You are on page 1of 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 25 de Novembro 2013 Ano IV N.180 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

Novo Embaixador esteve c e falou-nos ao corao


7

Amigos de Rabo de Peixe...

Na Base das Lajes Nem tudo Est perdido...

...enchem salo grande


2

Dipanda tambm c

Chamarrita ainda traz calor a sbado frio


19
Foi no Asas. Chamarrita danada pelo Asas e pela Casa dos Aores... animou a noite fria.

Tambm dana...
Essa mesma... a mais pequenina. Era o Festival de Folclore da Casa dos Poveiros, a que nos referiremos ainda.

O Peniche funciona
...e funciona em grande. A sua Academia est a funcionar. tema a que havemos de voltar. Sbado era a entrega de taas e medalhas.

Sherwood Mortgage Group

Carla Tavares
Lic# M090000105

Mortage Planer

Cell: 647 - 283 - 6737 Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio
Longtime Friends Serving... Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South - Mississauga- On- L5W 1S6

Se aplicar bem as suas poupanas... o seu dinheiro ira trabalhar para si Tel. 416

Especialista em Seguros e Investimentos

419 5984

2 . Nossa gente O caso das Lajes

Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com Todos os dias das nossas vidas as pessoas usam portas. Essas portas podem ser to simples como a porta do quarto ou do escritrio mas, seja como for, as pessoas tm de usar portas. Muitas vezes as pessoas tm de usar portas da vida. Muitas pessoas vo para a Escola, no s para aprenderem mas porque querem chegar a algum lado. Uma pessoa s estuda medicina para ser mdico, e ser mdico na nossa sociedade abre muitas portas. Por vezes as pessoas passam a vida inteira a tentar passar por uma porta para chegarem a concluso que de nada valeu. E se por acaso as pessoas nunca chegarem a porta? E se o acesso a porta restrito? Pessoas com dificuldades na nossa sociedade atraem sentimentos mistos de pena e de indiferena. Pois vivemos numa sociedade comptitiva onde todos podem ser aquilo que querem. uma ideia atraente para os que nada tm e o ideal para aqueles que alcanaram o sucesso no passado. Isto no brincadeira. O fenmeno das portas est presente at na religio. Temos as portas do cu, temos tambm as portas do inferno e, mais uma vez, s os eleitos podem passar. Parece que estar constantemente a dar portas uma parte da condio humana. E isto tudo s por uma porta. AT PARA A SEMANA!

Por onde se entra

25 Novembro 2013

Governo dos Aores recebeu Senadores do Estado de Massachusetts

O Presidente do Governo dos Aores recebeu uma delegao de cerca de 30 Representantes e Senadores do Estado norte-americano de Massachusetts, numa audincia onde foram abordadas questes relativas ao aprofundamento do Turismo, ao Ensino Superior, assim como a situao da Base das Lajes. , naturalmente, motivo de orgulho e de honra para os Aores puderem receber esta delegao que, dessa forma, assinala e refora a ligao histria, afetiva e poltica existente com a Regio, afirmou Vasco Cordeiro, ao recordar que os Aores e Massachusetts firmaram, em 2008, um Acordo de Cooperao. No final da audincia, que decorreu em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro salientou que, na rea econmica, foi analisado o trabalho que o Governo dos Aores est a desenvolver no sentido de aprofundar a oportunidade para o Turismo da Regio que representa o mercado norte-americano.

Estes Senadores e Representantes Estaduais da Commonwealth de Massachusetts integram a delegao chefiada por Suzanne Bump, representante do Governo Estadual, e pelos lderes do Portuguese American Legislative Caucus, Marc Pacheco e Tony Cabral, e do Internacional Caucus on Global Competitiveness da Commonwealth de Massachusetts. Hoje, segunda-feira, 25 de novembro, os Senadores e Representantes estaduais deslocam-se ilha Terceira, onde tm prevista uma visita Base das Lajes para encontros com os Comandante da Zona Area dos Aores e com o Comandante do destacamento militar dos EUA naquela Base. Nesse mesmo dia esto agendadas reunies com os Presidentes das Cmaras Municipais da Praia da Vitria e de Angra do Herosmo. A comitiva integra ainda lderes da Universidade de MassachusettsDartmouth, que renem na segunda-feira com a Universidade dos Aores para discutir o aprofundamento da cooperao entre as duas academias.

Propriedade:

Ficha tcnica
O Presidente do Governo salientou que o facto da SATA, no prximo ano, durante o vero, realizar voos dirios para Boston, assim como o novo sistema de tarifrio j implementado, constitui um sinal muito claro da aposta que o Executivo est a efetuar neste mercado, com benefcios para o setor turstico e para a economia regional. Uma segunda vertente da visita desta delegao aos Aores est relacionada com o Ensino Superior, realou Vasco Cordeiro, salientando que um dos elementos da comitiva , precisamente, a Chancellor da Universidade de Massachusetts-Dartmouth, Divina Grossman. Desse ponto de vista, importante salientar a oportunidade que se abre Universidade dos Aores para aprofundar esta relao, mas tambm para elev-la a um novo patamar de enriquecimento mtuo, destacou Vasco Cordeiro. Segundo disse, tambm por esta via, o Governo dos Aores acaba por apoiar e sinalizar a importncia que a Universidade dos Aores tem para a Regio e o potencial de desenvolvimento que oferece. De acordo com o Presidente do Governo, a anunciada reduo de militares norte-americanos na Base das Lajes ser outro dos assuntos que far parte da agenda da deslocao desta comitiva aos Aores. Nesse sentido, Vasco Cordeiro expressou o reconhecimento e o agradecimento do Governo dos Aores aos Congressistas e Senadores estaduais de Massachusetts, entre os quais o Senador Marc Pacheco e o Representante Tony Cabral, pelo esforo, pelo trabalho e pela ateno que tm dedicado a esta questo da Base das Lajes.

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Joo Bairos faleceu


Uma comunidade como a nossa ficou, de facto, mais pobre. Joo Baptista de Sousa Bairos, nascido a 23 de Junho de 1947, na freguesia e concelho de Vila do Porto, faleceu no final da semana que agora passou. Era um homem bom. Interessado, e muito, no andamento da sua comunidade e vivendo para a famlia. Casado com Maria Virgnia Morais de Almeida Bairos, era pai de Catherine Almeida Bairos Serafim, me do Sebastian e do Alexander, e da Pamela Almeida Bairos. Faleceu no dia 18 de Novembro de 2013, em Oakville, Ontrio, Canad. O corpo esteve em cmara ardente nas instalaes do Glen Oaks Memorial Gardens, do dia 19 de Novembro entre as 14:00 e as 16:00 e entre as 17:00 e as 21:00 horas. A missa de corpo presente teve lugar na Igreja do Cristo Rei em Mississauga pelas 10:00 horas seguindo-se o cortejo fnebre

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

para o Cemitrio do Glen Oaks Memorial Gardens. Deixou, para alm da esposa e filhas, os irmas Gil, residente em Vila do Porto, Santa Maria, Aores; Germano, residente em Cambridge; Antnio Manuel residente em Hartford, Connecticut; Teresa, residente em Mississauga e por ltimo Jos, tambm residente em Cambridge. Por ns, entendemos que muitos de ns aqui em ABC tambm estamos de luto. Joo Bairos era mesmo amigo de muitos de ns.





25 Novembro 2013 EDITORIAL

Material Editorial . 3
No fundo, esta aco militar constituiu uma resposta resoluo do Conselho da Revoluo de desmantelar a base area de Tancos e de substituir alguns comandantes militares. Era uma tentativa de radicalizao de uma certa forma de governar, manifestamente contrria ao sentir do Povo. Os partidrios do designado Poder Popular - e que nem era poder e muito menos popular - ocuparam, ento, vrias bases militares, bem como meios de comunicao social. Este contra-golpe foi levado a cabo pelos militares da ala moderada, na qual se enquadrava Vasco Loureno, Jaime Neves e Ramalho Eanes. Consequentemente, o almirante Pinheiro de Azevedo permaneceu no poder enquanto primeiro-ministro do Sexto Governo Provisrio e demitiram-se alguns militares entre os quais Otelo Saraiva de Carvalho. Segundo os historiadores ou alguns historiadores, se preferirem - o 25 de Novembro traduziu militarmente aquilo que a nvel poltico se vivera no Vero Quente de 75, dando origem a uma crescente estabilidade permitida pelo reforo do pluripartidarismo e da Assembleia Constituinte, que se tornou visvel com a redaco da Primeira Constituio verdadeiramente democrtica: a Constituio da Repblica de 1976. Hoje mesmo, passados todos estes anos, h ainda mistrios acerca do desenrolar do 25 de Novembro. Ainda h quem acredite que seria possvel e desejvel continuar no estado que se vivia logo aps o 25 de Abril. Acreditamos, porm, que se o 25 de Novembro no ocorresse, Portugal resvalaria para uma guerra civil de consequncias imprevisveis. Mas... a Histria ainda no foi feita.

* 25 de Novembro
Face crise generalizada que se vive em Portugal, com muitas greves e manifestaes de quanto baste... bem possvel que ningum se lembre. Que esqueam mesmo os contornos mais gritantes. Mas... a verdade que Portugal e os Portugueses vivem, hoje, a comemorao de mais um aniversrio do 25 de Novembro. Um golpe militar que acabaria por pr fim influncia da chamada esquerda militar radical no perodo revolucionrio iniciado em Portugal com o 25 de Abril de 1974.

Ontem dissemos...

Investimentos precisam-se
A Proposta de Plano Anual da Regio Autnoma dos Aores para 2014, comea a ser discutida no Parlamento Regional, O investimento previsto neste plano deveria constituir uma oportunidade de valorizao da nossa Regio, por via do desenvolvimento do sector produtivo dos Aores como um meio de sustentao econmica, procurando assim contribuir para ajudar a debelar esta crise que nos assola. Sobretudo o sector produtivo com o seu capital humano e com as suas empresas, um pilar chave imprescindvel no modelo de desenvolvimento econmico e social que queremos para a nossa Regio. No entanto, os vrios pareceres ao Plano e Oramento dos parceiros sociais aorianos so muito crticos, relativamente s propostas formuladas naqueles documentos e apresentadas pelo governo, mas com a defesa da poltica governamental tornada pblica, os menos atentos podero ficar com a ideia de que os habitantes destas ilhas vivem num mar de rosas, quando todos ns sabemos que a situao econmica grave, porquanto o rendimento dos aorianos se degrada a olhos vivos. Como pontos positivos de destacar o facto da despesa pblica para investimento prevista para 2014 ter um aumento de cerca de 21 Milhes de euros relativamente ao previsto para 2013, passando de 635 Milhes de euros para 656 Milhes de euros. No entanto, uma parte das verbas previstas no Plano para pagar rendas de investimentos que j foram feitos, pelo que no se trata de novos investimentos. Por isso, h que procurar medidas para salvar algumas empresas, empregos e ajudar as famlias a sarem desta situao. O Plano e o Oramento para 2014 deveriam ser encarados como um programa de emergncia para a economia dos Aores ou um balo de oxignio, pois encontramo-nos numa situao muito difcil. Por outro lado ainda, importa perceber que estamos a falar de previses, j que interessa confrontar estas estimativas depois com o efetivamente realizado.
Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

Antev-se que o prximo ano ser recheado de grandes dificuldades, face conjuntura econmica em que o pas est mergulhado e so poucos os sinais de retoma econmica como consequncia das medidas de austeridade, designadamente com os cortes nos vencimentos, nos apoios sociais, reformas e penses e no aumento de impostos que no caso dos Aores agravado por via das novas regras da lei das finanas regionais. certo que a rubrica Aumentar a Competitividade regista no Oramento do prximo ano um aumento de 6, 4 Milhes de euros, correspondendo a 30 % do aumento previsto para todo o Investimento, mas estas so medidas insuficientes para apoiarem o tecido empresarial aoriano e conduzirem ao crescimento econmico que levariam ao aumento do investimento, do acrscimo da receita fiscal, do emprego e do consumo dos cidados. No entanto, confundindo-se alhos com bogalhos, o Governo Regional anuncia ao mesmo tempo que vai reforar em 100 milhes de euros as verbas destinadas a programas de promoo do emprego da Agenda 2020, ou seja no prximo Quadro Comunitrio de Apoio, que abrange os anos de 2014 a 2020, sendo prefervel falar-se da criao de uma agenda para a competitividade, levando a um crescimento da economia e por via disso, a criao de empregos. Vamos estar atentos ao desenrolar dos trabalhos deste Plenrio da Assembleia Legislativa em que o consenso poder ser a pedra de toque para o sucesso da aprovao de um Plano e Oramento, onde todos se revejam.

mais uma edio. Com muito trabalho e sacrifcios. Com a certeza de que fomos to longe quanto podamos, na procura dos temas a apresentar. Sbado e domingo... como dias mais propcios nossa recolha. O que quer dizer que... fizemos um trabalho bem aturado. E nem fomos Parada do Pai Natal. Passmos por l, cim, mas s vimos de longe um Pai Natal algo gorducho e rubicundo de faces. Ele perdoa-nos os termos... Jos Cesrio, secretrio de Estado das Comunidades, esteve c. Foi soprar as 30 velas do Jornal Sol Portugus. Ele e Charles Sousa, o ministro das Finanas do Ontario, so unnimes, achando que a Comunicao Social merece... o melhor. E olhem que merece. A nossa gente em foco. Para j, anuncia-se um documentrio de destaque, apresentando Pedro da Silva, o primeiro Carteiro Canadiano. Um documentrio, que surge, afinal, por altura das celebraes dos 60 anos da Emigrao Portuguesa para o Canad... mas a provar que h mais de 150 anos... j c andvamos. Depois, deixmos em primeira pgina, uma resenha de Festas grandes... da tradio. E falmos no Rancho Transmontano, que vai nos 32 anos. E que tem estado a cumprir, e bem, a sua misso. Tambm a Casa das Beiras est a celebrar mais um aniversrio do Rancho Folclrico do Acadmico de Viseu. Chamamos a ateno para o Amor da Ptria... a que chamamos um amor de clube. Vimos l a tradio a marchar rumo ao Futuro. Uma tradio que ainda ... o que e vai tentando perpetuar-se por c. Vamos a isso... ns ajudamos. Como ajudamos o Arsenal do Minho, que encheu o vasto salo da Local 183. Por falar na 183... a temos ns mais um gesto. O seu Conselho Executivo reuniu os representantes dos orgos de Informao, a quem homenageou. No costume... mas aconteceu.

