You are on page 1of 9

PROJETO FUTURO EM NOSSAS MOS SUGESTES DE DINMICAS DE GRUPO PLan internacionaL BLOCO 2 Cidadania Tema 2.

1 Direitos e deVeres
Blocos e temas Bloco 2 Cidadania Temas 2.1 Direitos e deveres Sugestes de dinmicas :: Direitos Humanos e Cidadania :: Sistema de Garantia de Direitos (SGD) :: Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA)

As dinmicas aqui apresentadas foram sugeridas pela organizao Plan Internacional e revisadas pelo Instituto Votorantim.

Dinmicas de grupo
Direitos Humanos e Cidadania Objetivo: refletir sobre os conceitos de Direitos Humanos e Cidadania. Desenvolvimento: Tempestade de ideias sobre o que cada participante entende por Direitos Humanos e Cidadania. Divididos em grupos, ler e discutir o texto Cidadania (Anexo I). Socializar as concluses em um nico grupo. Ler, em conjunto, o poema em cordel Direitos Humanos: Isto fundamental (Anexo II).

Materiais necessrios: papel sulfite, flip chart, canetes, caneta, fita crepe e cpia dos textos. Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente (SGD) Objetivo: ampliar conhecimentos com relao estrutura, funcionamento, papis e composio do Sistema de Garantia de Direitos. Desenvolvimento: Ler, em grupo, o texto Sistema de Garantia de Direito (SGD) Construir um painel com os orgos que compem o SGD, separado nos 3 eixos: promoo, defesa e controle social.

Materiais necessrios: painel, tarjetas com estrutura, canetes, fita crepe e cpia do texto.

Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) Objetivo: promover uma melhor compreenso sobre o ECA. Desenvolvimento: Fazer uma leitura de materiais de divulgao do ECA, como A Turma da Mnica e o ECA, O Menino Maluquinho e o ECA ou o jogo virtual Cidade dos Direitos. Vivncia do jogo: Brincando com o ECA (Anexo IV).

ANEXO I Dinmica: Direitos Humanos e Cidadania


Cidadania
Fonte: livro O Brasil que temos e o Brasil que queremos: uma reflexo feminista / Cadernos SOS Corpo

Segundo a autora Jellim (1994), a Cidadania significa no s a realizao de aes como votar e ser votado, ou ter direito escola, sade, trabalho e condies dignas de moradia e segurana. Tudo isso fundamental, mas a cidadania, segundo ela, tambm uma prtica conflituosa vinculada ao poder, que reflete as lutas sobre quem poder dizer o qu, ao definir quais os problemas comuns, e como sero tratados. A Cidadania um conceito que vem se forjando historicamente, de acordo com as condies sociais e polticas de cada poca, no sendo apenas um receptculo de demandas. Na construo de seu significado original, esse termo no dizia respeito s mulheres, nem aos negros. Isto , nele no estavam includas todas as pessoas. No incio, o cidado era exclusivamente o homem branco, ocidental e proprietrio. Em alguns contextos, fazia parte dos atributos desse homem, como cidado, ter uma mulher sob seu domnio e possuir escravos. no processo histrico, por ao dos sujeitos polticos, que a cidadania vai ganhando novas dimenses o que, necessariamente, implica na reestruturao do seu significado. Foi o movimento feminista que trouxe para a esfera pblica a revolta das mulheres contra as relaes sociais de dominao e explorao s quais estiveram historicamente submetidas. Ao longo dos anos, esse movimento tem lutado por igualdade, justia social e liberdade. Um movimento que, no seu mtodo de transformao social, alia a busca da utopia ao voltada para o presente. Dessa forma, o presente no apenas um tempo de construo do futuro, mas um tempo no qual preciso que a existncia tenha sentido, que a carncia seja superada, que a conscincia de cidadania se expanda como uma forma de lutar por direitos, mas tambm como um mtodo de enfrentar o dia a dia, como um valor que cada um(a) deve possuir para no aceitar ser desigual, ser excludo(a). A conscincia de ser cidad/o implica em uma atitude diante do mundo e funciona como uma lente para olhar os(as) outros(as) e perceb-los(as) como iguais. A cidadania deve ser tomada como valor que motive a revolta, oriente o caminho e oferea os meios de melhorar a vida que est sendo vivida. E, finalmente, ela deve servir como inspirao para tomar parte no conflito da transformao social, para produzir a fala enquanto sujeito e para no mais aceitar a violncia de sexo, de raa ou de classe como parte de um destino. O socilogo Jos de Souza Martins afirma, citando a filosofar Heller: S quem tem necessidades radicais pode querer e fazer a transformaes da vida.... A aquisio de direitos sociais forma uma base fundamental na luta por igualdade e liberdade, a qual est diretamente associada s transformaes da vida cotidiana. A realizao da cidadania tem como condies bsicas de sua realizao a igualdade de condies entre indivduos e a existncia de um estado de direito que a garanta universalmente. O que cidadania?
Fonte: Cartilha para mulheres candidatas vereadoras em Pernambuco Eleio 2000.

