You are on page 1of 18

1.

INTRODUO

Este trabalho visa apresentar a preocupao com o meio ambiente que vem se tornando cada vez maior, pois percebido que os recursos naturais so limitados e por isso no podem mais ser desperdiados. De acordo com Demajorovic (2006, p.116) As ltimas dcadas assistiram a um grande crescimento mundial da preocupao com os impactos no meio ambiente. Com isso surgiu a Sustentabilidade na Contabilidade para conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente tanto agora como para um futuro incerto. Segundo o Relatrio de Brundtland (1987), sustentabilidade : "Suprir as necessidades da gerao presente sem afetar a habilidade das geraes futuras.
[...] de acordo com o Dicionrio Aulete, sustentabilidade na contabilidade o modelo de desenvolvimento que busca conciliar as necessidades econmicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a incluso social, o bem-estar econmico e a preservao dos recursos naturais. De acordo com Donaire (1995, p.16) [...] a empresa deve reconhecer que sua responsabilidade para com a sociedade vai muito alm de suas responsabilidades com seus clientes.

Em necessidade de um novo planejamento para a sociedade, que inclua medidas de proteo aos escassos recursos naturais do planeta ou que promova um melhor convvio entre as atividades econmicas do ser humano e do meio ambiente, tem surgido cada vez mais necessidade de controle e planejamento dessas atividades e a contabilidade enquanto cincia tem muito a oferecer nesse mbito. (DAGOSTIM, 2010). As prticas da Sustentabilidade na Contabilidade beneficiaro a empresa no s no fornecimento de relatrios contbeis, usados no processo de decises, mas tambm ir demonstrar a preocupao da administrao da empresa para com o meio ambiente, aumentando assim a credibilidade de seus produtos junto sociedade e ao mercado. (SANTOS, 2006)

-3-

1.1

Problemtica do Estudo

Hoje no mundo, grandes e pequenas empresas procuram obter lucros de forma sustentvel, tanto que se criou um conceito de sustentabilidade empresarial que formam um trip entre os aspectos, econmico, social e ambiental, dessa forma todos ganham as empresas, a sociedade e meio ambiente, que desse ltimo utilizamos muitos recursos para viver. Sabendo da importncia da sustentabilidade nos dias atuais e considerando o curso de cincias contbeis que estamos cursando, fizemos o seguinte questionamento: Como utilizar a sustentabilidade na Contabilidade?

1.2

Objetivo Geral Identificar como a sustentabilidade pode ser utilizada na Contabilidade.

-4-

1.2.1 Objetivos especficos Agregar informaes sobre gesto de atividades das empresas sobre o meio ambiente. Mostrar impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente. Evidenciar benefcios e conscientizar as empresas em elao a sustentabilidade.

1.3

Justificativa

A pesquisa se deve ao crescimento da preocupao ambiental nos ltimos anos e tomam cada vez mais espao no mundo de hoje, tornandose um fator imprescindvel na formao dos contadores que serviro as empresas nas prximas dcadas. Este estudo visa contribuir mtodos ou formas de gerenciar os aspectos, buscando tratamentos mais eficazes e procedimentos que tragam menos impactos ao meio ambiente evidenciando benefcios. Considerando-se essa questo, pela qual o gestor tomador de decises nas organizaes deve estar atento s questes de natureza ambiental, uma vez que elas traro impacto na sociedade que se localiza no seu entorno, os contadores, responsveis pelo fornecimento de informaes econmicas e financeiras sobre as organizaes, buscar auxiliar os gestores no processo de tomada de deciso, tambm devem ter conhecimento deste assunto, haja vista a relevncia social que atualmente representa. J que nosso planeta est dando sinais drsticos de que no suporta mais o ritmo de consumo acelerado nos dias atuais, a poluio da terra; da gua e do ar. E tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte, a sucesso de ocorrncias catastrficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso modo de vida; acabaram forando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Isso ajudou muito a estimular uma conscincia planetria de que algo deve mudar, e devido preocupao global com a sustentabilidade ambiental, sobretudo no Brasil, que um pas com vasta disponibilidade de recursos naturais e com perspectivas de desenvolvimento econmico.

-5-

1. METODOLOGIA

2.1 Mtodos de Abordagem e Procedimentos

Nesta parte a metodologia caracterizada como pesquisa exploratria e descritiva, pois se busca conhecer com maior profundidade o assunto de modo a torn-lo mais claro, buscando conhecer, expor e analisar as prticas da Sustentabilidade na Contabilidade.