Ainda a tempo...

J o dissemos. A Local 183 na foto a sua Direco com os jornalistas esteve em foco. Uma homenagem, a jeito de appreciation day a quantos pertencem Comunicao Social foi, de facto, algo de indito. Por norma vamos divulgando as coisas e os eventos de todas as entidades. Poucos se lembram disso.

A LIUNA Local 183 lembrou-se. O que s a honra. Como honra o facto de nem querer grandes parangonas nos Jornais. Ns, tambm, entebndemos que a Local 183 merece o nosso agradecimento. Por isso, esta nota que , de resto, a repetio do que j dissemos na semana passada. Apenas registo.

Em Otava j se debate o caso de Rob Ford


As acusaes contra Ford, que admitiu na semana passada ter fumado cocana, provavelmente num dos seus momentos de bebedeira, so preocupantes, disse Jason MacDonald, um porta-voz do primeiro-ministro Stephen Harper. O governo conservador tem estado calado acerca do rudo, a jeito de circo, levado a cabo, designadamente, pela Comunicao Social em todo o mundo, em parte at por que os conservadores, em muitos casos, se tm aliado com o Mayor. Na segunda-feira, o assunto voltou baile, quando Justin Trudeau, o lder Liberal, popular e meditico, admitiu usar marijuana mesmo no gabinete.

4 . Comunidades

25 Novembro 2013

E isso parece ter espicaado o Governo, no que toca ao caso de Rob Ford. O nosso governo no tolera o uso de drogas ilegais, especialmente por funcionrios eleitos, quando no escritrio, incluindo Justin Trudeau, disse MacDonald. E acrescentou que continuamos a trabalhar com todos os nveis de governo em prioridades comuns, tais como o emprego e o crescimento econmico. Isso inclui trabalhar com presidentes de cmaras municipais, incluindo o mayor de Toronto e o Conselho Citadino de Toronto.

O gabinete do primeiro-ministro reagiu, pela primeira vez, ao caso de Rob Ford, que pessoalmente admitiu usar drogas e lcool, em estilo de palhaada que deram ao Mayor de Toronto uma m nota em todo o mundo.

25 Novembro 2013

Canad em foco . 5 Uma sondagem-pesquisa quase alarmante

Jason Kenney pede demisso do Mayor Ford

Metade dos proprietrios canadianos vo entrar na reforma em dbito


*Um dos nossos consultores financeiros comenta
Cerca de metade dos proprietrios canadianos recentemente objecto de uma sondagem, dizem acreditar que ainda estaro em dvida quando chegarem idade de reforma. A pesquisa divulgada, na tera-feira, por parte do Manulife Bank, chegou concluso de que 49 por cento pensa que ainda tero algumas dvidas, incluindo hipotecas, quando chegarem idade da reforma. Isto em comparao com 51 por cento que dizem poder antecipar estar livres de dvidas por essa altura. Os resultados da pesquisa semi-anual - da Marketing Research and Intelligence Association - foram de um estudo on-line de 2.132 proprietrios canadianos com uma renda familiar de mais de 50.000, feito entre 10 a 20 de setembro de 2013.

Jason Kenney, considerado por muitos, um aspirante liderana conservadora, tornou-se o primeiro membro do gabinete federal a apelar a Rob Ford para que se demita, acusando-o de envergonhar a cidade de Toronto. Como elemento eleito, eu direi que acho que o Sr. Ford trouxe desonra para os cargos pblicos e para o gabinete do Mayore sua cidade, disse Kenney, ministro do Emprego e da Justia Social, sada do Parlamento. E continuou: Desejei que ele tivesse tirado uma licena h algum tempo, para lidar com os seus problemas pessoais. Mas como no fez isso, eu pessoalmente acho que ele deve afastar-se e parar de arrastar a cidade de Toronto, para este terrvel embarao. O espetculo em curso de Ford no parece agradar a ningum. De resto, no Parlamento Harper e os Conservadores tm sido cobertos de ridculo quando os deputado do NDP... cantam, maliciosamente, o nome de Rob Ford sempre que um conservador se levangta para falar.

Mais da metade (57 por cento) dos entrevistados admitiram que ficaram desapontados com a maneira como atingiram estas fases da dvida e finanas do dia a dia no ano passado, apesar de mais de trs quartos dizerem que no ter dvidas continua a ser uma das suas principais prioridades financeiras.

Victor Ferreira comenta


A este propsito, entendemos consultar um dos nossos consultores financeiros, para o caso Victor Ferreira. Para ele, uma situao muito triste, porque quando uma pessoa entra na reforma j no deveria ter dvidas nenhumas. Portanto, bsicamente, poderian viver com 60 por cento daquilo que ganhavam antes de se reformarem. E assim, pelos vistos, a situao no nem pode ser boa... A pesquisa tambm descobriu que os proprietrios em causa citam muitas estratgias para lidar com suas dvidas. Mas a verdade que se isto assim para os Canadianos em geral... para os LusoCanadianos pode ainda ser pior. Pelo menos assim o pensamos. Sem dvida. Eu acho que a nossa comunidade tem, nesse efeito, uma situao mais difcil. Pelo menos, eu acho que sim...

Olivia Chow em Show de Arte


Um planeamento rigoroso
Victor Ferreira vai comentando connosco, insistindo que, afinal, fugir a tudo isto pode no ser muito fcil, mas possvel. Planear muito bem o futuro bem capaz de tornar possvel melhorar o estado geral das coisas. Talvez por isso, muita gente precisa de um consultor financeiro. Claro que a vida no hoje o que era h vinte ou trinta nos... As coisas mudaram muito. Portanto, planear tudo, viver dentro das nossas possibilidades, no nos concentrando apenas em pagar a hipoteca da casa e esquecermo-nos que um dia nos vamos reformar. Poupar bom. Mas importante, tambm, planear o nosso futuro com RRSP e no s... o que muita gente no est a fazer. Doug Conick, presidente e executivo-chefe do Manulife Bank of Canada, acentua que aqueles que no esto confiantes de que sero capazes de pagar todas as suas dvidas quando se reformarem devem estabelecer um plano mais cedo ou mais tarde. A dvida uma ferramenta que os canadianos podem usar para melhorar seu padro de vida e adquirir activos a longo prazo, disse Conick. Ainda assim, as pessoas precisam de uma estratgia para gerir a dvida. A chave determinar quais so as suas prioridades financeiras e, em seguida, estabelecer um plano que tenha em conta os seus objetivos mais importantes. Victor Ferreira, analizando a notcia que lhe levmos ao conhecimento, diz-nos, a finalizar, que planear o futuro o melhor caminho, porque muita gente no planeia falhar... mas falhamos em no planear.

O Outono est em andamento. O Inverno no tarda. Altura ideal para os politicos avanarem com novas iniciativas. Olivia Chow entra na poca com novas formas de se mostrar. Assim, no www.oliviachow.ca h novidades. s reparar. Notcias, eventos, peties e videos o que podemos por l ver. E a poltica pede mesmo a quantos entrarem no site, para lhe darem opinies e fazerem comentrios. E com as mudanas a acontecerem, h iniciativas que se mantm. Como um Show de Arte, no Domingo, dia 8 de Dezembro, da 1 s 4 da tarde, no Mod Club, 722 College St (at Crawford St). Assim, se est interessado em colaborar, vale a pena entrar em contacto com Olivia Chow, quer por E-Mail olivia.chow. c1a@parl.gc.ca ou pelo telefone 416-533-2710.

Perguntmos, ainda, a Victor Ferreira, se ns podemos, de facto, fugir a isso. Fugir a isso... talvez planeando o nosso futuro. O problema mesmo esse. que, muitas vezes, ns no planemos o futuro. Esse mesmo o problema. Se tivssemos isso em conta, acabaramos por falar com um consultor financeiro e andvamos em frente nesse aspecto. Para ele, tambm importante vermos os investimentos feitos. H quem entenda quer tudo vai correr bem... e que quando chegar reforma... tudo estar bem.

A idade da reforma aos 67?


Victor Ferreira diz que j se sabe, de resto, o que vai acontecer com a Old Age Security, no ano de 2023... j s chega aos 67 anos e no aos 65. E depois h at o caso dos chamados baby-boomers que querem continuar a viver uma vida de luxo, com grandes manses e no querem ajustar a sua situao quando chegam reforma... Entendemos. No estudo que estamos a ver, sessenta e um por cento dizem que fazem pagamentos extras, enquanto dois teros dizem que pagam sempre o seu saldo do carto de crdito na ntegra. Quarenta e trs por cento dizem que criaram um oramento escrito para controlar os seus gastos, enquanto cerca de um quarto no tem qualquer estratgia.

Associao de Amigos de Rabo de Peixe em festa


*Quinze anos de muito entusiasmo
No sbado, foi o dia dos Rabo Peixenses entre ns. Quem esteve no enorme salo da Local 183 situado no 1263 da Wilson Avenue, em Toronto, naquela noite, sabe bem porqu. Sopraram-se as quem por l passou; Com o jantar confecionado por Cabral Catering e a musica a cargo da banda Unique Touch, a festa de Sbado, pelo que vimos, foi das boas. Naquela noite, o rabo peixenses e estarmos todos juntos. O resto extra, como nos disse. Artur Macedo que j Presidente h 2 anos, tem como Vice Presidente da mesma associao Paulo Rebelo que nos disse isto para mim uma alegria, s olhar para cara daqueles que no vemos h muitos anos a conversarem uns com os outros, mexe comigo... e d-nos fora e alegria para continuar este nosso trabalho. Alem de um convvio normal esta associao tem como objetivo secundrio poder angariar fundos para ajudar seus conterrneos em diversas reas mais necessitadas. Rabo de Peixe, territrio de aproximadamente 16,92 km quadrados e incluiu uma populao de pouco mais de 7,407, a freguesia mais populosa e mais densamente povoada no municpio. Essencialmente, a economia da freguesia conduzida pela produo de recursos primrios que inclui a pesca e a agricultura, com indstrias secundrias associadas a estes sectores,

6 . Comunidades

25 Novembro 2013

velas de mais um aniversario de uma associao que foi fundada em 1998, e que quer dizer que sem dar por ela, j se passaram 15 anos. Com aquele enorme salo cheio de Rabo-Peixenses e amigos de Rabo Peixenses a festa de aniversario de Sbado foi uma noite perfeita em

Mestre de Cerimonias foi Durval Ferreira, os Hinos de Portugal e Canada foram cantadas por Courtney Flor, houve uma atuao do Artista Eddy Sousa, vindo de Montreal, e, claro, no se esqueceu o bailinho tradicional de Rabo de Peixe - o Bailo dos Pescadores.

processamento de peixe entre as mais conceituadas. Para qualquer terra como Rabo de Peixe, bonita e nobre, que tenha algumas escolas, um liceu, um ginsio, uma igreja e uma praa... ter filhos como estes

Rabo Peixenses entre ns... motivo de orgulho. Para Paulo Rebelo que no se esquece de nos incluir nos Amigos de Rabo de Peixe talvez porque somos isso mesmo... s nos resta tirar o chapu virtual e saudar os

Amigos de Rabo de Peixe os seus diretores o vosso amor terra natal que serve de exemplo para muitos. - Sonia Micael e Carlo Miguel Cruz Gomes / ABC

tom familiar e alegria que sempre categorizaram esta associao. Um aniversrio que teve um pouco de tudo para alegrar

Para Artur Macedo, Presidente da Associao dos Amigos de Rabo de Peixe do Ontrio o objetivo est sempre cumprido quando conseguimos unir

25 Novembro 2013 Afinal... vale mais tarde...

Novo Embaixador esteve em Toronto


*Saudou Portugueses e Luso-Canadianos na Federao de Empresrios e Profissionais
A vertente econmica em grande plano
A vertente econmica em grande plano. Na certeza de que tambm por c, indirectamente, temos muitos embaixadores e muitas bandeiras do nosso Pas de origem. Vai-nos dizendo ser uma grande honra ser embaixador de Portugal no Canad e afirmar como o fez que os Portugueses de c tambm so parte da soluo. Um grupo de empresrios juntos para a saudao ao novo Embaixador. A confraternizar entre si e a dialogar sobre temas que a todos podem interessar. A interrogar-se, a nosso pedido, sobre a hiptese de haver por c uma Cmara de Comrcio. E a entender que a Federao funciona bem como Cmara de Comrcio. Luis Arruda, do ramo de seguros, por exemplo, fala-nos do tema. Eu acho que sim. Acho que a Federao tem todo o potencial e as condies e o capital humano para desenvolver, exactamente, esse conceito, que aumentar as transaes comerciais e servios, no s na nossa comunidade, mas tambm entre Portugal e o Canad.

