You are on page 1of 16

1

Lies de Giannotti sobre lgica e ontologia

Luciano Codato (Unifesp/CNPq)

Luciano Codato O livro Lies de filosofia primeira se apresenta como uma introduo filosofia (p. 9). No oferece um panorama da histria da metafsica (p. 12), nem um manual. Trata-se de uma introduo investigao filosfica e, por isso, embora pretenda servir a iniciantes, uma introduo que no pode ser facilitada (p. 17). O livro remete o leitor s origens da filosofia e registre-se intil queles que no se prestam a se pr em xeque, queles que nunca experimentaram a falta dos amparos mundanos, tcnicos, sociais etc. Se voltarmos tradio, talvez a concepo de filosofia contida nas pginas iniciais no esteja to distante destas indicaes de Merleau-Ponty: O filsofo algum que perpetuamente comea. Isso significa que no considera como adquirido nada que os homens ou os cientistas acreditam saber. Isso tambm significa que a filosofia no deve considerar-se a si mesma como adquirida naquilo que ela pde dizer de verdadeiro, que ela uma experincia renovada de seu prprio comeo, que toda ela consiste em descrever esse comeo e, por fim, que a reflexo radical conscincia de sua prpria dependncia em relao a uma vida irrefletida, que sua situao inicial, constante e final. Embora Voc no se comprometa com a noo fenomenolgica de mundo da vida (Lebenswelt), implcita nessa passagem do prefcio Fenomenologia da percepo, no se poderia retomar o ponto de partida das Lies com a idia de que a filosofia comea com certa inquietao sobre o sentido de nossas condutas, com o questionamento provocado pelo estar no mundo, experincia visada por Merleau-Ponty nas palavras epoqu ou reduo? No se impe filosofia um interesse pela teoria e, ao mesmo tempo, pela prtica, uma vocao, desde o incio, terico-prtica? Que nos separa, nesse caso, do thaumazein, aquela espcie de admirao ou espanto a que Aristteles se referia?

Jos Arthur Giannotti O thaumazein reinterpretado em cada momento da histria. Hoje, mais do que estar no mundo de maneira inautntica, parece que a prpria estrutura inteiria do mundo que explode. Estamos em muitos mundos. Alm disso, espanta mais o poder construtivo e destrutivo da tecnocincia. Nunca se tinha pensado que o mundo poderia ser totalmente destrudo por guerras insanas e por um sistema produtivo que est

2 esgotando suas possibilidades de reposio. Mas tambm nunca se tinha imaginado que a vida poderia ser prolongada quase indefinidamente. uma espcie de vingana contra a finitude da morte. A questo da linguagem tambm espanta. Depois que os bilogos traduziram os movimentos vitais em cdigos, depois que os neurocientistas so capazes de transferir a linguagem do pensamento para aparelhos quase pensantes, essa traduo da vida em linguagens especficas d muito que pensar. O logos se fez linguagem e, assim, perdemos as bias salva-vidas dos princpios racionais. Endosso o texto de Merleau-Ponty, embora no pudesse escrev-lo com sua elegncia. A filosofia sempre uma experincia de avaliaes dos marcos de nossa existncia.

Luciano Codato Seu livro destina-se a iniciantes e iniciados. No uma introduo filosofia como as convencionais, que dispem os autores na sucesso de uma histria linear e opem as teses filosficas como se fossem proposies sobre fatos, maneira das proposies cientficas. Os manuais desconsideram que a filosofia mantm uma relao muito especial com o tempo, que sua histria exibe a figura, por assim dizer, de uma espiral, para retomar uma imagem utilizada por Luiz Henrique Lopes dos Santos na discusso das Lies no Centro Maria Antonia. Prova dessa temporalidade prpria da filosofia so os significados de certas palavras que s primeira vista so as mesmas, aquelas mutaes de sentido que perpassam os conceitos na tradio. As introdues convencionais tambm desconsideram que as teses filosficas so respostas a perguntas elaboradas em um plano distinto daquele da cincia e avessas aos comportamentos condicionados do senso comum, embora em conexo com ambos. Em todo caso, isto decisivo: na medida em que sempre d lugar a uma experincia renovada de suas origens, na medida em que a tradio se reafirma mesmo quando negada por um discurso que pretende opor-se a ela, a filosofia no , diferentemente das cincias positivas, um corpo de conhecimentos que possa ser resumido num manual (p. 16). Com que concepo da histria da filosofia se comprometem suas Lies?