a conquista de pertencer com igualdade na sociedade em que vivemos, gozando dos direitos, deveres e instituies que compem essa sociedade, seja nos campos da participao, da educao, da sade, da poltica, da cultura, do consumo ou do prazer. Enfim, pertencer vida pblica e privada da sociedade. Pela cidadania, se consolidam: Direitos civis: liberdade pessoal, de expresso, crena, direito propriedade, direito de justia; Direitos polticos: direito de votar e ser votado para cargos polticos; Direitos sociais: direito educao, sade, segurana, moradia, lazer, ...

Em outras palavras, a conquista do direito do indivduo de viver a vida de um ser civilizado. A cidadania se traduz em princpios ticos, respeito diferena, justia social, equidade e solidariedade. Porm, h uma defasagem entre a cidadania como um processo universal e sua prtica concreta.

ANEXO II Dinmica: Direitos Humanos e Cidadania


Direitos Humanos: Isto fundamental (poema em cordel)
Salete Maria da Silva

o Direito de escolher / ser ateu ou ser cristo / Direito de no se ver / envolto em confuso / Ter a honra imaculada / gozar da vida privada / sem sofrer violao / Direito de exercer livremente a profisso / Direito de conviver / de fazer reunio / Direito de se informar / de no se ver processar por tribunal de execuo / Direito fundamental / est na constituio / aquele sem o qual / no existir razo / Para se bater no peito / e protestar por respeito / se dizendo cidado Direito de existir / e jamais ser molestado / Direito de ir e vir / e tambm ficar parado / o Direito de pensar / de poder se expressar / e no ser discriminado / Direito de, se for preso, / ter seu corpo protegido / e, em sendo acusado, inocente presumido / Direito de petio / e tambm de certido / sem pagar o requerido / Direito de estudar / de morar, de ter lazer / Direito de trabalhar / de salrio receber / E de se aposentar, quando o tempo chegar / sem ter de se aborrecer / Direito de pertencer / ao povo de um estado / Direito de escolher / por quem ser governado / Direito de opinar / de votar e protestar / e de tambm ser votado / So Direitos da pessoa / estrangeira ou nacional / Direito que no se doa / se conquista, afinal / Direito que no se vende / Direito que se defende / ante qualquer tribunal / Nascem da inspirao / dos Direitos naturais / Do pensamento cristo / e das lutas sociais Vo ganhando dimenses / somando-se geraes / Direito nunca demais /

So os Direitos que o povo / precisa ento conhecer / No digo nada de novo / Mas quero oferecer / Uma leitura singela / que a moa da janela / possa ler e entender / No basta s que entenda / precisa saber cobrar / para que no seja lenda o que acabei de falar Para quem de dirigir? / Como lutar, como agir? / A quem reivindicar? / Eis porque importante / que todos se mobilizem / do doutor ao estudante / todos se conscientizem Combater violaes / e desenvolver aes / requer instrumentalizao / Por isto este encontro / esta aula inaugural / O debate, o contraponto / e o dilogo fraternal / Para socializar / A forma de se buscar / o que essencial / Policial, professor, jornalista e militante / o tal terceiro setor / gente de todo quadrante / Uma ideia, muitas vozes, mil combatentes velozes / de uma ao humanizante / preciso relembrar / a luta sempre comea / onde quer que voc v ver que o sonho no cessa / Lutar enquanto houver dano / pois tudo o que humano / ao humano interessa!

