You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

PROFESSOR: PAULO ROBERTO DE S. FREITAS FILHO

1 LISTA DE EXERCCIOS O SETOR EXTERNO 1. Explique a teoria das vantagens comparativas e os ganhos com o comrcio. 2. Responda colocando V ou F caso a questo seja Verdadeira ou Falsa respectivamente. Justifique as falsas. ( ) A vantagem comparativa e no a absoluta, determina o padro de

comrcio. ( ) At mesmo se o pas local tiver uma vantagem absoluta produzindo quantidade superior em todos os artigos do pas estrangeiro, ele pode ganhar comercializando com o pas estrangeiro. 3. Num mundo ricardiano, com o trabalho como o nico fator de produo remunerado, a tabela a seguir fornece os custos constantes da mo-de-obra por unidade de produo de diferentes mercadorias para os pases e . Ao 10 5 Carros 10 8 Navios 10 10 Mquinas 10 12 Tratores 10 14

a) Em que bens o pas tem uma vantagem absoluta? Por qu? b) Em que bens o pas tem uma vantagem comparativa? Por qu? c) Que pas exportaria navios (se os preos mundiais destes bens fossem iguais)? Porque? 4. Por que uma poltica de substituio de importaes pode ser justificada a partir da crtica estruturalista s vantagens comparativas? 5. Avalie a seguinte declarao: Os pases pobres vendem matrias-primas aos pases ricos em troca de bens finais. Devido a os bens finais receberem preos mais altos do mercado mundial, os pases ricos, de fato, esto explorando os pases pobres, convertendo insumos importados baratos em bens de preos altos.

6. Defina o conceito de taxa de cmbio, sua importncia e os principais regimes cambiais. 7. Explique como a poltica cambial pode contribuir para um plano de estabilizao inflacionria. 8. Explique como a poltica cambial pode contribuir para o empobrecimento dos pases vizinhos, e ganhos para o pas que a pratica. 9. Supondo: supervit comercial de 424 milhes, dficit no balano de servios de 6.021 milhes, transferncias unilaterais positivas de 188 milhes, supervit de 13.921 milhes no movimento de capitais autnomos e erros e omisses de 16 milhes, reponda: a) Qual o saldo em conta corrente do balano de pagamentos? b) Qual o saldo do balano de pagamentos? 10. Considere os seguintes dados que refletem as relaes de uma economia hipottica com o resto do mundo, num determinado perodo de tempo, em unidades monetrias: Exportaes com pagamento vista: 100; Importaes com pagamento vista: 50; Entrada de investimento direto externo: 200; Pagamento de juros de emprstimos, remessas de lucros e pagamentos de aluguis: 80; Amortizao de emprstimos: 50; Qual o saldo da balana comercial, da balana de servios, o saldo em transaes correntes e o saldo total do balano de pagamentos? O que acontecer com estes saldos caso o investimento externo entre no pas sob a forma de mquinas e equipamentos? 11. (BACEN) Assinale a alternativa correta. Podem ser consideradas como alternativas de correo de dficits no Balano de Pagamentos as seguintes polticas: a) Elevao do nvel de atividade econmica, elevao da taxa de juros e desvalorizao cambial. b) Elevao do nvel de atividade econmica, reduo das taxas de juros internas em relao s externas e desvalorizao cambial.

c) Reduo do nvel de atividade, elevao das taxas de juros internas em relao s internacionais e desvalorizao cambial. d) Elevao do nvel de atividade econmica, restries entrada de capitais autnomos e desvalorizao cambial. e) Reduo do nvel de atividade econmica, restries entrada de capitais autnomos e valorizao cambial.

You might also like