You are on page 1of 18

VERDADE E RACIONALIDADE COMUNICATIVA EM HABERMAS

Regina Rossetti1

RESUMO
A partir da virada lingstica e do reconhecimento da dimenso comunicativa da linguagem, Habermas diverge do modelo epistemolgico moderno da subjetividade e da conscincia e prope uma mudana de paradigma que elege a intersubjetividade comunicativa como um pressuposto da razo e prope o consenso como condio para obteno da verdade. Entenderse com algum a respeito de algo em busca do consenso a finalidade dessa racionalidade comunicativa. O objetivo deste artigo 2 identificar a condio comunicativa da racionalidade e apontar sua participao na obteno do conhecimento verdadeiro advindo do entendimento mtuo e do consenso social na filosofia de Habermas.

PALAVRAS-CHAVE: Racionalidade comunicativa; Entendimento mtuo; Verdade e Consenso

Introduo

Na teoria da racionalidade comunicativa de Habermas, o saber verdadeiro no surge como uma iluminao na mente de um sujeito privilegiado, mas o resultado da discusso social que chega a um consenso. Para que haja dilogo entre os interlocutores que buscam alcanar o consenso acerca de algo, necessrio que eles se comuniquem. Essa capacidade comunicativa do ser humano algo inerente a sua prpria racionalidade: esse

Docente do Programa de Mestrado em Comunicao da USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul. Doutora em Filosofia pela USP com ps-doutorado. rrossetti@uscs.edu.br
2

Este artigo resultado parcial de pesquisa com apoio do CNPq.

ser no apenas conhece e age racionalmente, mas tambm fala. A comunicao, como processo em suas relaes com o conhecimento, pode ser vista como condio da consolidao social do conhecimento e da verdade, tal como aparece na teoria da racionalidade comunicativa de Habermas. Assim, a comunicao como processo social se apresenta como condio essencial para o conhecimento, da obteno do consenso e para a construo social da verdade. Embora criticado por muitos, a contribuio de Habermas para os estudos em comunicao reconhecida. Para Mige (2000, p.91) algumas correntes da filosofia alem contempornea colocam a comunicao no centro de suas indagaes e, assim, abrem caminhos para debates heursticos acerca da comunicao. nesse contexto intelectual que Jrgen Habermas se destaca. Conhecido por seus trabalhos acerca da esfera pblica, posteriormente, a partir da crtica do paradigma da subjetividade e da conscincia, Habermas se empenhou em chegar ao conceito de racionalidade comunicativa, desvelando a atividade comunicativa inerente a linguagem. Santaella (2001, p.72) tambm reconhece a importncia do pensamento habermasiano para os estudos em comunicao. Embora a teoria de Habermas tenha, de fato, nascido dentro da sociologia filosfica, inegvel a sua contribuio especfica para os estudos da comunicao. Tanto que Habermas se insere em uma das tradies dos estudos de comunicao, a tradio das teorias crtica. O objetivo deste artigo identificar a condio comunicativa da racionalidade e apontar sua participao na obteno do conhecimento verdadeiro advindo do entendimento mtuo e do consenso social. Para tanto, segue-se o seguinte roteiro de exposio das ideias habermasianas: a partir da virada lingstica e do reconhecimento da dimenso comunicativa da linguagem para alm de sua funo representativa, Habermas critica o modelo epistemolgico moderno da subjetividade e da conscincia e prope uma mudana de paradigma que elege a intersubjetividade comunicativa como um dos pressupostos da razo; o filsofo prope que a racionalidade humana possui trs razes: a epistemolgica, a teleolgica e a comunicativa; destaca a racionalidade comunicativa cuja finalidade entender-se com algum a respeito de algo em busca do entendimento mtuo e do acordo. Nesse trajeto a

comunicao assume um status privilegiado e fundamental na obteno do consenso social.

