You are on page 1of 22

Revista da Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro, no 16 (2010), p.

161-182

161

O Preparo da Mobilizao Como Instrumento para o Desenvolvimento da Indstria de Interesse da Marinha do Brasil
Srgio Nahal de Souza*

RESUMO
Este trabalho delineia algumas atividades que poderiam ser empreendidas pela Marinha para o preparo da Mobilizao e que contribuiriam para o desenvolvimento da indstria blica de seu interesse. Ressalta que, para que o Estado esteja em condies adequadas de enfrentar um possvel conflito importante que, desde o tempo de paz, preocupe-se com a Mobilizao. Ressalta que o preparo pressupe planejamento de atividades e sua execuo, devendo ser instrumento de coordenao de esforos visando o desenvolvimento e a segurana. Nesse sentido, considera que importante que a Marinha contribua para o fortalecimento da posio do Brasil no comrcio internacional com o aumento do domnio tecnolgico na produo de material estratgico e com a reduo da dependncia de importao de armas e sistemas. Assim, este trabalho expe a importncia do preparo da Mobilizao, identifica a relao entre este e o desenvolvimento da indstria de defesa e a assimetria no comrcio internacional com a dependncia de material blico. Identifica as formas de atuao do Estado como agente produtor e comprador de bens e servios e esboa atividades que poderiam ser implementadas pela Marinha. Posteriormente, descreve a atuao do Estado como agente regulador da atividade empresarial e fomentador da atividade econmica contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma mentalidade de Mobilizao Industrial. Palavras-chave : Mobilizao, Indstria Desenvolvimento, Regulao, Fomento. de Defesa,

ABSTRACT
This article concerns some activities that could be performed by the Navy in relation to its mobilization and it could contribute to

* Capito-de-Corveta. Aluno do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores Turma 2010, da EGN.

162

O Preparo da Mobilizao

the development of the armament industry. It highlights that for a country to be ready to face war it is important to face mobilization in its full importance. To be ready means planning and execution as a coordination instrument in search of development and security. Then it is important for the Navy contribute to strength Brazil in international trade dominating technology in strategic arms productions and lessening importation dependence. Then this article highlights the importance of mobilization and identifies the relation between industrial development and asymmetry in international trade. It points how the State can actuate as a producer and buyer and how it could affect the Navy. Finally it indicates how this State can act as an entrepreneur regulator contributing for an industrial mobilization mentality.

INTRODUO
No incio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), alguns exrcitos ainda usavam cavalos. Quando terminou, duas bombas nucleares haviam sido utilizadas e radares tinham sido empregados em larga escala, entre tantas outras inovaes surgidas em decorrncia do esforo de guerra. Nesse conflito, a fabricao de armamento em escala foi fundamental para os aliados derrotarem seus inimigos (CAVALCANTI, 2005). No Brasil, porm, o esforo de guerra no acompanhou o mesmo ritmo. O Capito Demcrito Cavalcanti de Arruda, que embarcou com o 1 Escalo da Fora Expedicionria Brasileira1, escreveu o seguinte relato sobre a Mobilizao realizada na ocasio:
[...] a nota mais sensvel da fraqueza do esforo de guerra brasileiro est em haver se restringido mobilizao simplesmente militar, em lugar de uma mobilizao nacional que abrangesse todas as energias, da agricultura indstria, dos transportes s pesquisas cientficas, dos combustveis ao potencial humano e s foras morais da nao, na base de uma maior produo para os fins de guerra e para os dias imediatos guerra (ARRUDA, 1950).

Para que o Estado esteja em condies adequadas para enfrentar um possvel conflito e para garantir, a partir de uma base formada, os meios que se fizerem necessrios, importante que, desde o tempo de paz, ele se preocupe com o preparo da Mobilizao.
Foi a fora militar brasileira que lutou na Itlia, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
1

Srgio Nahal de Souza

163

Nesse sentido, este trabalho, por meio de pesquisa bibliogrfica/ documental e pela experincia do autor, tem como propsito delinear algumas atividades que poderiam ser empreendidas pela Marinha para o preparo da Mobilizao e que contribuiriam para o desenvolvimento da indstria de seu interesse. Inicialmente, ser exposta a importncia do preparo da Mobilizao, identificada a relao entre o preparo da Mobilizao e o desenvolvimento da indstria de defesa e explicada a assimetria no comrcio internacional e a dependncia de material blico. Em seguida, sero identificadas as formas de atuao do Estado como agente produtor e comprador de bens e servios e esboadas algumas atividades que poderiam ser empreendidas pela Marinha neste mesmo campo de atuao. Para finalizar, sero identificadas as formas de atuao do Estado como agente regulador da atividade empresarial e agente fomentador da atividade econmica e ser esboada uma proposta de atuao da Marinha junto aos rgos estatais competentes.

O PREPARO DA MOBILIZAO NACIONAL E O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL A importncia do preparo da Mobilizao Nacional


Para entender o significado de Mobilizao Nacional, primeiro necessrio saber o que Logstica Nacional. A Logstica Nacional, para fins de Mobilizao Nacional, o conjunto de atividades relativas previso e proviso dos recursos e meios necessrios realizao das aes decorrentes da Estratgia Nacional de Defesa (BRASIL, 2008b). Por sua vez, a Mobilizao Nacional o conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, complementando a Logstica Nacional, destinadas a capacitar o pas a realizar aes estratgicas, no campo da Defesa Nacional, diante de agresso estrangeira (BRASIL, 2007b). Possui duas fases: a fase do preparo e a fase da execuo (BRASIL, 2008b). Apesar de suas diferenas, existe a necessidade da integrao entre a Logstica e a Mobilizao. Mesmo durante as situaes normais, os rgos encarregados da Mobilizao devem estar cientes das deficincias de natureza logstica e elaborar um planejamento que assegure condies que, em situaes de emergncia, possibilitem o adequado emprego do Poder Nacional (BRASIL, 2004, p. 2-1).

