You are on page 1of 14

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECAT Departamento de Controle e Automao e Tcnicas Fundamentais

Mecnica de Veculos

Estrutura Veicular Ensaios de Impacto

Professor: Diogo Antnio de Sousa Grupo: Filipe Soares caro Costa Mrio Rubens Taiana Moreira Zenha Thalles Silva Carvalho

Ouro Preto, Julho de 2013

INTRODUO A sociedade atual repleta de estruturas desenvolvidas pelo homem, em diversas reas de atuao do mesmo. Sendo assim, de suma importncia que se preveja o comportamento das mesmas quando submetidas a carregamentos, de modo a se minimizarem os riscos de acidentes e falhas. Para tanto existem, atualmente, tcnicas de anlise de deformao elstica e plstica, comportamento dinmico de estruturas sujeitas a impacto, entre outros. Neste contexto, uma das estruturas mais estudadas e testadas para fins de previso de comportamento so as veiculares. Os veculos tendem a ser projetados com uma carroceria cada vez mais leve (de maneira a se reduzir o consumo de combustvel e a emisso de poluentes) sem diminuir a rigidez da mesma (e, conseqentemente, a segurana proporcionada aos passageiros em uma eventual coliso). Considerando-se tal preocupao, o desempenho dos componentes estruturais dos veculos testado por meio de um ensaio de impacto (ou de coliso) denominado crash test. O principal objetivo de tal ensaio avaliar o nvel de proteo aos ocupantes do veculo em questo, com base em acidentes reais. Desta forma, atravs de estudos estatsticos de casos de campo, criam-se procedimentos de laboratrio que se assemelham s situaes reais, de modo a se observar o provvel comportamento da estrutura. A figura 1 mostra a comparao entre casos reais e resultados de testes em laboratrio para impacto frontal (a), impacto lateral (b) e impacto contra poste (c).

Figura 1: Comparativo entre os casos de campo (superior) e crash-tests (inferior)

Em geral, os testes de impacto so realizados por trs motivos, a saber: pesquisa e desenvolvimento em engenharia do produto com o objetivo de projetar veculos mais seguros; atender s legislaes vigentes, a fim de se obter aprovao oficial e homologao para comercializao em diversos pases; e atender a requisitos e avaliaes de testes de mercado (NCAPs), presentes em diversos pases. As normas americanas de segurana veicular FMVSS (Federal Motor Vehicle Standard) so emitidas pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) sob um mandato legislativo. Tais normas exigem um nvel mnimo de desempenho em segurana de maneira que o pblico esteja protegido contra riscos de acidentes provocados por falhas de projeto e construo, assim como contra risco de morte em casos de colises. As normas europias possuem o mesmo objetivo, e so emitidas pela EEC (European Economic Community). No Brasil, por sua vez, a regulamentao feita pelas resolues do CONTRAN (Conselho Nacional de Trnsito) e portarias do DENATRAN (Departamento Nacional de Trnsito) que podem requisitar normas NBR publicadas pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) e NBR. Alm disso, e apesar de no serem considerados normas, os protocolos de testes da NCAP so extensivamente utilizados durante o desenvolvimento e validao de veculos, pois seus resultados so parmetros mundialmente reconhecidos em segurana veicular, classificando os carros em estrelas quanto ao seu nvel de segurana. Durante os testes de impacto, normalmente so utilizados manequins antropomtricos, conhecidos como dummies, instrumentados com acelermetros, transdutores e clulas de carga para avaliao de ndices biomecnicos (cabea, pescoo, trax, etc), que representam os nveis de leso ao ocupante do veiculo. Alm dos dummies, o veiculo instrumentado com dezenas de acelermetros (que capturam pulsos de acelerao importantes para a avaliao do desempenho da estrutura durante o impacto, tal como o comportamento das longarinas frontais, dinmica do motor e integridade dos coxins), clulas de carga nos cintos de segurana, sensores de deslocamento, lquidos com corantes para substituir os fluidos do veculo (para conhecer a origem de eventuais vazamentos durante as colises e, posteriormente, atuar no problema), miras adesivas (smbolos que parecem alvos) para calcular trajetrias dos ocupantes atravs dos filmes e dispositivos de captura de sinais para calibrao do sistema de bolsas inflveis (airbags).