Mudana de paradigma

Habermas constri sua teoria da racionalidade comunicativa a partir da crtica que dirige ao pensamento dos modernos, de Descartes a Hegel passando por Kant, marcado pela filosofia da conscincia e pela teoria da representao, cuja relao epistmica fundadora a do sujeito/objeto ou conscincia/mundo. Neste paradigma, h um sujeito cognoscente reflexivo que se postura frente ao mundo visando seu objeto cognoscvel e representando-o por meio da linguagem. Enquanto os conceitos bsicos da filosofia da conscincia obrigarem a compreender o saber exclusivamente como um saber sobre algo no mundo objetivo, a racionalidade medida pela maneira como o sujeito solitrio se orienta pelos contedos de suas representaes e de seus enunciados. (HABERMAS, 2000, p.437). Habermas assume uma postura divergente em relao a esse paradigma epistemolgico ao propor o dilogo e a comunicao que buscam o consenso, no lugar do sujeito cartesiano solitrio que no se constitu a partir de interaes sociais. Em O futuro da natureza humana, Habermas afirma que: A subordinao ao consenso transforma a ao orientada por consideraes egocntricas em ao comunicativa (HABERMAS, 2004b, p.73). Ao rever essa teoria da reflexo dos modernos, Habermas afirma que at mesmo nesse modelo, o sujeito acaba por ser dialgico nas relaes que estabelece consigo mesmo. Em sua auto-relao epistemolgica o sujeito cognoscente tem uma atitude reflexiva em relao as suas crenas e convices. Em sua auto-relao tcnico-prtica o sujeito atuante tem uma atitude reflexiva em relao a sua prpria atividade que intervm no mundo objetivo. E em sua auto-relao prtico-moral o agente comunicativamente atuante tem uma atitude reflexiva em relao s suas aes reguladas. Ento, Habermas observa

que, no fundo, esta reflexo no paira no vcuo de uma interioridade isenta de comunicao, pois que a prpria reflexo se deve a uma relao dialgica prvia, ou seja, o sujeito cognoscente dialoga consigo mesmo. Em realidade, no h um conhecimento que brote da interioridade da conscincia subjetiva, independentemente das relaes sociais de construo de um consenso acerca da verdade. Ao contrrio, as crenas, aes e expresses surgem a partir de um mundo intersubjetivamente compartilhado. A reflexo se d necessariamente com o outro, porque cada uma das auto-relaes acontece por meio da interiorizao da perspectiva dos outros participantes na comunicao. Assim, no fundo, o sujeito reflexivo dialoga com uma segunda pessoa em discurso: empricos, tericos, pragmticos, morais ou ticos que participaram da constituio de sua prpria subjetividade.

Em contrapartida, assim que concebemos o saber como algo mediado pela comunicao, a racionalidade encontra sua medida na capacidade de os participantes responsveis pela interao orientarem-se pelas pretenses de validade que so assentadas no reconhecimento intersubjetivo. A razo comunicativa encontra seus critrios nos procedimentos argumentativos de desempenho diretos e indiretos das pretenses de verdade proposicional, justeza normativa, veracidade subjetiva e adequao esttica. (HABERMAS, 2000, p.437).

Em suma, Habermas crtica o paradigma kantiano de subjetividade e prope uma filosofia da comunicao baseada em um vis lingstico que promove a transio da reflexo monolgica para a elaborao dialgica das verdades prticas. Esta mudana de paradigma lana sobre novos fundamentos a compreenso que se tem da razo, do ser humano e da sociedade, deixa de lado o paradigma da conscincia e prope que a racionalidade no depende diretamente do sujeito, mas da intersubjetividade que, por sua vez, pressupe necessariamente a comunicao.

As trs razes da racionalidade: epistemolgica, teleolgica e comunicativa

Desde Aristteles, com a distino entre o saber terico e o saber prtico, passando por Kant com a Crtica da razo pura e a Crtica da razo prtica, as dimenses epistemolgica do conhecimento e teleolgica da ao foram tradicionalmente reconhecidas como sendo racionais. Entretanto, somente no mundo contemporneo, a partir da virada lingstica e da afirmao da funo comunicativa da linguagem, que a dimenso comunicativa torna-se, reconhecidamente, parte integrante da racionalidade humana. Trata-se de uma dimenso esquecida pela tradio que acabou por privilegiar o conhecimento e a prtica, embora a dimenso comunicativa da razo j estivesse presente no conceito de logos como palavra/pensamento.

Essa racionalidade comunicativa lembra as mais antigas representaes do logos, na medida em que comporta conotaes de capacidade que tem um discurso de unificar sem coero e instituir um consenso no qual os participantes superam suas concepes inicialmente subjetivas e parciais em favor de um acordo racionalmente motivado. (HABERMAS, 2000, p.438).