164

O Preparo da Mobilizao

Esta integrao obtida com o preparo da Mobilizao Nacional, quando devem ser realizadas aes estratgicas de modo contnuo, metdico e permanente que viabilizem o Estado passar de uma situao de paz para uma de guerra, em tempo oportuno, com o mximo de eficcia e o mnimo de transtornos para a vida nacional (BRASIL, 2007b). O preparo tem por finalidade planejar as atividades relacionadas com a sua execuo; projetar as medidas que incentivem, fortaleam e aperfeioem o Poder Nacional; e exercitar essas medidas, testando-as, na medida do possvel, e corrigindo as eventuais falhas (BRASIL, 1987). A importncia do preparo da Mobilizao Nacional est explicada na Doutrina Bsica de Mobilizao Nacional:
[...] os conflitos atuais normalmente tm incio sem serem antecedidos pelos longos perodos de tenso poltica, sendo, tambm, prtica usual, nos ltimos tempos, o desencadeamento de operaes militares sem prvia e formal declarao de guerra (BRASIL, 1987).

Desta forma, por ocasio da decretao da Mobilizao Nacional, o pas dever estar capacitado a reorientar a produo de bens e a utilizao de servios que sejam necessrios complementao da Logstica Militar. Nesse sentido, o preparo da Mobilizao pode ser o instrumento de coordenao dos esforos do Brasil rumo ao desenvolvimento e segurana. Desenvolver o potencial de Mobilizao aumenta a capacidade dissuasria do Brasil e das Foras Armadas. Estas, por sua vez, devero estar habilitadas a aumentar rapidamente os meios humanos e materiais disponveis defesa para fazer frente a uma situao de emergncia, decorrente de iminente perigo e em tempo de crise (BRASIL, 2008c). Para que isso ocorra, devem ser desenvolvidas tecnologias nacionais apropriadas s restries econmicas do pas bem como demanda militar, mediante o estabelecimento de parcerias entre as empresas brasileiras e o Estado (FRANKO-JONES, 1992, p. 133-134 apud DREYFUS; LESSING; PURCENA, 2005, p. 70). O fortalecimento da Indstria Nacional de Defesa reduziria a carncia de materiais estratgicos das Foras Armadas, em especial da Marinha do Brasil, que atualmente so obtidos no exterior. Ainda hoje, o Brasil dependente da importao de tecnologia porque produz uma pequena quantidade de inovaes cientficas (FORTE, 2008, p. 677). Esta dependncia limita tanto o desenvolvimento econmico quanto o desenvolvimento dos demais setores do Poder Nacional, como, por exemplo, o Militar.

Srgio Nahal de Souza

165

Nesse aspecto, a Mobilizao Nacional se reveste de maior importncia quando pode se tornar um instrumento de desenvolvimento econmico. Invenes so desenvolvidas desde o tempo de paz, so testadas em tempo de guerra e se difundem no ps-guerra.

A relao entre o preparo da Mobilizao e o desenvolvimento da indstria de defesa


A Poltica2 de Defesa Nacional (PDN), que estabeleceu objetivos e diretrizes para o preparo e o emprego da capacitao nacional, possui uma vertente preventiva baseada, dentre outros pressupostos bsicos, na capacidade de Mobilizao Nacional. Assim, a PDN definiu que a expresso militar fundamenta-se na capacidade das Foras Armadas e no potencial dos recursos nacionais mobilizveis (BRASIL, 2005a). Nesse sentido, tambm estabeleceu, como orientao estratgica, a necessidade de desenvolvimento da indstria de defesa para alcanar o abastecimento seguro e previsvel de materiais e servios de defesa. Como diretriz estratgica, estabeleceu a necessidade do estmulo pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico e capacidade de produo de materiais e servios de interesse para a defesa (BRASIL, 2005a). O Decreto n. 6.592, de 2 de outubro de 2008, que regulamentou o Sistema Nacional de Mobilizao tambm estabeleceu como um dos seus princpios o fomento ao desenvolvimento nacional como contribuio com o planejamento integrado no emprego dos recursos da forma mais adequada. Assim, as aes governamentais, durante o preparo da Mobilizao Nacional, devem estimular o desenvolvimento da infra-estrutura nacional e incentivar a pesquisa e a inovao em setores que tambm atendam aos interesses da Defesa Nacional (BRASIL, 2008b). A Estratgia3 Nacional de Defesa (END), por sua vez, foi organizada em torno de trs eixos estruturantes, sendo que um deles refere-se reorganizao da indstria nacional de material de defesa, para assegurar que o atendimento s necessidades de equipamento das Foras Armadas apie-se em tecnologias sob domnio nacional, dando prioridade ao desenvolvimento de capacitaes tecnolgicas independentes. Este documento ressalta que no independente quem no tem o domnio das tecnologias sensveis, tanto para a defesa como para o desenvolvimento e,

Poltica a orientao em relao a certos assuntos e problemas de interesse pblico. Estratgia a definio de como os recursos sero alocados para se atingir determinado objetivo.
2 3

166

O Preparo da Mobilizao

desta forma, coloca a END inseparvel da estratgia nacional de desenvolvimento (BRASIL, 2008c). Em conformidade com a legislao vigente, o Ministrio da Defesa, por intermdio da Portaria Normativa n. 973, criou o Sistema de Mobilizao Militar que possui como uma das suas finalidades contribuir para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa. Tambm estabeleceu como competncia de cada Comando de Fora Singular o desenvolvimento de atividades e projetos de pesquisas para o domnio das tecnologias de interesse militar, como forma de reduzir o hiato tecnolgico e a dependncia de fornecimento externo, e a contribuio para o desenvolvimento da indstria de defesa na produo de suprimentos de todas as classes (BRASIL, 2007c). Por sua vez, a Marinha do Brasil definiu como duas das atribuies do Sistema de Mobilizao Martima: o incentivo ao desenvolvimento das empresas voltadas para as atividades de Manuteno, que tenham aplicao no setor militar-naval, quando possvel, mediante contratos de prestao de servios; e o incentivo ao desenvolvimento, no pas, da indstria de interesse militar-naval, empregando, entre outros meios, quando possvel, o de encomendas educativas (BRASIL, 2004, p. 3-7). Assim, a legislao em vigor tornou explcita a relao entre a Mobilizao e o esforo de desenvolvimento industrial: o preparo da Mobilizao favorece o desenvolvimento industrial e este contribui consideravelmente para a execuo da Mobilizao.