Jos Arthur Giannotti No creio que se possa escrever A histria da filosofia. Recebemos como herana uma boa quantidade de textos ditos filosficos, que podem ser atravessados por vrias linhas, cada uma explorando tores de certos conceitos bsicos. Tentei demarcar algumas etapas de conceitos como proposio, bipolaridade, monopolaridade, algo, ver como, dizer etc., procurando mostrar como foram

3 pensados de vrias maneiras. Nada impediria de seguir outras trilhas, aquela dos conceitos morais, por exemplo. Minha escolha, porm, continua meus esforos de fazer um balano dos a priori das aes, do logos prtico, como gostava de dizer. Agora no sentido de liberar a lgico-ontologia da exigncia de unidade e assim permitir que ontologias e gramticas regionais ganhem suas respectivas legitimidades. Por exemplo, em vez de subordinar toda a anlise do modo de produo capitalista aos meandros de uma dialtica materialista algo que at agora ningum foi capaz de dizer o que , procuro centrar o estudo na prpria gramtica do capital. No duvido de que cada grande filosofia seja fruto de seu tempo, mas tambm ela serve para que esse tempo seja compreendido e ampliado. Tambm um fruto a mais na cesta do mundo. Mas que significa ser fruto de seu tempo? Se uma filosofia fruto de seu tempo, esse tempo tambm fruto dela na medida em que ela esclarece o prprio sentido do tempo e de seu existir. O tempo do racionalismo clssico no o mesmo da escolstica e ambos so muito mais rpidos, abrem mais veredas, que o tempo da patrstica. Mas tambm nossa experincia deles mais lenta, porque demoramos mais para ler e refletir sobre essa fantstica famlia de filosofias. Existem pocas mais propcias ao desenvolvimento da filosofia, mas o curso dela depende de como os filsofos se entendem e se desentendem. Nem tudo est prconfigurado na matriz do mundo. E lembremos que nem todos os povos possuem filosofia. Se todos desenvolvem uma cosmologia, somente alguns a colocam prova na discusso pblica. Alm disso, se a disperso dos sistemas filosficos, a diafonia, a primeira experincia que temos deles, logo essa diferena contrabalanada pela descoberta de semelhanas de famlia. Depois da inaugurao grega, os filsofos criam novas travaes discursivas a partir de outras travaes discursivas, mas sempre tratando de torcer uma corda com as curtas fibras que possuem. evidente que sofrem, nesse processo, incidentes favorveis e desfavorveis ao curso de seus trabalhos, mas essas condies de seu vir a ser, quando aparecem repensadas na filosofia escrita, so levadas por uma nova historicidade, aquela de seu prprio desdobrar. Talvez valesse a pena distinguir entre as experincias com a filosofia e o museu imaginrio de suas obras. Um museu pode ser percorrido pelos mais variados caminhos, mas a cada um de ns somente nos dado um deles. At o sculo XX, a filosofia era equiparada cincia. Kant, por exemplo, achava que estava resolvendo problemas que outros eram incapazes de resolver. No h filsofo, contudo, que no parta de pressupostos que no possam ser postos em dvida. Wittgenstein considera que os sistemas filosficos nascem de erros gramaticais. Mas esses erros tm origem na

4 gramtica defeituosa de certos jogos de linguagem que esse filsofo considera corretos. A noo de jogo de linguagem, de gramtica, a explicao de como regras so seguidas de forma impessoal, so momentos altamente integrados do lbum filosfico que ele escreveu. Sua terapia das filosofias anteriores uma filosofia como outra qualquer. Com uma diferena radical: abandona suas pretenses de trilhar o campo das cincias, no demanda o mesmo tipo de consenso que se estabelece entre os cientistas. Se hoje me aproximo dele, porque, de um lado, a histria de meus escritos convergiu para seus pensamentos, mas tambm porque, de outro, a histria da minha vida me ensinou a ser mais atento s diferenas.

Luciano Codato O leitor poderia ficar com a impresso de que a tradio se reduz a um vasto comentrio a Plato e Aristteles. Mas essa impresso ilusria e resulta de uma leitura irrefletida. Os conceitos filosficos, lemos em suas Lies, no possuem matrizes universais que reencarnariam em diferentes momentos da histria (p. 16). Em outras palavras, no se trata, para os grandes autores, de fornecer novas solues para velhos problemas. Husserl, por exemplo, que publicou um curso com o ttulo de Filosofia primeira e que se refere aos temas indelveis da histria, no incorre nesse tipo de equvoco. Quando apresenta, anos antes, o conceito de reduo e insiste na questo da transcendncia, Husserl argumenta que Descartes e Kant permaneceram, assim como Hume, aqum da fenomenologia por terem confundido a postura filosfica com a postura natural, que pertinente s cincias positivas e ao senso comum. Os modernos deram uma resposta psicologista, biologista e antropologista, respectivamente, pergunta: como podemos ir alm da esfera das representaes em direo s coisas mesmas, se s temos acesso a elas mediante representaes? S que Husserl no pretende, por sua vez, oferecer uma nova soluo para o mesmo problema, no pretende substituir aquelas respostas, supostamente falsas, pela resposta verdadeira. Sua objeo s filosofias da representao a de que jamais se chegou com clareza ao sentido prprio do problema (Husserliana, v. II, p. 39), a questo apenas nominalmente a mesma. No se trata, portanto, de opor uma verdade a outras verdades, mas de pensar aquilo que o tempo presente deve reconhecer como problema. Da a pergunta: por que filosofia primeira e filosofia perene no designam, no seu entender, conceitos recprocos?