ANEXO III Dinmica: Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente (SGD)


Sistema de Garantia de Direitos da Infncia e da Adolescncia (SGD)
Coleo Cadernos, CENDHEC volume 8. Centro Dom Helder Cmara de estudos e Ao Social

O Estatuto da Criana e do Adolescente Lei n 8.069/90, de 13/07/90 concretiza um notvel avano democrtico, ao regulamentar as conquistas relativas aos direitos de crianas e adolescentes, consubstanciadas no Artigo 227 da Constituio Federal: Art.227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Com a aprovao da Lei 8.069/90, de 13/07/90, temos a consagrao de um direito que, alm de explicitar os direitos gerais e especficos de crianas e adolescentes, prope uma nova gesto desses direitos, atravs da explicitao de um sistema de garantia de direitos que atende ao cumprimento do artigo 86 do Estatuto da Criana e do Adolescente, atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e no governamentais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Essa poltica de atendimento, enquanto estratgia de qualificao do atendimento direto de necessidades bsicas, como direito e de garantia desses direitos, no fundo, parte de um verdadeiro sistema estratgico jurdico-polticoinstitucional para garantir os direitos da infncia e da adolescncia. Este Sistema de Garantia de Direitos apia-se em trs grandes eixos: Promoo Defesa Controle social

Imagina-se, para cada eixo, uma lgica de articulao de espaos pblicos / mecanismos a serem mobilizados na consecuo dos objetivos de atendimento, da vigilncia e da responsabilidade, respectivamente. Eixo da promoo Promover significa dar impulso a, trabalhar a favor de, favorecer o progresso de, fazer avanar, fomentar O eixo da Promoo de Direitos tem como objetivo especfico a delimitao e a formulao da poltica de atendimento de direitos, qualificando como direito o atendimento das necessidades bsicas da criana e do adolescente, atravs das demais polticas pblicas. Esta uma concepo de reforma social proposta pelo Estatuto, que tem nas polticas pblicas sua expresso mxima. Este o espao estruturador de uma organizao social que busca garantir, de modo universal, os servios pblicos bsicos ao conjunto da populao e, de um modo prioritrio, s crianas e aos adolescentes. A linha de promoo, indicada no Estatuto a partir da criao dos Conselhos de Direitos, seria a parte do Sistema de Garantia onde os problemas relacionados infncia e adolescncia seriam alvo de atuao genrica e abrangente. A Promoo de direitos significa cuidar das crianas e adolescentes tomados como conjunto. No mbito da Promoo, esto articulados espaos pblicos e institucionais e instrumentos / mecanismos, que so responsveis pela formulao das polticas e pelo estabelecimento das diretrizes do planejamento, de modo a atingir a exigncia de universalizao dos servios. Vejamos alguns atores do eixo da Promoo: Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, Conselhos Setoriais (Educao, Sade, Assistncia Social, etc.), entidades de atendimento direto governamentais e no governamentais e Poder Executivo.

Eixo da defesa O eixo da Defesa tem como objetivo especfico responsabilizao do Estado, da Sociedade e da Famlia, pelo no atendimento, irregularidades na ateno direta ou violao dos direitos individuais ou coletivos das crianas e dos adolescentes. Ele assegura a exigibilidade dos direitos. No mbito dos espaos pblicos, temos um conjunto de atores governamentais e no governamentais: Poder Judicirio (especialmente o juzo da Infncia e da Juventude), Ministrio Pblico, Secretarias de justia, orgos de defesa da cidadania, Secretaria de Segurana Pblica, Conselhos Tutelares, OAB, DPCA e outras associaes legalmente constitudas, na forma do art. 210 do Estatuto da Criana e do Adolescente. No mbito dos instrumentos / mecanismos ou medidas disponveis para a realizao da Defesa de Direitos, temos: Aes Judiciais: habeas corpus, mandato de segurana, aes criminais, ao civil pblica, etc. Procedimentos e medidas administrativas: apurao de irregularidades em entidades de atendimento, apurao de infrao administrativa s normas de proteo, fiscalizao de entidades, advertncias, multas, suspenso /fechamento de atividades; Mobilizao social e medidas sociopolticas: presso popular legtima.