Contrariando

tradio,

partir

da

identificao

de

uma

intersubjetividade comunicativa e da crtica a teoria da conscincia e da representao, Habermas apresenta a teoria tripartida da racionalidade que comporta as razes epistemolgica, teleolgica e comunicativa. O ser humano conhece, age e fala e o predicado racional se refere s crenas do conhecimento, s aes e s expresses lingsticas. Dito de outro modo, o sujeito cognoscente e agente, agora tambm falante e assim, revela a estrutura tripartida da racionalidade: a estrutura proposicional do conhecimento, a estrutura teleolgica da ao e a estrutura comunicativa do discurso. No h uma relao hierrquica entre as trs estruturas, embora a racionalidade comunicativa faa a interligao entre as trs:

No obstante, esta racionalidade comunicativa mantm-se ao mesmo nvel que a racionalidade epistemolgica e teleolgica, no constituindo a estrutura dominante da racionalidade mas sim uma das trs estruturas nucleares que esto, contudo interligadas entre si pela racionalidade discursiva que resulta da racionalidade comunicativa. (HABERMAS, 2002, p. 185).

A racionalidade epistemolgica voltada para conhecimento. O conhecimento humano formado por proposies que podem ser verdadeiras ou falsas dependendo de sua aceitabilidade justificada num dado contexto possui uma estrutura proposicional que lhe confere uma natureza intrinsecamente discursiva. Conhecer algo implica em poder justificar discursivamente as pretenses de verdade correspondentes. Esse conhecimento tambm pode ser corrigido e expandido pela experincia e a reflexo acerca das aes prticas pode levar a renovao do consenso epistmico, isto porque o ser humano capaz de apreender com suas aes prticas e experincias, como bem assinalam Pierce e o pragmatismo. Portanto, dependente de sua incorporao no discurso e na ao, a racionalidade epistemolgica no uma estrutura auto-sustentada, mas surge interligada com a utilizao da linguagem e da ao. A racionalidade teleolgica voltada para a ao orientada para a obteno de fins. Toda a ao intencional, e definida por Habermas como a concretizao de uma inteno de um agente que escolhe e decide livremente (HABERMAS, 2002, p. 190). Sua estrutura teleolgica porque toda aointeno tem por finalidade alcanar um objetivo preestabelecido. A racionalidade teleolgica est interligada com as duas outras estruturas nucleares do conhecimento e do discurso. As consideraes prticas de um plano de ao racional dependem da obteno de informao fivel acerca dos acontecimentos do mundo e do comportamento de outros agentes. Informaes que so processadas de forma inteligente quando usam o meio da representao lingstica. Assim, as aes-intenes so linguisticamente estruturadas. Tal como o conhecimento proposicional depende da utilizao de frases proposicionais, tambm a ao intencional depende essencialmente da utilizao de frases intencionais. Assim, a racionalidade teleolgica tambm depende das outras estruturas, epistmica e comunicativa. Tanto a racionalidade epistemolgica como a racionalidade teleolgica utilizam a linguagem. A partir da chamada virada lingstica, a linguagem revelou sua dimenso comunicativa para alm da consagrada dimenso representativa. Portanto, ao utilizarem a linguagem de modo necessrio, as

estruturas epistemolgicas e teleolgicas da racionalidade dependem da estrutura comunicativa para efetivarem-se.

Com a racionalidade epistemolgica do conhecimento, a racionalidade teleolgica da ao e a racionalidade comunicativa do entendimento ficamos a conhecer trs aspectos autnomos da racionalidade que esto interligados por meio comum da linguagem. (HABERMAS, 2002, p. 214).

Habermas pretende resgatar o projeto e o programa originais da escola de Frankfurt que, segundo o filsofo, foram abandonados a partir da dcada de 40 em funo de uma crtica pessimista e exagerada dirigida razo instrumental, e herdeira dessa corrente de pensamento e alinhada, portanto, a teoria crtica, encontra-se a extensa obra do filsofo alemo Jrgen Habermas (SANTAELLA, 2001, p.40). Em sua teoria da racionalidade comunicativa, o filsofo se esfora por estabelecer a dimenso comunicativa da razo e uma viso moderna de sociedade. Por racionalidade entendemos, antes de tudo, a disposio dos sujeitos capazes de falar e de agir para adquirir e aplicar um saber falvel (HABERMAS, 2000, p.437). Habermas defende um projeto em que a racionalidade mantenha-se presente e atuante e, para tanto, prope uma mudana de paradigma racional, elegendo a Razo Comunicativa como parte integrante da racionalidade humana ao lado da estrutura do saber (epistemolgica) e da estrutura da atividade orientada a fins (teleolgica). Neste momento, a comunicao passa a assumir um papel fundamental na constituio da racionalidade que ao lado das dimenses epistmica e teleolgica formam a estrutura tripartida da racionalidade humana.