fundamental, ainda, a filmagem deste tipo de ensaio. Para tanto, so utilizadas cmeras de alta velocidade de filmagem para que se possam observar, com detalhes, todos os fenmenos decorrentes da coliso. So realizadas medies estticas antes e depois dos testes, proporcionando informaes sobre os nveis de deformao da estrutura que podem afetar a regio ocupada pelos passageiros. Dentre tais medies, pode-se destacar o deslocamento da coluna de direo, vo das portas dianteiras, intruso na regio dos pedais e do painel de instrumentos. Em ensaios de impacto frontal, os veculos so tracionados por um cabo de ao em uma pista e podem se chocar contra uma barreira indeformvel de concreto, contra uma barreira deformvel de alumnio (conhecida como honeycomb), contra um outro veculo ou contra inmeras barreiras que procuram refletir as condies encontradas nas ruas, tais como postes, traseiras de caminhes, etc. Normalmente so avaliados o grau de deformao da estrutura atravs de medies estticas, pulso de desacelerao (medida em diversas regies da estrutura), integridade do sistema de combustvel (ruptura das linhas de alimentao e tanque de combustvel), integridade do painel de instrumentos e demais itens de acabamento interno (no podendo resultar em superfcies cortantes), integridade das ancoragens de bancos e cintos de segurana. Um dos procedimentos de impacto frontal mais conhecido o da EuroNCAP (neste caso, o veculo a 64km/h colide contra uma barreira deformvel que atua sobre 40% da largura mxima do veculo, sem considerar os retrovisores), como mostra a figura 2.

Figura 2: Impacto a 64km/h, contra barreira deformvel e 40% de sobreposio

Nos ensaios de colises traseiras e laterais, geralmente os veculos ficam parados e so atingidos por barreiras mveis padronizadas. Alguns institutos realizam, ainda, colises laterais entre dois veculos em movimento.

Em ensaios de impacto lateral, alm dos itens mencionados para impactos frontais, uma ateno especial dada coluna-B, uma vez que este elemento estrutural o maior responsvel por proteger os ocupantes do veculo. Neste caso, acelermetros so posicionados na coluna-B, bem como na soleira, tnel central e na estrutura de ancoragem dos bancos. A figura 3 ilustra os resultados de um ensaio de impacto lateral.

Figura 3: resultado de impacto lateral (a) e (b) e padro deformado da coluna-B (c)

Alm dos crash tests, ensaios dinmicos em carrocerias (sled tests) so muito comuns no desenvolvimento de sistemas de reteno. As carrocerias so fixadas sobre um tren de impacto que, atravs de um sistema de desacelerao controlado (hidrulico, pneumtico, ou atravs da deformao de estruturas metlicas) propicia aos componentes patamares de desacelerao similares aos encontrados nas colises reais.

OBJETIVO Este trabalho tem por finalidade apresentar um estudo sobre os princpios bsicos dos ensaios de impacto para estruturas veiculares, bem como sobre o comportamento das estruturas ante tais ensaios.

OS TESTES DE IMPACTO Os testes de impacto realizados em estruturas tais como veculos, embarcaes, aeronaves, trens, entre outros meios de transporte tm o objetivo de avaliar o comportamento de seus componentes relativamente questo de absoro de energia cintica devida ao impacto. Componentes estruturais tais como painis, colunas, tubos, entre outros perfis tm a funo de se deformarem o suficiente, de forma plstica, enquanto absorvem energia sem perda de estabilidade estrutural (colapso controlado).

