You are on page 1of 24

Produo Solidria de Foges a Lenha e Biocombustveis de Queima Limpa e Alto Rendimento

Janeiro / 2012

Projeto Conceitual
Produo Solidria de Foges a Lenha e Biocombustveis de Queima Limpa e Alto Rendimento

Projeto conceitual para a criao de uma rede de empreendimentos solidrios voltados para a fabricao de foges de queima limpa e alto rendimento, desenvolvidos com tecnologias adaptadas, sustentveis e adequadas para a apropriao local com os objetivos de gerar emprego e renda em comunidades pobres no meio rural e urbano e promover a preservao dos recursos naturais e elevar a sade e qualidade de vida das famlias agricultoras 1.

2012.

kiel.roberto@gmail.com

1-INTRODUO
A partir do momento em que o ser humano passou a utilizar o fogo no preparo e conservao dos alimentos, ele se deparou com trs questes importantes, que ainda esto muito vivas, principalmente nas comunidades pobres do meio rural e nas periferias urbanas das pequenas cidades, onde se concentram problemas sociais originados ou agravados pela articulao da carncia energtica, degradao ambiental e pssimas condies de vida, logo de sade. A primeira questo, portanto, a necessidade constante de obteno de combustveis pelas famlias, algo que demanda muito tempo e

recursos. Ela, assim, concorre com o trabalho produtivo da famlia e, nos locais onde os recursos naturais j se esgotaram ou esto para se esgotarem, tambm com a renda monetria familiar, pois uma parcela dela deve, literalmente, ser queimada todos os dias para o preparo dos alimentos, aquecimento da casa, gerao de luz, etc. Segundo, a convivncia com os resduos da prpria combusto destes combustveis, principalmente quando se d dentro de seu ambiente domstico em situaes improvisadas, haja vista os problemas de sade causados pela fumaa que contamina o ar dentro das casas e, tambm, os acidentes infantis com fogo. Terceiro, no menos importante, a concorrncia entre as necessidades energticas (quase ilimitadas) destas comunidades e a capacidade limitada do meio ambiente de suport-las. Neste caso um duplo impacto, pois localmente agrava a primeira situao ao provocar uma progressiva dificuldade no acesso aos combustveis, por outro lado a destruio dos recursos naturais causa outras ameaas vida familiar e, de uma forma agregada, raa humana como um todo, haja vista a relao entre vegetao e perenidade das fontes de gua. claro que estas trs questes no esgotam todos os problemas relativos utilizao de combustveis pelas comunidades pobres, especialmente no preparo dos alimentos e, menos ainda nas atividades produtivas industriais e agroindustriais, porm eles descrevem bem uma parcela significativa das dificuldades enfrentadas por um contingente imenso da populao brasileira (e mundial) constitudo essencialmente por famlias pobres, agricultoras ou no, que dependem quase que exclusivamente da lenha e do carvo para o preparo de seus alimentos. Sobre esta parcela que recai o teor da presente proposta. Neste rumo, a inteno declarada no presente projeto responder estes problemas com formas concretas e eficazes para a elevao da renda (i) das famlias por meio da

