You are on page 1of 6

Educao a Distncia:

Repensando o Fazer Pedaggico


Vnia Rita V alente Valente

A Educao a distncia no um processo novo, existem exemplos de sua utilizao desde o sculo XIX1. O grande desenvolvimento das tecnologias da informtica e comunicao, no entanto, alavancou novas aes e discusses nesse campo. Infelizmente em nosso contexto, essa modalidade de ensino tem sido discutida a partir de argumentos que mais dizem respeito ao quantitativo e estrutura fsica que ao desenvolvimento do processo educativo como um todo. Neves, apresenta algumas justificativas para a expanso da educao a distncia:
...ela amplia opotunidades onde os recursos so escassos, permitindo uma educao mais eqitativa; familiariza o cidado com tecnologias que esto no seu cotidiano; d respostas flexveis e personalizadas a uma diversidade cada vez maior de tipos de informao, educao e treinamento; e oferece meios de atualizar rapidamente o conhecimento tcnico (1996:34).

49
EDUCAO
E

TECNOLOGIA: TRILHANDO CAMINHOS

Estes argumentos, justificam a grande importncia da EAD, mas por si s no garantem a qualidade dos seus resultados, assumindo uma posio bastante instrumental para resoluo das enormes e diferentes necessidades de formao, principalmente dos adultos, para a reduo de gastos e para disponibilizao do conhecimento e saber a quem desejar.

50
TECNOLOGIA: TRILHANDO CAMINHOS

Embora a educao a distncia no possa ser vista como a soluo para os problemas educacionais do mundo contemporneo, ela, com certeza, vem sendo recomendada como forma de atendimento a um grande nmero de alunos e por custo muito mais baixo do que o ensino presencial (Souza, 1996). A LDB 9394/962, apresenta atravs do Art.80, o compromisso do poder pblico com o desenvolvimento do ensino a distncia nos diferentes nveis e modalidades de ensino, bem como na educao continuada, o que abre uma perspectiva de atendimento a um grande nmero de pessoas, alm de atender s exigncias de formao, por organismos internacionais, como por exemplo o Banco Mundial, em relao capacitao de professores que dever acontecer de vrias formas, inclusive distncia (Tommasi, 2000). Tem-se dessa maneira atravs da EAD, ao menos teoricamente, solucionado problemas de localizao geogrfica que serve de empecilho a uma parte da populao que no dispe de formas para concretizar o seu processo de escolarizao sem sair da sua cidade. A questo do tempo tambm praticamente diluda, j que os ensinantes e aprendentes podem escolher os horrios de estudo de acordo com a sua disponibilidade. Teoricamente j so dois problemas resolvidos, o onde e o quando, alm da possibilidade de aprender em ritmo prprio. Toda essa facilidade, na prtica, tem demonstrado algumas contradies, como por exemplo possibilidade do aluno estabelecer um ritmo prprio de aprendizagem. A maioria das experincias de que se tem notcia encontra-se praticamente presa aos paradigmas instrucionais, com enfoque unidirecional, com professores (tutores) distribuindo de forma massiva informaes a grandes grupos de pessoas. Os programas de educao a distncia tm demonstrado pressa e superficialidade que em nada combinam com processo de educao/formao de pessoas, ao menos do ponto de vista da construo do conhecimento.

EDUCAO

Conforme Neder esses programas


...denunciam uma viso de educao no como processo, ou como prtica social, mas sim como um sistema coisa deslocado da realidade scioeconmico-cultural. preciso, antes de qualquer coisa esclarecer a compreenso que temos sobre a educao, sua dimenso poltico-social (2000:106).

preciso situar a EAD no contexto de transformao e desenvolvimento de tecnologias como TV/Vdeo, computador, cd-rom, Internet, que vm possibilitando, na rea da educao, novas compreenses de ensinar e aprender, baseadas em recursos que ligam/conectam e produzem relaes entre sujeitos sociais, pelas redes de informao que vo sendo constitudas e exigem grandes transformaes pedaggicas, com base numa concepo de educao, como um processo com nfase na aprendizagem. Desvencilhar-se da abordagem pedaggica tradicional, pautada na transmisso de contedos e informaes do professor para o aluno, no velho e conhecido modelo de reproduo e partir para um novo ambiente educacional onde a construo seja a base, atravs de uma pedagogia ativa, criativa, dinmica e acima de tudo aberta investigao e ao dilogo. Esta perspectiva vem sendo tratada por Moraes:
... destacamos a importncia de perceber que a misso da escola mudou, que em vez de atender a uma massa amorfa de alunos, despersonalizados, preciso focalizar o indivduo, aquele sujeito original, singular, diferente e nico, dotado de inteligncias mltiplas, que possui diferentes estilos de aprendizagem e, consequentemente, diferentes habilidades de resolver problemas. Mas um sujeito coletivo , inserido numa ecologia cognitiva da qual fazem parte outros humanos, cujo pensamento influenciado pelas pessoas integrantes do ambiente, a

51
EDUCAO
E

TECNOLOGIA: TRILHANDO CAMINHOS

partir de uma relao contnua existente entre o pensamento e o ambiente em geral, dois aspectos inseparveis de um nico processo, cuja anlise em partes distintas no tem mais sentido (1996:64).