Racionalidade Comunicativa

A filosofia da conscincia e da subjetividade dos modernos reconhece a funo representativa da linguagem, embora no assuma que possvel a

utilizao comunicativa das expresses lingsticas. Isso somente ocorre a partir da chamada virada lingustica. Essa guinada lingustica (HABERMAS, 2002b, p.53-58), ao colocar a linguagem no centro das questes filosficas, possibilita a passagem do paradigma da filosofia da conscincia para o da filosofia da linguagem e propicia as condies para que se afirme que a linguagem no serve apenas para representar, mas tem tambm uma funo comunicativa. Pois a linguagem presta-se tanto comunicao como representao; e o proferimento lingstico , ele mesmo, uma forma de agir que serve ao estabelecimento de relaes interpessoais. (HABERMAS, 2004a, p.09).

Com esta nova tnica alargou-se o horizonte de anlise da linguagem e passou-se a focar a ateno na linguagem enquanto forma de comunicao, isto , enquanto uso de sentenas com a inteno comunicativa. Ora, quando de usa sentenas com uma inteno comunicativa, busca-se necessariamente alcanar um entendimento. (ARAGO, 1997, p.29).

Essa guinada ocorre a partir de Wittgenstein (1996), Habermas nos diz: afirmo ento que nem Quine nem Carnap assumem um novo paradigma, mas que o nico que faz isso, pelo menos a princpio, Wittgenstein em seu Tractatus (HABERMAS, 2004 p.45). Em sua teoria do significado como uso, Wittgenstein recorre aos contextos de interao habituais em que as expresses lingsticas servem funes prticas:

Para Wittgenstein, o sentido das frases est preso forma como so utilizadas na linguagem quotidiana; para ser mais preciso, s regras que especificam seu uso socialmente aceitvel. Ao ligar o sentido s regras que governam a interao social, Habermas inaugura a transio da semntica da verdade condicional para a semntica comunicativa. (INGRAM, 1994, p.62).

Segundo Freitag (1992, p.238), Habermas adere virada lingstica ao tratar da linguagem no como um sistema lingstico autnomo, mas como um meio no qual se realizam interaes linguisticamente mediadas e socialmente utilizadas. Para Santaella (2001, p.20) quando os lingistas discutem a funo

comunicativa da linguagem, nisso fica implicado que a linguagem pode tambm ser usada com funes no comunicativas, e completa dizendo que alguns consideram a comunicao como a funo central da linguagem. Portanto, a linguagem, alm de seu poder de representao do mundo, possui a capacidade de comunicao dessa representao para o outro. A relao agora trade: com seu ato de fala, o falante procura se entender a respeito de algo com o ouvinte. Segundo Mlovic Habermas segue a teoria de Searle dos atos de fala. O ato de fala a unidade primeira da comunicao, quer dizer, toda a comunicao pressupe atos de fala (MLOVIC, 2002, p.196). Para o modelo da intersubjetividade ocorre a superao do dualismo sujeito e objeto, estruturante do paradigma da conscincia em que bastava representar algo por meio da linguagem. No uso comunicativo da linguagem trata-se de entender-se com algum a respeito de algo, inserindo-se assim, a dimenso social da intersubjetividade: aquele que comunica, comunica algo para algum. Entender-se com algum a respeito de algo, isto , o entendimento mtuo o objetivo da racionalidade comunicativa. Com seu ato de fala, o falante procura atingir o seu objetivo de conseguir a comunicao com o ouvinte a respeito de algo (HABERMAS, 2002, p.193). Habermas chama este objetivo de ilocutrio e atribui a ele dois nveis: a compreenso e a aceitao. Primeiro, o ato de fala deve ser compreendido pelo ouvinte; segundo, e se possvel ser aceito pelo ouvinte. Portanto, o sucesso ilocutrio do falante depende do ato de fala ser suficientemente compreensvel e aceitvel pelo ouvinte.

O falante gostaria que o interlocutor aceitasse aquilo que ele diz como vlido, o que decidido pelo sim ou no do interlocutor pretenso de validade daquilo que dito, suscitada pelo falante atravs do seu ato de fala. Aquilo que torna a proposta do ato de fala aceitvel so, em ltima anlise, as razes que o falante poderia apresentar, no contexto dado, para a validade daquilo que dito. A racionalidade inerente comunicao reside assim na ligao interna entre (a) as condies que tornam o ato de fala vlido, (b) a pretenso apresentada pelo falante de que estas condies esto satisfeitas e (c) a credibilidade da garantia emitida pelo falante para que o fato de

poder, se necessrio, justificar discursivamente a pretenso de validade. (HABERMAS, 2002, p. 194).