A assimetria no comrcio internacional e a dependncia de material blico


No sistema internacional, o conceito de assimetria possui conotaes negativas por traduzir os diferenciais de poder poltico ou econmico que separam os Estados. Esta assimetria pode referir-se a diferenas estruturais, naturais ou adquiridas (ALMEIDA, 2005). Nesse contexto, a capacidade blica do Estado fortalece sua posio nas discusses diplomticas e na manuteno da hierarquia mundial pela fora (SANTOS, 2007, p. 6). O comrcio de tecnologia blica tambm possui caractersticas assimtricas porque, geralmente, a empresa exportadora pertence a um Estado desenvolvido e o comprador um Estado emergente ou sem grande peso na comunidade internacional, em termos polticos, econmicos ou demogrficos. O exportador, neste caso, um especialista que possui experincia em comrcio de tecnologia, controla seu financiamento e dispe de excelentes condies de informao. (FONSECA, 2000, p. 140-141)

Srgio Nahal de Souza

167

Assim, Keith Krause classificou a estrutura da produo e transferncia de armas entre paises: os fornecedores de primeira linha so os que criam inovaes tecnolgicas; os fornecedores de segunda linha so os que produzem por intermdio de transferncia tecnolgica e as adaptam s necessidades especficas do mercado; e os fornecedores de terceira linha copiam e reproduzem tecnologias existentes por intermdio de transferncia de tecnologia ou de projeto, mas no dominam os processos subjacentes de inovao ou adaptao (KRAUSE, 1995 apud DREYFUS; LESSING; PURCENA, 2005, p. 107). Quando a tecnologia blica produzida, o objetivo no comercial. Motivos diversos, como sua superao por outro concorrente e/ou motivos polticos, podem fazer com que o produto seja comercializado. Alm disso, o proprietrio da tecnologia protegido por um monoplio legal, atravs do sistema de patentes que permite impor clusulas restritivas prejudiciais ao setor industrial blico do importador (FONSECA, 2000, p. 140-141). O comrcio realizado sob as supracitadas condies agrava o crculo vicioso4 que tem origem na desarticulao poltica entre o projeto para as Foras Armadas e o projeto para a indstria de defesa. Por um lado, as Foras Armadas justificam suas aquisies no exterior por necessitarem de modernos sistemas de armas que a indstria de defesa no possui capacidade para atender. Por outro lado, a indstria de defesa se mantm pouco desenvolvida por no existir um projeto para as Foras Armadas que motive e instrua o planejamento estratgico empresarial para um dia atender essas necessidades. (RAZA, [2008?]) Um exemplo da consequncia na dependncia de material blico pode ser retirado do Conflito das Malvinas (1982), ocasio na qual o Reino Unido soube explorar a deficincia argentina. Ao longo do conflito, em funo do embargo imposto pela Comunidade Europia, a Argentina viu o seu estoque de msseis Exocet esgotar-se e os seus equipamentos e sistemas de armas importados tornarem-se inoperantes. (SAMPAIO, 2002, p. 6-7) Este e outros exemplos histricos permitem concluir que os Estados com domnio econmico e tecnolgico na produo de material blico sabem se beneficiar das assimetrias existentes e no possuem interesse em reduzilas. E, por este mesmo motivo, um Estado que busca ser independente deve perseguir um desenvolvimento industrial autnomo.

4 Crculo vicioso uma sucesso de acontecimentos e consequncias que sempre resulta numa situao que parece sem sada e sempre desfavorvel.

168

O Preparo da Mobilizao

Cabe ressaltar que uma empresa fornecedora de material blico, quando estabelecida no exterior, no pode ser compulsoriamente mobilizada. Esta fragilidade pode ser minimizada com a manuteno de estoques de itens estratgicos, mas isto geralmente requer o emprego de uma grande quantidade de recursos. Outro aspecto relevante que, apesar da assimetria no comrcio de material blico parecer menor quando um pas produz armas e sistemas com tecnologia importada, a dependncia externa continua. Assim, importante que a Marinha contribua para o fortalecimento da posio do Brasil no comrcio internacional, para o aumento do domnio tecnolgico na produo de material estratgico e para a reduo da dependncia de importao de armas e sistemas. Para obter o desenvolvimento da sua indstria nacional, existem trs formas interconectadas do Estado se relacionar com o empresariado: como agente produtor e comprador de bens e servios, como agente regulador da atividade empresarial e agente de fomento da atividade econmica (CASTOR, 1987, p. 37-38). Nesse sentido, a Marinha deveria utilizar o seu consumo e sua produo de bens e servios e buscar exercer influncia nos rgos reguladores da atividade empresarial e nas agncias de fomento do desenvolvimento econmico como instrumento de desenvolvimento da indstria de seu interesse.

A ATUAO DO ESTADO E DA MARINHA COMO PRODUTORES E COMPRADORES DE BENS E SERVIOS


Como produtor de bens e servios, o Estado um agente capaz de formar mo-de-obra especializada, investir em pesquisa (SILVA, 1998, p. 70) e, em parceria com as empresas brasileiras, desenvolver tecnologias nacionais apropriadas s restries econmicas do pas bem como demanda militar (DREYFUS; LESSING; PURCENA, 2005, p. 70). O desenvolvimento de tecnologias especificamente para condies do Brasil vantajoso porque promove o uso duplo destes produtos em outros setores e uma taxa maior de spin-off 5 de pesquisa em produtos e processos para outras indstrias, alm de manter reservas de moeda estrangeira (DREYFUS; LESSING; PURCENA, 2005, p. 70).

5 Spin-off um termo em ingls utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa pblico ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou servio de alta tecnologia.

