You are on page 1of 25

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

Teresa Pires do Rio Caldeira

J vai longe o tempo em que o antroplogo, depois de passar algum tempo junto a um grupo estranho, escrevia textos em que retratava culturas como um todo e em que tranqilamente afirmava como os Trobriandeses vivem, o que os Nuer pensam, ou no que os Arapeshi acreditam. O antroplogo contemporneo tende a rejeitar as descries holsticas, se interroga sobre os limites da sua capacidade de conhecer o outro, procura expor no texto as suas dvidas, e o caminho que o levou interpretao, sempre parcial. As regras implcitas que regem a relao entre autor, objeto e leitor, e que permitem a produo, a legibilidade e a legitimidade do texto etnogrfico, esto mudando. Esta mudana est associada ao processo de autocrtica por que passa a antropologia hoje, em que os mais variados aspectos de sua prtica vm sendo questionados e desconstrudos. Neste texto, pretendo abordar alguns aspectos da mudana nas condies de produo do trabalho antropolgico, e ver a que novas alternativas as crticas esto levando. E vou fazer isso a partir de uma perspectiva especfica: a do papel do autor no texto etnogrfico.
133

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

Presena ambgua Analisando a funo do autor na modernidade, Foucault (1984) mostra que ela no se d sempre da mesma maneira em diferentes sociedades e em relao a distintos discursos. Assim, desde o sculo XVIII, nas sociedades ocidentais, os discursos cientficos comearam a ser recebidos por eles mesmos, no anonimato de uma verdade estabelecida ou sempre redemonstrvel; era a sua pertinncia a um conjunto sistemtico e no a referncia ao indivduo que os produziu que estabelecia a sua garantia. (...) Da mesma maneira, discursos literrios passaram a ser aceitos apenas quando dotados da funo de autor. (1984:109)1 Se tomarmos essa caracterizao como a descrio do que ocorreu na definio do papel do autor nos discursos cientficos, fica evidente a posio peculiar ocupada pela antropologia. Ao contrrio do que acontece em outras cincias e mesmo nas outras cincias sociais, em que o analista e pesquisador procura o mais possvel estar ausente da anlise e da exposio dos dados, como meio de garantir uma posio neutra e objetiva legitimadora da cientificidade, o antroplogo nunca esteve ausente de seu texto e da exposio de seus dados. Ao contrrio: produtor ele mesmo de seus dados, instrumento privilegiado de pesquisa, a presena do antroplogo profissional tanto no trabalho de campo quanto no texto etnogrfico foi essencial para a constituio do conhecimento antropolgico. Baseando a sua produo de conhecimento na experincia pessoal de uma outra cultura, a antropologia legitimou seus enunciados na frmula: "eu estive l, vi e, portanto, posso falar sobre o outro". Trabalhos como os de Clifford (1983) e Marcus e Cushman (1982) mostram a importncia dessa frmula na construo da autoridade etnogrfica. Mas que tipo de presena essa? Seguramente no o mesmo tipo de presena do escritor que cria textos literrios de fico. A fico antropolgica (Geertz 1973:Cap.l) tem algumas caractersticas peculiares: ela pretende, de uma maneira objetiva (cientfica, diriam alguns) fazer a ponte entre dois mundos culturais, revelando para um deles uma outra realidade que s o antroplogo, este sujeito que experimenta e traduz, conhece. Presena ambgua, portanto, que precisa, ao mesmo tempo, mostrar-se (revelando a experincia pessoal) e esconder-se (garantindo a objetividade). Esta ambigidade a marca da presena do antroplogo nos textos2. A crtica contempornea desenvolvida nos Estados Unidos ao modelo etnogrfico analisa a maneira pela qual os antroplogos tm aparecido em seus textos desde Malinowski at os anos 80. Ela vai dizer, por um lado, que se trata de uma presena excessiva. Na verdade, seria a nica presena real nos textos, ainda que ocultada. Ela apagaria as vozes, as interpretaes, os enunciados daqueles sobre quem fala. Na melhor das hipteses, seria uma presena que subsume tudo sua prpria voz. O outro s existe pela voz do antroplogo que esteve l, viu e reconstruiu a cultukakakamiamaimiamia
134

(1) Todas as tradues de citaes so minhas.

(2) Afirmar que o tipo de presena o mesmo no afirmar, contudo, que os estilos pelos quais os antroplogos a realizaram tenha sido sempre o mesmo. Isto fica extremamente claro na anlise que Geertz (1988), utilizando e criticando a leitura de Foucault sobre a funo do autor, faz sobre quatro "fundadores de discursividade" (a expresso de Foucault) na antropologia. Para ele, a discursividade que Lvi-Strauss, Evans-Pritchard, Malinowski e Ruth Benedict inauguraram tem muito pouco em comum.

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

ra nativa enquanto totalidade em seu texto. Mas essa presena excessiva do antroplogo corresponderia a uma ausncia: a do questionamento do antroplogo sobre a sua insero no campo, no texto e no contexto em que escreve. Por isso, a mesma crtica vai acrescentar: presena insuficiente. Na verdade, presena insuficientemente crtica a respeito de si mesma, a respeito de seu papel na produo de representaes; presena que tende a ignorar que o conhecimento antropolgico produz-se, de um lado, em um processo de comunicao, marcado por relaes de desigualdade e poder, e, de outro, em relao a um campo de foras que define os tipos de enunciados que podem ser aceitos como verdadeiros. A crtica americana contempornea, ao analisar e criticar o tipo de autoria e de texto que marcaram a antropologia nos ltimos sessenta anos, quebra as condies que permitiam a produo de mais etnografias dentro do mesmo gnero, e a legibilidade das antigas, a no ser de modo histrico e crtico. Ao mesmo tempo, prope uma srie de novas alternativas. Antes de analis-las, contudo, convm esclarecer o contexto em que a crtica surgiu e vem se desenvolvendo, e quais sero em detalhe os seus argumentos. A crtica americana ps-moderna Embora as anlises elaboradas nos Estados Unidos sobre a etnografia clssica no esgotem todo o universo da crtica e muito de sua inspirao terica de origem europia (Barthes, Foucault, Bakhtin, entre outros) , vou deter-me aqui na anlise elaborada por antroplogos americanos, ou melhor, por "meta-etngrafos" (Rabinow 1986, Geertz 1988), aqueles que tomam como seu "outro" os textos etnogrficos3. Essa crtica realiza-se em um momento em que tanto o contexto em que se d a pesquisa de campo, quanto as referncias tericas mudaram. Comeo pelo contexto. O modelo clssico de etnografia que se estabeleceu a partir dos anos 20 desenvolveu-se no mbito do que tem sido chamado de encontro colonial (Asad 1973). Os grupos estudados pelo antroplogo eram, de um modo geral, povos coloniais. Sobre eles, o antroplogo escrevia para os membros de sua prpria sociedade (a metrpole), sem colocar em questo o carter da relao de poder que se estabelecia entre essas duas sociedades. Esse macrocontexto em que se dava o trabalho antropolgico obviamente mudou. O desmantelamento dos imprios coloniais, a reestruturao das relaes entre as naes dos chamados Primeiro e Terceiro Mundo, e a ateno para as sociedades complexas as dos antroplogos mudaram as condies em que se faz o trabalho de campo e o contexto em que se escreve sobre o outro. O antroplogo no defronta mais membros de culturas isoladas ou semi-isoladas, mas cidados de naes do Terceiro Mundo que se relacionam por complexos caminhos culturais e polticos com a nao de onde vem o antroplogo. Ou ento defronta membros de sua prpria sociedade.
135

(3) As referncias principais so: Boon 1982; Clifford 1981, 1983, 1986a e b; Clifford e Marcus 1986; Fabian 1983; Marcus e Cushman 1982; Marcus e Fischer 1986; Rabinow 1985 e 1986; Stocking 1983a, 1984, 1985, 1986; Strathern 1987a. As principais revistas onde se tm publicado essas crticas so Cultural Anthropology, Dialectical Anthropology e Representations. freqente nesses textos o uso dos termos etnografia e antropologia de maneira intercambivel. Tentarei, no entanto, us-los de acordo com seus significados especficos, concebendo etnografia como o texto resultante da pesquisa de campo sobre uma cultura, e antropologia como a disciplina mais ampla onde a etnografia se insere junto com outros tipos de estudo e de anlise.

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

Essas transformaes no macrocontexto tm levado ainda a uma mudana nos temas pesquisados e na maneira de encar-los. Os antroplogos contemporneos se preocupam com transformaes, com histria, com sincretismo e encontros, com prxis e comunicao, e principalmente com relaes de poder4. Apesar dessas transformaes, contudo, interessante observar que os antroplogos americanos estudam predominantemente culturas estranhas sua prpria, e que nos artigos crticos de que estou tratando "o outro" continua a ser pensado como algum do Terceiro Mundo e freqentemente membro de uma cultura sem tradio escrita ou que no produz conhecimentos sobre si mesma. Mas, como j disse, a mudana foi tambm terica. As discusses epistemolgicas se modificaram, e essa mudana no apenas resultado da transformao do contexto em que se d a pesquisa de campo, mas se sobrepe a ela: as dvidas no so apenas sobre como representar expovos coloniais, mas sobre representao em si. As novas discusses tericas se definem no contexto intelectual das culturas de que fazem parte os antroplogos e se expressam nos debates sobre modernidade e psmodernidade. A "meta-antropologia" no se explica simplesmente pela derrocada do colonialismo, mas a expresso de um estilo de crtica psmoderna em antropologia (Rabinow 1986)5. Para entender a crtica convm rever rapidamente como ela vem construindo em seus textos a imagem do que seria a "etnografia clssica", ou seja, aquela que se firmou a partir dos anos 20. O historiador James Clifford para quem o termo meta-etngrafo foi cunhado seguramente uma das figuras centrais no processo de desconstruo da etnografia clssica. Em um de seus mais importantes trabalhos (1983) ele tenta mostrar os dispositivos atravs dos quais os antroplogos criaram em seus textos uma autoria legtima para falar sobre os outros, uma "autoridade etnogrfica". Antes de mais nada, segundo ele, foi necessria a constituio da figura do antroplogo-cientista6. Era o profissional em trabalho de campo, cuja imagem contrastava com a do antroplogo de gabinete, de um lado, e com a do missionrio e agente colonial, de outro. Ele realizava seu trabalho de campo segundo regras especficas, e legitimava seu texto evocando a experincia que tinha de uma outra cultura. O seu modo predominante de autoridade do trabalho de campo moderno est marcado: "voc est l, porque eu estive l" (Clifford 1983:118). A legitimao da figura do antroplogo profissional, conseguida basicamente por Malinowski (1976[1922]) veio junto com a legitimao de um mtodo para o conhecimento de "outras culturas": a observao participante. A idia que legitima o mtodo a de que apenas atravs da imerso no cotidiano de uma outra cultura o antroplogo pode chegar a compreend-la. O antroplogo profissional deve passar por um processo de transformao pelo qual ele, idealmente, torna-se nativo. Mas se essa transformao condio essencial para o conhecimento, ela no sufikakkkkkkkkkkkkkk
136