5 Jos Arthur Giannotti No final do posfcio da Crtica da economia poltica, Marx trata de explicar como certas obras de arte se nos apresentam com uma beleza perene. H produes artsticas, como as gregas, que nos fascinam porque nasceram em situaes precrias que no mais tornaram a ocorrer. Quanto aos grandes sistemas filosficos, no nos fascinam, ento, porque possuem um contedo parcial de verdade que encontramos ao explorar a enorme diversidade das verdades em nossas vidas cotidianas? Nesse sentido, se no h filosofia perene, h entretanto um perene filosofar. No porque as produes dos homens se parecem que elas so perenes, como se fossem instncias de uma mesma forma. A filosofia primeira estuda o ser, mas, como sabemos desde Aristteles, o ser dito de vrias maneiras. E a maneira pela qual a substncia foi dita por Aristteles no a mesma pela qual dita por Agostinho. Um dos ganhos da filosofia no sculo XX mostrar que os verbos dizer e ser esto ligados pelos usos do que est sendo dito e sendo. Para Heidegger, j que o ser-a do homem est no mundo, os sentidos dos entes que formam este mundo so travados segundo os modos pelos quais esses entes se vinculam segundo seus respectivos usos. Por exemplo, o lpis que tenho na mo serve para escrever e se reporta, ento, a folhas de papel e outras superfcies onde posso traar minha escrita. Esse para qu, na circunviso de suas aes articulando o mundo, transforma-se no sobre o que quando dito por uma proposio. Por isso, se a proposio Este lpis comprido, cuja forma algo como algo, ela depende da conjuno do para qu num como lpis. A madeira e o grafite esto unidos numa atividade de escrever como lpis, de sorte que a forma da proposio apofntica, algo como algo, depende de um como que confere unidade significativa ao objeto. Desse ponto de vista, a significncia do mundo est ligada aos usos dos entes. Em contrapartida, para Wittgenstein, o sentido de lpis como essa palavra funciona em seus jogos de linguagem. O sentido est ligado ao uso da palavra, e no ao ente que ela diz. Mas, ento, o significante lpis to ambguo como a conhecida figura do pato/lebre: caracteres so juntados para que sejam vistos apenas como se referindo ao lpis. Para os dois filsofos, o sentido das palavras est ligado ao uso, mas um caminha na direo inversa do outro. nossa tarefa encontrar os pressupostos, quase sempre impensados, desses caminhos. Pelo simples fato de serem diversos esses caminhos, no d para se fundar num deles. O que vai para o brejo o princpio do fundamento enquanto princpio nico. E aprendemos a ver a filosofia tambm como se fosse uma figura ambgua, a alterao de aspectos quando se passa de um sistema para outro.

6 Luciano Codato Voc recorre distino entre uma histria do vir a ser e uma histria categorial para caracterizar as relaes da filosofia com o tempo, distino que se verifica nos Grundrisse, de Marx. H uma passagem sobre o sentido da filosofia, no incio de suas Lies, que parece significativa para o modo pelo qual Voc repensa certos problemas de Marx e tambm de Wittgenstein: Decretar simplesmente que a filosofia nasce de erros gramaticais, sem examinar como esses erros se entranham no prprio funcionamento da linguagem, ou ainda, que se reduz a uma falsa conscincia de conflitos radicais, sem explicitar os procedimentos estruturais que levam a esse encobrimento do real, to s denota ignorncia do prprio sentido da filosofia (p. 16). Essas linhas sugerem at que ponto Voc pode acompanhar Wittgenstein e onde tem que abandon-lo, precisando repensar por conta prpria o problema marxiano da iluso necessria, uma teoria da alienao etc., que no foram pensados por ele. Essa mesma passagem tambm se volta contra uma espcie de marxismo, h dcadas repudiado por Voc, com o seguinte argumento: antes de armar um novo discurso sobre a emancipao, a democracia radical e outras palavras de ordem... preciso no perder de vista certas escolhas tericas que Marx fez (p. 15). Quer dizer, antes de se engajar na retrica libertria da Revoluo, a tarefa explicitar os processos estruturais que, na sociedade capitalista, tornam as relaes entre os indivduos inevitavelmente alienadas. Da o interesse da investigao filosfica por uma poltica emancipadora, uma vez que se trata de contribuir para tornar tanto mais democrticas aquelas instituies que regulam a vida social. Sua gerao leu Marx como filsofo contemporneo e Voc o entendeu como autor de uma obra inacabada, cuja herana deixa o desafio de repensar a lgica do capital, sem as iluses do fim da Histria. Se as escolhas tericas de Marx no mais podem ser feitas, se uma dialtica materialista precisa ser reinventada, ento se trata de repensar a lgica de Hegel e sua reviravolta marxiana mediante os questionamentos da lgica contempornea (p. 15). Entender o conceito de contradio real Voc faz questo de ressaltar foi uma tarefa que me propus desde o comeo de minha carreira e alguns de seus germes ainda permanecem nos veios destas lies (p. 15). Tendo em vista seu percurso intelectual, como Voc compreende Lies de filosofia primeira?