2.2 Classificao da Pesquisa com Base nos Objetivos e Procedimentos Tcnicos.

A pesquisa pode ser classificada como exploratria, pois tem a finalidade de especificar e descrever de uma maneira introdutria o novo cenrio da Sustentabilidade na Contabilidade, referenciando as mudanas com a finalidade de familiarizar-se com o tema e aprimorar as ideias para novas pesquisas. No desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizado o procedimento documental (envolvendo a anlise de revistas,) e o bibliogrfico (caracterizado na anlise de livros como embasamento ao estudo apresentado). Na presente pesquisa, a abordagem do problema caracteriza uma anlise qualitativa, pois os dados coletados por meio do questionrio sero interpretados e analisados.

2.2 Quanto aos Procedimentos de Anlise

O objetivo desse estudo do trabalho se prope a pesquisa que pode ser classificada como exploratria e descritiva tendo em vista de descobrir ideias ou dados para a melhor compreenso do fato em tela, sendo umas das formas de conhecimento nessa rea to pouco falada.

-6-

3. FUNDAMENTAO TERICA

3.1 Agregar informaes sobre gesto de atividades das empresas sobre o meio ambiente O reconhecimento Contbil das relaes entre empresa e meio ambiente , atualmente, chamado de Contabilidade Socioambiental, pois hoje no se pode entender a questo ambiental dissociada dos impactos que as alteraes do meio ambiente causam a sociedade. Com o objetivo de tornar evidente esse relacionamento entre empresa e meio ambiente, a Contabilidade Socioambiental, autenticada como mais um segmento das Cincias Contbeis vem ganhando espao privilegiado atualmente na sociedade. A gesto foi inventada para fornecer informaes e interpretaes pontuais sobre as empresas, governos e demais usurios a respeito de seu Patrimnio ambiental e seus efeitos ocasionados pelos danos ao meio ambiente, os quais podem ser mensurados em moedas.

3.1.1 Mostrar impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente. A sustentabilidade pode ser utilizada na contabilidade para auxiliar no processo de gesto ambiental, uma vez que depende dos profissionais contbeis elaborar um modelo adequado para a entidade, gerar dados apresentveis contabilmente, nos balanos sociais, alm de criar sistemas e mtodos de mensurao dos elementos e de mostrar s empresas as vantagens dessas aes. Determinados setores da sociedade partiram em busca de estratgias controladoras com a finalidade de que fossem produzidas solues eficazes para o desenvolvimento sustentvel. A Contabilidade, que uma Cincia que tem como objetivo de estudo o Patrimnio das entidades partiu para essa linha social e se recoloca como uma ferramenta gerencial fundamental com vistas a conferir os encargos decorrentes dos impactos ambientais deflagrados pelas atuais atividades econmicas.

-7-

3.1.1.1 Evidenciar benefcios e conscientizar as empresas em relao sustentabilidade.

As empresas passaram a ter uma postura responsvel perante o meio ambiente, produzir sem agresso natureza. Para isto elas esto implantando o SGA, ou seja, Sistema de Gesto Ambiental que cada vez maior o nmero de empresas que aderem esse sistema, percebe-se que fica muito mais caro no ter o sistema, frente aos diversos riscos que as empresas esto sujeitas, como multas por acidentes ambientais, processos na justia, etc. O principal objetivo da implantao de um Sistema de Gesto Ambiental na administrao da empresa, no gerar lucros, mas desenvolver um programa responsvel acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente. So vrios os benefcios que uma gesto ambiental traz para uma entidade, como a reduo do consumo de gua e energia, reduo de multas provenientes de poluio, como tambm a reciclagem, venda e aproveitamento de resduos. E tambm auxilia a empresa em suas relaes com consumidores, governos e sistemas governamentais. Grandes e pequenas empresas buscam negcios que geram lucros, porm sabem que necessrio obter lucros cuidando do meio onde se vive. A conscientizao de que possvel haver crescimento econmico e populacional sustentvel tornou evidente a necessidade de construo de um novo modelo de desenvolvimento, um desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem as suas prprias necessidades.

-8-

CRONOGRAMA

Descrio Escolha tema Definio problema Introduo Metodologia Fundamentao terica Entrega projeto Qualificao do projeto Anlise discusso literatura Entrega verso final da e da do do do

19/10 26/10 09/11 23/11 X

x X X x

-9-

REFERNCIAS

Revista Editada pelo Conselho Federal de Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade - As Cincias Contbeis inseridas na sustentabilidade, Edio maio/2010. Antunes, C. C. Sociedades sustentveis: a responsabilidade da contabilidade. Congressos Brasileiros de Contabilidade, 16., 2000, Goinia. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade. Goinia, 2000. Braga, Clia. Contabilidade Ambiental - Ferramenta Para a Gesto da Sustentabilidade. Vellani, Cssio Luiz. Ribeiro, Masa de Souza. Sustentabilidade Contabilidade.

- 10 -

- 11 -

- 12 -

- 13 -

- 14 -

- 15 -

- 16 -

- 17 -

- 18 -

- 19 -

- 20 -

You might also like