Comunidades . 7

Portugueses e Luso-Canadianos j sabiam que havia um novo Embaixador de Portugal no Canad. Que, logo chegada a 19 de Maro falou nas ambies e expectativas quanto ao relacionamento bilateral, ao qual o Governo Portugus atribuiu a maior importncia e que se deseja mutuamente vantajoso para os dois pases, Portugal e Canad. O tema era importante para o Embaixador e era importante para todos ns. Caiu bem, de resto, saber-se que o novo Embaixador entendia que a Comunidade reconhecida pelo seu dinamismo e empreendedorismo, tendo, por isso, um papel decisivo nas relaes luso-canadiana em todas as suas vertentes. Entendeu, desde logo, tambm, destacar o contributo que todos os Portugueses e Luso-Canadianos podem dar para o reforo da imagem de Portugal no Canad. E falando na presena de empresas Portuguesas, neste Pas, incentivou uma maior escolha dos produtos provenientes do nosso Pas de origem, dando-os a conhecer junto dos Canadianos e de outras comunidades.

Todos os entrosamentos, entre as vrias classes comercial ou industrial, que sejam para o desenvolvimento da comunidade portuguesa... sempre muito til. S temos a ganhar com isso...

Mostrar o que a nossa Comunidade


E a Presidente da Federao, Tina Martins? Como que ela v esta visita do Embaixador? Vejo tudo isto com algo que tem bastante sucesso.

Um jantar de trabalho

Foi, como bem pode ser considerado, um jantar de trabalho. Daqueles que, por norma, a Federao Luso-Canadiana de Empresrios e Profissionais vai fazendo, frequentemente, quando h temas que importa estudar e pr em relevo. Desta vez, na quarta-feira, o tema importante era mesmo a visita do Embaixador de Portugal no Canad, Dr. Jos Moreira da Cunha. Vrios empresrios e profissionais juntaram-se no restaurante Via Norte, para saudar o Embaixador de Portugal no Canad, Jos Moreira da Cunha. Era a primeira viagem do novo Embaixador a Toronto. Uma viagem que tem, tambm, a vertente econmica. Por isso, talvez, a visita comear com a Federao de Empresrios e Profissionais. importante contactar os empresrios, no s porque a primeira vez que me desloco a Toronto, mas acima de tudo para os sensibilizar para a necessidade de se envolverem na soluo da crise em Portugal. E continuou dizendo pensar que Portugal no esquece os seus filhos mas os seus filhos tambm no devem esquecer Portugal. Para o Embaixador, a crise que Portugal enfrenta deve ser partilhada por todos e ver em que medida possvel encontrar uma soluo que possa beneficiar a todos. E mesmo quando lhe perguntmos porqu s agora em Toronto, o diplomata no foge questo. Eu quase que poderia responder Portuguesa, dizendo que vale mais tarde do que nunca... mas acho que os Portugueses do Canad merecem tambm que haja um apelo ao corao e razo para se envolverem nos problemas do nosso Pas.

Entende, ainda assim, que, de qualquer maneira, a Federao j como que uma autntica Cmara de Comrcio. Na prtica, assim , confirma Luis Arruda. O representante da SATA, entre ns, Carlos Botelho, mais novo por c. Est por c h menos tempo do que a maioria dos presentes. Mesmo assim, entende esta visita como algo que vale a pena levar a cabo. At pelo que a Federao representa. No tocante Cmara de Comrcio, acha que a Federao j o vai sendo. Eu julgo que sim. Bem planeado, e com as ajudas necessrias, tudo isso poderia ser... muito bom, no s para a economia em Portugal (e dos Aores, incusive), juntamente com o Canad e com as entidades canadianas. A verdade que estas reunies tm interesse para o todo geral de uma comunidade como a nossa. Mrio Gomes, de Borges Foods, interpreta assim a visita do Embaixador.

Temos aqui uma sala cheia de alguns empresrios e profissionais da nossa comunidade, para darmos as boas vindas ao nosso novo Embaixador. Entende que ele vai entender a dinmica do empresariado local. Creio que sim. At porque temos aqui pessoas bastante dinmicas com empresas de vrios sectores... que podem mostrar um pouco o que a nossa comunidade... Entende que a visita a primeira visita do Embaixador a Toronto foi bem canalizada para a Federao. O Embaixador Jos Moreira da Cunha tinha estado, antes, na CIRV Radio e na FPTV. Para dar as primeiras saudaes aos portugueses e luso-canadianos de c. Ao que soubemos j depois da visita o Embaixador deslocou-se ao Museu Portugus dos Pioneiros.

8. Comunidades Dipanda em Toronto

25 Novembro 2013

Aniversrio da independncia de Angola tambm entre ns *Embaixador esteve na Casa das Beiras
Uma maravilha de festa. Com palavras de quanto baste. Com respeito por uma data, sem dichotes por sobre este ou aquele pormenor. Trinta e oito anos so passados sobre a data da implementao da independncia. Onze anos sobre o trminus da guerra civil que dilacerou o Pas. Mas... 38 e 11 anos que deram para fazer amadurecer o povo, trabalhar afuincadamente para que a democracia fosse, de facto, implementada. Que houvesse um Pas para todos. E mesmo que muitos dos objectivos da independncia ainda no estejam complementados... parece haver a certeza de que algo est a andar e a modificar-se. A Comunidade Angolana do Ontario fez programa de peso. E levou as celebraes da Dipanda para a Casa das Beiras, onde uma casa cheia conviveu. Houve culinria de l. Houve msica apropriada. Houve gente de todas as idades a entender que Angola parece estar no bom caminho. E eram muitos os Angolanos presentes. Aqui e alm com alguns Portugueses. A entenderem a mensagem. Na recepo, s 6 horas, Antnio Alves, o presidente da ACO, haveria de saudar todos, reconhecer presenas e acentuar o tom geral da celebrao. Amizade. Convvio. Talvez a saudade da terra distante. Sentimentos partilhados,

afinal, com todos. Nos Hinos entoados Denzel Neto, para o do Canad, e Maria Pedro, para o de Angola era como que os Pases (os dois Pases) a dizerem estarem a estreitar laos.

Sem hostilizar ningum


Interessantes as palavras, at por no hostilizar ningum bem ao contrrio, j que falou, amiudadas vezes, nos amigos portugueses e por enaltecer, isso sim, o que hoje se vai fazendo na terra distante. E ao acentuar que onze anos depois da guerra civil so passados, lembrou aos Angolanos de c para se prepararem num Pas como o Canad, que dos melhores do mundo. Prepararem-se, como disse, por que Angola precisa de todos. Enaltecendo o trabalho organizativo, e no s, da Comunidade Angolana do Ontario, no deixou de referir que cada vez mais importante que todos comecem a contribuir para os eventos que se vo fazendo, no deixando s Embaixada os encargos que esto em causa. Antes do jantar, o padre Faustino deu a sua bno, no deixando, no entanto, de agradecer a Deus o Pas que deu aos Angolanos e a fora que est a ser levada a cabo para que tudo marche a contento. Um curto filme, Ngola Kumuxima, para animar a saudade. Como um vdeo que foi apresentado. No show, a que j nem tivemos tempo de assistir, Nera Dos Santos, Star Frades, Sweet Maria & Rhythm Nation Dancers. Demonstraes de kuduro e Afro-House. No fundo, uma festa bem maneira angolana.

Estreitando laos

No discurso, por parte de Jonah Schein, a certeza de que se entende o empenho dos Angolanos de c. O mesmo no tocante a Ana Bailo, vereadora municipal de Toronto. Ambos a pertencerem a crculos eleitorais, onde, de facto, j h muitos Angolanos. De resto, tambm por ali estavam muitos Portugueses e Luso-Canadianos, como era o caso de Armando Viegas, presidente da Casa do Alentejo. Antonia Chipepe, actual vice-presidente da ACO, tambm usou da palavra para agradecer o empenho de todos na organizap da festa. Interessantes, interessantes, foram as palavras do Embaixador de Angola, Agostinho Tavares, que regressara de uma viagem a terras de Alberta, onde, em Edmonton e Calgary, acompanhou os festejos da Dipanda por entre a comunidade angolana que por l existe. Recordando Agostinho Neto, o primeiro Presidente da Repblica Popular de Angola, no deixou de referir os esforos que esto, por hoje, a ser feitos no seu Pas, onze anos depois da Guerra Civil que dilacerou Angola, dizendo que o progresso est a avanar em todos os domnios.

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus!

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Jovem gravemente ferida numa coliso em Mississauga


Uma menina de sete anos de idade est em risco de vida depois de ter sido atingida por um veculo enquanto caminhava para a escola de Mississauga, na manh de quarta-feira, diz a polcia Regional de Peel. A menina foi transportada de ambulncia area para o hospital SickKids em Toronto para cuidados de emergncia depois de ter sido anteriormente levada para um hospital local por uma ambulncia de terra, disse um porta-voz. A coliso ocorreu perto da Winston Churchill e autoestrada 403, cerca das 08:20 A interseo est a um bloco e meio de distncia da escola da menina. A Polcia est a investigar a coliso.

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

25 Novembro 2013

Mensagens . 9

10. Comunidades Carla Azevedo: Pimentos & Piri Piri

25 Novembro 2013

Um livro de Culinria que mais do que isso


Um livro. Um simples livro para dar a conhecer muitas das nossas caractersticas. Sim, porque escrever um Livro de receitas portuguesas, e no s, serve, decerto, para entender tambm algo da nossa maneira de ser. Atravs dos hbitos alimentares, penetrar, talvez, na chamada alma portuguesa. Neste caso no caso de Pimentos & Piri Piri: Portuguese Comfort Cooking Paperback h tambm uma viagem a algumas terras onde os Portugueses chegaram. Copiandolhes receitas e formulando votos... para que elas se no percam. Carla Azevedo uma jovem senhora que vem de origens italianas, mas abraou Portugal e os Portugueses, pela cozinha e engraado verificar que ela, uma rapariga de origem italiana, abraou a nossa culinria e realmente trem sido uma embaixadora da Culinria Portuguesa. Verdade. E chega a parecer que desde Uma Casa Portuguesa, a Carla Azevedo arranjou mais receitas e mais maneiras de as apresentar. Neste caso... devemos ou no falar com o marido? Antnio Azevedo disps-se, desde logo, a dizer-nos que este livro o resultado de um trabalho de equipa. A minha mulher fez muito trabalho na comunidade portuguesa, tirando muitas e boas receitas. Entende que a comunidade lhe abriu a porta, mas ela tambm muito simptica para esse estilo de conviver... Ainda perguntmos ao conhecido advogado se ela a Carla, sua esposa cozinha em casa. Cozinha e... muito. E est sempre a experimentar diferentes coisas. Entende, assim, que , de facto, um bom trabalho.