Jos Arthur Giannotti Do ponto de vista de meu trabalho, as Lies simplesmente mostram que a fragmentao de meus textos anteriores era inevitvel. No preciso entender o que a dialtica materialista para entender a dialtica do capital, que possui uma dialtica prpria. No por isso que essa dialtica no tem reflexos noutras esferas da prtica e do

7 saber, simplesmente estou recusando o pressuposto da matriz de todas as idias de uma poca. H mais que isso. As filosofias so invenes que enriquecem o mundo, alargam seu mbito e nos deixam mais cientes de nossas escolhas e de nossas deficincias. Vamos deixar de sempre pressupor uma matriz identitria. Por que a gramtica do capital no teria suas vielas prprias? Por que imaginar que depende de uma teoria geral da iluso necessria ou de uma teoria do discurso como Setzung? Em contrapartida, note-se que o discurso da identidade do capital todo-devorador, do sentido unitrio da contradio e da crise, quando repetido incansavelmente, resulta no niilismo. Nada poderamos fazer que nos permitisse escapar dele. A primeira tradio, uma espcie de marxismo universitrio, que faz da idia de emancipao o passe-partout de qualquer ao poltica, esgota-se nos comentrios dos textos sagrados, sem levar em conta que se assentam em fundamentos questionveis. A segunda tradio reafirma a necessidade de se criticar a modernidade a partir das contradies do capital. Mas nenhuma delas estuda exatamente como essas contradies se travam no presente e quais so suas foras transformadoras. Um capital global, na sua diversidade, no est criando uma misria global, mas refratria a qualquer unidade? Da a importncia da poltica e do aprofundamento da democracia.

Luciano Codato A ausncia de Hegel e Kant em seu livro merece comentrio. A conferncia Dialtica versus analtica, que Voc apresentou no Encontro da Anpof em 2008 e publicou na revista Analytica, oferece um esboo da tese que, de modo mais desenvolvido, sustentada nas Lies. Assim comea o texto: Vou defender a tese de que existe uma correspondncia ligando, de um lado, as estruturas de uma lgica e a ontologia que as pensa, de outro, a maneira pela qual o conhecimento repartido entre analtica e dialtica. somente nesse contexto que dialtica e analtica ganham sentido filosfico. Mas, no mbito desta minha apresentao, somente poderei aludir a alguns textos, indicando a direo em que poderiam ser lidos para que minha tese possa ser compreendida. Indicarei apenas como a cristalizao da lgica formal em Aristteles se d no contexto de sua metafsica, mas nada mais farei que ler as primeiras linhas do tratado das Categorias. Indicarei como Kant retoma essa questo e como Hegel rel esse texto de Aristteles. Finalmente, tentarei mostrar como a nova lgica formal elaborada a partir de Frege subverte inteiramente a questo. Aqui no me interessam as opinies dos filsofos, o acerto delas, mas unicamente as tores que sofrem quando os filsofos refletem sobre problemas j pensados por outros. Se pudermos voltar a seu livro Apresentao do mundo (1995), uma das teses bsicas a de que toda lgica termina

8 se comprometendo com certos pressupostos ontolgicos, tudo que formal j manifesta seu carter transcendental. Talvez se possa compreender a lacuna de Marx em suas Lies, visto que Voc j publicou o livro introdutrio Marx alm do marxismo (20001, 20102). Mas a no incluso de Kant e Hegel parece uma escolha estratgica. uma opo para evitar as fontes conceituais da Teoria crtica e prevenir o leitor da influncia de Adorno, Habermas e Cia., que lhe parece indevida, exagerada. O circuito idealismo alemo, marxismo e Teoria crtica Voc observa no amplia o mbito do relacionamento do logos e do ser... alm de uma lgica formal incapaz de compreender o novo estatuto lgico das estruturas matemticas (p. 11). Outras objees suas Teoria crtica j se observam em alguns artigos publicados na imprensa e reunidos no livro Notcias no espelho (2011). A questo a seguinte: Voc decidiu omitir autores como Kant e Hegel, importantes para seu trabalho, para dissuadir as novas geraes da relevncia que se atribui Teoria crtica? Em outras palavras, para prevenir os mais jovens de que possvel pensar a poltica e a moral a partir de um conceito de racionalidade muito mais consistente do ponto de vista lgico-ontolgico? Seja como for, suas objees a essa tradio do eclipse da razo no atingem tambm o discurso de Heidegger sobre a tcnica?