(4) Um apanhado geral de todos os novos temas e caminhos de pesquisa encontra-se em Marcus e Fischer (1986), uma til resenha do que eles chamam de "momento experimental nas cincias humanas".

(5) Para caracterizar a "meta-antropologia" a discusso crtica que toma como seu objeto textos antropolgicos como um estilo de crtica ps-moderna, Rabinow (1986) apoia-se na caracterizao de psmodernismo elaborada por Jameson (1985). Os seus elementos essenciais seriam o uso do pastiche, a importncia de imagens e o achatamento da histria. Como afirma Rabinow: "O achatamento da histria encontrado no pastiche dos filmes nostlgicos reaparece no achatamento metaetnogrfico que faz todas as culturas do mundo produtoras de textualidade. Os detalhes nessas narrativas so precisos, as imagens evocativas, a neutralidade exemplar, e o gnero retr "(1986:250). (6) A este respeito ver tambm Stocking 1986b.

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

ciente. A experincia cotidiana no sistemtica, e at que a cultura aparea retratada coerentemente no texto etnogrfico, um longo caminho h que ser percorrido. Naquele que pode ser considerado como o texto-fundador do mtodo da observao participante a Introduo ao Argonautas do Pacfico Ocidental , Malinowski fala sobre isso ao se referir "imensa distncia entre a apresentao final dos resultados da pesquisa e o material bruto das informaes coletadas pelo pesquisador atravs de suas prprias observaes, das asseres dos nativos, do caleidoscpio da vida tribal" (1976:23). A experincia necessria para o conhecimento, mas no deve permanecer em estado bruto. Do mesmo modo que o antroplogo tem que se transformar ao entrar em uma outra cultura, ele tem que reelaborar a sua experincia ao sair dela, de modo a transform-la em uma descrio objetiva (cientfica) da cultura como um todo. Esta reelaborao inspirada por uma teoria da cultura especfica. Como mostra Clifford (1983), a legitimao do trabalho de campo como o mtodo de pesquisa antropolgica associa-se formulao de uma teoria que concebia as culturas (ou sociedades) como unidades discretas, existentes sob forma unitria e acabada, passveis de ser observadas e conhecidas desde que olhadas pelos olhos certos, os olhos treinados do antroplogo profissional. Culturas eram totalidades que deveriam ser recompostas pelo antroplogo e descritas como tais, embora no se apresentassem experincia dessa maneira. Alm disso, sendo as culturas todos complexos difceis de serem apreendidos em um perodo relativamente curto de tempo, os antroplogos tenderam a se fixar em temas ou em instituies. Assumiu-se, assim como mostra Clifford (1983) , que partes eram microcosmos ou analogias do todo e que, consequentemente, atravs do estudo de partes o kula chegava-se ao conhecimento do todo a cultura trobriandesa. Finalmente, a nfase na observao participante como o mtodo etnogrfico associou-se idia de que as culturas deveriam ser estudadas e representadas sincronicamente: consagrou-se nos textos o uso do presente etnogrfico7. Os dados obtidos no trabalho de campo feito e reelaborado segundo a concepo resumida acima foram expressos em um novo gnero literrio, o realismo etnogrfico, "um modo de escrita que pretende representar a realidade de todo um mundo ou forma de vida" (Marcus e Cushman 1982:29). Para que esse efeito de realidade holstica fosse obtido, as etnografias clssicas usaram uma srie de convenes textuais. Marcus e Cushman (1982) apontam nove delas. Primeiro, nas etnografias clssicas o texto est em geral estruturado seqencialmente, apresentando as unidades nas quais considerava-se que as culturas (ou sociedades) estavam divididas. Segundo, o antroplogo, para garantir a cientificidade e a neutralidade de seu texto, retirava-se do texto. Simples observador, no usa a primeira pessoa (eu observei que eles fazem isso ou aquilo...), mas expressa sua kakakkjfbd
137

(7) Vale lembrar que a nfase nos estudos sincrnicos est tambm associada a uma crtica ao evolucionismo e a sua construo de histrias conjecturais.

(8) Para uma anlise do uso da terceira pessoa do presente como modo dominante dos textos etnogrficos, ver Fabian 1983:cap. 3.

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

autoridade em uma terceira pessoa coletiva (eles so isso, eles fazem aquilo)8. O resultado desse seu afastamento do texto para o qual eu voltarei adiante paradoxal, j que a legitimao da autoridade depende tambm da exposio da experincia do antroplogo. Essa exposio a terceira conveno relegada a posies marginais no texto, como apndices, prefcios, notas de rodap etc., e acompanhada da publicao de fotos, mapas e desenhos, que reafirmam o sentido de realidade e a presena do antroplogo no lugar pesquisado. Quarto, o indivduo no tem lugar na etnografia realista: fala-se do povo em geral, ou de indivduos tpicos. Quinto, para enfatizar o carter de realidade das vidas retratadas, acumulam-se detalhes da vida cotidiana. Sexto, pretende-se apresentar no o ponto de vista do antroplogo, mas o ponto de vista nativo, idia que se assenta no pressuposto de que esse ponto de vista existe pronto l para ser representado aqui (no texto). Stimo, apesar de cada trabalho de campo ser muito especfico, nas etnografias tendeu-se a generalizaes; o que era particular rapidamente vira tpico, e assim se distancia a experincia de campo (sempre particular) do texto. Oitavo, usa-se o jargo, exigncia cientfica. Nono, faz-se a exegese de termos e conceitos nativos e reafirma-se a competncia lingstica do antroplogo. Os crticos ps-modernos argumentam que atravs do uso das convenes mencionadas acima, inspiradas pela teoria que concebia as culturas como totalidades e pelos requisitos de cientificidade que obrigavam reelaborao da experincia de campo, o que se acabou produzindo nos textos foi uma viso deformada tanto das culturas, quanto da experincia do antroplogo junto a outras culturas. Muito estaria sendo perdido ou sendo substancialmente modificado na transformao que ocorre entre a pesquisa de campo e o texto. O que era uma experincia de campo fragmentada e diversa acaba sendo retratado como um todo coerente e integrado. O que era um processo de comunicao, de troca, de negociao entre o antroplogo e seus informantes, vira algo autnomo (dirios de campo, grficos de parentesco, mitos etc.). O que era um dilogo, vira um monlogo encenado pelo etngrafo, voz nica que subsume todas as outras e sua diversidade sua prpria elaborao. O que era interao vira descrio, como se as culturas fossem algo pronto para ser observado e descrito (e por isso nos textos as imagens so sobretudo visuais, em detrimento de imagens que enfatizem a fala ou a audio (Fabian 1983)). Apagamse as relaes inter-pessoais e generaliza-se o nativo. Para usar uma expresso de Clifford (1983), o que era discursivo vira puramente textual. Em suma, nesse processo de transformaes o carter da experincia cultural completamente modificado 9. Apesar de ela ser usada como retrica legitimadora do conhecimento do antroplogo, nos textos ela negada enquanto tal. A experincia que aparece mencionada nos textos s pode ser uma evocao legitimadora: o que conta como sendo a cultura a descrio final, obtida atravs da reelaborao da experincia inspirada pela reflexo terica. Assim, a disjuno entre experincia e texto, o kakakkakkak
138

(9) A crtica ps-moderna produziu uma srie de reanlises da experincia de trabalho de campo que no estou considerando aqui uma vez que meu foco so as etnografias. Ver, por exemplo, Dumont 1978 e Rabinow 1977.