economia de dinheiro, trabalho e tempo utilizados na obteno de combustveis para o preparo das refeies e aquecimento; para a promoo da qualidade de vida (ii) ao minimizar a contaminao do ar domstico pela fumaa e dotar o preparo das refeies de mais segurana; para a preservao dos recursos naturais (iii), mediante evitar a queima desnecessria de lenha e carvo e o desperdcio energtico. A forma para atingir estes objetivos, antes de proposies tecnolgicas complexas e solues mgicas, est baseada em uma estratgia simples e eficaz de construo de redes sociais, por meio das quais sero desenvolvidas concomitantemente tecnologias sociais de auto-organizao e gesto (empreendimentos solidrios), quanto tecnologias adaptadas no campo do uso de biocombustveis (queimadores eficientes e de baixa emisso) que utilizem energia de fontes renovveis, especialmente da biomassa (lenha, carvo, lcool, briquetes e pellets de madeira de papel reciclado, etc.) e que sejam capazes de se complementarem com outras fontes alternativas, como o sol, vento, gravidade. As solues tecnolgicas devero demonstrar alta eficincia, reduzida emisso, simplicidade operacional, apropriao cultural, segurana e custo baixo, a fim de substituir, com vantagens, os foges lenha rsticos (de baixa eficincia e alta emisso) utilizados comumente nos domiclios das famlias de baixa renda rurais e urbanas. Dentro desta estratgia se espera, concretamente, o desenvolvimento de uma ampla gama de empreendimentos solidrios, em diversas regies do Pas economicamente deprimidas, todos produzindo solues adequadas s condies scio-econmicas, ambientais e culturais das comunidades em que se inserirem e gerando renda e emprego direta e indiretamente.

Doutro lado, como todos partiro de uma base tecnolgica similar e se fundaro na organizao, concepo, implantao, operacionalizao e gesto de empreendimentos solidrios, ao operarem na forma de rede, produziro conhecimento exponencialmente atravs da troca de experincias e colaborao no desenvolvimento das diversas alternativas tecnolgicas. Desta forma estes empreendimentos solidrios vo gerar riqueza material, mas tambm produziro alternativas na economia imaterial, no sentido de que colaboraro antes de concorrer entre si, servindo como instrumentos potentes de organizao das comunidades na busca da superao de seus problemas, para alm do escopo deste projeto. Na medida em que amadurecerem os empreendimentos e o ocorrer o desenvolvimento tecnolgico os empreendimentos solidrios, tambm se ampliaro as redes sociais e novas formas de articulao sero geradas, propiciando a explorao de novas oportunidades. O suprimento de equipamentos para grupos outros comunitrios, tais como padarias, pequenas agroindstrias de processamento de alimentos e frutas, lavanderias coletivas, etc., assim como o acesso ao mercado convencional e institucional, enfim, onde houver demanda por sistemas energticos sustentveis e eficientes, seja para aquecimento, fora, energia eltrica, so oportunidades no horizonte deste projeto. Neste contexto, a juno dos trs objetivos especficos (i.e. incremento na renda familiar, melhoria na qualidade de vida e sade e a preservao dos recursos naturais), por meio de iniciativas de economia solidria e tecnologias adaptadas, fomentar a gerao de emprego e renda em comunidades pobres, no meio rural e urbano e diminuir a emisso de gases do efeito estufa (captando crditos de carbono), alm de

propiciar o desenvolvimento de pesquisas adaptativas 2 nas reas energtica e social, especialmente quanto ao uso eficiente de biocombustveis e o desenvolvimento de empreendimentos solidrios por meio de redes sociais.

Nestes termos apresentado o projeto para sua avaliao e, antecipadamente, se agradece a ateno e o apoio.

Conceito emprestado da Tecnologia da Informao que trata de dispositivos com capacidade de modificar-se dinamicamente autonomamente conforme requer o desenvolvimento de foges de queima limpa para a populao rural, haja vista que deve articular a tecnologia e a cultura em interaes constantes Vide: http://www.pcs.usp.br/~lta/roteiro_estudo/index.html.

2- OBJETIVOS
Gerais:
Melhorar a sade das famlias pobres e extremamente pobres, especialmente das mulheres e crianas quanto s doenas respiratrias e aos riscos de queimaduras. Contribuir para a elevao da renda das famlias tanto pela economia de recursos energticos, quanto pela liberao de tempo de trabalho, alm de contribuir acessoriamente na gerao de emprego e renda, inclusive no meio rural e especialmente nas regies mais deprimidas economicamente. Melhorar o balano energtico da agricultura familiar e reduzir o consumo de recursos naturais, especialmente lenha, reduzindo concomitantemente a emisso de gases de efeito estufa e o desmatamento.