Habermas tambm observa que o objetivo do falante no alcanado de modo causal, pois os participantes na comunicao tm a liberdade de, mesmo compreendendo, poder dizer no ao que dito, ou seja, o ouvinte tem a liberdade de no aceitar o que dito pelo falante. O sucesso ilocutrio de um ato de fala, alm de indicar a racionalidade da utilizao da linguagem orientada para se dos conseguir um entendimento, da interao tambm nos indica a de responsabilidade entendimento: participantes processos

o que est em jogo nos processos de intercompreenso a questo tica de reconhecimento recproco dos participantes da interao, de forma que o sentido da prtica comunicativa estaria situado sob um pressuposto geral de responsabilidade. (FERRY, 2007, p. 41).

Enfim, na teoria habermasiana, a razo comunicativa unificadora da fala orientada ao entendimento mtuo (HABERMAS, 2003, p.164), em que a conscincia solitria do paradigma anterior substituda pelo mundo social intersubjetivamente partilhado no qual os participantes da discusso podem alcanar o consenso acerca do que verdadeiro.

Entendimento mtuo, consenso e verdade

A inteno comunicativa da racionalidade, naturalmente, busca alcanar o entendimento mtuo porque pressupe a dimenso social da intersubjetividade inerente a todo agir comunicativo: com seu ato de fala, o falante procura se entender a respeito de algo com o ouvinte. Esta racionalidade comunicativa expressa-se na fora unificadora do discurso orientado para o entendimento, que assegura aos falantes participantes no ato de comunicao um mundo da vida intersubjetivamente partilhado

(HABERMAS, 2002, p.192). Segundo Lus Carlos Lopes (LOPES, 2003a, p.169) entendimento mtuo significa um dilogo aceito por todos os partcipes, por meio da negociao, o que Habermas chama de entendimento mtuo, baseado no respeito entre as parte envolvidas. Ao propor o modelo da racionalidade comunicativa em substituio ao modelo que funda a verdade em juzos privados do sujeito cognoscente, o objetivo fundamental o entendimento mtuo que leva ao consenso.

Como exigncias so colocadas para reconhecimento intersubjetivo; da que a autoridade pblica de um consenso alcanado discursivamente, sob condies de poder dizer no ao final, no pode ser substituda pelos juzos privados dos indivduos que sabem mais. (HABERMAS, 2002a, p.106)

importante notar que no se trata de um consenso absoluto e universal em que toda a sociedade est em acordo, mas de consensos estabelecidos por pessoas, grupos, comunidades e setores da sociedade em determinados momentos, segundo determinados interesses e de forma dinmica e dialgica. Consenso que se pe como uma tarefa infinita, um processo constante de sua realizao (DUTRA, 2005, p. 10). O entendimento mtuo pressupe o reconhecimento das pretenses de validade em um mundo social e tambm objetivo. Segundo Souza, Habermas vai buscar apoio no mundo da vida cotidiana (Lebenswelt), onde aquele alcance (verdade) seria assumido na prtica, e onde ele seria imprescindvel e inevitvel para o funcionamento dos negcios humanos (SOUZA, 2005, p. 20). Habermas tambm faz uma distino entre a ao comunicativa no sentido fraco (apenas pretenses de verdade e sinceridade do falante) e a ao comunicativa no sentido forte (acrescenta as pretenses de correo intersubjetivamente reconhecidas). Subjacente a ao comunicativa no sentido fraco est pressuposto um mundo objetivo que o mesmo para todos. No sentido forte os participantes contam para, alm disso, com um mundo social que intersubjetivamente partilham.