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

requisito da experincia e da transformao da experincia de campo em descrio da cultura como um todo esto associados ambigidade da presena do antroplogo nos textos que mencionei anteriormente. A experincia pessoal evocada para legitimar os dados, mas afastada para legitimar a anlise. Todas essas transformaes que separam a experincia de campo do texto e todas as convenes usadas para escrever a etnografia realista acabam tendo um efeito geral: o de estabelecer uma distncia entre o antroplogo (e sua cultura) e a cultura do grupo estudado10. Mas esse distanciamento no conseqncia completamente desavisada ou aleatria do processo de construo do conhecimento antropolgico. parte do que se pretendia conseguir com esse conhecimento a partir dos anos 20. Segundo Marilyn Strathern (1987a), a separao e o distanciamento entre observador e observado (e suas culturas) marca a introduo do modernismo na antropologia. A diviso entre observador e observado foi sempre consciente. O que caracterizou o modernismo na antropologia foi a adoo dessa diviso como um exerccio terico atravs do fenmeno do trabalho de campo. Quando o(a) antroplogo(a) "entrava" em uma outra cultura, ele ou ela levava consigo essa conscincia. Isto o que foi inventado pelos pesquisadores de campo da poca de Malinowski. Qualquer que seja a natureza de suas experincias de campo, isso foi visivelmente reinventado na maneira pela qual as suas monografias se organizaram. (Strathern 1987a:258) O antroplogo no campo tinha que idealmente tornar-se um nativo, mas essa transformao era sempre provisria. A reelaborao da experincia reintroduzia a distncia entre as duas culturas. Segundo Strathern (1987a), esse distanciamento est na base da criao de um novo contexto (diferente do do evolucionismo) para a circulao do conhecimento antropolgico, que se fez pelo estabelecimento de uma relao especfica no s entre escritor e objeto, mas tambm entre estes e o leitor. Para explicitar a novidade deste contexto criado por Malinowski, Strathern (1987a) contrasta seus procedimentos com os de Frazer. No texto de Frazer, a linguagem era familiar e no cientfica , o contexto a que se referia, o mesmo de seus leitores. No lhe ocorria representar o ponto de vista nativo: as diferenas culturais eram tiradas de seu contexto original e trazidas para dentro do mundo do antroplogo e de seus leitores. No custa lembrar: o paradigma de Frazer era o evolucionismo; os outros, apenas diferentes estgios do eu. A novidade de Malinowski e dos antroplogos que lhe seguiram foi justamente a de criar um novo contexto para descrever os outros. Nesse novo contexto, o outro e a sua cultura eram distanciados e definitivamente apresentados como diferentes. A diferena no era mais de estgios de evoluo, mas de perspectiva. O ponto de viskakakakkakakakaka
139

(10) Os mecanismos textuais que produzem essa distncia so os mais variados. Fabian (1983), por exemplo, analisa o que ele chama de "uso esquizognico do tempo" em etnografias, ou seja, o fato de os conceitos de tempo usados no trabalho de campo nunca coincidirem com aqueles das etnografias. Nas etnografias, os conceitos de tempo sempre acabam produzindo distanciamento entre o antroplogo e seus objetos. Apesar de sua variedade, "os dispositivos de distanciamento que ns podemos identificar produzem um resultado global. Eu vou cham-lo negao de contemporaneidade (denial of coevalness). Por isso eu entendo uma tendncia persistente e sistemtica de colocar os referentes da antropologia num tempo outro do que aquele do presente do produtor de discurso antropolgico". (1983:31)

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

ta nativo, ao se reproduzir o seu contexto especfico, no poderia mais ser incorporado ao da cultura do antroplogo e de seus leitores. No mximo, os pontos de vista poderiam ser justapostos pelo antroplogo, este ser privilegiado que se movimenta entre dois mundos, que conhece o estranho, descobre seu carter corriqueiro, e traduz essa perspectiva diferente para os leitores de sua prpria cultura. A partir de Malinowski, os antroplogos tm que criar em seus textos uma conscincia sobre a diversidade do mundo. Eles tm que criar uma "fico persuasiva" (Strathern 1987a:257) sobre um outro que radicalmente diverso. O relativismo cultural uma das conseqncias centrais da criao desse novo contexto e, nesse sentido, marca do modernismo em antropologia. Entretanto, o relativismo cultural, ao marcar a diferena entre as culturas, ao enfatizar a unidade de cada uma delas e a impossibilidade de que uma fosse avaliada em funo dos valores e da viso da outra, acabou paradoxalmente dificultando que os antroplogos trabalhassem com o fato da diferena de uma maneira que no fosse para acentuar a distncia entre as culturas. As diferenas acabaram sendo to marcadas que ficou cada vez mais difcil fazer com que uma cultura falasse a outras em termos crticos. A denncia do etnocentrismo que caracterizou a antropologia modernista e que veio junto com o relativismo cultural tambm teve o mesmo efeito. Desse modo, a possibilidade de crtica cultural, uma das bases em que se assentou a antropologia clssica e que foi de fato exercida nos seus primeiros anos (por exemplo, na crtica ao racismo) acabou perdendo intensidade. Ela sempre continuou no horizonte da antropologia, mas foi muito pouco praticada a nfase no entendimento das culturas nos seus prprios termos e o distanciamento dos contextos culturais acabaram brecando suas possibilidades. Alternativas ps-modernas Tentando resumir as crticas elaboradas pelos antroplogos psmodernos americanos, podemos dizer que elas incidem basicamente sobre dois aspectos. De um lado, tentam revelar os dispositivos pelos quais os etngrafos clssicos construram seus textos de modo a criar uma descrio que, se se legitimava no fato de que os antroplogos tinham a experincia de uma outra cultura, na verdade negava essa experincia enquanto tal nos textos, apresentando apenas sua reelaborao: as culturas descritas como totalidades autnomas e integradas. De outro lado, apontam a produo do distanciamento entre as culturas e criticam a ausncia de uma perspectiva crtica em relao no apenas s culturas estudadas, mas relao dessas culturas com as culturas dos antroplogos, e cultura dos antroplogos em si. As alternativas propostas pelos ps-modernos tentaro reinventar esses dois aspectos: os textos e a crtica cultural. Entretanto, esses dois aspectos no recebem a mesma nfase nos artigos crticos. A maioria das alternativas ps-modernas antropologia no se refere a discusses sobre o contexto poltico em que ela ocorre, ou s kkakkakkaka
140

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

possibilidades crticas da antropologia em relao s culturas das sociedades do antroplogo ou s culturas do Terceiro Mundo que ela continua a estudar. As alternativas so basicamente textuais: referem-se a como encontrar uma nova maneira de escrever sobre culturas, uma maneira que incorpore no texto um pensamento e uma conscincia sobre seus procedimentos. A reflexo sobre esses procedimentos e a sua incorporao aos textos no surgiu obviamente com os ps-modernos, mas est presente em seus antecessores, os antroplogos hermeneutas representados por Clifford Geertz. A antropologia interpretativa, concebendo as culturas como textos, e a anlise antropolgica como interpretao sempre provisria, seguramente contribuiu para o estranhamento da autoridade etnogrfica clssica. No entanto, segundo os crticos ps-modernos (Clifford 1983, Marcus e Cushman 1982, por exemplo) seu rompimento com o modelo anterior parcial: ela questiona o processo da produo de interpretaes, mas no rompe com a separao radical entre observador e observado e suas culturas. A interpretao seria ainda sobre uma outra cultura entendida como entidade autnoma e separada do antroplogo, e uma atividade que reelabora a experincia e recria a totalidade. Os ps-modernos vo tentar romper tanto o carter de separao das culturas, quanto o de recriao da totalidade. Para eles a etnografia no deve ser uma interpretao sobre, mas uma negociao com, um dilogo, a expresso das trocas entre uma multiplicidade de vozes. Quem melhor resumiu esta alternativa foi James Clifford. Um modelo discursivo da prtica etnogrfica d preeminncia intersubjetividade de toda fala, e ao seu contexto performativo imediato. ...As palavras da escrita etnogrfica... no podem ser construdas monologicamente, como uma afirmao de autoridade sobre, ou interpretao de uma realidade abstrata, textualizada. A linguagem da etnografia impregnada de outras subjetividades e de tonalidades contextualmente especficas. Porque toda linguagem, na viso de Bakhtin, "uma concreta concepo heterglota do mundo". (Clifford 1983:133) A proposta , ento, escrever etnografias tendo como modelo o dilogo ou, melhor ainda, a polifonia. Ter como modelo no significa necessariamente transcrever dilogos, embora alguns autores tenham interpretado isso literalmente (Dwyer 1977, 1982). A idia representar muitas vozes, muitas perspectivas, produzir no texto uma plurivocalidade, uma "heteroglossa", e para isso todos os meios podem ser tentados: citaes de depoimentos, autoria coletiva, "dar voz ao povo" ou o que mais se possa imaginar. O objetivo final, no que diz respeito ao autor, seria fazer com que ele agora se dilusse no texto, minimizando em muito a sua presena, dando espao aos outros, que antes s apareciam atravs dele. "Autoria diskakakkakkakakakakka
141

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

persa (Marcus e Cushman 1982, Clifford 1983) e a expresso que se usa para descrever este processo que corrigiria o excesso da presena do antroplogo nos textos. Esse processo vem junto com uma mudana no conceito de cultura e do que possvel representar nas etnografias. (O princpio da produo textual dialgica) situa as interpretaes culturais em diferentes contextos intercambiveis e obriga os escritores a encontrar diversas maneiras de apresentar realidades, que so de fato negociadas, como inter-subjetivas, cheias de poder e incongruentes. Nesta viso, "cultura" sempre algo relacional, uma inscrio de processos comunicativos que existem, historicamente, entre sujeitos em relaes de poder. ...Assim que o dialogismo e a polifonia so reconhecidos como modos de produo textual, a autoridade monofnica questionada, aparecendo como uma caracterstica de uma cincia que pretendeu representar culturas. (Clifford 1986a:15) A discusso chega, assim, ao seu limite. O antroplogo no se encontra mais numa situao privilegiada em relao produo de conhecimentos sobre o outro. Ele no mais aquele que reelabora uma experincia para explicitar a realidade de uma cultura com uma abrangncia e uma coerncia impossvel para aqueles que a vivem no cotidiano. O antroplogo no mais um sujeito cognoscente privilegiado. Perdendo o status de sujeito cognoscente privilegiado, o antroplogo igualado ao nativo e tem que falar sobre o que os iguala: suas experincias cotidianas. por isso que se requer que o etngrafo reproduza o mais possvel em seus textos a sua experincia tal qual vivida no campo, e no tal qual foi reelaborada depois dele. Essas experincias de campo so basicamente diversificadas. Se os etngrafos clssicos sabiam disso, acreditavam que no processo de reelaborao poderiam ir alm dessa diversidade de modo a reconstruir a totalidade. Os antroplogos ps-modernos, contudo, do valor de objetividade diversidade, pressupem sua irredutibilidade e negam a possibilidade de reconstruir uma totalidade que d sentido a todas as posies diversas. A diversidade irredutvel de experincias , ento, o dado com que o antroplogo ps-moderno tem que trabalhar e achar meios de representar. Nesta situao, tudo o que o antroplogo pode fazer em seus textos inscrever processos de comunicao em que ele apenas uma das muitas vozes. As vozes so todas equiparadas: o que se representa so sujeitos individuais e no papis sociais dos quais um poderia ser o do antroplogo. Assim, o etngrafo pode evocar, sugerir, provocar, ironizar, mas no descrever culturas11. Finalmente chega-se ao lado oposto da etnografia clssica: o autor no se esconde para afirmar sua autoridade cientfica, mas se mostra para dispersar sua autoridade; no analisa, apenas sugere e provoca. Com isto, a concepo do leitor muda radicalmente: ele
142

(11) Sobre o papel da ironia nos textos ps-modernos, ver Strathern 1987a e b.