Pesquisar e desenvolver, com tecnologia adaptativa, solues energticas para a agricultura familiar e famlias periurbanas de baixa renda, que se mostrem mais eficientes e limpas mediante o uso de biocombustveis, especialmente lenha, lcool e carvo.

Propiciar a organizao social e produtiva das famlias agricultoras pobres e extremamente pobres mediante empreendimentos solidrios.

Especficos:
Socioeconmicos: o Incluso produtiva e combate pobreza rural mediante a gerao de, pelo menos, 30 postos de trabalho diretos e indiretos, para cada empreendimento solidrio implantado em comunidades pobres. o Incrementar em 15% a renda das famlias agricultoras pelo acesso a um fogo de alto rendimento e queima limpa, mediante a reduo do gasto em combustveis e da liberao de tempo til utilizado excessivamente no preparo dos alimentos e na obteno de combustveis slidos.

Sade: o Melhora perceptvel nos indicadores de sade das famlias agricultoras, especialmente das mulheres e crianas, reduzindo significativamente o nmero de diagnsticos de doenas do trato respiratrio, por meio da utilizao de foges alto rendimento com queima limpa de baixssima emisso de gases. o Reduo do tempo com fome aguardando o preparo dos alimentos pelas crianas e diminuio dos acidentes domsticos por queimaduras, envolvendo crianas e mulheres.

Ambientais: o Evitar a emisso de 200.000 toneladas de carbono/ano e gerar crditos de carbono para a agricultura familiar.

Tecnolgicos: o Transpor para o desenvolvimento de alternativas energticas a metodologia adaptativa e produzir foges de alto rendimento com queima limpa de biocombustveis de maneira a articular questes tecnolgicas, sociais e culturais. o Utilizar tecnologias sociais de empreendimentos solidrios e de autogesto na fabricao, comercializao e distribuio de foges de alto rendimento com queima limpa.

o Identificar tecnologias apropriadas para o fabrico de foges de alto rendimento com queima limpa que sejam, ao mesmo tempo, simples, baratas e que usem de forma sustentvel os recursos abundantes nas regies onde se estabelecerem os empreendimentos solidrios, que devero ser intensivos em mo de obra e utilizarem processos de fabricao capazes de serem culturalmente absorvidos. o Fornecer dados de campo para a avaliao da eficincia dos foges rsticos e dos de alto desempenho e queima limpa. o Gerar conhecimento sobre a utilizao de organismos sociais na gerao de emprego e renda e no combate pobreza rural. o Disponibilizar dados sobre a sade e alimentao das famlias pobres e extremamente pobres no meio rural e do uso dos recursos naturais pela agricultura familiar.

3- JUSTIFICATIVA S
A Organizao Mundial da Sade (OMS) 3 estima que dois milhes de pessoas morram por ano em funo da contaminao do ar dentro das casas 4, pois mais da metade da populao mundial cozinha em condies limitadas de ventilao com foges simples ou lareiras utilizando combustveis slidos (madeira, carvo ou resduos agrcolas, etc.). A exposio fumaa nas residncias eleva os riscos sade, particularmente para as mulheres e crianas, pois o fumo dos combustveis slidos contm uma gama de substncias potencialmente nocivas, inclusive

3 4

World Health Organization (WHO). OMS, Observatrio Gobla da Sade, Padres de mortalidade e incidncia das doenas da poluio do ar domstico disponvel em http://www.who.int/gho/phe/indoor_air_pollution/burden/en/index.html .