Em relao aos veculos em geral, o conjunto estrutural deve se deformar de maneira controlada sem que ocorra penetrao excessiva do espao ocupado pelos passageiros. No h duvidas sobre a importncia dos testes de impacto em estruturas veiculares, porm, estes ainda so muito onerosos e de difcil repetibilidade, j que so realizados com rplicas em tamanho real ou em escala. Como alternativa para reduo significativa dos custos surgiu a possibilidade da reproduo do impacto por meio de tcnicas de anlise computacional como, por exemplo, o Mtodo de Elementos Finitos (MEF). As anlises computacionais no substituem definitivamente os testes de impacto, apenas contribuem no projeto das estruturas dando uma previso da resposta das mesmas quando sujeitas a impacto, que devero ser confirmadas com os crash tests reais. A grande contribuio dos recursos computacionais vem da alta repetibilidade, que permite alteraes no projeto, promovendo quantas simulaes forem necessrias antes de se partir para o teste de impacto propriamente dito.

TESTES DE IMPACTO EM VECULOS (CRASH TESTS) Os testes de impacto so realizados segundo diversas normas elaboradas por instituies governamentais existentes em vrias partes do mundo. Como exemplos destas instituies elaboradoras de normas para crash tests, pode-se citar a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), dos Estados Unidos, a New Car Assessment Program (EuroNCAP), da Comunidade Europia e a National Agency for Automotive Safety & Victim's Aid (NASVA), do Japo. As normas regulamentadoras dos crash tests no so de fcil acesso, porm no site da National Highway Traffic Safety Administration, possvel encontrar o conjunto de normas denominadas Federal Motor Vehicle Safety Standards (FMVSS). Seguem abaixo algumas normas disponveis no site mencionado: FMVSS 201 Proteo dos Ocupantes a Impactos Interiores: Determina parmetros para projeto de reas internas do veculo com o objetivo de evitar leses provenientes do golpe nas pessoas devido coliso do veculo. FMVSS 204 Deslocamento da Coluna de Direo: Limita o deslocamento da coluna de direo no sentido do motorista reduzindo assim as leses peitorais, no pescoo e na cabea.

FMVSS 206 Travas de Portas e Reteno dos Componentes: Detalha caractersticas para travas de portas laterais, trincos, etc., com o intuito de reduzir o risco dos passageiros serem expulsos do veculo na coliso.

FMVSS 207 Bancos: Estabelece requisitos para montagem dos bancos evitando que os mesmos sejam lanados frente durante a coliso. FMVSS 208 Coliso Frontal Contra Barreira Rgida: Determina os requisitos para coliso do veculo, devidamente instrumentado, com sensores de deformao, acelermetros e clulas de carga, contra barreira rgida e fixa a 56 km/h. Como este teste fornece uma grande desacelerao sobre os passageiros representados por manequins instrumentados (dummies), tambm proporciona avaliao dos cintos de segurana, airbags e absoro de energia.

FMVSS 210 Montagem e fixao dos cintos de segurana: Estabelece requisitos para montagem dos cintos de segurana de forma a garantir a integridade dos passageiros durante uma coliso.

FMVSS 212 Montagem do Pra-Brisa: Estabelece requisitos para montagem de pra-brisas. O pra-brisa um item importante no conjunto de um veculo, pois no deve permitir que os passageiros sejam lanados para fora do veculo em uma coliso. Autores como Birch (2005) e Paul et al. (2000) concordam que os testes de

impacto devem considerar os seguintes aspectos: Absoro de energia de forma estvel e controlada sem invaso excessiva do espao reservado aos passageiros; Manuteno da permanncia dos passageiros no interior do veculo, impedindo o lanamento dos mesmos para meio externo; Projeto de reas internas do veculo para prover suavidade aos impactos secundrios dos passageiros devido coliso. No auxlio aos estudos sobre as colises veiculares surgiram, na dcada de 80, as ferramentas de modelagem numrica, entre elas, o Mtodo de Elementos Finitos MEF (BIRCH, 2005). Dentre as muitas pesquisas desenvolvidas, a maioria relacionada aos aspectos mencionados acima, outros estudos analisaram a influncia de operaes tpicas na montagem de um veculo tais como conformao mecnica e soldagem, na resposta ao impacto (CRAIG et al., 2004); (CHEN et al., 2004).