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

no mais aquele que se informa, mas deve ser agora participante ativo na construo do sentido do texto, que apenas sugere conexes de sentido. Antes de mais nada, preciso que se diga que no so todos os crticos ps-modernos que reiteram este modelo. Uma crtica a ele pode ser encontrada em Rabinow (1985 e 1986). Ela importante porque permite nos trazer de volta segunda dimenso da crtica ps-moderna que mencionei anteriormente: a dimenso poltica e de crtica cultural que deveria estar presente na antropologia. uma constante nos textos de autores ps-modernos a meno perspectiva poltica. No deixa de ser significativo, neste sentido, o ttulo da coletnea que rene os mais importantes tericos desta tendncia: Writing Culture The Poetics and Politics of Ethnography (Clifford e Marcus 1986). A impresso que se tem da leitura da maioria dos textos, contudo, a de que poltica no caso basicamente uma poltica do texto. Discutese sobre o estilo e opes textuais em detalhes, s vezes obsessivos, mas as questes polticas so apenas sugeridas. Na verdade, talvez elas sejam assumidas como dadas, e ps-modernisticamente invocadas no texto atravs de menes crtica ao colonialismo, ou s relaes de poder entre pesquisador e informantes. Mas no se vai alm de evocaes e de menes genricas em que se assume indiretamente que uma autoridade dispersa seria melhor porque mais verdadeira e superior politicamente (Rabinow 1985:7). Seguramente a etnografia sempre escrita e textualmente que ela tem que enfrentar seus problemas polticos. No entanto, a questo saber se atravs da forma que ela pode enfrentar problemas polticos. Mais ainda, se atravs de uma forma que dispersa a autoria e, portanto, o peso da viso do autor, que ela pode tanto conseguir formular uma crtica cultural, quanto expressar uma posio poltica. Pode-se mesmo chegar a perguntar se a mudana na concepo do autor e a produo de um novo tipo de conhecimento so apenas ou basicamente um efeito textual, ou se a produo de um novo tipo de texto em etnografia seria suficiente para produzir um novo enquadramento do autor e de seu conhecimento. Rabinow (1985) no acha que seja possvel passar sem uma discusso especfica da dimenso poltica. Para ele, "poltica, experimentao formal e epistemologia podem ser variveis independentes, ...(e) a associao de experimentos formais de vanguarda com uma poltica progressista continua questionvel" (1985:6). Experimentos textuais podem abrir novas possibilidades mas, como diz Rabinow, no garantem nada (p. 8). Teoricamente, os autores podem escolher qualquer estilo, qualquer modo de organizao de texto, porque em si mesmos "eles no nos oferecem nenhuma garantia, no contm nenhum poder secreto, no fornecem nenhuma senha (password) textual para a verdade ou a poltica" (1985:8). Para Rabinow, a discusso textual nunca vai se sustentar por si s. Ela deveria estar aliada a uma anlise como a que feita por Bourdieu (1983), e que tenta localizar autores em instituies, autores, textos e instituies kamiaamdsdu
143

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

num campo epistemolgico e de poder, com estratgias prprias e marcado historicamente. Deveria estar tambm associada a uma anlise inspirada em Foucault, que tentasse analisar as relaes de poder que definem quais enunciados podem ser aceitos como verdadeiros em cada momento. A discusso textual seria ainda insuficiente, da perspectiva de Rabinow, por no incorporar uma anlise sociolgica que estabelea as mediaes entre, por exemplo, as crticas ao colonialismo realizadas em um nvel macro e os experimentos textuais. O que estaria faltando, em suma, seria questionar a academia americana nos anos 80 e seus jogos de poder. At hoje, contudo, os ps-modernos parecem no terem se atrevido a isso. Mas a dimenso poltica da crtica antropolgica no se limita a uma apreciao das condies de produo do conhecimento. Como j mencionei anteriormente, discute-se a possibilidade da antropologia vir a realizar uma crtica cultural das sociedades que estuda ou das sociedades dos antroplogos. Esta perspectiva esteve presente na antropologia modernista de um modo peculiar, se se compara com o que aconteceu no modernismo nas artes. O modernismo em antropologia, como foi dito, caracterizou-se pelo estabelecimento de uma distncia entre as culturas e pela criao de um contexto para se falar sobre a diversidade. O modernismo nas artes tambm usava o efeito de distanciamento, ao pretender desfamiliarizar a cultura e a sociedade do prprio artista. A distncia e o estranhamento tinham por objetivo chocar postura que o surrealismo levou s ltimas conseqncias12. A antropologia, contudo, tinha como um dos seus objetivos bsicos tomar o distante e estranho e torn-lo familiar sem aproxim-lo. O que ela buscava era revelar o cotidiano no bizarro, desmanchar o extico revelando seu sentido prprio. Pode-se dizer, no entanto, que a postura modernista do choque e da crtica sociedade burguesa tambm estava no horizonte da antropologia. Ao criar um novo contexto para falar de culturas estranhas e ao insistir que as culturas fossem entendidas em seus prprios termos, ao revelar o sentido familiar do bizarro, a antropologia criticou o etnocentrismo e o racismo. Alm disso, atravs da desfamiliarizao da sociedade burguesa, conseguida pela justaposio de suas caractersticas com as das sociedades primitivas, a antropologia poderia realizar uma crtica cultural sociedade ocidental afinal, o mito do bom selvagem est nas bases da antropologia. No entanto, se esta postura foi tentada algumas vezes, e Margaret Mead e Ruth Benedict so exemplos claros nessa direo, no se pode dizer que a crtica cultural tenha ido alm de uma promessa (Marcus e Fisher 1986:caps. 5 e 6), que provavelmente o relativismo cultural ajudou a frustrar. Neste ponto importante introduzir uma relativizao. A frustrao das possibilidades de crtica cultural caracterstica sobretudo da antropologia realizada nas metrpoles e que so o objeto de anlise dos crticos ps-modernos americanos. Antropologias "nativas" como a nossa, que sempre estudaram a sua prpria sociedade, so claramente um caso kakakkkakak
144

(12) Sobre as relaes da antropologia com o surrealismo, ver Clifford 1981. Sobre as relaes de modernismo na arte e antropologia, ver Holston (no prelo: cap.1). Sobre as relaes da antropologia, do culto ao primitivo e da arte modernista, ver Rubin 1984.

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

parte: o processo de entender um outro que faz parte da nossa prpria cultura conduz quase que inevitavelmente a pensar criticamente sobre a nossa relao com ele e sobre o seu lugar na nossa sociedade13. Constituram tambm um caso parte as antropologias feitas por grupos minoritrios, de que talvez a antropologia feminista seja o melhor exemplo. Ser crtica a respeito da situao da mulher era parte constitutiva dos objetivos dessa antropologia. Mas excetuando-se esses casos especficos e marginais em relao antropologia produzida nas metrpoles a crtica cultural continuou a ser uma promessa no cumprida. A antropologia psmoderna tenta resgatar esta postura, apresentando-a como um dos caminhos por onde a antropologia contempornea deveria seguir. Vrios autores tm insistido nessa perspectiva, mas ainda so poucas as tentativas de lev-la a efeito. O ps-modernismo em antropologia tem se caracterizado mais por um trabalho de desconstruo de textos etnogrficos clssicos e de proposio de alternativas textuais do que pela produo de etnografias que levem em conta as novas regras, no s em relao ao texto, mas tambm crtica cultural. Algumas experincias, contudo, j foram feitas. Passo a analisar agora trs delas, selecionadas por se referirem a ambos os aspectos: so experincias textuais e enfrentam de diferentes maneiras problemas polticos e de crtica cultural. Reinventando a etnografia First-Time (1983) de Richard Price, Waiting (1985) de Vincent Crapanzano, e Shamanism, Colonialism and the Wild Man (1987) de Michael Taussig so experincias textuais e, nos trs casos, a posio do antroplogo como autor do texto foco de questionamento e redefinio. Taussig nega explicitamente a possibilidade de o antroplogo dizer o que os outros so: seu texto basicamente sua construo, concebida enquanto crtica cultural de sua prpria sociedade e da cultura que lhe especfica. a sua perspectiva construda a partir da anlise dos outros que aparece no primeiro plano. J Price e Crapanzano so, segundo ambos explicitam, uma voz entre vrias no texto; suas autorias se dispersam, como se diluem as suas anlises, a ponto de desaparecer, no caso de Crapanzano. Em suma, se atravs de experincias textuais que os trs autores se expressam, seus objetivos e seus resultados so bastante diferentes. Apesar disso, nenhum dos trs pretende retratar holisticamente uma cultura: o que possvel representar so sempre aspectos parciais. Em First-Time Price est preocupado em estudar o conhecimento que os Saramakas, descendentes de escravos que vivem no Suriname, tm sobre um perodo crucial de sua histria. Este o First-Time, ou seja, o perodo que compreende a fuga em massa desses escravos das plantations em que viviam, sua contnua resistncia a tentativas de reescravizao, e finalmente a "Grande Paz" que selou a sua libertao em 1762. Primeiro kakkkakakka
145

(13) Ver a respeito Gerholm e Hannerz 1982.