cancergenas, que causam danos pulmonares e, com freqncia, mortes. A OMS atribui a contaminao do ar dentro das casas como a causa mais provvel de 3,3% do total das mortes no mundo (3,9% das mortes nos pases mais pobres) e, no Brasil, de 10,7 mil bitos em 2004, dos quais 3,2 mil de crianas menores que cinco anos. Em 2008 a OMS estimou os bitos decorrentes por infeces no trato respiratrio inferior em 61 mil para o caso brasileiro 5, 12,8 mil por contaminao do ar nas residncias se mantida a mdia internacional de 21% desta causa. Pelo lado do consumo, o Balano Energtico Nacional de 2010 6, que consolida os dados sobre energia do Brasil, revelou que 5,4% da energia total produzida em 2009 veio da biomassa e que o consumo energtico domiciliar de lenha foi 24.287 x 103 toneladas frente a uma produo de carvo vegetal de 25.178 x 103 toneladas, de forma que se for tomado um rendimento mdio de transformao de lenha em carvo de aproximadamente 25% 7, ento possvel estimar o uso total de lenha para fins energticos em 124.999 x 103 toneladas. Donde se considera relevante o consumo domstico de lenha para fins energticos, seja diretamente ou na forma de carvo, haja vista que uma famlia de 8

Conforme os dados do sistema de informaes e estatsticas sobre sade da OMS, disponveis em: http://www.who.int/entity/gho/mortality_burden_disease/global_burden_disease_death_estimates_sex_age_2008.xls. 6 BEM, Empresa de Pesquisa Energtica, disponvel em http://pt.scribd.com/doc/38542355/Relatorio-Final-BEN2010 . 7 Alexandre Santos Pimenta, A. S., Barcellos, D. C. e Oliveira, E. Produo de Carvo Vegetal. Universidade Federal de Viosa, Laboratrio de Painis e Energia da Madeira. Disponvel em http://xa.yimg.com/kq/groups/22438052/1835439191/name/CursoDeCarbonizacao4.pdf .

pessoas necessita de aproximadamente 2 m3 de lenha por ms, algo em trono de 1.200 Kg mensais, ou 5 Kg/dia pessoa, para todas as suas necessidades (calefao, esterilizao, processamento alimentar, etc.), das quais a alimentao deve representar, pelo menos, 70% do total 8. Neste caso, possvel esperar que o consumo familiar de lenha se aproxime de 29% do total produzido, 23% seja consumido diretamente pelo setor industrial e 40% do restante se destine transformao em carvo vegetal, do qual uma parte menor tambm consumida domesticamente. A propsito, a recente Pesquisa Nacional de Qualidade na Reforma Agrria (PQRA), realizada pelo Incra e entidades parceiras traz, por meio de seus dados preliminares, as informaes de que o tamanho mdio das famlias nos assentamentos gira entorno de 4,6 pessoas, as rendas mais baixas esto concentradas no Nordeste de uma forma geral e no extrato das famlias com menor tempo de assentamento (25 a 30%) de forma mais especfica, alm de que mais de 80% das famlias utilizam fogo a lenha. Estes resultados so consistentes com uma pesquisa realizada em um distrito do Estado de Minas Gerais, sobre o consumo urbano e rural de lenha 9, na qual 91% dos domiclios relataram o consumo de lenha e destes, 41% tambm o de gs. Na rea rural do distrito, segundo as faixas de instruo que so correlacionveis renda, 90% dos domiciliados analfabetos informaram utilizar apenas lenha e os 10% restantes lenha e gs. Daqueles que informaram ter o ensino fundamental, 75,3% dos informantes declararam utilizar apenas lenha e 24,7% lenha e gs e, por fim, no conjunto dos moradores com ensino secundrio, 58,3% utilizavam s lenha e 41,7% lenha e gs.

Centro Nacional de Referncia em Biomassa (CENBIO), Universidade de So Paulo, Banco de Dados de Biomassa do Brasil, disponvel em http://infoener.iee.usp.br/scripts/biomassa/br_lenha.asp . 9 Mata, H. T. e Souza, A. L. Estimativa do Consumo Residencial de Lenha num Distrito do Estado de Minas Gerais, Brasil. Revista rvore, v. 24, n. 1, p.63-71, ano 2000, Viosa, MG.