Jos Arthur Giannotti Tenho a maior admirao pela tecnocincia contempornea. Alis, se ainda estou vivo, por causa de seus progressos. Uma coisa, porm, liberar a energia do tomo, outra, a construo da bomba atmica. No a poltica de extermnio que est errada? Alm do mais, o progresso da cincia depende de grandes investimentos, onde as escolhas do capital aparecem. Nosso maior problema no o crescimento explosivo da cincia e da tcnica que se fundem num mesmo movimento, mas como isso usado na promoo de uma economia poltica que visa antes de tudo seu auto-crescimento. A ameaa vem do capital, no da tecnologia e, menos ainda, de qualquer forma de racionalidade. Por que no incluir o estudo de Kant ou de Hegel? Mas por que no incluir tambm todos os outros grandes sistemas em que o cruzamento da lgica e da ontologia seja intrnseco? No pretendi escrever uma histria da filosofia que comportasse uma anlise dos grandes sistemas. Nem tenho competncia para tanto. Mais ainda na minha idade, quando tendo a esquecer o que estou lendo. Mas claro que h tambm um motivo estratgico para deixar Kant e Hegel de lado. Ambos terminam pensando o juzo como reflexo. Kant aceita uma lgica formal de manual

9 que termina viciando toda sua Analtica. Por que isso no diminui o valor extraordinrio dessa filosofia? verdade que uma afirmao como essa pode provocar frisson nos kantianos, at mesmo em Voc, creio eu, kantiano matizado. Mas cabe a vocs explicarem, por exemplo, como um juzo singular pode ser tomado como se fosse um universal, sem as descries definidas de Russell. S que o que me importa agora, no entanto, mostrar como um juzo, por ser sempre prtico, depende, na sua prtica, de outros juzos. a prpria noo de juzo que se altera, visto que o exerccio de sua bipolaridade depende do exerccio de proposies monopolares que, contudo, no esto inteiramente tematizadas. Por isso precisei caminhar rapidamente at alcanar Wittgenstein, passando pelo seu inverso, Heidegger. E se pulo de Agostinho para alcanar Nietzsche, no simplesmente porque passo do primeiro grande filsofo cristo para o primeiro grande no-cristo. Interessa-me tambm uma unidade que vem a ser trina porque a verdade assim o , para ento ir desde logo para um pensamento onde a falsidade bate no nervo do pensar. Desse ponto de vista, a Teoria crtica irrelevante, porque lida com categorias muito estreitas do juzo. A meu ver, o esforo de Habermas em renov-la, acolhendo os resultados das teorias performativas, no chega a tocar nas razes dos problemas postos pelas anlises de Wittgenstein, em particular no seu texto Sobre a certeza, nem nas investidas de Heidegger sobre a predicao na constituio do logos. O estudo de algo como algo, antes de qualquer predicao, mais amplo e sugestivo que uma anlise do ato da fala feita por Searle. A meu ver, Heidegger muito mais amplo que o pragmatismo lingstico. Que se estude com cuidado um curso de 1923, repetido em 1944, intitulado Logik: die Frage nach der Wahrheit, no volulme 21 das Obras.

Luciano Codato A maioria dos filsofos influenciados pela tradio analtica insiste na mesma provocao: Kant pensa os problemas lgicos a partir do psicologismo de PortRoyal, alm de recorrer a Vernunftlehre, de Meier, uma lgica de manual. Mas no lhe parece uma interpretao frgil considerar as trs Crticas um monumento na histria da filosofia e supor que Kant considera os problemas lgicos sem a devida profundidade? Convenhamos, Kant deixa a lgica para os lgicos e dela extrai o que diz respeito metafsica. Est preocupado no em descobrir relaes formais entre os juzos, mas em reinterpretar a noo de forma lgica para que se possa evitar o logicismo de Leibniz e resistir interpretao essencialista do mundo. Hegel pondera que a crtica da razo j converte a metafsica em lgica, pois a partir do poder de julgar que tm origem as categorias, na Analtica, e as idias sobre o eu, o mundo e Deus, na Dialtica. No se poderia dizer que essa uma