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

problema: memria oral sobre um evento que ocorreu h mais de dois sculos e cujas informaes s se mantm de modo fragmentrio. Mas a maior dificuldade est em que, no caso dos Saramakas, o conhecimento do passado est explicitamente articulado a questes de poder. Entre os Saramakas, o conhecimento sobre o passado, e especialmente sobre o First-Time, privilgio de alguns velhos, e algo que no deve ser contado indiscriminadamente. As histrias mais importantes no podem ser reveladas porque so perigosas. So histrias de fugas e lutas por liberdade e h sempre o risco de que, ao se contar a histria, ao entregla para outros, eles entreguem tambm a sua liberdade. Eles acreditam que tm que proteger o que sabem, ou o seu conhecimento vai ser usado por outros, especialmente os brancos, contra eles. A fora principal subjacente sua maneira de relembrar o passado uma idia de "nunca mais", uma preocupao de impedir que a escravido possa ocorrer de novo. Alm disso, memria e histria sobre o First-Time so importantes em termos da preservao da identidade do grupo e de seu senso de auto-respeito: elas contm as razes do que realmente significa ser Saramaka. Assim sendo, s se contam fragmentos, e as pessoas interessadas em histria, sobretudo na histria do First-Time, tm que juntar fragmentos dispersos oferecidos em diferentes momentos pelos velhos. Foi atravs desta proteo do conhecimento sobre o passado que as histrias sobre o First-Time foram preservadas com uma considervel riqueza de detalhes por dois sculos. Ao escrever First-Time Price teve, ento, que enfrentar uma srie de questes impostas pelo prprio objeto de anlise. Ele teve que descobrir a forma cultural especfica canes, lendas, histrias, encantamentos ditos eventual e ritualisticamente pela qual o conhecimento sobre o passado transmitido. Ele teve que lidar com a memria dos Saramakas e com documentos sobre a sua histria, com diferentes verses sobre o passado e a impossibilidade de dizer o que ele realmente foi; e teve que enfrentar a questo sobre a melhor maneira de expressar as diferentes verses. Mas ao escrever Price teve que encarar outros problemas, e o mais importante deles se refere ao agrupamento de um conhecimento que supostamente deveria ser mantido em fragmentos, e revelao de algo que considerado perigoso e supostamente deve ser mantido em segredo. Price s foi informado sobre o First-Time aps nove anos de trabalho de campo e quando os velhos o consideraram pronto para isso. Nessa considerao interveio o fato de que Price por vrios anos estudou a histria dos Saramakas nos arquivos coloniais holandeses e tinha em seu poder algumas informaes ignoradas pelos velhos para oferecer-lhes. E ele estava consciente da relao de poder a ser ento estabelecida, e de quanto ele ia, assim, interferir no prprio carter do conhecimento sobre o First-Time. De outro lado, quando Price obteve as informaes dos Saramakas e foi solicitado pelos velhos para ser uma espcie de cronista, a sociedade dos Saramakas estava sofrendo, mudanas irreversveis, a tradio estava morrendo e os velhos decidiram que o pouco de conhecimento que eles tinham deveria kamialamdkn
146

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

ser preservado. Mas ao deixarem o seu conhecimento ser agrupado e escrito, eles mesmo mudaram irreversivelmente o carter do seu conhecimento. Numa situao como esta, em que o antroplogo se transforma com toda clareza em um agente de interferncia na sociedade estudada e qualquer coisa que faa representa uma opo tica e poltica, no de se estranhar que Price tenha refletido sobre o seu prprio poder e o papel de seu trabalho enquanto antroplogo. Suas dvidas e as decises que tomou fazem parte do livro. A primeira questo era a de identificar ou no os informantes. Price decidiu identific-los publicando uma foto de cada um dos velhos que lhe falaram sobre o First-Time, seguidas de seus nomes e uma pequena biografia. A deciso, que Price diz de sua total responsabilidade, tem por trs a idia de incorporar os Saramakas como co-autores em sua tentativa de contar a sua histria. Eles, afinal, que detinham a maior parte do conhecimento. Uma segunda questo era a do possvel impacto do livro no sistema de conhecimento dos Saramakas. Ele sabia que o que escrevia era parcial, uma seleo da histria, mas que corria o risco de, ao ser publicada, se transformar em cnone, em uma verso com mais autoridade. Por isso ele insiste o tempo todo no carter incompleto e parcial de sua verso, publicada como uma celebrao da tradio historiogrfica Saramaka, que guardou coletivamente e por tanto tempo verdades sobre o First-Time, e como "um tributo dignidade (dos Saramakas) em face da opresso, e sua contnua recusa em deixar que fossem definidos como objetos" (1983:24). Cada detalhe do livro foi, assim, decidido considerando-se seus possveis efeitos e as relaes de fora em que o conhecimento estava sendo gerado. Uma das decises mais importantes referiu-se ao estilo do texto propriamente dito. Price concebeu seu livro como uma experincia textual. A pgina separada em duas partes. Na parte superior encontram-se as histrias tais como reveladas pelos Saramakas: so fragmentos, frases, canes, lendas, encantamentos etc., agrupados por temas, obviamente de acordo com a seleo feita por Price. Na parte de baixo, esto os resultados das pesquisas em arquivos revelando a viso do colonizador da mesma histria, e a interpretao de Price. Cada parte representa uma verso (ou mais de uma), e Price convida o leitor a fazer a sua prpria interpretao e a ir e voltar na leitura, relendo os fragmentos depois de ler a interpretao. Temos em First-Time o que se poderia chamar de uma perspectiva local: as relaes de poder so aquelas definidas na relao com os informantes e sua cultura. No h uma tentativa de inserir as discusses sobre os Saramakas em um contexto mais amplo. S de um modo muito indireto e que caberia aos leitores deduzir a anlise da memria dos Saramakas se constituiria em elemento para pensar as sociedades ocidentais. A crtica cultural no faz parte dos horizontes do texto. O que fica bvio em tudo isso o carter seletivo e parcial da "ver147

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

dade" histrica ou antropolgica, o carter social da memria e o carter poltico das interpretaes do passado. O que se tenta conseguir no texto transformar o antroplogo/autor em apenas um entre vrios produtores de interpretaes, e um que a produz em determinadas condies de fora, sobre as quais ele tenta estar consciente e interferir. Price diluiu a sua prpria voz ao representar da maneira que o faz as outras vozes que contam a mesma histria. Diluio, contudo, no indica desaparecimento. Na verdade, se a voz de Price diluda, o fato que de uma certa perspectiva ela se ouve muito mais claramente, reservando para si um espao especfico na pgina. No caso de First-Time o estilo do texto e a sua organizao so indissociveis do objeto estudado e de como Price percebe sua relao com ele. Em boa medida, mas no completamente, foi o carter da memria social dos Saramakas que ditou a Price a maneira de express-la. O estilo "ps-moderno" do texto no se imps, ento, aprioristicamente; se o objeto fosse outro, a forma poderia ser outra. Em Waiting, Vincent Crapanzano tem um projeto at certo ponto semelhante ao de Price. Ele quer que seu livro seja um experimento em termos de texto e em termos da representao do outro: ele quer explicitamente escrever uma etnografia ps-moderna. No seu caso o estilo vem de fora e, a meu ver, essa imposio cria impasses srios para a anlise, a ponto de compromet-la. No caso de Crapanzano, os outros estudados so um grupo dominante: os brancos da frica do Sul. Waiting descrito por Crapanzano como enfocando "efeitos da dominao na vida cotidiana no na vida cotidiana de pessoas que sofrem a dominao, mas de pessoas que dominam... sobre o discurso de pessoas que so privilegiadas por aquele poder e, paradoxalmente, no seu privilgio vtimas dele" (1985:XIII). No caso dos brancos sul-africanos, o apartheid domina todas as dimenses de suas vidas, e eles so to aterrorizados por ele quanto as pessoas de cor. No se trata apenas de um sistema de dominao social e poltico: o apartheid tem dimenses lingsticas, morais, psicolgicas. Ser branco na frica do Sul significa no reconhecer a existncia de nenhum outro grupo. Os dois grupos brancos africnderes e ingleses constituem sua identidade um em relao ao outro e ignoram completamente os outros grupos. Tomar os negros, asiticos e coloureds como "outros significantes" a partir dos quais os brancos pudessem construir o discurso de sua identidade, seria conceder-lhes uma existncia que os brancos insistem em lhes negar. As conseqncias desse total no-reconhecimento dos outros so, para Crapanzano, o mutilamento moral dos brancos e a viso esttica que eles tm da realidade. Os brancos so, assim, "aprisionados no tempo particular e paralisado da espera (waiting)" (1985:42). Esperar por alguma coisa, qualquer coisa acontecer era uma preocupao constante nas histrias que eu estava ouvindo. ...Eu acho que a experincia de esperar fornece uma unidade temtica para o que akamidnisn
148