Assim, a partir destas informaes possvel esperar que se encontre mais de 650.000 famlias assentadas da reforma agrria que utilizam a lenha como combustvel para o preparo dos alimentos e, no conjunto da agricultura familiar, mais trs milhes e trezentas mil. Aceitando que os foges a lenha rsticos queimam, no mnimo, o dobro de madeira que foges de alto rendimento (dois a quatro quilos por hora) e que 1 kg de gs equivale 4,32 Kg de lenha em energia e 13 Kg de madeira combustvel pela eficincia trs vezes maior 10, apenas o atingimento da demanda imediata de 100.000 foges equivaleria a economia de 419.750 toneladas de lenha, representando uma reduo na emisso de carbono de 209.875 toneladas, na forma de 167.900 toneladas de dixido de carbono, 21.000 toneladas de monxido de carbono e 20.975 toneladas de outros resduos orgnicos, conforme a composio resultante da combusto da lenha proposta por Kammen 11. Uma reduo de 7,74% na emisso anual de dixido de carbono da reforma agrria estimada em 2,2 milhes de toneladas, o suficiente para colocar, com sobra, toda a reforma agrria dentro das metas brasileiras de reduo de emisses por eficincia energtica propostas pelo Brasil na Reunio de Mudanas Climticas de Copenhague em 2009 12. Alm destes aspectos, no plano nutricional, foges rsticos tendem a demorar mais para o cozimento dos alimentos, ocasionando, alm da maior exposio fumaa e o desperdcio de lenha, um tempo maior das crianas aguardando pela alimentao com fome e a reduo do tempo de trabalho da mulher na produo, o que impacta no crescimento infantil, na qualidade do preparo dos alimentos e na renda do casal. H

10 11

Fundao Centro Tecnolgico de Minas Gerais (CETEC) apud Mata, H. T. e Souza, A. L., 2000. Disponvel em http://solarcooking.org/portugues/ghouse-pt.htm . 12 Vide http://ecen.com/eee75/eee75p/metas_brasil.htm .

que se lembrar, tambm, que o preparo de alimentos em condies precrias e improvisadas, alm de comprometer a higiene, abre grande risco de acidentes domsticos por queimaduras, principalmente para as crianas. Por fim, a economia solidria por dispor de um conjunto de tecnologias sociais de reconhecida eficcia no desenvolvimento socioeconmico de comunidades pobres e vrias experincias exitosas de empreendimentos coletivos, com diversos tamanhos e finalidades, est perfeitamente adequada como referencial terico e metodolgico para a proposta de implantao de uma ou mais fbricas de foges de alto rendimento e queima limpa em comunidades rurais pobres, a partir de tecnologias adaptadas e semi-artesanais. Donde se espera que o projeto propicie inmeras oportunidades de emprego e renda nestas comunidades e para as famlias que vivem no seu entorno, como efeito complementar melhoria geral esperada na sade, na renda e no uso dos recursos naturais das famlias atendidas. Em longo prazo, com o desenvolvimento do projeto, outros encadeamentos sero esperados, ampliando assim o escopo original do projeto. Se destacam, como exemplos, o desenvolvimento e a integrao com cadeias industriais de fundio e metalurgia, a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas energticas, tanto de

materiais combustveis mais sustentveis, como briquetes de madeira reciclada, quanto de usos, como a produo de energia eltrica no meio rural, utilizando biomassa e ou lcool proveniente de microdestilarias, que tambm pode ser incorporado no consumo domstico como mais uma forma de combustvel limpo e sustentvel.

O projeto plenamente justificado por meio das estatsticas internacionais sobre doenas causadas pela contaminao do ar dentro das casas, assim como pelas estatsticas e pesquisas nacionais que do conta da importncia do consumo domstico de lenha e sua contribuio nas emisses de gases de efeito estufa.