VARIVEIS E CARACTERSTICAS DO IMPACTO Em colises veiculares, h produo de deformaes plsticas que funcionam como um modo de dissipao de energia. Neste tipo de coliso, um dos principais interesses conhecer a quantidade de energia absorvida pela estrutura do veculo. Uma das finalidades do crash test saber o nvel de energia armazenada no veculo, sem que ocorra como consequncia a penetrao excessiva da estrutura ao espao reservado aos passageiros - clula de sobrevivncia (PAUL et al., 2000). Desta forma, quanto maior o nvel de energia armazenada na estrutura veicular, menor a transferncia de energia para o interior do compartimento dos passageiros e menos severos sero os danos causados. Segundo Junior, Walber e Iturrioz (2006), Cunat (2000) e Birch (2005), o termo atualmente utilizado na rea de Segurana Veicular para designar a habilidade de uma estrutura em absorver energia pela converso da energia cintica em energia de deformao plstica crashworthiness. As pesquisas atuais sobre crashworthiness estrutural visam o aprimoramento da resistncia coliso, sacrificando elementos da estrutura para absorver energia do impacto protegendo, assim, os passageiros e/ou cargas perigosas (JONES, 2003). Sendo assim, pode-se dizer que o fator crashworthiness um critrio muito importante no projeto de uma estrutura. Como comentado a capacidade de absoro da energia do impacto conhecida pela expresso crashworthiness. A dissipao desta energia feita por elementos absorvedores deformveis que, de acordo com Alghamdi(2000), so capazes de transformar energia cintica em energia de deformao. No caso de colises veiculares, a estrutura dianteira projetada com zonas de deformao progressiva (enrugamento) e pra-choques equipados com sistemas amortecedores de impacto (figura 4), responsveis pela absoro da energia de maneira irreversvel por deformaes plsticas.

Figura 4: Sistema amortecedor de impactos

A eficincia da absoro da energia do impacto est relacionada com o tipo de material da estrutura, modo do carregamento (axial, transversal, combinado, etc.), taxa de deformao, entre outros. Alm destes parmetros, estudos iniciados a partir de 1985, segundo Bruhning et al. (1991), mostraram que a absoro de energia na coliso veicular tambm influenciada pelas caractersticas dos veculos que os tornam compatveis ou no entre si. A compatibilidade definida pelos institutos de estudos de segurana no trfego urbano, reconhecidos mundialmente, como National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e Insurance Institute Highway Safety (IIHS) como a capacidade de um veculo de proteger seus ocupantes durante uma coliso sem causar grandes danos aos ocupantes do outro veculo. Haenchen et al. (2004) diz que a proteo proporcionada por um veculo aos seus passageiros e a proteo aos passageiros do outro veculo envolvido na coliso chamada, respectivamente, de auto proteo e proteo a terceiros, e que a compatibilidade vista como um ponto de equilbrio entre a auto proteo e a proteo a terceiros. De acordo com Lund et al. (2000), o que causa incompatibilidade entre os veculos a diferena entre os projetos existentes no mercado automotivo. Como exemplos destas diferenas pode-se citar a massa, rigidez estrutural, altura dos prachoques em relao ao solo (geometria), etc. A figura 5 representa a incompatibilidade entre dois veculos de caractersticas diferentes.