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

ouvi, observei e li. ... Freqentemente tive a impresso de que, recuperando o passado, o africnder e em menor medida o ingls da frica do Sul tinham a esperana de, meio como que por mgica, afirmar um presente e proclamar um futuro que foi como que perdido no esperar. (1985:43-44) Referindo-se a toda crtica ps-moderna que ele mesmo vem ajudando a formular nos Estados Unidos, Crapanzano no concebe os brancos sul-africanos como objetos a serem observados e analisados pelo antroplogo: eles so sujeitos que devem falar por si mesmos. Nesse sentido, o objetivo de Crapanzano semelhante ao de Price: transformar seus informantes em uma espcie de co-autores, atravs da reproduo de suas vozes. O livro constitui-se basicamente da citao de testemunhos entremeados de pequenos comentrios contextualizadores. O objetivo claro: "eu tentei" diz Crapanzano "re-criar alguma coisa da cacofonia da minha-sul-africana experincia. Na estrutura, Waiting me pareceu com um romance romances, como observou o crtico literrio russo Mikhail Bakhtine, so essencialmente plurivocais" (1985:XIII). Atravs da plurivocalidade, ele quer reproduzir a "qualidade barroca da vida cotidiana" (1985:XIV), segundo ele geralmente perdida nas anlises sociolgicas. Seguramente Crapanzano conseguiu em seu texto recriar uma cacofonia pela justaposio de depoimentos de informantes. Mas nessa plurivocalidade h algo insuficiente: a voz do autor quase que no ouvida. Ao contrrio de Price, que representou vrias vozes mas guardou no texto o espao para a sua prpria voz e interpretao, Crapanzano preferiu quase no falar. Como notou Strathern (1987b) em uma resenha do livro, se os outros personagens so claramente individualizados (no so tpicos, no representam posies gerais), em Waiting o autor no se objetiva: ele no determina o lugar a partir do qual fala, a perspectiva de sua fala ou de seu silncio; ele aparece como um interlocutor nos dilogos reproduzidos, ou como algum que emite julgamentos sobre diferentes aspectos, mas no como antroplogo, como intelectual, como escritor, analista ou crtico no mximo, aparece como um americano que se sentiu incmodo na frica do Sul. Ele no especifica que tipo de fala e de interpretao pode ter e que lhe sejam especficas. Ele simplesmente se omite, desaparece, se recusa a interpretar, a fornecer de forma direta qualquer anlise. No entanto, esse desaparecimento obviamente relativo: ele est l selecionando citaes, reproduzindo dilogos; introduzindo captulos, observando, apresentando material, escrevendo. Sendo mais clara: o que est ausente a objetivao do autor e de seu papel como mostra Strathern , a contextualizao da sua interveno sobre a realidade estudada e sobre aquela a que o livro se dirige. No existe plurivocalidade s dos outros; o papel do autor tem que ser claro nessa plurivocalidade. Ao se negar a contextualizar sua prpria voz e a falar de uma perspectiva prpria no kkkkkkkkkkkkkkkkk
149

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

texto, Crapanzano, ironicamente, acabou definindo para si uma posio semelhante que ele descreve para os ingleses brancos na frica do Sul. A "vaga comunho", maneira pela qual um sul-africano descreveu a identidade dos ingleses, no se compara com o nacionalismo monoltico dos africnderes. O ingls no tem uma tradio, uma viso do mundo segura e uma ideologia articulada. Eles no tm nem mesmo uma linguagem com razes sul-africanas... Eles no tm interpretao da histria. A eles s resta o comentrio. (1985:35) Aps a leitura de Waiting a questo que me instigou foi a seguinte: por que Crapanzano, to consciente sobre a necessidade de desautorizar a voz nica do autor, acabou sendo incapaz de encontrar o lugar dessa voz? Talvez uma das razes para isso esteja na sua relao com o objeto: os brancos da frica do Sul no eram um grupo com o qual pudesse se identificar ou pelo qual pudesse ter simpatia pelo contrrio, poltica e eticamente Crapanzano se opunha a eles. A sua experincia de campo foi difcil. Eu experimentei uma claustrofobia moral durante toda minha estada na frica do Sul. Tentei colocar entre parnteses meu ultraje, minha pretenso cnica e a minha tristeza para ser o mais "objetivo" possvel. ...Aprendi que possvel ter alguma simpatia mesmo por pessoas cujos valores achamos repreensveis. Estive, e ainda estou, confuso com isso. (1985:24-25) Talvez a confuso de Crapanzano venha da estranha maneira psmoderna pela qual ele resolveu ser "objetivo" (neutro?). Ele preferiu que os brancos sul-africanos falassem apenas por si mesmos; no quis falar nem por eles, nem sobre eles. Ele interpretou a idia de que os outros no devem ser transformados em objeto e devem se fazer ouvir no texto etnogrfico de uma maneira literal, e no soube ir alm disso. Ele teve que dar ao discurso dos brancos sul-africanos o centro da cena, e no foi capaz de desloc-los de l. No campo, a sua relao com eles foi marcada por um distanciamento moral e poltico, mas no texto ele no foi capaz de estranh-los, de construir uma distncia crtica e poltica que permitisse analisar seus discursos e por que no? , critic-los. No texto de Crapanzano a preocupao de incorporar o outro (entendido sempre como indivduo) como co-autor acabou impedindo que ele procurasse mecanismos de distanciamento crtico e de choque que talvez fossem tentados em um ensaio modernista. Crapanzano queria produzir uma etnografia ps-moderna, e provavelmente ele foi bem-sucedido. Afinal, o que mais caracteriza o psmodernismo seno o pastiche dos comentrios, o jogo de imagens, o achatamento da histria, a descontextualizao, a neutralidade, a textualidade kakakakak
150

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

(Jameson 1985)? O problema que reproduzir ps-modernisticamente falas e mais falas no permite criar uma perspectiva na qual a relao do antroplogo com essas falas seja clara. S restou, ento, a Crapanzano a "objetividade" traduzida em afastamento. Este desaparecimento de cena no guarda nenhum parentesco com um distanciamento crtico a partir do qual se poderia elaborar uma interpretao. Numa situao como a criada por Crapanzano, resta ainda indagar sobre o que acontece com o leitor. Price j tinha convidado o leitor a ir e a voltar no texto, e a pensar sobre as suas responsabilidades ao ler a histria dos Saramakas. No livro de Crapanzano o leitor tem um papel ainda mais crucial na formao da interpretao: na ausncia de outras interpretaes especificadas, fica quase exclusivamente a cargo do leitor formular a interpretao, construir o sentido daquela experincia sul-africana. A essa altura podemos perguntar: esse afastamento da cena etnogrfica o papel do autor que uma antropologia crtica deveria procurar? Se a presena do analista excessiva na antropologia clssica, no caso de Crapanzano ela parece ser claramente insuficiente. Se num caso o antroplogo no explicita e questiona seu prprio papel e o estatuto da interpretao que ele efetivamente faz, no outro temos a total relatividade da voz do autor, mas ausncia de anlise. nesta recusa que queremos transformar a antropologia? A mim parece claramente que no. Da maneira que eu a vejo, a crtica ps-moderna antropologia ter sentido se, ao questionar a autoridade monolgica do antroplogo, ao quebrar a sua condio de nica voz ou voz totalmente dominante, criar condies para que sua presena se transforme em uma outra coisa, mas sem desaparecer. E essa outra coisa , a meu ver, uma presena crtica, que no se furte a considerar a sua relatividade, a sua existncia entre outras, mas que tambm no se furte a entrar rio jogo de foras em que a pesquisa antropolgica se faz para fornecer uma interpretao que se define em termos crticos e polticos. Essa parece ser tambm a opinio de Michael Taussig. Afirmei anteriormente que Taussig nega a possibilidade de dizer o que os outros so. Essa sua perspectiva fica clara em um texto que escreveu como resposta a crticas ao seu primeiro livro, The Devil and Commodity Fetishism in South America (1980). Ele fala sobre o carter da anlise a desenvolvida: A nfase, se no todo o objetivo dessa interpretao, est no que essas histrias tm a dizer para ns, em oposio ao que ns temos a dizer para elas. ...Explicao e interpretao do significado da histria do pacto com o diabo, por exemplo tornam-se, ento, crucialmente e da maneira mais radical algo distinto do que est envolvido nos esforos de estrangeiros, como os antroplogos, em localizar a histria em uma suposta rede de funes estritamente locais. A histria por necessidade tambm para ns e a tarefa do antroplogo, nessa era de persistente imperialismo, l-la enquanto tal. jjjjjkk
151

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

No pode existir outra maneira, porque o antroplogo nunca confrontado diretamente pelo Outro, mas pelo contato do eu com o Outro. Isso significa que o texto antropolgico na sua essncia um texto mediando diferena as sombras na pgina em branco formadas pelo Outro a partir do modo como iluminado pela luz ocidental (profissional de classe mdia). (1987b:12-13) Esse posicionamento marca uma concepo totalmente diferente no s do papel do autor, mas da antropologia. Ela deixa de ser a representao do outro e sua preocupao no mais com o aprimoramento desta representao. Para Taussig a questo do dilogo do trabalho de campo e da sua representao no se coloca. O dilogo que interessa aquele elaborado internamente pelo antroplogo e que marca o seu processo de conhecimento e de crtica. Em Taussig o autor no vai para segundo plano, no dispersa a sua autoria, no a compartilha com outros: o autor vai para o centro da cena e domina a produo de enunciados. Mas no nos enganemos: no h nada aqui semelhante ao autor que ocupa o centro da cena para revelar o que os outros so. apenas sobre o reflexo dos outros no antroplogo e em seu processo de crtica sua prpria sociedade que Taussig fala. Interessado em fazer uma crtica cultural, e uma crtica da sua sociedade, Taussig impe ao autor a responsabilidade de assumir uma posio poltica explcita, que deve deixar claro como o tema que est tratando fala sua prpria sociedade. A crtica de Taussig, contudo, diferena por exemplo da crtica marxista, apesar de tambm querer chegar a novos significados, s quer sugerir e provocar. Ele no tem uma resposta definitiva, uma explicao sistemtica sobre os significados da experincia do outro, mas s quer provocar reaes. Sua interpretao e seu texto so, assim, construdos de maneiras radicalmente diferentes. O livro Shamanism, Colonialism and the Wild Man foi concebido para ser um experimento formal e um contradiscurso em dois nveis: um contradiscurso antropologia e maneira acadmica ocidental de pensar e escrever; e um contradiscurso violncia e ao terror. Nesse sentido, o contradiscurso no apenas o objeto de anlise, mas a anlise mesma, ou o resultado almejado da anlise. Assim, extremamente interessante contrap-lo a Waiting. Como Crapanzano, Taussig analisa um tema do qual tica e politicamente se distancia a violncia e o terror. S que sua anlise e seu texto so construdos para produzir um distanciamento crtico em relao a ele. No seu caso, no existe "objetividade" possvel, se por ela for entendida uma atitude de pretensa neutralidade em relao aos discursos em que o tema se circunscreve. O livro de Taussig construdo como um ensaio modernista e no ps-modernista14 que deve provocar distanciamento e estranhamento em relao ao seu objeto o terror e, atravs disso, criar uma viso crtica de procedimentos "naturais" em sociedades ocidentais. As
152

(14) As classificaes de modernista e psmodernista no caso de Taussig so ambguas. Seu texto modernista, mas a concepo de seu livro pode ser considerada psmoderna, por representar uma crtica etnografia clssica feita em dilogo com a crtica americana contempornea.

