You are on page 1of 8

12/06/2012 Aula de filosofia *24/04 a aula foi sobre a origem da filosofia; usamos a lousa digital para fazermos a aula.

*08/05 a aula foi sobre a origem da filosofia; usamos a lousa digital para fazermos a aula. *15/05 o prof faltou. *22/05, 29/05 e 05/06 ns vimos o documentrio CONFRONTO DOS DEUSES: MINOTAURO e tambm algumas notcias sobre a crise da GRCIA.

18/06/2012 AULA DE FILOSOFIA *Dias 21 e 28 de Maio ns realizamos a aula sobre a origem da filosofia com a lousa digital. *Dias 04 e 11 de Junho assistimos ao documentrio CONFRONTO DOS DEUSES: MINOTAURO.

ATIVIDADES 1- Faa um texto de pelo menos 20 linhas explicando tudo o que estudamos sobre a origem da filosofia. 2- Reescreva o mito (a histria) do Minotauro. 3- Explique os contedos que estudamos sobre a Origem da Filosofia atravs de desenhos com legenda (pelo menos 8 desenhos, todos com legenda). 4- Relembre e pense em tudo o que estudamos sobre a origem da Filosofia. Depois disso, elabore pelo menos 10 perguntas com resposta. As perguntas tm de ser sobre os contedos sobre a origem da filosofia. Exemplo: Quando a Filosofia nasceu? 5- Conte a histria do Minotauro elaborando uma histria em quadrinhos. (Pelo menos 10 quadrinhos; os personagens tm de ter fala). 6- Explicar as aulas que tivemos (os contedos) sobre a origem da Filosofia atravs de quadrinhos (pelo menos 10 quadrinhos).

Dilemas
So situaes problema que apresentam duas posies que (1) so contraditrias, ou seja, o que uma prope ou afirma nega ou oposto ao que a outra prope ou afirma, e (2) as duas posies so, ao mesmo tempo, aceitveis. D1: Protgoras e Eulato A antiga histria de Protgoras e seu oportunista discpulo, Eulato, ilustra uma ardilosa situao-problema. Protgoras foi um filsofo que viveu na Grcia antiga (por volta de cinco sculos antes do nascimento de Cristo), local de origem da Filosofia. Da sua obra ficou uma frase bastante famosa: o homem a medida de todas as coisas. Ele ensinava a arte da advocacia. Eulato era seu aluno, mas, como no podia pagar os estudos, fez um acordo com o professor: s pagaria quando ganhasse o primeiro caso. Quando Eulato concluiu o curso, porm, adiou o incio de sua prtica profissional como advogado o quanto pde para no ter de pagar a seu antigo professor. Cansado de esperar pelo pagamento, Protgoras processou o ex-aluno em juzo que resolveu defender a si mesmo, confiante nas lies que recebera. No dia da audincia, cada um deles resolveu defender a si mesmo, isto , Protgoras foi seu prprio advogado e Eulato tambm resolveu ser advogado de si mesmo. Quando teve de apresentar seus argumentos (EXPLICAR O QUE ARGUMENTO), Protgoras disse o seguinte: Se Eulato perde o caso, ento, pela sentena do tribunal, ter de me pagar; mas se Eulato ganha esse caso, ento, pelo que diz nosso contrato, ter igualmente de me pagar. Ora, Eulato s pode perder ou ganhar esse caso, no h outra alternativa. Logo, Eulato deve, de qualquer modo, me pagar. Quando Eulato teve de se defender, disse o seguinte, para mostrar que estava certo e seu antigo professor errado: Se ganho esse caso, ento, por deciso do tribunal, que deve ser respeitada, no terei de pagar ao professor; mas se eu perder esse caso, a partir do que diz nosso contrato, tambm no terei de pagar minha dvida com o professor (pois eu no terei ganho ainda meu primeiro caso). Bem, eu s posso ganhar ou perder esse caso, no h outra alternativa. Logo, no tenho, de maneira alguma, de pagar a meu antigo professor, Protgoras.

Atividades:
Grupo 1: apresentar a situao da seguinte maneira: A antiga histria de Protgoras e seu oportunista discpulo, Eulato, ilustra uma ardilosa situao-problema. Protgoras foi um filsofo que viveu na Grcia antiga (por volta de cinco sculos antes do nascimento de Cristo), local de origem da Filosofia. Da sua obra ficou uma frase bastante famosa: o homem a medida de todas as coisas. Ele ensinava a arte da advocacia. Eulato era seu aluno, mas, como no podia pagar os estudos, fez um acordo com o professor: s pagaria quando ganhasse o primeiro caso. Quando Eulato concluiu o curso, porm, adiou o incio de sua prtica profissional como advogado o quanto pde para no ter de pagar a seu antigo professor. Cansado de esperar pelo pagamento, Protgoras processou o exaluno em juzo.

20/06/2012 Aula de filosofia *dia 16/05 trmino da atividade do dia 09/05. *23/05 e 30/05 e 06/06: o professor contou o mito Teseu e o Minotauro a partir do documentrio Confronto dos Deuses: Minotauro. *13/06 e 20/06: origem da filosofia: quais os acontecimentos que contriburam para o nascimento da Filosofia.

Os primeiros filsofos Se preocupavam com a realidade primeira, originria do mundo, da realidade. Eles buscavam o princpio das coisas.

21/06/2012 Aula de filosofia *03/05 no houve aula de filosofia porque o professor estava em um curso. *10/05 e 17/05 estudamos sobre a origem da filosofia (localizao da Grcia em mapas e visualizao de imagens da Grcia; quando a filosofia nasceu e linha do tempo) utilizando a lousa digital. *Dias 24 e 31 de Maio e dia 14/06 ns assistimos ao documentrio CONFRONTO DOS DEUSES: MINOTAURO; o professor comentou o vdeo; no final, o professor mostrou algumas notcias sobre a Grcia e tambm msicas gregas.

1-Faa um texto de pelo menos 10 linhas explicando tudo o que estudamos sobre a origem da filosofia. 2-Reescreva o mito (a histria) do Minotauro. 3-Explique os contedos que estudamos sobre a Origem da Filosofia atravs de desenhos com legenda (pelo menos 4 desenhos, todos com legenda). 4-Relembre e pense em tudo o que estudamos sobre a origem da Filosofia. Depois disso, elabore pelo menos 5 perguntas com resposta. As perguntas tm de ser sobre os contedos sobre a origem da filosofia. Exemplo: Quando a Filosofia nasceu?

You might also like