Srgio Nahal de Souza

169

Como exemplos de tecnologia nacional bem sucedida podem ser citados a explorao em guas profundas, implementada pela Petrobras com o apoio de 129 grupos de pesquisa em todo o pas, e o Programa Nacional do lcool, ambos frutos de intervenes de polticas pblicas focadas no desenvolvimento tecnolgico (PONTES; CUNHA, 1998). Quando o Estado investe em pesquisa, o desenvolvimento industrial estimulado medida que as pessoas realizam empreendimentos utilizandose de algum conhecimento cientfico/tecnolgico adquirido ou gerado atravs dela. Neste aspecto, cabe ressaltar a importncia do papel das Incubadoras de Empresas 6 para a criao de um ambiente propcio para o empreendedorismo (FROIS; PARREIRAS, 2004, p.2). No campo militar, a formao de engenheiros civis e militares pelo Instituto Militar de Engenharia e pelo Instituto Tecnolgico da Aeronutica atende uma demanda especfica de empresas privadas e estatais de interesse das Foras Armadas, como Indstria de Material Blico do Brasil (IMBEL), que produz armas portteis, munies, explosivos e equipamentos de comunicao, e Empresa Brasileira de Aeronutica S/A, que produz avies civis e militares (DELLAGNEZZE, 2008, p. 2-6). Como comprador de bens e servios, o Estado um agente capaz de criar demanda efetiva para a indstria blica, criando um fluxo de investimentos constantes que atendem a diversas expectativas (SANTOS, 2007, p. 6). Assim, o desenvolvimento industrial estimulado de dois modos. No primeiro, empresas que no nasceram para a produo de material blico so estimuladas pela demanda crescente deste setor e passam a produzi-lo. No outro, empresas so criadas em funo da demanda militar (FONSECA, 2000, p. 144-145). A converso das empresas brasileiras em empresas produtoras de material blico teve o seu referencial no final de 1963, quando foi formado o Grupo de Mobilizao Industrial. Na verdade, este foi um caminho natural para o desenvolvimento de projetos e a fabricao de material blico no Brasil (FONSECA, 2000, p. 145). O sucesso de empresas, como a Avibras Aeroespacial S/A, que produz sistemas de defesa areos, artilharia, msseis, veculos Armados, equipamento de transporte, pintura automotriz e explosivos, que se converteram para a

6 Incubadoras de Empresas so projetos ou empresas que tem como objetivo a criao ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.

170

O Preparo da Mobilizao

produo de armamentos deveu-se s experincias que elas traziam do setor civil e a um importante e maior encadeamento no emprego de tecnologia dual7 e spin-off em alguns setores (FONSECA, 2000, p. 145). Por outro lado, as empresas que nasceram para a produo de material blico, salvo algumas excees, no possibilitaram um encadeamento to expressivo. Isto porque estas empresas eram ou estatais ou sociedades de economia mista com controle acionrio pelo Estado, dirigidas por oficiais das Foras Armadas (FONSECA, 2000, p. 146). A aproximao dos setores civil e militar viabiliza um salto qualitativo e quantitativo da tecnologia blica para o ambiente civil (FONSECA, 2000, p. 147) e, tambm, reduz a fragilidade da indstria blica por depender de prioridades do governo brasileiro e de flutuaes do cenrio internacional, como o que aconteceu com a empresa Engenheiros Especializados S/A (ENGESA)8, cujo ramo era transporte militar e veculos blindados de transporte (DELLAGNEZZE, 2008, p. 7). A Marinha possui um campo de atuao natural, como agente de desenvolvimento da indstria de seu interesse, como produtor e comprador de bens e servios. Assim, o seu preparo da Mobilizao deve orientar e coordenar os esforos neste sentido. Contudo, a atuao da Marinha deve seguir a seguinte orientao da END: O componente estatal da indstria de material de defesa ter por vocao produzir o que o setor privado no possa projetar e fabricar, a curto e mdio prazo, de maneira rentvel. Atuar, portanto, no teto, e no no piso tecnolgico. Manter estreito vnculo com os centros avanados de pesquisa das prprias Foras Armadas e das instituies acadmicas brasileiras (BRASIL, 2008c). Nesse sentido, algumas atividades poderiam ser empreendidas pela Marinha, na fase de preparo da Mobilizao, destinadas a contribuir para o desenvolvimento da indstria de defesa de seu interesse. Dentre elas, podem ser citadas o uso estratgico de recursos externos Marinha, o investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a formao de mo-de-obra especializada.

O uso estratgico de recursos externos Marinha


O uso estratgico de recursos externos consiste no desenvolvimento de parcerias com pessoas e empresas, pblicas ou privadas, para produzirem e fornecerem bens e servios Marinha.

7 8

Tecnologia de carter dual possui aplicaes que podem ser militares e civis. A ENGESA teve sua falncia decretada em 1993.

Srgio Nahal de Souza

171

O desenvolvimento de parcerias estratgicas com empreendedores nacionais, que investiriam seu tempo e dinheiro e, consequentemente, assumiriam riscos, desoneraria a Marinha de empregar seu oramento e seu pessoal na produo industrial. Assim, a Marinha ficaria desonerada de realizar investimentos na modernizao ou revitalizao de oficinas, que ento poderiam ser paradas. Outro aspecto que o pessoal dessas oficinas poderia ser redirecionado para outras tarefas, reduzindo carncias existentes e minimizando os efeitos da dificuldade de contratao de funcionrios civis. Com parte do seu oramento e de seu pessoal capaz de ser redirecionado, a Marinha poderia investir na produo de bens e servios que o setor privado ainda no consegue projetar e fabricar. Desta atividade podem ser derivadas aes distintas, como o desenvolvimento de parcerias com o setor privado, o fortalecimento da EMGEPRON e o incentivo ao empreendedorismo, cada uma com contribuies especficas tanto para o preparo da Mobilizao, como para o desenvolvimento da indstria de interesse da Marinha.

O desenvolvimento de parcerias no setor privado


Esta ao consiste em obter bens e servios no setor privado quando existirem vantagens de custo e qualidade, parando de produzi-los na Marinha. Sua contribuio para o desenvolvimento da indstria seria o aumento da demanda de bens e servios no setor privado. Com uma maior escala de produo, o preo mdio do bem ou servio seria reduzido e o poder de competio da empresa seria aumentado. Isto fortaleceria a indstria e criaria condies para a realizao de novos investimentos. A contribuio dessa ao para a Mobilizao seria o fortalecimento da indstria de interesse da Marinha. Na eventualidade da execuo da Mobilizao, esta parcela da indstria poderia ser imediatamente identificada e mobilizada. Caso necessrio, ela serviria como multiplicadora de conhecimento, viabilizando o redirecionamento da produo de outros setores industriais. Esta ao traria vantagens, como a oportunidade da Marinha reduzir e melhorar a visibilidade dos seus custos, melhorar o controle dos cronogramas de execuo dos perodos de manuteno dos navios e ter acesso a recursos humanos e tecnolgicos especializados. O risco implcito desta ao seria uma maior dependncia de parceiros com menor conhecimento do funcionamento da Marinha e, talvez, menor

172

O Preparo da Mobilizao

compromisso. Haveria a necessidade de se aumentar o controle e a fiscalizao a fim de no comprometer tanto a qualidade e o custo dos bens e servios, como a segurana das Organizaes Militares envolvidas.