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

idias de Taussig sobre a produo de distanciamento e de choque so tiradas das teorias de Walter Benjamin e Bertold Brecht. A tcnica textual bsica usada no livro a montagem. No existe um objeto nico a ser representado. O que existe so vrios discursos diferentes justapostos lado a lado, um aludindo ao outro e ao terror, mas as possveis associaes e ligaes entre eles no so expressas; no mximo, so sugeridas. Nesse sentido, trata-se de um texto aberto. Marcus resumiu algumas caractersticas do ensaio modernista que servem para descrever o texto de Taussig. Em vez de tentar representar o sistema de eventos principais atravs do cmputo ordenado desses eventos, para o que o realismo parcial, o ensaio moderno permite, ou melhor sanciona, o supremo subterfgio (hedge) ele legitima a fragmentao, limites toscos, e o objetivo consciente de atingir um efeito que perturbe o leitor. ...A etnografia enquanto ensaio modernista rompe profundamente o compromisso com o holismo que est na base da maioria das etnografias realistas e que vem se tornando crescentemente problemtico. ...Ela no promete que os seus objetos fazem parte de uma ordem maior. Ao contrrio, pela abertura de sua forma, ela evoca um mundo mais amplo de ordem incerta essa a postura que o ensaio modernista cultiva ao extremo. (Marcus 1986:191-2) Em seu texto Taussig justape relatrios coloniais sobre o terror durante o perodo do boom da borracha na Amaznia colombiana, o testemunho de um argentino que foi submetido a tortura, sesses de xamanismo, imagens populares de santos catlicos, suas prprias vises sob o efeito da droga alucingena yag etc., etc. A racionalizao para isso, contudo, no se vincula apenas a preocupaes com representao textual em antropologia. Taussig est interessado em achar por esse meio um efetivo contradiscurso ao terror na Colmbia e em qualquer outro lugar. Que espcie de compreenso que espcie de fala, de escrita ou de construo de sentido, seja de que modo for pode lidar com isso e subverter isso? Contrapor ao eros e catarse da violncia meios igualmente msticos mais que contra-produtivo. Mas oferecer as explicaes racionais padronizadas sobre a tortura em geral ou sobre essa ou aquela situao especfica igualmente sem sentido. Porque atrs do interesse consciente que motiva o terror e a tortura desde as altas esferas da busca de lucro das corporaes e a necessidade de controlar a fora de trabalho, at equaes mais estritamente pessoais de interesse existem formaes culturais modos de sentir intrincadamente construdas, duradouras, inconscientes, cuja rede social de convenes tcitas e imaginrias repousa num mundo simblico e no naquela dbil fico "pr-kantiana" representada pelo racionalismo ou pelo racionalismo utilitrio. Talvez no haja explicakkamkmkmk
153
REFERNCIAS Asad, Talai (org.) 1973 Anthiopology and the Colonial Encounter. New York: Humanities Press. Boon, James 1982 Other Tribes Other Scribes: Symbolic Anthropology in the Comparative Study of Cultures, Histories, Religions and Texts. Ithaca: Cornell University Press. Bourdieu, Pierre 1983 O campo cientfico. In Renato Ortiz, ed., Pierre Bourdieu. So Paulo: tica. Clifford, James 1981 On ethnographic surrealism. Comparative Studies in Society and History 25:539-64. Clifford, James 1983 On ethnographic authority. Representations 2:132-143. kkkkkkkkkkk Clifford, James 1986a Introduction: partial truths. In James Clifford e George Marcus, eds., Writing Culture - The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press.

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

o, palavras disponveis, e disso ns temos estado inconfortavelmente conscientes. A compreenso aqui se move muito rpido ou muito devagar, absorvendo a si mesma na faticidade dos mais brutos dos fatos, tais como os eletrodos e o corpo mutilado, ou na incerteza enlouquecedora daquele menos fictcio dos fatos, a experincia de ser torturado. (1987:9) Em suma, a poltica da forma envolvida aqui mais complicada. No s uma questo de quebrar com o realismo e desconstruir modos tradicionais de autoridade. uma questo de lidar com aquilo que talvez no tenha explicao, com um conjunto de discursos e prticas que no podem ser apreendidos para no falar em compreendidos racionalmente. Essas so boas razes para que Taussig no tente explicar e construa seu texto de uma maneira que no classifica, no estabelece causalidades, no indica razes, mas apenas sugere possveis conexes de sentido. Como em Price, o estilo no ditado aprioristicamente, mas sim pelo objeto de anlise e pela maneira poltica de conceb-la. Em todo o livro, Taussig associa os mais variados temas de uma maneira no-realista. Seu texto basicamente literrio, e sua inteno a de coloc-lo a servio de uma concepo epistemolgica resumida em uma frase: "penetrar o vu mantendo sua qualidade alucinatria". Esta frmula jjjjjjjj evoca e combina um duplo movimento de interpretao numa ao combinada de reduo e revelao uma hermenutica de suspeio e revelao num ato de subverso mtica inspirado pela prpria mitologia do imperialismo. ...Mas talvez essa seja a questo: a subverso mtica do mito, nesse caso o mito do imperialismo moderno, requer que se deixem intactas as ambigidades. ...Aqui o mito no explicado de modo a que ele possa ser minimizado pela explicao, como nas tentativas desoladas das cincias sociais. Em vez disso, ele oferecido como alguma coisa que voc tem que tentar por voc mesmo, sentindo seu caminho cada vez mais fundo no corao das trevas at que voc sente do que se trata, a loucura da paixo. Isso muito diferente de moralizar a partir de posies margem, ou estabelecer as contradies envolvidas, como se o tipo de conhecimento com o qual ns estamos preocupados fosse de algum modo no poder e conhecimento em unidade e portanto imune a esses procedimentos. O talento poltico envolvido na subverso mtica do mito tem que envolver uma imerso profunda no naturalismo mtico do inconsciente poltico da poca. (198:10-11). O livro de Taussig , sob muitos aspectos, uma imagem especular do seu objeto. Logo no comeo ele afirma que se vale da montagem, e acrescenta que esse um princpio que ele aprendeu com o modernismo, mas tambm com o terror e com "o xamanismo Putumaio e o seu uso sakkkk
154

Clifford, James 1986b On ethnographic self-fashioning: Conrad and Malinowski. In Thomas Heller, Morton Sosna e David Wellbery, eds., Reconstructing Individualism - Autonomy, Individuality, and the Self in Western Thought. Stanford: Stanford University Press. Clifford, James e George Marcus (org.) 1 9 86 Wr i ti n g Culture - The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press. Crapanzano, Vincent 1985 Waiting The Whites of South Africa. New York: Vintage Books. Dumont, Jean-Paul 1978 The Headman and I. Austin: University of Texas Press. Dwyer, Kevin 1977 On the dialogic of fieldwork. Dialectical Anthropology 2:143-151. Dwyer, Kevin 1982 Maroccan Dialogues: Anthropology in Question. Baltimore: Johns Hopkins University Press. Fabian, Johannes 1983 Time and the Other - How Anthropology Makes its Object. New York: Columbia University Press. Foucault, Michel 1984 What is an author?. In Paul Rabinow, ed., Foucault Reader New York: Pantheon Books. Geertz, Clifford 1973 The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books. Geertz, Clifford 1988 Works and Lives The Anthropologist as Author. Stanford: Stanford University Press. Gerholm, Tomas and Ulf Hannerz, (org.) 19 8 2 The S h aping of National Anthropologies. Ethnos (Special issue). Stockholm: Etnografiska Museet. Holston, James no prelo The Modernist City: Architecture, Politics, and Society in Braslia. Chicago: University of Chicago Press.