4- PBLICOS
No mundo h diversas iniciativas e experincias em andamento que buscam desenvolver tecnologias apropriadas
13

para os problemas vivenciados pelas

populaes pobres em diversos pases, com destaque para as aes humanitrias desenvolvidas no continente africano e no oriente principalmente em comunidades rurais. A maioria delas foca alguma proposta de desenvolvimento econmico e de transferncia de tecnologias (por vezes de capital) dos pases desenvolvidos para os pases em desenvolvimento e tratam uma ampla gama de questes, haja vista os

13

Originalmente denominadas "tecnologias intermediria" pelo economista Dr. Ernst Friedrich Schumacher em seu trabalho influente Small is Beautiful na dcada de 70. Estas tecnologias se caracterizam por solues simples e inteligentes, adequadas a escalas moderadas, trabalho intensivo, eficincia energtica, sustentabilidade ambiental, apropriao pelas comunidades locais e orientao para as pessoas.

exemplos bem conhecidos da tecnologia apropriada das bombas de gua movidas por bicicleta 14 e das batedeiras de Aa na Amaznia. No Brasil h um conjunto significativo de iniciativas similares para as parcelas pobres no meio rural, porm, em que pesem alguns notveis esforos, como os avanos percebidos nas aes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA) em desenvolver e disseminar tecnologias de convivncia com a seca no semi-rido brasileiro, em parcerias com diversas organizaes no governamentais e instituies afins, como o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) e o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA), no se nota um apoio governamental sistemtico e articulado, de forma que h muitas oportunidades a serem exploradas. No caso do deste projeto, so duas as dimenses do desenvolvimento de tecnologias adaptadas em foco, primeiro o desenvolvimento de tecnologias organizadas nos marcos da economia solidria e no mbito de suas formas de manifestao no Brasil
15

e em segundo, a gerao alternativas para a substituio

de combustveis fsseis na produo de energia, por fontes renovveis como a biomassa e alternativas como a solar e elica. Neste rumo, sabe-se que o desenvolvimento da agricultura familiar encontra diversos desafios, dentre eles o combate pobreza rural com aes

14 15

Vide http://en.wikipedia.org/wiki/Appropriate_technology. Vide http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=57 .

estruturantes. Essencial para tirar da condio de incluso injusta na agricultura familiar um grande nmero de famlias agricultoras pobres e extremamente pobres, que no conseguem acessar as polticas pblicas disponveis e sofrem, por isto, as mais diversas privaes. Estas famlias agricultoras pobres e extremamente pobres esto espalhadas por todo o Pas, mas se concentram no semi-rido nordestino (perto de 70%), onde h pelo menos um milho e trezentas mil famlias atendidas pelo Programa Bolsa Famlia que necessitam aes complementares transferncia de renda, para construrem caminhos para fora da misria. H, tambm, uma parcela importante das famlias beneficirias do programa de reforma agrria e das aes de regularizao fundiria, que ainda no atingiram um grau suficiente de desenvolvimento socioeconmico, haja vista o relativo pouco tempo de acesso terra. Desta forma, o projeto visa atender as famlias agricultoras que apresentam baixa renda, menor nvel educacional, acesso restrito a recursos naturais, especialmente combustveis e que apresentem um nmero elevado de crianas e mulheres expostas ao uso exclusivo (ou principal) da lenha no preparo dos alimentos, em condies habitacionais precrias. Nestas condies o pblico alvo imediato tem o potencial de 100.000 famlias recm assentadas na reforma agrria e, no mdio prazo, outras 500 mil famlias agricultoras pobres e extremamente pobres em todo o Pas, mas concentradas no Nordeste.

O projeto identifica cem mil famlias agricultoras pobres e extremamente pobres que se encontram nos estgios iniciais de desenvolvimento socioeconmico nos assentamentos da reforma agrria e quinhentas mil no Nordeste.