O fortalecimento da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON)


Esta ao consiste no fortalecimento da EMGEPRON com a diversificao do seu portflio9 e com o aumento do seu patrimnio. A diversificao do portflio da empresa a fortaleceria, isto porque diminuiria os seus riscos, uma vez que um empreendimento superavitrio poderia compensar um outro deficitrio. O aumento do patrimnio da empresa, a partir da incorporao de oficinas, equipamentos e estabelecimentos industriais, viabilizaria a concesso de maiores linhas de crdito para a produo e comercializao de bens e servios. O supracitado aumento poderia ser proporcionado pelo recebimento de equipamentos e oficinas da Marinha que atualmente produzem bens e servios com potencial de comercializao no mercado interno e/ou externo, os quais deveriam ser transformados em empreendimentos administrados por ela. O fortalecimento da empresa estatal contribuiria tanto para o desenvolvimento da indstria como para o preparo da Mobilizao, uma vez que uma empresa com maior capacidade de executar projetos navais contribuiria para o fortalecimento do Poder10 e do Potencial11 Nacionais. Esta ao traria o risco da EMGEPRON, ao possuir instalaes industriais, no ser capaz de tornar os empreendimentos rentveis, como a situao da IMBEL12 h anos.

O incentivo ao empreendedorismo
Esta ao consiste no incentivo atuao de Incubadoras de Empresas para a criao de empreendimentos destinados produo e comercializao

9 Portflio um termo de origem anglo-saxnica que designa uma lista de trabalhos de uma empresa. 10 Poder representa a fora, os meios e os recursos. 11 Potencial representa a capacidade, no posta em prtica, de realizao, de produo e de execuo. 12 As prestaes de contas anuais da IMBEL encontram-se disponveis no sitio www.imbel.com.br.

Srgio Nahal de Souza

173

de bens e servios a partir do conhecimento cientfico e tecnolgico desenvolvido pelos centros de pesquisa da Marinha. A contribuio desta ao para o desenvolvimento da indstria consistiria na valorizao da cultura empreendedora e na produo de bens e servios inovadores com tecnologias adequadas ao Brasil. O preparo da Mobilizao seria favorecido a partir do fortalecimento da base industrial de defesa, tanto com o aumento do nmero de micro e pequenas empresas de interesse da Marinha, como diversificando sua produo.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento


Esta atividade consiste em investir em centros de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia em reas em que a Marinha dependente de importao. A utilidade desta ao para o desenvolvimento da indstria fundamenta-se no desenvolvimento de um fluxo contnuo de inovaes tecnolgicas que podero tornar o Brasil um produtor de primeira linha em algumas reas. Para a Mobilizao, sua vantagem seria obtida com a reduo da dependncia de importao de material blico, efetivada pela capacitao tecnolgica autnoma da indstria nacional. A desvantagem desta ao seria requerer o investimento de elevadas quantias de recursos financeiros, o que impacta diretamente o oramento da Marinha. Um exemplo efetivo de contribuio o Programa Nuclear da Marinha que j capacitou o pas no domnio completo do ciclo do combustvel nuclear e no desenvolvimento de equipamentos e componentes de carter dual (BRASIL, 2007a). A tecnologia de enriquecimento de urnio gerada no Centro Tecnolgico da Marinha em So Paulo, em parceria com universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento e indstrias, nica e coloca, nesta rea, o Brasil frente de potncias como EUA, Frana, Rssia, Reino Unido, Alemanha, Japo e Holanda (BRASIL, 2007a).

A formao de mo-de-obra especializada


Esta atividade consiste na formao de mo-de-obra especializada, indispensvel pesquisa, ao desenvolvimento e indstria de interesse da

174

O Preparo da Mobilizao

Marinha, enquanto os demais setores nacionais, pblicos ou privados, no estiverem satisfazendo as necessidades em qualidade ou quantidade. A contribuio para o desenvolvimento da indstria seria a oferta de profissionais de nvel tcnico e superior qualificados para a pesquisa e para a produo de bens e servios de elevado valor agregado. Sua contribuio para a Mobilizao consistiria na dotao do Brasil de capital intelectual potencialmente mobilizvel. A desvantagem desta ao seria requerer o investimento de elevadas quantias de recursos financeiros, o que impacta diretamente o oramento da Marinha. Destaca-se a importncia da Escola Tcnica do Arsenal de Marinha que forma tcnicos e trabalhadores especializados em diversas reas para trabalhar tanto no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro como na indstria naval (BRASIL, 2008a).

A ATUAO DA MARINHA JUNTO AOS RGOS ESTATAIS DE REGULAO E DE FOMENTO


O Estado um agente normativo e regulador cuja finalidade promover o planejamento e o gerenciamento constante das atuaes empresariais, particulares e estatais, quando competindo com aqueles no mercado econmico, fomentando as atividades econmicas politicamente corretas e monitorando os setores de sua competncia (OLIVEIRA, 2004). Contudo, no compete Marinha do Brasil atuar diretamente como agente regulador ou de fomento, porm, ela poderia atuar junto aos rgos competentes, por intermdio do Ministrio da Defesa, para a formulao de leis, decretos e normas e para a abertura de linhas de crdito que estimulem a indstria blica de seu interesse. No Brasil, a END apontou como vulnerabilidades da atual estrutura de defesa do pas a inexistncia de regras claras de prioridade indstria nacional, no caso de produtos de defesa fabricados no pas, e dualidade no tratamento tributrio entre o produto fabricado no pas e o adquirido no exterior, com excessiva carga tributria incidente sobre o material nacional, favorecendo a opo pela importao (BRASIL, 2008c). Assim, nos campos da regulao e do fomento, deveriam ser defendidos os seguintes aspectos: o aumento da competitividade dos produtos nacionais, o estmulo s exportaes, a criao de programas de financiamento para empresas de defesa e o incentivo pesquisa e ao desenvolvimento.