Muito contente pelo que faz


Estou muito... contente. Carla Azevedo para nos dizer, ali em perfeito Portugus, da sua satisfao em fazer circular o seu Livro. Ajudado por muitos ela assim nos disse pode bem afirmar-se que se trata de algo que at vai ser til. Quase h vinte anos atrs, fiz Uma Casa Portuguesa e agora avancei um pouco mais. Para ela, as coisas mudaram na comunidade, havendo uma maior diversidade, diferentes pessoas... que vo decerto apreciar o que apresentamos.

Ana Jlia Sana estava, tambm, por ali. E a verdade que, para alm de ver a sada de um livro, h outras razes. Por acaso... estou aqui porque a Carla fantstica. Foi a minha casa umas poucas vezes para recolher dados para o seu livro. E eu adorei. Eu tenho o primeiro livro dela e, agora, este de que eu fao tambm parte... Umas quantas horas de convvio. Umas quantas horas a falar de culinria. Daquela que trouxemos... e daquela que vamos, afinal, arquitrectando por c. Chega a parecer que a Carla Azevedo est mesmo de parabns.

designadamente atravs do marido, o advogado Antnio Azevedo atirou c para for a com o seu Segundo livro. H uns anos atrs, escreveu Uma Casa Portuguesa. Por c, ningum se tinha lembrado de pr no papel muitas das nossas receitas. Ela f-lo. E entendeu, desde logo, que a nossa Culinria era, especialmente, cionstituda por pratos sadios e a preencher as necessidades de alimentao. Hoje, Pimentos and Piri-Piri volta ao tema. Talvez com mais cuidado a entender mais o dia-a-dia das pessoas. Talvez j com um toque mais de acordo com os novos tempos. No nosso caso, at, com um certo toque dos costumes da

Religio e F

No julgueis

Amrica do Norte. A jeito de pr a funcionar os ingredientes tradicionais, sim, mas com a forma de cozinhar de c, a nossa maneira de ser e estar, os novos meios ambientes. E por isso que o livro chega a parecer que tem pernas para andar

Uma paixo pela Cozinha


O restaurante Via Norte foi (quase) pequeno para tanta gente. Algum nos vai dizendo que as duas temos paixo

Os fariseus e os escribas tiveram muitos conflitos com o Senhor Jesus Cristo. Embora as Sagradas Escrituras testemunhem que Jesus nasceu sem pecado e foi a nica pessoa aqui na terra que viveu a sua vida inteira sem nunca ter pecado, os fariseus achavam sempre defeitos em Jesus Cristo (Lucas 1:35; Joo 8:46; II Corntios 5:21; Hebreus 4:15; I Pedro 3:18). Criticaram Cristo muitas vezes devido ele curar pessoas no dia do Sbado. Na ideia deles, curar uma pessoa no dia do Sbado era pecado, porque aos olhos deles era considerado uma transgresso do mandamento de Deus: Seis dias trabalhars, e fars toda a tua obra, mas o stimo dia o sbado do Senhor, teu Deus: no fars nenhuma obra (Exodo 20:9-10). Os fariseus e escribas condenaram Cristo e os seus discpulos porque no dia do Sbado esfregaram as espigas nas mos e as comiam (Lucas 6:2). Noutro Sbado, aps Jesus ter curado um homem que tinha a mo direita mirrada ficaram cheios de ira... (Lucas 6:11). Noutro Sbado Jesus curou um homem que esteve paralizado por trinta e oito anos e quando os fariseus souberam perseguiram a Jesus, e procuravam mat-lo porque fazia estas coisas no sbado (Joo 5:16). Alm de julgarem Cristo por curar pessoas no Sbado, eles o criticaram em muitas outras coisas. Numa ocasio, Jesus disse a um homem paraltico o seguinte: Homem, os teus pecados te so perdoados (Lucas 5:20. Imediatamente os escribas e fariseus criticaram Cristo e disseram: Quem este, que diz blasfmias? Quem pode perdoar pecados, seno Deus? (Lucas 5:21). Noutra ocasio, Jesus estava mesa com Levi e uma grande multido de publicanos e outras pessoas. Os fariseus e os escribas viram isto e murmuravam dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores (Lucas 5:30). Na mesma ocasio eles criticaram Jesus e os seus discpulos dizendo: Porque jejuam os discpulos de Joo muitas vezes, e fazem oraes, como tambm, os dos fariseus, mas os teus comem e bebem? (Lucas 5:33).

Rev. Joo Duarte


Eles at criticaram Jesus e os seus discpulos por coisas insignificantes: Porque transgridem os teus discpulos a tradio dos ancios? Pois que no lavam as mos, quando comem po (Mateus 15:2). Quando Jesus disse que Deus era o seu Pai, os judeus pegaram em pedras para o apedrejar e disseram: No te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfmia: porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo (Joo 10:33). Todas as criticas e acusaes que foram levantadas contra Cristo foram feitas por pessoas pecadoras, que torciam as Sagradas Escrituras e no sabiam que Jesus era o Filho de Deus. No sermo da montanha Jesus disse esta grande verdade: No julgueis, para que no sejais julgados (Mateus 7:1). Aqueles fariseus estavam julgando Cristo erradamente e no sabiam que Ele um dia os julgaria no Julgamento final de Deus (Actos 10:42). Numa ocasio uma mulher foi apanhada em adultrio e os fariseus e os escribas queriam que Jesus lhe desse a sentena da morte. Jesus respondeu: Aquele que, de entre vs, est sem pecado, seja o primeiro que atire a pedra contra ela (Joo 8:7). O resultado foi que todos se foram embora e s ficou Cristo e a mulher. Quem somos ns para julgar as falhas dos outros? Todos ns temos culpas no cartrio. S h um que tem o direito de julgar porque nunca pecou. No entanto, Jesus que nunca pecou disse mulher: Nem eu mesmo te condeno; vai-te, e no peques mais (Joo 8:11). Reparem que Jesus no aprovou a conduta moral dela ao dizer: no peques mais. Todavia, ele mostrou compaixo, amor, perdo e a exortou a no cair na mesma tentao. Se Jesus vivesse nos nossos dias ele no aprovaria a conduta do Rob Ford. Todavia, ele diria aos seus acusadores: Aquele que, de entre vs, est sem pecado, seja o primeiro que atire a pedra... (Joo 8:7). Por isso, No julgueis, para que no sejais julgados (Mateus 7:1).

25 Novembro 2013

Desporto. 11

Sporting aproveita deslize do lder e fica a um ponto do Porto


O Sporting aproveitou ontem o deslize do FC Porto, frente ao Nacional, para reduzir a diferena para um ponto em relao ao lder, graas vitria sobre o Vitria de Guimares, na 10. jornada da Liga de futebol. O triunfo dos lees foi alcanado ao minuto 90, pelo argelino Slimani, que foi lanado aos 83, ainda a tempo de voltar a ser a arma secreta de Leonardo Jardim, ao colocar a bola nas redes de Douglas, na sequncia de um pontap de canto. Alm dos lees, tambm o Benfica foi um dos beneficirios da 10. jornada, ao receber e vencer o Sporting de Braga, tambm por 1-0, no sbado, graas a um golo do srvio Matic (73 minutos), depois de der e Rafa acertarem no ferro da baliza de Artur. Os dois grandes de Lisboa colocaram-se, assim, a apenas um ponto do tricampeo FC Porto, que esteve a vencer o Nacional, com um golo do colombiano Jackson Martinez, mas foi empatado aos 83, no sbado, por culpa de um golo do venezuelano Mario Rondon. Nos outros jogos de ontem, destaque o triunfo por 2-0 do EstorilPraia em Vila do Conde, com um bis de Lus Leal, que confirma os canarinhos como candidatos aos lugares de acesso s provas europeias, face a um Rio Ave que s sabe jogar fora. Com efeito, a equipa vilacondense soma trs vitrias, um empate e uma derrota fora, e uma vitria e quatro derrotas caseiras. Com esta vitria forasteira, o Estoril-Praia igualou o sensacional Gil Vicente, ontem derrotado, no quarto lugar, ambos com 17 pontos. Em Setbal, brilha outro Cardozo, no scar, mas Ramon, tambm paraguaio, que garantiu hoje, ao marcar o nico golo da partida, um triunfo ao Vitria, sob a batuta de Jos Couceiro, face ao Arouca. O Martimo, que tem feito uma carreira muito abaixo do valor do plantel e das expectativas criadas, bateu o Gil Vicente por 3-2 e subiu ao 11. lugar, quando partida para esta jornada era penltimo da classificao. Finalmente, o Paos de Ferreira comea a dar sinais de retoma, sob a orientao de Henrique Calisto, que substituiu Costinha, ao vencer o Belenenses por 1-0, dando continuidade s melhorias evidenciadas desde que assumiu o comando tcnico. A 10. jornada encerra hoje, segunda-feira, com a partida entre o Olhanense e a Acadmica, com os estudantes a partirem para o jogo que fecha o primeiro tero do campeonato na ltima posio.

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

RESTAURANT & CATERING


Para Casamentos, Baptizados, Comunhes, Confirmaes, Festas privadas, Eventos especiais, Almoos , Jantares e outras Funes, Prefira qualidade, Escolha a sua segunda casa, Casa Abril.

New Casa Abril

AURELIO E. ACQUAVIVA (905) 856-7937

Fundado em 1955

Estamos a sua espera.


De Tera a Domingo das 11 da manha a meia noite

Ninguem Serve tao Bem.

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

New Casa Abril 475 Oakwood Avenue Toronto,


Tel: 416-654-9696
Ontario M6E 2W4

nd he bes sa t u Join n from r lea

14 0 2 eak r B ch r a M
w ww .sp ing ort fc.c a

Flights (Toronto/Lisbon/Toronto) All inclusive accommodations at Sporting CP Academy, Alcochete Ground transportation

PORTUGAL Soccer TOUR

JOIN US!

Sporting FC SOCCER AcADEmy


MARCH 2014

/spo

r t in

g fc

REGISTE R NOW

Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

Limite d SPACE availa ble

Equipment washed daily Practices led by Sporting CP Coaches and games against Sporting CP Teams/Academies

Tours of Lisbon, Sporting CP Museum & Alvalade XXI Stadium LIVE game: Sporting CP vs. FC Porto @ Alvalade XXI Stadium Opportunity to meet & greet Sporting CP professionals & youth teams A lifetime experience!

12 . Desporto

25 Novembro 2013 Benfica ganha, mas

Ter Ibrahimovic aplaudido o golo de Ronaldo?

Matic disfara fraquezas


O Benfica venceu o SC Braga, por 1-0, sbado noite, no Estdio da Luz, no jogo de abertura da 10. jornada. A ausncia de Cardozo, por leso, deixou a equipa rf da sua principal referncia goleadora, passando a maior parte do jogo procura de uma alternativa, sem no entanto a encontrar. Ao contrrio do adversrio, que mostrou sempre saber o que fazer, enviando duas bolas barra, entre outros lances perigosos. Mas um erro de Mauro permitiu a Matic fazer o nico golo do jogo e disfarar fraquezas coletivas.

J o SC Braga, apesar do melhor futebol, soma mais uma derrota na Liga. A quinta consecutiva.

Minuto 77. Cristiano Ronaldo bisa em Estocolmo e empata o jogo com a Sucia a dois golos. No centro do relvado, Zlatan Ibrahimovic aplaude. Tero sido os aplausos do sueco o reconhecimento do talento do jogador portugus? Ou ter procurado Ibra incentivar os seus companheiros depois do segundo remate certeiro de CR7 no Friends Arena? Fica a dvida... O texto divulgado no site oficial do clube de Alvalade reala

FC Porto empata em casa


O FC Porto empatou, sbado, com o Nacional (1-1), em jogo a contar para a 10. jornada da Liga. Os drages adiantaram-se no marcador aos 52 minutos, atravs de Jackson Martnez, mas permitiram a igualdade aos 82 minutos, quando Rondon bateu Helton. Depois de empatar com o Belenenses, o FC Porto somou a segunda igualdade consecutiva e perdeu os primeiros pontos no Drago. O Benfica e o Sporting esto agora a apenas um ponto dos portistas.

O Sporting felicitou a Seleo Nacional pelo apuramento para o Brasil


a participao de cinco lees na caminhada da equipa das Quinas rumo ao Brasil, enaltecendo o facto de a Seleo Nacional ser composta por muitos jogadores provenientes da formao do emblema verde e branco. Cristiano Ronaldo, naturalmente, no foi esquecido. O Sporting Clube de Portugal enaltece tambm o trabalho de todos os jogadores que participaram nesta caminhada, com uma palavra especial para os jogadores do clube que fizeram parte desta qualificao: Rui Patrcio, Adrien, Cdric, Andr Martins e William Carvalho, que nesta ltima partida envergou pela primeira vez a camisola da equipa principal de Portugal. O Sporting Clube de Portugal destaca tambm o facto da seleo nacional ser composta por muitos jogadores provenientes da formao do clube, sendo o seu expoente mximo o nosso scio 100 mil, Cristiano Ronaldo, que voltou a demonstrar, frente Sucia, ser o melhor do Mundo, diz.