Eixo do controle social No eixo do Controle Social, o objetivo se reporta vigilncia do cumprimento dos preceitos legais constitucionais e infraconstitucionais, ao controle externo, no institucional da ao do Poder Pblico, entendido no sentido ampliado, para incluir Estado/Governo/Sociedade Civil Organizada. este o espao da sociedade civil articulada em fruns e em outras instncias no institucionais (frente, pactos, etc.) contrapartes essenciais para a existncia dos conselhos de direito, integrados pelas organizaes representativas da sociedade civil, isto , organizaes no-governamentais, entidades de atendimento direto, entidades de classe, sindicatos, pastorais e ministrios eclesiais, associaes de base geogrfica e as diversas formas de organizao social que, permanentemente, vo surgindo na dinmica da democratizao das relaes sociais. Os instrumentos deste eixo devero oferecer potencial de presso, mobilizao, produo de conhecimentos em torno da problemtica de crianas e adolescentes. O sistema de garantia de direitos se caracteriza por uma interao de espaos, instrumentos e atores no interior de cada um dos eixos e por uma interao complementar e retroalimentao entre os trs eixos. O desafio entender e fazer funcionar o Sistema, para a efetivao do objetivo da garantia de direitos. O Sistema nos traz a ideia de funcionamento articulado. O atendimento nos fala de condies scio-econmicas e polticas novas, com capacidade de atendimento universal (Promoo). As garantias nos remetem aos instrumentos para proteger, assegurar e fazer cumprir os direitos (Defesa) e tudo depender da capacidade da sociedade em se organizar, fiscalizar, monitorar, subsidiar (Controle Social).

ANEXO IV Dinmica: Estatuto da Criana e do Adolescente


Brincando com o ECA (jogo) 1. No caso de internao, a criana tem direito assegurado de: a) Ter pai, me ou responsvel ao seu lado b) Ficar sem acompanhante 2. Quando ocorrem maus tratos s crianas e adolescentes, eles devem ser informados a qual(is) instituio(es)? a) Conselho Tutelar b) Polcia c) Escola 3. Quais so os eixos que compem o Sistema de Garantia de Direitos? a) Promoo b) Controle Social c) Defesa d) Conselhos e) Polcia f) Delegacia 4. A quem cabe aplicar as medidas de proteo? a) Conselho Tutelar b) Polcia c) Conselho de direito 5. As crianas podem trabalhar? a) No b) Sim 6. At qual idade o menino e a menina podem ser considerados crianas? a) At 12 anos incompletos b) At 10 anos completos 7. Qual a lei em que esto escritos os direitos da criana e do adolescente? a) Estatuto da Criana e do Adolescente b) Lei urea 8. O que vocs entendem quando a Lei diz que as crianas e os adolescentes tm direito educao? R: Que o ensino deve ser de acesso de todos, e no pago. 9. As crianas e adolescentes tm direito liberdade. O que significa este direito? R: o direito de ir e vir, de escolher sua religio, de brincar, de praticar esportes e de se divertir. 10. O que significa a Lei que afirma que a criana e o adolescente tm direito sade? R: Que todos tenham um nascimento e desenvolvimento sadio. 11. Toda criana e adolescente tm direito ao atendimento mdico em primeiro lugar. O que vocs entendem com essa afirmao? R: A criana e o adolescente devem ser os primeiros a receber socorro. 12. Vocs sabem quais so os direitos mais importantes da criana e do adolescente? R: O direito vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, a profissionalizao, cultura, convivncia familiar e comunitria.

13. Para onde deve ser encaminhada uma criana que comete um ato infracional? R: Deve ser levada para o Conselho Tutelar. Caso no exista o Conselho, a criana deve ser encaminhada ao Juizado da Infncia e Juventude. 14. Qual a obrigao que os pais tm em relao ao direito educao? R: Os pais tm obrigao de matricular os filhos na escola. 15. O que o Estatuto da Criana e do Adolescente? a) um conjunto de regras que define os direitos das crianas e dos adolescentes b) a lei que liberta os escravos 16. Por que at os 16 anos proibido trabalhar, exceto na condio de aprendiz? R: Porque trabalhar quando criana compromete o desenvolvimento fsico e psquico. 17. O que vocs entendem sobre o direito das crianas e adolescentes de conviverem com sua famlia? R: o direito da criana e do adolescente de ser criado e educado no seio de sua famlia. 18. O adolescente pode ser algemado? a) No b) Sim 19. O que o Conselho Tutelar? R: Orgo que deve garantir o cumprimento dos direitos das crianas e adolescentes.

You might also like