Figura 5: Incompatibilidade entre dois veculos

A geometria um fator de bastante influncia na compatibilidade entre os veculos. Edward et al. (2001) afirma que a geometria garante uma boa interao estrutural, permitindo assim eficincia na absoro de energia com invaso mnima do compartimento dos passageiros. Os elementos absorvedores estruturais se deformam quando recebem a energia do impacto e o modo como estas deformaes acontecem de suma importncia em crashworthiness. Estudos diversos mostram as caractersticas de deformao dos elementos, a fora de impacto recebida por estes e a quantidade de energia absorvida. Tambm se verifica que a geometria dos elementos, condies de carregamento impulsivo, diferena entre as massas das estruturas envolvidas e material influenciam no modo de deformao dos absorvedores.

COMPORTAMENTO DINMICO DOS MATERIAIS Nas situaes de coliso a fase de interesse a fase plstica de deformao, na qual ocorre a absoro de energia, por isso a necessidade em se conhecer o comportamento constitutivo do material, diz que os modelos de plasticidade do material so respectivamente: Modelo rgido perfeitamente plstico; Modelo elstico perfeitamente plstico; Modelo rgido com endurecimento linear; Modelo elstico com endurecimento linear.

MTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM PROBLEMAS DE IMPACTO

O Mtodo de Elementos Finitos MEF uma tcnica computacional voltada para resoluo de problemas de anlise estrutural. A tcnica no consiste na verificao de todos os pontos existentes na estrutura e sim na avaliao de uma quantidade suficiente para representar a resposta de toda a estrutura, que nesta etapa encontra-se discretizada. Conforme mencionado, os carregamentos estruturais so classificados em esttico e dinmico. Em se tratando de carregamento esttico, este linear quando se observa os seguintes itens: O comportamento constitutivo do modelo regido pela Lei de Hooke. Normalmente esta condio verificada com cargas atuantes pequenas; Os deslocamentos (deformaes) causados no modelo pelo carregamento so pequenos e no h variao do carregamento com o tempo, aps alcance de seu valor mximo. Cargas dinmicas variam com o tempo, induzem grandes foras de inrcia e/ou amortecimento, e deslocamentos. Um carregamento dinmico considerado no linear e na prtica todas as estruturas reais se comportam de maneira no linear de uma forma ou de outra em algum momento do carregamento . Em alguns casos, a anlise linear pode ser adequada, em outros, como situaes que envolvem colises, mais adequado proceder a uma anlise no linear. Segundo Snches (2001), a no linearidade do carregamento representada por fenmenos associados plasticidade, grandes deslocamentos e rotaes, grandes deformaes, comportamento constitutivo do material e condies de atrito durante o carregamento, pode ser agrupada em trs classes:

No linearidade geomtrica;

No linearidade do material; No linearidade de contato.

A no linearidade geomtrica estar presente sempre quando estruturas submetidas a carregamento dinmico apresentarem grandes deslocamentos em sua configurao geomtrica. A no linearidade de material originada da relao no linear entre tenso e deformao, verificada em muitas situaes como, por exemplo, a plasticidade envolvida em colises. A no linearidade de contato ocorre exclusivamente em

condies que se verifica uma constante mudana na posio entre duas superfcies em contato, ou seja, na condio limite das estruturas envolvidas durante o carregamento. Verifica-se que as no linearidades so atribudas ao comportamento no linear do tipo cinemtico (grandes deslocamentos, rotaes e deformaes), ao comportamento no linear do tipo constitutivo (comportamento do material) e ao carter no linear das condies de contorno (mudana do local de contato das superfcies envolvidas). Todas estas no linearidades tornam uma anlise dinmica muito mais complexa que uma anlise esttica, fazendo-se assim necessrio uma anlise por procedimentos computacionais implementados pelos programas de elementos finitos. O Ansys LS-Dyna um programa bastante utilizado nas anlises numricas de carregamento dinmico. Utiliza o mtodo implcito de integrao direta no tempo, ou seja, a determinao da soluo dos deslocamentos realizada a partir da condio de equilbrio no prprio instante. O processo de modelagem do carregamento dinmico oriundo de uma coliso feito atravs de uma rotina implementada por meio de um arquivo de texto com comandos especficos que executada pelos cdigos do programa. Nesta rotina deve apresentar a especificao dos parmetros necessrios anlise tais como: Informaes de massa e volume das partes envolvidas na coliso, assim como a especificao do tipo e tamanho do elemento a ser utilizado para processo de gerao da malha do modelo; Definio do modelo constitutivo do material das partes envolvidas na coliso. As equaes constitutivas que representam o comportamento do material esto implcitas na biblioteca do programa; Especificao de parmetros relacionados ao carregamento e ao grau de restrio submetido a estrutura de interesse na anlise. Em situaes de coliso o carregamento modelado atravs da velocidade de impacto; Definio do modelo de contato entre as partes envolvidas na coliso.