Os drages dominaram praticamente todo o encontro, dispuseram de vrias oportunidades, mas acabaram por no ir alm do empate, numa das poucas vezes em que o Nacional conseguiu fugir em contra-ataque.

Belenenses foi Mata Real perder

Derrotado (0-1) no confronto com o Paos de Ferreira, o treinador do Belenenses considera que a equipa merecia sair, pelo menos, com um empate da Mata Real. O Paos estava em ltimo e sabamos que ia ser duro, porque eles precisavam de pontos. Na primeira parte, no estivemos ao nvel do Paos de Ferreira na agressividade. Errmos no golo, mas, na segunda parte, tentmos melhorar. Melhormos, mas no fizemos golos.

Penso que o resultado mais justo seria o empate, disse Marco Paulo no final da partida. Sobre a leso de Tiago Silva, substitudo a meio da primeira parte: Sofreu uma pancada forte, tem uma leso traumtica nas costas e s espero que no seja nada de grave. Alis, na primeira parte, tivemos trs jogadores a ser assistidos, o que demonstra a agressividade que houve neste jogo.

416 533- 2500

25 Novembro 2013

Desporto . 13

Tudo parecia encaminhado para o empate...

A vitria do Sporting em Guimares foi conseguida j quando tudo parecia encaminhado para um empate. Em cima do minuto 90, e com apenas sete minutos em campo, Islam Slimani aproveitou um mau alvio de Abdoulaye, na sequncia de um pontap de canto, para fazer o nico golo do encontro. Uma salvao que veio da Arglia e plena de motivao, j que o avanado chegou de um apuramento para o Mundial do Brasil e com a auto-estima em nveis superiores. Isto numa altura em que Montero est a atravessar uma fase de eficcia nula quarto jogo sem faturar! - mas, como o prprio Leonardo Jardim j reconheceu, no h qualquer Montero-dependncia.

O jogo no foi cativante, bastante mastigado no meio campo e com falhas graves ao nvel ofensivo de ambos os lados e s pelos lances de bola parada que se poderia esperar algum perigo. O que acabou por acontecer. Alis, semelhana do que j havia feito na Luz, e que forou o prolongamento no encontro da Taa de Portugal. Slimani passa a ser mais do que uma arma secreta de Jardim. O Vitria no conseguiu evitar a quinta derrota consecutiva (em todas as competies) e permite aos lees colaremse liderana do FC Porto, estando agora a um ponto dos drages e em igualdade pontual com o Benfica.

Para o NATAL so ! escolher

Mundial do Brasil conta com Portugal


J todos o disseram. Portugal qualificou-se pela sexta vez a quarta consecutiva - para a fase final do Campeonato do Mundo, onde tem como melhor resultado o terceiro lugar conquistado em 1966, em Inglaterra, por Eusbio e os restantes Magrios, enquanto a Sucia, finalista vencida em 1958, falha a prova pela segunda vez de seguida. Enquanto Ronaldo se prepara para disputar a grande competio pela terceira vez, a prova do Brasil ser uma novidade absoluta para vrios jogadores portugueses, entre os quais quatro habituais escolhas do selecionador para a equipa titular: Rui Patrcio, Joo Pereira, Joo Moutinho e Nani. A entrada do avanado Hugo Almeida para o lugar de Hlder Postiga, melhor marcador luso na fase de qualificao, com seis golos, foi a nica alterao promovida por Paulo Bento em relao ao jogo de Lisboa, numa tentativa de melhorar a capacidade de resposta de Portugal nos lances por alto. No entanto, foi Bruno Alves que contrariou inicialmente a supremacia sueca no jogo areo, ao desviar de cabea um livre marcado por Joo Moutinho, obrigando o guardaredes Isaksson a uma defesa muito complicada, na primeira ocasio de perigo, aps 15 minutos de monotonia. Sem encontrar forma de abrir brechas na boa organizao defensiva de Portugal, a Sucia tentou a sua sorte com um remate de longe de Martin Olsson, que saiu ao lado da baliza de Rui Patrcio, e foi Ronaldo, j depois da meia hora de jogo, que voltou a testar a ateno de Isaksson. O capito da equipa lusa poderia ter encaminhado mais cedo a eliminatria, quando se libertou da marcao entrada da pequena rea, mas desviou por cima da barra um bom cruzamento rasteiro de Joo Pereira e pouco depois foi Hugo Almeida que errou o alvo aps solicitao de Ronaldo. A Sucia recuperou a iniciativa no final da primeira parte, primeiro com um remate de Kim Kallstrom que Rui Patrcio defendeu com segurana e depois atravs de um remate de

14 . Desporto

25 Novembro 2013

Ibrahimovic sem deixar a bola cair no cho que saiu sobre a barra, na melhor oportunidade sueca, em cima dos 45 minutos. A presso acentuou-se aps o intervalo e foi Rui Patrcio que salvou a equipa das quinas de sofrer o primeiro golo logo aos 49 minutos, ao deter com o corpo o remate a pouco mais de um metro de distncia de Sebastian Larsson, aps um cruzamento de Ibrahimovic, mais obstinado do que Miguel Veloso na luta pela bola. No minuto seguinte Portugal ps um carimbo no oficial no passaporte para o Brasil: Joo Moutinho desencantou uma assistncia para Ronaldo que surpreendeu toda a defesa nrdica e o avanado ganhou facilmente em velocidade a Olsson e rematou cruzado fora do alcance de Isaksson. Mas quando parecia que a seleo nacional tinha a situao totalmente sob controlo, a Sucia marcou dois golos no espao de quatro minutos, por intermdio de Ibrahimovic. O avanado sueco restabeleceu o empate aos 68 minutos, desviando de cabea aps a marcao de um canto sem qualquer oposio por parte da defesa lusa, e consumou a

reviravolta aos 72, com um disparo rasteiro na marcao de um livre direto muito prximo da linha de grande rea. Portugal foi encostado s cordas e os minutos seguintes foram de forte assdio sueco, mas a equipa lusa, j com o estreante William Carvalho em campo, voltou a ser salva pela sua estrela: Ronaldo respondeu letra a Ibrahimovic e operou nova reviravolta no resultado em apenas dois minutos. Em lances muito semelhantes ao do primeiro tento, o avanado empatou 2-2 aos 77, na sequncia de um bom passe de Hugo Almeida, e recolocou Portugal em vantagem por 3-2 aos 79, contornando Isaksson e concluindo com xito aps mais uma assistncia primorosa de Joo Moutinho. A Sucia resignou-se finalmente ao seu destino e at ao apito final do rbitro ingls Howard Webb foi a seleo lusa que esteve mais perto de aumentar a vantagem, sempre por intermdio do incontornvel Ronaldo, que marcou o segundo hat-trick por Portugal em pouco mais de dois meses, reeditando a proeza cometida nos 4-2 na Irlanda do Norte.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

Agora tambem em Bradford!

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

Em Mississauga... tambm o Fado!


Agora ... Fado. O Centro Cultural Portugus de Mississauga est, semana aps semana, a encontrar razes para agradar aos seus scios e simpatizantes. Na sexta-feira, cerca de 300 pessoas assistiram a esta primeira noite de fados, s sextasfeiras, que a colectividade tenciona oferecer 3 ou 4 vezes por ano, alm das duas Galas de Fado, com artistas consagrados, que j fazem parte das actividades anuais do Clube. Gilberto Moniz, Presidente do Clube, informou-nos, que estas noites de sexta-feira, sero preenchidas por artistas locais e por outros artistas no princpio das suas carreiras. Para esta primeira sessao de fados, foram convidados, Jennifer Bettencourt, uma jovem com voz melodiosa que encantou os presentes, especialmente quando interpretou Carmencita Cigana. Seguiu-se, Luis Ferraz, que atuou em publico pela segunda vez. Luis Ferraz, bem conhecido na comunidade j que presena habitual na CIRV Radio - interpretou fados. Mais tradicionais tais como Cacilheiro e Igreja de Santo Estevao. Seja benvindo, Luis, porque gostmos. Para fechar com chave de ouro, esta muito agradavel sesso de fados, escutamos uma jovem, Nathalie Pires, que comea a ganhar fama no s em New Jersey, de onde veio, mas tambm atravs dos Estados Unidos, onde tem cantado para varias comunidades Portuguesas. No dia 2 de Novembro deste ano, em San Diego, Nathalie foi agraciada com o prmio de Melhor Jovem Promessa Luso-Americana. De seguida Nathalie, viajou ate Portugal, aonde gravou o seu primeiro CD.

25 Novembro 2013

Comunidades . 15

Certamente que, no futuro, muito iremos ouvir falar desta jovem com uma voz melodiosa, mas tambem potente, que interpreta o fado sua maneira e que encantou quem teve a felicidade de a escutar.

Estes fadistas foram acompanhados pelos eximios guitarristas da nossa comunidade, Hernani Raposo, Valdemar Mejdoubi e Manuel Moscatel. Parabens ao Clube Portugues de Mississauga por mais esta iniciativa que continuar no prximo ms de Fevereiro ou Maro.

16 . Mensagens

25 Novembro 2013

Como que esto os seus pneus para este inverno?


Faa o que muitos tm feito ao longo dos anos, escolha segurana para sua famlia Escolha Bentos Auto para os melhores pneus de inverno do mercado Canadiano.

Bento's Auto & Tire Centre Ltd


2000 Dundas Street W
Toronto, ON M6R 1W6

(416)533-2500

25 Novembro 2013
Penafiel: segundo caso de morte sbita em quatro dias

Corao falha durante corrida

*Rui Barbosa fazia 5 km para manter a forma quando teve um ataque fulminante.

Portugueses no perdoam Pepsi


Ofendidos com a campanha da Pepsi na Sucia, os portugueses tm utilizado as redes sociais para expressar o seu desagrado com a marca e so vrios os que afirmam que nunca mais vo consumir a bebida. A Pepsi criou um boneco de Cristiano Ronaldo vestido com o equipamento da seleo nacional, esmagou-lhe a cabea com uma lata, amarrou-o a uma linha de comboio e fezlhe vudu. As imagens rapidamente se difundiram por todo o Mundo, atravs das redes sociais, e os portugueses no gostaram. Indignados, so j milhares os que protestam nas redes sociais. Em menos de 24 horas a pgina Nunca mais vou beber Pepsi j ultrapassou os 50.000 fs (s 17h10 desta quartafeira) com o mote: se s portugus e tens orgulho no teu Pas, nunca mais bebas Pepsi.

Ainda a tempo . 17

mscaras que formaro um mosaico espetacular com a cara do internacional portugus na receo do Real Madrid ao Galatasaray. A notcia avanada pela imprensa espanhola, que revela que a iniciativa Todos Somos Cristiano (que j ter o acordo do Real) servir para reclamar a Bola de Ouro para Ronaldo.

Como conta o Correio da Manh, de Lisboa, Rui Barbosa, estudante, de 19 anos, tinha o hbito de todos os dias correr cinco quilmetros para manter a forma. Ao incio da noite de quinta-feira saiu de casa, em Cabea Santa, Penafiel, para fazer o habitual percurso, mas no chegou a percorrer mais do que mil metros e morreu numa berma, vtima de ataque fulminante. Este o segundo caso de morte sbita em Penafiel em apenas quatro dias - Pedro Ferreira, de 20 anos, morreu durante um jogo de futebol na Escola Joaquim de Arajo. Na quinta-feira, Rui Barbosa foi encontrado sem vida por um vizinho. Estava inanimado e quando cheguei perto dele j no consegui encontrar a pulsao contou Jos Gomes, que estava a treinar com os atletas quando se deparou com o aluno da Escola Secundria de Penafiel no cho. Tnhamos passado no mesmo local cinco minutos antes e no vimos ningum, disse. Com a ajuda do INEM, estivemos cerca de 40 minutos a fazer manobras de reanimao. No foi possvel salvar a vtima, disse o 2 comandante dos bombeiros, Fernando Campos. O tio da vtima, Joaquim Ferreira, revelou que esteve com o sobrinho pouco antes da tragdia. Estava bem-disposto, disse, garantindo que Rui no tinha problemas de sade.