5- TECNOLOGIA
O desenvolvimento e aprimoramento de foges lenha para ganhos de eficincia energtica no reparo dos alimentos data, pelo menos, dos anos 60, quando o Intermediate Technology Development Group (ITDG), fundado em 1966 pelo professor e pesquisador Dr. E. F. Schumacher
16

, que dentre varias linhas de pesquisa sobre

sustentabilidade e tecnologias adaptadas, recolheu e publicou uma extensa lista de textos e trabalhos sobre o desenvolvimento e melhoria da eficincia de foges a lenha rsticos, especialmente os resultados dos projetos do ITGD e parceiros desenvolvidos nas regies rurais e pobres da frica. Um marco neste longo processo tecnolgico foi a inveno do rocket stove, um fogo a lenha com uma forma inovadora de queima limpa e eficiente, que usa como combustvel pedaos de madeira de pequeno dimetro.

16

Autor do livro Small is Beautiful -- Economics as if people mattered.

Os princpios foram descritos pelo Dr. Larry Winiarski da Aprovecho 17 em 1982 e foges com base neste projeto ganharam prmios Ashden em 2005 e 2006 em competies sobre eficincia energtica. O interesse em nesta tecnologia levou ao desenvolvimento de aquecedores de massa e secadores de alimentos, alm de outras aplicaes industriais de maior porte. Seu sistema inteligente e simples: o combustvel queimado em uma cmara de combusto com isolamento trmico, assim atinge uma temperatura mais alta. Como ela est ligada a uma chamin vertical igualmente isolada, a combusto se completa nela antes das chamas atingirem a superfcie de cozimento. como se a chamin fosse trazida para dentro do fogo e assim nela, alm da exausto, tambm se operaria a queima de combustvel, neste caso os gases txicos que remanesceram da primeira queima e esto na forma de fumaa. Deste modo se acelera a oxidao e a temperatura se eleva ainda mais (mais eficincia), por meio de uma queima quase completa do combustvel slido e dos gases desprendidos e o rendimento se torna 50% superior, ou seja, com a queima da metade da lenha se produz a mesma energia e a depender do desenho e do sistema como um todo, de 10 a 20% a mais de calor transferido em comparao com foges rsticos.
17

http://www.aprovecho.org/lab/index.php.

4- PASSOS e PARCEIROS
O desenvolvimento e aprimoramento de foges lenha para ganhos de eficincia possui diversos projetos no mundo e liga-se a diversas temticas importantes. Por exemplo recentemente, durante a Clinton Global Initiative que aconteceu em Nova York, foi anunciado pela secretria de Estado Hillary Clinton a constituio da Aliana Global Pelos Foges Limpos, que uma parceria pblico-privada com a meta de levar foges limpos, eficientes e acessveis a 100 milhes de lares at 2020 em sintonia com as preocupaes sociais
18

e ambientais relativas ao aquecimento global, haja vista a

crescente preocupao do meio cientfico com a queima de biomassa, apontada como a segunda causa do aquecimento global.

18

A Agncia de Proteo Ambiental dos EUA estima que metade da populao mundial, cerca de 3 bilhes de pessoas, cozinhe e aquea suas casas queimando carvo, madeira e esterco, corroborando com a estimativa de vrios cientistas que a fumaa de cozinha tambm responsvel por uma srie de doenas, como cncer de pulmo, pneumonia, enfisema e bronquite.

Neste sentido se sugere os seguintes passos para o desenvolvimento do projeto: 1. Identificao de parceiras no terceiro setor o para o desenvolvimento das aes de economia solidria. 2. Identificao de um parceiro para o desenvolvimento tecnolgico. 3. Identificao de parceiros comerciais. 4. Identificao de parcerias sociais. 5. Identificao de parcerias pblicas: a. INCRA b. Petrobras c. MMA d. Governos Estaduais e. Prefeituras 6. Identificao de parcerias privadas a. Fundao BB b. Fundao Shell c. Empresas. 7. Elaborao de um projeto executivo. 8. Captao de fundos. 9. Identificao de comunidades. 10. Sensibilizao. 11. Implantao e operao dos empreendimentos solidrios. 12. Desenvolvimento da rede social.

You might also like