Srgio Nahal de Souza

175

A formulao de leis, decretos e normas que proporcionem o aumento da competitividade dos produtos nacionais, o estmulo s exportaes e o incentivo pesquisa e ao desenvolvimento O aumento da competitividade dos produtos nacionais
Para aumentar a competitividade dos produtos de defesa nacionais, uma proposta de projeto de lei complementar est atualmente em anlise pela Casa Civil da Presidncia da Repblica. Esta proposta prev vantagens competitivas e iseno tributria para empresas privadas na rea de defesa, o que faria com que a produo de material de defesa no pas ficasse com a mesma carga tributria que os produtos importados. Tambm prev a intermediao da indstria nacional nas importaes de material blico com o intuito de favorecer e incentivar a transferncia de tecnologia (ACIOLI, 2009). importante salientar que as aes estratgicas devem ser indutoras, sem retirar da indstria sua capacidade de empreendimento, sua iniciativa e seus prprios riscos (BRASIL, 2005c). Se as concesses forem excessivas e tiverem o efeito prtico de criao de reserva de mercado podem criar condies para a ineficincia da indstria blica nacional. Nesse sentido, a Marinha deveria atentar para que a legislao que est sendo elaborada no impea o acesso a novas tecnologias. O aumento da competitividade contribuiria para o desenvolvimento da indstria uma vez que aumenta a demanda interna, a qual no depende da diplomacia, de conflitos internacionais e de linhas de crdito para exportao, e criaria condies de articulao de um planejamento estratgico empresarial para atender s necessidades das Foras Armadas. Tambm favoreceria a Mobilizao Nacional porque beneficiaria a qualificao das Foras Armadas no uso de armas que efetivamente poderiam contar em caso de conflito, independente de embargos e bloqueios impostos por qualquer Estado.

O estmulo s exportaes
Para alcanar economia de escala em processos de produo de tecnologia mais complexa, que requerem altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a indstria blica precisa recorrer s exportaes para compensar a baixa demanda das Foras Armadas (COUTINHO, 2002, p. 12). O Almirante Robrio da Cunha Coutinho assim evidenciou a importncia de uma estratgia comercial:

176

O Preparo da Mobilizao

No da nossa cultura enxergar a atividade comercial como nobre. No entanto, com muita freqncia, alguns autores apontam que o principal divisor de guas entre os mundos desenvolvido e subdesenvolvido que este compra e aquele vende (COUTINHO, 2002, p.12). A competio no mercado internacional favoreceria a expanso da indstria de defesa nacional em dois nveis: o aumento da demanda favoreceria a economia de escala e possibilitaria preos competitivos e a concorrncia levaria ao desenvolvimento e ao aprimoramento dos produtos nacionais. A contribuio para a Mobilizao consistiria no fortalecimento do Poder e do Potencial Nacionais, que seria obtido com o fortalecimento e diversificao da base industrial de interesse da Marinha.

O incentivo pesquisa e ao desenvolvimento


Sem inovaes, o Brasil continuar a ser produtor de segunda ou terceira linha: Quando importamos um produto, sem qualquer preocupao com o modelo da dinmica da inovao estamos, no mnimo, perdendo a oportunidade de investir e, talvez, fazendo-nos retroceder na espiral tecnolgica. (COUTINHO, 2002, p.10-11). A Marinha deveria contribuir para o desenvolvimento de leis que incentivem uma crescente capacitao tecnolgica e cientfica, seja pela garantia de condies de investimento em pesquisa e desenvolvimento, seja pela instituio de compensaes tecnolgicas. A lei n 11.196, de 21 de novembro de 2005, que institui incentivos fiscais inovao tecnolgica (BRASIL, 2005b), uma conquista do pas. Apesar do Ministrio da Defesa ter criado, no mbito das Foras Armadas, Poltica e Diretrizes de compensaes comerciais, industriais e tecnolgicas (BRASIL, 2002), no existe uma legislao nacional a esse respeito. Destarte, a ndia promoveu, em 2001, a criao de normas e procedimentos para o incentivo e controle de compensaes, inclusive para empresas privadas. Com esta e outras medidas, passaram a existir mais de 5.000 empresas que fornecem mais de 30% dos componentes e subsistemas de defesa daquele Estado (RAZA, [2008?]). O Brasil tambm deve desenvolver uma legislao que institua a obrigao de clusulas de compensaes tecnolgicas, tanto para as importaes do setor pblico como do privado, e, tambm, crie medidas de sua efetividade. Isto porque, quando importada, a tecnologia deve ser acompanhada

Srgio Nahal de Souza

177

de pesquisa e desenvolvimento de forma a dar continuidade e efeito real ao salto tecnolgico desejado. Caso contrrio, no futuro, o pas poder necessitar importar tecnologia na mesma rea. A este respeito, importante levantar uma questo sobre a parceria que ser instituda entre o Brasil e a Frana para a construo de submarinos nucleares: em 2038, o Brasil estar capacitado a construir submarinos nucleares de vanguarda ou submarinos defasados em tecnologia? O desenvolvimento de inovaes possibilitaria tornar a indstria blica nacional uma fornecedora de primeira linha de bens e servios de defesa, abrindo mercados at em pases desenvolvidos. Favoreceria a Mobilizao Nacional porque diminuiria a dependncia de importaes e aumentaria o domnio tecnolgico da produo de armas e sistemas, o qual poderia ser difundido na fase de execuo.

A criao de programas de financiamento especficos para a produo e comercializao de bens e servios de interesse da Marinha
Como os Estados pouco desenvolvidos geralmente no compram o melhor armamento em termos absolutos, mas o melhor que possa ser financiado (KRAUSE, 1995 apud DREYFUS; LESSING; PURCENA, 2005, p. 107), para aumentar suas exportaes, ser necessrio que o Brasil tenha capacidade e vontade de financiar seus produtos de defesa. Atualmente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realizao de investimentos em todos os segmentos da economia (BRASIL, 2009a). Contudo, ainda no existe uma linha de financiamento especfica para a produo e comercializao de produtos blicos, os quais geralmente requerem grandes investimentos em tecnologia. A criao de programas de financiamento especficos para bens e servios de interesse das Foras Armas viabilizaria investimentos privados no setor e desoneraria o Estado, e especificamente a Marinha, de comprometer seu oramento e seu pessoal em atividades que no sejam diretamente relacionadas com a sua misso. O financiamento possibilitaria indstria de defesa nacional competir no comrcio assimtrico de produtos de defesa por mercados de Estados pouco desenvolvidos, o que aumentaria a demanda e favoreceria a economia de escala. A contribuio para a Mobilizao consistiria na criao de condies para o desenvolvimento da base industrial de interesse da Marinha.