10 problemtica exclusiva da Crtica da razo pura, pois as divises da tbua dos juzos servem de fundamento ao sistema por inteiro, seu valor arquitetnico encontra-se tambm na segunda e na terceira Crticas. Portanto, se o conceito kantiano de razo extrado da lgica, fica difcil optar pelas alternativas neokantianas e justificar o logos pelos fatos, quer pela cincia matemtica da natureza, quer pela diviso das esferas normativas dos valores da modernidade. Devemos desqualificar uma lgica que caracteriza os juzos singulares a partir dos juzos universais? Em todo caso, no a partir da, no mbito dessa mesma lgica, que se tem acesso aos juzos reflexionantes? A uma espcie de pensamento cuja forma sempre singular e cuja validade intersubjetiva se deve produo de um universal, mesmo sem conceitos? No podemos nos esquecer de que a reflexo nem sempre deixa vestgios, ela desaparece nos resultados, como insistia Rubens Rodrigues Torres Filho. O sujeito do juzo singular no precisa de nenhuma descrio definida, a reflexo que descobre o universal como representao parcial na representao do singular. Na origem dos conceitos empricos encontra-se uma operao que passa do ver algo em algo para o pensar algo sob algo, mediante a conscincia da universalidade, isto , da validade comum de uma representao em sua relao com outra no juzo. Devolvendo a provocao, a pergunta a seguinte: no seria o caso de admitir, em vista da descoberta dos juzos reflexionantes, a herana kantiana do segundo Wittgenstein, tal como Voc o interpreta? E, no caso, no se constuma subestimar essa herana provavelmente pelo fascnio que Leibniz exerce na tradio analtica? Ponderemos: no h dvida de que o formalismo leibniziano muito mais profcuo ao desenvolvimento do clculo contemporneo e que as objees de Frege a Kant, sobretudo a tese da analiticidade da aritmtica, esto nas origens da revoluo que o sculo XIX promove na lgica. Mas h tambm um pressuposto da concepo kantiana da sntese priori, do argumento contra o carter analtico dos juzos aritmticos, que freqentemente obliterado pelos filsofos da lgica. Se preciso uma atividade identificadora para se chegar verdade 7+5 = 12, se a identidade verificvel em uma simples equao exige uma operao do pensar, um fazer que resulta em algo como algo, Kant no parece mais prximo do segundo Wittgenstein, ento, que qualquer ideal de formalizao da linguagem mediante conceitos aritmticos?

Jos Arthur Giannotti Mas Kant, ao aceitar a lgica escolar de seu tempo, no est transpondo para sua prpria filosofia solues lgicas que passaram a ser insuficientes para

11 ns? Um sculo depois a lgica formal era outra. A predicao aristotlica uma atribuio de um predicado (para Frege, um conceito) a um hypokeimenon, a um subjectum, indicado pelo nome. Desse ponto de vista, o predicado reporta-se ao objeto, e no ao nome. Da a necessidade da quantificao de ser interna a essa relao. Depois de Frege, a predicao formalizada como uma funo, a relao se d entre uma funo proposicional e dois valores de verdade. paralela, vamos dizer assim, ao curso do enunciado. Segue-se que a varivel precisa ter seu campo de variao, os quantificadores visam esse campo, e no o hypokeimenon. No a mesma coisa dizer alguns homens e dada h(x) existe um x". Neste caso a classe precisa ser posta como existente enquanto classe, do contrrio teremos paradoxos. No toa que os lgicos do incio do sculo XX se ocupavam dos objetos simples e Russell precisou da noo de descrio definida para chegar ao indivduo. Ora, na medida em que sujeito e predicado funcionam no mesmo plano, a predicao pode ser entendida como imagem (Bild), como no Tractatus, ou ainda, reportando-se s significncias tecidas pelos jogos dos instrumentos, como em Ser e tempo. Mais tarde, no jogo de linguagem, a predicao surge como um mtodo de projeo muito pobre. como se um plano rico de figuras fosse projetado noutro em que s haveria crculos. A partir desse segundo plano pouco se pode conhecer sobre o primeiro. No h mais, nessas condies, uma forma elementar da proposio. S podemos encontrar semelhanas de famlia entre as proposies, os prprios jogos de linguagem no possuem uma forma, mas apenas semelhanas. Desaparece o problema da forma lgica que tanto preocupou Wittgenstein no incio da carreira e que Voc mesmo evoca para penetrar na filosofia de Kant. Agora, se falta uma pea essencial ao sistema, como podermos ser kantianos? Isso no diminui o valor dessa filosofia, j que filosofia e cincia no dividem mais um mesmo campo do conhecimento. Kant continua me inspirando, mas no penso dentro de seu sistema. Meu interesse se dirige mais para Heidegger, principalmente para Ser e tempo, em que a linguagem se articula tendo em vista o discurso (Rede) sem palavras que, enquanto modo de ser do Dasein, se constitui no jogo instrumental das significncias. Enfim, para concluir, h juzos que so imutveis enquanto jogados. No o que acontece com os lances, por exemplo, do futebol, na medida em que sempre seguem as mesmas regras? Mas, no jogo de medir um comprimento, o padro de medida varia conforme os resultados convenientes da mensurao. Nesse caso, a reflexo cabal, mas no predicativa, nem circunscreve um indivduo, a no ser cada individualidade, cada lance, do processo de mensurao.

