You are on page 1of 4

CORES AS COR ES E OS NEGCIOS

J imaginou a monotonia da vida e dos negcios sem as cores? Conhecer o significado das cores, na vida e nos negcios, aumenta as suas possibilidades de xito. Aproveite. Sabia, por exemplo que: - h marcas que tm dificuldade de ganhar a confiana dos consumidores porque a cor do seu logtipo desperta sentimentos de insegurana ou perigo? - o roxo depressivo, irrita e no favorece o dilogo e que, por isso, mesmo que esteja na moda, deve evitar vesti-lo, ou integr-lo na imagem dos seus negcios. - a primeira coisa que cativa o olhar do cliente quando ele entra numa loja, e que tem forte influncia no seu percurso de compra , em primeiro lugar, a organizao cromtica das diferentes zonas da loja? - uma boa organizao dos produtos, em funo das suas cores simplifica e favorece a tomada de deciso de compra, com vantagens evidentes para quem vende e para quem compra? - as cores de uma sala de espera de um hospital, de um cabeleireiro, de uma sala de aula ou do quarto do seu filho so determinantes do humor e comportamentos dos seus utilizadores? verdade, a cor est muito para alm de uma dimenso esttica, apreendida pelo olhar. A cor gera em ns emoes. Emoes que estimulam ou condicionam a nossa aco. Existem cores que so alegres e optimistas, outras serenas e tranquilas, outras ainda estimulantes e agressivas, influenciando o ser humano de forma subtil, mas com impacto de grande intensidade. Compreendendo a simbologia das cores os indivduos, as marcas, os produtos, as lojas e as empresas em geral podem fornecer e receber informaes preciosas para a sua afirmao e sucesso.

2009 Vitamina Catalo Joo Alberto Catalo

No entanto, muitas pessoas, negcios, lojas e marcas integram na sua imagem cores que no contribuem para a sua afirmao ou para o seu sucesso comercial. Alguns exemplos: Ao favorecer a ateno, pacincia, concentrao, segurana e tomada de deciso, quando elas nos so exigidas, as cores assumem um papel crtico nas nossas vidas. Saber gerir o impacto e a simbologia simbologia das cores: Em primeiro lugar importante ter a noo de que as cores se dividem, basicamente, em cores quentes e cores frias. As cores quentes so associadas ao sol e ao fogo (ex. o vermelho, cor-de-laranja, amarelo) atraindo o olhar e a ateno, e motivando-nos a agir. As cores frias, por seu lado, so associadas gua, ao gelo, ao cu, e vegetao (violeta, azul e verde). Sendo menos exuberantes tornam-se muito importantes para acalmar as emoes e para inspirar estados de ponderao, reflexo e segurana. Conhea em seguida o significado de algumas das principais cores e registe as dicas que lhe deixamos para delas tirar partido social e comercialmente:

A vida a preto e branco. Sabia que o preto, tal como o branco, no uma cor? Curiosamente, o preto a ausncia de luz e o branco a soma de todas as cores. Na nossa cultura o Preto est associado ideia de morte, luto ou medo. No entanto, ele tambm representa mistrio e fantasia. O preto significa ainda sofisticao, luxo e dignidade. Por isso, to utilizado em situaes de cerimnia. Qualquer senhora sabe que pode dizer: Com preto nunca me comprometo!. Se o seu negcio se situa num segmento de luxo ou gourmet, o preto uma cor adequada para o ambiente da loja, embalagens, logtipo. No entanto, lembrese que, para no morrer e ganhar energia, pode ser interessante dar-lhes um

2009 Vitamina Catalo Joo Alberto Catalo

toque com alguns detalhes de uma outra cor, por exemplo em dourado, vermelho, caso pretenda reforar um posicionamento de sofisticao tradicional, luxo e exclusividade. Se o seu negcio quer associar ao luxo, a ideia de modernidade ou tecnologia, ento ser mais adequado associar o prateado. Se possui um negcio na rea alimentar, e seu objectivo transmitir um posicionamento gourmet com modernidade, ser oportuno juntar ao preto um toque de verde alface, amarelo ou cor-de-laranja.

O Branco traduz a ideia de paz, calma, pureza e infinito. Est tambm associado ao frio e limpeza. uma cor de base excelente para fazer sobressair detalhes ou realar mensagens. Estando a nossa sociedade cada vez mais saturada de informao e de mensagens, o branco pode ser utilizado para criar ambientes de negcio minimalistas e cleans, sem a interferncia de rudos desnecessrios e onde o produto sobressai. No entanto, tenha cuidado com a sua utilizao, de forma a que o seu negcio no se torne demasiado assptico.

Todos sabemos que o Vermelho a cor da paixo! Simboliza o amor, o desejo, mas tambm o orgulho, a violncia, a agressividade, o proibido ou o poder. Tem tanto de conotaes positivas, como negativas. No entanto, no h dvida de que ele um poderoso chamariz da nossa ateno. Muitos comerciantes escrevem os preos a vermelho esquecendo-se que, ao chamarem de tal forma para ateno dos mesmos, esto apenas a apelar ao lado racional do consumidor. Ser essa a sua inteno ou ganhariam mais em evidenciar outro tipo de benefcios? De facto o preo, mais do que uma questo de dinheiro uma questo de significado. Como estamos sempre a dizer: hoje o consumidor ou percepciona valor ou compra o mais barato! Aconselhamos vivamente a que se pense duas vezes antes de escrever os preos a vermelho!

O CorCor-dede- Laranja uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. pois uma cor activa que significa movimento e espontaneidade. a cor do
2009 Vitamina Catalo Joo Alberto Catalo

Comrcio, pois transmite proximidade, disponibilidade e energia. Tal como costumamos dizer, se se interpretar a palavra Negcio como a negao do cio, facilmente se percebe a importncia do cor-de-laranja no logtipo de uma insgnia com vocao comercial. De facto, a motivao gerada pela energia interior fundamental para os actos da venda e da compra!

O Amarelo transmite calor e luz. Simbolicamente est associado prosperidade. tambm uma cor energtica que activa e transmite optimismo. Est associada ao Vero. Se pretender acelerar o seu cliente, uma boa opo, mas cuidado o seu uso excessivo pode ser irritante!

O Verde significa segurana, juventude, frescura, esperana e calma. a nica cor que no tem conotaes negativas. O verde , naturalmente, uma cor adequada a produtos e negcios na rea alimentar ou que pretendem transmitir confiana, como por exemplo a banca ou os seguros.

O Azul a cor do cu e do mar, do esprito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza tambm o ideal e o sonho. Do ponto de vista institucional o azul favorece o respeito e a credibilidade. Por isso as fardas dos polcias e dos pilotos de avio so azuis! Comercialmente falando a cor do dinheiro, por isso, um negcio que a utilize adquire um posicionamento mais caro, do que um negcio com cores quentes.

Na vida preciso ter coragem para ser diferente e competncia para

diferena. fazer a diferena .


Joo Alberto Catalo

2009 Vitamina Catalo Joo Alberto Catalo

You might also like