Ao estabelecer uma relao intersubjetiva entre falante e ouvinte, o ato de fala est ao mesmo tempo numa relao objetiva com o mundo. Se concebermos entendimento mtuo como o telos inerente linguagem, impe-se a co-originalidade de representao, comunicao e ao. Uma pessoa entende-se com outra sobre alguma coisa no mundo. Como representao e como ato comunicativo, o proferimento lingstico aponta em duas direes ao mesmo tempo: o mundo e o destinatrio. (HABERMAS, 2004, p. 09).

importante notar que h uma sutil diferena entre o entendimento mtuo e o acordo. O entendimento mtuo acontece quando o ouvinte reconhece que as razes do falante so boas para ele (o falante) sob certas circunstncias dadas, entretanto, no se apropria delas como sendo as suas (do ouvinte). O acordo ou consenso somente alcanado quando os participantes do ato de comunicao aceitam uma pretenso de validade pelas mesmas razes. Ento, o acordo somente surge quando as razes de justificao da validade so compartilhadas pelos envolvidos no ato de fala. O reconhecimento intersubjetivo motivado pelas mesmas razes faz surgir um acordo sobre um fato, estabelecendo-se, assim, o consenso acerca da verdade.

O falante apresenta uma pretenso de verdade relativamente quilo que dito. O ouvinte apenas assumir ento uma posio afirmativa a este respeito (no interessa quo implicitamente) se considerar aquilo que dito como justificado ou, pelo menos, encarar a garantia do falante como credvel no sentido em que, se necessrio, poderia convencer do fato declarado com base em razes slidas. (HABERMAS, 2002, p. 198).

A verdade surge de um acordo advindo do entendimento mtuo acerca das pretenses de validade3 justificadas discursivamente. As pretenses de verdade devem ser justificadas discursivamente aos outros em um frum pblico de argumentao.

Para Habermas (2002, p. 194) existem trs tipos de pretenses de validade: pretenses de verdade referentes ao fatos do mundo objetivo, pretenses de sinceridade referentes as experincias subjetivas do emissor e pretenses de correo referentes as normas e ordens. Como a questo tratada neste artigo epistemolgica a pretenso de validade aqui diz respeito, prioritariamente, as pretenses de verdade.

A verdade e a validade em geral no cessam, consequentemente, de ser um jogo, at nas comunicaes ordinrias, j que elas devem se prolongar reflexivamente nas discusses, o que supe o desenvolvimento de argumentos. (FERRY, 2007, p.41).

Nesse sentido, a obteno da verdade somente pode ser acordada quando a funo comunicativa da linguagem exercida com sucesso. O sucesso ilocutrio de um ato de fala proporcional ao reconhecimento intersubjetivamente atribudo pretenso de validade que apresenta (HABERMAS, 2002, p. 195). Ao discorrer sobre o entendimento mtuo, chegase ao momento principal da questo epistemolgica da racionalidade comunicativa para a obteno da verdade. A conseqncia epistemolgica, ao se passar do modelo da conscincia para o modelo da linguagem, que verdade deixa de ser compreendida como correspondncia entre idia e fatos e passa a ser compreendida como coerncia do discurso, porque a nfase agora dada a dimenso comunicativa da linguagem que gera o consenso. Em A tica da discusso e a questo da verdade Habermas afirma que:

O conceito de conhecimento como representao indissocivel do conceito de verdade como correspondncia. No podemos abrir mo do primeiro sem perder tambm o segundo. Se a linguagem e a realidade se interpenetram de uma maneira que para ns indissocivel, a verdade de uma sentena s pode ser justificada com a ajuda de outras sentenas tidas como verdadeiras. Esse fato aponta para uma concepo antifundacionista do conhecimento e da justificao e, ao mesmo tempo, para a noo de verdade como coerncia. (HABERMAS, 2004a, p.59).

Portanto, no novo paradigma no basta apenas, por meio da representao, dar a entender que algo verdadeiro condio suficiente para paradigma da subjetividade e da conscincia o que importa em uma ao comunicativa chegar ao entendimento mtuo acerca de algo e se possvel alcanar um consenso acerca da verdade. s na qualidade de participantes de um dilogo abrangente e voltado para o consenso que somos chamados a exercera a virtude cognitiva. (HABERMAS, 2004a, p.10). Dito de outro modo,

o falante realiza um ato de fala a respeito de algo, o ouvinte compreende e aceita, o entendimento mutuo se estabelecesse acerca da validade racional do ato de fala. Em sentido restrito, a verdade acerca deste algo surge como um acordo entre o falante e o ouvinte que compartilham as mesmas razes e assim, reconhecessem a validade racional do que dito e do ato. Neste momento, a comunicao exerce sua funo epistemolgica no processo de obteno do conhecimento verdadeiro. Sem a funo comunicativa da linguagem, ao lado de sua funo representativa, o consenso no seria possvel e o conhecimento verdadeiro no surgiria.