12

Luciano Codato Pensando em seus interlocutores, seria possvel supor de que modo alguns de seus mestres receberiam as Lies, por exemplo, Gilles-Gaston Granger e Jules Vuillemin? Ou que objees faria um colega como Grard Lebrun? Ainda entre os franceses, os seguintes comentrios a um livro de Jean Hyppolite, Logique et existence (1953), cujo tema tambm a ontologia, podem servir para observarmos algumas opes que Voc fez em seus trabalhos: Hyppolite questiona a Lgica, a Fenomenologia e a Enciclopdia a partir de uma idia precisa e sobre um ponto preciso. A filosofia deve ser ontologia, no pode ser outra coisa; no h, porm, ontologia da essncia, s h ontologia do sentido. (...) O ser no , segundo Hyppolite, a essncia, mas o sentido. Dizer que basta este mundo dizer no apenas que ele nos basta, mas que basta a si mesmo e que remete ao ser, no essncia alm da aparncia, no a um segundo mundo, que seria o mundo inteligvel, mas ao ser como sentido deste mundo Que no exista um segundo mundo , segundo Hyppolite, a principal proposio da Lgica de Hegel, pois ela a razo para transformar a metafsica em lgica... Meu discurso lgico ou propriamente filosfico quando digo o sentido daquilo que digo e, dessa maneira, o prprio ser se diz. () E h um ponto nisso tudo em que Hyppolite se mostra inteiramente hegeliano: o ser s pode ser idntico diferena na medida em que a diferena levada ao absoluto, isto , contradio. A diferena especulativa o ser que se autocontradiz. A coisa se autocontradiz porque, ao ser diferente de tudo que ela no , encontra seu ser nessa prpria diferena, s se reflete a si mesma ao refletir-se no outro, uma vez que o outro seu outro. Eis o tema que Hyppolite desenvolve ao analisar os trs momentos da Lgica, o ser, a essncia e o conceito. Esses comentrios so de Gilles Deleuze, autor da mesma gerao que Voc, mas to distante que parece curioso poder medir as posies de ambos a partir de Hegel. Como Voc insiste, por exemplo, em Certa herana marxista (2000), no h como explicitar o logos de nossas aes sem explorar a noo de contradio real, o sentido irracional da racionalidade que determina nossas condutas. Devese reconstituir o sentido da ontologia depois dos avanos da lgica fregiana e, sobretudo, a partir do segundo Wittgenstein. De todo modo, por que no privilegiar a noo de diferena, mas a de contradio real?

Jos Arthur Giannotti Continuo a amar meus mestres. Mas Granger afirmou que eu o tinha trado e, se ainda pudesse ler, teria provavelmente apenas folheado as Lies.

13 Vuillemin terminaria por me dizer que continuo um filho da terra. Lebrun? Talvez continussemos a nos olhar de vis, mas com carinho. Sobre a questo da ontologia, preciso compreender que, com Wittgenstein, a noo de sentido se amplia. No cabe mais perguntar o que o sentido de lpis, mas como essa palavra usada. E se a linguagem uma trama de jogos de linguagem, porque essa trama possui uma unidade ampliadora, tal como uma grande cidade vem a ser uma unidade. Falamos fazendo funcionar jogos de linguagem que se integram e supem outros jogos. Construmos jogos de linguagem por meio de jogos de linguagem. Entre eles existem jogos de linguagem no-verbais como, a meu ver, a gramtica do capital, cujas contradies lhe so prprias. No sei o que a essncia, a contradio, a diferena e assim por diante. Cada um desses conceitos adquire significado no contexto do jogo de linguagem onde esto sendo empregados. E por essncia entendo, como em Wittgenstein, a descrio monopolar das regras de um jogo de linguagem. Considere-se, ainda, que uma regra de um jogo de linguagem sempre bipolar quando est sendo seguida, mas monopolar quando aprendida, quando dita para que algum venha a entender o que seja um jogo de linguagem. Nesse sentido, uma contradio o limite que consome certa alteridade, vindo a ser simplesmente um cruzamento de sentidos que se esgotam em si mesmos quando se fala dela. Estamos vendo como o capital financeiro contradiz o capital produtivo, porquanto o inviabiliza, mas ao mesmo tempo como o Estado tenta juntar os dois termos opostos de modo que transformem uma contradio, pelo menos, numa contrariedade colaborativa. Mas s custas de quem? Que outras contradies se conformam, sem que sejam claramente expostas pela poltica? Lembremos, a poltica se faz sempre separando aliados de adversrios e, quando essa oposio se converte numa contradio, quando no h terreno comum entre eles, a soluo s pode ser a guerra. A poltica, numa sociedade capitalista, s pode impedir a guerra quando a democracia construir um terreno comum em que os interlocutores possam dialogar. Mas, para isso, os termos da questo precisam ser reconfigurados.

