You are on page 1of 3

Mecnica dos Fluidos I

Prof. Strobel

Mecnica dos Fluidos I


Movimento de Corpo Rgido
Por Christian Strobel
"Existem trs jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que igual ao jeito errado, s que mais rpido. - Homer Simpson

1. Variao de presso em um fluido com movimento de corpo rgido A equao geral do movimento, descrita anteriormente, dada por: Equao geral do movimento

E foi desenvolvida para fluidos que esto em repouso ou em um movimento que no apresenta tenses de cisalhamento. Admitindo um sistema de coordenadas retangular, onde o eixo z vertical e apontando para cima, podemos desmembrar a equao geral do movimento em:

O movimento do fluido que no apresenta tenso de cisalhamento aquele onde a massa de fluido submetida a um movimento de corpo rgido. Se um recipiente de um fluido acelera ao longo de uma trajetria retilnea, o fluido se mover como uma massa rgida, e cada partcula apresentar a mesma acelerao. Como no existe deformao neste tipo de movimento, as tenses de cisalhamento sero nulas e, deste modo, as equaes acima sero adequadas para descrever o movimento. Para analizarmos o movimento retilneo de um fluido, deve ser desconsiderado o movimento em x. Assim, o campo de presses ser em y (sentido do movimento) e em z (devido gravidade). Assim, temos:

Mecnica dos Fluidos I

Pgina 1 de 3

Mecnica dos Fluidos I

Prof. Strobel

A variao de presso entre dois pontos prximos, localizados em (y,z) e em (y+dy e z+dz) nula, e pode ser expressa por:

Aplicando as equaes gerais do movimento nesta ltima, tem-se ( )

Por fim, caso o movimento seja exclusivamnte vertical, utiliza-se a equao geral do movimento para z: ( )

2. Material adicional http://www.youtube.com/watch?v=Pb7wqEPwFR4 Donny Lee Gaussian Math http://www.youtube.com/watch?v=tU5rrbFSBQ Dr. Guy Riefler, Ohio University 3. Exerccios 1. A figura mostra a seo transversal retangular do tanque de combustvel instalado em um veculo experimental. O tanque ventilado (a superfcie livre est em contato com o ar atmosfrico) e contm um transdutor de presso. Durante o teste do veculo, o tanque submetido a uma acelerao uniforme ay. Determine: a. Uma expresso que relacione ay e a presso medida no transdutor de presso para um combustvel com SG = 0,65. (p = 956,5 22,246.ay) b. Qual a mxima acelerao permitida, de forma que o atransdutor fique acima da superfcie livre do lquido? (ay = 6,4 m/s2)

Mecnica dos Fluidos I

Pgina 2 de 3

Mecnica dos Fluidos I

Prof. Strobel

2. Um recipiente aberto contm leo (SG = 0,89) e repousa na carroceria de um caminho que est se movimentando, ao longo de uma estrada horizontal, a 105 km/h. Em um certo instante, o motorista do caminho impe uma desacelerao uniforme e imobiliza o caminho em 5 segundos. Qual ser a inclinao da superfcie do leo durante esta desacelerao? 3. Um recipiente cilndrico est repleto de glicerina e repousa sobre o cho de um elevador. sabendo que o volume e a rea da seo transversal do recipiente so iguais a 1,9.10-2 m3 e 7,7.10-2m2, determine: a. A presso no fundo do reservatrio se o elevador sobe com acelerao de 1 m/s2; b. A fora que o recipiente exerce sobre o cho do elevador durante o movimento. c. A presso no fundo do reservatrio se o elevador desce com acelerao de 1 m/s2. 4. Um tanque retangular e aberto (largura e comprimento respectivamente iguais a 1 e 2 metros) contm gasolina. A superfcie livre do fluido se encontra a 1m do fundo do tanque. Qual deve ser a acelerao imposta ao tanque para que a gasolina vaze sabendo que o tanque possui 1,5m de altura? (ay = 4,91 m/s2) 5. O tubo em U aberto da figura est parcialmente preenchido com um lquido. possvel identificar uma leitura diferencial do manmetro, h, quando o este submetido a um movimento uniformemente acelerado na horizontal. Qual a relao entre a acelerao, a distncia entre as colunas de lquido (l) e a leitura diferencial no manmetro?

Mecnica dos Fluidos I

Pgina 3 de 3

You might also like