Adeptos preparam manifestao de apoio a Ronaldo


Numa demonstrao de reconhecimento e apoio dos adeptos a Cristiano Ronaldo, sero distribudas mais de 40 mil

O Museu que guarda um mar de narrativas picas


A vocao principal do Museu preservar memrias de vidas dedicadas ao mar. A expresso, de lvaro Garrido, programador do Museu Martimo de lhavo (MMI), ganha dimenso, quando se entra num espao que encerra narrativas picas e a identidade de um passado descobridor. Aqui se desenrola o fio condutor de estrias da pesca de bacalhau nas guas da Terra Nova e da Gronelndia. O povo lhavo domina a viagem, num espao que comemorou, em 2013, o seu 76. aniversrio. Os homens de lhavo sempre seguiram o mar. Navios, navios, navios, marinheiros, marinheiros, marinheiros - a histria de lhavo a histria deles. A frase, encontramola registada numa das salas expositivas do Museu. Pertence a Alan Villiers, marinheiro, escritor e fotgrafo, na sua obra intitulada A campanha do Argus (1951), livro que deu a conhecer a pesca do bacalhau de homens e navios portugueses. Atravs de Villiers, e de tantos autores que se pronunciaram sobre o povo martimo de lhavo, as suas aventuras, amarguras e sustos que apanharam no mar, o MMI pode ser considerado, nas palavras do programador do espao, lvaro Garrido, como um lugar que se exprime atravs de uma misso muito aberta e plural. Desde 8 de Agosto de 1937, ano em que foi criado, o Museu (localizado na Avenida Dr. Rocha Madahl), j passou por vrias fases de renovao, sendo que o momento mais relevante, em termos de projecto, e que, de alguma forma, termina naquilo que o Museu hoje, sucedeu em 2001, aquando da ampliao e remodelao do Museu e do edifcio onde hoje se ergue. Mais recentemente sofreu nova remodelao para acolher o Aqurio de Bacalhaus (inaugurado em Janeiro de 2013) e o Centro de Investigao e Empreendedorismo do Mar (CIEMAR). Desde 2001 at hoje, reala lvaro Garrido, o Museu ganhou uma dimenso importante, no s em termos fsicos, mas ao nvel das coleces e no dilogo que estabelece com as comunidades e pblicos a que se dirige. Todos os que chegam ao Museu embarcam numa viagem que conta com cinco grandes momentos. O primeiro, dedicado Faina Maior, pesca do bacalhau, e onde possvel contemplar veleiros e pequenos botes (os chamados dris), e que mostra a pesca do bacalhau em termos dramticos e picos, aquele trabalho humano admirvel que evocamos e que os portugueses praticaram at 1974, reala lvaro Garrido. Nesta primeira sala, possvel ver, ao vivo, uma rplica de um navio bacalhoeiro e subir a bordo, assumindo-se como uma pea central no discurso do museu. Depois da viagem histria e estrias da Faina Maior, a visita segue para uma outra sala, dedicada ria de Aveiro, s fainas agromartimas, aos trabalhos locais. Recordando as palavras de Raul Brando, o programador do Museu recorda que, neste espao de evocao etnografia, misturam-se os perfis do lavrador e do pescador e exalta-se tudo isso num discurso mais cnico. Seguindo viagem, encontramos a Sala dos Mares, dedicada identidade local, s suas realidades e lenda. Aqui podemos conhecer os lhavos, enquanto povo local, mas tambm como povo mariano, uma espcie de sntese da nao martima que imaginamos ser. uma expresso muito forte e didctica, e que aborda aspectos da instrumentao nutica, mostrando ao pblico que os lhavos so, por natureza, mareantes e homens do mar, explica lvaro Garrido. H ainda uma outra sala expositiva com destaque para histria natural (as conchas e algas marinhas), e que, em breve, ser alargada com a coleco de conchas do Oceanrio de Lisboa, recentemente doada ao MMI

Oitavos-de-final da Taa de Portugal


J esto definidos os encontros dos oitavos-de-final da competio. O sorteio dos oitavos-de-final da Taa de Portugal, realizado, na sexta-feira, ditou que o FC Porto vai defrontar o Atltico, em casa, enquanto o Benfica encontra o Gil Vicente, no Estdio da Luz, dia 5 de janeiro. Recorde-se que o Benfica, finalista da Taa de Portugal no ano passado, eliminou o Sporting na ronda anterior. J o FC Porto afastou o Vitria de Guimares. Alm do embate entre o Benfica e o Gil Vicente, a quinta eliminatria da prova, cujos jogos esto agendados para 5 de janeiro de 2014, vai promover outros dois encontros entre equipas da I Liga, casos dos embates entre Sporting de Braga e Arouca e entre Rio Ave e Vitria de Setbal.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577

e-mail: emaseca@netcabo.pt

18 . Ler e contar

18 Novembro 2013

Cantar A Nossa Terra - E O Nosso Povo!


Conceio Baptista (sao_baptista@hotmail.com
Louvar, sim! Mais uma vez, e porque meu dever, venho louvar a cultura popular aoriana, que nos tem trazido, atravs dos sculos, um patrimnio que at nos envaidece. Por ser to rico e to nosso! Hoje, quero aqui lembrar, numa simples mas profunda homenagem, o nosso cancioneiro popular, que, melhor do que nada, nos transmite o sentimento da alma da nossa Gente. E que nos tem sido passado por pais e avs, em quadras e versos, marcados pelo sentimento nostlgico a que o insolamento insular nos obrigou. E que permanecer, para sempre, na vida de todos ns - e na das geraoes vindouras. No fundo, jamais poderemos penetrar na histria de um Povo sem conhecermos as suas quadras populares. Sim, porque a poesia popular consegue sempre tocar a nossa alma e nas suas mais simples e singelas expresses bem mais acessvel do que a poesia clssica. Almeida Garrett, no seu famoso livro O Arco de SantAna, diz-nos: tenho mais f no livro da tradio popular que tenho em todos os livros dos grandes historiadores, arquelogos e comentadores. Ele o disse. Ns o confirmamos. Melhor, o nosso povo o confirma. E ns, aorianos, podemos orgulhar-nos de possuir um dos mais ricos Cancioneiros Populares de todo o Pas, que Armando Cortes Rodrigues reuniu em trs volumes, intitulados Cancioneiro Geral dos Aores. Aqui, com todo o gosto, deixo algumas quadras feitas pelo Povo, sem assinaturas, nem distines e que so parte integrante da nossa Histria. O tema referente partida e dor de deixar a Terra. E o povo... assim a transmite, de modo potico, simples e sentido. Quem inventou a partida, No sabia o que era Amor, Quem parte, parte sem vida, Quem fica... morre de dor. Como boa filha Terceirense, no poderia falar de cultura popular sem lembrar o grande Vitorino Nemsio, que imortalizou na sua obra a alma da nossa gente. Nestas quadras singelas, podemos apreciar tudo quanto Vitorino Nemsio dedicou ao Povo Aoriano. Esta saudade que tenho, No deve de ser uma flor, Mas tal e qual os olhos, Da cara do meu Amor. E por fim, esta conhecida quadra, dedicada ao poetapastor, que foi Jos da Lata. Que eu... se um dia deixasse, Esta vida de Doutor, Deus do Cu no me matasse, Sem me tornar em pastor. Em homenagem ao Povo Aoriano, aqui louvo a obra consagrada de Vitorino Nemsio - honra e Glria das Letras Nacionais - que soube, melhor do que ningum, cantar a nossa Terra e o nosso Povo!

Polcia reconhece ter morto a tiro dirigente da CASA CE


A calma regressou Domingo s ruas de Luanda cenrio de confrontos, sbado, durante tentativas de manifestaes convocadas pela UNITA pra protestar contra o desaparecimento dos activistas Isaas Cassule e Alves Kamulingue. Um dirigente da CASA CE foi morto e centenas de pessoas presas mas a esmagadora maioria j foi libertada. A polcia angolana reconheceu que efectivos da Guarda Presidencial mataram um dirigente da oposio.

*Calma regressa s ruas de Luanda e a maior parte dos presos foram libertados

O comunicado de imprensa apresentado por Aristfanes dos Santos destaca que Hilberto Ganga foi morto com tiro, quando se tentou por em fuga, incentivado pelos restantes sete detidos, mas um comunicado da CASA-CE, que cita justamente um dos restantes sete elementos, Antnio Baio, salienta que foram disparados dois tiros e no um, como alega a polcia. Os militantes da CASA CE disputam tambem a verso dos acontecimentos indicando que Ganga foi morto queima roupa. O porta-voz Aristfanes dos Santos disse que Manuel Hilberto Ganga, dirigente da coligao eleitoral Convergncia Ampla de Salvao de Angola (CASA-CE), foi abatido com um tiro quando se tentou pr em fuga, na sequncia duma ordem de deteno por ter sido surpreendido, com outros elementos daquele partido, a violar o permetro de segurana da Presidncia da Repblica. Os oito militantes da CASA-CE foram surpreendidos por efectivos da Unidade de Guarda Presidencial a colar cartazes contra o rapto e presumvel homicdio de dois ex-militares, h cerca de ano e meio, em Luanda, quando tentavam organizar uma manifestao antigovernamental. Aristfanes dos Santos lamentou a existncia de uma vtima mortal nos incidentes registados ao longo do dia, Segundo Aristfanes dos Santos no est em causa a realizao das manifestaes, mas estava em causa, sim, o direito segurana, que tambm um direito constitucionalmente consagrado. Durante a conferncia de imprensa, o porta-voz policial negou que a polcia tenha utilizado fora excessiva, como acusa a UNITA e apenas reconhece que a fora foi usada mas, disse, de forma devidamente controlada.

Luso Canadian Charitable Society

Noite de Talento

Em reconhecimento do dia International de Pessoas com Deficincia, na Sexta-feira dia 6 de Dezembro, a Luso Canadian Charitable Society vai abrir as suas portas s 7pm, e o show para comear as 7:30pm no 2295 St. Clair Ave. W. (entre a Keele e Runnymede) para toda a comunidade poder ver os muitos e vrios talentos que os participantes tm para oferecer, desde teatro, cantar e danar.

A Luso Canadian Charitable Society quer convidar toda a gente para os vir visitar nesta noite que promete ser uma noite de muita alegria. A entrada grtis, quem quiser pode fazer um donativo. Para mais informaes pode telefonar para o centro atravez do 416-761-9761.

18 Novembro 2013 Chamarrita ainda empolga...

Celebrando (ainda) os 60 anos da Emigrao Portuguesa no Asas


Um sbado frio, este que passou. Um sbado frio, onde at j havia neve e tudo. Isto para alm das coisas que aparecem com a neve e com o frio... em princpio de Inverno que o calendrio ainda nem sequer trouxe at ns. S que, nestas coisas, o calendrio conta pouco. No sbado, fomos at ao Asas do Atlntico. Quando l chegmos... j a festa ia alta. J muita gente tinha comido. E j estava em curso uma pea de Teatro chamem-lhe s Jograis, se quiserem... levada a cabo pelos voluntrios que esto por ali naquele grupo de As Nossas Raizes. Uma pea interessante, muito interessante, que j tnhamos visto (e ouvido) a ser apresentada por aquele mesmo grupo na Casa dos Aores.

Aquela boneca...

Ler e contar . 19

Fernando Cruz Gomes

A manh era fria, sim. A vontade da menina, porm, tinha mais fora do que as intempries. Insistia com a av para que fosse quela loja... para comprar a boneca de que a irm tanto gostava. E a av... que no queria ir ! E a menina que tanto teimava...! Encontrmos as duas, horas mais tarde, frente montra da loja grande... da cidade grande onde vivamos. Acercmo-nos porque ouvimos as duas a falar e a curiosidade que (deve ser) a primeira qualidade de um reprter forou-nos a isso. Acercmo-nos e fomos ficando. A menina insistia em comprar a boneca. E a senhora (que era a av) insistia que no havia dinheiro... que o dinheiro que ela tinha no chegava... A menina namorava a boneca. Contava e recontava o dinheiro, ela que mal sabia decifrar os nmeros das contas. A av afastou-se, pedindo-lhe para a esperar ali... E ns demos connosco a olhar a montra, a olhar a boneca, a olhar... a tristeza da menina. Indagmos mesmo o que se passava. E ela, que j nos tinha visto, vez por outra, foi falando. Que queria a boneca - aquela boneca... - porque era a boneca que a irm adorava. O pai j lhe dissera que a irm estava longe... e que a me tambm iria em breve ter com ela... porque - bem vs - a tua irm est agora szinha... A menina no percebia o que ns... percebemos desde logo. A menina-irm tinha morrido e, pelos vistos, o pai estava a prepar-la para a morte da me... que estava doente, desde h muito, com aquela doena que no perdoa. E enquanto a av no vinha... entendemos ns que tnhamos no bolso uns quantos dlares que reservvamos para o almoo... que poderia esperar. Demos connosco, rpidamente, a dizer menina... que era melhor ns contarmos o dinheiro para ver se chegava para a compra da tal boneca. Talvez que ela no soubesse contar bem. Ela aceitou e ns... juntmos s moedas que ela dera para contar, muitas outras que tnhamos no bolso. Dissemos-lhe que sim... que contasse melhor, porque o dinheiro era suficiente para a compra da boneca. E at sobrava... Abandonamos rapidamente o local. A av aproximavase e era melhor que as duas se entendessem. Ainda ouvimos, enquanto nos afastvamos, que a menina contava av que, afinal, o dinheiro chegava. E eu que tanto pedi a Deus para me dar o dinheiro para a boneca... e at para comprar uma rosa branca de que a minha irm tanto gostava... e Deus deu-me o dinheiro... Nesse dia, no almomos, mas - sem saber porqu - sentimo-nos outro... mais humano... mais gente... maismais... No outro dia, no Jornal para onde trabalhvamos... soubemos que um acidente de carro tinha ceifado a vida a uma menina de 5 anos... e a uma av... na rua, na mesma rua onde a nossa conversa do fala-s se dera.

