You are on page 1of 4

Crescimento e Desenvolvimento Econmico

A teoria do crescimento e do desenvolvimento econmico discute estratgias de longo prazo, isto , quais medidas devem ser adotadas para um crescimento econmico equilibrado e auto-sustentado.(Vasconcellos e Garcia ;1 !, p"g #$%& 'essa teoria, a o(erta ou produ)*o agregada +oga um papel importante na tra+et,ria de crescimento de longo prazo o que n*o se observa na an"lise de curto prazo, pois ela se supun-a (i.a. /up0e-se, tambm, na teoria do crescimento, que os recursos est*o plenamente empregados. A preocupa)*o, nesse ponto, analisar o comportamento do produto potencial ou do pleno emprego da economia. 1rescimento e desenvolvimento econmico s*o dois conceitos di(erentes. 1rescimento econmico o crescimento cont2nuo da renda per capita ao longo do tempo. 3 desenvolvimento econmico um conceito mais qualitativo, incluindo as altera)0es da composi)*o do produto e a aloca)*o dos recursos pelos di(erentes setores da economia, de (orma a mel-orar os indicadores de bem-estar econmico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condi)0es de sa4de, alimenta)*o, educa)*o e moradia&. (Vasconcellos e Garcia ;1 !, p"g #$%& A c-ave do crescimento econmico baseia-se no aumento da produtividade, que est" condicionada por uma srie de (atores, entre os quais, a ta.a de investimento, o progresso tecnol,gico, as economias de escala, a qualidade da m*o de obra e a mobilidade dos (atores produtivos. Alm, claro, da atitude da popula)*o em rela)*o 5 poupan)a. 3u se+a, as (ontes de crescimento s*o6 a& aumento na fora de trabalho, derivado do crescimento demogr"(ico e da imigra)*o; b& aumento do estoque de capital ou da capacidade produtiva; c& melhoria na qualidade da mo-de-obra, com programas de educa)*o, treinamento e especializa)*o; d& melhoria tecnolgica, que aumenta a e(ici7ncia na utiliza)*o do estoque de capital; e& eficincia organizacional, ou se+a, e(ici7ncia na (orma como os insumos interagem.

8videntemente, o desenvolvimento um (enmeno global da sociedade, que atinge toda a estrutura social, pol2tica e econmica. (Vasconcellos e Garcia ;1 !, p"g #$9&(-ttp6::;;;.docstoc.com:docs:##<#=1!>:1urva-de-3(erta& 3 crescimento econmico pode ser a c-ave para se alcan)ar um n2vel de vida mais elevado e, alm disso, ele o(erece uma margem para se realizarem pol2ticas redistributivas. 3 aumento da produ)*o tambm incide (avoravelmente sobre o n2vel de emprego. 3 crescimento econmico tem certos inconvenientes. ?m deles seria o sacri(2cio do consumo presente, e.igido para se aumentar o investimento. @onte6-ttp6::pt.scribd.com:doc:%#>$=%> :#!:Ai(erentes-8n(oques-daAistribuicao-de-Benda 3utro tipo de sacri(2cio s*o as e.ternalidades negativas, que o aumento da produtividade gera ao meio ambiente. A contaminao aparece como um um C e(eito colateralD, ou se+a, a qualidade de vida diminui proveniente do crescimento econmico sem controle e respeito ao meio ambiente.A luta contra a contamina)*o a(eta-nos a todos, de um modo ou de outro6 como consumidores, como contribuintes ou como o(ertantes de trabal-o. A sociedade deve encontrar a (orma mais apropriada para combater a polui)*o. A reciclagem apresenta-se como uma iniciativa potencial, dado que ela reduz a necessidade de se empregarem recursos naturais e limita a quantidade de res2duos +ogados no meio ambiente. (Eroster e F,c-on, #$$#, p"g >#%&

Subdesenvolvimento
G a situa)*o dos pa2ses menos avan)ados, caracterizada por bai.a renda por -abitante, reduzido n2vel de poupan)a e insu(iciente dota)*o tecnol,gica6 tudo o que limita o crescimento econmico.

Os indicadores do grau de subdesenvolvimento


bai.a renda por -abitante; altos 2ndices de anal(abetismo; dbil estrutura sanit"ria;

bai.a ta.a de poupan)a por -abitante; elevado peso relativo da agricultura; elevada ta.a de desemprego; (ortes di(eren)as na distribui)*o interna de renda; elevada ta.a de crescimento da popula)*o.

As ausas do Subdesenvolvimento
escassez de capital (2sico; insu(ici7ncia de capital -umano; rela)*o de depend7ncia. (Eroster e F,c-on, #$$#, p"g >>>& (-ttp6::;;;.eba-.com.br:content:AHAAAA>BIAJ:apostila-introducao-aeconomia-macroeconomia& As estratgias para sair do subdesenvolvimento s*o escassas, uma vez que o setor p4blico desses pa2ses tem uma estrutura limitada. A e(etiva)*o de receitas baseadas no livre +ogo de mercado cria, em certas ocasi0es, di(iculdades derivadas da pr,pria debilidade do mercado nacional. 3 desenvolvimento do capital, +unto 5 potencializa)*o das vantagens comparativas, imp0e-se como uma estratgia a ser seguida. 3 Hanco Fundial desempen-a um papel importante no (inanciamento de programas de desenvolvimento.

Sntese da Unidade
?ma das maneiras de se diminuir o desemprego aumentando a produ)*o (crescimento econmico& e com o aumento desta, poderemos c-egar a um desenvolvimento econmico. 8ntretanto, n*o t*o simples assim, pois temos outros problemas a serem resolvidos, via microeconomia (custos, tecnologia&, macroeconomia (in(la)*o, ta.a de +uros, ta.a de cKmbio& e carga tribut"ria, alm do que, como in(ormado no in2cio de nossos estudos, n*o podemos esquecer que a economia uma 1i7ncia /ocial e quem (az economia a sociedade, o L3F8F.

Referncias
F31L3', @rancisco; EB3/E8B, Boberto. !ntroduo " #conomia. /*o Maulo6 FaNron HooNs, #$$# MA//3/, 1arlos Boberto F.; '3GAFO, 3tto. $rinc%pios de #conomia. /*o Maulo, Mioneira, 1 . /A'AB3'O, Maulo (3rg.&. &icion'rio de #conomia. /*o Maulo6 Hest /eller, 1 . /3?PA, 'ali de Jesus (1oord.&. !ntroduo " #conomia. /*o Maulo6 Atlas, 1 !. VA/13'18QQ3/, Farco Antnio; GAB1OA, Fanuel 8. (undamentos de #conomia. /*o Maulo6 /araiva, 1 !. RRRRRR; EB3/E8B, Boberto Q. #conomia b'sica. /*o Maulo. Atlas, 1 !.

You might also like