Conhecimento e renovao do saber consensual A verdade no absoluta e nica, mas mutvel e dinmica porque advinda do processo dialgico que a constante inovao da sociedade estabelece em sua teia de relaes comunicativas. Do mesmo que, no apenas o objeto das Cincias Sociais dinmico e mutvel, mas tambm as verdades e comprovaes produzidas por esta cincia (LOPES, 2003, p.37) em funo das novas condies histrico-sociais e de novos objetos. Discutindo com a obra de Adorno (HABERMAS, 1980) acerca do tema da no-identidade, Habermas, assim como Adorno, se distancia da filosofia da identidade pertencente, notadamente, tradio hegeliano-marxista (FREITAG e ROUANET, 1980, p.35-45). Esta filosofia da identidade tem por postulado epistemolgico a idia de um saber absoluto. O absoluto para Hegel (1989) estaria na origem e no fim da histria, e a histria nada mais seria do que o trajeto de desenvolvimento do absoluto original rumo ao encontro de si mesmo. O verdadeiro o todo. Mas o todo somente a essncia que atinge a completude por meio de seu desenvolvimento. Deve-se dizer do Absoluto que ele essencialmente resultado e que o que na verdade apenas no fim. (HEGEL, 1989, p.17). O mero desenvolvimento daquilo que j no incio, exclui a possibilidade do advento do verdadeiramente novo. Portanto, em um sistema em que tudo j dado, o fim j est contido na origem e a histria o mero desdobramento daquilo que j , o verdadeiramente novo no faz sentido.

Enquanto conceito filosfico, o postulado da identidade supe a idia de um fim j presente na origem (a essncia preexistindo existncia) o que funda uma concepo da histria que exclui o verdadeiramente novo: a histria enquanto mero desdobramento das virtualidades do Esprito (ou de Deus) simplesmente o trajeto pelo qual o homem se torna aquilo que . (FREITAG e ROUANET, 1980, p.41).

Essa impossibilidade do surgimento do novo algo incompatvel com a idia habermasiana de um saber comunicativo, porque este saber obtido em um processo de interao dos que buscam a validao consensual da verdade de seus saberes (INGRAM, 1994, p.99-101). No processo de obteno do saber comunicativo o novo produzido gradativamente a cada renovao do consenso. Embora no seja o absolutamente novo criado a partir do nada, mas surgido a partir de alguma realidade preexistente. Em escritos mais antigos Habermas j se referia prtica comunicativa como necessria execuo, manuteno e renovao de um consenso. Assim, ao comunicativa tem o poder renovar o consenso social.

a consecuo, manuteno e renovao de um consenso que repousa sobre o reconhecimento intersubjetivo das pretenses de validez susceptveis de crtica (HABERMAS, 1987, p.37).

No processo de obteno e renovao do consenso o fim no conhecido nem existente desde o incio, nesse processo intersubjetivo e comunicativo, gradualmente, a novidade surge, sem modelos pr-concebidos tanto na esfera das foras produtivas quanto na esfera da interao comunicativa. No mbito comunicativo o novo produzido em direo s formas de convivncia cada vez menos dominadoras segundo as exigncias de um projeto emancipatrio cada vez mais prximo do modelo de ao comunicativa pura, isto , de um modelo de interao social caracterizada pela eliminao de todas as formas de coao externa e interna. Trata-se de uma situao utpica que remete a uma ordem social ainda inexistente, mas que poderia lanar as bases de um novo consenso, distinto do consenso deformado de hoje baseado em aes estratgicas que somente visam o poder. O pensamento habermasiano no despreza o novo e d

ensejo a pensar a realidade social como espao em que o novo surge a partir dos processos comunicativos.

Consideraes finais

Em suma, ao lado da racionalidade epistemolgica e teleolgica surge a racionalidade comunicativa a partir da virada lingstica e da consagrao da funo comunicativa da linguagem para alm de sua j reconhecida funo representativa. Isso significa que o racional depende da comunicao para efetivar-se no mundo social e objetivo e que, portanto, tambm a cincia e o conhecimento possuem em sua gnese uma racionalidade comunicativa que participa de sua constituio. Epistemologicamente falando, primeiro, a comunicao, como uma das trs razes da racionalidade, uma das fontes primeiras ou ponto de partida de todo conhecimento; segundo, participa do processo que faz com que os dados do mundo objetivo se transformem em juzos ou afirmaes acerca de algo que so comunicados a algum; terceiro, promove a transio do antigo papel do sujeito cognoscente frente ao objeto cognoscvel para uma intersubjetividade compartilhada que por meio do acordo e do entendimento mtuo estabelece as condies do conhecimento verdadeiro; quarto, o conhecimento novo surge por meio da renovao do consenso; e por fim, prope uma epistemologia politizada cuja busca pela verdade est submetida s condies sociais que geram o acordo que a define. Segundo Rorty:

Habermas quer, ento, substituir essa tradio por algo de maior utilidade social, algo que ele chama de uma fil osofia da intersubjetividade. (...) Essa filosofia da intersubjetividade encontra se centrada numa caracterstica prtica das sociedades liberais a de tratar como verdadeiro seja l o que for que possa ser acordado durante uma discusso livre e desconsiderar a questo referente existncia de algum objeto metafsico ao qual o resultado dessa discusso corresponda ou no. Esse tipo de filosofia politiza a epistemologia, no sentido de considerar que o que importa na busca pela verdade so as condies sociais (e, em particular, as polticas)

sob as quais essa busca realizada, e no a natureza interior profunda dos sujeitos que empreendem a busca. (RORTY, 2005, p.386-387).

A teoria da racionalidade comunicativa em Habermas tem por paradigma a filosofia da intersubjetividade em que as condies sociais so fundamentais para se alcanar a verdade obtida pelo consenso advindo do entendimento mtuo, que por sua vez somente possvel porque existe a dimenso comunicativa da racionalidade. Essa teoria tambm pode tambm servir como aporte para a elaborao de uma epistemologia da comunicao que privilegia os aspectos sociais das relaes entre conhecimento e comunicao que propiciam condies para o surgimento de novos saberes.

BIBLIOGRAFIA

ARAGO, Lucia M. C. Razo comunicativa e teoria social crtica em Jrgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. DUTRA, Delamar, J. V. Razo e consenso em Habermas. Florianpolis: Editora de UFSC, 2005. FERRY, Jean-Marc. Filosofia da comunicao. So Paulo: Paulus, 2007. FREITAG, Brbara. Itinerrios de Antgona: a questo da moralidade. Campinas: Papirus, 1992. FREITAG, B. et ROUANET, P. (Orgs). Habermas: sociologia. So Paulo: tica, 1980. HABERMAS, Jrgen. Theodor W. Adorno Pr-histria da subjetividade e auto-afirmao selvagem. In: FREITAG E ROUANET (Orgs). Habermas: sociologia, So Paulo: tica, 1980. HABERMAS, Jrgen. Teoria de la accion comunicativa. Madrid: Taurus, 1987. HABERMAS, Jrgen. O discurso filosfico da modernidade. So Paulo: Martins Fontes, 2000. HABERMAS, Jrgen. Racionalidade e comunicao. Lisboa: Edies 70, 2002. HABERMAS, Jrgen. Agir comunicativo e razo destranscendentalizada. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002a. HABERMAS, Jrgen. O pensamento metafsico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002b.

HABERMAS, Jrgen. Conscincia moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. HABERMAS, Jrgen. Verdade e Justificao. So Paulo: Loyola, 2004. HABERMAS, Jrgen. A tica da discusso e a questo da verdade. So Paulo: Martins Fontes, 2004a. HABERMAS, Jrgen. O futuro da natureza humana. So Paulo: Martins Fontes, 2004b. HEGEL, Georg W. F. A Fenomenologia do Esprito. So Paulo: Nova Cultural, 1989. INGRAM, David. Habermas e a dialtica da razo. Braslia: Editora UnB, 1994. WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaes Filosficas. Petrpolis: Vozes, 1996. LOPES, Maria Immacolata. Pesquisa em Comunicao. So Paulo: Loyola, 2003. LOPES, Lus Carlos. Hermenutica, teorias da representao e da argumentao no campo da Comunicao. In LOPES, M. I. (org.) Epistemologia da comunicao. So Paulo: Loyola, 2003a. MIGE, Bernard. O pensamento comunicacional. Petrpolis: Vozes, 2000. MLOVIC, Mroslav. Filosofia da Comunicao. Braslia: Plano, 2002. RORTY, Richard. Verdade e progresso. So Paulo: Manole, 2005. SANTAELLA. Lcia. Comunicao e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. So Paulo: Hacker Editores, 2001. SOUZA, Jos Crisstomo. Filosofia, racionalidade, democracia: os debates Rorty e Habermas. So Paulo: Editora UNESP, 2005.

You might also like