E ali ganhou preponderncia grande, j que grande era o entusiasmo de toda aquela gente do Asas do Atlntico,

de Chamarrita. Que teve a curiosidade de ser acompanhada, tambm, pelo Prolas do Atlntico, da

Joo Goulart, que tambm sabe mandar (sim) a estar, afinal, envolvido na dana, na tal dana que faz andar toda a

Com grande sucesso e com grande... silncio, que tambm importante nestas alturas. Pois... o grupo contou histrias. Passou testemunhos. Deu, afinal, a sua verso tal emigrao... que , sempre tudo, menos fcil. Pelo menos nos primeiros tempos.

que fez e est a fazer aquele cantinho da Arte e do Teatro. Com muito amor, sobretudo com muito amor. A Chamarrita a... dois tempos Depois... e porque a Noite se chamava da Chamarrita... a tivemos ns uma sesso

Casa dos Aores, o que parece dar a entender que as duas colectividades entendem o valor de parceria em tudo o que seja... apgo tradio e preservao dos usos e costumes. Pelo Asas, e com o grupo do Asas vimos o ti Monteiro a mandar aquilo tudo. Com o

gente quase roda. Na parte do Prolas do Atlntico, tudo aquilo era tambm bonito... bonito, at porque o simples gesto de irem at l... j de si bonito. Estava frio c fora... mas l dentro era mesmo o calor humano. Valeu a pena. CG

Fernando Tavares e seu Trio

Foi tambm no sbado. Ali mesmo na College, quase no cruzamento da Ossington. Ali no 839 da College St. um restaurante interessante. Chama-se Pauls Churrasco Grill Restaurante. Com tudo que representa um restaurante. L dentro... um lugar mais recatado, quase em jeito de sala de jantar e de... danar. Tudo animado, a despeito do tempo no permitir muito sair de casa. Naquele sbado... de facto no dava mesmo para sair... L dentro, a animar tudo aquilo, um trio. Animado. Fernando Tavares, ao piano. Louis Botos, Bass e vocais, e Ferenc Botos, Drums e vocais. Um pouco de Jazz, muita msica latina. Havemos de l voltar.

Era importante saber tudo.... at porque alguma coisa nos dizia... que o problema da boneca tinha a ver com aquilo. Alguma coisa nos dizia que a menina linda que nos tinha ajudado a fazer a nossa boa obra do dia andava por ali. Quando chegmos casa funerria... o corao como que parou. que, de facto, ao lado da av, em caixo quase minsculo... estava a menina. Algum entendera o seu drama. Cruzara-lhe de encontro ao peito a boneca que ns ajudaramos a comprar. E a rosa branca tambm l estava... Ficmos com a certeza de que a menina-linda ia servir de emissria. Levava outra menina sua irm... a boneca que ela no teve em vida. Acompanhada de uma flor branca... que j no haver no jardim onde ela est. A histria termina... porque ns no sabemos avanar mais. Quem nos deu os contornos - atirados para a curiosidade de todos pela Internet da nossa angstia... no nos contou a histria toda. E ns s fizemos isto... Nada mais!

20 . Automobilismo Ferrari equaciona regresso de Ross Brawn


Depois de ter sido associado Williams e McLaren, Ross Brawn poder afinal regressar Ferrari quando abandonar a Mercedes no final do ano. O veterano engenheiro britnico esteve conversa com Stefano Domenicali no paddock de Interlagos e deu consistncia aos rumores de um possvel regresso Scuderia, cujos responsveis mximos no esto naturalmente satisfeitos com os resultados da equipa nos ltimos anos. Em declaraes Sky Sports, o atual diretor desportivo da Ferrari admitiu inclusive abandonar o cargo se isso for necessrio para a entrada de Brawn. Claro que sim, referiu Domenicali. Se essa for a melhor soluo para a equipa, f-lo-ei amanh, 100 por cento de acordo. O meu interesse fazer a Ferrari ganhar outra vez, porque acho que nos ltimos quatro anos as contas com a Red Bull at poderiam estar 2-2 em vez de 4-0.

25 Novembro 2013

Honda planeia NSX roadster


Na prxima gerao, o modelo desportivo hbrido de trao integral ter uma verso descapotvel. Esta poder comear a ser produzida em 2017. A Honda confirmou que j comeou a trabalhar numa verso aberta do novo NSX hbrido, que tem lanamento previsto dois anos depois do coup de 2015. O responsvel pelo design da marca nipnica confirmou a notcia Autocar, ressalvando que h ainda um longo caminho a percorrer at haver algo definitivo. Jun Goto no clarificou se esta derivao roadster do superdesportivo ter teto rgido ou em lona, adiantando, no entanto, que este no ser targa como chegou a suceder com a primeira gerao do NSX. O modelo final maior em todos os sentidos em relao ao estudo apesar de serem muito parecidos. Pelo menos 95% da esttica exterior estar no carro de produo, garante Goto. J o mesmo no aconter por dentro. O designer do interior do carro, Yuki Inamori disse que oferecemos ao cliente algo ainda mais excitante do que no concept (na imagem).

Paulo Alves Carlos Moreira

Tenho patres acima de mim para tomarem essa deciso, mas no final de contas o mais importante a Ferrari voltar a ser a referncia na Frmula 1. Tenho enorme respeito pelo Ross, primeiro como amigo e depois como profissional, mas vamos esperar e ver, afirmou o italiano. Recorde-se que Brawn, juntamente com Jean Todt e Rory Byrne, foi instrumental no perodo de domnio de Michael Schumacher com a Scuderia, entre 2000 e 2004. As funes do britnico na Mercedes foram assumidas por Paddy Lowe.

A Honda prev mostrar o NSX definitivo, que ter um motor V6 com dois turbos e trs motores eltricos auxiliares, no Salo de Detroit em janeiro de 2015.

Ser Vettel o melhor piloto?


J no fcil encontrar adjetivos para qualificar as prestaes de Sebastian Vettel, no culminar de uma poca em que, independentemente do valor do seu Red Bull RB9 face concorrncia, o piloto alemo tem sido pouco menos que perfeito. Ento se obtm a pole position, como j sucedeu oito vezes este ano, pouco menos que imbatvel. Para alm disso, e como se viu em Austin, adequa cada vez mais as suas prestaes s necessidades. No GP dos EUA limitou-se a gerir a vantagem depois de ganhar dez segundos de avano a Romain Grosjean, reduzindo o andamento nas ltimas dez voltas, de modo a poupar pneus caso necessitasse de voltar a atacar fruto duma possvel entrada do Safety Car em pista. Basicamente, para alm do carro, Vettel parece estar um nvel acima dos restantes pilotos, ou ento estes, como Fernando Alonso e Lewis Hamilton, por exemplo, tm carros muito abaixo do Red Bull RB9. A grande questo de momento : Ser que Vettel tem um carro muito melhor que a Ferrari e Mercedes, e as suas prestaes so fruto disso ou nesta equao tambm o cada vez maior valor do piloto alemo cava ainda muito mais a diferena. Difcil responder.

Honda mostra Civic Type R prximo da produo


Alm do motor, na conceo desta verso desportiva foram modificados componentes no chassis do Civic hatchback de cinco portas: desde a suspenso, vias mais largas, sistemas eletrnicos de assistncia conduo, alm de traves Brembo e jantes de 19 polegadas.

Mas para isso, atente-se nas palavras de Gary Anderson ao AutoSport em Abu Dhabi: O seu andamento em todo o fim de semana foi muito superior ao de todos os outros. Fez um erro na qualificao que lhe custou a pole, mas passei parte do segundo treino livre na curva onde ele errou a primeira e garanto que ele acelerava pelo menos a distncia de trs carros antes de qualquer outro. O Vettel tem um feeling muito especial para antecipar quando que os pneus traseiros vo comear a patinar em acelerao e passa de caixa milsimos de segundo antes de isso acontecer. Ele chegava ao limite do corretor j em quinta velocidade, sem nunca tirar o p, enquanto o Webber ainda estava em terceira e com a traseira a mexer-se um pouco... Por isso, desse por onde desse, o Sebastian iria ganhar aquela corrida porque tem o melhor carro e porque o que mais partido tira do material que lhe colocam disposio.

A Honda teve tambm em ateno a aerodinmica assim como pormenores desportivos, tais como as cavas das rodas mais pronunciadas, que funcionam em conjunto com o parachoques dianteiro, uma asa traseira e um difusor traseiro ladeadas por duas ponteiras de escape de cada lado. O CEO da marca Takanobu Ito pretende que o modelo desportivo bata o recorde da volta mais rpida ao circuito de Nrburgring, para modelos de produo de trao dianteira, atualmente na posse do Renault Mgane 265 Trophy, com 8:07.97. O piloto do WTCC, Gabriele Tarquini, colega de Tiago Monteiro, tem feito parte do processo de desenvolvimento tendo j rodado em Nrburgring com o Type R - e no se cobe em elogiar: este carro est muito prximo do modelo que uso na competio e possvel sentir muito bem o ADN do Type R. O italiano mostrou-se ainda rendido potncia do motor e ao binrio. Esta verso prxima da produo ser apresentada ao pblico no Salo de Tquio, esta semana. A verso definitiva tem comercializao prevista para 2015. O Autohoje j conduziu o Honda Civic Type R e conta-lhe as primeiras impresses Ao Volante na edio desta semana.

A marca nipnica levantou a ponta do vu do prottipo numa verso muito prxima da definitiva. Ser mostrado esta semana ao pblico no Salo de Tquio, com um novo motor turbo. Depois dos testes na Europa, a Honda mostrou a fase seguinte do processo de desenvolvimento do Civic Type R, no centro de testes da marca em Tochigi, no Japo. O modelo foi mostrado com camuflagem preta, em estudos que avaliam o comportamento do novo motor VTEC Turbo de quatro cilindros 2.0 com 280 cv a altas velocidades. Alis, o Type R ser o primeiro modelo da Honda a estrear na Europa a nova famlia de motores a gasolina.

25 Novembro 2013

Mensagens . 21

J viu tudo o que lhe apresentaram para o NATAL? -Ento passe pelo 352 Oakwood Ave.