178

O Preparo da Mobilizao

CONCLUSO
Por ocasio da decretao da Mobilizao Nacional, o pas dever estar capacitado a reorientar a produo de bens e servios que sejam necessrios complementao da Logstica Militar. Esta complementao ser obtida com um adequado preparo da Mobilizao, quando devem ser realizadas aes estratgicas de modo contnuo, metdico e permanente. Entre as aes estratgicas necessrias, est o fortalecimento da Indstria Nacional de Defesa, que reduziria as carncias de materiais estratgicos que atualmente so obtidos no exterior. Nesse aspecto, a Mobilizao Nacional se reveste de maior importncia quando pode se tornar um instrumento de desenvolvimento econmico, uma vez que o preparo da Mobilizao favorece o desenvolvimento industrial e este contribui para a execuo da Mobilizao. A relao entre a Mobilizao e o esforo de desenvolvimento industrial est explcita na legislao atualmente em vigor, cujos decretos, leis e normas formalizam a competncia da Marinha para atuar nesta questo. Os Estados dependentes da importao de material blico necessitam empregar uma grande quantidade de recursos na manuteno de estoques de itens estratgicos. Mesmo quando produz armas e sistemas com tecnologia importada, a dependncia persiste. A assimetria no comrcio de material blico beneficia os Estados com domnio econmico e tecnolgico, os quais no possuem interesse em reduzila. Pelo mesmo motivo, um Estado que busca ser independente deve perseguir um desenvolvimento autnomo. Assim, importante que a Marinha contribua para o fortalecimento da posio do Brasil no comrcio internacional, para o aumento do domnio tecnolgico na produo de material estratgico e para a reduo da dependncia de importao de armas e sistemas. Como produtor e comprador de bens e servios, a Marinha possui um campo de atuao natural, porm, sua atuao deveria seguir a orientao da END de produzir de maneira rentvel o que o setor privado no possa projetar e fabricar, a curto e mdio prazo. Nesse sentido, algumas atividades poderiam ser empreendidas, na fase de preparo da Mobilizao, destinadas a contribuir para o desenvolvimento da indstria de defesa do interesse da Marinha, como o uso estratgico de recursos externos Marinha, o investimento em pesquisa e desenvolvimento e a formao de mo-de-obra especializada.

Srgio Nahal de Souza

179

O uso estratgico de recursos externos Marinha pode resultar em vrias aes, entre elas podem ser citadas: o desenvolvimento de parcerias, o fortalecimento da EMGEPRON e o incentivo ao empreendedorismo. Ento, a primeira atividade seria o desenvolvimento de parcerias para obter, no setor privado, bens e servios quando existirem vantagens de custo e qualidade, parando de produzi-los na Marinha. A segunda atividade seria o fortalecimento da EMGEPRON com a diversificao do seu portflio e o aumento do seu patrimnio. A terceira atividade seria o incentivo ao empreendedorismo por intermdio do estmulo atuao de Incubadoras de Empresas para a criao de empreendimentos destinados produo e comercializao de bens e servios a partir do conhecimento cientfico e tecnolgico desenvolvido pelos centros de pesquisa da Marinha. A quarta atividade seria o investimento em pesquisa e desenvolvimento, nos centros de pesquisa da Marinha, para o desenvolvimento de tecnologia em reas em que dependente de importao. A quinta atividade seria a formao de mo-de-obra especializada, indispensvel pesquisa, ao desenvolvimento e indstria de interesse da Marinha, enquanto os demais setores nacionais, pblicos ou privados, no estiverem satisfazendo s necessidades, tanto em qualidade, como em quantidade. No campo da regulao da atividade empresarial e de fomento da atividade econmica, a sexta atividade seria a atuao junto aos rgos estatais competentes para: - a formulao de leis, decretos e normas que proporcionem o aumento da competitividade dos produtos nacionais, o estmulo s exportaes e o incentivo pesquisa e ao desenvolvimento; e - a criao de programas de financiamento especficos para a produo e comercializao de bens e servios de interesse da Marinha. As atividades acima identificadas visam contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade de Mobilizao Industrial, porm, no esgotam, nem limitam as possibilidades de atuao da Marinha.

Referncias Bibliogrficas
ACIOLI, Patrcia. Indstria de defesa brasileira prope iseno de tributos. Dirio Comrcio Indstria, So Paulo, 10 mar. 2009. Disponvel em: <http://

180

O Preparo da Mobilizao

www.dci.com.br/ noticia.asp?id_editoria=7&id_noticia=276939&editoria>. Acesso em: 11 jun. 2009. ALMEIDA, Paulo Roberto de. O poder e a Glria: a questo das assimetrias no sistema internacional. Revista Espao Acadmico, n. 49, 2005. Disponvel em: <http:/ /www.espacoacademico.com.br/049/49pra.htm>. Acesso em: 11 jun. 2009. ARRUDA, Demcrito Cavalcanti. Nossa participao na Primeira e Segunda Guerras Mundiais. In: ARRUDA et al. Depoimento de oficiais da reserva sobre a FEB. Rio de Janeiro: Cobraci, 1950. BRASIL. Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social. A Empresa. Braslia, 2009a. Disponvel em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/ bndes_pt/Institucional/ O_BNDES/A_Empresa/>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Comando da Marinha. Histrico da ETAM. Rio de Janeiro, 2008a. Disponvel em: <http://www.mar.mil.br/amrj/e_historico.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Comando da Marinha. Programa Nuclear da Marinha. Braslia, 2007a. Disponvel em: <http://www.mar.mil.br/pnm/pnm.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Decreto n. 5.484, de 30 de junho de 2005. Aprova a Poltica de Defesa Nacional, e d outras providncias. Braslia, 2005a. Disponvel em: <http:// www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5484.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Decreto n. 6.592, de 2 de outubro de 2008. Regulamenta o disposto na Lei n. 11.631, de 27 de dezembro de 2007, que dispe sobre a Mobilizao Nacional e cria o Sistema Nacional de Mobilizao - SINAMOB. Braslia, 2008b. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/ D6592.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Decreto n. 6.703, de 18 de dezembro de 2008. Aprova a Estratgia Nacional de Defesa, e d outras providncias. Braslia, 2008c. Disponvel em: <http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6703.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Estado-Maior da Armada. EMA-401: Manual de Mobilizao Martima. Braslia, 2004. 1 reviso. BRASIL. Indstria de Material Blico do Brasil. Processos de Contas Anuais. Braslia, 2009b. Disponvel em: <http://www.imbel.gov.br/site/ index.php?option=com_content&task= blogcategory&id=1&Itemid=157>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Lei n. 11.196, de 21 de novembro de 2005. Institui o Regime Especial de Tributao para a Plataforma de Exportao de Servios de Tecnologia da Informao - REPES, o Regime Especial de Aquisio de Bens de Capital para Empresas Exportadoras - RECAP e o Programa de Incluso Digital; dispe sobre incentivos fiscais para a inovao tecnolgica; e d outras providncias. Braslia, 2005b. Disponvel em: <http:// www. planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/ Lei/L11196compilado.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009.