ANLISE DE SIMILARIDADE

O estudo da resposta dinmica de estruturas de uma enorme complexidade devido existncia de no linearidades relacionadas ao carregamento e ao material, que refletem em um difcil equacionamento matemtico. Devido a este fato no possvel se obter a resoluo das equaes somente atravs de forma analtica. Nestes casos com auxlio de bons recursos computacionais pode se obter uma soluo por meio numrico. Uma alternativa ao mtodo numrico o experimental com uso de modelos para se compreender melhor o comportamento do prottipo. O prottipo o sistema fsico de interesse que s vezes no pode ser reproduzido para o experimento devido a limitaes relacionadas a instalaes fsicas e/ou recursos tecnolgicos e financeiros. Por esta razo recorre-se ao uso de modelos similares em escala, geralmente em escala reduzida. Entre as reas de bastante interesse na utilizao desta tcnica, pode-se citar a de coliso veicular, na qual normalmente os custos para a realizao de um experimento com veculos em tamanho natural so bem elevados. Um modelo dito similar quando muito parecido, porm no idntico, com o prottipo (YOUNG, 1971). A partir da teoria da similaridade pode-se prever o comportamento do prottipo com a anlise dos resultados experimentais feitos com modelos em escala (BAKER, 1971). Dois sistemas so similares quando seus parmetros esto relacionados por um fator constante, , tornando os sistemas considerados, modelo e prottipo, correspondentes. Assim: Fator de Escala () = parmetro do modelo / parmetro do prottipo Para uma similaridade completa entre os sistemas, estes devem atender s seguintes condies: Similaridade geomtrica, que consiste na semelhana de forma entre os sistemas. Alm da similaridade de forma, todas as respectivas dimenses do modelo e do prottipo devem estar relacionadas por um nico fator de escala (L) constante, Similaridade dinmica, ou seja, quando as foras desenvolvidas nos sistemas so correspondentes (possuem a mesma direo e sentido) e esto relacionadas por um fator de escala constante (F), o modelo e o prottipo so dinamicamente similares. Assim como a similaridade cinemtica, a similaridade dinmica pode ser obtida atravs da correlao entre a similaridade geomtrica e a cinemtica.

Alm dos parmetros dinmicos estarem relacionados por um fator de escala constante, a similaridade dinmica entre dois sistemas s existe se antes de qualquer coisa houver similaridade geomtrica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. <http://www.motoresmultiair.com.br/conheca.html> 2. <http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/index.php/be310/article/viewFile/207/156> 3. <http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI101450-101423,00-SAIBA+COMO+FUNCIONA+O+MULTIAIR.html> 4. <http://allthecars.wordpress.com/2011/02/19/ferrari-registra-patente-de-tecnologiamultiair-evoluida/> 5. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor#Motor_de_combust.C3.A3o_interna> 6. <http://www.mecanica.ufrgs.br/mmotor/otto.htm> 7. <http://carros.hsw.uol.com.br/motores-de-carros.htm> 8. <http://en.wikipedia.org/wiki/MultiAir> 9. <http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2009/09/fpt-multiair.html> 10. <http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/151963_p.shtml> 11. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Otto> 12. <http://europa.eu/legislation_summaries/environment/air_pollution/l28186_pt.htm>

You might also like