Aberto 24 horas

PARA J, DE 15 DE NOVEMBRO a 6 DE JANEIRO 12 LIBRAS EM OURO


E DEPOIS... o BOLO REI TRADICIONAL * BOLO REI ESCANGALHADO * BOLO REI... RAINHA * BOLA DE MEL MADEIRENSE, Etc.
DEPOIS... AS NOSSAS NOVIDADES

BOLO REI

BOLO REI JACKS OURO BOLO REI FOLHADOS


AS NOSSAS NOVIDADES SO... S NOSSAS! TODAS AS FRUTAS SO... PORTUGUESAS BOLO REI? Sempre fomos os Reis... do BOLO REI 24 HORAS POR DIA 352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Ainda a tempo

25 Novembro 2013

Estado Social no sustentvel se impostos servirem (apenas) para acumular riqueza


O ex-dirigente da CGTP, Carvalho da Silva, recupera em entrevista ao Dirio de Notcias (DN) e rdio TSF as crticas ao Presidente da Repblica, que considera ter sido um dos piores desastres que aconteceram ao Pas, ao mesmo tempo que afasta uma possvel candidatura a Belm. Carvalho da Silva afirma tambm que o Estado Social no sustentvel se os impostos forem para acumulao da riqueza, em vez de, sustentarem a Educao, Sade e as infra-estruturas. Convidado do programa Estado da Nao, do DN e rdio TSF, esta semana o antigo lder da CGTP, Carvalho da Silva, que reitera a crtica a Cavaco Silva que, na sua opinio, no tem sido o Presidente [da Repblica] de que o Pas precisava no sentido em que no tem tido uma atitude ofensiva que leve mobilizao dos portugueses e criao de esperana, de expectativa, na busca de caminhos de sada. Ele [Cavaco] no tem contribudo para isso e pior tem ajudado a submeter [o Pas] ao caminho da inevitabilidade deste empobrecimento, desta recesso, deste retrocesso social e civilizacional, afirma Carvalho da Silva, defendendo que na prxima eleio presidencial seria importante escolher um candidato sem telhados de vidro. Ser bom que se consiga no prximo ciclo que haja candidatos que permitam escolhas, que alm da resposta a essa questo fundamental que a identidade com o povo, uma capacidade de interpretar e de propor, tambm ser bom que no v para l [para Belm] ningum com telhados de vidro, diz o ex-lder sindical, sem esclarecer se pode ser ele um desses candidatos: Sou to presidencivel como os milhes de portugueses com mais de 35 anos. Nesta entrevista ao DN e rdio TSF, Carvalho da Silva refere tambm que apesar de ser preciso ir fazendo reformas, por outro lado, o Estado Social no sustentvel se os impostos , se o valor dos nosso impostos, em vez de ir para a Educao, Sade, infra-estruturas, etc., for para acumulao de riqueza. O que que vemos em Portugal? No ano passado, houve um aumento dos nossos super-ricos. O dinheiro vem de algum stio, no cai do cu. Ele transfere-se.

Carvalho da Silva

O que vemos com estas polticas de austeridade, em nome do combate ao dfice e dvida, um conjunto de captao de riqueza vinda dos impostos, das transferncias do trabalho para o capital, salienta Carvalho da Silva, referindo que passamos a trabalhar mais dias, mais horas e a receber menos.

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 18 a 22 de novembro

Parceria ABC / MontePio


sentido de afirmar que no existe (ou existia) perigo real de deflao, mas antes um afastamento da inflao dos 2% pretendidos. Na China, os mercados animaram-se com a divulgao de uma agenda mais detalhada de reformas estruturais a serem encaminhadas pelo Governo nos prximos anos, no mbito da reunio do Congresso do PCC que decorreu na semana anterior. Paralelamente, a estimativa preliminar de novembro do PMI Manufacturing trouxe uma queda, mas com o indicador a ficar no 2 nvel mais elevado em 8 meses, confirmando a retoma do setor, ainda que branda historicamente. Em Portugal, destaque para melhoria do indicador coincidente de atividade econmica do Banco de Portugal em outubro, que passou a evidenciar um crescimento homlogo de 0.4%, sendo a primeira evoluo positiva desde o incio de 2011. Relativamente a outros eventos, a semana acabou por ser muito calma. O maior destaque foi a emisso de mil milhes de euros em dvida de curto prazo (3 e 12 meses), que foi feita a taxas mais favorveis do que na emisso anterior comparvel. O tema central continuou a ser deciso do Tribunal Constitucional (TC) em relao ao OE 2014. Numa tentativa de persuadir a instituio, o Governo enviou ao TC um documento em que compara as medidas de austeridade tomadas no pas com aquelas seguidas pela Irlanda e pela Grcia, que considera mais pesadas, e destaca o facto de estas no terem sido bloqueadas pelos respetivos Tribunais. De cariz radicalmente oposto foi a conferncia Em Defesa da Constituio, organizada por Mrio Soares, que terminou com duras crticas ao Governo e ao Presidente da Repblica. Paralelamente, o Governo anunciou, num comunicado publicado no seu site, o intervalo de preos da oferta pblica de venda (OPV) de 70% do capital dos CTT, que ficou fixado entre 4.1 e 5.52 euros. J a nvel externo, o Governo parece ser alvo de aplausos. Por um lado, o Presidente Executivo e Diretor-Geral da BDI (Federao da Indstria Alem), Markus Kerber, afirmou que a Alemanha est impressionada com a rpida viragem econmica em Portugal. Por outro lado, a agncia de notao financeira Fitch considera que a trajetria de estabilizao da dvida pblica aproxima Portugal de um programa cautelar. Uma ajuda que a agncia considera que ser bem recebida pelos mercados. Jos Maria Pimentel (JVPimentel@Montepio.pt)

Mercados Financeiros

* Notcias parcas e de tendncia diversa refletiram-se numa tendncia indefinida nos mercados
O sentimento de mercado no evidenciou uma tendncia definida, numa semana de notcias parcas e de tendncia diversa. Em termos de perspetivas para a economia global, pela positiva, destaque-se a confiana do mercado no mpeto reformista das autoridades chinesas e os nmeros animadores do desemprego divulgados para os EUA. Pela negativa, note-se os dados pouco animadores para o imobilirio nos EUA e as leituras preliminares aqum das expetativas dos indicadores qualitativos na Zona Euro. A poltica monetria tambm continuou no centro das atenes, dos dois lados do Atlntico, numa semana em que a OCDE atualizou as suas previses econmicas. Relativamente crise do euro, foi uma semana pouco preenchida, com destaque para a ciso no centro-direita italiano, com um dos grupos a apoiar o atual Governo de coligao, o que diminuiu o risco de instabilidade poltica; enquanto na Grcia, a troika regressou ao pas para retomar as conversaes oficiais sobre o fiscal gap, no tendo, todavia, sido feitos ainda progressos. O Parlamento Europeu aprovou o quadro financeiro plurianual dos prximos 7 anos, que garante 10 milhes de euros/dia a Portugal, mas introduz tambm novas regras que permitem CE suspender os fundos a pases incumpridores. Entretanto, os comentrios mais amigos do crescimento da CE regressaram, com o comissrio europeu dos Assuntos Econmicos, Olli Rehn, a afirmar que a Europa j est em condies de abrandar o ritmo da consolidao das finanas pblicas e focar-se em medidas para o crescimento e emprego. Relativamente s perspetivas para a economia global, foi uma semana de tendncia indefinida. A OCDE reviu em baixa a sua previso para o crescimento da economia mundial este ano, de 3.1% (em maio) para 2.7%, e em 2014, de 4.0% para 3.6% (prev um crescimento de 3.9% em 2015). Nos EUA os dados de atividade revelaram-se mistos, com os sinais menos animadores do imobilirio a manterem-se, mas com a evoluo do nmero de novos pedidos de desemprego semanais a trazer indicaes positivas. Mas o maior destaque envolveu a poltica monetria. Numa audio no Congresso, a futura Presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, destacou os benefcios da poltica de estmulo econmico e da manuteno das taxas de juro baixas. Ao mesmo tempo, todavia, salientou tambm o carter condicional da poltica, algo que esteve tambm patente nas minutas da reunio de 29 e 30 de outubro, em que a Fed se mostrou disponvel para reduzir programa de estmulos nos prximos meses, se a economia melhorar. Uma coisa parece certa: a remoo de estmulos na reunio de dezembro parece estar completamente fora de questo, podendo tambm no faz-lo logo na reunio de janeiro a ltima presidida por Bernanke. Na Zona Euro, destaque para a estimativa preliminar de novembro do PMI compsito, que apontou para uma ligeira descida, a 2 consecutiva, contrariando as expectativas do mercado, sinalizando que a economia continua a expandir no 4T2013 depois de ter sado de recesso no 2T2013 , porm a um ritmo muito lento, manifestamente insuficiente para qualificar uma retoma normal. Mas, mais do que a atividade, a poltica monetria do BCE continuou a dominar as atenes dos investidores, depois de duas semanas antes o BCE ter cortado a taxa de referncia, perante a diminuio da inflao. Durante a semana, alguns membros do Conselho voltaram a pronunciar-se, e o mercado voltou a especular um corte da taxa de depsitos. Uma notcia da Bloomberg dava conta de que o BCE estaria a considerar um corte da taxa de depsitos, mas de 0.1 p.p., menos do que os 0.25 p.p. normais. A notcia foi comentada pelo prprio Presidente do BCE, Mario Draghi, que afirmou no ter havido quaisquer desenvolvimentos desde a reunio anterior. Paralelamente, margem da atualizao das suas previses econmicas, a OCDE recomendou ao BCE que tome medidas imagem do quantitative easing da Fed, para estimular a economia, de molde a evitar uma espiral deflacionista como viveu o Japo. Note-se, em todo o caso, que vrias declaraes de responsveis do BCE, incluindo Draghi, convergiram no

25 Novembro 2013

Coisas e loisas . 23

A Cebola
Por: Antonio Custodio Barros Tel. 416 533-8907 (NhP 7132)
A cebola comum bem conhecida de todos, pois todos conhecem o seu paladar, gosto e forma. Como tambm a habitual irritao nos olhos quando a cortamos de frente para a cara. No entanto, a cebola muito antiga para o homem. O seu consumo e usos vem no s do antigo Egipto, mas tambm da antiga Mesopotmia h mais de 3500 anos. A cebola est portanto muito associada cultura humana. No antigo Egipto foi adorada como uma divindade, na antiga ndia era usada com precauo uma vez que era considerada afrodisaca. A cebola tambm desde sempre foi cultivada e usada como legume pelos povos mediterrneos e tambm como planta medicinal. Efectivamente foi com o imprio romano que a planta se difundiu pelo resto da Europa. As partes mais usadas so, as cascas e o fruto ou bolbo. So os bolbos ou frutos que so mais conhecidos, usados e empregues em todas as aplicaes. So muito ricos em leos essenciais, minerais, acar e vitaminas, tais como; Niacin (vit. B3), Vitamina B6, muito rica em vitamina C. Em minerais rica em fsforo, potssio e zinco. A cebola um bom antibitico natural, muito boa (fresca) para as aflies nas vias respiratrias em ch, em sopas de caldos boa para a tosse, para tratar e combater constipaes, o catarro e a bronquite. A cebola tambm muito eficaz para todo o sistema digestivo. Em especial como desinfectante do sistema digestivo, alivia as perturbaes gstricas e combate os parasitas intestinais. Os leos com todas as suas propriedades, (cheiro inclusive) so muito bons para tratar e prevenir picadas de insectos. A cebola tambm diurtica. Deve ser usada fresca j que seca, os seus efeitos so mais reduzidos (a casca quando usada deve ser fresca). AT PARA A SEMANA

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregados para limpeza de casas novas. Contactar Lucia. 416-618-2179. -Empregada de escritrio, fluente em portugus e ingls e conhecimento de informtica. Contactar Ana Santos. 416-3999580. -Empregados de limpeza para as reas de Kitchener, Shelborne e Hillsborg e um supervisor para a rea de Hamilton. 416-9937362. -Torneiro mecnico para a rea de Mississauga. 905-565-0767. -Casal para a funo de superintendente de um prdio em Toronto. Incluindo limpeza e manuteno do mesmo. Tm que falar fluentemente ingls. Enviar resum via fax. 416-642-2010. -Empregados de limpeza e supervisores. 647-248-1379. -Pessoa para cuidar de casal de idade, durante a semana. Contactar Ftima de Sousa. 416-947-4047. -Carpinteiro de acabamentos com alguma experincia. Contactar Manuel. 647-215-7727. -Carpinteiro com experincia em estruturas de madeira (framing). Contactar Paulo Santos. 416-427-6714. -Pintor com experincia em pintura de armrios de cozinha. 416-762-5591. -Secretria com experincia e conhecimento de informtica. 416-531-4631. Ext. 4260.

Clubes e Associaes
SPORT CLUB LUSITNIA DE TORONTO - Sbado, 30 de Novembro, Jantar O Vero continua, com Mark Lima Non Stop Productions. Informaes: 416-603-1143. SPORT CLUB ANGRENSE Sbado, dia 7, a partir das 19 horas, Jantar e Baile, abrilhantado pelo Trio Paradise. Sbado, dia 14, Matine do Natal dedicada s criancas (at 10 anos) filhos e netos do Scios, que tenham sido inscritos para o efeito at ao dia 7 Dezembro. DJ All Stars. ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 7 de Dezembro, Festa de Natal com jantar e presentes para as crianas. Msica a cargo do conjunto Folhas Negras. Tera-feira, 31 de Dezembro: Passagem de Ano, abrilhantada pelo conjunto Tropical 2000. PORTUGUESE CULTURAL CLUB OF VAUGHAN Sbado, 30 de Novembro, Celebrao dos Aniversrios dos dois grupos folclricos. Jantar e baile, a realizar no Ambiance Banquet Hall. Actuao de ambos os ranchos e animao com o conjunto Mexe Mexe. Informaes: 416319-7545.

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

S! O N A 12 R TAL A J A E N T o S ue q A FE r a r b m e l ! a A E T R O P T S E

You might also like