Uma educao centrada no sujeito coletivo que reconhece a importncia do outro, a existncia de processos coletivos de construo do saber e a relevncia de criar ambientes de aprendizagem que favoream o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar, da intuio e da criatividade. Dessa forma, pensar a EAD numa viso de democratizao do saber, do conhecimento, antes de qualquer coisa, pensar que
a demanda de formao no apenas conhece um enorme crescimento quantitativo, ela sofre tambm uma profunda mutao qualitativa no sentido de uma necessidade crescente de diversificao e de personalizao. Os indivduos toleram cada vez menos seguir cursos uniformes ou rgidos que no correspondem a suas necessidades reais e especificidade de seu trajeto de vida (Lvy,1999:169)

52
TECNOLOGIA: TRILHANDO CAMINHOS

Portanto, necessrio ir alm da anlise dos suportes tecnolgicos para desenvolvimento de cursos distncia, preciso ter em mente os sujeitos que sero formados por esta modalidade de ensino, independente da tecnologia que esteja mediando o processo (...) pois de nada adianta ter milhares de recursos para a interatividade se no tenho o sujeito dessa interao (Corra, 2001:24). A resposta eficaz ao impacto da tecnologia em nossa sociedade exigir que a usemos para criar um novo meio de aprendizagem que responda s necessidades dos cidados em nossa sociedade culta. A educao a distncia s se concretiza com o alcance de um verdadeiro processo de comunicao, atravs

EDUCAO

de uma efetiva mediao pedaggica, que garanta a superao da unidirecionalidade, a modificao da relao emisso/recepo, gerando uma relao dialgica e possibilitando a co-criao do conhecimento. Ultrapassando o simples colocar de materiais instrucionais a disposio do aluno distante, exigindo o atendimento pedaggico, superador da distncia e que promova a essencial relao professor-aluno, por meios e estratgias institucionalmente garantidos (Saraiva, 1996:30). Frente necessidade de reconduo da EAD, um caminho que se apresenta o desenvolvimento de redes colaborativas de aprendizagem que proporcionem prticas educativas, que facilitem a diminuio das distncias, no apenas educacionais mas, sociais, culturais e econmicas. No ser atravs de tecnologias com potencial de interatividade sendo usadas apenas para a apresentao de palestras aos estudantes em localidades distantes com nvel de interao zero, apenas distribuindo informaes, que se estar renovando o processo educativo, ou dando conta da formao que a contemporaneidade exige. De acordo com Lvy, o fenmeno fundamental o da interconexo (entre pessoas, idias, atividades, instituies, etc.), e no do isolamento. O autor afirma ainda (...) que a educao totalmente a distncia no tem futuro. Estou convencido de que o ser humano precisa de contato fsico com seus semelhantes (2001:28). Em consonncia com o que aponta Neder, nossas reflexes tm que ser dirigidas, portanto, para a educao em sua ampla acepo. Como a compreendemos? Onde a situamos? Como analisamos suas relaes? Qual o significado do ser a distncia ou do ser presencial no interior de nossa compreenso? Que importncia isso tem? Por fim, a preocupao em desenvolver formas de democratizar o saber a toda a populao deve passar tambm pela democratizao do processo de escolha: entre presencial ou a distncia, ou at a forma hbrida, semi-

53
EDUCAO
E

TECNOLOGIA: TRILHANDO CAMINHOS

presencial. Escolha que deve partir da anlise das necessidades dos sujeitos e das condies de aprendizagem.

Notas
1

Para maiores detalhes desse histrico, pode-se consultar a Revista Em Aberto. Educao a Distncia. Braslia, ano 16, n. 70, abr/jun. 1996, dentre outros textos. BRASIL/MEC / Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia, MEC, dez./1996.

Referncias Bibliogrficas
CORRA, Juliane. Devemos aplaudir a educao a distncia? In: Revista Ptio, ano V, n 18, AGO/SET2001. p.21-24 LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo:Ed 34, 1999. ___________ In: Revista Ptio, ano V, n 18, AGO/SET 2001. p.28-31 LITWIN, EDITH, Das Tradies Virtualidade. In:LITWIN(ORG.)Educao a distncia: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. MORAES, Maria Cndida. O paradigma educacional emergente: implicaes na formao do professor e nas prticas pedaggicas. In: Em Aberto. Braslia, 16 (70), p. 57 - 69, 1996.
54
TECNOLOGIA: TRILHANDO CAMINHOS

NEDER, Maria Lcia C. A Orientao Acadmica na educao a Distncia: a perspectiva de (re)significao do processo educacional. IN: PRETI, Oreste(org). Educao a Distncia: Construindo significados. Cuiab:NEAD/IE UFMT; Braslia; Plano, 2000. NEVES, Carmen Moreira de C. O Desafio Contemporneo da Educao a Distncia. In: Em aberto, Braslia, ano 16, n.70, abr/jun 1996 SARAIVA, Terezinha. Educao a distncia no Brasil: lies da histria. In: Em aberto, Braslia, ano 16, n.70, abr/jun 1996. SOUZA, Eda Coutinho B.M. de. Panorama Internacional da Educao a Distncia. In: Em aberto, Braslia, ano 16, n.70, abr/jun 1996 TOMMASI. Lvia de WARDE, Jorge M HADDAD, Srgio (Orgs). O Banco Mundial e as Polticas Educacionais, 3 edio So Paulo: Cortez, 2000.

EDUCAO

Vnia Rita Valente (vrvalente@uol.com.br) mestranda em educao (UNEB), atua no NTE BA e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

You might also like