsabilizam os soviticos Mas criticam tambm a poltica moral-legalista que Roosevelt desenvolveu na Europa C) Interpretao Revisionista (sucesso em 70) Quem a formulou? Os crticos da poltica externa de Truman.

38

De quem foi a culpa? EUA responsvel pelo incio da Guerra Fria Argumento EUA: para ultrapassar as suas fraquezas endmicas e estruturais, o sistema capitalista precisava de expandir a sua influncia poltica e econmica URSS: so obrigados a reagir agressividade norte-americana Questes de segurana Luta contra o anti-comunismo D) Revisionistas E) Interpretaes Ps-Revisionistas (atribuir culpa aos EUA e US) John Lewis Gaddis Crticas s teses ortodoxas e revisionistas No tiveram cesso aos arquivos de Moscovo Querem atribuir as culpas a um dos lados o Ortodoxos: do pouca ateno s legtimas necessidades de segurana da URSS o Revisionistas: ignoram o comportamento sovitico que vai dar lugar a mudanas na poltica americana Nenhuma das anlises conseguiu chegar concluso se a GF: o Era inevitvel = coliso de dois sistemas socio-polticos diametralmente opostos o Se poderia ter sido evitada = correcta interpretao dos sinais de cada um dos lados De quem foi a culpa? EUA/URSS A Guerra Fria comeou devido a uma srie de problemas Problema alemo Problema da Europa Oriental Problema nuclear Ambas as super-potncias tm a sua quota de responsabilidade. Guerra fria rivalidade econmica + rivalidade militarista

A Paz Falhada (1945 1947) 1945: o ponto de viragem Abril: Avano dos Aliados na Europa 24 Abril: Incio da Conferncia de So Francisco 27 Abril: Encontro do Elba

39

7-9, Maio: Fim da Guerra na Europa 26 Junho: Assinatura da Carta das Naes Unidas 17 de Junho: Conferncia de Postdam (a 2 de Agosto) o Nova conjuntura quando se realiza esta conferncia Roosevelt tinha morrido e com ele morre a ideia de manter a aliana unida. Sucede-lhe Truman, muito mais desconfiado e muito menos transigente em relao aos soviticos. o Novos protagonistas: EUA: Truman e Byrnes URSS: Estaline e Molotov GB: Churchill e Eden (at 25 de Junho)/ Attlee e Bevin

A derrota da Alemanha nazi pronunciava que o fim da Guerra estava muito prximo. Neste momento, o clebre projecto Manhattan (desenvolvimento da bomba atmica) estava quase concludo. Para derrotar o Japo, os EUA j no necessitavam do apoio blico sovitico. Truman + Byrns Estaline + Molotov GB Churchill perde as eleies e substitudo por Attlee e Bevin. CONFERNCIA Longa agenda de trabalhos = interno debate o o o o Reparaes de guerra A questo da Alemanha: o que fazer? A questo da Europa de Leste A questo dos ex-aliados da Alemanha

Estaline no parece impressionado com a correlao de foras e o poder norteamericano. Estaline quando chega apresenta a sua lista de compras a acrescentar agenda j complexa e definida. Lista de compras de Estaline versus transgresses soviticas (ex: Romnia, Bulgria, Polnia e Hungria) GB e EUA aproveitam para denunciar as transgresses feitas pelos soviticos declarao tinham estendido a sua influncia a toda a Europa de Leste os soviticos impuseram governos fatoche que controlavam ou tinham imposto o seu regime

Algumas das reivindicaes feitas por Estaline (que deixam Truman chateado): o Aniquilao do Governo Polaco no exlio em Londres o Exigem que os Soviticos participem na comisso de controlo das colnias italianas

40

o o o

Integrao na comisso gera mal-estar avano e expanso GB no gosta (proximidade com alguns interesses da GB) Exigem que os aliados cortem relaes diplomticas com a Espanha de Franco devem ser os espanhis a escolher os seus governantes Exigem que o controlo dos estreitos seja atribudo Rssia (GB no gosta) A realizao de um acordo com a Turquia em que esta cedesse alguns territrios que j tinham pertencido ao territrio russo (Georgia e Armnia) -

Reivindicaes muito mal recebidas praticamente todas rejeitadas. Truman recusa-se a reconhecer os terrenos Romnia, Polnia, Bulgria e Hungria como russos. Dilogo muito complicado. Porm conseguiram-se alguns compromissos (compromissos de Postdam): o Aceita-se que as novas fronteiras polacas se movam consideravelmente para o ocidente o Alemanha Conselho Supremo de Controle Inter-aliados Diviso administrativa: 4 zonas de ocupao a atribuir aos diferentes Estados (EUA, GB, URSS, Frana) Desnazificao, desmilitarizao e democratizao da Alemanha o Reparaes de guerra determinado que cada potncia vencedora vai obter as suas recompensas nos terrenos de ocupao. Rssia tem direito a 25% do apetrechamento das restantes zonas de ocupao russos comprometem-se a fornecer alimentos o Criao de um Conselho dos Ministros dos Negcios Estrangeiros segundo Kissinger a diviso da europa em 2 a partir da conf.