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

gaz, embora inconsciente, da mgica da histria e seu poder de curar" (1987: XIX). De fato, a concepo de Taussig da subverso mtica do mito espelha a sua descrio do que ocorre numa sesso xamanstica. Da mesma maneira que Taussig em seu livro, o xam orquestra uma montagem, e as pessoas seguem o seu curso at que elas "sentem" algo. Nada explicado, apesar das coisas serem, em um certo sentido, "trabalhadas". Mas essa talvez seja a principal e crucial diferena entre a sesso xamanstica e o texto de Taussig. O xam Putumaio atua, intervm no corpo, provoca vmitos, faz as pessoas terem fantasias, alucinaes, "pinturas" e as faz colocarem essas imagens em palavras, exteriorizarem-nas. Atravs dessa interveno, atravs da atuao das pessoas, o xam, um ndio, um esprito da selva, lida com mau-olhado, age, e cura. O livro de Taussig, no entanto, uma interveno, mas no uma ao. Ele quer provocar reaes no leitor, talvez nuseas, mas s tem palavras impressas para fazer isso. Essa uma das razes pelas quais o xam muito mais poderoso do que Taussig pode ser para se contrapor ao terror e violncia. Se ele pode construir um poderoso contratexto antropologia, a sua efetividade em construir um contradiscurso ao terror e violncia no muito clara. Isso porque no pode haver contraposio ao terror e violncia apenas atravs de discursos. A sua lgica imune s palavras, mesmo quelas elegante e poderosamente escritas. Alm disso, cabe perguntar se, ao manter intactas as ambigidades e ao reproduzir em seus textos (Taussig 1987 e 1988) o mesmo clima fragmentrio, de sentido incerto, angustiante e oscilante do terror e da violncia, Taussig no estar, ao invs de construindo um contradiscurso, apenas se mantendo preso dentro do mesmo crculo, e ajudando a reproduzilo. No estar fazendo isso se conseguir produzir em ns, seus leitores, o estranhamento, o distanciamento crtico em relao ao terror e violncia mas que seja esse o efeito de seus textos, pelo menos discutvel. O que me interessa aqui, contudo, no apenas ver at que ponto Taussig ter sido bem-sucedido em sua tentativa de construir um contradiscurso, mas basicamente reter a sua inteno de construir esse contradiscurso. Pois ela que nos fala sobre o papel do autor na antropologia contempornea. Disperso ou responsabilidade? Um antroplogo que se sente insatisfeito com as propostas de muitos ps-modemos Clifford Geertz. Ele acaba de publicar um livro (Geertz 1988) analisando a crtica ps-moderna da perspectiva do papel do autor. De um modo geral, ele no discorda do diagnstico, nem da crtica feita antropologia clssica. Mas discorda da soluo, e v com impacincia o clima de discusses ps-modernas sobre a possibilidade de escrever sokkkkakakakakakak
155

Jameson, Fredric 1985 Psmodernidade e sociedades de consumo. Novos Estudos Cebrap 12:16-26. Malinowski, Bronislaw 1976 Argonautas do Pacfico Ocidental. So Paulo: Abril Cultural. [1922] Marcus, George E. 1986 Contemporary problems of ethnography in the modern world system. In James Clifford e George Marcus, eds., Writing Culture The Poetics and the Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press. Marcus, George E. e Dick Cushman 1982 Ethnographies as texts. Annual Review of Anthropology II:25-69 Marcus, George E. e Michael M. J. Fischer 1986 Anthropology as Cultural Critique An Experimental Moment in the Human Sciences. Chicago: University of Chicago Press. Price, Richard 1983 First-Time The Historical Vision of an Afro-American People. Baltimore: Johns Hopkins University Press. Rabinow, Paul 1977 Reflections on Fieldwork in Marocco. Berkeley: University of California Press. Rabinow, Paul 1985 Discourse and power: on the limits of ethnographic text. Dialectical Anthropology 10(1&2):1-14. Rabinow, Paul 1986 Representations are social facts: modernity and postmodernity in anthropology. In James Clifford e George Marcus, eds., Writing Culture - The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press. Rubin, William (org.) 1984 Primitivism in 20th Century Art. New York: The Museum of Modern Art.

A PRESENA DO AUTOR E A PS-MODERNIDADE EM ANTROPOLOGIA

bre outras culturas, caracterizado por ele como um "nervosismo generalizado" (1988:130). Geertz ainda acredita que possvel conhecer e interpretar outras culturas, produzir inscries. Acredita tambm que as condies em que isso se faz mudaram, inclusive por influncia da crtica ps-modema. S que, para ele, essa crtica leva, da perspectiva do autor, a uma posio oposta quela assumida por muitos ps-modernos (seguramente no por Rabinow e por Taussig). Ao contrrio de disperso da autoridade e da autoria, o que ele sugere a necessidade de o autor assumir maior responsabilidade por seu texto e pelas interpretaes que produz. O problema bsico no nem a incerteza moral envolvida em contar histrias sobre como outros povos vivem, nem a questo epistemolgica envolvida, em enquadrar essas histrias em gneros acadmicos ambas so suficientemente reais, esto sempre l, so inerentes profisso. O problema que agora que essas questes esto sendo discutidas abertamente, em vez de serem acobertadas por uma mstica profissional, a carga da autoria (burden of authorship) parece subitamente mais pesada. Uma vez que os textos etnogrficos comearam a ser olhados diretamente, ao invs de se olhar apenas atravs deles, uma vez que eles so vistos como sendo produzidos, e produzidos para persuadir, aqueles que os produzem tm muito mais sobre o que dar conta. (Geertz 1988:138) Mas Geertz no leva s ltimas conseqncias a discusso do aumento da responsabilidade do autor. Ele continua ignorando a problemtica indicada por Rabinow (1986), ou seja, o fato de que as interpretaes se formulam em um campo intelectual especfico, marcado por relaes de poder, e dentro das quais se definem as condies para a formulao de enunciados de verdade. Alm disso, a sua caracterizao do que seja a nova responsabilidade do autor deixa de fora consideraes sobre o posicionamento poltico do autor e sobre a sua possibilidade de formular crtica cultural. Ele no considera, por exemplo, como parte do "burden of authorship" o fato de o autor definir como ele quer que a sua voz seja ouvida politicamente Taussig est fora de sua bibliografia. Na descrio do papel que Geertz antev para a antropologia no mundo moderno fica claro o abandono dessas questes. Para ele, no futuro a antropologia poderia ser usada para "permitir conversas atravs de linhas societais de etnicidade, classe, gnero, linguagem, raa que se tornaram progressivamente nuanadas, mais imediatas e mais irregulares" (1988:147). A antropologia deveria permitir discursos e conversas entre pessoas que se diferenciam entre si pelos mais diferentes critrios, mas que compartilham o mesmo mundo e esto sempre e necessariamente em contato.
156

Stocking, Jr., George, W. (org.) 1983a Observers Observed - Essays on Ethnographic Fieldwork. Madison: University of Wisconsin Press. Stocking, Jr, George, W. 1983b The ethnographer's magic: fieldwork in British anthropology from Tylor to Malinowski. In George W. Stocking, Jr., ed., Observers Observed - Essays on Ethnographic Fieldwork. Madison: University of Wisconsin Press. Stocking, Jr., George, W. (org.) 1984 Functionalism Historicized - Essays on British Social Anthropology. Madison: University of Wisconsin Press. Stocking, Jr., George, W. (org.) 1985 Objects and Others - Essays on Museums and Material Culture. Madison: University of Wisconsin Press. Stocking, Jr., George, W. (org.) 1986 Malinowski, Rivers, Benedict, and others - Essays on Cultute and Personality. Madison: University of Wisconsin Press. Strathern, Marilyn 1987a Out of context - the persuasive fictions of anthropology. Current Anthropology 28(3):251-270. Strathern, Marilyn 1987b Intervening. Cultural Anthropology 2(2):255-267. Taussig, Michael 1980 The Devil and Commodity Fetishism in South America. Chapel Hill: University of North Carolina Press. Taussig, Michael 1987 Shamanism, Colonialism, and the Wild Man - A Study in Terror and Healing. Chicago: University of Chicago Press. Taussig, Michael 1987b The rise and fall of Marxist anthropology. MS. Taussig, Michael 1988 Terror usual. MS. as

NOVOS ESTUDOS N 21 - JULHO DE 1988

Claramente Geertz no est mais pensando em sociedades tribais nem necessariamente em sociedades do Terceiro Mundo a referncia onipresente dos crticos ps-modernos mas em sociedades complexas contemporneas, em qualquer lugar. Mas ser que a sua proposta para a antropologia e seus autores essencialmente diferente da da antropologia clssica, que via o antroplogo como mediador, inscritor e tradutor, s que agora transpondo esses papis para o mundo moderno? No me parece haver muita diferena. E essa viso peca por ingenuidade poltica. Como possvel promover conversas entre pessoas que se separam por diferentes linhas societais no mundo moderno sem pensar no carter poltico dessas divises? Donde vem a neutralidade possvel para mediar as diferenas que so sociais e polticas? Pelo menos desde a II Guerra a questo da diferena cultural claramente uma questo poltica: como possvel medi-las a no ser a partir de uma posio especfica, que s pode ser uma perspectiva poltica? Se Geertz soube reconhecer as responsabilidades do autor contemporneo de textos antropolgicos, ele, tanto quanto muitos dos crticos ps-modernos, foi incapaz de enquadrar a antropologia numa perspectiva mais poltica, como foi incapaz de pens-la do ponto de vista da produo de uma crtica cultural, uma perspectiva que parece insistir em continuar como a promessa nunca realizada da antropologia feita nos pases do Primeiro Mundo. Do meu ponto de vista, para se repensar, como quer Geertz, o aumento da responsabilidade do antroplogo/autor no mundo contemporneo impossvel restringir as referncias ao processo de produo de textos, como tende a fazer a maioria dos ps-modernos. necessrio incorporar questes como as que Taussig enfrenta, ou seja, no apenas pensar que tipo de representao possvel criar sobre os outros e quais os nossos procedimentos ao construir interpretaes, mas que tipo de crtica e de poltica ns queremos fazer. E essas questes obviamente no se decidem de um modo genrico. No consigo imaginar o antroplogo crtico se referindo a um paradigma textual apenas, seja ele dialgico, monolgico, polifnico ou qualquer outro, do mesmo modo que no possvel pensar em um modelo nico de relao com os objetos ou em um nico modelo de crtica. O estilo do texto se define em funo do objeto e do tipo de anlise que se pretende e talvez seja da conscincia dessa flexibilidade mais do que de receitas textuais que ns precisemos. Segundo eu o vejo, faz parte do novo papel do antroplogo/autor a busca do estilo que melhor se adapte aos seus objetivos, a definio crtica desses objetivos, e a responsabilidade pelas suas escolhas.

Teresa Pires do Rio Caldeira pesquisadora do Cebrap e professora de Antropologia da Unicamp. J publicou nesta revista, em co-autoria com Danielle Ardaillon, "Mulher: Indivduo ou Famlia" (vol. 2, N 4). Novos Estudos CEBRAP N 21, julho de 1988 pp. 133-157

157

You might also like