Srgio Nahal de Souza

181

BRASIL. Lei n. 11.631, de 27 de dezembro de 2007. Dispe sobre a Mobilizao Nacional e cria o Sistema Nacional de Mobilizao - SINAMOB. Braslia, 2007b. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/ Lei/L11631.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Ministrio da Defesa. Portaria Normativa n. 764, de 27 de dezembro de 2002. Aprova a Poltica e as Diretrizes de Compensao Comercial, Industrial e Tecnolgica do Ministrio da Defesa. Braslia, 2002. Disponvel em: <https:// www.defesa.gov.br/ bdlegis/norma.php?numero=764&ano=2002&serie=A>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Ministrio da Defesa. Portaria Normativa n. 899, de 19 de julho de 2005. Aprova a Poltica Nacional da Indstria de Defesa. Braslia, 2005. Disponvel em: < h t t p s : / / w w w . d e f e s a . g o v . b r / b d l e g i s / norma.php?numero=899&ano=2005&serie=A>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Ministrio da Defesa. Portaria Normativa n. 973, de 24 de julho de 2007. Dispe sobre a criao do Sistema de Mobilizao Militar - SISMOMIL, estabelece a Diretriz Setorial de Mobilizao Militar (MD41-D-02) e d outras providncias. Braslia, 2007c. Disponvel em: <http://dsm.dgp.eb.mil.br/legislacao/Portarias/ Portaria Normativa 973.mht>. Acesso em: 10 abr. 2009. BRASIL. Secretaria-Geral do Conselho de Segurana Nacional. Doutrina Bsica de Mobilizao Nacional. Braslia, 1987. Disponvel em: <http://dsm.dgp.eb.mil.br/ legislacao/ diversos/ doutrina%20b%c1sica%20de%20mobiliza%c7%c3o%20nacional.htm>. Acesso em: 10 abr. 2009. CASTOR, Belmiro Valverde Jobim. As relaes entre o Estado e os empresrios: o capitalismo administrativo brasileiro. Cadernos FUNDAP, So Paulo, n. 14, 1987. Disponvel em: <http://www.fundap.sp.gov.br/publicacoes/cadernos/cad14/ Fundap14/as relacoes entre o estado e os empresarios o capitalismo ad.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2009. CAVALCANTI, Clarissa. Os principais ensinamentos da Segunda Guerra para os negcios . Portal Exame, So Paulo, ed. 0842, 2005. Disponvel em: <http:// portalexame.abril.com.br/revista/exame/sumario0842.html>. Acesso em: 10 abr. 2009. COUTINHO, Robrio da Cunha. A contribuio da indstria de defesa para o avano tecnolgico das Foras Armadas: O verdadeiro desafio da caixa preta. Rio de Janeiro, RJ, 2002. Disponvel em: <https://www.emgepron.mar.mil.br/ artigos/simposio.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2009. DELLAGNEZZE, Ren. 200 anos da indstria de defesa no Brasil. Taubat: Cabral Editora e Livraria Universitria, 2008. DREYFUS, Pablo, LESSING, Benjamin e PURCENA, Julio Cesar. A indstria brasileira de armas leves e de pequeno porte: produo legal e comrcio. In: DREYFUS et al. Brasil, as armas e as vtimas. Rio de Janeiro: Editora Sete Letras, 2005. FONSECA, Jos Wladimir Freitas da. O desenvolvimento da Indstria Blica no Brasil e seu processo de Spin-off. Revista de Economia Poltica, So Paulo, vol. 20,

182

O Preparo da Mobilizao

n. 3, 2000. Disponvel em: <http://www.rep.org.br/pdf/79-8.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2009. FORTE, Francisco Alexandre de Paiva. Inovao Tecnolgica: uma anlise comparativa Brasil-Coria do Sul. Revista Estudos, Goinia, vol. 35, n. 4, 2008. Disponvel em: <http://seer.ucg.br/index.php/estudos/article/viewFile/688/ 527>. Acesso em: 10 abr. 2009. FROIS, Elaine; PARREIRAS, Fernando Silva. Anlise do Processo de Inovao Tecnolgica em uma Incubadora Universitria sob a Perspectiva do Modelo de Cambridge. Escola de Cincia da Informao. Belo Horizonte, 2004. Disponvel em: <http://www.fernando.parreiras.nom.br/publicacoes/incubadoras.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2009. OLIVEIRA, Joo Paulo Cndido dos Santos. O Estado como agente normativo e regulador da atividade econmica. Jus Navigandi, Teresina, n. 516, 5 dez. 2004. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6000>. Acesso em: 11 jun. 2009. PONTES, Joo Randolfo; CUNHA, Cristiano Jose Castro de Almeida. Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnolgico. A indstria de energia eltrica no Brasil: causas fundamentais de sua reestruturao. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnolgico, Florianpolis, 1998. Disponvel em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta98/randolfo/>. Acesso em: 11 jun. 2009. RAZA, Salvador Ghelfi. Lies da indstria de defesa da ndia. Disponvel em: <http://www.watershed.com.br>. Acesso em: 11 jun. 2009. SAMPAIO, Fernando. A Guerra das Falklands: Consideraes estratgicas, 20 anos depois. Escola Superior de Geopoltica e Estratgia. Porto Alegre, 2002. Disponvel em: <http://www.defesanet.com.br/esge/falklands.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2009. SANTOS, Carlos Eduardo Mendes. Os mercados financeiros e as indstrias de armamentos na construo de uma hegemonia interestatal. In: SEMINRIO DE INICIAO CIENTFICA PUC-RIO, 15., 2007, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. Disponvel em: <http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2007/relatorios/ GEO/geo_ carlos_eduardo_mendes.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2009.

You might also like