A Actividade do Conselho dos Ministros dos Negcios Estrangeiros discutir os tratados de paz pases ocupados por soviticos Set: reunio do Conselho de MNE em Londres Debate inconclusivo dos tratados de paz com a Hungria, Romnia, Bulgria e Finlndia (Rssia argumenta que so as suas zonas de influncia no eleies) Molotov chega a ameaar os aliados resultados inconclusivos (e Byrnes) Concluso: A questo do Leste Europeu pode e vai gerar ruptura Dez: reunio do Conselho de MNE em Moscovo o Posio conciliatria de Moscovo o A cedncia de Byrnes (governos da bulgria e da romnia) o Criao de uma comisso de energia atmica na ONU. o Byrns acredita na boa vontade sovitica reconhece em nome dos EUA o poder dos pases da Bulgria e da Romnia isto antes da concluso dos Tratados de Paz com estes pases o Truman ruptura entre o presidente norte-americano e o secretrio de estado. Byrnes demitido um ano depois, sendo substitudo por um homem claramente anti-bolchevique (Marshall)

41

Fim de 1945 clima de mau-estar -

alguns historiadores grande aliana j no existe

Balano de 1945 a formao de blocos cada vez mais existente - emergem as grandes questes que iro dar origem ruptura - torna-se evidente que os interesses norte-americanos e sovitico so incompatveis - soviticos criar um cordo de proteco para que mais ningum possa atacar a Rssia - americanos vem isto como um sinal de expansionismo estende-se a toda a diplomacia deste perodo

1946
Longas discusses sobre o problema alemo Outros pontos de tenso: Iro (ocupado pelos soviticos como forma de atrito com a GB), Grcia (Churchill e Estaline tinham determinado que a Grcia iria ser rea de influncia da GB), a questo da energia atmica. 9/02/1946: discurso de Estaline incompatibilidade do mundo capitalista e comunista. Viso maniquesta preto e branco/bom e mau 22/02/1946: longo telegrama de Kennan hostilidade irreversvel - foi o primeiro a perceber o incio do conflito - recomenda que os EUA se preparem para uma nova guerra com o mundo sovitico 5/03/1946: Discurso de Churchill na Universidade de Fulton, Missouri - cortina de ferro - europa dividida Maio de 1946: reacende-se a Guerra Civil na Grcia (de 41 at ao fim da Guerra a Grcia foi ocupada pela Itlia rea de influncia britnica) Quando a guerra acaba a Grcia ocupada pelos britnicos comunistas fazem frente. Russos apoiam comunistas gregos aquilo que uma guerra civil torna-se numa guerra muito mais ampla Junho 1946: ruptura sobre a questo da energia atmica (Plano Baruch) - atribui a gesto da questo da bomba atmica aos EUA - soviticos no gostam, abandonam a comisso - primeira ruptura formal em termos de orgos arrastar da questo alem inoperante a diviso administrativa: Frana a Alemanha deve ser um estado federal descentralizado US deve ser um estado forte e unitrio

42

no se entendem - intransigncia que cada um vai adoptando

1947: a ruptura
Jan: arrastar da questo alem: a criano da bi-zona da zona anglo-americana Jan: susbtituio de Byrnes pelo general Marshall o Desentendimento entre Byrnes e Truman o Byrnes afastado e substitudo por Marshall um dos artifcies da poltica de isolamento da constituio o Extremismo pela ruptura 10 Fev: acordos de Paz de Paris (Itlia, Bulgria, Romnia, Hungria e Finlndia) o Assinados simblicamente em Paris o Implicam amplas perdas territoriais para estes pases o Clara hegemonia sovitica sobre estes territrios 10 Maro: reunio dos MNE em Moscovo: a questo alem o conversaes nunca chegam ao fim o o presidente norte-americano faz um discurso que torna qualquer concializao entre EUA e US impossvel. (Doutrina de Truman) o Antes do discurso: 1- amplas aces na opinio pblica norteamericana 2- discurso perante o congresso norteamericano tem em vista anunciar uma profunda mudana da poltica externa nova 12 Maro: Proclamao da Doutrina Truman Viso maniquesta do mundo Amrica liberdade (livre) US opressores (povos oprimidos pelos governos soviticos) Ter claramente presente que j no h concializao possvel Injeco de capital americano na Europa impedir que a Europa seja tomada pelos opressores Doutrina de Truman suporte do Plano Marshall O mundo est dividido em 2 Necessidade dos EUA intervirem na Europa

43

You might also like