Luciano Codato A exposio de Plato nas Lies, especialmente da teoria das formas, procura menos fazer jus s interpretaes recentes sobre o tema, que aos pressupostos necessrios compreenso do ver algo como algo no segundo Wittgenstein. Durante a discusso do livro na Unifesp, Voc procurou esclarecer essa estratgia respondendo s

14 questes de Maurcio Marsola, que tira partido da literatura das ltimas dcadas sobre o platonismo. Suas Lies tendem para os escritos daquele autor contemporneo, em suma, cujo legado histria da filosofia lhe parece definitivo. Pode-se desconfiar de que mesmo Heidegger desempenha um papel secundrio no livro, aparecendo, sobretudo, como contraponto a Wittgenstein. Depois da primeira parte, A conquista do terreno, Voc abre a segunda, O terreno minado, com o tema da crise dos fundamentos da aritmtica. fcil reconhecer essa problemtica nas origens da filosofia analtica, mas, quanto tradio fenomenolgica, h quem aponte mais dificuldades. A caracterizao do conceito de nmero, por exemplo, indispensvel a Frege, Russell e Wittgenstein, mas talvez se quisesse alegar que essa noo no adquire a mesma relevncia em Ser e tempo. parte a formao matemtica de Husserl, dando menos nfase a seus primeiros escritos, polmica com Frege sobre o psicologismo etc., parece o caso de perguntar, ento, se os problemas lgicos da aritmtica no traduzem certo privilgio das Lies a Wittgenstein e tradio analtica, em detrimento da fenomenologia? Em que sentido Heidegger herda, ele tambm, as questes do sculo XIX sobre os fundamentos da aritmtica?

Jos Arthur Giannotti No estou a par de todas as interpretaes modernas sobre Plato. Mas me parece bvio que at os mais atuais comentadores continuem a considerar por que a forma pensada como um eidos, o mais visvel. Assim como no posso examinar as interpretaes de um autor, cabe-me apenas sublinhar algum tema que possa ter eco posteriormente. E o mais visvel no ecoa na problemtica do ver o aspecto, em particular naquele da figura ambgua? Tambm no posso acompanhar todos os pensamentos do jovem Heidegger. Apenas me interessa que ele tambm se identificava, ento, como um matemtico anistrico. bvio que sua formao era diferente, que a teologia o ocupava muito, mas o que me importa mostrar que a crise dos fundamentos da aritmtica provoca uma revoluo na lgica formal, a nova lgica matemtica, que obriga a numa nova reflexo sobre o logos. E tanto os analticos como os fenomenlogos terminam identificando o logos com a linguagem. No virei partidrio de Wittgenstein. Mas tanto ele como Heidegger nos permitem reler as filosofias do passado salientando pontos que os historiadores do passado no viam. No essa, hoje em dia, nossa experincia mais ampla? Experincia que os filsofos que se casam com um ou dois sistemas no acabam deixando de lado? O debate entre os dois no

15 um jogo em que um deles sairia vencedor, mas um contraponto que poder servir para explicitar melhor como se d hoje uma experincia da filosofia, que no seja deste ou daquele autor, mas procure certa unidade diferente. Se compararmos os textos de Heidegger e de Wittgenstein, percebemos que eles se esclarecem mutuamente, na medida em que optam por caminhos diferentes. Este ltimo afirma que no h fenomenologia, mas problemas fenomenolgicos. Ora, a fenomenologia se ocupa com fenmenos, isto , com o que aparece (e desaparece, no caso de Heidegger). Fenmeno, para Heidegger, no o evidente, mas o que se desvela, o que sempre implica velamento. Em contrapartida, se no Tractatus a proposio elementar colocava problemas fenomenolgicos, a partir dos anos 30 a evidncia se ramifica em dois caminhos: de um lado, a regra evidente enquanto seguida, o que sempre implica erro; de outro, esse seguir a regra depende de uma Weltbild pressuposta como certeza invisvel. Como a experincia se cria, ento, pelo jogo da certeza?

Luciano Codato Como suas respostas evidenciam, Voc est escrevendo um novo livro, complementar a essa introduo filosofia, que consiste justamente num contraponto entre Heidegger e Wittgenstein. Mas h tambm um antigo projeto sobre a moralidade pblica e a moralidade privada. Em alguns ensaios do livro Notcias no espelho (2011) e noutros textos de carter mais tcnico, j se podem observar algumas indicaes sobre sua problemtica. O critrio lgico, por exemplo, e no apenas emprico, da diferenciao dos juzos prticos nas esferas da intimidade, da amizade e da vida regulada por instituies sociais. Que dificuldades tm feito Voc adiar a publicao desse livro, cujo projeto j tem, pelo menos, vinte anos? Que problemas ainda no foram suficientemente resolvidos ou se impuseram depois do projeto inicial?

Jos Arthur Giannotti Os caminhos do pensamento no so lineares. Quase sempre o comeo no nos leva ao fim. Holzwege? Do mesmo modo como tratei do juzo esttico, espero tratar do juzo moral. Mas este depende de certos pressupostos, relativos ao que os homens so e devem ser, que so difceis de configurar. O texto que tenho no computador sobre esse juzo j foi refeito vrias vezes e ainda no pode ser publicado como est, porque contm erros que somente agora me aparecem. Depois do Contraponto, se estiver vivo e

16 lcido, espero poder dedicar todo meu tempo livre para enfrentar esse problema. Mas o Contraponto est difcil de ser pensado e redigido.

You might also like